Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Moshê - Historia Judaica EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Moshê - Historia Judaica EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Moshê - Historia Judaica EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Moshê - Historia Judaica EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Moshê - Historia Judaica EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Moshê - Historia Judaica EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Moshê - Historia Judaica EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Moshê - Historia Judaica EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Moshê - Historia Judaica EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Moshê - Historia Judaica EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Moshê - Historia Judaica

2 participantes

Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Moshê - Historia Judaica

Mensagem por acidotherwise Dom maio 22, 2011 12:39 am

shalom desde sião a todos,

Bom eu creio que nunca falei no forum, mas sou Cristão Evangélico por denominação e eu quero fazer um estudo sobre a vida de Moises, ele na atual denominação que estou é o grande legislador e na minha opinião um grande homem de YHWH, bom vamos a minhas duvidas eu gostaria que meus irmãos em abraão por sacrificio do messias me ajudassem nisso eu não conheço muito a respeito de moises apenas o que o antigo testamento creio que a tanach para os judeus não sei se escrevi certo fala. Preciso de dados historicos que creio que o povo de Israel tenha, lugares onde eu possa ler materiais sobre a vida dele etc.

acidotherwise
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 60

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Taquara

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 25/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por acidotherwise Ter Jun 14, 2011 11:30 pm

Bom, eu falei com o xan a algum tempo atras e ele me disse que estava meio enrolado mas procuraria falar com o rabino em jerusalem, eu queria saber se alguem no forum podem me ajudar alem do xan

acidotherwise
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 60

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Taquara

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 25/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por Xan Berg Qua Jun 15, 2011 6:53 pm

Moshê - Historia Judaica 3708 Rodrigo

Tudo joia?

Segue abaixo um material colhido em artigos judaico sobre a vida de Moshê (Moisés).

Maimônides (um grande lider judaico), chama Moshê de "o mais perfeito ser humano", e os Sábios do judaísmo dizem sobre ele que: a Presença Divina falou da sua garganta". Porém a Torah também atesta que o homem que tirou os Filhos de Israel do Egito e recebeu a Torah de D'us foi o homem mais humilde sobre a face da terra".

Moshê nasceu no Egito em 7 de Adar de 2368 (1393 AEC), numa época em que os israelitas eram escravos dos governantes do país e sujeitos a muitos decretos duros. Foi o último dos três filhos de Yocheved e Amram – Aharon era mais velho que ele três anos, e sua irmã Miriam, seis anos mais velha.

Quando tinha três meses de idade, Moshê foi escondido no rio Nilo para escapar do decreto do Faraó, de que todos os recém-nascidos hebreus do sexo masculino deveriam ser afogados; foi retirado do rio pela filha do Faraó, Batya, que o criou no palácio. Aos 20 anos, Moshê fugiu do Egito após matar um egípcio que viu espancando um judeu e foi para Midian, onde desposou Tsipora, filha de Yitrô, e teve dois filhos, Gershon e Eliezer.

Quando contava 80 anos de idade, Moshê estava cuidando do rebanho de seu sogro. D'us revelou-se a ele numa sarça ardente no Monte Horev (Sinai) e instruiu-o a libertar os Filhos de Israel. Moshê tirou os judeus do Egito e anunciou diversos milagres que D'us realizou: as dez pragas no Egito, a abertura do mar, a água que Ele permitiu fosse extraída de uma rocha, o maná que fez cair dos Céus, entre inúmeros outros.

Moshê recebeu a Torá de D'us e ensinou-a ao povo, construiu o Mishcan (Morada Divina) no deserto, e liderou os Filhos de Israel durante 40 anos, enquanto eles viajavam pelo deserto; porém D'us não permitiu que ele os levasse à Terra Santa. Moshê faleceu em seu 120º aniversário no Monte Nevo, de onde avistou a terra na qual ele ansiava conhecer.

Moshê, como está escrito, foi o mais humilde dos homens.

Obviamente, ele sabia quem era. Sabia que de todos os homens de sua época, somente ele foi escolhido para realizar as maiores missões da história – levar uma nação inteira para fora do cativeiro e levá-los até a maior revelação que jamais haveria. Ele foi o mais elevado de todos os profetas, que falava diretamente com D'us sempre que desejava. Ele sabia tudo isso e ainda assim era humilde.




Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por acidotherwise Qua Jun 15, 2011 8:43 pm

Nossa essa foi demais xan, muita informação obrigado, e em relação ao exodo tem algo que tu possa ne passar, por exemplo qual a tua ideia de porque Deus não permitiu que ele entrasse na terra prometida

acidotherwise
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 60

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Taquara

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 25/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por Xan Berg Qua Jun 15, 2011 9:14 pm

Moshê - Historia Judaica 3708 Rodrigão


Em relação a Moshê não ter entrado na terra prometida, isso ocorreu por consequencia de uma falha quanto ao mandado do Eterno, ou seja, no livro de Números, no caítulo 20 e versiculos 7 a12 nós encontramos escrito que YHWH determinou que Moshê FALASSE com a rocha para que dela vertesse água para saciar a sêde dos filhos de Israel, porém Moisés estava irritado por causa da contenda do povo contra Ele e Arão então Moisés feriu a rocha duas vezes ao invés de apenas determinar que dela saisse agua e por este motivo YHWH disse a Moshê que ele não INTRODUZIRIA o povo de Israel a Canaãn, vejamos:

E o Senhor falou a Moisés dizendo:

Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes:

Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?

Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

Note que YHWH não disse que Moisés não entraria em Canaán, mas que o povo não seria introduzido a terra de Israel por causa de sua atitude inversa ao mandado, porém mais tarde Moisés e Elias entraram em Israel e se presentaram e falaram com Yeshua no dia em que ele se transfigurou perante os discipulos, conforme lemos em Mateus 17:1-3, a seguir.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por acidotherwise Qua Jun 15, 2011 9:46 pm

eu tinha exatamente a mesma visão referente a este fato, inclusive o fato de yeshua ter transfigurado em moshê e em Elias, tem um fato curioso na vida de moises que me chama atenção
quando ele vai para o egito com sua esposa a biblia fala que o Senhor tenta matar moises e a sua esposa corta o prepucio de seu filho e toca sobre ele, oque voce sabe sobre esta passagem

acidotherwise
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 60

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Taquara

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 25/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por Xan Berg Qui Jun 16, 2011 8:08 pm

Moshê - Historia Judaica 3708 Rodrigo


Moisés era um dos filhos de Israel e de Avraham no qual foi firmada a aliança perpétua da circuncisão, porém Moshê não havia circuncidado seu filho conforme a aliança de YHWH com Avraham e por isso quase pagou com sua vida, que foi salva por sua mulher no momento em que ela circuncida o menino.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Moshê - Historia Judaica Empty Re: Moshê - Historia Judaica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos