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REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH

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REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH Empty REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH

Mensagem por Convidad Ter Set 06, 2011 5:07 am

Shabat REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH 3708 par todos!


Outra vez encontramos mais argumentos frágeis sobre a Torah que contrariam as Escrituras:

“Deus quer que as pessoas, hoje em dia, obedeçam a todos os mandamentos
que ele já deu?
As pessoas, às vezes, acreditam (ou argumentam como se crêem), que temos que praticar, hoje em dia, tudo o que Deus já ordenou na Bíblia. Mas considere uns poucos exemplos:
A arca de Noé (Gênesis 6:13-7:5) - Deus fez com Noé uma aliança (6:18), que continha mandamentos que Noé deveria obedecer (6:22; 7:5). Depois do dilúvio, Deus prometeu que jamais tornaria a destruir toda a carne por meio de água (9:11-17). As pessoas, hoje em dia, têm que construir arcas?”


REFUTAÇÃO: o interessante neste comentário é a total falta de conhecimento sobre as Alianças de YHWH.
A Aliança que o Eterno fez com o povo de Israel no Sinai, quando Ele entregou para Moisés os Mandamentos da Lei, entendemos que YHWH estabeleceu o modo de vida para o Seu povo, indicando o que é pecado (transgressão da Lei) e o que é santificação (obediência da Lei).
A Aliança do Sinai não é pessoal, ela é coletiva e determina como alguém poderia andar com YHWH, servi-Lo e amá-Lo, separando Israel das outras nações.
Outro erro grave neste comentário é insinuar que cremos que devemos obedecer a toda espécie de Mandamento que YHWH ordenou.
Um mandamento pessoal se aplica à pessoa que o recebeu, porém as promessas que o Eterno fez diante desta pessoa elas podem se cumprir, não somente para a pessoa que recebeu, mas para quem segue os exemplos de fé.
B’rit Ha Betarim – Gênesis 15 (aliança unilateral);
Aliança do Sinai – Êxodo 20 (aliança bilateral).
Permanência de uma geração na terra prometida – Deuteronômio 29 (aliança bilateral).
Nova Aliança através do Mashiach – Jeremias 31 e Hebreus 8 (aliança bilateral).
Jamais podemos utilizar uma Aliança que YHWH fez com uma pessoa para questionar a obediência da Lei que foi entregue mediante uma Aliança com um povo, até porque uma Aliança que o Eterno fez não invalida a outra, elas são aperfeiçoadas.
A última aliança, chamada de B’rit Chadashá assegura o sucesso de todas as alianças firmadas anteriormente.
O instrumento do Eterno para firmar esta última aliança é o Seu próprio Filho, Yeshua, o Messias, numa manifestação em corpo físico, como judeu, descendente da tribo de Judá.

“Circuncisão (Gênesis 17:9-14) - A circuncisão foi tanto uma aliança como um mandamento, dado por Deus a Abraão e seus descendentes (veja 21:1-4; Levítico 12:3). Mas este mandamento já não mais se aplica (I Coríntios 7:18-20; Gálatas 5:1-8; 6:12-16).”

REFUTAÇÃO: Como já foi dito, este seria outra afirmação sem o devido conhecimento das Alianças de YHWH.
Gênesis 17:7-14: “Estabelecerei a MINHA ALIANÇA entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, ALIANÇA PERPÉTUA, para ser o teu YHWH e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em POSSESSÃO PERPÉTUA, e serei o seu YHWH. Disse mais YHWH a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. ESTA É A MINHA ALIANÇA, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso POR SINAL DE ALIANÇA ENTRE MIM E VÓS. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e ALIANÇA PERPÉTUA. O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a MINHA ALIANÇA.”

Infelizmente eles não conhecem genuinamente a Antiga Aliança do Eterno com Israel, não interpretam os textos sagrados na língua original pela qual foram escritos, não conseguem entender a linguagem dos apóstolos.
O rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) escreveu: “Porque eu mesmo poderia desejar ser separado do Messias, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são ISRAELITAS, DOS QUAIS É A ADOÇÃO DE FILHOS, E A GLÓRIA, E OS CONCERTOS, E A LEI, E O CULTO, E AS PROMESSAS; dos quais são os pais, e dos quais é o Messias, segundo a carne, o qual é sobre todos, D’us bendito eternamente. Amém!”(Romanos 9:3-5).
Observem a linguagem de Paulo: “DOS QUAIS É”, e não “dos quais foram”, ou “dos quais já foram abolidos”.
Não existe nada nos escritos da Nova Aliança que contrarie o mandamento da circuncisão aos judeus crentes, existem sim várias advertências àqueles que ensinavam que ela era um meio de salvação e justificação.
Um dos escritos da Nova Aliança mais interpretados erroneamente é a Epístola do rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) aos Gálatas.
Quem eram ‘os da circuncisão’ em Gálatas 2:12? Se alguém ainda não sabe, o rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) fez DIFERENCIAÇÃO entre ‘judeus crentes’ e ‘os da circuncisão’ nos versos 13 e 14: “E OS OUTROS JUDEUS também dissimulavam com ele (Shimon Kefa (apóstolo Simão Pedro), de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.”
O grupo ‘da circuncisão’ era diferente dos ‘outros judeus’ que eram messiânicos. Este grupo é descrito em Atos 15:1: “Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.”
Este ensino é bíblico? Claro que não! Por isso o rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) combateu este tipo de doutrina entre os judeus, porém hoje muitos são aqueles que ensinam também que a Tevilot (batismo) é um requisito para a salvação.
A Enciclopédia Católica diz que “...todos que partem (morrem) sem batismo, são excluídos da visão do Eterno”.
Em “O Grande Catecismo XIII” de Martinho Lutero está escrito “ademais é o mais solene e estritamente ordenado que devemos ser batizados, ou não podemos ser salvos”.
Porém, um irmão chamado Larry Wilson, da Igreja Presbiteriana Ortodoxa afirmou: “O batismo não garante a salvação, assim como a circuncisão não garantia e não garante”.
Agora pergunto: a prática do batismo, por causa do seu mau uso para a salvação foi extinto? Perdeu o seu valor? Claro que NÃO!
Da mesma forma que o batismo ainda permanece, também a circuncisão continua vigente para a descendência de Abraão.
Vamos analisar o texto de I Coríntios 7:18-20: “É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide. A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH. Cada um fique na vocação em que foi chamado.”
O rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) jamais afirmou que a circuncisão não se aplica mais.
Neste texto ele diferencia o ‘circuncidado’ (judeu) e o ‘incircuncidado’ (gentio), advertindo-os a permanecerem fiéis ao chamado do Eterno para ambos e que o importante é OBSERVAR OS MANDAMENTOS DE YHWH.
O gentio não poderia se gloriar por causa do seu chamado mesmo estando incircuncidado, e nem o judeu poderia também se gloriar por causa do seu chamado, pelo fato da sua circuncisão.


Sacerdócio levítico (Êxodo 40:12-16; 29:1-9) - Sob a aliança feita no Monte Sinai, Deus ordenou que somente Arão e seus descendentes servissem como sacerdotes (Números 3:10; 18:1-7; 16:40). Mas hoje, Yeshua é o Sumo Sacerdote, embora ele não tivesse sido um descendente de Arão. Isto prova que houve uma mudança na lei (Hebreus 7:11-18; I Pedro 2:5,9).”


REFUTAÇÃO: Em Hebreus 7:11-18 o escritor trata da MUDANÇA DO SACERDÓCIO LEVÍTICO.
Alguns detalhes importantes que diferenciam as duas alianças:

Na primeira Aliança:

a) Os sacerdotes eram da Ordem Sacerdotal de Levi.

b) Todos os sacerdotes ofereciam sacrifícios pelo povo e também por si mesmos, inclusive o próprio Sumo Sacerdote.

c) Todos os sacerdotes eram substituídos por outros, inclusive o Sumo Sacerdote.

d) O Tabernáculo ou Templo era terreno.

e) O selo da Antiga Aliança era o sangue de animais.
Na segunda ou Nova Aliança:

a) Os sacerdotes são da Ordem Sacerdotal de Melquisedeque, uma Ordem Eterna. (Salmos 110:4).

b) Somente o Sumo Sacerdote Yeshua Ha Mashiach se ofereceu como único sacrifício perfeito, santo, suficiente e eterno pelos pecados do ser humano, mas não por si mesmo, pois Yeshua nunca pecou, porém o Sumo Sacerdote da Antiga Aliança oferecia sacrifícios por si mesmo, pois também era um pecador.

c) Nenhum sacerdote é substituído por outro, pois todos pertencem a uma Ordem Eterna.

d) O Tabernáculo ou Templo é celestial.
A Nova Jerusalém, apesar de não ser ela o Templo celestial, mas sim uma parte dele, aquela parte coberta que tem o formato de um cubo, ou seja, o lugar mais sagrado do Tabernáculo ou do Templo, o Santíssimo Lugar, onde YHWH habita. Essa Nova Jerusalém também tem o mesmo formato de um cubo (Apocalipse 21:15,16) e é descrita no livro da Revelação como sendo o Tabernáculo (habitação) de YHWH com os homens. (Revelação, Apocalipse 21:2,3).
E é evidente que o sacerdócio levita ministrava apenas para Israel.
Por isso mesmo Yeshua não pertencia à tribo de Levi, mas sim a de Judá, tribo essa que a Torah nunca falou sobre sacerdócio, pois YHWH já tinha planos de que o Messias seria Sumo Sacerdote segundo a ordem sacerdotal eterna de Melquisedeque (Salmos 110:4), e não da ordem temporal ou transitória levita. Porque essa ordem sacerdotal levita é uma figura da ordem sacerdotal eterna de Melquisedeque, cujo exercício é numa dimensão metafísica na Nova Jerusalém e não na Jerusalém terrestre.

e) O selo da Nova Aliança é o sangue do próprio Filho de YHWH.

Entendemos biblicamente que o Messias trouxe á tona o verdadeiro sentido da Torah, chamado ESPÍRITO DA LEI, que vai muito além de letras escritas em pedras ou rolos e excede em muito a justiça dos escribas e fariseus da época.
Não houve mudança na Lei pelo Messias, mas houve APERFEIÇOAMENTO, PLENIFICAÇÃO.
Na Nova Aliança o cumprimento da Torah foi aperfeiçoado, e quando o autor da carta aos Hebreus afirma que houve ‘mudança da Lei’, ele não se referia à Lei de YHWH (Torah), mas a do Sacerdócio.


“Dias santificados (Êxodo 12:1-28; 13:3-10; Levítico 23) - Deus ordenou que Israel guardasse vários dias festivos santificados, mas nós não devemos guardá-los (Colossenses 2:14-17; Gálatas 4:10,11). Note que, quando Deus manda que certo dia seja um dia santo de descanso, ele pode posteriormente mudar a ordem e não mais exigir que os homens o guardem.”

REFUTAÇÃO: Existem também, além de vários erros de tradução dos originais (muitas vezes propositais), erros de interpretação, porque o modo do cristianismo romano ainda prevalece quando o assunto é interpretação bíblica.
E um deles está em Colossenses 2:16:
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é do Messias.”
Os colossenses eram frígios e gregos, embora predominassem os frígios, e muitos deles sendo crentes no Messias, celebravam as Festas Bíblicas juntamente com os judeus messiânicos. Porém eles estavam sendo discriminados por causa desta atitude.
Muitos interpretam o fato como se eles, por não observarem estas Leis alimentares e Festas Bíblicas, (até porque muitos ainda entendem que elas sejam uma espécie de ‘legalismo’) estavam sendo discriminados pelos judeus.
Vamos analisar as palavras do rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo):
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados” – quando lemos esta parte do texto até parece que a interpretação do cristianismo romano faz sentido, mas quando lemos os versos seguintes, entendemos de fato a mais correta interpretação: “...que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é do Messias.”
Ele diz que as Leis alimentares e as Festas Bíblicas eram ‘SOMBRAS’ das coisas que haveriam de vir (isto é, através do Messias), mas o corpo (aquele que FAZ AS SOMBRAS DESTAS COISAS) É DO MESSIAS! As ‘sombras’ - Leis alimentares e as Festas Bíblicas – refletem a IMAGEM DO CORPO, O CORPO DO MESSIAS.
Mais uma interpretação errada do texto de Gálatas 4:10,11: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco.”
Para entendermos esta passagem DA MANEIRA CORRETA, devemos ler com atenção os versos anteriores:
Verso 8: “Mas, quando não conhecíeis a YHWH, servíeis aos que por natureza não são deuses.”
Verso 9: “Mas agora, conhecendo a YHWH ou, antes, sendo conhecidos de YHWH, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”
O rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) escreve para os habitantes - os gálatas - eram celtas ou gauleses e tinham já habitado na Gália.
Os gálatas mantiveram a sua língua e costumes, assim como os seus ritos religiosos, mas acrescentaram-lhes elementos dos cultos frígios.
Neste contexto é que o rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) adverte aos gálatas, dizendo que antes de conhecerem a YHWH eles serviam aos deuses do paganismo, mas agora depois de conhecê-Lo, por que ainda continuavam a praticar os ‘rudimentos fracos e pobres’ de quando ainda eram servos dos deuses?
O texto não fala das coisas que o Eterno estabeleceu, mas das práticas pagãs que os gálatas serviam antes de conhecê-Lo.
Observem esta afirmação do rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo):
“que, naquele tempo, estáveis (gentios) sem Messias, separados DA COMUNIDADE DE ISRAEL E ESTRANHOS AOS CONCERTOS DA PROMESSA, não tendo esperança e sem YHWH no mundo. Mas, agora, no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias chegastes perto (DA COMUNIDADE DE ISRAEL).
Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um (judeus e gentios); e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças (as leis judaicas, CRIADAS PELOS RABINOS LEGALISTAS), para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com YHWH em um corpo, matando com ela as inimizades (as leis judaicas, CRIADAS PELOS RABINOS LEGALISTAS).”
(Efésios 2:12-16).
Vamos ler Atos 20:18-24 – “No dia seguinte, Sha'ul entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. E, havendo-os saudado, contou-lhes minuciosamente o que por seu ministério YHWH fizera entre os gentios. E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, E TODOS SÃO ZELOSOS DA LEI.”
E já acerca de ti (o rabino Sha’ul (Apóstolo Paulo) foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
Faze, pois, isto que te dizemos: temos quatro varões que fizeram voto.
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, MAS QUE TAMBÉM TU MESMO ANDAS GUARDANDO A LEI.”[/i]
Isaías 56:6,7 diz: “E AOS FILHOS DOS ESTRANGEIROS que se chegarem a ADONAI, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, TODOS OS QUE GUARDAREM O SÁBADO, NÃO O PROFANANDO, E OS QUE ABRAÇAREM O MEU CONCERTO, também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.”
Lemos neste texto que o Shabat (Sábado) não era apenas uma exclusividade do povo de Israel, mas também os gentios poderiam guardá-lo.
Os judeus guardavam o Shabat não somente como um sinal para se lembrarem da libertação na terra do Egito, mas também como uma santificação por parte do Eterno: Êxodo 31:13: “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o ADONAI, que vos santifica.”

Claro que aquele que guarda o Shabat como um meio de salvação, está CAÍDO DA GRAÇA DE YHWH, isto é, já não depende mais do favor do Eterno, mas dos seus próprios méritos.
No texto de Atos 20:7, a expressão “PRIMEIRO DIA DA SEMANA”, que está na maioria das bíblias, SUBSTITUIU A EXPRESSÃO VERDADEIRA DOS ORIGINAIS, A QUAL É: “E no Motzaei Shabat, (PÔR-DO-SOL DO SÁBADO) ajuntando-se os talmidim (discípulos) para partir o pão, Sha’ul, (Paulo) que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” Isto aconteceu para difundir a idéia de que o Shabat (SÁBADO DE ADONAI, O 7º DIA), foi substituído pelo domingo de Constantino (PAGANISMO);
A Igreja guardava o Shabat até que, após 132 d.C., líderes gentios suscitados na Igreja foram progressivamente afastando-se de Israel e rompendo com as raízes judaicas originais da fé em Yeshua, o que culminou com a declaração formal deste rompimento em 325, durante o Concílio de Nicéia.
Neste concílio houve um completo boicote aos líderes judeus da Igreja, os quais não foram convidados a participar. Em 336, no Concílio de Laodicéia, foi proibida no seio da Igreja a guarda do Shabat, e em 590 d.C. o Papa Gregório estabeleceu “definitivamente” o domingo como o “Dia do Senhor”.

Depois do estabelecimento do Novo Pacto, o que a Lei representa hoje para os crentes em Yeshua? Ela é o referencial, baseada na vida e ensino do Messias Yeshua, que veio torná-la plena, isto é, totalmente fora do contexto legalista farisaico que se concentra apenas na letra da Lei e não no espírito da Lei, que são os seus princípios espirituais.
Sabemos que a Lei não se aplica a nós gentios de forma direta, apenas aos judeus, porém temos que respeitar a Torah e ter os princípios como referencial do que é certo ou errado.

Observem estas palavras: “...ATÉ QUE O CÉU E A TERRA PASSEM,...” o contexto está em Apocalipse 21:1 que diz: “E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA. PORQUE JÁ O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM, E O MAR JÁ NÃO EXISTE.”
“...NEM UM JOTA OU UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI SEM QUE TUDO SEJA CUMPRIDO.”

Contexto em Apocalipse 21:6 que diz: “E DISSE-ME MAIS: ESTÁ CUMPRIDO; EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM. A QUEM QUER QUE TIVER SEDE, DE GRAÇA LHE DAREI DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA.”
Os textos de Apocalipse tratam do período após o Milênio de Yeshua.


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REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH Empty Re: REFUTAÇÕES CONTRA AS AFIRMAÇÕES QUE FALAM DA TORAH

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Set 08, 2011 4:48 pm

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