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Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
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Devemos comemorar as Festas Biblicas?
..
Festas Bíblicas na Torah:
As festas bíblicas estão todas contidas na Torah, na 31ª porção semanal chamada Emór (Fala), situada no Livro de Vayicrá (Levítico), do capítulo 21:1 até o capítulo 24:23.
A 31ª porção é mais abrangente, não se referindo apenas às solenidades que o Eterno nos ordenou que cumpríssemos, de maneira que as festas bíblicas estão contidas no capítulo 23 de Vayicrá.
As Festas
São oito as festas dadas por D'us:
1. Shabat (Sábado);
2. Páscoa (Pêssach);
3. Hag Hamatzot (Pães Asmos);
4. Hag Bakurim (Primícias);
5. Shavuot (Pentecostes);
6. Rosh Hashanah (Trombetas);
7. Iom Kipúr (Dia da Expiação);
8. Sucót (Tabernáculos).
9. Chanukah (Festa das Luzes).
Festas Bíblicas na Torah:
As festas bíblicas estão todas contidas na Torah, na 31ª porção semanal chamada Emór (Fala), situada no Livro de Vayicrá (Levítico), do capítulo 21:1 até o capítulo 24:23.
A 31ª porção é mais abrangente, não se referindo apenas às solenidades que o Eterno nos ordenou que cumpríssemos, de maneira que as festas bíblicas estão contidas no capítulo 23 de Vayicrá.
As Festas
São oito as festas dadas por D'us:
1. Shabat (Sábado);
2. Páscoa (Pêssach);
3. Hag Hamatzot (Pães Asmos);
4. Hag Bakurim (Primícias);
5. Shavuot (Pentecostes);
6. Rosh Hashanah (Trombetas);
7. Iom Kipúr (Dia da Expiação);
8. Sucót (Tabernáculos).
9. Chanukah (Festa das Luzes).
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Irmãos por favor sejamos sóbrios ok?
Em primeiro lugar Paulo não era um transgressor do shabath!
Paulo se refere nitidamente em Cl 2:16 a lei cerimonial pois é disto que ele claramente está tratando para a igreja de Colosso.
Paulo disse a eles:
1-"se é que permaneceis na fé..." 1:23
2-"Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas... regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em haMashiach." 2:4, 5
3-"...cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo..." 2:8
4-"no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de haMashiach" 2:11
5-"quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos" 2:13
UMA PEQUENA PAUSA
Percebamos irmãos que o que Paulo está tratando aqui é Dos Sábados, das Festas, Luas novas, Circuncisão.... Pergunto: Estes eram cerimoniais ou morais?
Sim eu faço esta pergunta pois, após o referido versículo de Cl 2:16, do qual alguém está asseverando não se deve guardar o Shabath, Paulo diz categoricamente: "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra? O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
CONTINUEMOS
6-"por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies... segundo os preceitos e doutrinas dos homens?" Cl 2:20 a 22
7-"vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o crio, onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas haMashiach é tudo em todos." Cl 3:10, 11
8-"Saúda-vos Aristarco... e Marcos, o primo de Barnabé... e Yeshua, que se chama Justo, sendo unicamente estes, dentre a circuncisão, os meus cooperadores no reino de YHWH." Cl 4:10, 11
9-"Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de haMashiach Yeshua, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos" Cl 4:12
Não nos enganemos queridos. Judaizantes estavam querendo fazer com que a igreja de Collosso voltasse a observância de preceitos cerimoniais como festas, descansos Sabáticos como a Páscoa, Lua nova, circuncisões... etc. E Paulo os adverte a não fazerem isto mas manterem sua FÉ em haMashiach.
Em primeiro lugar Paulo não era um transgressor do shabath!
Paulo se refere nitidamente em Cl 2:16 a lei cerimonial pois é disto que ele claramente está tratando para a igreja de Colosso.
Paulo disse a eles:
1-"se é que permaneceis na fé..." 1:23
2-"Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas... regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em haMashiach." 2:4, 5
3-"...cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo..." 2:8
4-"no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de haMashiach" 2:11
5-"quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos" 2:13
UMA PEQUENA PAUSA
Percebamos irmãos que o que Paulo está tratando aqui é Dos Sábados, das Festas, Luas novas, Circuncisão.... Pergunto: Estes eram cerimoniais ou morais?
Sim eu faço esta pergunta pois, após o referido versículo de Cl 2:16, do qual alguém está asseverando não se deve guardar o Shabath, Paulo diz categoricamente: "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra? O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
CONTINUEMOS
6-"por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies... segundo os preceitos e doutrinas dos homens?" Cl 2:20 a 22
7-"vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o crio, onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas haMashiach é tudo em todos." Cl 3:10, 11
8-"Saúda-vos Aristarco... e Marcos, o primo de Barnabé... e Yeshua, que se chama Justo, sendo unicamente estes, dentre a circuncisão, os meus cooperadores no reino de YHWH." Cl 4:10, 11
9-"Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de haMashiach Yeshua, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos" Cl 4:12
Não nos enganemos queridos. Judaizantes estavam querendo fazer com que a igreja de Collosso voltasse a observância de preceitos cerimoniais como festas, descansos Sabáticos como a Páscoa, Lua nova, circuncisões... etc. E Paulo os adverte a não fazerem isto mas manterem sua FÉ em haMashiach.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Quanto aos alimentos... percebemos total ignorância dos irmãos quanto ao que Paulo está se referindo.
Isto é assunto para outro tópico mas vale dizer aqui que o que era impróprio para consumo antes da Cruz, continua impróprio depois dela. Aliás... aqueles que dizem que se pode comer de tudo, deveriam saber que quando ouvimos a palavra "Kasher" na realidade se está tratando de "ser adequado, ser próprio, ser vantajoso, ser correto e apropriado para consumo" de acordo com STRONG. Na morte de Yeshua haMashiach os animais impróprios continuaram impróprios para consumo. Só pra constar ok?
Isto é assunto para outro tópico mas vale dizer aqui que o que era impróprio para consumo antes da Cruz, continua impróprio depois dela. Aliás... aqueles que dizem que se pode comer de tudo, deveriam saber que quando ouvimos a palavra "Kasher" na realidade se está tratando de "ser adequado, ser próprio, ser vantajoso, ser correto e apropriado para consumo" de acordo com STRONG. Na morte de Yeshua haMashiach os animais impróprios continuaram impróprios para consumo. Só pra constar ok?
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Se acaso o irmão quiser realmente uma conversa edificante, vamos passo a passo respondendo a cada pergunta ok? Se não isto irá ficar uma confusão total.
1) Estes eram cerimoniais ou morais?
Respondido por você Cerimonial. Porquê tinha dia específico - Não há relação com mal nem bem - Não agrava nem agride a consciência de quem não o observa.
Estas são suas razões.
2) "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra?
R=Não respondida por você.
3) O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
R=Não respondida por você.
4) No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
R=Não respondida por você.
Querido Jefté, por favor responda inicialmente estas perguntas para que eu então responda as suas ok? Na realidade estou ansioso por isso!
Aguardo.
1) Estes eram cerimoniais ou morais?
Respondido por você Cerimonial. Porquê tinha dia específico - Não há relação com mal nem bem - Não agrava nem agride a consciência de quem não o observa.
Estas são suas razões.
2) "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra?
R=Não respondida por você.
3) O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
R=Não respondida por você.
4) No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
R=Não respondida por você.
Querido Jefté, por favor responda inicialmente estas perguntas para que eu então responda as suas ok? Na realidade estou ansioso por isso!
Aguardo.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Ok meu querido Jefté. aguardarei suas respostas a estas perguntas:
1) "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra?
2) O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
3) No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
E com muito prazer respondo a sua pergunta:
de que os dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, são sombra?
R= Antes de mais nada devo dizer que quem afirmou isso foi o Apóstolo Paulo: "... são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach" (Col 2:17)
Vamos nos focar nos Sábados ok?
Em Levítico 16 temos lá a festa da Expiação. Leia o relato irmão e no verso 30 você lerá: "Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor, vocês estarão puros de todos os seus pecados. Este lhes será um sábado de descanso, quando vocês se humilharão; é um decreto perpétuo." ou seja Sábados eram as festas como o Dia da Expíação, em que deveria haver uma santa convocação do povo e não se devia fezer obra alguma.
Pra resumir minha resposta irmão, Estas solenidades e festas apontavam para algo no ministério de Yeshua em favor do homem.
Sabe a Páscoa? Paulo nos diz em 1Co 5:7 - "Porque haMashiach, nossa páscoa, já foi sacrificado."
Sobre a festa dos Pães Ázimos nos diz no mesmo verso - "Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento."
Sobre a Festa das Primícias em 1 Co 15:20 - "Mas na realidade haMashiach foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem."
Sabe a festa dos Tabernáculos meu querido? (Lv 23:34) Ela simboliza a volta de Yeshua.
É preciso deixar claro que estes Sábados (festas) nada tem em similar ao Shabat do sétimo dia. Quer uma prova? então leia Levítico 23: 38, 39:
"Estas são as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas para trazerem ao Senhor ofertas preparadas no fogo, holocaustos e ofertas de cereal, sacrifícios e ofertas derramadas exigidas para cada dia. Isso fora as do sábado do Senhor e fora as dádivas e votos de vocês, e todas as ofertas voluntárias que vocês derem ao Senhor.
1) "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach"
Pois bem... De que o Shabath do sétimo dia é sombra?
2) O que ele representa ou de que ele é uma ilustração?
3) No Éden, quando tudo ainda era perfeito e sem mácula, o Eterno estabeleceu o Shabat como uma sombra de quê?
E com muito prazer respondo a sua pergunta:
de que os dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, são sombra?
R= Antes de mais nada devo dizer que quem afirmou isso foi o Apóstolo Paulo: "... são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de haMashiach" (Col 2:17)
Vamos nos focar nos Sábados ok?
Em Levítico 16 temos lá a festa da Expiação. Leia o relato irmão e no verso 30 você lerá: "Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor, vocês estarão puros de todos os seus pecados. Este lhes será um sábado de descanso, quando vocês se humilharão; é um decreto perpétuo." ou seja Sábados eram as festas como o Dia da Expíação, em que deveria haver uma santa convocação do povo e não se devia fezer obra alguma.
Pra resumir minha resposta irmão, Estas solenidades e festas apontavam para algo no ministério de Yeshua em favor do homem.
Sabe a Páscoa? Paulo nos diz em 1Co 5:7 - "Porque haMashiach, nossa páscoa, já foi sacrificado."
Sobre a festa dos Pães Ázimos nos diz no mesmo verso - "Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento."
Sobre a Festa das Primícias em 1 Co 15:20 - "Mas na realidade haMashiach foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem."
Sabe a festa dos Tabernáculos meu querido? (Lv 23:34) Ela simboliza a volta de Yeshua.
É preciso deixar claro que estes Sábados (festas) nada tem em similar ao Shabat do sétimo dia. Quer uma prova? então leia Levítico 23: 38, 39:
"Estas são as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas para trazerem ao Senhor ofertas preparadas no fogo, holocaustos e ofertas de cereal, sacrifícios e ofertas derramadas exigidas para cada dia. Isso fora as do sábado do Senhor e fora as dádivas e votos de vocês, e todas as ofertas voluntárias que vocês derem ao Senhor.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
O sábado do Decálogo, incluído na lei moral, é semanal e continua sendo o
sétimo dia. Relaciona-se com o culto, com um dever do homem para com
YHWH, e é um perpétuo memorial da Criação. A outra lei, a lei cerimonial,
continha festas anuais, como a Páscoa o Pentecostes, o Dia da Expiação etc.,
que caíam em dias diferentes. E A ESSES DIAS, A ESCRITURA
DENOMINA DE SÁBADOS. Não pode haver confusão com o sábado
semanal, que está no Decálogo. Além disso, a Escritura com clareza afirma
que tais festas – tais sábados anuais, cerimoniais, eram "independente dos
sábados do Senhor" (do sétimo dia). Eram outra coisa. Este fato também
corrobora a existência de duas leis distintas e inconfundíveis.
sétimo dia. Relaciona-se com o culto, com um dever do homem para com
YHWH, e é um perpétuo memorial da Criação. A outra lei, a lei cerimonial,
continha festas anuais, como a Páscoa o Pentecostes, o Dia da Expiação etc.,
que caíam em dias diferentes. E A ESSES DIAS, A ESCRITURA
DENOMINA DE SÁBADOS. Não pode haver confusão com o sábado
semanal, que está no Decálogo. Além disso, a Escritura com clareza afirma
que tais festas – tais sábados anuais, cerimoniais, eram "independente dos
sábados do Senhor" (do sétimo dia). Eram outra coisa. Este fato também
corrobora a existência de duas leis distintas e inconfundíveis.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Havia ou não sábados cerimoniais, completamente inconfundíveis e distintos do
descanso do sétimo dia?
Recorramos à Bíblia, que é a única instância em matéria doutrinária.
À Lei e ao Testemunho! Por exemplo, em Lev. 16:29, 30 e 31, que fala do Dia da Expiação – festa nacional judaica, extraímos: "... no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis as vossas almas... porque naquele dia se fará expiação por vós... É um sábado de descanso para vós..." Aqui está claramente aplicado o termo sábado a uma festa anual, que se iniciava invariavelmente no décimo dia do sétimo mês. Portanto distinto do dia de repouso semanal, porque necessariamente recaía em dia
diferente da semana.
Leiamos ainda, com cuidado, Lev. 23:24, 27, 32 e 39. Neste particular, as traduções de Matos Soares e Figueiredo são mais claras, e seguem melhor o original. Valhamo-nos da versão Matos Soares: "O sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós um sábado e uma recordação..." (v. 24). Refere-se à festa das primícias e, embora Almeida tenha traduzido descanso, no original hebraico está "shabbath" – "erit vobis sabbatum" – diz a Vulgata, e a expressão correta é reproduzida por grande número de traduções. Note-se bem que este sábado ou dia do descanso, do primeiro dia do mês, caía em dia diferente do sétimo. Nada tinha que ver com o repouso semanal.
Prossigamos: "Aos dez dias do sétimo mês será o dia soleníssimo da expiação... É o sábado do repouso... afligireis as vossas almas" (v. 27 e 32). Refere-se também ao dia da Expiação, que se celebrava anualmente, como foi dito, no 10.º dia do 7.º mês e, portanto, caía em dia diverso do sétimo. E a Escritura o chama de sábado (shabbath), dia especial de descanso.
Vamos adiante. Referindo-se à festa dos Tabernáculos, diz a Bíblia: "... no dia quinze do sétimo mês... celebrareis as festas do Senhor... o primeiro e o oitavo dia vos será sábado, isto é, descanso." (v. 39). Note-se que, neste versículo, no hebraico a palavra "shabbath" aparece duas vezes, seria crucial traduzi-la por "sábado de sábado". Diz a Vulgata: "... die primo et die octavo erit sabbatum, id est requies."
É irrecusável que a Bíblia chama de "sábados" estes dias festivais que nada tinham a ver com o descanso semanal, ou o sábado do decálogo. Estes sábados cerimoniais estavam no livro de Moisés, e não nas tábua dos dez mandamentos, que só mencionam o sábado do sétimo dia, comemorativo da Criação, "porque em seis dias fez o Senhor os céus, a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou." Êxo. 20:11.
Os sábados festivais foram instituídos no Sinai, após a entrega da lei de YHWH, ao passo que o sábado semanal o foi na Criação (Gên. 2:2, 3) e incorporado na lei moral, precedido de um imperativo "Lembra-te".
Não pode haver confusão. Além disso, a própria Bíblia estabelece uma linha divisória entre eles, no verso 38, de modo a não deixar dúvidas: "Estas são as festas do Senhor independentemente dos sábados do Senhor." E também independentemente de ofertas, sacrifícios e outras exigências. Eram festas especiais e soleníssimas. Bem distintas. Convenhamos que os sábados do Senhor, os do sétimo dia, já existiam quando foram instituídos os sábados festivais. "Exceptio sabbatis Domino..." – diz a versão de Jerônimo. Repetimos: sábados ANUAIS de modo algum podem ser confundidos com sábados SEMANAIS. Há um abismo entre eles, que nem as marteladas de uma dialética torcida consegue transpor.
descanso do sétimo dia?
Recorramos à Bíblia, que é a única instância em matéria doutrinária.
À Lei e ao Testemunho! Por exemplo, em Lev. 16:29, 30 e 31, que fala do Dia da Expiação – festa nacional judaica, extraímos: "... no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis as vossas almas... porque naquele dia se fará expiação por vós... É um sábado de descanso para vós..." Aqui está claramente aplicado o termo sábado a uma festa anual, que se iniciava invariavelmente no décimo dia do sétimo mês. Portanto distinto do dia de repouso semanal, porque necessariamente recaía em dia
diferente da semana.
Leiamos ainda, com cuidado, Lev. 23:24, 27, 32 e 39. Neste particular, as traduções de Matos Soares e Figueiredo são mais claras, e seguem melhor o original. Valhamo-nos da versão Matos Soares: "O sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós um sábado e uma recordação..." (v. 24). Refere-se à festa das primícias e, embora Almeida tenha traduzido descanso, no original hebraico está "shabbath" – "erit vobis sabbatum" – diz a Vulgata, e a expressão correta é reproduzida por grande número de traduções. Note-se bem que este sábado ou dia do descanso, do primeiro dia do mês, caía em dia diferente do sétimo. Nada tinha que ver com o repouso semanal.
Prossigamos: "Aos dez dias do sétimo mês será o dia soleníssimo da expiação... É o sábado do repouso... afligireis as vossas almas" (v. 27 e 32). Refere-se também ao dia da Expiação, que se celebrava anualmente, como foi dito, no 10.º dia do 7.º mês e, portanto, caía em dia diverso do sétimo. E a Escritura o chama de sábado (shabbath), dia especial de descanso.
Vamos adiante. Referindo-se à festa dos Tabernáculos, diz a Bíblia: "... no dia quinze do sétimo mês... celebrareis as festas do Senhor... o primeiro e o oitavo dia vos será sábado, isto é, descanso." (v. 39). Note-se que, neste versículo, no hebraico a palavra "shabbath" aparece duas vezes, seria crucial traduzi-la por "sábado de sábado". Diz a Vulgata: "... die primo et die octavo erit sabbatum, id est requies."
É irrecusável que a Bíblia chama de "sábados" estes dias festivais que nada tinham a ver com o descanso semanal, ou o sábado do decálogo. Estes sábados cerimoniais estavam no livro de Moisés, e não nas tábua dos dez mandamentos, que só mencionam o sábado do sétimo dia, comemorativo da Criação, "porque em seis dias fez o Senhor os céus, a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou." Êxo. 20:11.
Os sábados festivais foram instituídos no Sinai, após a entrega da lei de YHWH, ao passo que o sábado semanal o foi na Criação (Gên. 2:2, 3) e incorporado na lei moral, precedido de um imperativo "Lembra-te".
Não pode haver confusão. Além disso, a própria Bíblia estabelece uma linha divisória entre eles, no verso 38, de modo a não deixar dúvidas: "Estas são as festas do Senhor independentemente dos sábados do Senhor." E também independentemente de ofertas, sacrifícios e outras exigências. Eram festas especiais e soleníssimas. Bem distintas. Convenhamos que os sábados do Senhor, os do sétimo dia, já existiam quando foram instituídos os sábados festivais. "Exceptio sabbatis Domino..." – diz a versão de Jerônimo. Repetimos: sábados ANUAIS de modo algum podem ser confundidos com sábados SEMANAIS. Há um abismo entre eles, que nem as marteladas de uma dialética torcida consegue transpor.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Podíamos aqui dar por encerrado este assunto, porém, como sempre há doutrinadores cavilosos que apelam para a filologia em torno da palavra "sábados" de Col. 2:16, mister se faz uma ligeira consideração neste particular. De início, a palavra grega empregada pode referir-se aos sábados semanais ou aos sábados anuais. Temos que apelar para o contexto a fim de sabermos a quais se refere. Em grego, "sábados" do texto em lide é sabbata, uma forma plural de sabbaton. Embora sabbata em muitas casos não representa um exato plural, pelo fato de derivar da forma singular aramaica, par outro lado é de freqüente sentido singular.
A exploração que pretensos helenistas fazem em torno deste fato, em nada altera a posição que sustentamos, porque sabbata pode representar um plural exato, como, por exemplo, em Atos 17:2 e sem dúvida no nosso texto (Col. 2:16) ainda reforçado com o peso do contexto indicando tratar-se de sábados anuais. Há oponentes que exploram também o fato de a palavra "sábados", na passagem que estamos considerando, estar no grego sem o artigo, mas esquecem-se de que o sábado semanal é também freqüentemente citado sem o artigo em grego, como por exemplo, em S. João 5:9; 9:14, etc. Donde se conclui que é inconsistente, inócuo mesmo, tal argumento. Do ponto de vista filológico, nada favorece a tese dos oponentes... Os sete sábados festivais ou cerimoniais que transcorriam durante o ano judaico, recaindo em diferentes dias da semana, eram: 15 de Nisã (Páscoa), 21 de Nisã (pães asmos), 6 de Sivã (Pentecostes), 1.º de Tishri (memória da jubilação, Festa das Trombetas), 10 de Tishri (Dia da
Expiação), 15 de Tishri (Festa dos Tabernáculos) e 22 de Tishri (oitava dos Tabernáculos). Recaíam em dias da semana, que a Escritura denomina de sábados, e neles não se podia fazer nenhuma obra servil. Estes sábados foram cancelados (Col. 2:16).
A exploração que pretensos helenistas fazem em torno deste fato, em nada altera a posição que sustentamos, porque sabbata pode representar um plural exato, como, por exemplo, em Atos 17:2 e sem dúvida no nosso texto (Col. 2:16) ainda reforçado com o peso do contexto indicando tratar-se de sábados anuais. Há oponentes que exploram também o fato de a palavra "sábados", na passagem que estamos considerando, estar no grego sem o artigo, mas esquecem-se de que o sábado semanal é também freqüentemente citado sem o artigo em grego, como por exemplo, em S. João 5:9; 9:14, etc. Donde se conclui que é inconsistente, inócuo mesmo, tal argumento. Do ponto de vista filológico, nada favorece a tese dos oponentes... Os sete sábados festivais ou cerimoniais que transcorriam durante o ano judaico, recaindo em diferentes dias da semana, eram: 15 de Nisã (Páscoa), 21 de Nisã (pães asmos), 6 de Sivã (Pentecostes), 1.º de Tishri (memória da jubilação, Festa das Trombetas), 10 de Tishri (Dia da
Expiação), 15 de Tishri (Festa dos Tabernáculos) e 22 de Tishri (oitava dos Tabernáculos). Recaíam em dias da semana, que a Escritura denomina de sábados, e neles não se podia fazer nenhuma obra servil. Estes sábados foram cancelados (Col. 2:16).
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Estes sábados foram cancelados (Col. 2:16).
Será mesmo ???
Me parece que Saul está vindicando aos guardiões de tais shabaton que não se preocupassem com a oposição e continuassem a seguir em fé, baseados na Torah e Profetas.
Me parece ainda que as festas BIBLICAS são sombras do que virá e não do que já veio.
Vemos ainda que mesmo em periodo milenar com o Reino já completamente estabecido na Terra estaremos comemorando os shabaton (Isaias 66:22 e 23)
Adonai.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Jefté ..
Será que presciso mesmo responder???
Bem.. não quero fugir do tópico com os simbolismos das festas mas eis um link.
http://www.judaismomessianicobrasil.com.br/estudo1.html
E ainda se vc ler os escritos da nova aliança verá eles sempre mostrando os apostolos nas referidas festas. ESTÁ na sua BIBLIA.
Guardar, dias, meses e anos é orientação apostólica.
Será que presciso mesmo responder???
Bem.. não quero fugir do tópico com os simbolismos das festas mas eis um link.
http://www.judaismomessianicobrasil.com.br/estudo1.html
E ainda se vc ler os escritos da nova aliança verá eles sempre mostrando os apostolos nas referidas festas. ESTÁ na sua BIBLIA.
Guardar, dias, meses e anos é orientação apostólica.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
pessoal
Usar meio versiculo (Colossenses 2:16) para formar doutrina é muita grosseria teológica, até porquê da forma como manipulam tal texto faz com que o próprio apóstolo se contradiga em Gálatas 4:10, sem contar o contexto biblico e o bom senso.
Usar meio versiculo (Colossenses 2:16) para formar doutrina é muita grosseria teológica, até porquê da forma como manipulam tal texto faz com que o próprio apóstolo se contradiga em Gálatas 4:10, sem contar o contexto biblico e o bom senso.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
haShaliach escreveu:Todo mundo tropeça em diversos pontos!
Então somos sempre culpados de todos os pontos da lei, então não é guardar ou não guardar o sábado que nos fará melhores ou piores.
haShaliach
Mas também não podemos querer nos justificar baseado nos erros que cometemos, se for assim.... esqueça a fé e o compromisso com YHWH
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Anselmo Goldman escreveu:....Os sete sábados festivais ou cerimoniais que transcorriam durante o ano judaico, recaindo em diferentes dias da semana, eram: 15 de Nisã (Páscoa), 21 de Nisã (pães asmos), 6 de Sivã (Pentecostes), 1.º de Tishri (memória da jubilação, Festa das Trombetas), 10 de Tishri (Dia da
Expiação), 15 de Tishri (Festa dos Tabernáculos) e 22 de Tishri (oitava dos Tabernáculos). Recaíam em dias da semana, que a Escritura denomina de sábados, e neles não se podia fazer nenhuma obra servil. Estes sábados foram cancelados (Col. 2:16).
Anselmo Goldman
Quem cancelou as festas perpétuas?
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Irmãos por favor...
Tenhamos calma ok? Analisemos os fatos.
Paulo diz em todo o contexto:
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de haMashiach" (Cl 2:13 a 17)
Paulo diz categoricamente que os colossenses foram justificados por Yeshua estando estes incircuncisos. De fato ele reafirma esta verdade quando diz que na verdade eles foram circuncidados no coração pela fé. Diz ele aos colossesnses que em Yeshua "...também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: [mas com] a circuncisão de haMashiach." (Cl 2:11)
A circuncisão não deveria ser colocada sobre os colossenses pois eles foram salvos e justificados estando incircuncisos. Não deveriam agora observar festas, ou sacrifícios, ou deixar de comer em determinadas épocas alimentos proibidos por Lei (lei cerimonial) pois estas apontavam para a fé no messias. Agora que o Messias já veio, os justificou e os salvou mediante a fé no nome de Yeshua, estas cerimônias tornaram-se sem valor.
Aqueles que querem observar ainda festas como a Páscoa, Pentecostes, primícias etc, devem com certeza circuncidarem-se e guardar toda a lei.
É por esta razão que Paulo escreveu isto aos Gálatas:Para a liberdade haMashiach nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de haMashiach, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."
(Gl 5:1 a 4).
R = Cancelou não Xan, mas a palavra seria 'cumpriu'.
Yeshua haMashiach foi quem cumpriu. É por isso que Paulo escreveu: "Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em haMashiach." (Cl 2:17; NVI)
Jefté: Que festas seriam essas, se os sábados anuais eram os principais dias de festa??? Ou acaso, as festas seriam os dias em que não se tinha festa?
R = Sua pergunta na verdade é se Paulo menciona dias de festa, não haveria necessidade de acrescentar "sábados" se estes, afinal, são os mesmos dias de festas.
Paulo usa esta linguagem apenas por uma questão de realce, por isso ele cita os sábados neste verso. Também a Lua nova era um dia de festa e, no entanto, é mencionada distintamente ou você não atentou para isso? Haviam outras festividades menores, como a festa do Purim. Porém no caso vertente, é fora de dúvida que os "sábados" mencionados eram ligados às sete grandes festas de Israel.
Tenhamos calma ok? Analisemos os fatos.
Paulo diz em todo o contexto:
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de haMashiach" (Cl 2:13 a 17)
Paulo diz categoricamente que os colossenses foram justificados por Yeshua estando estes incircuncisos. De fato ele reafirma esta verdade quando diz que na verdade eles foram circuncidados no coração pela fé. Diz ele aos colossesnses que em Yeshua "...também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: [mas com] a circuncisão de haMashiach." (Cl 2:11)
A circuncisão não deveria ser colocada sobre os colossenses pois eles foram salvos e justificados estando incircuncisos. Não deveriam agora observar festas, ou sacrifícios, ou deixar de comer em determinadas épocas alimentos proibidos por Lei (lei cerimonial) pois estas apontavam para a fé no messias. Agora que o Messias já veio, os justificou e os salvou mediante a fé no nome de Yeshua, estas cerimônias tornaram-se sem valor.
Aqueles que querem observar ainda festas como a Páscoa, Pentecostes, primícias etc, devem com certeza circuncidarem-se e guardar toda a lei.
É por esta razão que Paulo escreveu isto aos Gálatas:Para a liberdade haMashiach nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de haMashiach, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."
(Gl 5:1 a 4).
Vamos as Perguntas:
Xan: Quem cancelou as festas perpétuas?R = Cancelou não Xan, mas a palavra seria 'cumpriu'.
Yeshua haMashiach foi quem cumpriu. É por isso que Paulo escreveu: "Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em haMashiach." (Cl 2:17; NVI)
Jefté: Que festas seriam essas, se os sábados anuais eram os principais dias de festa??? Ou acaso, as festas seriam os dias em que não se tinha festa?
R = Sua pergunta na verdade é se Paulo menciona dias de festa, não haveria necessidade de acrescentar "sábados" se estes, afinal, são os mesmos dias de festas.
Paulo usa esta linguagem apenas por uma questão de realce, por isso ele cita os sábados neste verso. Também a Lua nova era um dia de festa e, no entanto, é mencionada distintamente ou você não atentou para isso? Haviam outras festividades menores, como a festa do Purim. Porém no caso vertente, é fora de dúvida que os "sábados" mencionados eram ligados às sete grandes festas de Israel.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Anselmo Goldman escreveu:Irmãos por favor...
Tenhamos calma ok? Analisemos os fatos.
Paulo diz em todo o contexto:
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de haMashiach" (Cl 2:13 a 17)
Paulo diz categoricamente que os colossenses foram justificados por Yeshua estando estes incircuncisos. De fato ele reafirma esta verdade quando diz que na verdade eles foram circuncidados no coração pela fé. Diz ele aos colossesnses que em Yeshua "...também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: [mas com] a circuncisão de haMashiach." (Cl 2:11)
Mas a circuncisão / incircuncisão de coração ja é mencionada em Levitico 26:41 / Ezequiel 44: 7; 9 e em Deuteoronomio 30:6 que diz:
O Senhor, teu YHWH, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu YHWH, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.
"Para que vivas" está relacionado a observância condicional (Deut. 30:19) dos mandamento de YHWH, inclusive esta foi o conselho do proprio Eterno.
A fé em Yeshua não invalida mandamentos e muito menos a circuncisão de coração.
Anselmo Goldman escreveu:A circuncisão não deveria ser colocada sobre os colossenses pois eles foram salvos e justificados estando incircuncisos. Não deveriam agora observar festas, ou sacrifícios, ou deixar de comer em determinadas épocas alimentos proibidos por Lei (lei cerimonial) pois estas apontavam para a fé no messias. Agora que o Messias já veio, os justificou e os salvou mediante a fé no nome de Yeshua, estas cerimônias tornaram-se sem valor.
Nenhum mandamento NUNCA foi imposto para quem quer que seja, isto é, a observancia de tais preceitos devem estar acompanhados do Amor a YHWH acima de todas as coisas, de todo o coração, com todas as forças e entendimento, por aqueles que tornaram participantes da comunidade de Israel, quer sejam enxertados ou naturais.
Anselmo Goldman escreveu:Aqueles que querem observar ainda festas como a Páscoa, Pentecostes, primícias etc, devem com certeza circuncidarem-se e guardar toda a lei.
É por esta razão que Paulo escreveu isto aos Gálatas:Para a liberdade haMashiach nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de haMashiach, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."
(Gl 5:1 a 4).
Bom... então coitado do Timóteo caso sua interpretação esteja correta.
De duas uma, isto é, ou o apostolo se contradisse, ou te passaram informações erradas e você não cuidou em conferir.
Anselmo Goldman escreveu:Vamos as Perguntas:Xan: Quem cancelou as festas perpétuas?
R = Cancelou não Xan, mas a palavra seria 'cumpriu'.
Yeshua haMashiach foi quem cumpriu. É por isso que Paulo escreveu: "Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em haMashiach." (Cl 2:17; NVI)
Se o 'cumprir' é o mesmo que tornar irrisório, isso significa que TODA a Torah foi cumprida e caducada e tanto faz como tanto fez, inclusive o 4 mandamento que está na mesmo contexto dos dias festivos denominados perpétuos, basta conferir Levítico 23:4.
Se a lei do holocausto e sacrificio ( que chamam equivocadamente de cerimonial) foi cumprida no sentido de desnecessária e ineficaz, automaticamente o sacrificio de Yeshua não possui valor algum e nem capacidade de expiar o pecado de quem quer que seja e teremos que arranjar um jeito de nos apegar a equivocada doutrina da predestinação que ensinam por aí.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Queridos irmão Jefté e Diego... שָׁלֹום לָכֶם
Diego escreveu:
1) "Me parece que Saul está vindicando aos guardiões de tais shabaton que não se preocupassem com a oposição e continuassem a seguir em fé"
2) "Me parece ainda que as festas BIBLICAS são sombras do que virá e não do que já veio."
3) "Vemos ainda que mesmo em periodo milenar com o Reino já completamente estabecido na Terra estaremos comemorando os shabaton (Isaias 66:22 e 23)"
Jefté escreveu:
4) "E novamente diz: "e desde um sábado até ao outro" Ora, o que é: desde um sábado até ao outro - senão o mesmo significado? Ou seja, todos os dias compreendidos de um sábado até o outro!!
Mostra-nos que é a mesma adoração trazida por C_risto no evangelho, a qual, YHWH, o Pai, a procura, ou seja: O Pai procura os que assim lhe adoram.
YHWH é Espírito e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade. Amém!"
Vamos por partes
1) Em primeiro lugar Paulo asseverava aos novos convertidos a que não se deixassem circuncidar. Em outro ponto, especificamente sobre observância de dias cerimoniais, Paulo diz: "Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." (Gl 4:10, 11 - NVI) O temor de Paulo baseava-se no fato dos Gálatas estarem se afastando da fé e voltando aos rudimentos do mundo, influenciados pelos judaizantes a guardarem 'sombras' do ministério de Yeshua haMashiach.
2) As festas são claramente sombras de algo que está a ocorrer. Por exemplo a Páscoa que era uma sombra; sua realidade já veio em haMashiach.
Os Ázimos - haMashiach o pão sem fermento (pecado) oferecido a YHWH
As primícias - haMashiach ressurreto e com Ele muitos outros santos ressurretos juntamente (Mt 27: 52, 53)
3) Os Sábados de Isaías 66:23 não são os cermoniais meu querido. O texto diz o seguinte na Bíblia Viva: "Toda a humanidade virá Me adorar, a cada semana e a cada mês."
O original traz o seguinte: "וְהָיָה מִֽדֵּי־חֹדֶשׁ בְּחָדְשֹׁו וּמִדֵּי שַׁבָּת בְּשַׁבַּתֹּו יָבֹוא כָל־בָּשָׂר לְהִשְׁתַּחֲוֹת לְפָנַי אָמַר יְהוָֽה"
Gostaria de ressaltar um termo neste verso (שַׁבָּת בְּשַׁבַּתֹּו) (Shabat Bshabaton).
Este termo aparece por exemplo em Números 28:10 e é traduzido como "a cada sábado".
Me lembro de ter lido em uma biblioteca, uma Bíblia em três volumes que traduzia assim Is 66:23: "E será que todo mês, nas luas novas; e toda semana, aos sábados; virá toda carne me adorar"
Só pra elucidar: O SHabat foi estabelecido quando tudo era perfeito e sem mácula e assim estará ele, como no verso de Isaías, estabelecido ainda na renovação de todas as coisas. Este Shabat é o do Sétimo dia e não os Shabatown (sombras).
4) Acabei respondendo esta pergunta na anterior (rsrs)
Diego escreveu:
1) "Me parece que Saul está vindicando aos guardiões de tais shabaton que não se preocupassem com a oposição e continuassem a seguir em fé"
2) "Me parece ainda que as festas BIBLICAS são sombras do que virá e não do que já veio."
3) "Vemos ainda que mesmo em periodo milenar com o Reino já completamente estabecido na Terra estaremos comemorando os shabaton (Isaias 66:22 e 23)"
Jefté escreveu:
4) "E novamente diz: "e desde um sábado até ao outro" Ora, o que é: desde um sábado até ao outro - senão o mesmo significado? Ou seja, todos os dias compreendidos de um sábado até o outro!!
Mostra-nos que é a mesma adoração trazida por C_risto no evangelho, a qual, YHWH, o Pai, a procura, ou seja: O Pai procura os que assim lhe adoram.
YHWH é Espírito e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade. Amém!"
Vamos por partes
1) Em primeiro lugar Paulo asseverava aos novos convertidos a que não se deixassem circuncidar. Em outro ponto, especificamente sobre observância de dias cerimoniais, Paulo diz: "Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." (Gl 4:10, 11 - NVI) O temor de Paulo baseava-se no fato dos Gálatas estarem se afastando da fé e voltando aos rudimentos do mundo, influenciados pelos judaizantes a guardarem 'sombras' do ministério de Yeshua haMashiach.
2) As festas são claramente sombras de algo que está a ocorrer. Por exemplo a Páscoa que era uma sombra; sua realidade já veio em haMashiach.
Os Ázimos - haMashiach o pão sem fermento (pecado) oferecido a YHWH
As primícias - haMashiach ressurreto e com Ele muitos outros santos ressurretos juntamente (Mt 27: 52, 53)
3) Os Sábados de Isaías 66:23 não são os cermoniais meu querido. O texto diz o seguinte na Bíblia Viva: "Toda a humanidade virá Me adorar, a cada semana e a cada mês."
O original traz o seguinte: "וְהָיָה מִֽדֵּי־חֹדֶשׁ בְּחָדְשֹׁו וּמִדֵּי שַׁבָּת בְּשַׁבַּתֹּו יָבֹוא כָל־בָּשָׂר לְהִשְׁתַּחֲוֹת לְפָנַי אָמַר יְהוָֽה"
Gostaria de ressaltar um termo neste verso (שַׁבָּת בְּשַׁבַּתֹּו) (Shabat Bshabaton).
Este termo aparece por exemplo em Números 28:10 e é traduzido como "a cada sábado".
Me lembro de ter lido em uma biblioteca, uma Bíblia em três volumes que traduzia assim Is 66:23: "E será que todo mês, nas luas novas; e toda semana, aos sábados; virá toda carne me adorar"
Só pra elucidar: O SHabat foi estabelecido quando tudo era perfeito e sem mácula e assim estará ele, como no verso de Isaías, estabelecido ainda na renovação de todas as coisas. Este Shabat é o do Sétimo dia e não os Shabatown (sombras).
4) Acabei respondendo esta pergunta na anterior (rsrs)
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Anselmo
Só uma coisinha, shabaton (שבתון) em hebraico significa feriado, e não sombras.
No contexto de Levitico 23 o shabaton é válido tanto para o shabat quanto para as outras solenidade referidas no capítulo, creio que o primeiro versiculo do capitulo 23 já evidencia.
Só uma coisinha, shabaton (שבתון) em hebraico significa feriado, e não sombras.
No contexto de Levitico 23 o shabaton é válido tanto para o shabat quanto para as outras solenidade referidas no capítulo, creio que o primeiro versiculo do capitulo 23 já evidencia.
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Querido Xan... !
Que confusão é esta meu irmão? Não há para você uma clara distinção nas Escrituras de mandamentos cerimoniais e Morais?
è justamente minha posição de que a circuncisão deve ser pela fé no coração e não pelas obras na carne. Esta parece ser a posição também de Paulo.
Faço minhas as tuas palavras e afirmo "A fé em Yeshua não invalida mandamentos e muito menos a circuncisão de coração" mas sim a da carne.
Não seja tendencioso ao querer insinuar que de alguma maneira eu disse que a guarda dos mandamentos não deve ser por fé ou que ela anula os mandamentos do Eterno sendo que estou justamente asseverando que se deve guardar o Shabat. Os que se tornam participantes de Israel quer enxertados ou naturais estão ligados a haMashiach e Ele é a realidade das sombras. Ele nos manda obedecer ao ETERNO.
Você acredita em Yeshua haMashiach mas ao mesmo tempo quer guardar a lei cerimonial. A mesma contradição de que Paulo queria libertar os de Colosso, Galácia, Roma e Éfeso. Não se apegue a sombra meu querido pois Paulo nos diz que ela representava uma realidade maior, e esta realidade é Yeshua haMashiach. Você não precisa, na Páscoa, sacrificar um cordeiro sem defeito, comer sua carne e passar seu sangue nas vergas de sua porta, se acaso haMashiach é sua Páscoa meu querido assim como era para Paulo que diz "haMashiach, nossa páscoa, já foi sacrificado"
Me parece querido irmão, Que você ganhou um lindo apartamento mas está mais encantado com a maquete do que com o apartamento, e quer morar na maquete e não no apartamento de verdade! Abra seus olhos querido אח.
Você disse o seguinte: "coitado do Timóteo caso sua interpretação esteja correta"
Não deixe de perceber que não é a minha interpretação mas a de Paulo meu incauto irmão. Eu não interpretei nada mas citei unicamente Paulo: "Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei" (Gálatas 5:1 a 4)
Não dê respostas simplesmente por dar irmão. Não seja apressado em responder pois você poderá ser constrangido a ler o texto Bíblico ok, como agora eu o faço e peço para que você leia Atos 16:1 a 3 e responda para todos deste fórum porquê Paulo circuncidou a Timóteo?
Depois voltamos a conversar ok?
Que confusão é esta meu irmão? Não há para você uma clara distinção nas Escrituras de mandamentos cerimoniais e Morais?
è justamente minha posição de que a circuncisão deve ser pela fé no coração e não pelas obras na carne. Esta parece ser a posição também de Paulo.
Faço minhas as tuas palavras e afirmo "A fé em Yeshua não invalida mandamentos e muito menos a circuncisão de coração" mas sim a da carne.
Não seja tendencioso ao querer insinuar que de alguma maneira eu disse que a guarda dos mandamentos não deve ser por fé ou que ela anula os mandamentos do Eterno sendo que estou justamente asseverando que se deve guardar o Shabat. Os que se tornam participantes de Israel quer enxertados ou naturais estão ligados a haMashiach e Ele é a realidade das sombras. Ele nos manda obedecer ao ETERNO.
Você acredita em Yeshua haMashiach mas ao mesmo tempo quer guardar a lei cerimonial. A mesma contradição de que Paulo queria libertar os de Colosso, Galácia, Roma e Éfeso. Não se apegue a sombra meu querido pois Paulo nos diz que ela representava uma realidade maior, e esta realidade é Yeshua haMashiach. Você não precisa, na Páscoa, sacrificar um cordeiro sem defeito, comer sua carne e passar seu sangue nas vergas de sua porta, se acaso haMashiach é sua Páscoa meu querido assim como era para Paulo que diz "haMashiach, nossa páscoa, já foi sacrificado"
Me parece querido irmão, Que você ganhou um lindo apartamento mas está mais encantado com a maquete do que com o apartamento, e quer morar na maquete e não no apartamento de verdade! Abra seus olhos querido אח.
Você disse o seguinte: "coitado do Timóteo caso sua interpretação esteja correta"
Não deixe de perceber que não é a minha interpretação mas a de Paulo meu incauto irmão. Eu não interpretei nada mas citei unicamente Paulo: "Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei" (Gálatas 5:1 a 4)
Não dê respostas simplesmente por dar irmão. Não seja apressado em responder pois você poderá ser constrangido a ler o texto Bíblico ok, como agora eu o faço e peço para que você leia Atos 16:1 a 3 e responda para todos deste fórum porquê Paulo circuncidou a Timóteo?
Depois voltamos a conversar ok?
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Quando escrevi isto: "Este Shabat é o do Sétimo dia e não os Shabatown (sombras)." Você não entendeu nada né meu querido Xan?
Pois bem... tomarei mais cuidado com minhas palavras, afinal parece que algumas pessoas não lêem o contexto de nada!
O que quis dizer é o seguinte:
Este Shabat é o do Sétimo dia e não as Festas (sombras).
Nota: Shabatown = Festas = feriado (sombras).
Tá bom pra você meu querido?
Pois bem... tomarei mais cuidado com minhas palavras, afinal parece que algumas pessoas não lêem o contexto de nada!
O que quis dizer é o seguinte:
Este Shabat é o do Sétimo dia e não as Festas (sombras).
Nota: Shabatown = Festas = feriado (sombras).
Tá bom pra você meu querido?
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Anselmo.
Não se há problemas em circuncidar-se, o que não pode e o que Paulo combate é o legalismo apresentado sobre tal fato. Quem pediu a circucisão foi o Eterno, portanto não se pode atribuir pecado a tal ato, o que não se pode é atribuir salvação por tal questão.
O Texto diz : "Guardai dias, meses e anos "!!!! E não essa deturpação inerente a NVI.
O Apostolo do Gentios se esforçava para estar presente as festas BIBLICAS (Atos 18:21, I Cor 16:8, I Cor 5:7-8) Portanto não poderia ser cotraditório em si mesmo.
Amigo desde quando as sombras do Ministéio do Messias são rudimentos mundanos ???
Desde quando YHWH ordenou que se celebrasse tais festas para depois virar um rudimento do mundo ou judaizante???
Leia direitinho, os rudimentos do mundo era o que os de Colossos queriam fazer ao deixar de celebrar. Quando que Paulo fala do vitupério que o Messias passou para agora eles abandonarem as práticas legitimas e Biblicas.
Exatamente!! E por isso mesmo devem ser lembradas e celebradas e agora com o real sentido, sempre lembrando que YHWH prometeu e cumpriu. Vale ressaltar que algumas festas ainda faltam ocorrer :Trombetas, retorno de Yeshua com o toque do Shofar. Bodas, nosso casamento com o Noivo etc...
Na ceia Pascoal Yeshua orientou que se comemorasse até que ele vinhesse!!
Será que podemos nos esquecer das profecias só porque se cumpriram ???
Com todo o respeito, a Biblia morta diz o que ?? Vc sai procurando nas traduções o que melhor lhe atrae e se esquece dos contextos. E será no domingo esses louvores ?? Ou serão reuniões solenes que tbm são considerados shabaton ? Será que lua nova não remete a mente judaíca a alguma coisa?
Adonay...
1) Em primeiro lugar Paulo asseverava aos novos convertidos a que não se deixassem circuncidar.
Não se há problemas em circuncidar-se, o que não pode e o que Paulo combate é o legalismo apresentado sobre tal fato. Quem pediu a circucisão foi o Eterno, portanto não se pode atribuir pecado a tal ato, o que não se pode é atribuir salvação por tal questão.
Em outro ponto, especificamente sobre observância de dias cerimoniais, Paulo diz: "Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis." (Gl 4:10, 11 - NVI)
O Texto diz : "Guardai dias, meses e anos "!!!! E não essa deturpação inerente a NVI.
O Apostolo do Gentios se esforçava para estar presente as festas BIBLICAS (Atos 18:21, I Cor 16:8, I Cor 5:7-8) Portanto não poderia ser cotraditório em si mesmo.
O temor de Paulo baseava-se no fato dos Gálatas estarem se afastando da fé e voltando aos rudimentos do mundo, influenciados pelos judaizantes a guardarem 'sombras' do ministério de Yeshua haMashiach.
Amigo desde quando as sombras do Ministéio do Messias são rudimentos mundanos ???
Desde quando YHWH ordenou que se celebrasse tais festas para depois virar um rudimento do mundo ou judaizante???
Leia direitinho, os rudimentos do mundo era o que os de Colossos queriam fazer ao deixar de celebrar. Quando que Paulo fala do vitupério que o Messias passou para agora eles abandonarem as práticas legitimas e Biblicas.
2) As festas são claramente sombras de algo que está a ocorrer. Por exemplo a Páscoa que era uma sombra; sua realidade já veio em haMashiach.
Os Ázimos - haMashiach o pão sem fermento (pecado) oferecido a YHWH
As primícias - haMashiach ressurreto e com Ele muitos outros santos ressurretos juntamente (Mt 27: 52, 53)
Exatamente!! E por isso mesmo devem ser lembradas e celebradas e agora com o real sentido, sempre lembrando que YHWH prometeu e cumpriu. Vale ressaltar que algumas festas ainda faltam ocorrer :Trombetas, retorno de Yeshua com o toque do Shofar. Bodas, nosso casamento com o Noivo etc...
Na ceia Pascoal Yeshua orientou que se comemorasse até que ele vinhesse!!
Será que podemos nos esquecer das profecias só porque se cumpriram ???
3) Os Sábados de Isaías 66:23 não são os cermoniais meu querido. O texto diz o seguinte na Bíblia Viva: "Toda a humanidade virá Me adorar, a cada semana e a cada mês."
Com todo o respeito, a Biblia morta diz o que ?? Vc sai procurando nas traduções o que melhor lhe atrae e se esquece dos contextos. E será no domingo esses louvores ?? Ou serão reuniões solenes que tbm são considerados shabaton ? Será que lua nova não remete a mente judaíca a alguma coisa?
Adonay...
Re: Devemos comemorar as Festas Biblicas ???
Anselmo Goldman escreveu:Querido Xan... !
Que confusão é esta meu irmão? Não há para você uma clara distinção nas Escrituras de mandamentos cerimoniais e Morais?
Não, até porquê essa teoria é exclusiva no adventismo e alguns segmentos evangélico.
Anselmo Goldman escreveu:
è justamente minha posição de que a circuncisão deve ser pela fé no coração e não pelas obras na carne. Esta parece ser a posição também de Paulo.
Faço minhas as tuas palavras e afirmo "A fé em Yeshua não invalida mandamentos e muito menos a circuncisão de coração" mas sim a da carne.
Só se for a fé (crendice) segundo o grego, mas se for segundo o original EMUNAH em hebraico, fé não se resume numa simples crença, mas tambem em observância de mandamentos, inclusive os mandamentos PERPÉTUOS. Creio que o termo já diz tudo.
Anselmo Goldman escreveu:Você acredita em Yeshua haMashiach mas ao mesmo tempo quer guardar a lei cerimonial.
Não existem leis cerimoniais, isso é balela meu caro.
Me responda, o sacrificio de Yeshua está vigente baseado em quê? Quem era a sombra, o tipo de sacrificio ou a lei dos sacrificios?
E como ficam as profecias futuristicas relacionadas ao reino de Yeshua e os sacerdotes que lá realizarão seus oficios?
Anselmo Goldman escreveu:
A mesma contradição de que Paulo queria libertar os de Colosso, Galácia, Roma e Éfeso. Não se apegue a sombra meu querido pois Paulo nos diz que ela representava uma realidade maior, e esta realidade é Yeshua haMashiach.
Fique tranquilo, eu não estou em contradição, muito pelo contrário, eu atesto a vigencia do sacrificio de Yeshua fundamentado numa lei divina, eu atesto a vigencia de uma lei sacerdotal que possibilitará a existência futura de sacerdotes baseado numa lei divina e vigente, onde as mudanças ocorreram somente nos simbolismos e não nos mandamentos.
Anselmo Goldman escreveu:
Você não precisa, na Páscoa, sacrificar um cordeiro sem defeito, comer sua carne e passar seu sangue nas vergas de sua porta, se acaso haMashiach é sua Páscoa meu querido assim como era para Paulo que diz "haMashiach, nossa páscoa, já foi sacrificado"
É como já lhe expliquei acima, a substituição do tipo de sacrificio não invalidou a lei, antes a tornou plena através do original sacrificio de Yeshua, leia atentamente Hebreus 10:1-18 e veja que a alteração se deu simplesmente no tipo de sacrificio, e não na invalidação da lei do sacrificio.
Eu comemoro a Páscoa no dia correto fundamentado numa ordenança perpétua divina que se tornou plena quando os simbolismos foram substituidos dando lugar ao sacrificio UNICO e vigente até o presente momento pela lei do sacerdócio composta na constituinte mosaica.
Anselmo Goldman escreveu:Você disse o seguinte: "coitado do Timóteo caso sua interpretação esteja correta"
Não deixe de perceber que não é a minha interpretação mas a de Paulo meu incauto irmão. Eu não interpretei nada mas citei unicamente Paulo: "Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, haMashiach de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei" (Gálatas 5:1 a 4)
Não dê respostas simplesmente por dar irmão. Não seja apressado em responder pois você poderá ser constrangido a ler o texto Bíblico ok, como agora eu o faço e peço para que você leia Atos 16:1 a 3 e responda para todos deste fórum porquê Paulo circuncidou a Timóteo?
Depois voltamos a conversar ok?
Paulo circuncidou a Timóteo por ser filho de mãe judia ( quem conhece o judaísmo sabe o que isso significa) e mediante a esta comprovação era necessário circuncidar a Timóteo por ser uma determinação perpétua instituida por YHWH (ver Genesis 17:13).
Paulo era um observante das Leis de YHWH e sabia que os alguns judeus buscavam alguma forma de acusá-lo e incriminá-lo contra a Torah, mas felizmente não foi possivel, pois ele agiu corretamente, agora, se acharmos que Paulo circuncidou a Timótio por medo dos judeus como pensam os teólogos cri'stãos, automaticamente veremos a Paulo e Timóteo sendo incriminados pelas proprias palavras do apóstolo encontradas em Gálatas 5:2-4, ou seja, se foi por medo que Paulo circuncidou a Timoteo, fica claro que os dois cairam da graça.
Simples, simples.... viu?
Isso chama-se contextualização biblica acompanhada de uma explicação lógica que não utiliza-se de textos isolados para criar uma guerra de versículos.
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