Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

+11
Clara
Tatiana
Edson
Eldier Khristos
Eunice
Jefté
Xan Berg
Diego Yo'ets
Alex_Maciel
Camilo
Anselmo Goldman
15 participantes

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Dez 27, 2010 2:29 pm

Selmão...

Diegão... Preste atenção às palavras de Paulo:
Ele diz que a lei do sacerdócio levítico não era perfeita! "Se a perfeição fosse...", é o que ele diz.

O QUE ??? COMO É ??

Rapaz, vc leu de cabeça pra baixo. Não é a Lei de sacerdócio algum que era imperfeita, o que era imperfeito era o próprio sacerdócio e por isso ele mesmo teve que passar. Os emblemas exigidos no Sacerdócio arônico nunca foram eficazes de perdoar eternamente, daí a exigência deles serem cumpridos da forma que as exigências fossem cumpridas como programada (profetizada).

Paulo diz ainda que Moisés nunca escreveu tal coisa: que um da tribo de Judá oficiaria diante do ETERNO, ou seja ao dizer que "Moisés nunca falou", fala que não está escrito na Lei.

Exatamente, de Judá vem a herança do Reino e não a sacerdotal. E porque Paulo se ateve a escrever esse livro?? Porque justamente as pessoas não estavam entendendo como Yeshua sendo da tribo de Judá eram mesmo assim Sumo Sacerdote, então Paulo usou de um longo discurso para explicar-lhes que Yeshua é de uma linhagem sacerdotal fora do arraial das tribos, o mesmo sacérdocio que recebeu a oferta de Abraham.

Houve quebra da Torah por Yeshua ser de uma outra linhagem sacerdotal?? Claro que não!! Melquisedeque foi apresentado antes mesmo da promulgação da Torah.

Quanto a Lei meu querido se fala da regra instituida para as tribos, para que prevendo uma bagunça apenas os de Levi fossem consagrados, contudo a amplitude da salvação aumentou e se fez necessário o cumprir daquilo que desde a fundação do mundo estava estebelecido, um sacerdócio eterno. Por hora o sacerdócio não legisla mais, digo por hora porque já sabemos que esse sacerdócio em breve será reestabelecido nos padrões divinos ( Is 66:21).

Paulo mesmo diz que a lei não é perfeita! Estanho não, uma vez que não há distinção entre leis??? As dez Palavras imperfeitas na concepção de Paulo??? É isso mesmo???? Será????"

Bem, isso que vc fez é descontextualização. Paulo não disse que a Lei é imperfeita, disse que o sacerdócio é imperfeito. No mais basta ler Rm 7:12
Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom

e Tg 1: 25
Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar

Sl 19:7.

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices

Essa tal divisão que vc defende é fruto de falta de conhecimento de um grupo que não soube explicar porque houve mudança de sacerdote e com isso fazem um punhado de interpretãncia que no final só disvituam a própria Escritura.


Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Inscrição Inscrição : 13/08/2009


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Tatiana Seg Dez 27, 2010 7:45 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708, Diego!

Li seu post e achei excelente sua explanação! Não há mais o que discutir, fechou a questão! Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 224635

Baruch HaShem!

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Yaakov Seg Dez 27, 2010 10:55 pm

Vai lendo ai Jefté um dia cai a ficha...
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Seg Dez 27, 2010 11:21 pm

(Gálatas 2:3) - Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi obrigado a circuncidar-se;
(Gálatas 2:4) - E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em haMashiach Yeshua, para nos porem em servidão;
(Gálatas 2:5) - Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
(Gálatas 2:6) - E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; YHWH não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
(Gálatas 2:7) - Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
(Gálatas 2:8) - (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
(Gálatas 2:9) - E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

Tiago e cefas pregavam o Evangelho com Lei(circuncisão e etc...)

Já o Apostolo dos Gentios Paulo(Shaul) pregava o evangelho sem lei (Circuncisão e etc..)

Tiago Yaakov com todas as obras da Lei.

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

(Tiago 2:21) - Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Paulo Shaul sem as obras da Lei.


(Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas (TUDO)que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

(Romanos 10:4) - Porque o fim da lei é haMashiach para justiça de todo aquele que crê.

(Romanos 4:3) - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em YHWH, e isso lhe foi imputado como justiça.
(Romanos 4:4) - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
(Romanos 4:5) - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
(Romanos 4:6) - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem YHWH imputa a justiça sem as obras, dizendo:
(Romanos 4:7) - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,
E cujos pecados são cobertos.
(Romanos 4:8) - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

Tiago pregava o evangelho com lei e Paulo sem lei.

(Atos 21:18) - E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
(Atos 21:20) - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
(Atos 21:21) - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Quem pode duvidar???
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Dez 27, 2010 11:37 pm

Diegão... eu não sei que parte do que Paulo escreveu que você não entendeu meu querido!!!
Você me pede para ler Romanos 7:12, mas eu te peço para ler e atentar para Hebreus 7:12 (Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. "
Rapaz, se ele fala de mudança de lei, e está falando do sacerdócio levítico, você vem negar que esta lei é imperfeita segundo Paulo???
Rapaz vê por favor como é que Paulo se refere a esta lei Diego:
(Hebreus 7:15) - E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquisedeque, se levantar outro sacerdote, "(Hebreus 7:16) - que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. "
Rapaz... "lei do mandamento carnal"??????? Isso deve ser novo pra você né irmão? pra você e mais alguns aqui!
Quer ver uma contradição das que eu disse acerca da Lei?
Paulo mesmo chama a lei do sacerdócio levítico de "lei do mandamento carnal"!
Quer ver o que o próprio Paulo diz DE OUTRA LEI????
(Romanos 7:14) - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. "
Rapaz se Paulo está falando da mesma lei, acho que eu li de cabeça pra baixo mesmo, mas isso porque ele escreveu de cabeça para baixo!
Que confusão é essa em que Paulo quer nos meter???
Afinal a lei é carnal ou espiritual????
Eu sei que ele está falando de duas lei s diferentes. E você irmão o que sabe??

Pois é Diegão... fechou a questão.
Houve quebra da Torah por Yeshua ser de uma outra linhagem sacerdotal?? Claro que não!! Melquisedeque foi apresentado antes mesmo da promulgação da Torah.
Pois é Diegão... não houve quebra mesmo da Toráh! Não foi isso o que eu disse, mas eu apenas repeti o discurso de Paulo e disse que mais do que quebrada, ela foi substituída!!!!!
Lê de novo (Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."
Você acha que quebra da lei é muito??? Pois Paulo fala é de Substituição DA LEI!!!!!!
Não de quebra da lei mas de SUBSTITUIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quebrar, é transgredir mas manter o preceito; substituir é não transgredir mas trocar por outro.

A Paz
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Ter Dez 28, 2010 12:05 am

Quebrar, é transgredir mas manter o preceito; substituir é não transgredir mas trocar por outro.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 5587 Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 5587Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 5587Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 5587Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 5587

Bacana muito bacana mesmo!!!!
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qua Jan 05, 2011 10:25 pm

Diego... ainda tá por aí???
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jan 06, 2011 5:26 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 Selmão..

Diegão... eu não sei que parte do que Paulo escreveu que você não entendeu meu querido!!!

Nossa, o que mais existe são coisas que não consigo entender, mas acho que é normal, pois o nosso irmão Pedrão tbm achava dificil (2 Pe 3:16) e o que dizer das inúmeras broncas que as igrejas recebiam, mesmo depois de ouvirem e lerem ?

Rapaz, se ele fala de mudança de lei, e está falando do sacerdócio levítico, você vem negar que esta lei é imperfeita segundo Paulo???

Querido, a LEI não era imperfeita, a imperfeição está no próprio sacerdocio.
Onde está a imperfeição de YHWH em definir que os filhos de Arão seriam os ministrantes dos serviços de adoração ? Alguém teria que desempenhar esse papel até que vinhesse a posteridade, portanto a sabedoria do Eterno sobrepujou qualquer expectativa humana, contudo o texto que parece que vc não leu até o final nos mostra porque o SACERDÓCIO era imperfeito:

Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus (26)... Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre (28)... (Hb 7)

É temário não dizermos que os sacerdotes leviticos NÃO cumpriam a exigência de Satanás, tão pouco como os sacrifícios por eles legislados.

O Problema é de exclusividade do Sacerdócio tanto que depois é dito:

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu YHWH, e eles serão o meu povo (Hb 8:10)

Ué ?? Não era na Lei o problema ?? E Agora a mesma Lei será inscrita no coração do Homem ?? Bom, se for mesmo assim o erro persiste e Yeshua morreu debalde.

Continuo com o mesmo bla bla´de antes, deixe esse negocio de divisão de lado, isso não existe só faz confusão.

Olha lá o Jefté dizendo que Paulo Fala de uma Lei, Tiago de outra, o Salmista de outra e que por fim a única conclusão é que a Torah é mais que uma, mas vc não fez diferente querando atribuir divisões.

Rm 7:12 não deixa dúvida da opinião de Paulo sobre a Torah.

"lei do mandamento carnal"??????? Isso deve ser novo pra você né irmão?

Biblia de Yerusalém:

que não se tornou sacerdote por causa de uma filiação humana, mas pelo poder de uma vida indestrutível. (Hb 7:16)

Querer comparar esse texto como a lei do pecado é de fato esquisito!!

Você acha que quebra da lei é muito??? Pois Paulo fala é de Substituição DA LEI!!!!!!
Então nos diga que Lei está em vigor.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Jan 06, 2011 6:56 pm

Diegão, me desculpe irmão mas você tem aí a WORDBIBLE, então não me venha com Bíblia de Jerusalém antes de consultar aí o grego deste texto de Romanos ok?
Dê uma olhada aí nela e clique na aba "TR" e veja que lemos nela "Nomos Entoles Sarkikes"
Romanos 7:16 = "ος ου κατα νομον εντολης σαρκικης γεγονεν αλλα κατα δυναμιν ζωης ακαταλυτου"
Literalmente traduzido como:

νομος nomos - 1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando; 1a) de qualquer lei; 1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por YHWH; 1a1a) pela observância do que é aprovado por YHWH; 1a2) um preceito ou injunção
1a3) a regra de ação prescrita pela razão; 1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da lei ou ao seu conteúdo; 1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por haMashiach, esp. o preceito a respeito do amor; 1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a coleção completa dos livros sagrados do AT

εντολη entole - 1) ordem, comando, dever, preceito, injunção; 1a) aquilo que é prescrito para alguém em razão de seu ofício; 2) mandamento
2a) regra prescrita de acordo com o que um coisa é feita; 2a1) preceito relacionado com a linhagem, do preceito mosaico a respeito do sacerdócio
2a2) eticamente usado dos mandamentos da lei mosaica ou da tradição judaica

σαρκικος sarkikos - 1) corpóreo, carnal; 1a) que tem a natureza da carne, i.e., sob o controle dos apetites animais; 1a1) governado pela mera natureza humana, não pelo Espírito de YHWH; 1a2) que tem sua sede na natureza animal ou despertado pela natureza animal; 1a3) humana: com a idéia implícita de depravação; 1b) que pertence à carne; 1b1) ao corpo: relativo ao nascimento, linhagem, etc

Então eu não sei irmão... eu não manjo de grego então preciso apelar para dicionários tá certo? E de acordo com o Strong a tradução é realmente esta: "Lei do mandamento carnal"

Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jan 06, 2011 7:48 pm

Selmão vc só gastou Latim, eu havia conferido sim, mas o que eu atesto é que não e há paridade entre lei de ordenança carnal com a Lei de YHWH.

Não é porque aparece o termo νομος (nomos), que se estará falndo da Lei do Eterno.

Vc pode conferir em Rm 7:23 que νομος (nomos) aparece na oração, contudo Paulo está falando de uma lei que é contrária a Lei de YHWH, a Lei do Pecado (hamartia) aquela que impulsiona o homem agir fora do espírito e não da Lei de YHWH.

No mais querido vc pode clicar nas abas ao lado da enciclopédia que vc verá a católica, viva, Ntlh concordando entre si.

Não sei nem porque vc não aceitou a tradução, pois está bem claro que a simbologia do sacerdócio foi cumprida e não anulada. Nunca deixaremos de sermos um povo Sacerdotal.


Última edição por Diego em Qui Jan 06, 2011 8:56 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Qui Jan 06, 2011 8:21 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 amigos irmãos


Óóóóóóó pessoal, sem zueira, já já vocês vão achar chifre na cabeça de cavalo. kkkkkkkkk

Não precisa tanta bisbilhotagem para entender que a lei do pecado é contraria a lei de YHWH e que a lei de YHWH não é a lei do pecado, basta ler direitinho o contexto de Romanos 7:7.

Mudança de sacerdocio não invalida lei alguma, muito pelo contrario, somente existirá sacerdotes caso haja uma lei que o favoreça, isto é, alteração no tipo de sacerdócio não implica necessariamente na anulação de lei, isso é tão simples quanto 1+1=2.

Selmão, me diz uma coisa, segundo a doutrina adventista, em qual lei se encontra as regras alimentares? É licito observar tais regras?

Se puder, me responda este questionamentos sem utilizar dois pesos e duas medidas.





Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Jan 06, 2011 9:07 pm

Isto é apenas uma amostra do que vcs já escreveram aqui.
O Xan já disse: "A Torah é um conjunto de leis"
Depois o Xan mesmo reforçou: "A Torah não é uma lei unica, mas uma constituinte regida por diversas leis"
Você mesmo escreveu Diego: "essa diferença pode até existir, contudo apenas numa forma didática para maior e melhor compreensão"

Não é porque aparece o termo νομος (nomos) que se estará sendo empregado a Lei do Eterno.
O contexto do verso nos diz do que é que se está falando não é mesmo??


Xan... por favor irmão... leia o que você está escrevendo:
"Mudança de sacerdocio não invalida lei alguma"
Agora compare com o que Paulo escreveu e eu já postei aqui meu querido:
(Hebreus 7:12) "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. "
Torno a repetir...:
Vocês estão achando invalidação/abolição da lei muita coisa, mas eu digo mais... Paulo fala de Mudança e SUBSTITUIÇÃO!!!!!!!!!

No demais os textos estão aí. Basta Ler atentar e ver que há diferença de leis na Escritura. E a mudança de uma (cerimonial levítica) e a eternidade de outra (Lei Moral dos dez mandamentos) é algo muito claro na Escritura.
Isto não é coisa de Adventista não...!!! é coisa de estudante da Escritura mesmo!!!!

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Qui Jan 06, 2011 9:24 pm

Anselmo Goldman escreveu:

Xan... por favor irmão... leia o que você está escrevendo:
"Mudança de sacerdocio não invalida lei alguma"
Agora compare com o que Paulo escreveu e eu já postei aqui meu querido:
(Hebreus 7:12) "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. "
Torno a repetir...:
Vocês estão achando invalidação/abolição da lei muita coisa, mas eu digo mais... Paulo fala de Mudança e SUBSTITUIÇÃO!!!!!!!!!

....

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 Selmão

Exato, a mudança ocorre com a substituição sacerdotal, mas até aí a lei continua dando vigencia ao sacerdocio original da qual o sacerdocio levitico apontava, ou seja, o sacerdocio de Malquitzadik da qual Yeshua é o sumo sacerdote.

O problema Selmão, é que você está querendo separar as leis e invalidar o que não interessa, e aí acaba usando dois pesos e duas medidas.

Perceba que mudanças de lei ocorreram somente na ordem sacerdotal e no tipo de sacrificos, nada mais.

Isso é muito facil de entender
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jan 06, 2011 9:35 pm

O Xan já respondeu..

Isto é apenas uma amostra do que vcs já escreveram aqui.
O Xan já disse: "A Torah é um conjunto de leis"
Depois o Xan mesmo reforçou: "A Torah não é uma lei unica, mas uma constituinte regida por diversas leis"

Verdade!!

Você mesmo escreveu Diego: "essa diferença pode até existir, contudo apenas numa forma didática para maior e melhor compreensão"

Isso, a NIVEL didático apenas..


O contexto do verso nos diz do que é que se está falando não é mesmo??

Então se beneficie dele, para entender o que eu disse.

"Mudança de sacerdocio não invalida lei alguma"

E não invalida mesmo. O que não foi "observado" pelo Sacerdócio de Yeshua foi a herança patriarcal levando em conta que Yeshua é maior que linhagem carnal e seu Sacerdócio ser tão mais superior que o dos levitas.

Se pergunte Nobre: Deixamos de ser um povo sacerdotal ? Deixamos de ser salvos pelo Sacrificio? podemos matar ? Roubar Adulterar ?

o Xan fez uma pergunta pertinente e vc não respondeu:

As Leis alimentares estão em qual patar segundo a divisão que vc faz?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Sex Jan 07, 2011 1:03 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 amados.

Observem que nem o decálogo era Lei Eterna.
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

A parte que toca a visitação das iniquidades dos pais sobre os filhos foram ab-rogados já no Antigo pacto na voz dos Profetas Jeremias e Ezequiel, YHWH não visita mais iniquidade de pai em filho e isto (conforme postado abaixo) fazia parte de ordenanças do Decálogo.


(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu YHWH, sou YHWH zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

(Êxodo 34:7) - Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

(Lamentações 5:7) - Nossos pais pecaram, e já não existem; e nós levamos as suas iniquidades.

Aqui já na deportação da babilônia os filhos dos Hebreus já clamavam por serem injustiçados pelo fato de serem punidos por pecados cometidos não por eles e sim pelos erros de seus pais e D'eus fazia isto por razão da ordenança contida no decálogo e vejam qual foi a iniciativa de D'eus, Derrogação ou destituição de parte da Lei, a idolatria continua sendo transgressão de Juizo para aquele que a comete e ele não visitaria mais a iniquidade do pai sobre o filho.

Vejamos abaixo o YHWH fêz para melhorar esta Lei injusta.

(Ezequiel 18:19) - Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá.
(Ezequiel 18:20) - A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Pois é né!
YHWH mexeu até no Decálogo nos mostrando e provando a mutabilidade da Lei.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Sex Jan 07, 2011 11:34 am

Lei injusta é sinonimo de um YHWH injusto, tudo a ver com as doutrinas de Marcião de Sinope que é o pai de toda essa interpretancia explanada acima.

Fazem comparações de versiculos sem prestarem atenção no contexto.

A maldição nunca visitou as gerações daqueles trangressores que reconheciam seus pecados e os deixavam, mas somente aqueles que persisitiam e persistem na transgreção.


Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Tatiana Sex Jan 07, 2011 12:43 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708, Camilo!

Você disse:
Observem que nem o decálogo era Lei Eterna.
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

A cédula que era contra nós não era a lei e sim o pecado pela desobediência!!!!! O que é pecado? Pecado é desobediência. Desobediência!Esta cédula Yeshua tirou do nosso meio cravando-a na estaca.

Já falei diversas vezes neste fórum, mas nunca é demais lembrar que: A fé (confiança) em Yeshua gera obediência. Obediência aos ensinos do Pai, que estão compatíveis com os ensinos do Filho, afinal eles estão em concordância, são um.

Camilo, pense bem, Se a lei fosse abolida, e ainda bem que ela não foi, como você e eu agiríamos no cotidiano de nossas vidas? Viveríamos sob que padrão? Precisamos de padrão, Camilo. Este padrão é a lei do Eterno, por isto ela sempre permanecerá, senão o povo se corrompe!! Entende?

Pense um pouquinho sobre isto!

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708! Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 07, 2011 4:09 pm

IRMÃOS..

(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

O TEXTO É CLARO:

Fala de dois elementos, sendo que um é parte de outro, ou seja, Ordenanças e cédula. Ordenança de fato é a Lei do Eterno e a cédula é parte dessa ordenança, cédula riscada é aquilo registrado na Lei que ANTES nos condenava.

Todos sabem que a lei NUNCA teve objetivo de salvar o homem, mas sim de instrui-lo na verdade, e por isso mesmo chama-se Torah, que significa exatamente Instrução. É de conhecimento público que a Torah condena abertamente quem não anda segundo seus preceitos e ordenanças, e é exatamente isso a tal a cédula condenatória que foi riscada, ou seja a condenação que ela aponta a cada tipo de pecado que cometemos. Não estamos mais condenados a morte, passamos para a vida, mesmo que pequemos temos a nosso favor o sacrifício de Yeshua que age em nós nos fazendo arrependermos. A condenação que a Torah aplaca sobre TODOS apartir da morte do Messias esse TODO passa a ser condicional, refletindo apenas naqueles que não andam como o Messias andou e ensinou.

O que o texto nos afirma é que a condenação que a Torah aponta é que foi riscada, expurgada e anulada na vida do servo FIEL. Não são as ordenanças que são riscadas, mas sim a condenação que a Lei designa aos pecadores sem graça.

O Serviço do Messias foi levar sobre si nossos pecados, segundo Mt 5:17-19 ele não precisou anular a Lei para nos perdoar, precisou apenas ser ele mesmo maldito e levar sobre si nossas iniquidades.

Segundo João temos:

Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei. (I Jo 3:4)

e Paulo diz:

pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. (Rm 5:13)

Pois é.. Se não temos mais lei, tbm não pecamos e salvos estamos sem sequer precisarmos de Yeshua. Estranho não é? Mais estranho ainda seria enteder Rm 2:13 se a lei tivesse mesmo sido abolida:

Porque os que ouvem a lei não são justos diante de YHWH, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Rm 2:13)

Alselmo.. estou aguardando a Resposta.

Em qual patamar está as leis relacionadas a alimentação ?

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Clara Sex Jan 07, 2011 5:34 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 irmão Diego

E fica bem claro que não existe o perdão sem o " arrependimento", e não existe "Salvação" sem o perdão !
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 07, 2011 6:03 pm

Pois é irmã Clara..

O Perdão faz toda a diferença e esse vem por meio do arrependimento.

Veja a Lei:

"O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele" (Lv 20:27)

Essa lei passou ? foi anulada ??

NÂO, cada um que comete e morre nessa prática prestará conta com YHWH.

Contudo se a pessoas se arrepende e não pratica mais tal delito o mandamento ficará assim no dia do Juizo:

"O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele" (Lv 20:27)

Mesmo que a condenação prevista para o necromante seja a morte, a partir do momento que ele deixa tal prática se arrependendo, a dívida (Cédula) que se tinha para com YHWH é anulada, sendo riscada e pregada na cruz. O que é riscado é a condenação, contudo a Lei continua ativa e se voltando a praticar a coisa complica.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708..

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Jan 08, 2011 12:30 am

Vamos lá as perguntas pertinentes:
Selmão, me diz uma coisa, segundo a doutrina adventista, em qual lei se encontra as regras alimentares? É licito observar tais regras?
Resposta: No Livro dos Adventistas chamado: "Nisto Cremos", onde há instruções sobre alimentação e Kasherut está na parte que trata da "Conduta Cristã" e não em alguma parte intitulada: "Lei Moral", ou "Lei Cerimonial" ou mesmo "Lei de animais limpos"; mas eu não acho que é isso o que você está perguntando não é mesmo Xan.
De qualquer forma irmão... leia um trecho que se encontra na pág. 376 e me diga se concorda ou não:
"Ao abster-se de alimentos impuros, o povo de YHWH demonstra gratidão por sua libertação daquilo que corrompe, do mundo impuro que se encontra à sua volta (Lev. 20:24-26; Deut. 14:2). Introduzir qualquer coisa impura no templo do corpo, onde o Espírito de YHWH deseja habitar, é ficar aquém do ideal de YHWH.
O Novo Testamento não aboliu a distinção entre animais limpos e imundos.
Alguns pensam que, pelo fato de as leis de saúde serem mencionadas em Levítico, eram meramente leis cerimoniais ou ritualísticas, que não mais estariam em vigor sob o cristianismo. Contudo, a distinção entre animais limpos e imundos retrocede à época de Noé – muito antes da existência de Israel. Sendo princípios de saúde, essas leis dietéticas carregam consigo uma permanente obrigação
"
Bem... para mim é simples

Tendo em vista ajudar os israelitas na aplicação dos mandamentos, YHWH lhes outorgou leis adicionais, as quais detalhavam o relacionamento que eles deveriam manter com Ele e uns com os outros. Algumas dessas leis adicionais focalizavam os assuntos civis de Israel (leis civis), outras regulamentavam as cerimônias dos serviços do santuário (leis cerimoniais). YHWH comunicou essas leis adicionais ao povo, através de um intermediário, Moisés, o qual as escreveu no livro da lei e o colocou “ao lado da arca da aliança” (Deut. 31:26) – não no interior da arca, conforme ele fizera com a suprema revelação de YHWH, o Decálogo. Essas leis adicionais tornaram-se conhecidas como “o Livro da Lei de Moisés” (Jos. 8:31; Nee. 8:1; II Crôn. 25:4), ou simplesmente como “Lei de Moisés” (II Reis 23:25; II Crôn. 23:18)

As leis sobre alimentos limpos e imundos não são cerimoniais pois que não apontam para nada da obra do Messias mas é uma lei que visa a sanidade física e mesmo espiritual do homem. Se fosse para dar um nome a esta lei, acho que seguiria o conceito adventista e chamaria de "lei dietética" pois trata da dieta alimentar prescrita para o homem na Torah.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 a todos.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Jan 08, 2011 12:42 pm

O que posso informar com toda propriedade sem inventar termos é que a chamada Lei de Moisés não é uma unica lei com 613 mandamentos, mas sim um constituinte divina composta por diversas leis específicas que no total somam 613 mitzvot como dizem.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Jan 08, 2011 1:19 pm

Assim como qualquer país possui:
Uma legislação Penal
Uma legislação Civil
Uma legislação Fiscal
Uma legislação Eleitoral
Uma legislação de Trânsito... etc...

Uma legislação chamada de Perfeita e Eterna, necessariamente não será abolida, anulada ou mudada!
Perfeita: Não será mudada.
Eterna: Não será abolida ou anulada.

O Fato é que ora a Escritura nos diz que a Lei é eterna:
"É mais fácil passar o céu e a Terra do que cair um til da lei." S. Luc. 16:17.
Depois lemos que a lei foi mudada:
"mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também a mudança da lei." Heb. 7:12.

Lemos que a lei existia antes da queda do homem:
"Como por um homem entrou o pecado no mundo... mas o pecado não é imputado não havendo lei." Rom. 5:12, 13. "Onde não há lei também não há transgressão." Rom. 4:15.
Depois lemos que a lei foi dada depois da queda:
"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Yeshua haMashiach. " João 1:17
"Tendo a lei a sombra dos bens futuros ... sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano..." Heb. 10:1.
"alegoria... em que se oferecem dons e sacrifícios ..." Heb. 9:9 e 10.


Crê, boa parte dos cristãos de hoje que a Lei de YHWH foi abolida quando haMashiach morreu na cruz. Assim admitem esses irmãos, pelo fato de aceitarem que a Bíblia apresenta apenas uma lei, a Lei de Moisés.
Entendem pelo termo “lei”, encontrado nas Escrituras, como definindo todas as leis da Bíblia. Não compreendem a separação delas, e discordam que haja distinção entre as mesmas. Tudo se resume, pensam, na Lei de Moisés. Não aceitam a existência de um código particular, como a Lei Moral (Os Dez Mandamentos), ou a Lei Cerimonial (ritualismo judaico).
O estudante sincero encontra nas Escrituras muitas leis, entre as quais destaco: Lei Moral – os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17). Lei Cerimonial (Levíticos 23). Lei Dietética – de Saúde (Levíticos 11). Lei Civil (que regia o governo dos judeus). Leis de Casamento. Leis de Divórcio. Leis de Escravatura. Leis de Propriedade. Leis de Guerra, etc.
Caiu no domínio popular crente que, quando se menciona ou se lê na Bíblia a palavra lei, tudo se resume na Lei de Moisés, o que não é correto. De fato, existem muitas leis que foram enunciadas, escritas e entregues por Moisés, embora provenham de YHWH, e entre elas está a Lei Cerimonial, consistindo de um ritual que os judeus deveriam praticar até a chegada do Messias Yeshua. Esse ritual simbolizava o evangelho para os judeus, e compunha-se de ordenanças como: ofertas diversas, holocaustos, abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres sacerdotais (II Crôn. 23:18; Lev. 23; II Crôn. 30:16; Esd. 3:2).
Há porém um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio YHWH a Moisés; é a Lei Moral dos Dez Mandamentos, e em nenhuma parte das Escrituras é esta lei chamada de Lei de Moisés. Portanto, estudando com cuidado e carinho, qualquer um encontrará na Bíblia essa variedade de leis.
Na Escritura, vemos que houve mudança do "Código Cerimonial". E isto é completamente lógico pois que a situação entre o pecado e a obra do Messias mudou.
Não é admissível porém, a mudança do Código Moral, pois que este equivaleria a alegar a mudança do Caráter do Legislador.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Dom Jan 09, 2011 4:32 pm

SHALOM PESSOAL

Gostaria de informar que deletei os ultimos post's por estarem fugindo do assunto principal do topico que não se trata da vigencia ou não da Torah, mas da forma que explicam a separação que criaram para definir o que deve valer ou não segundo a teoria denominacional de quem criou tal doutrina.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Dom Jan 09, 2011 5:00 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 3708 Anselmo

Concordo em muito do que você escreveu, mas como ja disse, o fato de haver uma alteração num determinado ponto da Torah de forma alguma a invalidará, ou seja, o grande problema é que ao criarem o termo "Lei cerimonial, Moral e Civil" acabaram por inventar analogias indevidas a ponto de disvirtuarem mandandamentos perpétuos, e isso está errado!!!!

Antes de existir o sacerdocio levitico ja existia o sacerdocio de Melquisedeque eterno, logo, o sacedocio levitico é a sombra do sacerdocio de Melquisedeque que está vigente, onde Yeshua é o sumo-sacerdote.

Yeshua, por ser sumo-sacerdote da ordem de Melquisedeque, veio tornar plena a Lei sacerdotal levitica que apontava para ele na questão relacionada ao tipo de sacrificio, ou seja, ele pôde oferecer a sí mesmo como o cordeiro para então tornar plena a lei sacerdotal levitica em seus sacrificios e assim poder justificar e purificar a todos os pecadores que forem confessando e deixando seus pecados.

O homem somente poderá ser justificado mediante a vigencia da lei sacerdotal levitica em sua plenitude, caso contrario o sacrificio de Yeshua se tornou absoleto junto com tal Lei.

Hoje quando comemoramos as festas biblicas, não necessitamos sacrificar animais por saber que aquele tipo de sacrificio era transitório até que o verdadeiro sacrificio fosse estabelecido, agora, no caso do pessach, existem inumeras analogias que poderão ser feitas dando muito mais sentido a tal festa biblica perpétua, e não somente ao fato de Yeshua ter sido apontado pelo sacrificio do cordeiro pascal.


Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 5 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos