Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Quem era o Elohim? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Quem era o Elohim? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Quem era o Elohim? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Quem era o Elohim? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Quem era o Elohim? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Quem era o Elohim? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Quem era o Elohim? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Quem era o Elohim? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Quem era o Elohim? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Quem era o Elohim? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Quem era o Elohim?

+8
Alex_Maciel
Admin
Eunice
papista
Eldier Khristos
Darley Avshalom
Diego Yo'ets
Xan Berg
12 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Quem era o Elohim?

Mensagem por Xan Berg Seg Out 12, 2009 9:15 pm

Quem era o Elohim? 3708 Convidado


Quem realmente era esse Elohim (originais em hebraico) que subia da terra?




Necromante diz: .

.. Vejo um deus que sobe da terra.


Shaul pergunta:


Como é a sua figura?

Disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

I Samuel 28: 13; 14
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Convidad Seg Out 12, 2009 10:52 pm

[quote="Xan"]Quem era o Elohim? 3708 robertoknudsen
Quem realmente era esse Elohim (originais em hebraico) que subia da terra?

Necromante diz: Vejo um deus que sobe da terra.
Shaul pergunta: Como é a sua figura?
Disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. I Samuel 28: 13; 14


Prezado Irmão Xan.

Acredito que seja um espírito de luxúria, a exemplo da passagem que diz:

Oséias 4:12 O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus.

Creio que este engano decorreu do fato de Deus não mais responder à orações de Saul, como vemos na passagem:

I Samuel 28:6 E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

Então Saul mandou buscar uma feiticeira, contrariando a Palavra de Deus.

I Samuel 28:7 Então, disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor uma mulher que tem o espírito de adivinhar.

Então possivelmente um espírito de engano, de mentira, ou de luxúria, usa a feiticeira, possivelmente ainda a mando de Deus, para enganar Saul:

I Samuel 28:11 A mulher, então, lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. 12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 13 E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. 14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

Contudo sabemos que isso não passa de um engano do diabo, e principalmente um propósito de Deus para destituir cada vez mais Saul de seu trono e da presença de Deus, por causa de sua infidelidade em consultar feiticeiros e os mortos.

A soberba e rebeldia de Saul provocou em Deus esta atitude de engano. Como a Bíblia diz:

Deuteronômio 18:9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem FEITICEIRO, 11 nem encantador de encantamentos, NEM QUEM CONSULTE UM ESPÍRITO ADIVINHANTE, NEM MÁGICO, NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS,

Deuteronômio 18:12 pois TODO AQUELE QUE FAZ TAL COISA É ABOMINAÇÃO AO SENHOR; e por estas abominações O SENHOR, TEU DEUS, AS LANÇA FORA DE DIANTE DE TI. 13 Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

Esta não foi a primeira vez que Deus cria uma situação semelhante, como podemos ver na passagem de I Resis 22:1-28.

Aqui tratava-se da guerra entre Síria e Israel e a disputa da cidade de Ramote que estava em posse do Rei da Assíria, e o Rei Jeosafá, de Judá, a queria tomar de volta, e para tanto foi se unir ao Rei de Israel. Este consultou cerca de 400 profetas que disseram para ele ir à peleja contra os assírios. Mas Jeosafá duvidou daquela profecia. Então o Rei de Israel mandou chamar o Profeta Micaias, mesmo sendo ele um profeta que nunca profetizava o bem a pavor do Rei de Acabe, Rei de Israel.

Todos os falsos profetas profetizaram a favor da investida, contudo Micaias não se deixou enganar, mas disse que diria apenas o que Deus lhe revelasse. (14). Contudo em princípio Micaias foi irônico concordando com as demais falsas profecias de vitória (15).

Mas o rei conhecendo Micaias duvida de sua profecia irônica e pediu que Micaias lhe dissesse a Verdade. Então Micaias revelou-lhe o fracasso que aquela investida traria ao Rei e ao seu povo (17). Entretanto a rebeldia de Acabe não agradou a Deus, que disse:

1 Reis 22:20 E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, a que suba e caia em Ramote-Gileade? E um dizia desta maneira, e outro, de outra. 21 Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? 22 E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim. 23 Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou mal contra ti.

O final dessa história foi a morte do Rei Acabe, que havia trancafiado o profeta Micaias ditando mal contra ele, bem como o final da história de Saul foi igualmente a sua morte e a destituição do seu reinado, cedendo seu trono a Davi.

Existem várias situações onde espírito malignos são usados pelo diabo para enganar o povo israelita, ou os judeus, e toda humanidade, a exemplo desta outra passagem, ainda do livro de Oséias, que diz:

Oséias 5:4 Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR. 5 A soberba de Israel testificará, pois, no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles.

Em todos os casos esses acontecimentos surgiram como fruto da infidelidade e da soberba daqueles que serviam a Deus e foram deliberadamente desobedientes aos seus mandamentos. E como Deus não se deixa escarnecer, a Bíblia diz:

Gálatas 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

2 Tessalonicenses 2:11 E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, 12 para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade.

Espero que esta explicação seja suficiente para que possamos entender como se tornam suscetíveis à mentira e o engano aqueles que se desviam deliberadamente dos caminhos de Deus depois de haverem sido escolhidos e conhecido a verdade (Hebreus 10:26-31).

Fique na Paz do Senhor Jesus. Quem era o Elohim? 3708.

Pr. Ev. Roberto Knudsen
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Out 12, 2009 11:59 pm

Quem era o Elohim? 3708 Xam...
O Irmão Roberto disse bem a respeito de quem se tratava, era mesmo uma personificação de anjos decaídos. Muito provavelmente aquela cartomante não viu apenas uma "pessoa", mas várias. Porém o intuito de satanás era enganar a Saul e dentre as muitas pessoas a personificação de Samuel foi a que mais se destacou dentre as outras, por isso a cartomante disse ter visto elohim.
Elohim no hebraico como vc já sabe é o plural de Eloah e siginifica majestades, deuses. Essa palavra vem do original El que simplifica ao Deus verdadeiro , mas elohim pode ser usado tanto para o Deus verdadeiro quanto, para juizes , reis e até mesmos falsos deuses. Nesse caso especifico de I Samuel foi usado o termo elohim para se referir aos seres espirituais visto naquela visão. Outra ocasião que vemos o termo sendo utilizado para outras pessoas que não seja Yhvh está em Shemot (Êxodo) 4:16 e yeshua usou dessa passagem para se defender das acusações que recebeu (joão 10: 34). No Tehilim (Salmos) 82:6 nos dá o mesmo entendimento.
Então em resumo elohim é um tratamento masjesticio que conota superioridade e poder.

Quem era o Elohim? 3708...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Out 17, 2009 11:35 pm

Xan escreveu:


Quem realmente era esse Elohim (originais em hebraico) que subia da terra?




Necromante diz: .

.. Vejo um deus que sobe da terra.


Shaul pergunta:


Como é a sua figura?

Disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

I Samuel 28: 13; 14


אלהים ראיתי עלים מן - הארץ: " ELOHIM Rayti Alim mim haaretz" PODEROSOS vem subindo da terra"

Nada em hipótese alguma se referindo a 'anjos decaídos', ou alguma forma espiritual demoníaca.
Sabemos que ELOHIM, plural de EL, significa poderes, supremos, ou em caso de pessoa, um que seja PODEROSO, SUPREMO, aquele que detêm estes ELOHIM, PODERES.

Mas, neste textos, trata-se realmente de ALGUÉM, e não algo.
Ela também não se refere a um 'deus', mas vê realmente que um poder alheio ao seu conhecimento vem a ela. Uma pessoa que está 'acostumada' a evocar 'diabos, demônios', de forma alguma se espantaria em ver aquilo que todos os dias 'chama' ao seu convívio natural, pela sua profissão.

Logo, tanto Shaul ouve a vós de Shemuel, como a mulher vê ao mesmo profeta, morto a muitos dias. É Shemuel realmente que aparece, e não um demônio, alías o único que defendem tal tese é o cristianismo.
Mas, nosso entendimento de que é realmente Samuel, se inicia antes.

Por que o Eterno, em sua Torah nos proíbe evocar mortos? Será que há proibição a coisas que não existem?

Vejamos que nos diz:
"Não se achará entre ti quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo (esh), nem agoureiros (qossem qessamim), nem prognosticadores (onen), nem adivinho (nachesh), nem feiticeiro (kashf), nem encantador de animais (chober chaber), nem necromante (ov) ou Ydeonita (Ydeoni), nem quem consulte os mortos (dor'sh el ha motim)...Quanto tu fores à terra que o Eterno, teu Elohim te dá, não aprenderás a fazer segundo as abominações daquelas nações...porque é abominável.." Devarim 18:10.11.9.12

Todas estas práticas eram provenientes das nações que estariam de frente com Israel, abomináveis ao Criador, porém PRATICADAS.
H'Shem, então, em suas instruções a Moshê para o povo Israeli, destaca esta erradicação, e sua consequente extinção de Erets Israel. E realmente vemos que forma extirpadas, quando Shemuel alef (1ª Samuel) relata:
"E Shemuel morreu, e todo Israel havia pranteado-o, e sepultado-o em Ramá, na sua cidade, e Shaul havia expulso as necromantes (haOvot)e os ydeonitas (haYdeonim)da terra." Shemuel alef 28:3

Ora, não havia porque se relatar isso, de que Shaul expulsara os Ovot ou Ydeonim, sem a real relação deles com o que aconteceria ali, mais à frente: A EVOCAÇÃO DO MORTO SHEMUEL.
"E Shaul disse aos seus servos:buscai-me uma necromante (Ov), para que eu vá e a consulte...'eis que há uma OV em En-Dor..." 1 Sh 28:7.

Mas, como Shaul pede que seus servos que encontrem uma OV? Parece que Shaul tinha conhecimento de que poderia se consultar os mortos de alguma forma, ainda que fosse contra as instruções de H'Shem. Estava em desespero, com certeza, pois como já sabemos nada mais vinha de H'Shem, para saber como agir. Nem Urim, nem profetas, nem sonhos, nada. Isso o motivou a se rebelar contra Aquele a Quem ele procurava, a se rebelar contra a Torah. Ele parte para usar o que é proibido. Se há proibição, há também a matéria a que se proíbe, ou se exerce esta proibição. Se é proibido consultar mortos, é porque mortos podem aparecer. Logicamente há uma punição, e esta é a morte, o que realmente aconteceu. Morreu pela transgressão de evocar mortos, não de evocar demônios (se bem que antes fizera mais transgressões).

Bem, vamos entrar em toda história relatada acerca deste 'mistério':
" Shaul se disfarçou, e vestindo outras roupas, foi junto com dois outros homens, e vieram à mulher de noite, e disse: Rogo-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser." 1Sh 28:8
O disfarce, como se pudesse esconder-se do Criador, e vai à noite, sinal óbvio de um pecado a se revelar. Disfarçado, e às escuras, logo não foi reconhecido pela OV, que disse:

"Tu bem sabes o que Shaul fez, e como exterminou da terra os Ovotim e Ydeonim, por que então me armas um laço à minha vida, para causar minha morte?" 1Sh 28:9
Ela estava 'inativa', e custa a atender o pedido do 'cliente', que está pulsante de medo e angústia. Na realidade, ela se escondia, para não ser acabada, como prevê a Torah. Talvez há algum tempo não fazia suas previsões, não sabemos. No entanto, Shaul jura pelo NOME, que nada aconteceria a ela, que então indaga:

"A quem farei subir (Alah) para ti?, e ele disse: Faze subir a mim (Alay)Shemuel".1Sh 28:11
Notemos que o uso do verbo Aliah (subir), é usado tanto pela OV como pelo Rei.
Mas, subir de onde? É aqui que entra o suposto pensamento de que sera um demônio (subir do inferno cristão). Mas, como sabemos, o sheol se encontra num nível (ao ser humano) abaixo da realidade. Quando alguem morre, ele desce ao Sheol, o local espiritual onde se encontra os mortos.
Então, tanto ele quanto ela teem a mesma disposição: fazer subir do sono da morte a Shemuel.

Porém, antes que qualquer movimento da parte da Ov possa ser feito em relação a evocar o falecido profeta, ele aparece, como num repente:
"A quem farei subir para ti?, e ele disse: Faze subir a mim Shemuel. E a mulher viu a Shemuel, e gritou em voz alta, e falou a Shaul e disse: 'Por que me enganaste? Tú és Shaul!"1Sh 28:11.12
Somente o Rei lhe dissera o nome da pessoa, Shemuel aparece, sem que a Ov o evoque. Um claro sinal de que o Eterno proveu esta aparição, não pela OV, mas pela Ietser hará (inclinação ao mal) do próprio rei Shaul, que teve no âmago de seu ser a vontade de transgredir uma mitsvá (disfarçado e de noite), indo fundo em seu plano irracional de obter vitória sobre os filistim. A mulher nota esta aparição apavorante, pois não mexera os lábios, ou feito ritualística alguma e aparece o ser, um homem conhecido de todos: o Profeta Shemuel.
Nada de demônios, mesmo porque a Tanakh é clara:"E a mulher viu a Shemuel..". Não nos diz: ' e a mulher viu a um demônio disfarçado de Shemuel', como nos relata que o Rei Shaul, este sim, foi disfarçado.
Ela viu e gritou, pois naquele momento que reconheceu a Shemuel, viu também que aquele desprezado do Eterno estava ali, junto dela, e se apavorou, pela sua vida. Ela gritou, pois jamais imaginaria que o homem que desterrara todos os Ovotim lhe pediria para evocar o maior Juiz que Israel já teve.

"E o rei lhe disse: 'Não temas. Mas o que viste?' e a mulher disse a Shaul:' Poderosos vem subindo da terra'. E ele lhe disse:'Qual a sua aparência?' e ela disse:' Está subindo um homem velho (ancião), envolto num manto', e Shaul soube que era Shemuel, e inclinou com o rosto em terra e prostou-se." 1Sh 28:13.14
O rei a adverte que não temas, pois sua razão de estar ali era maior que a de cumprir a Torah (eliminando ela). Ela nitidamente fala que ve PODEROSOS subindo, e depois que UM HOMEM VELHO vem subindo. Ora, num primeiro momento ela vê subindo PODEROSOS, leia-se aqui ELOHIM, depois ela vê subindo um HOMEM VELHO, leia-se aqui ISH ZAQEN, o que a este momento de relato o rei soube que era Shemuel. Somente quando ela relata que era um Ish Zaqen, Homem Velho, Ancião, o rei soube ou entendeu que Shemuel estava subindo. Quando ela relata que ELOHIM ALYIM (Poderosos subindo) no verso 13, Shaul nada comenta, mas quando fala no verso 14 do Homem Velho, ele entende ser o Profeta, ao qual ele queria. Mais uma vez coloco: ELA NÃO O CHAMOU, ELA NÃO O EVOCOU.
Mas, quem são os ELOHIM ALYIM, os poderosos que subiam? Certamente não eram homens comuns, pois ao profeta ela chama de ISH, homem. Muitos defendem ser espíritos familiares, demônios, porém sabemos que anjos (Malakhim) são chamados de Elohim nas Escrituras, mas não vemos uma única vez demônios (será que existem desta forma cristã?) serem assim chamados. Deuses de outras nações, aqueles que não falam e são obras de artífices são assim chamados, mas ainda não ví 'demônios' o serem. Satan, o Malakh do Eterno, e príncipe das nações (que não é demônio algum) é elohim, assim como Mikhael, o Malakh do Eterno e príncipe de Israel, também é elohim.
Bem, continuando:

"E Shemuel disse a Shaul: 'Por que me inquietaste, fazendo-me subir?' -e Shaul disse: 'Estou muito angustiado porque os filistim estão fazendo guerra contra mim, e ELOHIM Se desviou de mim, e não me respondeu mais, nem pelos profetas nem por sonhos. Por isso te chamei, para me fazer saber o que devo fazer'. E Shemuel disse: 'Por que me perguntas? H'Shem Se desviou de ti e Se tornou teu inimigo, e H'Shem te fez conforme falou através de mim, pois H'Shem rasgou o reino de tua mão e o deu a teu próximo, a Dauid, portanto não destes ouvidos à voz de H'Shem e não executaste o furor de Sua ira contra Amalekh, por isso H'Shem te fez assim hoje. E H'Shem entregará também a Israel contigo na mão dos Filistim,e amanhã tu e teus filhos estarão comigo, também o acampamento de Israel H'Shem entregará na mão dos Filistim."1Sh 28:16:19

1º Shemuel foi inquietado, acordado do sono da morte, por Shaul. O que apareceu ao rei foi realmente um 'fantasma', lógico, pois o corpo de Shemuel estava em decomposição. O Aspecto corpóreo que Shaul poderia reconhecer apareceu como um fantasma, ou espírito (vide Lc 24:39);

2º Shaul estava angustiado pela derrota certa, pela falta de H'Shem;

3º Ele evocou ao profeta por este motivo (a guerra);

4º Não precisava ele evocar a Shemuel, pois tudo que caberia a ele já estava anunciado, inclusive a perca do trono, pois H'Shem havia feito como dissera a ele através de Shemuel;

5º Estaria ele e seus filhos com Shemuel, no dia seguinte, ou seja: Onde estava Shemuel? Morto, no Sheol. Assim estaria Shaul e seus filhos;

6º Israel seria entregue a Filistia, seria derrotado.


Em momento algum, as Escrituras mencionam que era um demônio disfarçado. Sempre estão a relatar que é Shemuel, e o fazem 2 vezes, quando trazem em hebraico VAIOMER SHEMUEL:(E DISSE SHEMUEL:).
Seu nome como prova de que é sua pessoa que aparece é falado 5 vezes, desde que sobe do Sheol.
A mulher o vê.
Shaul, pela descrição soube que era ele,
e no verso 20 a própria Tanakh 'bate o martelo', dizendo:

"Imediatamente Shaul caiu estendido na terra, e estava com muito medo por causa das palavras de Shemuel, e também não havia nele força, pois não tinha comido nada durante todo o dia e a noite" 1Sh 28:20
Estava com medo por causa das palavras de Shemuel. De Shemuel, não de demônios.

Amados, creio que se não fosse possível evocar mortos, o Eterno, Bendito seja Ele, não nos daria tal preceito. As nações ao redor faziam isso, se obtinham sucesso, eu particularmente não sei. Porém Ele proibiu, e toda proibição acarreta em penas, se não obedecida.
Outra, se ele fala de morto, é de uma pessoa, e não vi até hoje a Torah dizer que morto é demônio. Ou que seja proibido evocar mortos porque aparecem demônios.
É uma falsa teoria, que está enganando muitos, e fazendo de um grande Servo de H'Shem, Shemuel, um 'demônio'.

Shemuel foi inquietado, foi acordado do sono da morte, mas sabemos que somente o PAI, pode despertar alguém, logo a ietser hará de Shaul foi atendida, para desgosto e morte da casta do rei. H'Shem não transgrediu seu mandamento. Mas, assim como Yob foi ferido em sua família, e em sua saúde por haSatan, Shaul também foi ferido por Vontade Elohut (divina).

Quem era o Elohim? 3708 u'shavua tov!
27 de Tishrei.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eldier Khristos Dom Out 18, 2009 5:03 am

Xan escreveu:Quem era o Elohim? 3708 Convidado


Quem realmente era esse Elohim (originais em hebraico) que subia da terra?




Necromante diz: .

.. Vejo um deus que sobe da terra.


Shaul pergunta:


Como é a sua figura?

Disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

I Samuel 28: 13; 14


Dileto Xan,

Porventura, não seria o próprio espírito de Samuel??? Não lhe respondeu o mesmo espírito (a Saul), justamente, o mesmo aquilo, pelo qual, Deus rasgou o seu reino, pelo não cumprimento das ordens, dadas a respeito dos amalequitas??

E profetizando o espírito, não se cumpriu, tais palavras, quando Saul foi morto, no combate com os filisteus?? E livrou Deus, a Davi, de subir contra o próprio Israel??

Este mesmo homem (Saul), que havia expulsado adivinhos e encantadores, não mentiu aquela própria mulher, se disfarçando??...Numa atitude de desespero, por Deus, não lhe dirigir mais a palavra?? Então, cremos, que o espírito de Samuel, porque assim, declara as Escrituras, ou um espírito enviado de Deus, anunciou o decreto do Criador, pelo qual se obteve sua execução.

" Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa...Assim faleceu Saul, e seus tres filhos..." 1 Samuel 31-1 e 5.

Concluindo "um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos..." Efésios 4-6.

É assim, que enxergo a grandeza de Deus, e o cumprimento da sua Palavra, naquilo que parece impossível...

Mesmo assim, isto é uma resposta pessoal.

Fique na imensurável Paz de Deus.
Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Convidad Dom Out 18, 2009 7:18 am

Prezados Irmãos e Irmãs do furum Torah Web
Uma hora algumas pessoas dizem que os mortos não estão no inferno, mas simplesmente enterrados. Outra hora dizem que eles vieram do inferno fazendo aparições, ou então que ressuscitaram dos mortos, creio que da própria cova, para fazer aparições, o que mais vão inventar se contradizendo com aquilo que Deus revela em Sua Palavra?
Precisamos nos ater às Escrituras Sagradas, pois as contradiões são muitas e podem ser facilmente detectadas nos comentários de alguns colegas que pensam desconexamente sem considerar o que já foi discutido em outros temas. No mínimo precisamos nos manter atualizados para não cair em contradição, só que a única forma de acontecer isso é estarmos 100% fundamentados na Bíblia Sagrada.
Deus só permite que espíritos malignos se passem por anjos de luz, ou até por espíritos de pessoas mortas, com o intuito de enganar e amaldiçoar aqueles que os invocaram, pois Deus proibe tal ação. Bem como quem pode provar, além do que a Bíblia Já revelou, quem está enterrado aguardando sua ressurreição, ou quem já foi diretamente para o céu após a morte, ou então diretamente para o inferno, ou quantos já ressuscitaram de fato e voltaram a morrer, ou foram trasladados diretamente para o Céu? Só a Bíblia revela, e além do que já o fez, nada podemos afirmar ou negar.
Volto a dizer, não podemos ir além do que está escrito na Bíblia, pois certametne cabaremos nos ensoberbecendo um a favor de outro.
Quem era o Elohim? 3708.
Pr. Ev. Roberto Knudsen
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Xan Berg Dom Out 18, 2009 7:06 pm

Quem era o Elohim? 3708

Levando em consideração que a necromante não disse ser Samuel e o rei Shaul interpretou ser Samuel, concluímos que o Escritor editou sua obra baseado no pensamento de Shaul que aparentemente acreditava estar conversando com o profeta.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Out 18, 2009 7:45 pm

Xan escreveu:Quem era o Elohim? 3708

Levando em consideração que a necromante não disse ser Samuel e o rei Shaul interpretou ser Samuel, concluímos que o Escritor editou sua obra baseado no pensamento de Shaul que aparentemente acreditava estar conversando com o profeta.

Concordo plenamente Xam, após a morte segue o Juizo (Heb 9:27) e não aparições, morreu babal, só acordará na ressurreição. (Acredito seriamente no que Pr. Roberto estabeleceu como sendo a verdade, Anjos caídos se manifestam como anjos de luz) , se fazendo passar por pessoas que estão no inferno (seol,Hades,sepultura) esperando a ressurreição do ultimo dia.
Não acredito que naquele momento Deus estava agindo para confundir Saul, se Deus não quiz falar com Saul das formas convêncionais quem dirá da forma que Ele desaprova! Saul foi enganado por suas próprias más condutas e não por Jeová. Como postei em outro lugar, Deus ainda não trouxe mortos para vida eterna, nem mesmo na transfiguração pois o mesmo texto deixa mais que claro que tudo foi uma VISÃO (MT 17:9). Com excessão do Cristo é claro, que foi o primogênito dessa situação ( I Cor 15:20 e Cl 1:18). Deus desaprova a consulta de mortos e fazendo parte desse evento é contrariar suas próprias leis.
Quem era o Elohim? 3708.....
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Xan Berg Dom Out 18, 2009 8:00 pm

Dieguinhô, num tenta bancar o esperto.


Os espiritos demoníacos por sí mesmos são uma prova de que ninguém precisa de corpo físico derivado do barro para poder existir, alem do quê estes próprios espíritos podem habitar em conjunto dentro dum corpo físico juntamente com o próprio espírito do homem, logo, o espírito do homem, que é o homem verdadeiro, nunca dependeu do corpo fisico para sobreviver, mas é o próprio Espírito quem forneceu vida ao corpo físico, e quando este espírito se ausenta do corpo, baubau (como c diz), ja era, o pó retorna ao pó e ao esquecimento, enquanto o verdedeiro homem volta a YHWH para o pré-julgamento.


Última edição por Xan em Dom Out 18, 2009 8:09 pm, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Out 18, 2009 8:04 pm

Ok .. Xam tua visão é essa a minha é a que postei acima..... fica na Paz....
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Darley Avshalom Seg Out 19, 2009 3:30 am

Xan escreveu:Quem era o Elohim? 3708

Levando em consideração que a necromante não disse ser Samuel e o rei Shaul interpretou ser Samuel, concluímos que o Escritor editou sua obra baseado no pensamento de Shaul que aparentemente acreditava estar conversando com o profeta.


E a mulher viu a Shemuel, e gritou em voz alta...
Engraçado que o Autor, mesmo dizendo que ela, a mulher, viu a Shemuel, a conclusão é de que o Escritor colocou o pensamento de Shaul.
Ora, o texto não engana. O Escritor diz: "E a mulher viu a Shemuel".
O Escritor não diz:"E pensou Shaul que a mulher viu a Shemuel"

Defender uma doutrina, beleza, mas defender que o Escritor editou sua obra num pensamento maquiavélico, é inadmissível.

O Escritor iludiria o fiel, colocando Vaiomer Shemuel , se não fosse ele?
Onde encontram textos que o Escritor, de qualquer das obras Qadosh, não dá o endereço correto, e sim demonstra um pensamento de outrém?

Também concordo que 'morreu babau', mas desprezar a aparição de Shemuel, Moshê, e Eliahu, é demais.

Não creio que seja conceito judaico, ou hebraico, ou das raízes antigas. Desculpem-me.

Quem era o Elohim? 3708 Lequlam!
29 de Tishrei.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Convidad Seg Out 19, 2009 5:05 am

Prezados Irmãos e Irmãs.

Não devemos nos admirar quando Deus toma atitudes contra os ímpios ou até mesmo contra seus servos, muitas vezes destruindo-os, induzindo-os ao erro, muitas vezes permitindo que morram por amor do Seu nome, como foi o caso de Jesus e muitos outros servos de Deus que nunca viram Suas promessas se cumprir. Devemos sim temer a Deus e cumprir Seus mandamentos.

Lembremo-nos, por exemplo, de que foi Deus quem endureceu o coração do faraó, no Egito, pois Seu propósito era que todos tomassem conhecimento da Sua Pessoa e do Seu Poder maravilhoso. Depois Deus destruiu milhares quando construíram aquele bezerro de ouro.

Em outra passagem Deus negocia com um espírito de mentira para induzir ou persuadir o Rei Acabe de Israel, a subir para a guerra, contudo para ser derrotado e cair (II Crônicas 18:19-21).

Entretanto devemos nos fazer a seguinte pergunta: Se Deus fala com seus profetas, e com seus reis ungidos, contudo se negou a voltar a falar com Saul, porque haveríamos de acreditar que Samuel teria ressuscitado para abençoar ou falar com Saul, se Samuel sempre foi um servo fiel a Deus? Com que base bíblica nós podemos acreditar nisso, principalmente considerando que Deus proíbe negociar com feiticeiros, necromantes, etc.?

Por um lado eu creio que esta passagem mostra, passo a passo, o quanto o rei Saul estava se deteriorando diante de Deus e seu ministério, desde o momento em que cometeu seu primeiro pecado por desobediência a Deus (quando poupou a vida do rei, tomou os despojos, poupou os melhores animais, quando na verdade Deus lhe havia ordenado que destruísse tudo e todos); mais tarde ele voltou a infringir a Lei de Deus oferecendo sacrifícios no lugar do sacerdote; e agora manda chamar uma necromante.

Está claro que Saul já não sabia mais distinguir o certo do errado, e por isso se lhe dissessem que aquele espírito era o de Moisés, ou de Abraão, ou do próprio Samuel, ele também iria acreditar, porque estava cego espiritual. Contudo o que eu creio é que ele buscava uma justificação e até uma forma para ser perdoado, uma vez que Deus já o havia rejeitado. Então, a quem ele deveria recorrer? Deveria ser a Deus, sempre, contudo ele não soube se humilhar como fez o rei Davi, que cometeu crimes (aos olhos humanos) piores dos que os de Saul, contudo Davi aceitou o julgamento e as punições de Deus, e se arrependeu, e nunca mais pecou, e Deus o perdoou, contudo Deus não lhe livrou das punições, matando inclusive pessoas que não havia participado de seu crime, inclusive matando ainda seu próprio filho, mas não a mulher com quem cometeu adultério e homicídio doloso, que ainda lhe deu um filho Salomão, cuja história bem conhecemos. Saul, entretanto fez exatamente o contrário, ou seja, ele se ensoberbeceu e se rebelou contra Deus e seus servos, e foi ainda buscar conselhos com o próprio diabo, provocando mais ainda a ira de Deus, a ponto de Deus enviar esta operação do erro para enganar Saul.

Fiquem na Paz do Senhor Jesus. Quem era o Elohim? 3708.

PR. Ev. Roberto Knudsen
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Darley Avshalom Seg Out 19, 2009 12:33 pm

robertoknudsen escreveu:Prezados Irmãos e Irmãs.

Não devemos nos admirar quando Deus toma atitudes contra os ímpios ou até mesmo contra seus servos, muitas vezes destruindo-os, induzindo-os ao erro, muitas vezes permitindo que morram por amor do Seu nome, como foi o caso de Jesus e muitos outros servos de Deus que nunca viram Suas promessas se cumprir. Devemos sim temer a Deus e cumprir Seus mandamentos.

Lembremo-nos, por exemplo, de que foi Deus quem endureceu o coração do faraó, no Egito, pois Seu propósito era que todos tomassem conhecimento da Sua Pessoa e do Seu Poder maravilhoso. Depois Deus destruiu milhares quando construíram aquele bezerro de ouro.

Em outra passagem Deus negocia com um espírito de mentira para induzir ou persuadir o Rei Acabe de Israel, a subir para a guerra, contudo para ser derrotado e cair (II Crônicas 18:19-21).

Entretanto devemos nos fazer a seguinte pergunta: Se Deus fala com seus profetas, e com seus reis ungidos, contudo se negou a voltar a falar com Saul, porque haveríamos de acreditar que Samuel teria ressuscitado para abençoar ou falar com Saul, se Samuel sempre foi um servo fiel a Deus? Com que base bíblica nós podemos acreditar nisso, principalmente considerando que Deus proíbe negociar com feiticeiros, necromantes, etc.?

Por um lado eu creio que esta passagem mostra, passo a passo, o quanto o rei Saul estava se deteriorando diante de Deus e seu ministério, desde o momento em que cometeu seu primeiro pecado por desobediência a Deus (quando poupou a vida do rei, tomou os despojos, poupou os melhores animais, quando na verdade Deus lhe havia ordenado que destruísse tudo e todos); mais tarde ele voltou a infringir a Lei de Deus oferecendo sacrifícios no lugar do sacerdote; e agora manda chamar uma necromante.

Está claro que Saul já não sabia mais distinguir o certo do errado, e por isso se lhe dissessem que aquele espírito era o de Moisés, ou de Abraão, ou do próprio Samuel, ele também iria acreditar, porque estava cego espiritual. Contudo o que eu creio é que ele buscava uma justificação e até uma forma para ser perdoado, uma vez que Deus já o havia rejeitado. Então, a quem ele deveria recorrer? Deveria ser a Deus, sempre, contudo ele não soube se humilhar como fez o rei Davi, que cometeu crimes (aos olhos humanos) piores dos que os de Saul, contudo Davi aceitou o julgamento e as punições de Deus, e se arrependeu, e nunca mais pecou, e Deus o perdoou, contudo Deus não lhe livrou das punições, matando inclusive pessoas que não havia participado de seu crime, inclusive matando ainda seu próprio filho, mas não a mulher com quem cometeu adultério e homicídio doloso, que ainda lhe deu um filho Salomão, cuja história bem conhecemos. Saul, entretanto fez exatamente o contrário, ou seja, ele se ensoberbeceu e se rebelou contra Deus e seus servos, e foi ainda buscar conselhos com o próprio diabo, provocando mais ainda a ira de Deus, a ponto de Deus enviar esta operação do erro para enganar Saul.

Fiquem na Paz do Senhor Jesus. Quem era o Elohim? 3708.

PR. Ev. Roberto Knudsen


Quem era o Elohim? 3708 u'boqer tov! (e bom dia)
Prontamente estarei respondendo algumas questões, do 'eu acho que...', 'talvéz', 'creio que...', e dos 'espíritos de erros', que ironicamente acertam. Espíritos de mentira, que realmente mentem: OK!
Porém, profetas transformados em 'demônios'???
Lehitr'aot!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Dez 26, 2009 12:39 am

robertoknudsen escreveu:Prezados Irmãos e Irmãs.

Não devemos nos admirar quando YHWH toma atitudes contra os ímpios ou até mesmo contra seus servos, muitas vezes destruindo-os, induzindo-os ao erro, muitas vezes permitindo que morram por amor do Seu nome, como foi o caso de Yeshua e muitos outros servos de YHWH que nunca viram Suas promessas se cumprir. Devemos sim temer a YHWH e cumprir Seus mandamentos.

Concordo contigo!

robertoknudsen escreveu:
Lembremo-nos, por exemplo, de que foi YHWH quem endureceu o coração do faraó, no Egito, pois Seu propósito era que todos tomassem conhecimento da Sua Pessoa e do Seu Poder maravilhoso. Depois YHWH destruiu milhares quando construíram aquele bezerro de ouro.

Concordo.......

robertoknudsen escreveu:
Em outra passagem YHWH negocia com um espírito de mentira para induzir ou persuadir o Rei Acabe de Israel, a subir para a guerra, contudo para ser derrotado e cair (II Crônicas 18:19-21).

Ok....... Até aqui nada de evocação de mortos....... Tudo que falaste é real, porém nada de acordo com o tópico. Nada de evocação de mortos serem atendidos como 'demônios' disfarçados.

robertoknudsen escreveu:
Entretanto devemos nos fazer a seguinte pergunta: Se YHWH fala com seus profetas, e com seus reis ungidos, contudo se negou a voltar a falar com Saul, porque haveríamos de acreditar que Samuel teria ressuscitado para abençoar ou falar com Saul, se Samuel sempre foi um servo fiel a YHWH? Com que base bíblica nós podemos acreditar nisso, principalmente considerando que YHWH proíbe negociar com feiticeiros, necromantes, etc.?

Por um lado eu creio que esta passagem mostra, passo a passo, o quanto o rei Saul estava se deteriorando diante de YHWH e seu ministério, desde o momento em que cometeu seu primeiro pecado por desobediência a YHWH (quando poupou a vida do rei, tomou os despojos, poupou os melhores animais, quando na verdade YHWH lhe havia ordenado que destruísse tudo e todos); mais tarde ele voltou a infringir a Lei de YHWH oferecendo sacrifícios no lugar do sacerdote; e agora manda chamar uma necromante.

Está claro que Saul já não sabia mais distinguir o certo do errado, e por isso se lhe dissessem que aquele espírito era o de Moisés, ou de Abraão, ou do próprio Samuel, ele também iria acreditar, porque estava cego espiritual. Contudo o que eu creio é que ele buscava uma justificação e até uma forma para ser perdoado, uma vez que YHWH já o havia rejeitado. Então, a quem ele deveria recorrer? Deveria ser a YHWH, sempre, contudo ele não soube se humilhar como fez o rei Davi, que cometeu crimes (aos olhos humanos) piores dos que os de Saul, contudo Davi aceitou o julgamento e as punições de YHWH, e se arrependeu, e nunca mais pecou, e YHWH o perdoou, contudo YHWH não lhe livrou das punições, matando inclusive pessoas que não havia participado de seu crime, inclusive matando ainda seu próprio filho, mas não a mulher com quem cometeu adultério e homicídio doloso, que ainda lhe deu um filho Salomão, cuja história bem conhecemos. Saul, entretanto fez exatamente o contrário, ou seja, ele se ensoberbeceu e se rebelou contra YHWH e seus servos, e foi ainda buscar conselhos com o próprio Satan, provocando mais ainda a ira de YHWH, a ponto de YHWH enviar esta operação do erro para enganar Saul.
Fiquem na Paz do Senhor Yeshua. Quem era o Elohim? 3708.

PR. Ev. Roberto Knudsen


Onde diz no escrito de Shamuel que era espírito de erro, ou engano? Nos textos acima por ti citados, bem nós vemos, mas aqui não. Não se fala em espírito algum, nem mesmo que era a idéia de hsaul, como já falei em outra postagem.
Jamais dentro da TORAH se há engano. Se a prescrisão de não evocar mortos existe, é porque os mesmos podem ser sim chamados (agora não venha com tentativas espíritas de me entender, pois não falo de espiritísmo.)
Quando o ETERNO, Bendito Seja, dá uma ordenação é porque deve ser seguida sem questionamentos.
Morto (mot=מות) é morto. Espírito(Ruach=רוח) é Espitito.

Shemuel era um morto.
Shabat Quem era o Elohim? 3708 u'Lehitr'aot

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Dez 26, 2009 1:37 am

Quem era o Elohim? 3708 Darley ...

Estava sumido heim....
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Dez 26, 2009 2:45 am

Diego escreveu:Quem era o Elohim? 3708 Darley ...

Estava sumido heim....

Quem era o Elohim? 3708 Diego. Estou ainda em Luto pela morte de meu papai, Z"L, e demorei a voltar, quando não conseguia entrar na Web, aí normalizou, eu voltei.
Um abraço a ti e a todos do Fórum!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 12:32 am

Eu acredito que foi o espírito mesmo de Samuel que apareceu. Se fosse um anjo apareceria a palavra "malach" (se não me engano)

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eunice Qui Dez 31, 2009 2:52 am

Quem era o Elohim? 3708,

A palavra hebraica El, quer dizer YHWH. O plural da palavra El é Elohim, e quer dizer deuses. El, portanto, é a raiz da palavra Elohim ou Eloah, que também é usada para designar YHWH no singular. No aramaico bíblico, língua falada pelos judeus após o cativeiro, a palavra YHWH era Elah, que no plural é Elohim. Não há em toda a Bíblia nenhuma outra palavra para designar YHWH. Até para os falsos deuses era usada a palavra Elohim (Ex. 18:11).

Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (1Sm 28.19): A falsa profecia da vidente diz que Saul viria a ser “entregue nas mãos” dos filisteus. Mas o fato é que Saul se suicidou (1Sm 31.4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1Sm 31.11-13). Saul apenas passou pelas mãos dos filisteus. Infelizmente, o pseudo-Samuel não podia prever esse detalhe. Pode ser usado como argumento contrário dizer que “ser entregue nas mãos” biblicamente não significa ser morto e sim ser cercado, tomado, vencido, conquistado, ficar sob pressão e no poder de outro. Que Sansão, conforme o texto bíblico diz, foi entregue nas mãos dos filisteus e de fato Sansão nunca foi morto por eles mas, assim como Saul, Sansão se matou. De fato “ser entregue nas mãos” a principio, realmente não significa ser morto, mas quando lemos toda a parte “a” do versículo “19”: “O Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo...”, vemos que o “entregar nas mãos” de Saul, iria resultar sim em morte, sendo que Saul se suicidou, detalhe não previsto na profecia tornando a mesma ambígua. Se não soubéssemos do detalhe do suicídio de Saul a interpretação única seria a de que os filisteus o matariam, o que não aconteceu.


Não morreram todos os filhos de Saul (“...tu e teus filhos, [28.19]”), como insinua essa outra profecia obscura: Ficaram vivos pelos menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete (2Sm 21.8). Apenas três morreram, como indicam clara e objetivamente as passagens seguintes: 1Sm 31.2,6 e 1 Cr 10.2,6.[justify]
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eunice Qui Dez 31, 2009 2:59 am

Alguns na tentativa de provar que todos os filhos de Saul morreram como insinuou o pseudo-Samuel, dizem que Mefibosete não era filho de Saul e sim de Jônatas (2Sm 21.7), mas existiam dois com o mesmo nome na família: Mefibosete filho de Saul (2Sm 21.8,9) e Mefibosete filho de Jônatas e neto de Saul. (2Sm 4.4; 9.6-13; 16.1-4; 19.24-30; 21.7) também chamado de Meribe-Baal (1Cr 8.34). Em 2Samuel 21.8 nós lemos: “Porém, tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que tinha tido de Saul...” A expressão “que tinha tido” no hebraico é “yalad”
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eunice Qui Dez 31, 2009 3:01 am

Saul não morreu no dia seguinte (“...amanhã...estareis comigo” [28.19]): Esta é uma profecia do tipo délfico, ambígua. Saul morreu cerca de 18 dias depois: “Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;” (1Sm 30.1) “...ao terceiro dia...”. Davi gastou na sua volta três dias, em que percorreu uns 128 Km. Estava fora de Ziclague havia já uns dez dias. E gastou um dia com os preparativos para a nova expedição contra os amalequitas. “Davi, porém, com quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.” (1Sm 30.10) “...cansados...” O segredo das vitórias de Davi estava nas suas ações fulminantes. Os 220 homens, entretanto, tiveram a sua ocupação – guardar a retaguarda e tomar conta da bagagem para que os outros pudessem agir desembaraçadamente. Já havia transcorrido dois dias. “Então lhe perguntou Davi: De quem és tu, e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo dum amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias.” (1Sm 30.13) “...três dias.” Os amalequitas estavam na frente de Davi, ainda por três dias. Gastou cinco dias para alcançá-los. “Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou se não só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.” (1Sm 30.17) “Feriu-os Davi...” O ataque foi inesperado, noturno e terminou rapidamente. Para cuidar dos prisioneiros e recolher o despojo de guerra levou um dia, até à tarde do dia seguinte. Na volta gastou mais uns oito dias. Citar em sua defesa Gn 30.33 e Êx 13.14 e afirmar que a palavra hebraica “rxm” “machar” “amanhã”, aqui, é de sentido indefinido, é torcer o hebraico e a sua exegese, pois todos vão morrer, mesmo, em “algum dia” no futuro; isto não é novidade.
Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel (“... estareis comigo [28.19]) outra profecia délfica. Interpretar o “comigo” por simples “além” (sheol), é tergiversar. Samuel estava no “seio de Abraão”, sentia isso e sabia da diferença que existia entre um salvo e um perdido. Yeshua também o sabia, e não disse ao ladrão da cruz: “...hoje estarás comigo no além (sheol), mas sim, no “Paraíso”. Logo Samuel não podia ter dito a Saul, que este estaria no mesmo lugar que ele: no “seio de Abraão”. Se Samuel não tivesse desobedecido a YHWH (28.16-19), passaria para o inferno, para estar com Saul? Ou então, Saul, ainda que transgredindo à Palavra de YHWH e consultando à necromante (1 Cr 10.13), passou para o Paraíso, para estar com Samuel? Inacreditável.
[
/b]
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 3:36 am

Acontece que nem toda a profecia tem a necessidade de ser cumprida literalmente. Assim YHWH designou três trabalhos para Elias e ele só cumpriu um. O território estabelecido para Israel não foi o delimitado na Torá quando o povo ocupou seu território com Josué. E Yeshua não passou três dias e três noites inteiros no sepulcro.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eunice Qui Dez 31, 2009 1:27 pm

Vc só pode estar brincando....... Quem era o Elohim? 517298

O Eterno não cumpre as professias por completo???? isso é ser ignorante em relação à natureza e ao carácter de YHWH.

Romanos 3:4
De maneira nenhuma; sempre seja YHWH verdadeiro, e todo o homem mentiroso;…


Não pode existir nenhuma contradição dentro na Torah.


Última edição por Eunice em Qui Dez 31, 2009 1:57 pm, editado 1 vez(es)
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Eunice Qui Dez 31, 2009 1:45 pm

papista escreveu:Acontece que nem toda a profecia tem a necessidade de ser cumprida literalmente. Assim YHWH designou três trabalhos para Elias e ele só cumpriu um. O território estabelecido para Israel não foi o delimitado na Torá quando o povo ocupou seu território com Josué. E Yeshua não passou três dias e três noites inteiros no sepulcro.


Fale assim: que as profecias de YHWH podem não ser imediatas, ou para o tempo presente, mas SIM se cumprem sempre!

MATEUS CAP5 "18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Yeshua ressuscitou ao terceiro dia? isto foi uma profecia incompleta? FRANCAMENTE!!!!

D'us designou três trabalhos para Elias e ele só completou um? desde quando mandar fazer é o mesmo que profetizar?

Você sabe o que é uma professia dada pela boca de D'us?

A feitiçeira que Saul consultou profetizou palavras mentirosas, e só Satan é o pai da mentira!
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 4:01 pm

Leia mais e chute menos Eunice:(São Mateus 12,40)

do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.

Os outros eventos foram profecias sim. Isso não significa que elas não se cumpriram, mas não com a precisão milimétrica que a gente exige. O mesmo caso de Endor.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Dez 31, 2009 4:30 pm

Quem era o Elohim? 3708 Papista ...

Não houve chute algum em relação situação de Saul..

Leia essa máteria a respeito do tempo de morte de Yeshua:

http://www.torahweb.net/Morte-de-Yeshua-h13.htm


Última edição por Diego em Sex Jan 01, 2010 2:54 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem era o Elohim? Empty Re: Quem era o Elohim?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos