Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

+2
Diego Yo'ets
Carlão
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Carlão Qua Set 16, 2009 4:07 pm

Me cadastrei recentemente no Torah Web, e esta é minha primeira postagem.
Sou evangélico há vinte anos, fui convertido do catolicismo. Mas ainda hoje busco a verdade que liberta. Descobri este forum e está sendo de muita valia para minha busca.

Gostaria que pudessem me ajudar na seguinte questão:

Imaginemos aqueles que não são judeus (como eu), nenhuma raiz no judaísmo e ouviram a mesagem de que precisam aceitar Cristo como Senhor e Salvador, como no caso do Eunuco que estudava uma passagem do profeta Isaías e Felipe o ajuda entender do que se tratava e ele decide-se batizar. Então, depois do batismo, o que exatamente esta pessoa deve aprender? Levando-se em conta também tudo que o Novo Testamento ensina, o que mais ele deve aprender? Toda a Torah?

Carlão
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 53

Cidade Cidade : Ribeirão Preto/SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 16/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Set 16, 2009 4:31 pm

PAZ de YHVH a vc!

Sejas bem vindo ao nosso forum, esperamos poder aprender com vc assim tambem como ensinar pelas revelações que Jeová tem nos dado através de Seu Espírito.
Veja querido esta pergunta foi postada no lugar errado, aqui é um espaço reservado para assuntos escatologicos, não tenha isso como uma repreensão, apenas quero te ajudar para que no futuro vc poste as perguntas no local correto para que obtenhas maior resultado na sua busca.. ok?.. Existe um post aqui no forum chamado "O que devemos seguir do judaismo" está em assuntos gerais, lá eu deixei o seguinte comentário:


RE: O que devemos seguir do judaismo?


Paz a todos de boa fé..



Vejo tão poucas respostas e tão grandes incoerências, cadê os respaldos da Escritura?



Quem disse que o cristianismo primitivo é uma nova religião diferente do judaísmo primitivo ??? onde encontramos isso nas Escrituras??



Vemos sim, hoje isso sendo uma “verdade”, mas nem sempre foi assim, vamos juntos mergulhar nas Escrituras e corrigir esse pensamento?



Reflitamos:




<BLOCKQUOTE>[Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gálatas 3:6-9)




A vontade soberana de Deus sempre foi que os homens fossem fieis a Ele, desde o Édem, veja que no Paraíso Deus não deu a Adão a Torah, apenas lhe pediu obediência e assim foi tbm com Abraão. Devemos sempre nos lembrar que Abraão foi justificado pela fé e que se hj somos filhos de Deus é a Fé em Yashua que possibilita isso. Se somos filhos de Abraão pela fé deveríamos ser chamados de “abraanitas” e não israelitas e nem judeu, no entanto, além do sentido espiritual YHVH decidiu organizar a Terra e possibilitar a vinda do Messias e para isso seria necessário viabilizar esse processo para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida, então Jeová forma uma nação através de Abraão, passando por Isaque e Jacó (que mais tarde passa ser Israel) Daí surge o termo Israelitas. O intuito de Jeová em formar uma nação não é excluir as outras é simplesmente dar condições para que seus propósitos possam ser completamente executáveis(Gl 3:28).

YHVH antes de dar a Torah a Moises, Ele já havia feito a promessa a Abraão, portanto os crentes em Jesus são herdeiros da promessa e não da lei (GL 3:8,11,18), pois é pela fé que todos são justificados! O pai Abraão foi o primeiro Judeu da história e por meio da promessa feita a ele todos nós outro somos herdeiros, devemos manter a mesma ou maior comunhão que Abraão manteve com YHVH , para sermos encontrados com os nomes escritos no grande Livro de Deus.

A vida de Abraão nos revela a verdadeira vida em comunhão com Deus, Vemos que Abrão teve dois filhos um derivado de suas emoções pessoais (Ismael) e outro provido pela promessa de Deus (Isaque). Paulo faz uma alegoria contundente a esse respeito, comparando Ismael e Isaque com os dois concertos (Moises e o de Cristo ou seja lei x graça) com isso nos mostra que nós que cremos em Yashua somos filhos da graça portanto oriundo de Isaque , filhos da promessa.(Gl 4:21-31).

Como dito antes Deus para viabilizar o envio do Messias a terra , teve de criar a condição perfeita para esse acontecimento , com isso criou Deus Israel, afim de que através de um povo , através das leis, através da cultura, através da descendência desse povo viesse o cumprimento da promessa a Abraão. Sabemos que para um povo existir é necessária ordem, e para estabelecer essa ordem YHVH criou um código de leis para que através dessas leis o homem pudesse subsistir. Deus cria então a Torah para que o homem pudesse se aproximar de Deus, entretanto a Torah não tinha a função de salvar o homem, apenas demonstrava ao homem como melhor viver (Gálatas 3:19). Então com esse entendimento podemos chegar no ponto crucial da carta de Gálatas que é demonstrar que nenhum cristão precisa mais confiar nos preceitos da antiga aliança mas sim naquilo que Cristo ensina ser a Verdade, ou seja, Ele mesmo! Vejamos como Paulo alertou aos “Insensatos Galatas” a não voltarem aos rudimentos antigos (modo de vida judaico, segundo a velha leí).


“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.”(Gl 3:23)


Paulo é categórico e alega que a lei serviu apenas de aio(Gl 3:24), ou seja de professor, exemplo para que pudéssemos então desenvolver a fé genuína que veio através da manifestação de Jesus.O intuito de Paulo ao escrever aos Gálatas era combater justamente o que alguns fizeram aqui, colocar um jugo de servidão aos cristãos fazendo que eles voltem as coisas a qual Jesus desvencilhou e Paulo mostra isso em Gálatas 5:1

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos

debaixo do jugo da servidão.”



Paulo ao iniciar essa carta começa esboçando que antes de conhecer a Cristo era um dos maiores praticantes da Torah , e um dos mais zelosos religiosos de sua época cumprindo tudo como a leí ordenava (Gal 1:13-14). Porém Paulo percebendo que a superioridade da graça de YHVH era maior que a lei Paulo foi capaz de fazer duras criticas a Pedro e a Barnabé quando esses se faziam de hipócritas sendo uma coisa pela frente e outra pelas costas. Pedro queria que os recém convertidos vivessem como judeus, e Paulo se opôs fervorosamente contra essa imposição. (Gl 2:14), e logo nos dá uma informação valiosa:



“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gal 2:16)



"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," Efesios 2;15


Quando Jesus veio cumprir seu papel de resgatador encontrou o mundo religioso dividido entre Judeus e gentios , e com sua morte redentora reconcilhiou consigo ambas as classes mediante a fé, pergunto: podemos nós nos opormos contra o sacrificio de Jesus? É obvio que não! Se o objetivo do sacrificio de Jesus era unir o homem com Deus , fazendo todos uma só nação, então ninguem é autorizado a desfazer o sacrificio de Jesus, veja o que Paulo disse sobre isso:


Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.(Gálatas 5:2-5)

Atente-se que circuncisão que Paulo fala não era apenas a retirada do prepúcio mas da lei como todo, veja que Paulo fala que foi chamado para pregar para os incircuncisos e Pedro aos circuncisos , isso mostra que se trata daquela divisão que já falamos, de Judeus e gentios. Veja também que Paulo diz que “se alguém deixar circuncidar cumpra toda a Lei” , acho que está mais que claro Paulo mostrou claramente que a Torah não está mais ativa para os Cristãos, o fato de cumprir toda era pesado para os novos convertidos então Paulo tenta mostrar a eles que se for de vigiar um voto vigie toda a Lei....

Deus não faz mais divisão entre Judeus e gentios (Efésios 2:15) segundo a fé, mas é claro existem ainda promessas de Deus em relação ao povo hebreu , é fato incontestável porém todos são participantes da mesma herança. Todos que cumprem a vontade de YHVH são judeus desde sempre , não existe diferença entre judeu e cristão se promulgam a fé genuína!

Meditem:


[“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)
</BLOCKQUOTE>
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qua Set 16, 2009 7:42 pm

Carlão escreveu:Me cadastrei recentemente no Torah Web, e esta é minha primeira postagem.



O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Carlão!!!


Seja bem-vindo ao fórum Torah Web, sua participação é de grande importância para nós.

Este seu tópico foi postado na sala da escatologia mas eu já o direcionei para o local correto, que é nos "Assuntos Gerais".

Carlão escreveu:Sou evangélico há vinte anos, fui convertido do catolicismo. Mas ainda hoje busco a verdade que liberta. Descobri este forum e está sendo de muita valia para minha busca.

Gostaria que pudessem me ajudar na seguinte questão:

Imaginemos aqueles que não são judeus (como eu), nenhuma raiz no judaísmo e ouviram a mesagem de que precisam aceitar Cristo como Senhor e Salvador, como no caso do Eunuco que estudava uma passagem do profeta Isaías e Felipe o ajuda entender do que se tratava e ele decide-se batizar. Então, depois do batismo, o que exatamente esta pessoa deve aprender? Levando-se em conta também tudo que o Novo Testamento ensina, o que mais ele deve aprender? Toda a Torah?


Em primeiro lugar devemos ter em mente que a Biblia como um todo serve de guia para levar o homem a sua redenção, ou seja, a Torah, os profetas e os salmos dão testemunho de Yeshua [Jesus] (Lucas 24:44) e Ele não veio para invalidá-los (Mateus 5:17), mas para os cumprir, e cumprir nunca foi sinônimo de invalidar ou abolir, isto é, todos os dias eu cumpro minha jornada de trabalho, todos os dias os homens nessecitam serem justificados pelo sacrificio de Yeshua porque ainda não estamos imunes ao pecado, que somente é conhecido mediante a Torah (Romanos 7:7).

Pois bem, Yeshua veio substituir o que antes era simbólico (Hebreus cap. 10), por exemplo, a lei do sacrifício (Levitico 7:37 a seguir) que não foi invalidada, mas se tornou plena através do sacrificio de Yeshua [Jesus] e até os dias de hoje esta lei continua vigênte para que tal sacrificio tenha valor e venha surtir efeito na vida do pecador confesso e arrependido. Se a lei do sacrificio foi abolida, o sacrificio de Yeshua foi em vão, pois ao invés de reconciliar os homens a YHWH, ele os afastou quando destruiu a Lei, logo, nossa fé também se torna vã e consequentemente Jesus não é o messias, mas um impostor mentiroso que disse uma coisa e fez outra.

A Torah serve para definir qual a vontade de YHWH para aqueles que decidem O servir, e desejam estar presente no reino ETERNO de seu filho, o nosso messias Yeshua, que virá com propósito de eliminar da terra os impios, pecadores e profanos, ou seja, aqueles que estão debaixo da Torah por causa de seus delitos, ao invés de estarem de acordo com ela, conforme o querer de YHWH, veja Romanos 7:7 e I Timotéo 1:9, ler o contexto do capítulo para melhor compreensão.

A Torah unicamente não tem poderes especiais para justificar o homem, assim como a fé sozinha é morta, logo, tanto a Torah quanto a fé devem estarem unidas e em evidência em nossos atos diários, isso me faz lembrar os versiculos encontrados em Romanos 2:13, Romanos 3:28, Tiago 2:14 a 26.

O propósito da Torah é nos direcionar a uma vida de santificação conforme os padrões divinos e não segundo nossos desejos.



Forte abraço


Xan




O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 889738




Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Carlão Qui Set 17, 2009 2:40 am

Xan e Diego, obrigado pelas postagens ref. minha pergunta.

Xan, a colocação do Diego sobre minha pergunta é também o que tenho entendido, mas como eu disse no começo da postagem, estou procurando apurar com mais precisão aquilo que sempre tive por certo ou como verdade. Não quero defender uma visão por tantos anos e depois vier saber que eu estava errado. Entendo que todos nós temos uma limitação quanto ao entendimento pleno sobre os desígnos de Deus contidos em Sua palavra, mas quanto mais próximo da verdade melhor né.

Então, como conciliar a sua posição em relação a Lei com as passagens que o Diego usa em sua resposta? Por favor, não estou fazendo acariação entre você e o Diego, certo; é que as passagens que ele utiliza, é difícil entender outro cenário que não o colocado por ele, mas é por isso mesmo que peço sua ajuda para tentar entender o outro lado da moeda.

Carlão
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 53

Cidade Cidade : Ribeirão Preto/SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 16/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 17, 2009 3:16 pm

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Brachoto

Carlão escreveu:Xan e Diego, obrigado pelas postagens ref. minha pergunta.

Xan, a colocação do Diego sobre minha pergunta é também o que tenho entendido, mas como eu disse no começo da postagem, estou procurando apurar com mais precisão aquilo que sempre tive por certo ou como verdade. Não quero defender uma visão por tantos anos e depois vier saber que eu estava errado. Entendo que todos nós temos uma limitação quanto ao entendimento pleno sobre os desígnos de Deus contidos em Sua palavra, mas quanto mais próximo da verdade melhor né.

Então, como conciliar a sua posição em relação a Lei com as passagens que o Diego usa em sua resposta? Por favor, não estou fazendo acariação entre você e o Diego, certo; é que as passagens que ele utiliza, é difícil entender outro cenário que não o colocado por ele, mas é por isso mesmo que peço sua ajuda para tentar entender o outro lado da moeda.

Parabens meu irmão Carlão é louvavel a sua postura referente as Escrituras, a sua posição me lembra os irmãos de Bereia, enquanto Paulo lhes ministrava eles atentamente procuravam ouvir e examinar nas Escrituras tudo quanto era falado, continue com esse zela e YHVH irá te ensinar tudo, não há segredos para aqueles a quem YHVH escolhe.

Mano minha interpretação em respeito a esse assunto acho eu que só se difere a do Xam pois o Xam através de seus estudos (diga-se de passagem que não é pouco) chegou a conclusão que os cristãos devem seguir a Torah em todos os preceitos escritos, porém eu encaro como Jesus eu dou sentido nas palavras escritas transformando em espiritual (aquilo que DEus coloca no meu coaração através da comunhão que tenho com Ele). VEja a Torah ensina que os Judeus deveriam fazer seus banheiros fora do arraial, é necessário isso hj? claro que não hj temos banheiros dentro do nosso quarto, entaõ porque Jeová ensinou assim? simples, porque os métodos higiênicos daquela época eram rudimentares, e para manter a saúde dos antigos hedreus YHVH assim os ensinou.
Veja Mano em momento algum eu direi que está errado a visão de Xam a esse aspecto, não há problema algum em se cumprir a Torah, muito pelo contrário faz o bem quem o guarda, mas claro não posso deixar de dizer que não se faz mais necessário se cumprir os mandamentos legais e sim os espirituais aqueles que refletem em amor a DEus e ao próximo.
O Xam falou uma grande verdade quando disse que Jesus não veio anular a lei mas dar todo o sentido a ela e acrescento em suas palvaras que JEsus cumpriu toda a leí se fazendo pecado por nós para que aquela leí nao tivesse o poder de nos condenar, ora se ela não tem poder para nos condenar logicamente também não terá o poder de nos salvar. A fé em JEsus seguido de um arrependimento sincero é a base da salvação. Arrependimento sincero gera boas obras que testifica a verdadeira fé. Podemos dizer que quem guarda a Torah em seus escritos está errado? Vejamos o que diz as Escrituras:

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos" Tiago 2.10

Veja como é grande a responsabilidade de quem quer viver segundo a Torah, porém não é errado, mas de fato é muito dificil.. Veja que o próprio Jesus viveu debaixo da leí e a cumpriu plenamente.
Como eu disse a cima a leí tinha a função de revelar o modo de viver ao homem, com a grande sabedoria de DEus ele educou os Hebreus a viverem de forma que era possivel em suas épocas e hj Deus continua nos ensinando de acordo com o que podemos viver hj, segundo a sua Graça e sua misericordia através de JEsus na atuação e correção de SEu Espírito.

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Carlão Qui Set 17, 2009 4:11 pm

Fala Diego. Foi interessante o comentário seu sobre a lei que regulamentava os judeus fazerem os banheiros fora do arraial, porque era justamente minha próxima pergunta. Todos que respondem aqui no forum sobre a Torah, ou seja, que a Torah deve ser aceita por todas as nações que aceitam Jesus como Senhor e Salvador, que o próprio Jesus cumpriu ( o que aconteceu de fato), enfim todos falam a Torah isso, a Torah aquilo, mas esquecem que a Torah tem 613 normas, ordenanças (não estou certo se é esta quantidade exata) e não é tarefa das mais fáceis separar as categorias. Então, diante disso, como fica a pessoa que aceita Jesus em sua vida, digamos alguém aqui do Brasil que não tem vínculo nenhum com a tradição judaica, como ela vai definir na Torah o que é para ela hoje, o que não é, o que é só para o judeu. Vai precisar de internet no mínimo né. Aliás, a minha pergunta postada foi justamente pensando neste cenário, daí a pergunta "o que, de fato, os gentios deveriam guardar da Torah".
E pensando um pouco naqueles que deixaram os escritos do Novo Testamento, e em especial o apóstolo Paulo que direcionou seu ministério (movido pelo Espírito de Deus) aos gentios, sabendo que eles não possuíam a Torah, não deveriam nós termos instruções bem mais claras no Novo Testamento sobre "como" e "o que" observar na Torah?

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego.

Carlão
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 53

Cidade Cidade : Ribeirão Preto/SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 16/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 17, 2009 7:14 pm

Carlão escreveu:Fala Diego. Foi interessante o comentário seu sobre a lei que regulamentava os judeus fazerem os banheiros fora do arraial, porque era justamente minha próxima pergunta. Todos que respondem aqui no forum sobre a Torah, ou seja, que a Torah deve ser aceita por todas as nações que aceitam Jesus como Senhor e Salvador, que o próprio Jesus cumpriu ( o que aconteceu de fato), enfim todos falam a Torah isso, a Torah aquilo, mas esquecem que a Torah tem 613 normas, ordenanças (não estou certo se é esta quantidade exata) e não é tarefa das mais fáceis separar as categorias. Então, diante disso, como fica a pessoa que aceita Jesus em sua vida, digamos alguém aqui do Brasil que não tem vínculo nenhum com a tradição judaica, como ela vai definir na Torah o que é para ela hoje, o que não é, o que é só para o judeu. Vai precisar de internet no mínimo né. Aliás, a minha pergunta postada foi justamente pensando neste cenário, daí a pergunta "o que, de fato, os gentios deveriam guardar da Torah".
E pensando um pouco naqueles que deixaram os escritos do Novo Testamento, e em especial o apóstolo Paulo que direcionou seu ministério (movido pelo Espírito de Deus) aos gentios, sabendo que eles não possuíam a Torah, não deveriam nós termos instruções bem mais claras no Novo Testamento sobre "como" e "o que" observar na Torah?

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego.

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708...

Poisé Carlão alguns esquecem que a Torah é o agrupamento de toda a Escritura. Alguns diszem ser só o pentateuco (os 5 primeiros livros) , outros dizem ser apenas o decálago (os dez mandamentos), mas eu encaro as Escrituras num modo geral como a Torah! As Escrituras se completam a nova aliança em Yeshua é seguimento da velha aliança com Abraham. Ambas as alianças se interligam e formam o contexto geral de toda a vontade de Deus! só para ilustrar vc deve tbm ter em mente que a história de novo testamento e velho testamento é uma fralde de um rapaizinho chamado Marcião de Siinope que criou esse termo para confundir o Evangelho. Faça o seguinte se pergunte o que é um testamento e quantos pessoas tiveram que morrer para redimir nossos pecados? facilmente vc verá que só existe um Testamento e uma só herança... O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708!


Última edição por Diego em Qui Set 17, 2009 7:32 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 7:25 pm

Diego escreveu:O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Brachoto

Veja a Torah ensina que os Judeus deveriam fazer seus banheiros fora do arraial, é necessário isso hj? claro que não hj temos banheiros dentro do nosso quarto, entaõ porque Jeová ensinou assim? simples, porque os métodos higiênicos daquela época eram rudimentares, e para manter a saúde dos antigos hedreus YHVH assim os ensinou.


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego!


Concordo plenamente que houve mudanças no comportamento humano quanto a higiene, mas isso de maneira nenhuma invalida os mandamentos de YHWH, veja por exemplo a lei referente a lepra.

Coloque um leproso para habitar dentro de sua casa juntamente com sua familia e veja o que acontecerá, logo, a lei continua vigente.

Naquela epoca os leprosos deveriam ficar fora da cidade, hoje em dia eles ficam nos hospitais porem os riscos de contaminação são os mesmos caso haja proximidades entre o enfermo e o são.

A importância da Lei não estava na questão de mandar o doente para fora do arraial, mas sim para ele não estar em contacto direto com a comunidade e cabar transmitindo a enfermidade a outros indivíduos.



Diego escreveu:

Podemos dizer que quem guarda a Torah em seus escritos está errado? Vejamos o que diz as Escrituras:

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos" Tiago 2.10

O contexto deste versiculo refere-se ao fato dos individuos acharem que somente a observancia da lei tornava o individuo justificado , logo, se vc quer ser justificado unicamente pela Lei, então que a cumpra sem tropeçar num só ponto.

O texto não está dizendo para deixarmos de cumpri-la, como vc tentou demonstrar segundo a visão teológica cristã.

Leia por favor o capitulo 2 inteiro e verás que no versiculo 8 e 9 o escritor recomenda a observância do segundo principal mandamento da Torah e depois informa o que acontecerá com os que fazem acepção de pessoas.

Dos versiculos 14 ao 26 o escritor deixa claríssimo que somente a fé não vai resolver o problema dos crentes, caso suas obras não estejam em conformidade com a Torah.


Diego escreveu:“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)

O contexto deixa claro que o " estar debaixo da lei " é continuar nas praticas pecaminosas segundo o desejo da carne.

A função do Espirito é convencer o homem do pecado, da justiça e do juizo, (João 16: 8) fatores fundamentados na Torah.
Como que o Espirito Santo vai convencer o homem do pecado se a lei (Romanos 7:7) que revela o pecado não estiver vigente?
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 7:33 pm

Carlão escreveu:Xan e Diego, obrigado pelas postagens ref. minha pergunta.

Xan, a colocação do Diego sobre minha pergunta é também o que tenho entendido, mas como eu disse no começo da postagem, estou procurando apurar com mais precisão aquilo que sempre tive por certo ou como verdade. Não quero defender uma visão por tantos anos e depois vier saber que eu estava errado. Entendo que todos nós temos uma limitação quanto ao entendimento pleno sobre os desígnos de Deus contidos em Sua palavra, mas quanto mais próximo da verdade melhor né.

Então, como conciliar a sua posição em relação a Lei com as passagens que o Diego usa em sua resposta? Por favor, não estou fazendo acariação entre você e o Diego, certo; é que as passagens que ele utiliza, é difícil entender outro cenário que não o colocado por ele, mas é por isso mesmo que peço sua ajuda para tentar entender o outro lado da moeda.


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Carlão!!!

Pode deixar que eu irei re-explicar os textos utilizado pelo irmão Diego sem contradizer os proprios escritores e o contexto geral biblico.


Fique atento aqui no tópico que logo logo eu postarei os comentários.


Abração
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 17, 2009 8:40 pm

Paz a todos...

Veja Xam ... não estou aqui para fazer guerra de versículos... já disse aqui que quem guarda a leí em todos os escritos, continue fazendo pois boa coisa o faz... só nao vejo mais utilidade e isso é comprovado pelas Escrituras.. Xam YHVH sabe das motivações que seguem em vosso coração, Ele é sábio o suficiente para saber o que te motiva a creer dessa forma. Mas eu não vejo necessidade em voltar matar carneirinho , passarinhos , apedrejar meu filho se ele nao quiser servir a YHVH, meter bala nas prostitutas rsrsrs, casar com a mulher de meu irmão se ele morrer(ainda bem que não tenho irmão vai que ele tem mal gosto kkk). As reais leís morais de Deus se regulamentam no amor, o amor a YHVH e ao próximo, se formos guiados por esse sentimento tudo dará certo, pois foi assim que o Rabino Yeshua ensinou. Veja vc que belo exemplo Yeshua nos deu dando vida a leí escrita colocando acima de tudo o amor quando Ele livrou a prostituta da ira humana, quando tocou num morto para curar, quando falou do sábado mostrando o verdadeiro sentido dele, enfim temos que espiritualizar as Escrituras e termos a direção de Deus através de seu ESpirito para nos guiar hj e sempre.. Paz a todos.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 9:59 pm

Diego escreveu:Paulo faz uma alegoria contundente a esse respeito, comparando Ismael e Isaque com os dois concertos (Moises e o de Cristo ou seja lei x graça) com isso nos mostra que nós que cremos em Yashua somos filhos da graça portanto oriundo de Isaque , filhos da promessa.(Gl 4:21-31).

Em primeiro lugar gostaria de informar que os que ensinam que Hagar simboliza a Torah estão redondamente enganados, pois YHWH não deu uma lei que determinasse que os homens vivessem em pecado, mas sim que eles soubessem qual o desejo do Eterno em relação ao povo escolhido e quais procedimentos este povo deveriam ter para servirem de exemplos para as nações.

Vejam que no contexto do proprio capitulo (vers. 25) o escritor compara a cidade de Jerusalem e seus filhos, com HAGAR e Sinai, referindo-se a desobediência, afinal de contas Avraham desobedeceu a voz de YHWH dando ouvidos a Sarah e gerando um filho do pecado com Hagar, e infelizmente meus irmãos judeus além de não cumprirem corretamente com as determinaçoes de YHWH, ainda lhes falta fé muitas vezes por serem manipulados a se desviarem dos caminhos do Eterno.


<blockquote>
Deus cria então a Torah para que o homem pudesse se aproximar de Deus, entretanto a Torah não tinha a função de salvar o homem, apenas demonstrava ao homem como melhor viver (Gálatas 3:19). Então com esse entendimento podemos chegar no ponto crucial da carta de Gálatas que é demonstrar que nenhum cristão precisa mais confiar nos preceitos da antiga aliança mas sim naquilo que Cristo ensina ser a Verdade, ou seja, Ele mesmo! Vejamos como Paulo alertou aos “Insensatos Galatas” a não voltarem aos rudimentos antigos (modo de vida judaico, segundo a velha leí).


“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.”(Gl 3:23)



O apostolo Paulo não escreveu a carta aos Galatas com o intuito de ensinar que os mesmos deveriam deixar de observar a Torah, muito pelo contrario, ele demonstrou que a Torah deveria continuar a ser observada, porem não de forma legalista ou tradicionalmente sem o teor da Fé pois tais cidadãos se deixaram levar pelo legalismo e o ponto primordial chamado fé estava sendo sufocado, seria algo mais ou menos parecido com aqueles crentes domingueiros que acham que estao salvos porque dao ofertas, acreditam em Yeshua, mas se omitem em outros pontos da lei quanto a ajuda aos nescessitados, orfãos, viuvas, .... ou ..... fazem tudo isso para mostrarem suas "obras piedosas" para os irmãos lá da igreja.

Existe uma enorme diferença entre observar a Torah porque reconhecemos que YHWH assim o deseja e nossa obediência é fruto do amor que temos por ele, reconhecendo que, mesmo não sendo dignos, recebemos as misericordias e graça do Eterno mediante ao envio de seu Unigenito, segundo o testemunho da Torah, Salmos e profetas para nos redimir e justificar dos delitos que praticamos contra o querer do Altissimo expressado em sua Lei, em relação a observância tradicional baseados em nossos patriarcas que assim o faziam porque eles amavam e criam em YHWH.

Eu nao posso observar a Torah porque o rabino me disse que é o certo, mas sim porque eu amo a YHWH e um dia decidi andar em seus caminhos.

Paulo é categórico e alega que a lei serviu apenas de aio(Gl 3:24), ou seja de professor, exemplo para que pudéssemos então desenvolver a fé genuína que veio através da manifestação de Jesus.O intuito de Paulo ao escrever aos Gálatas era combater justamente o que alguns fizeram aqui, colocar um jugo de servidão aos cristãos fazendo que eles voltem as coisas a qual Jesus desvencilhou e Paulo mostra isso em Gálatas 5:1

E a lei continua servindo até hoje como um GUIA / TUTOR para levar os pecadores ao conhecimento e arrependimento de seus pecados e consequentemente ao sacrificio de Yeshua para remissao dos mesmos, e tal sacrificio continua válido mediante a vigencia da lei dos sacrificios agora em sua plenitude.

Novamente tenho que mencionar que Paulo era unicamente contra a observancia legalista da Torah, fator que nao serve para justificação de ninguém, ou seja, tal observância deve ser uma consequência do amor que temos por YHWH, e não um STATUS.

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”


Realmente, o STAUTUS gera escravidão, pois fazem as coisas para serem vistos e não como consequencia do verdadeiro amor e fé a Adonai.


Paulo ao iniciar essa carta começa esboçando que antes de conhecer a Cristo era um dos maiores praticantes da Torah , e um dos mais zelosos religiosos de sua época cumprindo tudo como a leí ordenava (Gal 1:13-14). Porém Paulo percebendo que a superioridade da graça de YHVH era maior que a lei Paulo foi capaz de fazer duras criticas a Pedro e a Barnabé quando esses se faziam de hipócritas sendo uma coisa pela frente e outra pelas costas. Pedro queria que os recém convertidos vivessem como judeus, e Paulo se opôs fervorosamente contra essa imposição. (Gl 2:14), e logo nos dá uma informação valiosa:

Se essa interpretação é verdadeira, então me mostre na Torah onde está os mandamentos que dão respaldos par as praticas de Paulo quanto a perseguição que faziam aos fieis e crentes em Yeshua, vamos lá, eu desafio TODOS os bachareis (no mundo) em teologia cristã a me mostrarem.

Se a propria Lei, profetas e salmos davam testemunhos de Yeshua, como pode esta mesma lei permitir a persequição daqueles que criam nela, ou seja, YHWH deu uma lei que ia contra ela mesma e contra Seus principios????


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Icon_scratch Éééééé ruin heim!!!!!


Precisam estudar mmmmuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttoooooooo.....





“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gal 2:16)

Exatamente, ninguem será justificado pela lei por simplesmente questão de legalidade e status, porém na carta de TIAGO capitulo 2 vemos que a fé, unicamente, também nao resolve os problemas de ninguém caso não seja acompanhada pelas obras da Torah. Leiam o capitulo inteiro, por favor.

Aqueles que querem ser justificados somente pela fé estao no mesmo barco dos que querem ser justificados unicamente pela Torah, ou seja, suas ideologias nao passam de legalidades e status.


"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," Efesios 2;15



Exatamente, este texto demonstra que a Torah nao deve mais ser observada somente pelos judeus, como muitos alegam, mas sim por todos aqueles que foram enxertados na comunidade de Israel (leia os versiculos anteriores do capitulo 2 de Efesios) e tornaram UM SÓ POVO e para melhor entender, acessem o link abaixo:

https://torahweb.forumbrasil.net/xan-f20/judeus-e-gentios-t209.htm


Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.(Gálatas 5:2-5)


Este versiculo novamente faz menção a observancia de um mandamento apenas por legalidade e status, mas nao podemos nos esquecer que o proprio Paulo circuncidou a TIMOTEO (Atos 16:3), agora pergunto para os bachareis em teologia, e gostaria de ver se pelo menos um me responde:

Paulo circuncidou Timóteo e acabou incriminando-o no texto dele mesmo escrito Galatas 5: 2-5?

Ah!!! Ja sei, vocês vao querer me dizer que Timoteo era filho de mãe judia e tinha um monte de judeus ali de olho, né?

Pois é, mas não se esqueçam que da mesma forma isso não justifica pois, segundo voces apresentam em suas "interpretâncias", o texto escrito por Paulo em Galatas 5: 2; 5 demonstra que o sujeito que deixasse se circuncidar já era, perdeu a salvação, logo, a impressao que fica é que Paulo mais uma vez se contradisse e como consequencia mandou Timoteo pro inferno.


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Icon_rolleyes

Deus não faz mais divisão entre Judeus e gentios (Efésios 2:15) segundo a fé, mas é claro existem ainda promessas de Deus em relação ao povo hebreu , é fato incontestável porém todos são participantes da mesma herança. Todos que cumprem a vontade de YHVH são judeus desde sempre , não existe diferença entre judeu e cristão se promulgam a fé genuína!

O Eterno nunca fez divisão entre judeus e gentios, basta voce dar uma melhor estudadinha nas Escrituras e ver que a Torah foi entregue aos israelitas e tambem aos povos que sairam juntamente com eles do Egito, ou seja, uma lei para todos, independente de serem israelitas ou não, lembrando que todos que viessem participar da comunidade de Israel deveriam seguir os mesmas observancias determinadas por YHWH, MAS NAO DE FORMA LEGALISTA, por favor, entendam bem isso!!!




“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)


Este versiculo ja expliquei segundo o seu contexto, basta ver no post anterior que eu escrevi ao irmão Diego.




Abraçao a todos



Xan



O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 984385
</blockquote>


Última edição por Xan em Qui Set 17, 2009 10:10 pm, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 10:06 pm

Diego escreveu:Paz a todos...

Veja Xam ... não estou aqui para fazer guerra de versículos... já disse aqui que quem guarda a leí em todos os escritos, continue fazendo pois boa coisa o faz... só nao vejo mais utilidade e isso é comprovado pelas Escrituras.. Xam YHVH sabe das motivações que seguem em vosso coração, Ele é sábio o suficiente para saber o que te motiva a creer dessa forma. Mas eu não vejo necessidade em voltar matar carneirinho , passarinhos , apedrejar meu filho se ele nao quiser servir a YHVH, meter bala nas prostitutas rsrsrs, casar com a mulher de meu irmão se ele morrer(ainda bem que não tenho irmão vai que ele tem mal gosto kkk). As reais leís morais de Deus se regulamentam no amor, o amor a YHVH e ao próximo, se formos guiados por esse sentimento tudo dará certo, pois foi assim que o Rabino Yeshua ensinou. Veja vc que belo exemplo Yeshua nos deu dando vida a leí escrita colocando acima de tudo o amor quando Ele livrou a prostituta da ira humana, quando tocou num morto para curar, quando falou do sábado mostrando o verdadeiro sentido dele, enfim temos que espiritualizar as Escrituras e termos a direção de Deus através de seu ESpirito para nos guiar hj e sempre.. Paz a todos.



O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 irmao Diego



Infelizmente voce fala de coisas que não entende e acha que os atos de Yeshua contrariavam a Torah.

Se Yeshua transgrediu a Torah em algum instante, tenha-o como um impostor, mentiroso e esqueça sua fé, caso contrário, reveja seus conceitos.


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 21125
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 17, 2009 10:34 pm

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 irmao Diego


Xan disse:
Infelizmente voce fala de coisas que não entende e acha que os atos de Yeshua contrariavam a Torah.

Se Yeshua transgrediu a Torah em algum instante, tenha-o como um impostor, mentiroso e esqueça sua fé, caso contrário, reveja seus conceitos.

Bem xam acho que quem não entendeu foi vc .. quando eu disse que JEsus contrariou a Torah? O que eu disse amado é que Jesus demonstrou um amor ao extremo e deu verdadeiro sentido a leí, porque se vc observar o relato da história da prostituta todos queriam apedreja-la pois era exatamente isso que a leí mandava, e Jesus não foi contra a leí, ele usou de misericordia e empatia com aquela pecadora e a livrou de seus acusadores demonstrando amor incondicional... vc sabe bem que tocar em morto é algo que Deus sempre abominou... mas porque? simples era simplesmente a questão de livrar ao que tocassem de contrair alguma doença, veja que Jesus tocou .. mas para que ? para demonstrar amor fazendo reviver.... e para fechar o que Jesus falou sobre as ovelhinhas que se perdem no sábado? bem querido praticar o amor não é descumprir leí alguma , pelo contrario é cumpri-la de forma perfeita... Jesus é unico que cumpriu toda a leí.. Jesus seria o único dentre aquela multidão que poderia atirar pedras naquela prostituta porém não o fez, porque ao invés de levar ao pé da letra a leí Ele usou a maneira correta de interpretar a leí que foi usando de amor para resolver o caso... O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 11:25 pm

Diego escreveu:O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 irmao Diego


Bem xam acho que quem não entendeu foi vc .. quando eu disse que JEsus contrariou a Torah? O que eu disse amado é que Jesus demonstrou um amor ao extremo e deu verdadeiro sentido a leí, porque se vc observar o relato da história da prostituta todos queriam apedreja-la pois era exatamente isso que a leí mandava, e Jesus não foi contra a leí, ele usou de misericordia e empatia com aquela pecadora e a livrou de seus acusadores demonstrando amor incondicional...


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708

Bom... em primeiro lugar devemos esclarecer que a mulher adultera não foi livrada por questões de demonstração de amor, mas Yeshua estava dando o troco na armadilha que tentaram fazer ele cair (João 8:6), ou seja, ele foi claro ao dizer, "Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra" (Joao 8:7).

Nenhum dos acusadores e muito menos Yeshua poderiam aplicar sentença alguma naquele caso por diversos motivos, e um dos maiores era a ausência do homem que tambem cometeu o delito, que, de acordo com a Torah, ambos deveriam primeiramente serem julgados e posteriormente seria aplicada a penalidade que era iniciada pelos acusadores, que no caso não era Yeshua e sim os que criaram a armadilha, outro mandamento que aqueles acusadores transgrediram foi o que proibe o indivíduo conspirar contra a vida do próximo, poderei citar muito mais se for o caso.


vc sabe bem que tocar em morto é algo que Deus sempre abominou... mas porque? simples era simplesmente a questão de livrar ao que tocassem de contrair alguma doença, veja que Jesus tocou .. mas para que ? para demonstrar amor fazendo reviver....

Não se esqueça que o sacerdote ou sumo-sacerdote tinham permissão para tocarem num morto caso fosse necessário, e voce deve saber que Yeshua sempre foi o sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, não é mesmo?


... e para fechar o que Jesus falou sobre as ovelhinhas que se perdem no sábado?


E o que a Torah diz sobre elas?

Onde está escrito a proibição na Torah quanto aos animais que caem num buraco, etc..?




Jesus seria o único dentre aquela multidão que poderia atirar pedras naquela prostituta porém não o fez, porque ao invés de levar ao pé da letra a leí Ele usou a maneira correta de interpretar a leí que foi usando de amor para resolver o caso... O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708


hehehe, ja lhe mostrei que não foi bem assim como te ensinaram, basta ler o contexto de João 8 e ter um conhecimento básico da Torah para poder compreender realmente o que se passou, sem precisar inventar.


Ah!!!! Se quiser eu tambem posso lhe provar na Torah que colher espigas com as mãos como faziam os discipulos, sem utilizar ferramentas, era PERMITIDO, logo, este texto tambem nao vale para tentar invalidar o mandamento referente ao shabat.



Abração


Xan
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 17, 2009 11:34 pm

Bem Xam acho que vc ainda continua sem entender... mas não vou ficar trocando figurinhas, meu album está completo, quero te dizer só uma coisa.. YHVH amou o mundo e sua leí sempre vai ser o amor e ponto!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 17, 2009 11:52 pm

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diegão


Eu entendi muito bem o que vc sugeriu, porem demonstrei que as coisas não são bem como lhe ensinaram, a não ser que voce discorde do contexto de Joao 8 que mostra que o caso da adultera era uma armadilha, ou que a Torah proibe no shabat o auxilio aos animais em apuros ou que o sacerdote ou sumo-sacerdote não poderiam em momento algum tocar num morto, aí é com você!!!

Concordo plenamente que os principais mandamentos da Torah são os dois basicos encontrados em Deuteoronomio 6:5 e Levítico 19:18 que Yeshua enfatizou diversas vezes.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Set 18, 2009 1:43 pm

PAz Xam..
Mesmo sem concordar com vc, gostaria de agradecer o tempo dispensado por vc na tentativa de ajudar, mas quem me ensinou é digno de toda honra e toda Glória, então é fato sem contextação. Saíba Xam que eu entendo claramente que João 8 era uma tentativa desenfreada de fazer o Messias cair no erro, tbm bem sei que Jesus como Sumo Sacerdode da linhagem de Melquiseque poderia tanto entrar no Santo dos Santos como tbm tocar em mortos.. mas a questão é que naquele momento os contemporaneos de Yeshua não sabiam dessa condição do Ungido (como sumo sacerdote) isso poderia culminar com sua cruxificação de forma precoce, porém Jesus não levou isso em consideração , colocou o amor em ação e restaurou a vida daquela jovem! Em João 8 ao contrario do que vc falou , Jesus poderia sim julgar aquela moça , Ele era o único em todo o universo, que YHVH criou, que poderia e pode julgar qualquer um e em qualquer situação. Será que Yeshua no dia do grande juizo vai ficar fazendo acariações? claro que não. O Tipo de julgamento ensinado na Torah é para os homens, para que se possa chegar o mais proximo possível da sentença perfeita, YHVH ou Yeshua é o Espirito da Verdade que tudo vê e tudo sabe!
A grande questáo Xam é que eu não vou sacrificar cordeirinhos e nem passarinho ou qualquer animal, porque Jesus é o sacrificio perfeito. Eu não vou me casar com a viuva do meu irmão porque segundo as leis do meu país isso é poligamia e é crime, eu tbm não vou atirar pedras em prostitutas porque no meu país isso seria homicidio ou no mínimo lezão corporal, eu tbm não mataria meu filho por não seguir a YHVH, faria todo o possível para reverter o quadro, mas jamais o obrigaria a nada, Eu não preciso construir um banheiro fora dos limites da minha cidade pois eu conheço metodos eficientes de higiene que me garatem poder dormir em cima de um sanitário, eu não vou ficar temendo um migrador ou devorador sobre as minhas finanças se eu não for dizimista, porque me foi dado toda autoridade no nome de Jesus por meio da fé que gera boas obras, tbm não preciso usar tsitsit porque o Nome de YHVH está gravado nas tábuas do meu coração. Por essas e outras cada dia mais estudo sobre a Torah (que para vc é o pentateuco e para mim todas as Escrituras) para poder chegar a estatura de varão perfeito e mente de Cristo e não cair no erro de interpretar arbitrariamente as vontades de YHVH que são baseadas no AMOR!

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 brachoto!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Sex Set 18, 2009 3:46 pm

Diego escreveu:PAz Xam..
Mesmo sem concordar com vc, gostaria de agradecer o tempo dispensado por vc na tentativa de ajudar, mas quem me ensinou é digno de toda honra e toda Glória, então é fato sem contextação. Saíba Xam que eu entendo claramente que João 8 era uma tentativa desenfreada de fazer o Messias cair no erro, tbm bem sei que Jesus como Sumo Sacerdode da linhagem de Melquiseque poderia tanto entrar no Santo dos Santos como tbm tocar em mortos.. mas a questão é que naquele momento os contemporaneos de Yeshua não sabiam dessa condição do Ungido (como sumo sacerdote) isso poderia culminar com sua cruxificação de forma precoce, porém Jesus não levou isso em consideração , colocou o amor em ação e restaurou a vida daquela jovem!


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego!


Ok.



Diego escreveu:Em João 8 ao contrario do que vc falou , Jesus poderia sim julgar aquela moça , Ele era o único em todo o universo, que YHVH criou, que poderia e pode julgar qualquer um e em qualquer situação.

Yeshua poderia até julgar de forma natural baseado nas atitudes daquela moça, porém Yeshua não tinha autorização da Lei que o proprio YHWH determinou para iniciar a aplicação da penalidade, pois foi como eu te disse, existem ordem na Torah.

Será que Yeshua no dia do grande juizo vai ficar fazendo acariações? claro que não. O Tipo de julgamento ensinado na Torah é para os homens, para que se possa chegar o mais proximo possível da sentença perfeita, YHVH ou Yeshua é o Espirito da Verdade que tudo vê e tudo sabe!

Corretamente, por isso a Torah continua vigente e em sua total plenitude.

Diego escreveu:A grande questáo Xam é que eu não vou sacrificar cordeirinhos e nem passarinho ou qualquer animal, porque Jesus é o sacrificio perfeito.

Lógico, por isso que os sacrificios de animais eram simbolicos, e agora o que foi substituido foi o tipo de sacrificio, ao invés da abolição de tal lei específica.

Leia o capitulo 10 de Hebreus.

Eu não vou me casar com a viuva do meu irmão porque segundo as leis do meu país isso é poligamia e é crime,

Esta determinação da lei poderia não ser observada, caso o irmão do falecido não aceitasse, de uma procuradinha la na Torah que vc acha.

Outrossim, YHWH não deu permissão a poligamia, fator este ser bem diferente do que o Eterno permitiu.

eu tbm não vou atirar pedras em prostitutas porque no meu país isso seria homicidio ou no mínimo lezão corporal,

Nem naquela epoca nao deveriam sair apedrejando uns aos outros.

eu tbm não mataria meu filho por não seguir a YHVH, faria todo o possível para reverter o quadro, mas jamais o obrigaria a nada,

Interessante, mas voce acha lindo YWHW ter matado o filho inocente dele por causa de seus pecados e ainda não ensinam os proprios filhos valorizarem tal sacrificio, de forma que acabam o menosprezado porque insistem em premanecer numa vida pecaminosa contra os principios de YHWH descritos na Torah.

Por essas e outras cada dia mais estudo sobre a Torah (que para vc é o pentateuco e para mim todas as Escrituras) para poder chegar a estatura de varão perfeito e mente de Cristo e não cair no erro de interpretar arbitrariamente as vontades de YHVH que são baseadas no AMOR!


Aí que você se engana meu caro, até porque eu nunca disse isso e ainda por cima o proprio Yeshua se referiu aos Salmos como Lei, confira Joao 10:33, 34 com Salmos 82:6.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Set 18, 2009 4:25 pm

Xam disse:"Aí que você se engana meu caro, até porque eu nunca disse isso e ainda por cima o proprio Yeshua se referiu aos Salmos como Lei, confira Joao 10:33, 34 com Salmos 82:6.

Veja querido longe de mim querer ser o dono da verdade... Mas vc está euivocado em dizer que Yeshua se referiu ao Salmos como parte da leí... Certamente João 10:33-35 faz sim conotação aos salmos, que por sua vez faz referencia a Exodo 4:16 e 7:1 portanto o que Jesus se referia era exatamente a passagem de Exodo demonstrando que aqueles que cumprem as vontades de DEus são um com Ele. Então maninho Salmos não faz parte da leí mosaica, porque em outra parte das Escrituras (Galatas) YHVH deixa claro que a leí foi dada a um medianeiro e esse foi Moises e não Asafe escritor do Salmos que apenas fez referência as passagens de Exodo alegando que pessoas comuns podem ser chamadas de deus, assim como Moises foi chamado. O que Jesus usou foi a leí e não o Salmos, mas claro o salmos esclarece bem todo o conceito!

Xan disse: Interessante, mas voce acha lindo YWHW ter matado o filho inocente dele por causa de seus pecados e ainda não ensinam os proprios filhos valorizarem tal sacrificio, de forma que acabam o menosprezado porque insistem em premanecer numa vida pecaminosa contra os principios de YHWH descritos na Torah
.

De fato Xan, acho lindo sim, pois foi a maior prova de amor qie YHVH poderia ter nos dado, se encarnar e morrer por nós. E quem disse que não ensino meu filho os caminhos do Eterno? GRaças a Deus esse não é o meu caso, mas se lá na frente ele resolver abandonar o primeiro amor devo mata-lo ? As leís mosaicas nos dão essa direção, devo segui-las? Cada um tem o direito de seguir o que bem entender, assim como cada um escolhe o que quer cada um tbm receberá de Yeshua o que merecer!
shalomO que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 157418
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Alex_Maciel Sáb Set 19, 2009 11:33 am

Ola a todos.
Este é meu primeiro post, tenho lido por um tempo os comentarios e estava tomando um pouco de coragem para começar a escrever.
Sou cristão, batizado e vindo de igreja batista.
Espero poder aprender bastante com voces, alias, pretendo mais ler do que escrever, acho preferivel aprender do que argumentar, e creio que serão poucas as fazes que farei isso.

só para ilustrar vc deve tbm ter em mente que a história de novo testamento e velho testamento é uma fralde de um rapaizinho chamado Marcião de Siinope que criou esse termo para confundir o Evangelho.

Bom, tenho escutado por anos sobre novo/velho testamento; hoje eu encaro a Biblia como a palavra de D'us, unicamente, sem fazer distinção de novo e velho testamento, pois D'us é imutavel, e Sua Palavra tambem.
Por esse ponto, concordo com o Xan, nós cristãos, a partir do momento que aceitamos a Cristo, deixamos de ser gentios e passamos a integrar o povo de D'us, e assim sendo, creio que as leis recaem sobre nós tambem.
Com essa linha de pensamento tenho feito um grande esforço para conseguir cumprir com Suas Leis, mas sinto que muitas vezes tenho fracassado, sendo que me falta ainda instrução e cooperação de familiares e demais que me cercam (cansei de ser taxado de louco por tentar agir assim) rs.

Tenham todos um bom final de semana
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Sáb Set 19, 2009 12:45 pm

Diego escreveu:
Xam disse:"Aí que você se engana meu caro, até porque eu nunca disse isso e ainda por cima o proprio Yeshua se referiu aos Salmos como Lei, confira Joao 10:33, 34 com Salmos 82:6.

Veja querido longe de mim querer ser o dono da verdade... Mas vc está euivocado em dizer que Yeshua se referiu ao Salmos como parte da leí... Certamente João 10:33-35 faz sim conotação aos salmos, que por sua vez faz referencia a Exodo 4:16 e 7:1 portanto o que Jesus se referia era exatamente a passagem de Exodo demonstrando que aqueles que cumprem as vontades de DEus são um com Ele. Então maninho Salmos não faz parte da leí mosaica, porque em outra parte das Escrituras (Galatas) YHVH deixa claro que a leí foi dada a um medianeiro e esse foi Moises e não Asafe escritor do Salmos que apenas fez referência as passagens de Exodo alegando que pessoas comuns podem ser chamadas de deus, assim como Moises foi chamado. O que Jesus usou foi a leí e não o Salmos, mas claro o salmos esclarece bem todo o conceito!

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708

Acontece coleguinha, que dentro do contexto judaico, o TANACH é considerado Torah pois está totalmente fundamentado nas leis, e Yeshua sabia muito bem disso porque Ele é judeu, descendente de David e ainda rav (mestre) e finalmente sumo-sacerdote, logo, o conceito de Yeshua não era segundo as interpretações cristãs pós catolicismo e reforma luterana, que nem sequer existiam naquela época.


O Salmo 1 já inicia fundamentado na Torah.




Diego escreveu:
Xan disse: Interessante, mas voce acha lindo YWHW ter matado o filho inocente dele por causa de seus pecados e ainda não ensinam os proprios filhos valorizarem tal sacrificio, de forma que acabam o menosprezado porque insistem em premanecer numa vida pecaminosa contra os principios de YHWH descritos na Torah
.

De fato Xan, acho lindo sim, pois foi a maior prova de amor qie YHVH poderia ter nos dado, se encarnar e morrer por nós. E quem disse que não ensino meu filho os caminhos do Eterno? GRaças a Deus esse não é o meu caso, mas se lá na frente ele resolver abandonar o primeiro amor devo mata-lo ? As leís mosaicas nos dão essa direção, devo segui-las? Cada um tem o direito de seguir o que bem entender, assim como cada um escolhe o que quer cada um tbm receberá de Yeshua o que merecer!
shalomO que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 157418



Se você não o fizer, o Eterno fará, pois está escrito:

Palavras de Yeshua

Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse temei.

Lucas 2:4; 5




Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Xan Berg Sáb Set 19, 2009 1:07 pm

Alex_Maciel escreveu:Ola a todos.
Este é meu primeiro post, tenho lido por um tempo os comentarios e estava tomando um pouco de coragem para começar a escrever.
Sou cristão, batizado e vindo de igreja batista.
Espero poder aprender bastante com voces, alias, pretendo mais ler do que escrever, acho preferivel aprender do que argumentar, e creio que serão poucas as fazes que farei isso.


O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 caro amigo e irmão Alex_Maciel

Seja bem-vindo ao fórum.

Seus argumentos e questionamentos serão uteis e servirão para reflexão de todos, fique a vontade para participar conosco e expor seus estudos e conclusões.


Alex_Maciel escreveu:Bom, tenho escutado por anos sobre novo/velho testamento; hoje eu encaro a Biblia como a palavra de D'us, unicamente, sem fazer distinção de novo e velho testamento, pois D'us é imutavel, e Sua Palavra tambem.
Por esse ponto, concordo com o Xan, nós cristãos, a partir do momento que aceitamos a Cristo, deixamos de ser gentios e passamos a integrar o povo de D'us, e assim sendo, creio que as leis recaem sobre nós tambem.
Com essa linha de pensamento tenho feito um grande esforço para conseguir cumprir com Suas Leis, mas sinto que muitas vezes tenho fracassado, sendo que me falta ainda instrução e cooperação de familiares e demais que me cercam (cansei de ser taxado de louco por tentar agir assim) rs.

Tenham todos um bom final de semana


Prezado amigo, YHWH é perfeito e justo que, mesmo sabendo da complexidade da Torah, Ele pensou e aplicou um metodo no qual beneficiaria o homem caso viesse cometer alguma falta, ou seja, ele criou a Lei dos sacrificios que por um período de tempo esteve vigente temporariamente através dos sacrificios simbolicos de animais até que viesse o tempo deste simbolismo sair de cena para a lei alcançar sua plenitude através do sacrificio de Yeshua, que invalidou o simbolismo, e não a Torah.

A beleza não está somente em sermos perfeitos, mas sim em sermos humildes e reconhecer que não somos prefeitos, mas desejamos cada minuto nos aperfeiçoar segundo o querer de YHWH, sendo assim faço das palavras do salmista as minhas:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1: 1; 2
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Set 19, 2009 2:54 pm

Alex_Maciel escreveu:Por esse ponto, concordo com o Xan, nós cristãos, a partir do momento que aceitamos a Cristo, deixamos de ser gentios e passamos a integrar o povo de D'us, e assim sendo, creio que as leis recaem sobre nós tambem.

VC está certo irmão ALex_maciel em concordar com o Xam nesse aspecto, apartir do momento que resolvemos obedecer a YHVH suas leís recaem sobre nós, mas o que temos que entender qual é a leí de DEus e como interpreta-la. Já citei aqui vários exemplos das leís que não fazem sentido algum em meio a outras culturas se interpretados ao pé da letra, sem que usemos o Espirito de Deus para nos revelar o verdadeiro sentido delas.

II Cor. 3:14: “Mas os seus sentidos foram endurecidos. Porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento (velha aliança), o qual foi por Cristo abolido (Abolir significa: “Revogar, anular, extinguir, suprimir”). Então surge a pergunta: Ficamos sem Lei? Podemos fazer o que quisermos? A resposta é: Negativo, não ficamos sem Lei, mas recebemos junto com o novo pacto uma lei mais tremenda e superior (Hb.8:6)
Leiamos em Romanos capítulo 8:2 “Porque a Lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da Lei do pecado e da morte”. Aleluia! A nossa nova Lei é a do Espírito de Vida, pois que anda no Espírito não entra em condenação (Rm.8:1), estamos na Graça – na Dispensação do Espírito Santo, leiamos: “Como não será de maior glória o ministério do Espírito”(IICor.3:8). Lá em romanos nos fala de uma lei, a do pecado e da morte (Rm.8:2), vejamos que lei é esta. “O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento(nova aliança), não da Letra(lei), mas do espírito; porque a letra(lei) mata e o espírito vivifica.. E, se o ministério da morte, gravado em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória(passageira), como não será maior glória o ministério do espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. Porque, se o que era transitório foi para a glória, muito mais é em glória o que permanece”Então, de acordo com Paulo, qual era o ministério da morte? Paulo diz que era o gravado nas tábuas dada a Moisés, ou seja, o Apóstolo mais requisitado da Bíblia esta afirmando que a Lei dada no monte Sinai era o ministério da morte e transitório(passageiro). Por isso nos é deixado claro que a Graça é outra coisa, é a realidade da sombra. Vejamos: “Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados (sabbaton, referindo-se ao sétimo dia), que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17)

VEJA QUERIDO: SE O HOMEM É CAPAZ DE INTERPRETAR A LEÍ DE FORMA PERFEITA PRA QUE PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO? SE ESTAMOS VIVENDO SOBRE A ANTIGA ALIANÇA PORQUE YHVH NOS FEZ UMA NOVA?

se a antiga aliança é apenas uma sombra fica claro que não é a mesma coisa, posso dizer que minha sombra sou eu? posso dizer que minha imagem refletida no espelho sou eu? claro que não, ambas são projeções da minha imagem, porem apenas se parecem comigo mas não contem miha essência e assim foi com a leí dada ao medianeiro Moises apenas uma sombra da glória infinita da leí dada pelo Espírito Vivificante.

A leí dada a Moises era apenas uma sombra, ou seja uma réplica da glória de Deus que se manisfesta em nós com o Seu Espirito nos dando o correto entendimento sobre suas vontades relatadas nas escrituras. Fique claro que o Espírito de Deus não anda soprando no ouvido das pessoas o que se deve fazer, Ele nos ajuda a interpretarmos as vontades Dele através do que aprendemos com Sua Palavra.
Como já disse aqui as Escrituras não condenam quem se baseia exclusivamente nas leís mosaicas para viver, porém deixa claro que quem assim o faz deve cumpir toda sem tropeçar em nada.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Admin Sáb Set 19, 2009 4:32 pm

Diego escreveu:

II Cor. 3:14: “Mas os seus sentidos foram endurecidos. Porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento (velha aliança), o qual foi por Cristo abolido (Abolir significa: “Revogar, anular, extinguir, suprimir”). Então surge a pergunta: Ficamos sem Lei? Podemos fazer o que quisermos? A resposta é: Negativo, não ficamos sem Lei, mas recebemos junto com o novo pacto uma lei mais tremenda e superior (Hb.8:6)

....



O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego

Permita-me apenas fazer um esclarecimento.

O que é abolido por Yeshua é o véu posto sobre o entendimento, isto quer dizer que o véu não é a Torah, mas sim a falta de entendimento.

Não existe lei superior a Torah, mas sim existe uma TORAH em sua plenitude, sendo que os simbolismos foram substituidos.
Admin
Admin
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 244

Cidade Cidade : ישראל

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 14/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Set 19, 2009 4:52 pm

Admin escreveu:
Diego escreveu:

II Cor. 3:14: “Mas os seus sentidos foram endurecidos. Porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento (velha aliança), o qual foi por Cristo abolido (Abolir significa: “Revogar, anular, extinguir, suprimir”). Então surge a pergunta: Ficamos sem Lei? Podemos fazer o que quisermos? A resposta é: Negativo, não ficamos sem Lei, mas recebemos junto com o novo pacto uma lei mais tremenda e superior (Hb.8:6)

....



O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Diego

Permita-me apenas fazer um esclarecimento.

O que é abolido por Yeshua é o véu posto sobre o entendimento, isto quer dizer que o véu não é a Torah, mas sim a falta de entendimento.

Não existe lei superior a Torah, mas sim existe uma TORAH em sua plenitude, sendo que os simbolismos foram substituidos.

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708 Adim

Vc não escalereceu , escureceu rsrsrs.
Veja querido como vc se confundiu na interpretança, Paulo está dizendo que:"até hoje o mesmo véu está por levantar" me explique se o veú até os dias de Paulo ainda estava por se levantar, como poderemos dizer que Yeshua teria tirado o véu, levantado ou até mesmo abolido? Como 1 +1 é 2 fica claro que o que foi abolido foi a velha aliança que é o que dá sequencia ao texto que imediatamente é seguido do ato de abolir!. A velha aliança foi cumprida por completa em Yeshua, cumprindo tbm a promessa da herança que foi dada a Abraham antes até mesmo da leí mosaica. Somos Herdeiros da promessa e não da leí mosaica(Gal 5:28). O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? 3708
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que, de fato, gentios devem aprender da Lei? Empty Re: O que, de fato, gentios devem aprender da Lei?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos