Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A Divindade de Yeshua EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A Divindade de Yeshua EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A Divindade de Yeshua EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A Divindade de Yeshua EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A Divindade de Yeshua EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A Divindade de Yeshua EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A Divindade de Yeshua EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A Divindade de Yeshua EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A Divindade de Yeshua EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A Divindade de Yeshua EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A Divindade de Yeshua

+2
Diego Yo'ets
Prisca
6 participantes

Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty A Divindade de Yeshua

Mensagem por Prisca Seg Dez 28, 2009 6:15 pm

A Divindade de Yeshua 3708 amigos!!!
Achei interessante discutirmos este assunto aqui no forum depois de uma conversa com o Xan sobre o assunto.

O cristianismo acredita na divindade de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias),baseado também sob a doutrina de trindade.

Vou deixar alguns textos em que nos apoiamos para sustentar esta doutrina.

João Capitulo 1

v. 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com YHWH, e o Verbo era YHWH.
v. 2 Ele estava no princípio com YHWH.
v. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
v. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
v. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Romanos 9. 5

"Dos quais são os pais,e dos quais é Ha Mashiach ( O Messias),segundo a carne,o qual é sobre todos,YHWH Bendito eternamente.Amém"

Hebreus Capitulo 1

v. 1 Havendo YHWH antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
v. 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
v. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
v. 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
v. 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
v. 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de YHWH o adorem.

Acreditamos que Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua é 100% homem e 100% YHWH.
O texto abaixo é tirado da CPAD- Casa Publicadora das Assembleias de YHWH

I. A NATUREZA HUMANA DE Yeshua

Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne Rm 1. 3; Nisto conheceis o Espírito de YHWH: todo espírito que confessa que Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) veio em carne é de YHWH 1Jo 4. 2.

Acerca da natureza de Ha Mashiach ( O Messias) há muita clareza nas Escrituras Sagradas. Mas mesmo assim existiu muitos ensinos anti-bíblicos; como o ensino dos gnósticos por exemplo, que diziam que Yeshua não poderia ter um corpo de carne igual ao nosso porque a matéria é totalmente má. E que o corpo de Yeshua era somente de aparência física, mas ele era totalmente espírito. No tempo em que João escreveu a sua primeira carta 85-95 aC. O gnosticismo já existia; e é por isso que o apstolo João adverte muitas vezes aos leitores dos seus escritos sobre a verdade da encarnação do verbo de YHWH.

Yeshua possuía a natureza humana completa.

Vejamos a seguir uma relação dos pontos principais da Bíblia sobre a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias).

1. Possuía corpo físico Mt 26. 12.

2. Possuía alma racional Mt 26. 28.

3. Possuía espírito humano Lc 23. 46.

4. Nascido de mulher segundo a descendência de Davi Mt 1. 1, 18; At 2. 30; Rm 1. 3;Gl 4. 4.

5. Desenvolveu-se como um ser humano Lc 2. 46, 47, 52.

6. Tinha mãe e irmãos Mt 12. 47; 13. 55.

7. Trabalhou até os trinta anos como carpinteiro Mc 6. 3; Mt 13. 55.

8. Conheceu a tentação Hb 2. 18.

9. Sentiu angustia na oração Hb 5. 7.

10. Aprendeu a ser obediente Hb 5. 8.

11. Fadigou-se Mt 8. 24; Jo 4. 6.

12. Sentiu fome e sede Mt 4. 2; 21. 18; Jo 19. 28.

13. Sentiu sono Mt 8. 24.

14. Sentiu dores agonizantes Lc 22. 44.

15. Teve sentimentos fortes como: _choro Jo 11. 35; Lc 19. 41; _tristeza Mt 26. 38; _indignação Mc 3. 5; 10. 14; _zelo Mt 10. 34; Jo 2. 15.

16. Crescia em conhecimento Lc 2. 52.

17. Tinha conhecimento limitado Mc 13. 32.

18. Dependia das orações Mc 1. 35.

19. Dependia do Espírito Santo At 10. 38; Mt 12. 28.

20. Recebeu nomes humanos, como: _Nazareno At 2. 22; _Jesus Mt 1. 21; _Profeta Mt 21. 11; _Carpinteiro Mc 6. 3; _Filho do Homem Lc 19. 10; _Cristo Yeshua, homem Jo 19. 5; 1Tm 2. 5.

Ao ler estas referências bíblicas citadas acima, se torna inquestionável o ensino sobre a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias).

II. A NATUREZA DIVINA DE Yeshua

Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser… Hb 1. 3

Yeshua já era antes da criação Jo 1. 1-3; 17. 5; Cl 1. 17. Isto fala da preexistência de Ha Mashiach ( O Messias), isto é, da existência de Ha Mashiach ( O Messias) antes de todas as coisas que foram criadas por Ele, e para Ele Cl 1. 16,17. Quando falamos da natureza divina de Ha Mashiach ( O Messias), falamos da sua divindade, isto é, qualidade divina, deidade, ser que não teve começo, e não terá fim; isto é, YHWH.

Yeshua é o pai da eternidade Is 9. 7. Em Jo 17. 5; Yeshua fala da gloria que tinha com o Pai antes da fundação do mundo. Yeshua foi bastante claro quando falou aos Judeus da sua preexistência Jo 8. 38, 58. E eles entenderam o que quis dizer. Yeshua não foi só antes do mundo, mas também antes do tempo Jo 1. 1. Isto fala da eternidade de Ha Mashiach ( O Messias).

Nomes divinos atribuídos a Ha Mashiach ( O Messias).

Antes de listar os nomes divinos atribuídos a Ha Mashiach ( O Messias) é bom lembrar que nomes entre os Hebreus não é simplesmente um título, mas eles sempre falam do que a pessoa realmente é. Assim também os nomes que foram dados a Ha Mashiach ( O Messias) falam do que Ele é.

Os Judeus tinham o nome Yahweh, (que era o nome que se fazia somente se referindo a YHWH) como o mais sagrado, e que tomá-lo indevidamente ou em vão, era pecado de morte. Quem empregar este e outros nomes divinos a si mesmo devia ser apedrejado. No caso de o Novo Testamento empregar este nome a Ha Mashiach ( O Messias), comprova que Ele é YHWH.

Há muitas passagens na Bíblia em que YHWH usa o termo EU SOU em referência a si mesmo; porem a principal delas está em Ex 3. 14. Aonde YHWH se revela a Moisés como o EU SOU. Com isto YHWH estava dizendo que Ele é não que veio a existir. Que sempre foi, e sempre será. Que determina e toma posições por si mesmo, e não precisa dar satisfação a ninguém. Na tradução do Antigo Testamento Hebraico para o Grego (Septuaginta), EU SOU foi traduzido para o grego Ego Eimi, (??? ????) e os Judeus conheciam muito bem esta expressão e o que ela significava.

No Novo Testamento Yeshua reivindicou para si o nome mais sagrado entre os Judeus “Ego Eimi”.

_Antes que Abraão existisse “Eu Sou” Jo 8.58-59.

_Se não credes que “Eu Sou”, morrereis em vossos pecados Jo 8.24.

_ “Eu Sou” Jo 18.4-6.

Encontramos nas páginas do Novo Testamento o título Teos (????), que é tradução do hebraico Elohim, isto é, YHWH. Confira as seguintes referencias Jo 1.1; 20.28; Hb 1.8; 2Pd 1.1.

Kirios (??????. Este termo se encontra no Novo Testamento, e o seu significado é Senhor. É tradução do hebraico Adonai; traduzido na Septuaginta para Kirios. Este termo tinha dois significados no Novo Testamento:

_Comum: que era usado numa sudação amável significava “Senhor ou mestre”.

_Divindade: neste caso referindo-se a divindade de Ha Mashiach ( O Messias) Mc 1.2-4; Jo 20.28; Rm 10.13; 1Co 12.3.

O próprio Yeshua ser igual ao Pai, e igualdade nas atividades Jo 5.17,18; 10.30-33. Aceitou adoração Mt 8.2; Jo 9.35-38; 20. 27-29.

Yeshua possui atributos divinos como: _Onipresença Mt 18. 20; 28.20. _Onipotência Mt 9.6; 28.18-20; Lc 8.25; Jo 1.3,10; 3.35; Ef 1.20-22; Fl 3.21; Cl 1.16,17; 1Pd 3.22. _Onisciência Mt 11.27; Jo 2.24,25; 7.9; 11.11; 13.1,11; 18.4; 21.17; Cl 2.3. _Imutável Hb 13.18; Tg 1.17. _Eterno Ex 3.14; Is 6.6; Jo 8.58; Rm 1.20; 16.26; Hb3. 6;

III. PRINCIPAIS HERESIAS SOBRE AS NATUREZAS DE Yeshua

Alem das heresias mencionadas pelo Pr. Ezequias Soares no comentário da lição neste tópico, ainda encontramos outras, as quais são:

Docetismo:

Esta palavra é de origem grega, provem do termo “dokeo”, significa “parecer”. O ensino do docetismo dizia que a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias) era apenas ilusória, aparente e não real, e que o espírito de Ha Mashiach ( O Messias) se apossou de um homem chamado Yeshua no dia de seu batismo, e que o abandonou na cruz.

Arianismo:

Este nome é derivado de Ário, presbítero de Alexandria. Ensinavam que Ha Mashiach ( O Messias) não era eterno, mas o primeiro e o maior dentre todas as criaturas de YHWH.

Nestorianismo:

Derivado de Nestorio, patriarca de Constantinopla. Ensinaram que em Ha Mashiach ( O Messias) haviam duas naturezas, e essas implicavam em duas personalidades.

IV. A UNIÃO DAS DUAS NATUREZAS DE Yeshua

Esta união é chamada na teologia de Theantrópica, isto é, YHWH-Homem. Mas como foi possível esta união acontecer? Sabemos que não é muito simples para se entender essa união da natureza divina que é: incriada, eterna, infinita; e a humana que é: criada, mutável, limitada. Porem, analisando bem, não é tão difícil assim de entender. É que as duas naturezas, embora distintas, são semelhantes. O homem foi criado à imagem e semelhança de YHWH Gn 1.26,27. O homem se tornou participante da natureza divina 2Pd 1.4, isto possibilitou a referida união, visto que o homem possui certas qualidades dadas pelo próprio YHWH que nenhum outro ser possui. O Logos jamais se uniria a um ser irracional, como a um animal por exemplo.

É importante frisar aqui que a união destas duas naturezas, não afetou em nada nenhuma delas. Yeshua era 100% YHWH, e 100% homem, como já vimos nos tópicos acima. É falso o ensino que diz que Yeshua deixou de ser YHWH para ser homem. Certas pessoas afirmam isto se baseando em Fl 2.7, que diz que Ele esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de homem. Paulo aqui esta falando da glória que Yeshua tinha com o Pai Jo 17.24.

CONCLUSÃO

Cremos na pessoa de Yeshua como verdadeiro homem, verdadeiro YHWH. Ele tomou a forma humana para ter um corpo humano, para que assim pudesse sofrer por nos, e pela sua carne condenar o pecado na carne Rm 8.3. Certo é que Yeshua foi tentado como homem, sofreu como homem e morreu como homem. Mas nem por isto deixou de ser YHWH. Ele foi, é e sempre será YHWH todo poderoso, esta assentado em seu trono com o Pai, e se manifestara em glória para buscar o seu povo. Amem!

Pr. Edevir Peron

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Dez 28, 2009 7:04 pm

shalom...

Acho esse assunto improdutivo....


Jamais nossa mente finita, poderá comprender a infinitude da essência de YHWH. Tudo que dissermos aqui, muito embora possa ser um caminho a se conhecer a magnetude de YHWH, ainda não passará de um caminho e não a verdade incondicional, que só estaremos preparados a entender quando YHWH nos quizer revelar, através da Vinda do Messias. Tudo aqui não passará de especulações daquilo até onde podemos entender.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Dez 28, 2009 7:17 pm

Acho tudo isso um pouco confuso
Yeshua
nunca disse abertamente que era
YHWH
quando o chamaram de bom, Ele disse que bom era
YHWH
fazendo distinção, sempre falou que trabalhava para o pai
e a biblia revela que se alguém diz que ele não veio em carne
esse é o espirito do anticristo, contudo uma vez Ele alegou
Eu e o pai somos um só
Quem vê o filho, vê o pai
Crede em YHWH crede também em mim
por isso fico confuso
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por Xan Berg Ter Dez 29, 2009 8:52 pm

A Divindade de Yeshua 3708 Prisca


Veja, a Eunice tem uma boa explicação que irá nos ajudar.

Dê uma olhada neste link: A Divindade de Yeshua 808862

A Divindade de Yeshua Icon_arrow https://torahweb.forumbrasil.net/lei-de-moises-f1/a-composicao-de-d-us-t377.htm
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por HeltonJSGouveia Seg Jun 04, 2012 7:16 pm

Eu Acho o conceito de Yeshua ser 100% Elohim e 100% Homem um equívoco que beira ao absurdo das filosofias Greco-Romanas perante as escrituras:



"Que, sendo em forma de YHWH, não teve por usurpação ser igual a YHWH,

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte no Madeiro.
Filipenses 2:6-8

Yeshua tem divindade em si, pois ele é gerado de Elohim, mas ele mesmo não é Hashem. Yeshua nunca mencionou ser o próprio Hashem "Assim também O MAshiach não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Heb. 5:5 - Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Salmos 2:7

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Elohim verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.
João 17:3

Yeshua mostra que ele não é Elohim, mas veio da parte Dele e, para falar Dele.

O Rabino Shaul disse:
Todavia para nós há um só Elohim, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Adon, Yeshua HaMashiach, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

O Rabino Shaul diz que só há um Elohim que é HaShem.

Nisto se manifesta o amor deElohim para conosco: que Elohim enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9

Na eternidade Yeshua o Salvador foi gerado por Hashem para vir à humanidade salvá-la.

Veja O Porquê Yeshua não pode ser Hashem:

YHWH não pode morrer ELE é Eterno!
Yeshua morreu

Yeshua tem Um Elohim e pai dele.
Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Elohim e vosso Elohim.

Yeshua tem um Elohim e este elohim é o pai celestial e, não ele mesmo.

Yeshua é limitado em sua Onisciencia, ele só sabe o que o pai ensina a ele.

Disse-lhes, pois, Yeshua: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou. João 8:28

Revelação de Yeshua HaMAshiach, a qual YHWH lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:1

Yeshua recebeu a revelação de Apocalipse do Pai, ELE não saberia se o pai não houvesse revelado ao Filho.

Como pode ser Yeshua YHWH se O proprio YHWH o abandonou (temporariamente) na ocasião de sua execução no madeiro?

E perto da hora nona exclamou Yeshua em alta voz, dizendo: Eli, Eli, l'má shbactâni; isto é, ELi, ELi meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:46

Seria o messias escrizofênico para orar por ele mesmo? O que mais Yeshua fez foi orar ao pai! Então ele falava consigo mesmo acerca das coisas?

A pessoa Afirmar que Yeshua é o próprio Hashem está demasiadamente equivocado num conceito altmente pagão, vindo da filosofia Greco-Romana.




HeltonJSGouveia
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Olinda-PE

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/03/2011


Ir para o topo Ir para baixo

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por Xan Berg Seg Jun 04, 2012 9:04 pm

A Divindade de Yeshua 3708 Elton

Geralmente o pessoal se apega unicamente ao ev. de João, em meia duzia de versiculos isolados para defender esta teoria de Yeshua ser 100% homem e 100% D-us, ou seja, os textos isolados correspondentes a essa doutria equivocada é João 1:1-3; 14, João 10:29, João 14:9, resumindo, tal doutrina está fundamentada literalmente em 6 versiculos, agora, como resolver esta meia duzia de versiculos dentro do contexto biblico geral?

Yeshua deu um belo exemplo desta unidade entre ele e o Pai no próprio ev. de João, mas o pessoal não aceita os outros textos, logicamente.

Eu preparei um estudinho simples que refuta de "cabo a rabo" as teorias da trindade e do unicismo, acesse o link abaixo e comprove

http://www.torahweb.net/Unidade-Composta-h19.htm

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

A Divindade de Yeshua Empty Re: A Divindade de Yeshua

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos