Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

2 participantes

Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por ulisseshen Sex Fev 15, 2013 4:01 am

Paz do Senhor J E S U S(Yeshua) seja com todos, eu me apresento aqui;
http://www.torahweb.net/t11p120-apresente-se-aqui#19461

minha duvida é: o Nome do meu salvador é J E S U S ou Yeshua?
sempre o conheci como J E S U S e ja ouvi hinos falando de "Yeshua".
mas eis ah duvida, se for 'Yeshua', terei que pronunciar assim o nome do meu Salvador?
sei que assim serei pouco aceito (ou não serei aceito)e além do mais vão falar que estou viajando na onda
do Judaísmo, como papo de Yeshua, . olhem esse estuda, na net;

O nome Yehoshua foi adaptado para o Português como Josué, e é o nome do auxiliar de Moisés, que após a morte de Moisés tornou-se o líder do Povo de Israel, e conduziu o povo na conquista da Terra de Canaã.

O nome Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua, sendo que um mesmo homem é chamado na Bíblia, ora pelo nome Yehoshua, ora pelo nome Yeshua. Este homem era o sumo sacerdote na época de Zorobabel. Nos livros dos profetas Ageu e Zacarias, ele é chamado de Yehoshua, que na versão em Português aparece como Josué (Ageu 1:1 e Zacarias 3:1), e nos livros de Esdras e Neemias, ele é chamado de Yeshua, que na versão em Português aparece como Jesua (Esdras 3:2 e 5:2 e Neemias 7:7).

O sucessor de Moisés, que nos livros de Êxodo, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes é chamado de Yehoshua (Josué), em Neemias 8:17 é chamado de Yeshua (Jesua, ou Yeshua).

Tanto o nome Yehoshua quanto o nome Yeshua foram adaptados para o grego como Iesus. Na tradução do Antigo Testamento (Tanach) para o grego, chamada Septuaginta, feita no século III A.C., o nome Yehoshua aparece como Iesus, e o nome Yeshua também aparece como Iesus. Daí é que veio a forma Yeshua, que é usada nas traduções da Bíblia para o Português.

Yehoshua significa Javé salva. Yeshua também tem este mesmo significado.

Josué, Jesua e Yeshua são o mesmo nome, em três diferentes adaptações para a língua portuguesa.
segunda duvida.
A Adoração da igreja onde eu congrego são baseadas em Gritos de : "Glória a Deus", "Aleluia Yeshua"," Louvado seja o Espirito Santo de Deus", "Obrigado Yeshua", "Etc."
em uma visão do Deus verdadeiro, isso é aceito?
Sei como é "Trindade a concepção cristã"
Um único Deus, Sendo Ele o Pai o Filho e o Espirito Santo.
ja li o estudo aqui do forum Deus é um Yeshua é uma unidade com Ele e o Espirto Santo
é o Espirito de Deus.
sendo assim posso dar grito de glória a Deus ou Yeshua ou Espirito Santo.
sabendo que o Culto (Verdadeira adoração á fazemos (Ou pelo menos eu) para Deus)
acho que consegui expressar minha duvida, podem me ajudar?
Que Deus vos de sabedoria do alto para me ajudar, irei interceder pela sua vida para me dar uma resposta
segundo a vontade do Eterno.. boa noite Deus abençoe.
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Xan Berg Sex Fev 15, 2013 9:36 pm

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 3708 ulisseshen

Quanto ao nome de J E S U S, originalmente em hebraico é conhecido como Yêshua ou em alguns casos também pode ser chamado de Yoshua, ponto final!

Existem alguns seguimentos por aí que fazem uma "sopa de letrinhas" misturando o nome do Altíssimo com o nome de Yêshua e sai algo do tipo Yahoshuah, etc, mas isso não procede, estes nomes que inventam é fruto de uma interpretação equivocada que fazem de alguns versiculos.

Em relação ao nome J E S U S ele provem do grego I E S O U S que finalmente provem do hebraico Yeshúa, que literalmente significa "salvação" porém, quando se torna nome próprio deve ser pronunciado Yêshua, como ocorre com outros nomes em hebraico, por exemplo:

Chaim (Raím) em hebraico significa "VIDA" porém quando passa a ser um nome próprio a pronúncia muda para Cháim (Ráim).

O principal de tudo é que isso não deve ser aplicado com doutrina que venha interferir na salvação de alguém pois alguns entitulados judeus messiânicos que apareceram por aí foram para o extremo a ponto de não considerar as dificuldades de pronuncias de plavras que ocorrem entre um idioma e outro e agora insistem na idéia de que J E S U S é um nome pagão e quem o pronuncia dessa forma está praticando paganismo e blá blá blá.

Quanto a adoração, o próprio Yêshua ensina que devemos adorar apenas o Pai, o que passa disso não posui bases biblicas além de descontextualizações de versiculos que acabam por contradizer o ensino do Mestre.

Grande abraço

Xan
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por ulisseshen Sex Fev 15, 2013 11:11 pm

Shalon, muti bela explicação irmão Xan, assim sendo posso pronunciar o nome do Messias de J E S U S?
como visto na internet adoração significa: prestar cula a uma divindade.
adoração (a latria) só deve e pode ser prestado a Deus.
isso é uma adoração ou seja um culto somente a Deus..
agora falo na questão da visão de uma igreja (muitas das que fui)
adorar significa > Ficar dando gritos as vezes até muito alto de Glória a Deus,
Aleluia, Louvado Seja Deus, J E S U S maravilhoso, Glória a J E S U S,Louvado seja o Espirito Santo de Deus e ETC.(E muitas ouTras Coisas).

isso em uma concepção biblica (falo de genesis a revelação) se tem bases e argumentos em que posso fazer isso, ou é idolatria? quero fugir a idolatria e do paganismo que existe na igreja (infelizmente existe).

olha o que diz a Escritura:
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
Mateus 2:2
e ainda
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram...
Mateus 2:11

me ajudem..
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Convidad Sáb Fev 16, 2013 12:22 am

Shabat Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 3708 para todos!

Olá ulisseshen!

Nos manuscritos gregos, todas as vezes que as pessoas se prostravam a Yeshua, o termo usado foi “proscuneo”, que era a saudação usual feita às pessoas importantes e reis, prostrando-se diante deles como sinal de honra e respeito. Quanto ao ato exclusivo de adoração, existe um termo específico em grego que é “sebomai”, e ele só é usado com relação ao Eterno.
Assim, embora o Filho de D'us deva ser engrandecido por nós e possa receber dos homens e dos seres espirituais honra e louvor e glória, só o Eterno, bendito seja Ele, pode receber adoração e culto.
O Mashiach cumpre plenamente a função de Sumo Sacerdote, que é interceder pelo povo, oferecer ofertas (as orações dos justos) ao Eterno, representar o povo diante do Eterno e representar o Eterno diante do povo e ser Aquele que guia todos a adorarem o Todo Poderoso, bendito seja Ele.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por ulisseshen Sáb Fev 16, 2013 2:37 am

Shalon, Louvado seja Deus, aos poucos minha duvidas estão sendo sanadas.
Graças a Deus por isso(em tudo dai graças...)

Assim, embora o Filho de D'us deva ser engrandecido por nós e possa receber dos homens e dos seres espirituais honra e louvor e glória

isso que dizer que durante um Culto a Deus ,louvado seja Ele, eu posso engrandecer a Yeshua, exemplos:
Obrigado J E S U S, louvado seja tu J E S U S, J E S U S Maravilhoso, etc..
isso não será idolatria? pois muitas vezes já fiz isso não me sinto mau fazendo isso, mas quero fugir da idolatria.
breve oração: Obrigado Deus louvado seja o Senhor por esse forum e pelos vasos que o Senhor usa para nos auxiliar na graça que nos foi concedida em Teu Filho J E S U S, nos ajude e nos capacite sempre em o nome de J E S U S o Messias..
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Convidad Sáb Fev 16, 2013 2:45 am

Shabat Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 3708 para todos!

ulisseshen escreceu:
isso que dizer que durante um Culto a Deus ,louvado seja Ele, eu posso engrandecer a Yeshua, exemplos:
Obrigado J E S U S, louvado seja tu J E S U S, J E S U S Maravilhoso, etc..
isso não será idolatria?
Olá ulisseshen!

Com certeza não, pois no Livro da Revelação nós podemos testemunhar esta atitude em relação à Yeshua.

Qualquer dúvida, pode questionar à vontade. Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 650378
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Xan Berg Sáb Fev 16, 2013 7:29 am

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 3708 ulisseshen

Na realidade ocorreu um pequeno problema na tradução do grego para muitas versões biblicas que acabou por gerar essa confusão toda quanto ao tema "adorar", um exemplo simples, Yeshua nunca exigiu culto de ninguém; nem mesmo exigiu de Satanás a situação inversa. Se Yeshua fosse o Pai ele poderia ter dito "tu é quem deves adorar a mim". Lembre-se que Yeshua nunca foi acusado de ser "adorado" pelos fariseus que não perderiam essa chance por nada. Você já encontrou na Bíblia alguém sendo acusado pelos fariseus de idolatria em relação ao Mashiach, ou de tê-lo adorado???

No Nova Aliança, por exemplo, quando os Magos vieram do oriente, vieram para “adorar” o “D'eus Menino” ou homenagear ao nascido Rei dos Judeus? Bem, as escrituras no grego são bem claras: “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a 'proskyná-lo' (Proskuineo) .” Não é assim que acontece no Tanach? O que aqueles homens apresentaram a Yeshua: OURO (reinado) INCENSO (sacerdócio) e MIRRA (profetismo), três ofícios dos quais o proskyno lhe caia apropriadamente, sem ser um culto por parte dos Magos.

Um exemplo claro dessa realidade é o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu em Mt. 20.20 “ Τότε προσῆλθεν αὐτῷ ἡ μήτηρ τῶν υἱῶν Ζεβεδαίου μετὰ τῶν υἱῶν αὐτῆς προσκυνοῦσα καὶ αἰτοῦσά τι παρ' αὐτοῦ”. A versão biblica ACF assim traduziu: “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.”

Qual é pois a sequência desse episódio? Um pedido para o assentar à direita e a esquerda no reino dele! Será que o relacionamento sugerido entre os personagens desse contexto é com uma divindade cultual ou com um futuro Rei?

A resposta ao pedido é que é interessante, pois se foi um ato de adoração cultual a D'eus, então, D'eus respondeu que não poderia atender porque não depende Dele (versículo 23)! Isso não é interessante? Ao invés da palavra "adorar" a Almeida Século 21 preferiu uma tradução mais contextual e vertou o termo por "prostrando-se", que está correto pois está relacionado a reverência, e não a prestação de culto.

Abração



Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por ulisseshen Sáb Fev 16, 2013 10:27 pm

Shalon, shabbat, otimas resposta tano o irmão Xan (se assim posso chama-lo "irmão") e o irmão Randfal (se assim posso chama-lo "irmão").
tirou as principais duvidas que eu tinha.. ainda estou meio confuso com a Questão do nome do Messias, posso introduzir J E S U S ou necessariamente tem de ser Yeshua? Estava lendo sobre a Trindade ela foi hedada do Hinduismo pela igreja catolica, ou foi implantada o Espirito Santo, e no hinduismo implantaram Yeshua como parte da Trindade (quem le intenda) pesquisem sobre isso. Por isso quando me converti tive uma visão diferente ao ponto de vista qeu a igreja tem acerca de J E S U S, mas a falta de informação fez com que eu me deixasse levar por um vento de doutrina... mas Graças a Deus que tem aberto os meus olhos.. Lovado seja Ele. Sobre estudos que ja vi:
Espirito Santo é o Espirito de J E S U S ?O Espirito da Verdade?
Abraços..
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Convidad Qua Fev 20, 2013 4:43 am

Um exemplo claro dessa realidade é o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu em Mt. 20.20 “ Τότε προσῆλθεν αὐτῷ ἡ μήτηρ τῶν υἱῶν Ζεβεδαίου μετὰ τῶν υἱῶν αὐτῆς προσκυνοῦσα καὶ αἰτοῦσά τι παρ' αὐτοῦ”. A versão biblica ACF assim traduziu: “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.”
na minha bíblia não esta escrito adorando-o e sim prostando-o por isso q as pessoas confundem Deus (criador) com Yeshua (divino, por ser gerado e criado pelo PAI)..
Biblia Sagrada Eletronica (tradução esta escrito ajoelhando-se)
Mateus 20:20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.


eu sempre fiz como vc falou ULISSESHEN, sempre adorei a Deus, dei gloria, honra, mas sempre adorei a Deus o único q merece, e a Yeshua (Yeshua) merecedor de honra e gloria, se alguém tiver msn, Skype, facebook pode me adicionar para tirar duvidas ou aprendermos juntos:
MSN: príncipe.negro88@hotmail.com
Facebook: wandermiranda88@gmail.com
Skype: Wandergleyson.miranda

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. 3708 a todos vocês irmãos no testemunho de Yeshua.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas.. Empty Re: Yeshua ou J E S U S? e outras duvidas..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos