Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Leis para os gentios - Página 6 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Leis para os gentios - Página 6 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Leis para os gentios - Página 6 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Leis para os gentios - Página 6 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Leis para os gentios - Página 6 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Leis para os gentios - Página 6 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Leis para os gentios - Página 6 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Leis para os gentios - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Leis para os gentios - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Leis para os gentios - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Leis para os gentios

+10
Tatiana
Eldier Khristos
Darley Avshalom
Alex_Maciel
haShaliach
Diego Yo'ets
Leite de Oliveira
Prisca
Lili
Eunice
14 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qua maio 26, 2010 6:51 pm

haShaliach escreveu:Irmã Priscila, sou muito mas muuuito fã de Star Wars e tenho que lhe dizer que após ler esse seu comentário me veio à mente a seguinte 'mensagem': http://www.nooooooooooooooo.com/


(a propósito, o Darth Vader pronuncia tal palavra no final do último filme da nova série. É sua última frase na película)

KKKKKK!

Olha o rumo que tomou a circuncisão, virou paródia de Star Wars,kkkkk

Num guentei, rsrsrs.

Permita-me:

hashaliach escreveu:
Aliás, a meu ver, quando há a necessidade de se explicar demais uma passagem é por uma das duas razões: ou a mesma foi muito mal escrita e ficou de difícil compreensão ou então é porque estamos tentanto extrair um entendimento de um texto que não é aquele pretendido pelo autor

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Darley Avshalom Qui maio 27, 2010 5:12 am

Erev tov amigos.
O cara do PaRDes está aqui, rsrsrs.
Eu chego meio tarde em casa, e como temos diferença de horário convosco, vou dormir cedo. Mas, quando dá certo, dou uma passada por aqui.

Bem, Pessakh, foi é e sempre será a RECORDAÇÃO da SAÍDA do EGITO. O sangue passado nas vergas não era para salvação senão dos primogênitos. Quando o anjo exterminador enviado por H"SHEM passava por aquelas casas (??) marcadas pelo sangue, ele fazia um PESSAKH (salto) por sobre ela e não matava o primogênito que ali se encontrava. De todos os que morreram, apenas um primogênito sobreviveu, e sua 'casa' não estava marcada.
PESSAKH, época de relembrar a grande Salvação de um Povo. Desde ZICARON (Lembrança) somente homens circuncidados podem participar. Isto é uma obra de H" aos judeus, e pela ordenança ela é celebrada. Tenha fé, ou não, ela acontece.
Tenha fé ou não, "incircunciso algum comerá dela."

A expiação de pecados não acontece em Pessakh, mas apenas a purificação e perdão específicos para esta data festiva. "E por 7 dias não comereis nada que contenha fermento, mas matsá comereis".

LAila tov u'brackhá!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qui maio 27, 2010 5:36 am

De todos os que morreram, apenas um primogênito sobreviveu, e sua 'casa' não estava marcada.

Não entendi...

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Diego Yo'ets Qui maio 27, 2010 2:56 pm

Prisca escreveu:I Cor 7
18 É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado(claro não tem como voltar atráz,rsrs). É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH.
20 Cada um fique na vocação em que foi chamado.
...
23 Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
24 Irmãos, cada um fique diante de YHWH no estado em que foi chamado.

De-no-vo...Destaque especial!!!!!!!!!

É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
Agora estou provocando, rsrsrs:
não se circuncide
não se circuncide
não se circuncide
não se circuncide

Pris não se esqueça que Paulo não é contraditório.

A Circuncisão nem salva e nem condena. Se a Circuncisão fosse condenatória Paulo não teria circuncidado Timoteo (At 16:1-5).

E no mais sabemos que motivo do Concílio de Yerushalayim foi porque alguns homens estavam pregando que sem a circuncisão não poderia se salvar (At 15:1) então Paulo foi fiél combatente a tal legalismo e não à prática consciente da b'rit milah. Vemos nitidamente a contrariedade paulina sendo por conta do legalismo humano (I Cor 7:23) e não por causa da ordenança divina (19).
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qui maio 27, 2010 6:07 pm

Diego escreveu:
Pris não se esqueça que Paulo não é contraditório.
Diego, é por nada não, mas parece que o
ap. Paulo tem razões que a própria Razão (Tanach) desconhece.


ap. Paulo tem razões que o própria Razão (Yeshua)
desconhece.


Eu estou mais do que certa sobre a mensagem que ele quis passar, contra o legalismo, mas também nada a favor da circuncisão...
Ele mesmo praticamente disse:
"Eu fui obrigado, eu fui obrigado a circuncidar Timóteo"
"Cada um fique como está"

Imagine comigo..
Um grego chega até Paulo
- Ap. Paulo, pretendo realizar a circuncisão, já conversei com Thiago e Pedro e alguns irmãos, estamos por agendar o dia.... - o apostolo interrompe..
- Mas quê?? Por acaso o sacrificio de C risto ( O Messias) não vos basta, que mania de vos submeter ao julgo de homens, a circuncisão nada é, aconselho-te que fique como foi chamado, não se circuncide.
- Mas ap. Paulo, durante minha convivência e aprendizado nas sinagogas eu entendi a importância deste ato....
- Olha, Timóteo também participava das reuniões nas sinagogas e ele podia aprender a lei em sua própria casa também(mãe judia?), mas eu só o circuncidei por obrigação, pressão...Já disse, Não se circuncide!

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Diego Yo'ets Qui maio 27, 2010 7:11 pm

Pris...

É normal toda essas suas dúvidas.

Diego, é por nada não, mas parece que o
ap. Paulo tem razões que a própria Razão (Tanach) desconhece.

Eu já vi neguinho desacreditar em Sha'ul (rsrsrsrsrs), repudia-lo a ponto de inferno, por simplesmente não conseguir contextualizar toda a mensagem da Nova Aliança (B'rit Hadashah).

A questão é que Paulo é "liberal" e não contraditório, num contexto geral entende-se que ele apoiava que o ex-gentio deveria se sentir plenamente a vontade e só se realmente quisesse entrar em todos os principios da Torah, contudo isso implica muitas coisas.

Em Mt 5:17-19 Yeshua disse ser possível viver e ensinar diferente da Torah e ainda se salvar, mas será visto como menor, contudo isso é perigoso pois existe pecados para morte e desconhecendo a Torah fica dificil de saber quais são.

Já Pedro e Thiago eram impacientes e queriam logo que o ex-gentios entrassem na linha.

Paulo mais que ninguém lutou contra o legalismo, e se alguém chegasse a dizer que só salva quem recebe a Yeshua e colocasse uma faca na garganda para que assim fosse feito, Paulo era capaz de dizer que não aceitasse diante dos termos. (rsrsrsrsrsrs) é brincadeira, mas é mais ou menos assim. Tinha uns engraçadinhos dizendo que só se salvava os que se circuncidasse, então diante daquilo ele solicitava que não se fizesse por tal motivo. Depois veio outros engraçadinhos (Gl) dizendo que só judeus se salvavam, ai Paulo arregaça a manga e começa tudo de novo (Gl 3). Depois vem mais uns dizemdo que tem que ser fariseu ai Paulo diz que aquilo é esterco (Fp) etc...

Enfim ABAIXO O LEGALISMO!!!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qui maio 27, 2010 7:56 pm

Contexto geral da Nova aliança...sei...
Vou ter qua analisar a figura de Paulo sem usar a fé, estou pensando em levá-lo a um psicanalista...rs
Avalie Diego secamente toda a guerra de Paulo...
Desde o principio... Ele era fariseu, tinha um zelo extremo pela Lei e costumes, e no fim considerou tudo como esterco... e por fim se tornou liberal...e por fim fez por mais de séculos, cristãos acreditarem que a Lei era ou é desnecessária...
Desrespeitou a páscoa...Queira sim, queira não isso é fato. Imagine Gamaliel, sabendo que Paulo estava encorajando incircuncisos a participar da Páscoa... Desrespeito à eras de Tradição, à memória de Moisés...
Eu sei... não precisa repetir, Legalismo, algumas leis não salvam e nem condenam ... Eu sei...Eu sei
Poxa, mas pensa comigo...
Contexto da Nova Aliança?
Lucas registrou Atos de Paulo, um antigo fariseu que por amor dos gentios e rejeição dos judeus decidiu ensinar o básico, bom...
Talvez eu esteja sendo muito severa com meu julgamento a Paulo, mas está registrado suas palavras e sem malabarismo nenhum ele não estava preocupado em mostrar aos gentios algo além do que Yeshua e as Leis que eram para Morte...
Se ele proibia, não, talvez não, mas com certeza não ficava muito feliz ao saber que um gentio não era mais gentio e sim judeu.
Mas, tudo bem... Culpa de Roma? Sei não... Essa culpa vem de longe...

Com tudo isso vejo uma grande divisão. Separe. Gentio e Judeu.
Judeus de um lado X Gentios de outro.
Praticantes da Lei X Praticantes da Nova Aliança.

Como diz nosso filósofo Leite: Assim penso.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Leite de Oliveira Qui maio 27, 2010 8:27 pm

Paulo sabiamente falou:
"fiz me de tudo para ganhar a todos"
Uma hora Judeu
Uma hora Gentio
ele foi um pacificador
bem aventurados os pacificadores
assim penso, por isso existo.
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qui maio 27, 2010 8:30 pm

Ok... Leite O Pensador, rs
Não vou mais brigar com Paulo...rs

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Xan Berg Qui maio 27, 2010 10:35 pm

Prisca escreveu:I Cor 7
18 É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado(claro não tem como voltar atráz,rsrs). É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH.
20 Cada um fique na vocação em que foi chamado.
...
23 Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
24 Irmãos, cada um fique diante de YHWH no estado em que foi chamado.

....


Leis para os gentios - Página 6 3708 Prisca


Veja que interessante este versiculo que destaquei do texto que vc extraiu.

19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH.


O apóstolo Paulo não era contra os principios da Torah, ele mesmo ressalta que devemos observar os mandamentos de YHWH ao mesmo tempo que ele diz que a circuncisão ou incircuncisão nada é, agora precisaremos verificar cuidadosamente o que isso quer dizer para não contradizer outros fatos veridicos praticados pelo proprio apóstolo Sha'ul.

Em Atos 15:1 e Galatas 6:11-15 vemos que alguns judeus impunham a circuncisão aos proselitos (ex-gentios) que aderiam a fé judaica e no messias Yeshua, ou seja, "... se vc quer seguir o judaísmo, então vai ter que se circuncidar,!!! ... " Logicamente que este não é o principio original da fé judaica, isto é, Avraham NÃO teve que primeiramente ser circuncidado para depois crer em YHWH e a partir daí observar os mandamentos do Eterno (Romanos 4:9-12).

Os preceitos do Altissimo não devem ser observados sobre imposição /obrigação (Deut 28:1-14) ou tradicionalmente (Isaias 29:13).

A circuncisão é um mandamento e aliança perpétua (Gênesis 17:10-13) destinada aos filhos e servos de Avraham (Genesis 17:23-27 / Genesis 21:4).

A circuncisão é vantajosa, segundo as palavras do próprio apóstolo Paulo escritas aos Romanos capitulo 3, vers. 1-2.

O apostolo Paulo circuncidou a Timóteo que era filho de mãe judia (Atos 16:3)

Ninguém deve se circuncidar por obrigação religiosa - Atos 15:1 e Galatas 6:11-15.

Ninguém deve se circuncidar para se auto-justificar (Atos 15:1), pois quem justifica é o Eterno (Romanos 3:30; 31) mediante a FÉ (Tiago 2: 24) e as obras de cada indivíduo (Tiago 2:14-21).



Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qui maio 27, 2010 10:52 pm

Tudo bem Xan, eu vou parar de discutir sobre o ap. Paulo senão vou acabar contradizendo minha fé... E não quero isso.

Mas, há um problema que me preocupa, sou evangélica, estou assumindo aos poucos a Torah, tenho que ter argumentos válidos para defendê-la diante dos meus irmãos evangélicos; mas contudo obrigada a todos pela paciência em ler meus comentários nada agradáveis sobre o nosso(gentios/ex-gentios) apóstolo e pelo esforço em explicar o entendimento de vocês, estou estudando, acredito que uma hora ou outro tudo isso vai se tornar mais sólido em minha mente e as dúvidas vão acabar.

Xan, mais uma coisa..
E a Páscoa?

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Xan Berg Qui maio 27, 2010 11:55 pm

Prisca escreveu:Tudo bem Xan, eu vou parar de discutir sobre o ap. Paulo senão vou acabar contradizendo minha fé... E não quero isso.

Mas, há um problema que me preocupa, sou evangélica, estou assumindo aos poucos a Torah, tenho que ter argumentos válidos para defendê-la diante dos meus irmãos evangélicos; mas contudo obrigada a todos pela paciência em ler meus comentários nada agradáveis sobre o nosso(gentios/ex-gentios) apóstolo e pelo esforço em explicar o entendimento de vocês, estou estudando, acredito que uma hora ou outro tudo isso vai se tornar mais sólido em minha mente e as dúvidas vão acabar.

Xan, mais uma coisa..
E a Páscoa?


Leis para os gentios - Página 6 3708 Priscaaaaaaa


Esquenta não, eu gosto muito destes "desafios".

Bom, a Páscoa (Pessach) é uma festa biblica anual que para ser comemorada devidamente é necessário que o indivíduo seja circuncidado, cfme Exodo 12:48. Nesta festa os israelitas comemoram a liberdade da escravidão e os feitos poderosos do Altissimo, ok?

Muito bem..., Yeshua e seus discipulos, todos judeus circuncidados, estavam celebrando a páscoa judaica com todos os ingredientes da festa e NUMA CASA (Mateus 26: 17; 18), conforme o mandamento (Exodo 12:46) e de todos os ingredientes, Yeshua utiliza-se do Pão e do Vinho para criar um novo simbolismo, a saber seu sangue e sua carne, isto é, todas as vezes que nós judeus crentes em Yeshua comemoramos a Páscoa (anualmente) é necessário lembrarmos da morte dEle, que é simbolizado pelo cordeiro pascal.

Já no caso de I Corintios 11: 17-34, os ex-gentios não estavam celebrando a páscoa judaica conforme a determinação da Torah, ou seja, aqueles crentes estavam comemorando (relembrando) a morte do Messias segundo o simbolismo deixado por Yeshua.

Eles utilizavam somente o pão e o vinho e ainda estavam reunidos em forma de congregação (I Cor. 11:18), e não numa casa, tanto é que o apóstolo Paulo faz referências aos famintos que comam em suas proprias casas (I Cor. 11:22; 34)

No versiculo 26 nós vemos que aquele "novo" simbolismo se refere a anunciação da futura vinda do Messias.

Nos versiculos 27 ao 33 vemos que neste simbolismo (a parte) existem condenações espirituais.

Veja então que a "ceia" celebrada pelos crentes de Corinto contém um fundamento no pessach judaico, porém tal celebração não é em sí a original comemoração onde se matava o cordeiro, assava-se a carne, cada familia se reunia em sua casa, etc...

Baseado nestas evidências concluimos que tal ceia (novo simbolismo) não requer obrigatoriamente a circuncisão de um indivíduo, mas também não invalida a pascoa judaica por estar de certa forma fundamentada nela.


Leis para os gentios - Página 6 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Sex maio 28, 2010 12:08 am

Leis para os gentios - Página 6 3708 Xan!!!

Graças a YHWH então!!!
Existe a Santa Ceia sim. Pronto. Celebramos a santa ceia. Vinho e Pão.

Eita Xan, parabéns conseguiu tirar essa "pulguinha atráz da orelha" que eu estava...Paulo não desrespeitou a Moisés...ufa, rsrs.

Mas eu ainda acho que ele não era a favor da circuncisão, rsrsrs...
Tanto que o M.H.S ensina a não circuncisão dos gentios por conta do texto de I Corintios... Não se circuncide, parece meio comédia eu ficar tocando neste assunto sendo que nem homem sou, rsrs...Mas é que isso me intrigou pra valer...

Obrigada mais uma vez...
Como alguém diz de vez em quando: aos poucos as coisas se ajeitam...

Leis para os gentios - Página 6 941985

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Tatiana Sex maio 28, 2010 12:09 am

Olá, Xan!

Quando eu leio Coríntios 11, entendo que a refeição que eles fizeram era o jantar de Pessach que ocorre sempre após a participação do Seder.

Leis para os gentios - Página 6 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Tatiana Sex maio 28, 2010 12:19 am

...cont.

Falo especificamente tendo como referência os vs. 20-22 de 1Cor 11 (sobre a aloimentação)

Leis para os gentios - Página 6 3708! Leis para os gentios - Página 6 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Darley Avshalom Sáb maio 29, 2010 3:21 am

Jefeté, vc é uma parada, não responde nada com nada. Sua 'palavra de YHWH' é fraquinha demais...e vc sendo um gentio deveria aprender mais com as leis que regem sua vida. Fé demais pode te levar a defender causas contra o CRIADOR....

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Sáb maio 29, 2010 3:24 am

Amigos, amigos, amigos!!!

STOP!!!!

Criei um tópico só para esta discussão...
Leis para os gentios - Página 6 808862 http://www.torahweb.net/lei-de-moises-f1/atualidade-do-judaismo-e-judaicidade-de-yeshua-t713.htm

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por haShaliach Seg maio 31, 2010 10:19 pm

voltando um pouco na questão da circuncisão me bateu agora a dúvida: se eu, já adulto quiser me circuncidar deve ir a uma sinagoga messiânica ou a um hospital?

E no caso dos machos com 8 dias de vida, são circuncidados nas sinagogas ou em hospitais?

Ou seja, quem deve executar a circuncisão: um rabino ou um médico?


Ao que parece nos tempos do povo no deserto era o líder do povo que comandava esse movimento, que ao quer parece era feito pelos sacerdotes não é mesmo? No entanto nos tempos atuais, com toda a questão do cuidado mesmo em cirurgias mais simples me veio essa dúvida.

Ao que me parece esse ritual, por ter um caráter religioso, deve ser ministrado por um rabino. Estou certo?
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Tatiana Ter Jun 01, 2010 8:53 am

Leis para os gentios - Página 6 3708, haShaliach!

No meio juddaico ortodoxo quando a circuncisão é feita em adulto, o mohel (título dado ao homem que realiza a retirada do prepúcio de outro) deve ser um cirurgião formado, porém quando é uma criança, não necessariamente, pois a circuncisão na criança é menos complexa.

Em caso do mohel não ser um cirurgião formado academicamente, este acompanha a cirurgia feita por um médico para que possa ter validade pela comunidade ortodoxa, pois as bênçãos referentes à circuncisão deverão ser dadas pelo mohel .

Conheço dois judeus messiânicos que foram circuncidados por um médico, porém não mencionaram a presença de um mohel. Então, eu sinceramente acho que esta prática no judaísmo messânico, não tem o rigor que tem no judaísmo ortodoxo. Acredito que varia muito, até mesmo porque percebo que muitos não achem esta prática necessária, por diversos motivos, que inclusive estão sendo debatidos aqui no fórum. Eu, contudo, admiro, quando os judeus messiânicos reconhecem a importância da circuncisão, porém não para salvação!

Leis para os gentios - Página 6 3708! 'Leis para os gentios - Página 6 606715'
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por haShaliach Ter Jun 01, 2010 2:48 pm

Leis para os gentios - Página 6 3708 Tatiana, muito esclarecedora sua mensagem.

Obrigado.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Adnaldo Qua Jun 02, 2010 3:30 am

Particularmente tenho por opinião, que a B'rit miláh é para todos
aqueles que se dizem servos obedientes de Hashem. Afinal não posso dizer
que sou um servo obediente sem obedecer, iso é ilógico!

Todo o mundo, "literalmente", quér as bençãos do Eterno, porém são
poucos os que querem obedecer, e o curioso é que as benção estão
atreladas à obediência. Leis para os gentios - Página 6 6567

Leis para os gentios - Página 6 3708!
Adnaldo
Adnaldo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Rio de janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 04/05/2010


http://www.ligadissimo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Darley Avshalom Qua Jun 02, 2010 4:02 am

Adnaldo, prazer!

Bem, com relação à certas ordenações da TORAH, o ger (lê-se guer), ou seja o estrangeiro que é um prosélito não tem necessidade de cumprir. Há leis relativas aos guerin, que não batem com as determinações da mesma lei para o judeu. É o caso que encontramos em Devarim 14.21(deut)
"Não comereis (os judeus) nenhum animal que morreu por si mesmo; ao peregrino incircunsiso (guer) que está em tuas cidades o darás e o comerás, ou poderás vendê-lo ao estrangeiro (nak'ri)...."

Nesta ordenação, que contém a alimentação pertencente à Kashrut dos judeus, na TORAH, os guerim, ou seja, os gentios que estão em processo de conversão, ou mesmo aqueles que estão no povo, porém são incircuncisos, não está vedada a alimentação de um animal que morreu por si mesmo, quer dizer, acidentado. Os gentios tementes ao CRIADOR, bendito seja ELE, estão capacitados e podem comer deste animal, sem contudo desagradar a HASHEM. Esta ordenança é linear aos gentios, e podem ser atendidas hoje por quem não é circuncidado, porém serve ao CRIADOR de toda a terra e dos céus.

Certamente, que aquele que está nesta caminhada será amparado pela TORAH, e não comerá um 'porquinho que morreu por si na lavagem' (kkkkkk). Porém, aos demais gentios, em desordem e atrito com a TORAH, e mesmo os que não conhecem, não são 'deixados de lado' pelo ETERNO, pois para eles, o Sol também nasce. Quando temos a inocência dentro de nós, somente a chessed de ELOHIM pode nos remir........

Lehitr'aot!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Prisca Qua Jun 02, 2010 3:34 pm

Adnaldo escreveu:Particularmente tenho por opinião, que a B'rit miláh é para todos
aqueles que se dizem servos obedientes de Hashem. Afinal não posso dizer
que sou um servo obediente sem obedecer, iso é ilógico!

Todo o mundo, "literalmente", quér as bençãos do Eterno, porém são
poucos os que querem obedecer, e o curioso é que as benção estão
atreladas à obediência. Leis para os gentios - Página 6 6567

Leis para os gentios - Página 6 3708!

Leis para os gentios - Página 6 3708 Adnaldo!
Particularmente, o apóstolo Paulo não achava relevante a circuncisão, e que esta não estava atrelada à obediência.
Desta forma, as bençãos de YHWH não estaram condicionadas a B'rit miláh literal e sim a B'rit miláh do coração!
Automaticamente, quando aceitamos a Yeshua como Messias recebemos pela fé todas as bençãos de YHWH destinadas a Abraão e seus descendentes, quando chegamos neste ponto, não existem mais judeus(circuncisos) ou gentios(incircuncisos), que importância tem a circuncisão ou incircuncisão? Como o nosso digníssimo apostolo Paulo diria: Nenhuma!

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Yaakov Qua Jun 02, 2010 4:34 pm

"Conheço dois judeus messiânicos que foram circuncidados por um médico, porém não mencionaram a presença de um mohel. Então, eu sinceramente acho que esta prática no judaísmo messânico, não tem o rigor que tem no judaísmo ortodoxo. Acredito que varia muito, até mesmo porque percebo que muitos não achem esta prática necessária, por diversos motivos, que inclusive estão sendo debatidos aqui no fórum. Eu, contudo, admiro, quando os judeus messiânicos reconhecem a importância da circuncisão, porém não para salvação!"

No caso de o homem já ser circuncidado por um médico, , este passará pelo ritual chamado "Hatafat Dam Brit", onde uma gota de sangue (sangue da aliança ou do pacto) é tirada do local onde existia o prepúcio. Sempre será necessária a presença do mohel ou Bet Din.

Berachot Lekulam !!!!!
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por haShaliach Qua Jun 02, 2010 5:40 pm

ai! Doeu só de pensar....
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por rien Sáb Nov 27, 2010 6:58 am

Leis para os gentios - Página 6 3708 Shaverim!
Me cadastrei neste fórum somente por causa desta "discussão". Creio que onde existem pessoas buscando o conhecimento do Altíssimo, ali existem pessoas abençoadas.
Lí algumas coisa interessantes, mas eu tenho uma visão diferenciada da coisa. Não é uma visão exclusiva, conheço outras pessoas que dividem comigo este pensamento. Inclusive, a maioria delas são Rabis, estudantes do judaísmo, e judeus propriamente dito. Não que isso mude alguma coisa, mas já ajuda (RSRS)!
Sei que cheguei um pouco atrasado, mas talvez venha ser uma luz para alguns aqui.

Vou tentar sintetizar a coisa o máximo que eu puder. Não vou citar todos os versículos referentes, pois a maioria deles já foi citado neste debate. Portanto, somente pela idéia do pensamento, já dará para relacionar do que está sendo falado.

Creio que a Torah, foi dada aos hebreus e para sua descendência (judeus).

(Êxodo 31:13,16-17)“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo…Guardarão,
pois, os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança
perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para
sempre;”

Quando H" legislou a lei no Sinai, foi somente para eles. Um judeu que quer ser salvo, tem a obrigatoriedade da guarda da Torah (espiritualmente como fisicamente).
Aqueles que não eram judeus de carne (gentios), mas viviam no meio deles, também estavam obrigados a Torah caso quisessem ser enxertados na "Videira".

Após Yeshua, com a "Renovação da Aliança", a única coisa que mudaria é que H" colocaria sua lei em seus corações e não mais em pedra.

Mas o que significa então o "Concílio Apostólico" de Atos 15? A resposta é simples. Os apóstolos definiram, baseados nas leis Noéticas (Noé era gentio), quais seriam as leis a serem cumpridas pelos gentios: que se abstenham de contaminação com ídolos, se abstenham das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. Mas porque está diferença tão grande de obrigações? A diferença se dá, por algumas dificuldades existentes: 1) Os gentios conversos fora de Israel, não tinham sido criados dentro das leis judaicas, portanto não era justo cobrar algo deles que eles nunca tinham visto na vida; ao contrário, qualquer judeus de carne, nasce ouvindo e aprendendo da Torah. 2) Os gentios fora de Israel não tinham acesso ao Templo, que era essencial a prática de muitos dos cerimoniais da Torah. 3) Os judeus terão um galardão maior.

Como muitos já citaram aqui o versículo, não vou citá-lo, mas Sha´ul diz que se um gentio se deixar circuncidar ele que siga a Torah por completo. A conclusão óbvia, após minhas explanação é que um gentio não tem obrigatoriedade com a Torah, porém, se desejar, não lhe poderá ser negada, e ele participará das bençãos da Torah. Quando a Tanakh fala das promessas para Israel, que Israel será reajuntado na nova Jerusalém, quando ela diz que os reis da Terra levarão a sua glória para Yerushalaim Chadashah, do que ela está falando? Se Israel será reajuntado na Nova Jerusalém, quem são estes reis da terra que levarão a sua Glória para Yerushalaim Chadashah? A resposta lógica é que são os gentios convertidos, aqueles que optaram por não cumprirem a Torah como um judeu é obrigado a cumprir. Será que o gentio tem que ter todas as responsabilidades dos judeus, sem ter todas as promessas que os judeus têm? Não existe senso de justiça nisso. Todos são iguais perante o Eterno, mas cada um cumpre o seu papel. Do mesmo jeito que existem promessas só para judeus, também existem obrigações só para judeus. A quem é mais dado, mais é cobrado! Israel foi eleito o Povo de H", mas isso tem um preço !!! O gentios que se converte ao judaísmo também paga esse preço, mas quem segue Yeshua sem querer se tornar judeu, não precisa pagar esse preço !

Temos que perceber que do mesmo jeito que existem leis para cada situação, também existem leis para cada tipo de pessoa em específico, por exemplo, até mesmo entre os israelitas, existe divisão de leis, pois nem todos devem cumprir todas as leis (em alguns casos eles não podem cumprir), nem todos os israelitas eram obrigados a cumprir todos os mandamentos. Por exemplo: Um judeu não poderia sacrificar, pois esse era o papel dos sacerdotes; um benjaminita não poderia carregar a arca porque esse era papel dos levitas. Na Torah existem leis só para homens, só para mulheres, sacerdotes, levitas, governantes, ou seja, nem todo mundo cumpria tudo, mas apenas o que lhe era destinado...


Gostaria de comentar um ponto de uma postagem da Eunice que não concordo.

Eunice escreveu:Voltando para Atos 15 lemos as recomendações aos recém-convertidos. Veja versículo 20 - abster-se das contaminações dos ídolos, das prostituições, do que é sufocado e do sangue. A circuncisão nem sequer é citada, por uma razão muito clara, contida no versículo 21 onde está escrito que tudo que Moisés escreveu é pregado em cada cidade e a cada sábado, lido nas sinagogas. Portanto, cada convertido poderia buscar nesses lugares o conhecimento necessário para obedecer ao Eterno no que diz respeito às Suas Leis,Ha Torah, que inclui o ritual da circuncisão.

Eunice, esta parte do versículo 21 não diz isso. Lembre-se que Atos 15 está falando dos convertidos gentios que estão fora de Israel, portanto, não existiam sinagogas nestes outros países. Sha´ul e os apóstolos estavam viajando o mundo para pregar. As pessoas ouviam a pregação, aceitavam, eram batizadas naquele mesmo momento, e começavam a frequentar com os grupos de convertidos que existiam, que se reuniam em suas casas ou nalgum lugar em comum, quando não era formado um grupo no momento! O versículo 21 diz que se algum deles quisesse ouvir da Torah deveria se dirigir a uma sinagoga, pois lá a Torah era ensinada nos shabat. Os judeus, em suas cidades, tinham a leitura da Torah na sinagoga, todo shabat. Não tinham dificuldades como os gentios tinham.

Que o Eterno nos abençoe no estudo da Sua palavra. Amém!

rien
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 3

Cidade Cidade : Paraná

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 27/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Leis para os gentios - Página 6 Empty Re: Leis para os gentios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos