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O conhecimento da Cultura Judaica ajuda-nos a compreender melhor as Escrituras Sagradas

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Mensagem por Tatiana Ter Dez 07, 2010 5:32 am

Vou contar uma história...Além das mentiras que Roma pregou, este sistema religioso também se dedicou em tentar ocultar a essência da palavra de HaShem, levando o povo a perder o acesso ao verdadeiro conhecimento que resulta em atitudes de serviço a HaShem mantendo a essência de suas origens. Isto está dando trabalho até hoje para ser desmascarado tendo como objetivo trazer à luz as verdades contidas nas Sagradas Escrituras!! Mas, vamos em frente combatendo as mentiras milenares e anunciando a palavra do Eterno em sua íntegra, para glória Dele!! Os mínimos detalhes fazem uma grande diferença! Restauração já!

Durante todos estes séculos em que Roma pregou suas heresias, muitas pessoas não tiveram acesso aos Escritos originais e além do mais, Roma também trabalhou com afinco para tentar "apagar" toda a cultura judaica da prática religiosa daqueles que servem a HaShem. Isto trouxe uma grande confusão no entendimento dos Textos Sagrados por parte daqueles que foram orientados pela cultura romana, que por conseguinte absorveu a cultura grega.

Por tudo isto, estamos aqui neste fórum discutindo assuntos que já eram para ser naturalmente entendido por todos nós. Mas, baruch HaShem, que Ele está no controle nos fazendo conhecer a cada dia Sua palavra.

A partir das referências a seguir poderemos refletir melhor sobre diversas passagens das Escrituras Sagradas, compreendê-las e identificá-las, fazendo a devida distinção entre cada uma, nos livrando de cometer alguns erros, como confundir uma reunião de Pessach, por exemplo, com outra de significado diferente! Isto também nos ajuda a pensar criticamente sobre as “mentiras romanas” e descartá-las do nosso meio!

Nada como a pura palavra de HaShem!


É de costume, do povo judeu que serve ao Eterno, dizer uma b`rachah (bênção) antes das refeições. Antes de se comer pão há uma b`rachah específica, antes de se beber vinho também, e assim por diante.

Yeshua como judeu e rabino seguia este ritual, bem como a comunidade messiânica.

Podemos conferir através das seguintes referências:

"(...) Depois de instruir a multidão para se sentar na grama, ele pegou os cinco pães e os dois peixes e, olhando para cima, em direção ao céu, disse uma b`rachah. A seguir partiu os pães e os deu aos talmidim,..." Mattityahu (Mt) 14.42

"(...) Depois de dizer a multidão que se assentasse no chão, ele pegou os sete pães e os peixes, disse uma b`rachah, partiu os pães e os entregou aos talmidim,..."

Em outra ocasião, Yeshua no Pessach:

"Aproximava-se a festa da matsah, conhecida por Pessach,...Então chegou o dia da matsah, em que o cordeiro pascal tinha de ser morto. Yeshua enviou Kefa e Yochanan, instruindo-os: 'Vão e preparem nosso seder, para que comamos'. (...) Quando chegou a hora, Yeshua e os emissários se reclinaram à mesa, e ele lhes disse: 'Desejei muito celebrar este seder com vocês antes de minha morte! (...) Então, pegando um cálice de vinho, disse uma b`rachah e falou: 'Peguem isto e partilhem entre si. (...)Também, pegando um pedaço de matsah, disse a b`rachah, partiu-a e, dando-a eles, disse: 'Isto é o meu corpo, dado por vocês; façam isto em memória de mim'".

Sha`ul escreveu sobre o Pessach tendo como base o seder citado anteriormente que Yeshua participou com os talmidim:

"Porque recebi do Senhor Yeshua, na noite em que foi traído, pegou o pão; e depois de dizer uma b`rachah o partiu e disse: 'este é o meu corpo, que é para vocês. Façam isto como um memorial para mim'; da mesma forma, pegou o cálice, após a refeição..." 1 Coríntios 11.23-25

Além disso há também uma ocasião em que nos reunimos semanalmente na qual se pronuncia a b`rachah sobre o pão e sobre o vinho: o Kidush do shabat.


Agora vamos para uma passagem que relata algumas reuniões que a comunidade messiânica fazia constantemente:

"Eles se mantiveram fiéis ao ensino dos emissários, à comunhão, ao partir do pão e às orações.(...) De modo contínuo e fiel, e com singeleza de propósito, eles se reuniam no pátio do templo todos os dias e partiam o pão em várias casas, compartilhando seu alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a D`us ..." Atos 2.42, 46-47

Não está expresso que tipo de refeição era esta, mas podemos conjecturar:

Aqui nesta passagem poderíamos dizer que este “partir do pão” seria o início de uma refeição comum entre os membros da comunidade, ou seria o kidush de shabat? E com relação ao seder de Pessach, conforme citado, pode-se dizer que corresponde a chamada “santa ceia” praticada pela igreja descendente da Reforma?



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Última edição por Tatiana em Ter Dez 07, 2010 5:40 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Semântica)
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