Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

+11
Clara
Tatiana
Edson
Eldier Khristos
Eunice
Jefté
Xan Berg
Diego Yo'ets
Alex_Maciel
Camilo
Anselmo Goldman
15 participantes

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qua Set 22, 2010 6:53 pm

Irmãos a Paz!
Bem... após alguns (muitos) debates e discordância com os irmãos, principalmente o Xãn e Diego (duplinha teimosa meu!rsrsrs) resolvi, com a licença dos irmão iniciar este tópico.
O que me dizem? há diferença entre as Leis da Toráh?
Farei um pequeno paralelo entre a Lei Moral e Cerimonial conforme tenho visto nas Escrituras. (entenda-se moral a Lei que trata como deve o homem portar-se diante do ETERNO e diante de seu próximo para que não peque - / - Entenda-se cerimonial a Lei que trata do pecado em si, e de tudo o que tem forma de símbolo)
A Bíblia Fala de uma Lei que:
1. Foi DADA POR YHWH DIRETAMENTE A MOISÉS"E deu a Moisés (Quando acabou de falar com ele no Monte Sinai) as duas tábuas..." Êxo. 31:18.
A Bíblia Fala de Outra Lei que:

1. FOI DADA POR MOISÉS AOS LEVITAS
"Deu ordem Moisés, aos levitas ... dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca ... para que ali esteja por testemunha contra ti." Deut. 31:25 e 26.
"Aqui está a razão originária de serem denominadas respectivamente lei de YHWH e lei de Moisés: por não serem os mesmos agentes outorgantes dessas leis. Essa diferença é fundamental, patente e irrecusável. Trata-se de dois códigos distintos, inconfundíveis."

2. FOI PROFERIDA POR YHWH MESMO
"Então falou YHWH todas estas palavras, dizendo ..." (íntegra do Decálogo) Êxo. 20:1-22. "Então o senhor vos falou do meio do fogo... Então os prescreveu... os Dez Manda-mentos e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deut. 4:12 e 13.
2. FOI FROFERIDA POR MOISÉS MESMO

"Esta é a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel... estatutos e juízos que Moisés falou aos filhos de Israel, Havendo saído do Egito." Deut. 4:44 e 45.

3. FOI ESCRITA POR YHWH
"... tábuas de pedra, escritas pelo dedo de YHWH." Êxo. 31:18. "... também a escritura era a mesma escritura de YHWH, esculpida nas tábuas." Exo. 32:16.
3. FOI ESCRITA POR MOISÉS
"E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor ..." Exo 24:4 "E Moisés escreveu esta lei e a deu aos sacerdotes ..." Deut. 31:9.
4. FOI ESCRITA EM TÁBUAS DE PEDRA
"E deu a Moisés duas tábuas do testemunho,tábuas de pedra, escritas com o dedo de YHWH" Êxo. 31:18. "... os Dez Mandamentos e os escreveu em duas tábuas de
pedra." Deut 4:13.

4. FOI ESCRITA EM UM LIVRO
"E aconteceu que acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro ..."Deut. 31:24. "E Moisés escreveu... e tomou o livro do concerto ..." Exo. 24:4 e 7.
5. FOI POSTA POR MOISÉS DENTRO DA ARCA
"... desci do monte e pus as tábuas na arca que fizera" Deut. 10:5. "... tomou o testemunho, e pô-lo na arca ... e pôs o propiciatório sobre a arca." Êxo. 40:20. "e a arca do concerto ... em que estava... as tábuas do concerto " Heb. 9:4. "... na arca nada havia senão as duas tábuas da lei." I Reis 8:9
5. FOI POSTA PELOS LEVITAS AO LADO DA ARCA, FORA DELA
"Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor." Deut. 31:26. ".. achei o livro da lei na casa do Senhor ..."II Reis 22:8.
6. E DENOMINADA LEI DO SENHOR
"... tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite." Sal. 1:2. "A lei do Senhor é perfeita." Sal. 19:7.
6. FOI DENOMINADA A LEI DE MOISÉS
"Disseram a Esdras, o escriba, que trouxessem o livro da lei de Moisés." Neem. 8:1. "... alguns ... da seita dos fariseus, mandar-lhes que uardassem a lei de Moisés." Atos 15 ã.
8. EXISTIA ANTES DA QUEDA DO HOMEM
"Como por um homem entrou o pecado no mundo... mas o pecado não é imputado não havendo lei." Rom. 5:12, 13. "Onde não há lei também não há transgressão." Rom. 4:15.
8. FOI DADA DEPOIS DA QUEDA DO HOMEM

"Tendo a lei a sombra dos bens futuros ... sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano..." Heb. 10:1. "alegoria... em que se oferecem dons e sacrifícios ..." Heb. 9:9 e 10.

10. TEM ESTATUTOS BONS, EM CUJO CUMPRIMENTO HÁ VIDA
. "Mandamentos bons." Neem. 9:13. "... dei-lhes os Meus estatutos... os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles." Ezeq. 20:11. "... mandamento santo, justo e bom." Rom. 7:12.
10. TINHA ESTATUTOS QUE NÃO ERAM BONS
"... também lhes dei estatutos que não eram bons... pelos quais não haviam de viver." Ezeq. 20:25 "a cédula que era contra nós nas suas ordenanças..." Col. 2:14.
12. NADA CONTEM DE OFERTAS, SACRIFÍCIOS e ORDENANCAS TÍFICAS
"... no dia em que vos tirei da terra do Egito ... nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos e sacrifícios ..." Jer. 7:22.
12. NADA CONTINHA DE MORAL
"... consistindo somente em manjares, e bebidas e várias abluções..." Heb. 9:10. "... uma alegoria ... dons e
sacrifícios." Heb. 9:9. "...ordenanças de culto divino." Heb. 9:1 (V. Heb. 10:1-10)

16. E ESTABELECIDA NA DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA
"Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei." Rom 3:31.
16. FOI ABOLIDA NA DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA
"... na sua carne desfez a inimizade, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças." Efés. 2:15.
17. QUE JULGA
"Assim procedei, como devendo "...ninguém vos julgue pelo comer ser julgados pela lei da liberdade." S. Tia. 2:12. "pela lei serão julgados." Rom. 2:12 "... guarda os mandamentos.. Porque YHWH há de trazer a juízo toda a obra." Ecles. 12:12 e 13.
17. A NINGUÉM JULGA
ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da Lua nova, ou dos sábados, que são sombras..." Col. 2:16 e 17.
18. E UMA LEI ESPIRITUAL
"...bem sabemos que a lei é espiritual..." Rom. 7:14.
18. NAO ERA ESPIRITUAL, POIS TINHA MANDAMENTO CARNAL
"... consistindo somente em manjares... justificações da carne, impostas até ao tempo da correção." Heb. 9:10. "... segundo a lei do mandamento carnal..." Heb. 7:16
23. NAO PODIA SER MUDADA

"É mais fácil passar o céu e a Terra do que cair um til da lei." S. Luc. 16:17.
23. FOI MUDADA POR NECESSIDADE "mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também a mudança da lei." Heb. 7:12.

25. CONTEM UM SÁBADO SEMANAL "Lembra-te do dia do sábado ... Seis dias trabalharás... mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu YHWH... Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra... e ao sétimo descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Exo. 20:8-11.
25. CONTINHA SÁBADOS ANUAIS "O sétimo mês, o primeiro dia
do mês será para vós um sábado e uma recordação... Aos dez dias deste sétimo mês, será o dia soleníssimo das expiações ... É o sábado do repouso; afligireis as vossas almas no dia nove do mês ... dia quinze do sétimo mês... celebrareis as festas do Senhor ... o primeiro e o oitavo dia será o sábado, isto é, o descanso" Lev. 23:24, 27 e 39 (Trad. do P. Matos Soares) "Estas são as festas do Senhor

Se não há duas leis distintas na Bíblia, então temos o as linhas em azul inapelavelmente em conflito contra as linhas vermelhas - aqui temos várias contradições irremediáveis. Nesse caso, conviria atirar a Bíblia a um canto, pois não passaria de um amontoado de contradições grosseiras e ilogismos insanáveis. Um livro sem nexo. Sua inspiração, unidade e exatidão seria um mito!!!
Graças a YHWH, porém, que não é assim. Com elementar bom senso e percepção tudo se torna claro no Livro de YHWH.
Extraído do livro - "Subtilezas do Erro; pág 78 a 89"
Vamos elucidar o caso e tentar sanar estas aparentes contradições.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Lechem
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Set 23, 2010 6:56 pm

Poxa vida irmãos... não consigo conter a ansiedade para ver a opinião dos irmãos.
Quase nenhuma visualização e nenhuma resposta???
Acho que estou sendo desprezado.
rsrsrrss...

Ou então concordaram unanimemente comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vivaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Sex Set 24, 2010 2:10 am



“... na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças..." (Efésios 2.14-15)

“e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz" (Colossenses 2.14)



Dois vocábulos dessa Escritura precisam ser estudados: CEDULA e ORDENANÇAS.

1) - A palavra KEIROGRAPHON do v.l4 (única vez adotada no grego original de todo o Novo Testamento), traduzida por CEDULA, em sua etimologia, significa ATA, MANUSCRITO, AUTÓGRAFO.
Por não encontrar no latim popular do seu tempo um vocábulo que o vertesse, Jerônimo simplesmente a transliterou na Vulgata:
CHIROGRAPHUM. Mato Soares, de sua parte, também não achou em português um vocábulo que o traduzisse. Imitou Jerônimo: transliterou também por QUIRÓGRAFO.


À época de Paulo,
KEIROGRAPHON exprimia com precisão um DOCUMENTO PELO QUAL ALGUEM RECONHECIA SEU DEBITO DE DINHEIRO A OUTREM, UMA OBRIGAÇAO PASSADA POR UM DEVEDOR.

Era um escrito de divida, uma espécie de nota promissória atual ou uma duplicata.
É este o sentido dessa palavra
CEDULA (=KEIROGRAPHON) nesta passagem, exigido, aliás, pelo próprio contexto.

O
KEIROGRAPHON (=CEDULA
), a nota promissória do nosso débito insolvente posta "contra nos" nas Mãos de YHWH, o nosso CREDOR.

Em haMashiach, YHWH, o nosso
CREDOR, cravou na cruz esse KEIROGRAPHON
, riscando-o, anulando-o, do nosso débito, tornando a escrita da divida sem efeito.

Há ainda comerciantes que, quando pagas, cravam num prego afixado na parede ou num prendedor feito á semelhança de uma pequena mão, as notas promissórias ou as duplicatas com um risco em forma de L para lembrar sua liquidação.

KEIROGRAPHON
é uma metáfora da Lei Mosaica, sobretudo em seu aspecto moral, que nos fazia grandes e insolventes devedores, porquanto, ao proibir o pecado, fazia-o, contudo, mais abundante, escravizando-nos e levando-nos a morte. (cf. Rm.5:20:7:5-13;JJ Cor.3:6;Gl .5:1).

Em Ef.2:15 encontra-se, por paralelismo, outra referencia a Lei Mosaica como um documento implacável por nos acusar
(DOGMASIN). YHWH o desfez, tirou-o do nosso meio, matando-o na Carne de Yeshua haMashiach Nosso Senhor. E em Cl.2:14,segundo a metáfora do KEIROGRAPHON (CÉDULA),
Yeshua deu cabal satisfação da Lei por haver nele tal documento sido por YHWH cravado na cruz.

Aquela sentença de morte contra nós proveniente da Lei, foi ,com a Morte de haMashiach, cancelada porque, em tendo nascido sob a Lei (Gl.4:4), YHWH O fez "pecado" e "maldito" a fim de, em Sua Pessoa, riscar o documento que nos condenava (cf.II Cor.5:21;Gl.3:l3).

Como fim ou termo da Lei , haMashiach, ao tomar "por nós" (Gl 3.13) sobre Si as maldições da Lei, Ele, cumprindo a Lei, nos libertou da maldição da mesma Lei e, em conseqüência, da própria Lei.

É relevante uma observação! Não ab-rogou Ele a Lei como se antes dele ela houvesse se constituído em recurso da salvação. Ab-rogou- a YHWH ao cravá-la na cruz como simples norma vinculante na vigência do Novo Testamento.

2) - O vocábulo plural
ORDENANÇAS
adotado por Almeida no texto de Cl.2:13-l4 retro transcrito, em hipótese alguma se restringe às cerimônias judaicas.

Os modernos cumpridores do sábado, na esteira da exegese católica, defendem o ponto de vista de a palavra
ORDENANÇAS
figurar a sistemática litúrgica do Antigo Testamento composta de uma multidão de ordenações rituais, sendo ela (e somente ela) cravada na cruz com a permanência em vigor das disposições morais da Lei. Dizem que YHWH cravou na cruz a "lei cerimonial" apenas. A "lei moral" não. Entreaspeamos a "lei cerimonial" e a "lei moral" porque essa distinção defendida pelos sabadeadores não tem suporte bíblico).

a) - A questão é com muita facilidade dirimida se recorrermos ao grego, o idioma original do Novo Testamento.

DOGMASIN, cujo nominativo singular é DOGMA e cujo genitivo do mesmo numero DOGMATOS, quer dizer DECRETO ou
PRECEITO.
Jerônimo, no latim da sua Vulgata, neste ponto foi feliz ao registrar: "CHIROGRAPHUM DECRETI".


Encontramo-lo no texto grego 5 vezes: Em Lc.2:l em alusão ao decreto do recenseamento; em At.16:4 em referência aos decretos do Concilio de Jerusalém; em At.17:7 em menção aos decretos de Cesar; em Ef.2:15 em relação aos decretos ou imposições da lei dos mandamentos; e em Cl.2:14 que é o texto do nosso exame.

Em Cl .2:20 deparamo-nos com a forma verbal
DOGMATIZOS e se tratasse de ordenanças rituais o texto teria se valido do termo DIKAIOMA aplicado no plural DIKAIGMATA com este sentido ao aludir a cerimônias judaicas em Hb.9:l,lO. Ou ter-se-ia valido do vocábulo ETHOS que significa ritos e costumes, encontrado em Lc.l:9;Jo.l9:40;At.6:14; 15:1 (onde especificamente se refere ao rito da circuncisão):l6:2l;2l: 2l;25:l6;26:3;28:l7 e Hb.1O:25).

Mediante esta análise conclui-se que o termo plural
“ORDENANÇAS” da versão de Almeida em lugar de "DECRETO"
de outras traduções alude aos preceitos morais da Lei e não aos cerimoniais.

b) - Há, outrossim, um destaque valiosíssimo a se frisar. A Epistola aos Colossenses destinara-se aos cristãos gentios de Colossos, da Província da Frigia, na Ásia Menor. Dirigia-se, portanto, a cristãos procedentes da gentilidade, incircuncisos na carne (cf.v.13), isentos das disposições litúrgicas da Lei. Sabemos, contudo, que apenas os judeus estavam sujeitos ao cerimonialismo centralizado no Templo de Jerusalém.OS COLOSSENSES estavam sendo julgados e não julgando.
As
"ORDENANÇAS"
aludidas em Cl .2:14, sem sombra de dúvida, são os mandamentos ou postulados morais da Lei.

c) - A leitura atenta do texto também nos convence de referir-se a palavra
"ORDENANÇAS" aos preceitos morais (e não cerimoniais) da Lei. Note-se, com efeito, o v.13: "E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as
OFENSAS".

Se os gentios incircuncisos não estavam sob a sistemática cerimonial judaica, suas ofensas não eram causadas pela transgressão dos preceitos cerimoniais. As ofensas procediam, portanto, das suas transgressões contra as disposições morais da Lei. E YHWH os perdoou havendo riscado a cédula que era contra eles nos seus decretos, ou preceitos ou mandamentos morais. E não cerimoniais.

d) Também à luz da Carta aos Hebreus é inadmissível o entender-se a expressão
DOGMASIN (=DECRETOS ou ORDENANÇAS) como elementos simplesmente cerimoniais.Com efeito, no contexto litúrgico do judaísmo salientava-se o sacerdócio levítico.




Fica bem claro que o escrito de divida, a cédula nas suas ordenanças ou decretos da lei que nos era contrário é justamente aquilo que Paulo mencionou em Colossenses 2:16 “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.” Paulo disse que se por causa de comida entristece seu irmão , então você não anda segundo o amor, não se pode julgar ninguém por causa de comida ou bebida, Paulo também disse que tudo é puro para os que são puros ( Tito 1:15) e que nada de si mesmo é imundo(Romanos 14:14), não devemos julgar por causa dos dias de festa, a Páscoa judaica era uma festa que era realizada em um dia determinado, 14 de abib, calculado a partir da primeira lua nova,a nossa páscoa é haMashiach não a festa judaica, Paulo disse para não nos envolvermos nem com lua nova nem com dias de festa nem com sábados do sétimo dia, nem com dias ou meses ou tempos ou anos, tudo isto foi cravado na cruz, a alegação da obrigatoriedade é que estes mandamentos são Lei moral, será isto verdade? Examine em Ezequiel 45:21 “No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Páscoa, uma festa de sete dias; pão asmo se comerá.” Será que os que tem se preocupado com dias , meses, tempos e anos celebram a Páscoa desta forma aqui citada? Ezequiel 46:1 “Assim diz o Senhor: A porta do átrio interior, que olha para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas, no Dia de Sábado, ela se abrirá; também no Dia da Lua Nova se abrirá.” Colossenses está se referindo a isto aqui em Ezequiel, Dias de Luas Novas e Dias de Sábados de Sétimo Dia. Yeshua nunca falou a respeito de duas Leis mesmo assim aqui está se tratando do Sábado do Sétimo Dia que foi cravado na cruz. Êxodo 31:13 “Quardareis os meus Sábados ...” assim como em Colossenses 2:16 “Portanto ninguém vos julgue por causa dos sábados” , Êxodo está no plural mas se trata do Sétimo Dia abolido por haMashiach, II Corintios 3:14 “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por se levantar na Leitura do Antigo Testamento, Testamento que foi por haMashiach abolido.”

Quando Yeshua foi interrogado por um certo Doutor da Lei no que se concerne em maior mandamento da Lei, Yeshua citou Deuteronômio 6:4 “Ouve, ó Israel o Senhor vosso YHWH é um só Senhor” este item estava escrito no livro, não nas Pedras, se fossem duas Leis naturalmente este Doutor da Lei lhe perguntaria “Senhor qual é o maior mandamento na Lei Moral? e qual é o maior na Lei Cerimonial? Isso não aconteceu porque a Lei era una. A Torá é tida pelos judeus como Lei única.

Os que alegam que o Decálogo é Lei imutável se esquecem que já no primeiro item, o Decálogo foi mudado Êxodo: 20:5 “... que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Ezequiel: 18:20 “A alma que pecar essa morrerá; o filho não levará mais a iniqüidade do pai.”

Aqui vemos a revogação de parte do Decálogo, provando a sua mutabilidade, se YHWH não visita mais as iniqüidades dos Pais sobre os Filhos é porque já houve aqui uma revogação do Decálogo. Yeshua é o Senhor do Sábado e também Senhor do Decálogo por isso teve autoridade para mudá-lo “Mateus 12:8-Porque o Filho do Homem até do Sábado é Senhor” “pois misericórdia quero e não sacrifícios (Sábado)” Sacrifício é obra Cerimonial e não Moral.Observem eles dizem que a circuncisão é Lei Cerimonial e Sábado Lei Moral, se isso fosse verdadeiro naturalmente a circuncisão seria menor, inferior e de menos valor que o Sábado, mas não é isso que acontece, pois Yeshua disse que a Circuncisão a qual foi abolida ser de mais valia que o Sábado, a circuncisão estava acima do Sábado. João 7:22,23 “ Moisés vos ordenou a Circuncisão e no Sábado circuncidais um homem. Ora,se um homem recebe a circuncisão no Sábado, para que a Lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no Sábado tornei um homem inteiramente são?” Se eles violavam o Sábado para praticar a Circuncisão é porque evidentemente é que a circuncisão abolida por haMashiach tem muito mais valor que o Sábado, Gálatas 5:6 “Porque em haMashiach Yeshua a Circuncisão não vale coisa alguma”,a Circuncisão hoje não tem vigência nenhuma, foi e é maior e demais valia que o Sétimo Dia.

Mateus 12:4 Yeshua disse que Davi havia entrado e comido os Pães da Proposição no Sétimo Dia. Levitico: 24:5 ao 9 “...para que seja sobre os pães como memorial...em cada dia de Sábado (Sétimo Dia) isso se porá em ordem perante o Senhor continuamente...”

Mateus 12:5 Yeshua disse que os Sacerdotes no Templo violavam o Sétimo Dia e ficavam sem culpa. Números: 28: 9,10 “No dia de Sábado oferecereis dois cordeiros... é este o holocausto de todos os Sábados.”

Os próprios observantes do sábado hebdomadário, de resto, concordam em ser aquele sacerdócio parte da sistemática cerimonial. Não o admitem como lei moral, ou seja, o Sábado é muito mais Cerimonial do que Moral.

Também baseados em um legalismo errôneo afirmam a não ab-rogação do Decálogo, pelo fato do mesmo estar escrito em pedras e não nos Livros, sendo que a maldição da qual haMashiach nos resgatou é somente a Lei Cerimonial ou a Lei contida nos Cinco livros. Este é um grande erro do legalismo, pois o Decálogo se encontra escrito em dois Livros da Lei Mosaica, a Torá, (Êxodo: 20 e Deuteronômio: 5) as pedras não existem mais, aqueles que chegaram ao conhecimento e ensinam o Decálogo o fazem por o terem lido nos Livros dos quais disse Paulo nos ter haMashiach resgatado da maldição, o Decálogo está escrito nos livros e evidentemente que aqueles estão debaixo do Decálogo estão debaixo da Maldição, o Decálogo foi primeiro falado verbalmente ao povo (Êxodo:20:1,2,3), em seguida escrito nos livros e consagrado com sangue novilhos (Êxodo:24:4) e posteriormente escrito em pedras (Exodo31:18).


A leitura do Pentateuco, sobretudo dos seus livros:Levitico e Números, nos convence do fato de se erguer todo o ritualismo judaico sobre o sacerdócio levitico ou araônico.
Ora, foi sob esse sacerdócio que o judeu recebeu a Lei. A Lei que não aperfeiçoou coisa alguma (cf.Hb.7:19).

O sacerdócio levítico ou segundo a ordem de Arão, de sua parte, conquanto oferecesse dons e sacrifícios também nada aperfeiçoou (cf.Hb.9:9), "porque a Lei constituiu sumo sacerdotes a homens fracos" (Hb.7:28).

Mudou-se o sacerdócio ao extinguir-se o sacerdócio levítico com a presença do perpétuo Sacerdócio de Yeshua haMashiach, o Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque: "De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( porque sob ele o povo recebeu a Lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também a mudança da Lei" (Hb.7:ll-l2).

Yeshua haMashiach, portanto, deu cumprimento a Lei como deu cumprimento as profecias a Seu respeito anunciadas.

Satisfeita a Lei e cumpridas as profecias, evidentemente se tornaram ambas caducas."Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade" (Hb. 7:18) Ab-rogação é o cancelamento de todo um conjunto de sistemas de Lei, em tendo sido "a lei a sombra dos bens futuros"(Hb.10:1), o primeiro concerto, o da Lei, foi removida e foi estabelecido o segundo, ou seja o de Yeshua haMashiach Hb.10:9). Yeshua haMashiach, "perfeito para sempre" (Hb.7:28 b).

Aliás, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo" (Hb.8:7).
Ao dar cumprimento a Lei (cf.Mt.5:18;Cl. 2:13-14;Rm.. l0:4;Hb.7:ll-12), Nosso Senhor Yeshua haMashiach estabeleceu o "mais perfeito tabernáculo" (Hb.9:11).
O apego ao dia sabático como necessidade de se obedecer e executar a lei, sob pena de transgressão e condenação eterna, conspurca a plena suficiência da Obra Salvífica de Nosso Senhor Yeshua haMashiach, sendo que o mesmo foi abolido por haMashiach na cruz e pertencente a um Testamento Velho e Antiquado o qual disse Paulo Testamento que estava por desaparecer, Hebreus: 8: 13 “Dizendo: Novo Testamento, ele tornou antiquado o primeiro testamento. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.”


Voltar ao Antigo Pacto é trair o Testamento que haMashiach fez com o seu próprio sangue, pois Yeshua disse “Este cálice é o meu Sangue, o sangue da nova e eterna aliança que por muitos é derramado.” O sangue de haMashiach é um Testamento Novo, Amém.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Alex_Maciel Sex Set 24, 2010 2:43 am

Voltar ao Antigo Pacto é trair o Testamento que haMashiach fez com o seu próprio sangue, pois Yeshua disse “Este cálice é o meu Sangue, o sangue da nova e eterna aliança que por muitos é derramado.” O sangue de haMashiach é um Testamento Novo, Amém.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Camilo,

Perdoe-me, mas o que isso tem a ver com o tópico proposto?
Quanto a validação ou invalidação das leis, temos um tópico sendo discutido no forum.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Set 24, 2010 4:28 am

Irmão Camilo... Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708.
Sua postagem ficou um pouco extensa e cansativa mas eu a li toda.
Bem... Realmente Colossenses não é o texto em foco neste tópico, todavia chei válida a postagem.
Percebi que o irmão copiou e colou a postagem. Poderia me dizer onde posso encontrá-la?
Que mais detalhes pois que ela me pareceu em certo momento, um pouco confusa alegando que mesmo os 10 mandamentos foram mudados ou sei lá.
Então me diga onde posso obter este material ok?
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Alex_Maciel Sex Set 24, 2010 5:01 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Anselmo,

Segue a pagina com o material mencionado:

http://cacp.org.br/adventismo/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=35&menu=1&submenu=5
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Set 24, 2010 5:32 am

Grato irmão.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Set 24, 2010 5:39 am

Ok tá explicado e a confusão agora é justificada.
Esta Raça, para se opor ao Shabat meu irmão Jefté, não mede esforços e assevera sem titubear que A Lei foi abolida e agora estamos debaixo da Graça, então para este povo asqueroso (digo os pseudo-teólogos) quem guarda o Shabat, ou é sabatista ou é judaizante.
É bom ler suas opiniões?? creio que sim!
Mas melhor ainda é nos apegarmos a Toráh que diz na B'rith h'dashá: "Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei." (Rom 3:31)
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Set 24, 2010 1:41 pm

Esse assunto não me intusiasma, pois se trata de combater invencionices denominacionais.

Mas deixo claro que a Lei é perpétua e vigorante, a única "diferença' é que muitos dos simbolismos foram subsitituidos pela vontade Eterna e Real, pois essa era a sua função, ser sombra do bem maior e não alvo de abrogação como disse o Messias (Mt 5:17-19)


Última edição por Diego em Sex Set 24, 2010 2:55 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Set 24, 2010 2:23 pm

1. Foi DADA POR YHWH DIRETAMENTE A MOISÉS"
1. FOI DADA POR MOISÉS AOS LEVITAS"

Contra-senso logo de cara, Todas as Leis foram dadas a YHWH através do medianeiro em favor do povo, quer se referindo a um determinado grupo ou a toda a Terra. Lembremo-nos que a Palavra de Adonay não volta atrás. Se estipulado foi, estipulado está. O que não se pode ignorar sobre a questão levitica é que a ordem cumpriu seu objetivo e deu inicio a ordem de Melquisedeque, portanto não somos um Reino sem sacerdotes e sem Leis sacerdotais, e o que era sombra agora é Eterno.

2. FOI PROFERIDA POR YHWH MESMO
2. FOI FROFERIDA POR MOISÉS MESMO

E que diferença isso faz ??? Por acaso Moshe estava criando Leis a seu bel prazer??
Por esse fato se divide a Lei ??

Não faz sentido, pois se isso for levado em conta, toda a inspiração profética e até mesmo os textos da Nova Aliança devem ser desconsiderados, já que todas essas revelações foram dadas por shaliachim (emissários).
(Idem até o item 10)

10. TEM ESTATUTOS BONS, EM CUJO CUMPRIMENTO HÁ VIDA.
10. TINHA ESTATUTOS QUE NÃO ERAM BONS"... também lhes dei estatutos que não eram bons... pelos quais não haviam de viver." Ezeq. 20:25 "a cédula que era contra nós nas suas ordenanças..." Col. 2:14.
Ai ai ai... quer dizer que os castigos impostos pela Torah aos ímpios foram anulados?? Só ficcaram as bençãos?
A Lei é boa para quem dela usa legitimamente (Tm), porém quem vive abaixo dela é reprovatória e nisso está a maldição dela, a qual não pertencem os filhos da luz. O sentido de Cl 2:14 está reprovado nesse estudo da EGW. A cédula de culpa não nos alcansa porque simplesmente foi abolida da Torah, mas sim porque os santos e justos não violam tais regras, para que por elas sejam condenados.

12. NADA CONTEM DE OFERTAS, SACRIFÍCIOS e ORDENANCAS TÍFICAS "... no dia em que vos tirei da terra do Egito ... nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos e sacrifícios ..." Jer. 7:22.
12. NADA CONTINHA DE MORAL "... consistindo somente em manjares, e bebidas e várias abluções..." Heb. 9:10. "... uma alegoria ... dons e
sacrifícios." Heb. 9:9. "...ordenanças de culto divino." Heb. 9:1 (V. Heb. 10:1-10)

Isso que é salada de versículos fora de contexto.
Olhe em Jr 7:22 o que se estava fazendo para que YHWH falasse assim ao povo!. O povo estava fazendo churrasquinho ao invés de observarem os holocaustos devidamente.
Se levarmos em conta o que a autora quis passar, temos que começar a desconsiderar os textos que falam do sacrifício de Yeshua desde Gen 3:15, já que sacrifícios não saõ importantes.

16. E ESTABELECIDA NA DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA "Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei." Rom 3:31.
16. FOI ABOLIDA NA DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA "... na sua carne desfez a inimizade, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças." Efés. 2:15.



Poxa... quer dizer que as ordenanças foram abolidas?? kkkkkkk... Ef 2:15 fala realmente da divisão que existia entre o gentio e o judeu (nação) e que Yeshua derrubando a parede todos agora passam a desfrutar do Santissimo Lugar, outrora estendida apenas ao Kohen haGadol, enquanto na sombra da ordenança Real os gentios ficavam no átrio, portanto essa parede é que foi derrubada e não os mandamentos que são eternos, pois os ímpios continuam no átrio sem acesso direto a YHWH (sem que antes se convertam).

17. QUE JULGA "Assim procedei, como devendo "...ninguém vos julgue pelo comer ser julgados pela lei da liberdade." S. Tia. 2:12. "pela lei serão julgados." Rom. 2:12 "... guarda os mandamentos.. Porque YHWH há de trazer a juízo toda a obra." Ecles. 12:12 e 13.
17. A NINGUÉM JULGA ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da Lua nova, ou dos sábados, que são sombras..." Col. 2:16 e 17.

nussaaaa...

Em Cl 2:16 e 17 Paulo falando aos guardiões da Torah que não se preocupem com seus acusadores, por que estavam fazendo o certo, ou seja, Não desconsiderando a Torah pois não é abolida, dai é um passo longe do que a autora tenta dizer.

Perceba ainda que Hebreus procura evidenciar de como o real sentido das ordenanças tinham se tornado pleno no Messias, portanto eram os simbolismos que deixavam de figurar para que a graça graciosa do Sacrifício perfeito operasse.

Yeshua não dividiu Leis, antes mandou cumpri-las e disse abrogada não será (Mt 5:17-19)

Bem, dei inicio, falei só das discrepâncias mais amplas .. se alguém quiser continuar está dada oportunidade.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Sex Set 24, 2010 8:50 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 pessoal

O que posso informar com toda propriedade sem inventar termos é que a chamada Lei de Moisés não é uma unica lei com 613 mandamentos, mas sim um constituinte divina composta por diversas leis específicas que no total somam 613 mitzvot.

Dentro destas leis existiam mandamentos que funcionaram através de simbolismos que foram substituidos tornando a Torah vigente em sua plenitude.

O fato de Yeshua ter cumprido alguns dos simbolismos da Torah atribuidos a ele, de forma alguma tal procedimento invalidou algum mandamento, muito pelo contrário, o confirmou, porém, isso não quer dizer que por Yeshua ter cumprido os mandamentos não precisaremos observá-los, por exemplo, não quer dizer que só porque Yeshua não assassinou, não se prostituiu, não roubou, etc..., tais mandamentos foram cumpridos e não precisaremos mais observá-los, isso é muita ingenuidade, da mesma forma enquadra-se o mandamento sabático, que estamos discuntindo em outro tópico.

Podemos até entender que para melhor compreensão criou-se o termo leis cerimoniais e morais, mas isso não implica na inobservancia das mesmas, isto é, ambas estão plenamente vigentes.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Set 24, 2010 9:50 pm

Irmãos que bom que resolveram dar suas opiniões (e muito boas diga-se de passagem).
Quero porém deixar claro, por exemplo, que apesar de ensinar a diferença entre todos os mandamentos na Toráh, como cerimonial, civil e moral, não é da escritora Ellen G. White este livro citado "Subtilezas do Erro" mas do Pastor ARNALDO B. CHRISTIANINI.
Concordo que ele quis ser exaustivo nos textos de exemplo e acabou comentendo alguns excessos.
Outro ponto que realmente preciso deixar claro, é minha posição mesmo quanto aos mandamentos "que funcionaram através de simbolismos". Eles não foram ABOLIDOS torno a afirmar acho que pela terceira ou quarta vez, mas foram cumpridos. Cumpridos não no sentido de não precisarem mais ser observados, mas sim no sentido de terem se tornado agora espirituais e observados desta meneira.
Como nosso irmão Xãn explanou muitíssimo bem, ao dizer que tais mandamentos "foram substituidos tornando a Torah vigente em sua plenitude., é exatamente desta forma que creio.
Pra se ter a noção exata de como interpreto estes mandamentos colocados desta forma pelo nosso irmão Xãn, eu vou além e digo que as penas por transgressão estão vigentes hoje; mesmo os apedrejamentos são legítimos. Mas percebam que os apedrejamentos serão agora executados POR AQUELE QUE NÃO TEM PECADO!.
Quando eu leio Apo 16:21, no episódio da sétima praga, eu vejo o ETERNO executando os Seus inimigos (à moda) do Antigo Testamento e da Lei Mosaica.


Última edição por Anselmo Goldman em Sex Set 24, 2010 9:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inseridas as três últimas palavras)
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Sáb Set 25, 2010 2:15 am

Anselmo Paz.
Que bom que vc leu tudo!
O mundo precisa saber mesmo que ainda não creia que o Mashiah é um Testamento Novo e a minha parte tenho feito pois tenho anunciado, aquele que tiver ouvidos para ouvir que ouça!

Diz assim:

(Hebreus 8:8) - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
(Hebreus 8:9) - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Note que seria outro pacto!
Diferente daquele dos dias do Egito!
Aquele se tornou antiquado e velho!

(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Quando a imutabilidade do Decálogo veja os sequintes versos!


Os que alegam que o Decálogo é Lei imutável se esquecem que já no primeiro item, o Decálogo foi mudado Êxodo: 20:5 “... que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

Ezequiel: 18:20 “A alma que pecar essa morrerá; o filho não levará mais a iniqüidade do pai.”
Aqui vemos a revogação de parte do Decálogo, provando a sua mutabilidade, se YHWH não visita mais as iniqüidades dos Pais sobre os Filhos é porque já houve aqui uma revogação do Decálogo. Yeshua é o Senhor do Sábado e também Senhor do Decálogo por isso teve autoridade para mudá-lo “Mateus 12:8-Porque o Filho do Homem até do Sábado é Senhor”
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Sáb Set 25, 2010 10:57 am

Camilo escreveu:Anselmo Paz.
Que bom que vc leu tudo!
O mundo precisa saber mesmo que ainda não creia que o Mashiah é um Testamento Novo e a minha parte tenho feito pois tenho anunciado, aquele que tiver ouvidos para ouvir que ouça!

Diz assim:

(Hebreus 8:8) - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
(Hebreus 8:9) - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Note que seria outro pacto!
Diferente daquele dos dias do Egito!
Aquele se tornou antiquado e velho!

(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.



Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Camilo


Peço licença ao Anselmo para fazer um breve comentário a este post direcionado a ele.

Essa nova aliança estabelecida em Yeshua está tão somente vinculada a substituição dos TIPOS de simbolismos a ele atribuidos anteriormente, como no caso do cordeiro que era sacrificado até que Yeshua viesse subistituí-lo através de seu sacrifício perfeito.

A primeira aliança foi confirmada com o sangue de animais através de um sacrificio temporário até que viesse o cordeiro de YHWH para subistituir o sangue da aliança e validar 100% o UNICO testamento existente, tornando-nos participantes das heranças que herdaremos no reino eterno.

Camilo escreveu:Quando a imutabilidade do Decálogo veja os sequintes versos!


Os que alegam que o Decálogo é Lei imutável se esquecem que já no primeiro item, o Decálogo foi mudado Êxodo: 20:5 “... que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

Ezequiel: 18:20 “A alma que pecar essa morrerá; o filho não levará mais a iniqüidade do pai.”
Aqui vemos a revogação de parte do Decálogo, provando a sua mutabilidade, se YHWH não visita mais as iniqüidades dos Pais sobre os Filhos é porque já houve aqui uma revogação do Decálogo. Yeshua é o Senhor do Sábado e também Senhor do Decálogo por isso teve autoridade para mudá-lo “Mateus 12:8-Porque o Filho do Homem até do Sábado é Senhor”


Esta pequena alteração na sentença não invalidou mandamento algum, apenas atribuiu aos culpados uma juízo sem que seus familiares sofressem danos por intermédio dos erros dos outros, tanto é que diz A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ.



Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 263546
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Sáb Set 25, 2010 11:31 pm

Muito bem Jefté; concordo plenemente!
Xã a paz!
Veja isto!

(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
(Hebreus 9:16) - Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
(Hebreus 9:17) - Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
(Hebreus 9:18) - Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
(Hebreus 9:19) - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
(Hebreus 9:20) - Dizendo: Este é o sangue do testamento que YHWH vos tem mandado.

O Sangue e o Sacrificipo em si não são o testamento; mas sim é a confirmação do Testamento.
Testamento é nada mais que o que requere o Testador por ordem escrita!
O Antigo Concerto abolido em C'risto são as 613 ordenanças contidas na Toráh ou Lei.

Estamos falando de uma nova ordem!
Evangelho ou Ev-angelion signifdica Nova Mensagem ou Boa Mensagem Nova; são as Boas-Novas que é a mensagem de C'risto.

Hoje não temos mais que ouvir Moisés e sim o Mashiah!
Moisés disse "Eis que o S'enhor vosso D'eus suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim e todo o que não ouvir a vóz deste profeta será exteminado no meio de Israel.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Eunice Dom Set 26, 2010 3:52 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Camilo, não consegui lêr seu primeiro texto, está comprido demais e as letras não ajudam, se vc quer ser bem sucedido com suas opiniões necessita de pôr o texto mais curto e objectivo!
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Dom Set 26, 2010 4:50 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 irmãos e irmãs!!!
Bem, a minha "desculpa" para afirmar que a lei dos Dez mandamentos não foi abolida, a exemplo da cerimonial, é que ela reflete por exemplo o caráter de YHWH.
Pensem desta maneira... a lei cerimonial veio como consequência do pecado, ou seja, se o homem não tivesse caído, esta lei nunca teria sido promulgada.
Já a Lei moral existe de acordo com o caráter de YHWH e existe por si só.

Quanto ao Shabath, será que não enxergam o caráter moral em que está imerso??
Sua observância remete ao ato da Criação do ETERNO.
Aquele que observa o Shabath, esta reconhecendo que o ETERNO é seu Criador e que parte do tempo é destinado ao Eterno como o é o dízimo.

O Shabath foi criado quando ainda tudo era perfeito, antes do pecado.

O Shabath, ao invés de ser uma "sombra dos bens futuros" (Col 2:17) é um memorial da Criação passada.

Assim creio... amém.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 a todos
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Dom Set 26, 2010 10:47 am

Camilo escreveu:Xã a paz!
Veja isto!

(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
(Hebreus 9:16) - Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
(Hebreus 9:17) - Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
(Hebreus 9:18) - Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
(Hebreus 9:19) - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
(Hebreus 9:20) - Dizendo: Este é o sangue do testamento que YHWH vos tem mandado.

O Sangue e o Sacrificipo em si não são o testamento; mas sim é a confirmação do Testamento.
Testamento é nada mais que o que requere o Testador por ordem escrita!
O Antigo Concerto abolido em C'risto são as 613 ordenanças contidas na Toráh ou Lei.

Estamos falando de uma nova ordem!
Evangelho ou Ev-angelion signifdica Nova Mensagem ou Boa Mensagem Nova; são as Boas-Novas que é a mensagem de C'risto.

Hoje não temos mais que ouvir Moisés e sim o Mashiah!
Moisés disse "Eis que o S'enhor vosso D'eus suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim e todo o que não ouvir a vóz deste profeta será exteminado no meio de Israel.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708.


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708 Camilo

Testamento só existe um que foi confirmado a 430 anos antes da Torah ser entregue conforme lemos em Gálatas 3:17, essa confirmação se deu no dia em que Avraham levou Ytzrak para sacríficá-lo, confirmando que um homem morreria em forma de sacrifício.

Neste dia o testamento foi confirmado, porém um testamento só entra em vigor com a morte do testador, logo, o unico testamento existente entrou em vigor no dia em que o testador Yeshua entregou sua vida em sacrificio, porém o testamento permanece inalterado desde o momento de sua confirmação, conforme lemos em Galatas 3:15.



Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Seg Set 27, 2010 2:06 am

Gente prestem atenção por favor!

(Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
(Gálatas 3:11) - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH, porque o justo viverá da fé.
(Gálatas 3:12) - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
(Gálatas 3:13) - haMashiach nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
(Tiago 2:11) - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

É muito simples; pois é tudo ou nada aquele que diz estar debaixo da Lei deve cumpri-la em sua totalidade.
C'risto nos resgatou de toda a lei.


Em Jurisprudência a qual é a ciência que estuda leis e direitos a definição dos termos ab-rogação e derrogação é da seguinte forma:



AB-ROGAÇÃO - É a revogação total de um conjunto de sistema de leis, suprimindo ou anulando, colocando em desuso todo um sistema jurídico em vigência. AB-ROGAÇÃO é a mudança de toda a Lei.

DERROGAÇÃO - É a revogação parcial de um conjunto de sistema de leis, não o anulando em sua totalidade, mantendo o mesmo sistema, apenas modificando-o parcialmente. DERROGAÇÃO é a mudança de parte da Lei.

Estamos debaixo da Torah de C'risto o Primeiro Pacto foi abrogado e por consequinte estabelecido os Mandamentos do Mashiah.

Paz seja com todos.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Seg Set 27, 2010 10:07 am

Camilo escreveu:Gente prestem atenção por favor!

(Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
(Gálatas 3:11) - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH, porque o justo viverá da fé.
(Gálatas 3:12) - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
(Gálatas 3:13) - haMashiach nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
(Tiago 2:11) - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

É muito simples; pois é tudo ou nada aquele que diz estar debaixo da Lei deve cumpri-la em sua totalidade.
C'risto nos resgatou de toda a lei.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708

Realmente é muito simples, mas você ainda não entendeu o porquê de Paulo ter citado estas passagens, ou seja, em primeiro lugar vemos que YHWH não amaldiçoou seu povo escolhido quando entregou a Torah no Sinai, logo, a observância da Torah não torna ninguém maldito, ver Romanos 7:7, pois maldito é quem vive no pecado, e não na obediência mediante a fé que gera as boas e consequentemente justifica o homem, veja Tiago 2: 14-26 que você omitiu na citação.

Estes versículos citados por Paulo se refere aos religiosos que insistem em observar a Torah tradicionalmente, para sua própria glória, como por exemplo no caso da circuncisão (gálatas 6:12-13), ou seja, se vc quer se justificar unicamente mediante a observância da Torah, então faça sem trangredi-la num só ponto.

Camilo escreveu:Estamos debaixo da Torah de C'risto o Primeiro Pacto foi abrogado e por consequinte estabelecido os Mandamentos do Mashiah.

Paz seja com todos.


O que foi ab-rogado foi o tipo de sacerdócio e o tipo de sacrificio, dando lugar ao sacerdócio e sacrificio original na qual aquelas "tipos" apontavam.

Hoje a Torah continua plena e vigente validando o sacerdócio eterno, não mais enfermo por causa da corrupção humana, e também à lei do sacrificio que mantém a vigencia do sacrificio de Yeshua para expiação do pecado dos trasgressores confessos e arrependidos.

Viu como é facil entender as palavras de Paulo sem contradizê-la?


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 15191 Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 144306
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Qui Set 30, 2010 12:03 am

(Gálatas 3:1) - Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Yeshua haMashiach foi evidenciado, crucificado, entre vós?
(Gálatas 3:2) - Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
(Gálatas 3:3) - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
(Gálatas 3:4) - Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
(Gálatas 3:5) - Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
(Gálatas 3:6) - Assim como Abraão creu em YHWH, e isso lhe foi imputado como justiça.
(Gálatas 3:7) - Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
(Gálatas 3:8) - Ora, tendo a Escritura previsto que YHWH havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
(Gálatas 3:9) - De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
(Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
(Gálatas 3:11) - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH, porque o justo viverá da fé.
(Gálatas 3:12) - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
(Gálatas 3:13) - haMashiach nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
(Gálatas 3:14) - Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Yeshua haMashiach, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
(Gálatas 3:15) - Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
(Gálatas 3:16) - Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é haMashiach.
(Gálatas 3:17) - Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por YHWH em haMashiach, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
(Gálatas 3:18) - Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas YHWH pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
(Gálatas 3:19) - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
(Gálatas 3:20) - Ora, o medianeiro não o é de um só, mas YHWH é um.
(Gálatas 3:21) - Logo, a lei é contra as promessas de YHWH? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
(Gálatas 3:22) - Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Yeshua haMashiach fosse dada aos crentes.

Palavras dignas de toda aceitação; Amém e Amém.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Out 09, 2010 8:38 am

Quando se fala de Nova Aliança nas Escrituras... entendemos que os termos desta aliança são eternos, o que se muda na Nova Aliança é que agora o verdadeiro sentido é demonstrado.
Na Antiga Aliança havia sangue de cordeiro? Sim
E na Nova há sangue de cordeiro?????

Havia sacerdotes na Antiga??? sim!!!
E na Nova Aliança existe isso??????

Percebam irmãos que absolutamente tudo que havia na Antiga Aliança foi tornado agora real, tangível.
Não são mais sombras ou tipos, mas a realidade!
Mesmo a Lei desta Aliança não seria substituída!!!!!!!! Absolutamente!!!!!!! Afirmar isso é o equivalente ao Eterno ter Errado!!!!!!
Acontece que a Lei havia sido escrita em tábuas de pedra. Na Nova Aliança a Lei é escrita nas tábuas de carne, do coração. Mas percebam os que querem colocar o ETERNO numa posição de confusão, que se trata dos mesmos termos de lei escritos agora na mente e no coração.
(2 Cor. 3:3) - "porque já é manifesto que vós sois a carta de haMashiach, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do YHWH vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."
(Rom. 2:15) - "os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os"
O ETERNO não diz em lugar algum que mudaria as Suas Leis mas que as escreveria em outro lugar.
"Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por YHWH, e eles me serão por povo."
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Eldier Khristos Sáb Nov 20, 2010 3:35 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708

Tenho comigo que o Eterno YHWH falou ao Filho Yeshua:

"Cumpra minha lei e salve o mundo".

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? 3708
Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos