Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
O fim da Lei é o Messias - Página 12 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

O fim da Lei é o Messias

+15
barreto
José Chaves
CarlosB
sampaio
Sargento
Hernandobh
tonycareca
Yaakov
Marcos Grano
Jefté
Diego Yo'ets
Sharing
Leite de Oliveira
didasko
Xan Berg
19 participantes

Página 12 de 16 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

O fim da Lei é o Messias - Página 12 Empty Re: O fim da Lei é o Messias

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Fev 10, 2012 8:23 pm

Olá Sargento...

Vc não fez o dever de casa, se tivesse lido os textos que indiquei me pouparia uma trabalheira, mas vamos lá.

Em 1 João 3:4 não diz que a lei está activa, aliás com entendimento correcto diz precisamente o contrário... diz que quem não crê tem pecado o qual também é iniquidade... mas quem crê está purificado pois o Messias morreu para remover o que a lei dá, a saber culpa do pecado.

Contrário???
Texto: Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei. ( I Jo 3;4 RA)
Acho que vc ou leu de ponta cabeça, ou está de brincadeira. Se pecado é transgressão da lei, como é que a lei foi abolida?? A não ser que não exista mais pecado O fim da Lei é o Messias - Página 12 680113 !
A lei nos dá como orientação o que é bom e o que é ruim (benção x maldição), quando escolhemos a parte podre, cometemos o pecado, pois violamos a Lei, mas Yeshua realmente nos dá o perdão quando isso ocorre, contudo o "vá e não peques mais" é um bom alerta, sendo assim, não é bom para ninguém permanecer pecando (transgredindo a lei).

Quanto a Mateus é o mesmo... o Messias cumpriu a lei, ou seja nELE a lei está cumprida, e todo o que nELE crê e está nELE é reputado justo sem as obras da lei como Paulo diz.

Vamos ao Texto já que vc insiste em permanecer de cabeça para baixo.

17 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento.
18 Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. (Mt 5)

"Não pensem", porque vc está pensando?? E ainda ensinando?

"abolir a Lei e os Profetas", percebe que o texto fala em LEI e PROFECIAS?? Se a lei foi abolida as profecias entraram no pacote e é pura perca de tempo acreditar num mundo vindouro, pois segundo vc foi abolida.

mas dar-lhes pleno cumprimento. Dar cumprimento não é abolir, pelo contrário é fazer notório e validado.

Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Quem GARANTIU que a nada cairia sem que TUDO (lei e profecias) se cumprisse foi o Messias. Até onde perece nem a terra e nem o céu passaram e muito menos TUDO foi cumprido, pois inúmeras profecias ainda estão na pendência, sendo assim a lei é vigorante (até porque é inscrita no coração do crente .Hb 10:16)

Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu.
Ora, "se" a lei foi abolida, porque Yeshua PROMETEU que os desobedientes e falsos mestres vacilassem ao MENOR dos mandamentos ou ensinassem ao próximo que a lei foi abolida seriam castigados?? Para pra pensar meu irmão, existe punição para vc que prega anomia (inimizade com a lei) e olha que o texto acima já diz tudo, mas existe outros (Mt 7:23 busque o original)

Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Será que Yeshua se confundiu?? Não!! É isso mesmo, quem guarda a lei, se reguarda do pecado e agrada a D'us, por isso serão recompensados.

E ai Sargento entendeu o texto, ou vai ficar fazendo que não entendeu??

Porque segundo a lei carnal que tinha sido dada por Moisés o Messias não era justo... doutro modo não teria sido odiado e morto...

Isso é o que vc é os hipócritas religiosos daquela época acham. Yeshua é o ÚNICO justo porque NUNCA violou a lei. (Rm 2:13)

o Messias não guardava o Sábado, não lavava as mãos antes de comer, não condenou a prostituta, e no sermão da montanha falou directamente contra os ensinamentos de Moisés...

Nossa!!! Meu amigo que tipo de crente é vc??? Yeshua só pode perdoar pecados, porque é um Cordeiro sem mácula, sem pecado, por isso e só por isso (que não é pouco) ele é o Messias. Lá em Dt 5, diz que qualquer um que tirasse ou acrescentasse algo da Torah deveria morrer apedrejado, pois esse era um malfeitor. Então como vc quer que acreditemos num besteirol desses ?? Leia o Sermão direito e vc verá que Yeshua complicou ainda mais a situação, onde por exemplo a interpretação que se tinha era que pecado de adultério só acontecia com o ato consumado, ai vem Yeshua e revela que só em desejar já é pecado diante de D'us.

Quando Yeshua violou o Shabat?
Onde está a lei que manda lavar as mãos antes de comer?
Quem te falou que Yeshua não aceitou a condenação da mulher adultera??
Yeshua disse: Quem não tem pecado ATIRE a primeira pedra, ou seja, se ali estivesse alguém sem pecado poderia começar o apedrejamento. O fato do apedrejamento não ter ocorrido não colabora para dizer que ela não tivesse cometido pecado, até porque as palavras do Mestre foram claras: "Vá e não viole mais a lei".

Também Paulo diz:

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31

E pra que tanto nhenhe?? Se a a lei não é anulada pela fé, tu quer mais prova pra que??? O apostolo disse, a fé não anula a Lei!!! Porque vc quer anular??

Ou seja, ao crer não violamos a lei, antes, ao crer é que realmente tornamos a lei cumprida. Pois o que por obras a lei não pôde dar (vida eterna), por meio da fé esse mesmo objectivo é alcançado e o fim da lei estabelecido.

Então está muito fácil, podemos dizer que os mariólatras que creem em J esus estão salvos, afinal creem. Meu amigo, o pecado (transgressão a lei) afasta qualquer super crente de Adonay, é fatal, o "pecado gera a morte", agora claro ninguém desse fórum está dizendo que a lei salva, pois ela não tem esse poder, salvação é um conjunto de obras e fé (Tg 2:24).

Quanto à lei do modo que Moisés a deu:

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Romanos 3:21
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28

Fato!! A lei não justifica ninguém, apenas mostra os frutos e frutos podres não permanecem no cacho.

Que a lei de Moisés está desvalorizada já mostrei acima, se você aceitou não sei.
Agora, realmente onde não há lei não há transgressão, e foi isso que a graça fez, removeu a lei para que fôssemos chamados de santos, perfeitos, e limpos por DEUS, doutro modo continuaríamos pecadores, e sabemos que o Messias não é ministro do pecado, nem tampouco DEUS houve a pecadores.

Nananinanão!! Yeshua não apagou a lei para que ninguém mais pecasse, ele apagou os pecados, o que é bem diferente e diga-se de retórica pecado é transgressão da lei (I jo 3:4). "Ele levou sobre si os nossos pecados" e não a Lei. A lei está ai para indicar o que é pecado e qualquer um pode violá-la, agora, estando no Messias essas faltas continuam sendo consideradas como faltas, contudo ele não nos condena por pecados que não sejam os de morte.

A graça de facto permite o homem roubar, matar, adulterar, seja o que for... de outro modo já não seria por graça mas por obras... aliás, como o Messias disse, só o pensar é tão pecado como o fazer.
No entanto a nova criatura não tem esse desejo, motivo pelo qual a pergunta nem deveria ser posta. A nova criatura sempre que peca, fê-lo por fraqueza e nunca por vontade própria pois não aprova o pecado, coisa que é fruto do novo coração.

Depois dessa perdi até o pique... rsrss

Amigo... a consciência não está na Torah... o conhecimento do bem e do mal chegou-nos por Adão ao comer da árvore. Ninguém precisa da Torah para saber o que é bem ou o que é mal.

Vc deveria ir na tribo dos pataxós e dizer a eles que não tem nada de natural eles matarem seus recém nascidos só porque eles nascem deficientes, não sei porque não aprenderam com Adão. Mas se alguém for lá com a Torah, fica fácil mostrar esses e outros pecados que para eles são até sagrados.
Se D'us tivesse lido esse seu comentário, antes do Sinai, certamente teria pensado duas vezes antes de dar a Lei como instrução ao Seu povo no deserto, porque na verdade era só uma brincadeirinha e não suas vontades.

Volto a dizer, a fé messiânica é uma fé revelada, ou seja, deve seguir o que foi revelado pelas linhas das Escrituras e não pelo que se acha ou "acredita".

O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708...

Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Convidad Sex Fev 10, 2012 11:43 pm

Shabat O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708 para todos!

Amado irmão Diego:

Esta última declaração do irmão Sargento que você postou e o fez "perder o pique" é tão absurda quanto cômica...

Irmão Sargento:

O que há no coração do homem?
Yeshua nos responde: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:19);
Mas, o Eterno já advertia antes: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, ADONAI, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."
(Jeremias 17:9,10);

Em Lucas 21:33,34, Yeshua adverte aos seus discípulos dizendo: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."

Agora, leia atentamente as declarações do rabino Sha'ul (texto no original):

"Porque bem sabemos que a Torah é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a Torah, que é boa.
Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta “lei” em mim: que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Torah de Elohim; mas vejo nos meus membros outra “lei” guerreando contra a Torá do meu entendimento, e me levando cativo à “lei” do pecado, que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Graças a Elohim pela mão de Yeshua HaMashiach nosso Senhor! Agora, portanto, em minha mente sirvo à Torah de Elohim. Porém em minha carne [ainda] sirvo à "lei do pecado".
(Romanos 7:14-25).

E o apóstolo Ya'akov (Tiago) também escreveu: "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Elohim; porque Elohim não pode ser tentado pelos males
e ele a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado, quando atraído e arrastado pela sua própria cobiça;
então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não vos enganeis, meus amados irmãos."
(Ya'akov 1:13-16).

Você escreveu:

"No entanto a nova criatura não tem esse desejo, motivo pelo qual a pergunta nem deveria ser posta. A nova criatura sempre que peca, fê-lo por fraqueza e nunca por vontade própria pois não aprova o pecado, coisa que é fruto do novo coração

Qualquer pessoa que nasceu de novo no Messias, por causa de nossa natureza pecaminosa (tendência natural ao pecado), pode desenvolver algum tipo de desejo pecaminoso, senão, seria inútil tantas advertências sobre o perigo de caírmos em tentação:
2 Timóteo 2:22: "Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor."

Sha'ul deixou outra advertência séria para os nascidos de novo em Corinto:

"Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram imergidos em Moshe, e todos comeram do mesmo alimento espiritual;
e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era o Mashiach.
Mas Elohim não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.
Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num só dia vinte e três mil.
E não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e morreram pelas serpentes.
E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e morreram pelo destruidor.
Ora, tudo isto lhes aconteceu foi como exemplo para nós, e foi escrito como instrução a nós, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.
Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Elohim, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria."
(1ª Coríntios 10:1-14).

Vemos que os textos tratam das fraquezas, mas também da vontade própria e da natureza caída que ainda há em nós.
Não estamos em estado de santidade nesta terra, mas em processo de santificação, o pecado já não tem domínio sobre nós, mas a nossa concupiscência luta para nos derrubar.

Outra advertência de Sha'ul:

"Digo, porém: Andai pela Ruach, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Porque a carne luta contra a Ruach, e a Ruach contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pela Ruach, não estais debaixo da observância legalista da Torah.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as disputas, os ciúmes, as iras, as facções, as divisões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Elohim."
(Gálatas 5:16-21).

Sargento, temos fraquezas, temos uma natureza caída, mas nós é que decidimos cometer o pecado, por vontade própria, mesmo fazendo o que não queremos.
Quando Sh'aul disse: "Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.", ele quis expressar que o seu desejo era o de não fazer, mas ele fez por causa do pecado que havia nele, isto é, ele decidiu ceder ao pecado, não resistiu-o.
O pecado não nos "pega pela mão", ou nos "hipnotiza" para satisfazê-lo. Quando o Rei David cometeu os pecados de adultério e homicídio, ele disse: "Pequei contra ADONAI", e não "pequei por causa da minha fraqueza".

Seja abençoado, no Mashiach!

Anonymous
Convidad
Convidado

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Mensagem por Convidad Dom Fev 12, 2012 7:36 pm

O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708 para todos!

Irmão CarlosB, seja bem-vindo ao fórum!

Vamos por partes, analisar suas palavras:

Você escreveu:

Israel de Deus
Escolhendo Abraão para ser Pai de muitas nações, foi primeiramente Pai do povo judeu. Por isso depois de Isaac, Jacó e os 12 patriarcas, formou o povo de Israel, que seria o povo exclusivo de Deus, de entre todas as nações até á vinda de o Messias, o filho de Deus.

Veja bem, este termo "Israel de Deus", na maioria das vezes, quando ele é usado pelos meios cristãos, ele está ligado a uma falsa teologia chamada "da substituição", que ensina que a Igreja substituiu a Israel, e agora ela é o "Israel de Deus".

Em nenhum lugar nas Escrituras, encontramos qualquer afirmação de que Israel foi substituído pela Igreja.
Pelo contrário, se você crê nas Escrituras, você verá que nós gentios, pela Fé no Messias de Israel, somos "enxertados na oliveira":

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também."
(ARC).

A "Oliveira" neste texto não é o Messias, é Israel. Então, a Igreja sempre esteve ligada a Israel.
Muitos costumam interpretar estes textos equivocadamente, mas no contexto original ela é o Israel eleito, o primogênito de YHWH.
A “raiz” seriam os “dons e a vocação (chamado) de YHWH”, os quais “são sem arrependimento” (irrevogáveis), e a “seiva” seriam todas as coisas que o Eterno estabeleceu para Israel, a fim de torná-los luz para as nações.

Yeshua é que nos liga nesta Oliveira, é quem torna a enxertar o judeu que foi quebrado e passou a crer Nele.
Também em Efésios 2:12, preste atenção: "que, naquele tempo, estáveis sem C risto, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo."

O que significa estar "enxertado em Israel"? O que significa estar aproximado de Israel?
É ser participante das Bênçãos, das Promessas, das Alianças, da Torah e de parte das responsabilidades dadas por YHWH ao povo judeu.
Leia com atenção Romanos 11, e veja a posição do povo judeu e do gentio.
Israel, mesmo depois da vinda do Messias, ainda é o povo exclusivo de YHWH, juntamente com a Igreja.

Você disse:

No entanto, eles transgrediram e anularam a lei de Deus, e por isso desde o principio Deus anunciava pelos seus profetas que um dia faria uma nova aliança, mas não conforme aquela que fez com Moisés.

A maior parte deles transgrediu a Torah, porém eles não a anularam não.
O que eles anularam foi a Aliança, o Concerto, mediante à transgressão da Torah:

Jeremias 31:32: "Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR." (ARC).

Ezequiel 44:7: "Porquanto chamastes estranhos, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando oferecereis o meu pão, a gordura e o sangue; e eles invalidaram o meu concerto, por causa de todas as vossas abominações." (ARC).

A Torah não foi a responsável pelas transgressões deles, até porque ela é por estatuto perpétuo e não foi anulada por ninguém, nem mesmo pelo Messias.
A Antiga Aliança foi feita com Israel, e a Nova também:
Jeremias 31:31: "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá." (ARC).

Você disse:

A primeira aliança tratava-se da justiça do homem, das obras do homem, mas a segunda trata da justiça de Deus, das obras de Deus. Pois na primeira, os pecados do povo eram perdoados pelo sangue de animais, mas na segunda pelo sangue de o Messias.
Uma aliança que nada tem a ver com a primeira; a primeira consistia em obras, mas esta em conhecimento e perdão eterno.

O Eterno jamais entregou a Torah para que alguém fosse justificado somente por ela.
A justificação sempre foi por meio da Fé, aliada às obras da obediência = basta você ler Tiago 2:20-24:

"Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé
(ARC).

O sangue dos animais não perdoava o pecado de ninguém, apenas os encobria, quem perdoava os pecados era YHWH, sob a condição da oferta pelo pecado e pelo arrependimento de quem ofertava.
Na Nova Aliança não existe "perdão eterno", e sim Sacrifício Eterno. Quem recebe o perdão, não está perdoado eternamente, este precisa ser fiel até o fim = "vá, e não peques mais".

Você disse:

Isto porque toda a lei foi apenas figuras da realidade que havia de vir, que é o Messias.

Então, todos os que foram fiéis a YHWH na Antiga Aliança viveram um "conto de fadas"!!!
A Torah era apenas um amontoado de "figuras", e os fiéis "fingiram" em obedecer a YHWH, representaram uma "novela judaica".
A Antiga Aliança é um monte livros de "historinhas e folclores judaicos", não deve ser levado em conta...
O Salmo 119 (o maior capítulo da Bíblia), é uma "propaganda enganosa", que anuncia uma coisa que, apesar do teor das palavras do salmista, era um compêndio de "historinhas".

Você disse:

È por isso que ele mesmo transgredia a lei, e até o sábado que tinha pena de morte por quem não o guardava. Mostrando asssim que vinha instituir ums nova aliança conforme a promessa dos profetas

Amado, foi YHWH quem deu a Torah para Israel.
Me explica uma coisa: como é que ADONAI vai entregar uma Lei = instrução, ensino = para o povo que Ele mesmo separou, uma Lei que justificava a transgressão dela, por se tratar de "sombras"???
Como você ainda desconhece o contexto original das Escrituras, claro que você também não conhece o que significa o termo "sombras":
"Sombras" significam "a reflexão da imagem de quem a faz", isto é, a imagem exata dos bens futuros, uma parte se cumpriu com a vinda do Messias e o estabelecimento da Nova Aliança, porém a outra parte se cumprirá no Milênio. E no Milênio estas "sombras" deixarão de ser apenas "sombras" e serão a imagem exata da vontade do Eterno com o Seu povo, por causa da presença real e pessoal do Mashiach!

Você disse:

Na verdade, a lei era uma parede que dividia judeus dos gentios, mas pelo corpo de o Messias já não há gentio nem judeu, mas um só povo que crê em Deus por meio de o Messias. E esse sim é o verdadeiro povo de Deus.
Por isso, agora já não estamos sujeitos á lei, que só amaldiçou, e por isso é chamado o ministério da morte e da condenação, onde está todo aquele que ainda não se converteu a o Messias.

Sobre o Shabat (sábado):

Yeshua JAMAIS transgrediu o Shabat. Se fosse assim, Ele seria um Cordeiro imperfeito para o Sacrifício.
Você concorda que o Messias era sem pecado?
Eu também concordo, sendo assim, Ele nunca violou o Shabat.
O que o Messias violou foi a tradição dos fariseus, que criaram dogmas para a guarda do Shabat.
Onde lemos que é proibido curar alguém no Sábado???
Onde lemos que é proibido ajudar alguém no Sábado???
Responda você mesmo.

Sobre a tal "parede":

Em Efésios 2:14-15, para quem não conhece a história da igreja, para quem não se interessa pela cultura bíblica judaica, que é muito mais confiável e legítima do que qualquer ensino oriundo de Roma, o texto trata de 2 coisas extremamente mal interpretadas pela igreja, seja a católica ou a evangélica:

O MURO DE SEPARAÇÃO:
Descoberto pelos arqueólogos no ano de 1871. Este muro existia no Templo, foi construído por judeus que não aceitavam congregar com os gentios.

A INSCRIÇÃO NO MURO (TRADUZIDO DO GREGO):
"Nenhum estrangeiro deve entrar na área fechada do balaustre ao redor do Templo.
Quem for pego, será considerado culpado por sua morte que se seguirá."

O rabino Sha'ul (apóstolo Paulo) não estava usando uma "figura de linguagem" nesta passagem, ele estava falando de algo literal. Como a igreja não se interessa em conhecer a sua história a fundo (só se interessa pelo que lhe é conveniente), na época da igreja do 1° século (chamada pelo termo de 'primitiva'), existia um sistema religioso, uma lei farisaica que conquistou grande influência no meio do povo judeu.
Esta lei, tinha como base a Torah (Lei de YHWH), porém, não passavam de dogmas, porque mesmo se baseando na Torah, esta lei impedia quem desejava servir a YHWH de obedecer corretamente a Torah. Esta lei constava em ordenanças que "cercavam" a Torah.
O rabino Sha'ul é bem claro: "a lei dos mandamentos", isto é, tinha como base os mandamentos de YHWH;
"na forma de ordenanças", isto é, reduziram ensinamentos da Torah até a forma de ordenanças, estas criadas pelos fariseus = DOGMAS.

O ministério da morte e da condenação é o ministério do pecado = transgressão da Lei = e não o da Lei, pois o Eterno não iria entregar algo para levar o Seu povo para a condenação e para a morte, basta você ler os inúmeros benefícios da obediência à Torah.
Mas, por que Sha'ul (Paulo), afirmou que este ministério foi gravado em tábuas de pedra?
Porque só se tem o pleno conhecimento do pecado através da Lei, então, quem vivia ou vive no pecado, é ministro da morte e da condenação que há na Lei para quem vive pecando = transgredindo a Lei = 1ª João 3:4.

Na Nova Aliança, a Torah é inscrita nos corações = tanto o que é pecado, como o que é obediência, e isto é um processo, não acontece da noite para o dia.

A palavra "duraram" em Lucas 16:16 não consta nos originais e é subtendido, Pelo que pudemos notar Yeshua está querendo dizer o seguinte: "O aio de vocês foram a Lei e todos os profetas até João, agora sou quem anuncia o Reino e digo que não é fácil entrar nele."
Talvez o melhor termo para encaixar no lugar de "duraram" fosse "transitaram" ou "ensinaram", algo que desse uma idéia de passagem do volume escrito e falado para a realidade do Salvador como Mestre e Anunciador das boas novas. Desse modo a palavra "até João" talvez devesse ser entendida como "inclusive João", onde esse "até" teria a idéia de adição reconhecida, ou seja, Yeshua reconhecia João como profeta e o aponta como "marco" da transição. Isto faz sentido, pois se a Lei "durasse" até João, então seria ele e não Yeshua que a teria plenificado.

Texto no original: "A Torá e os profetas profetizaram a respeito de Yochanan; desde então são anunciadas as Boas Novas
do reino de Elohim, e todo homem o trata com violência."

No texto de 2ª Coríntios 3:7, o que foi abolido pelo Messias não foi a Antiga Aliança, nem a Torah, mas o "véu" = endurecimento para não compreender o espírito da Lei, o seu verdadeiro sentido.

Você disse:

Pois até o Messias ninguém conheceu a Deus, isto porque eram carnais, e por isso quando veio o Messias prometido, mataram-no, mas quando se convertem a o Messias, ao morrerem para a lei, tornam-se espirituais a fim de que conheçam verdadeiramente a Deus. Por isso todos os que ainda são da lei estão cegos e debaixo de maldição e só em o Messias serão livres.

Como assim, ninguém conheceu a YHWH???
Oséias 6:3: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."(ARC).
Que é isso meu amigo??? Não despreze os que foram fiéis na Antiga Aliança, leia Hebreus 11, não invente coisas não.

Para entendermos esta questão sobre a condenação e morte de Yeshua, jamais devemos deixar o mais importante de lado: o propósito do Eterno.

Yeshua não poderia transgredir a Torah, senão Ele seria imperfeito para o Sacrifício além de necessitar de um sacrifício pelo Seu pecado;

Yeshua não poderia transgredir a lei dos romanos, porque além de desobedecer uma autoridade constituída (Romanos 13:2), Ele seria entregue à juízo por gentios (fora do princípio do Sacrifício da Torah);

Yeshua não poderia se oferecer voluntariamente para ser sacrificado, pois quebraria o princípio do Sacrifício da Torah.

A traição, juntamente com as falsas acusações dos fariseus, foi a maneira, pela vontade do Pai, para que o Messias pudesse ser levado para o "matadouro".

A Bíblia diz que satanás "entrou" em Judas (Lucas 22:3), mas isto não significa que ele era íntegro (João 12:4-6).
Devemos entender que, não é porque estava nos desígnios de YHWH, o Messias ser entregue à morte pelos seus próprios compatriotas, que podemos acusá-los ou incriminá-los.
A morte sacrificial de Yeshua foi predita pela Lei e os Profetas, ela aconteceria de qualquer jeito!
Mas aprouve ao Eterno que Seu Unigênito fosse entregue para ser morto da forma que aconteceu, pelo povo eleito, mesmo na ignorância, mesmo na desobediência, mesmo na incredulidade, foi Soberania de YHWH.

Só está debaixo de maldição quem quer se justificar pela Torah, sem a Fé no Messias.
O Messias nos resgatou da maldição que havia na Torah por causa do pecado, pois se fossem imputados em nós esta maldição, estaríamos perdidos!
Quem quer se justificar pelas "obras da lei", ou pela Lei de YHWH, jamais alcançará justificação.
A justificação diante do Eterno sempre foi pela Fé, em obediência à YHWH pela Lei, pois a Fé sem a obediência a YHWH pela Lei não tem valor algum.
"Pecado" significa "transgressão da Lei", é pela Lei que sabemos o que é certo ou errado diante de YHWH.

Então, o problema da justificação pela Lei ou pelas "obras da lei" não está na Torah, o problema está no homem, está na tradição de homens, na doutrina de homens.

Por favor, não confunda, não misture "Obediência à Lei" com "justificação pela lei", pois assim você quer dizer que quem obedece à Lei está querendo se justificar por ela.

Os discípulos de Yeshua jamais deixaram de guardar a Lei por causa daqueles que insistiam em se justificar por ela.
O que Sha'ul combateu foi a doutrina da justificação pela Lei, seja a lei judaica ou a Lei de YHWH = Lei de Moisés.

Entenda bem, irmão carlosB:
A Justiça que há na Torah aponta para a Justiça de YHWH, através da Fé no Messias.
Existe no meio evangélico, um erro que precisa ser corrigido no que diz respeito à Torah: uma mistura entre legalismo farisaico e Lei de D’us. Vamos entender o que é legalismo farisaico:
Palavras do próprio Yeshua – “Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos perushim (fariseus) e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas do ensino (doutrina) dos perushim.” (Mateus 16:11,12).
“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus talmidim (discípulos): Acautelai-vos primeiramente do fermento dos perushim, que é a hipocrisia." (Lucas 12:1).
Quando falamos de Lei, obviamente não estamos falando de legalismo, que é uma maneira errada de lidar com a Torah.
Na verdade, só com a presença do Espírito de D’us, uma pessoa pode seguir a Torah da maneira correta, tendo como referencial o amor e a justiça do Eterno. Yeshua não foi contra a Lei, mas contra a maneira legalista de encarar a Torah. A palavra de D’us diz que a “letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6). O que o rabino Sha’ul (apóstolo Paulo) combateu e o próprio Messias Yeshua também o fez foi em primeiro lugar à atitude legalista, sem substância espiritual, que na verdade é uma maneira carnal de tentar obedecer aos Mandamentos.

Você disse:

Graças a Deus por Yeshua o Messias. Porém, nem todos aceitam isto, que o passado eram figuras. Se não fosse então Deus tinha falhado, porque onde está a glória de Israel? Onde estão as 12 tribos? Onde está Levi, a tribo do sacerdócio? Onde está o templo de Deus? Onde está a terra que mana leite e mel? Ali só existe guerra e destruição?Onde está a arca da aliança; etc...?

Ah, amado irmão... este seu comentário, além de soar como um "antissemitismo cristão", ainda é rico em ignorância, tamanha que é de dar pena!
Tá precisando estudar mais a Bíblia!
O Eterno não separou a Israel para que Israel fosse glorificado, mas para que Ele fosse glorificado por meio de Israel, e que Israel fosse bênção e luz para as nações!
Se você crê no Messias, seja grato a Israel!
Por que te glorias??? Não é você, ou o cristianismo que sustenta a ti, mas a raíz = ISRAEL.
A Nova Aliança aperfeiçoou a Antiga, e graças ao endurecimento que veio da parte de YHWH aos incrédulos de Israel, é que a salvação chegou até você!
Vai ler Romanos 9, 10 e 11!

Você disse:

Nós é que somos a verdadeira tribo de Levi, do sacerdócio, que tem acesso ao lugar santissimo, a Deus; Nós é que somos o verdadeiro templo de Deus onde habita Deus, não o templo de Salomão; A verdadeira terra prometida não é a terreste, mas a celeste ; etc..

Falta de ler a Bíblia, dá nisso!
Vou ter que postar a Bíblia para você aqui:

"Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de C risto, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;
dos quais são os pais, e dos quais é C risto, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!"
(ARC);

"Digo, pois: porventura, rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da graça.
Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição;
escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas.
Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério;
para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada."
(ARC = Romanos 10 e 11).

Irmão CarlosB, por favor, compare o teor de suas palavras com estas do rabino Sha'ul e reflita melhor sobre o tipo de Fé que estás a seguir.

Que o Eterno te ilumine, no Mashiach!

Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Dom Fev 12, 2012 11:29 pm

Irmão CarlosB:

Com todo o respeito, mas você expôs uma interpretação usando os "óculos de Roma", segundo Roma estabeleceu, e que faz parte dos meios cristãos.

Não existe "Israel espiritual", se existir, me prove pelas Escrituras.

Não existe "verdadeiro Israel", se existir, me prove pelas Escrituras.

Como você não tem como provar isto, usa os artifícios da teologia cristã, que contribuíram para a separação entre Igreja e Israel.

E claro, você tem uma visão preconceituosa da Antiga Aliança, por isso você jamais vai entender a Nova, jamais vai entender Romanos 9,10 e 11, Efésios 2, a Epístola aos Hebreus, etc.

Você não me provou nada sobre as supostas "figuras", isto porque você não consegue ainda entender o que são as Alianças que o Eterno fez com Israel.

Também não conseguiu me provar nada de que "o novo tira o velho", e assim como os judeus incrédulos desprezam o Novo Testamento, você também se iguala a eles, desprezando o Antigo.

Quer falar dos dois pactos???

Fique à vontade amado, pode começar quando quiser.

Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Fev 13, 2012 1:03 am

Irmão CarlosB:

Chega desse "blá, blá, blá" sobre o que é carnal, o que é espiritual, e mostre seus argumentos devidamente interpretados pelas Escrituras!

Deixe de falar sobre o que você não entende, por desprezar os Escritos da Antiga Aliança, sem ter a menor idéia sobre os propósitos do Eterno a partir de Israel e do povo judeu.
A sua falta de entendimento é tanta, que nem consegue fazer uma ligação das palavras de Sha'ul em Romanos 11, entre os gentios crentes e os judeus não crentes.

E esta conversa sobre "parábolas" já passou da conta.
A literalidade das Escrituras se baseia em muitos símbolos e analogias para o entendimento das coisas como elas são = REAIS.

Maior confusão faz, quem lê as Escrituras como se fossem "contos".

E ainda dizem: "eu te provei sobre isto, sobre aquilo, etc."... Como???
Se não sai do superficial???

E só quer "ficar no raso"???

Que "teologia" você segue amigo???

Se você insistir em continuar com isto, por favor, mostre na Bíblia que Yeshua e Sha'ul não obedeceram a Lei, e deixa dessa conversa "sem pé, nem cabeça".

Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por José Chaves Seg Fev 13, 2012 2:16 am

Olá pessoal

Amigo CarlosB

Neste forum tenho aprendido a interpretar a Bíblia, sem as influências de Constantino
e de doutrinas erróneas ministradas durante séculos pelos 'pais' da igreja.

Meu irmão Randfal explicou-lhe com clareza sobre as duas alianças que o Eterno fez com o povo de Israel e que também nos alcançaram a nós 'gentios' por meio do sacrifício feito pelo nosso Salvador Yeshua.

Use de humildade, lembre-se que Yeshua é de família judaica, nasceu em Israel, foi circuncidado em Israel, frequentava as sinagogas em Israel, cumpria as festas judaicas da Torah que Seu Pai instituiu, morreu e ressuscitou em Israel, tornou plena, cumpriu a Torah, voltará para Israel e de lá governará a terra, de Jerusalém sairá a instrução (lei) para todas as nações.

Lembre-se que a 'Igreja' do 1º século era composta por judeus e gentios que receberam o testemunho de Yeshua, guardando os seus mandamentos, será que não poderá haver hoje judeus crentes como foram: Sha'ul, Ya'akov, Yochanan, Kefa.....e milhares de outros judeus e gentios com o mesmo propósito ?

O D-us de Abraão, Isaque e Israel, entregou nesse povo a responsabilidade de lhe fazer chegar a si e a mim a Sua Palavra , escrita originalmente em hebraico e aramaico, línguas faladas em Israel.

Amigo Carlos, se vc é uma pessoa 'nascida de novo', não se entende suas questões !
Como eu tenho feito, está no lugar certo para questionar e aprender

Fique na O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708 de Yeshua

José Chaves
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 28

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 07/04/2010

Mensagem por Convidad Seg Fev 13, 2012 2:21 am

José Chaves escreveu:Olá pessoal

Amigo CarlosB

Neste forum tenho aprendido a interpretar a Bíblia, sem as influências de Constantino
e de doutrinas erróneas ministradas durante séculos pelos 'pais' da igreja.

Meu irmão Randfal explicou-lhe com clareza sobre as duas alianças que o Eterno fez com o povo de Israel e que também nos alcançaram a nós 'gentios' por meio do sacrifício feito pelo nosso Salvador Yeshua.

Use de humildade, lembre-se que Yeshua é de família judaica, nasceu em Israel, foi circuncidado em Israel, frequentava as sinagogas em Israel, cumpria as festas judaicas da Torah que Seu Pai instituiu, morreu e ressuscitou em Israel, tornou plena, cumpriu a Torah, voltará para Israel e de lá governará a terra, de Jerusalém sairá a instrução (lei) para todas as nações.

Lembre-se que a 'Igreja' do 1º século era composta por judeus e gentios que receberam o testemunho de Yeshua, guardando os seus mandamentos, será que não poderá haver hoje judeus crentes como foram: Sha'ul, Ya'akov, Yochanan, Kefa.....e milhares de outros judeus e gentios com o mesmo propósito ?

O D-us de Abraão, Isaque e Israel, entregou nesse povo a responsabilidade de lhe fazer chegar a si e a mim a Sua Palavra , escrita originalmente em hebraico e aramaico, línguas faladas em Israel.

Amigo Carlos, se vc é uma pessoa 'nascida de novo', não se entende suas questões !
Como eu tenho feito, está no lugar certo para questionar e aprender

Fique na O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708 de Yeshua

O fim da Lei é o Messias - Página 12 507525 O fim da Lei é o Messias - Página 12 458965
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por tonycareca Seg Fev 13, 2012 4:53 am

Estimado Carlos B
Vamos as suas analogias…voce enfatiza com qualificacao a informaao ascima encontrada em jeremias,ela portanto é verdadeira,e voce coloca em letras garrafais o que voce entende da lei.so esqueceu de colocar da mesma forma uma parte importante do texto.que eu passo a grifar aqui agora para voce: Porei a minha ( a mesma ) lei no seu interior, e a escreverei no seu coracao;e eu serei o seu D-us e eles serao o meu povo. Observe que o profeta nao falou de outro povo nem tampouco menciona que teria outro povo que receberia a promessa.

Carlos! Existe uma tendencia em todas as religioes de se justificar, ou correr da responsabilidade com respeito aos mandamentos dizendo que a segunda nao tem nada com a primeira,o que voce esquece é que todas as aliancas que O Eterno fez com o povo Dele nao eram outras leis, mas a mesma.Portanto nao era nova no sentido de criado outra,mas de ronavada no sentido de melhorada,aperfeicoada.veja o que diz o apostolo Joao na sua epistola a 1Joao 2: 7 “ Queridos,nao lhes escrevo um mandamento novo.Ao contrario,trata-se de um mandamento antigo,que voces tem desde o principio. 1 joao 5: 2-3 “ Assim sabemos que amamos os filhos de D-us: Amando a D-us e obedecendo os seus mandamentos.Porque amar a D-us significa obedecer-lhe os mandamentos.Alem disso seus mandamentos nao sao pesados”
Esas palavras foram escritas por um homem que na sua boca nao se encontrava engano

Sobre o seu comentario de Joao 1:29
Aqui nesse texto voce esta sendo ingenuo,mas observe que o simbolo do cordeiro que era morto apontava para o Messias,que viria e portanto seria substituto do animal morto, inocente,e é evidente que quando ele o Messias chegou o cordeiro animal foi substituido pelo cordeiro Homem,o Messias que perdoava de modo mais eficaz o pecado do povo…o texto nao diz que dali em diante a lei de D-us havia sido substituida,ou melhor que nao se deveria mais seguir as orientacoes de D-us o pai,observe que na conversa de Yeshua com o Jovem rico ele argumenta da importancia da observancia dos mandamentos,voce nao vai achar um texto na biblia que diga que O messias tenha pedido,ou ensinado a qualquer pessoa,inclusive um discipulo que quando morresse os mandamentos deveriam ser anulados e que sua observancia nao era mais necessaria.
As pessoas buscam insistentemente uma argumentacao para desqualificar a autoridade da biblia com ela mesma,mas fogem do real contexto das palavaras e situacao.isso vou te mostrar um poco mais a frente.

sobre seu comentario de Heb 10:1

Outra vez Carlos!
Quem transgredia o que?voce esta insinuando que Paulo era um transgressor? Que Yeshua era um transgressor da lei de Seu Pai?consegue ver sua ingenuidadee para onde seu pensamento está te levando? Voce leu um texto e agora quer justificar com palavras,mas que nao sao sabias…mostre um texto biblico da trangressao de qualquer um deles…e eu estou te dizendo qualquer discipulo ou o proprio Messias.voce agora esta entrando em um rio que nao pode atravessar,pois nao tem consistencia.

para o seu comentario de joao 5: 16-18

Veja a que ponto voce chegou: aqui.Voce colocou sua prorpria definicao no texto que existe so na sua biblia “ porque nao so quebrava “ tem certeza que em sua biblia encontra essa afirmacao?
Vou te citar so um texto do messias : Mateus 5: 17-18 Nao pensem que vim abolir a Torah ou os profetas,Nao vim abolir,mas completar,Sim e verdade ! digo a voces até que os ceus e aterra passem ,nem um yud( j )ou um traco passara da torah- nao até que todas as coisas que precisam acontecer tenham acontecido”.
Observe que so com esse texto sua teoria é totalmente lancada fora como tambem qualquer insinuacao,colocacao afirmacao,e ate mesmo um pensamento seu possa ser dado confianca.volta atras e le outra vez a afirmacao do Messias e depois volta a pagina e contexta o texto com verdade, e nao com seu pensamento fantasioso ou melhor, que sua ideia produziu e te vendeu,e que voce comprou,acreditando que tens a reposta acertada sobre esse assunto da lei.( torah de D-us) a esse ponto de nossa conversa acredito que voce nao saiba nem o sentido original da palavra Torah,e aqui nao quero ser desrespeitoso a voce,pois esta procurando estudar tua biblia.Vou te dar um conselho,nao procure ensinancas de sua religiao que combate as escrituras ,ore voce sozinho ao Eterno e peca para ele te dar luz,e se fores sincero na sua prece ele tambem te alcancara,pois esse e o objetivo da sua palavra,como diz Luca,buscar e salvar o que estava perdido.

parase comentario de lucas 16;16

Carlos procure uma biblia com versao boa para seus estudos da biblia..veja o que diz essa versao: “lucas 16:16 “ate o tempo de Joao havia a torah e os profetas,Desde entao foram proclamadas as boas novas do reino de D-us, e todos tentam forcar sua entrada Nele.

Para respostas que voce postou de Galatas 3...romanos 9: 6-8

Voce fala como se tivesse entendido o que Paulo falou….Paulo esta falando aqui dos que guardam de forma legalista a lei ou seja,praticam coisas achando que vao ganhar a salvacao,quando a biblia e totalmente contra essa teologia…a teologia da salvacao por merecimento ou acao humana.Essas pessoas praticavam coisas esperando fazer uma troca,entendeu? Ou melhor eu vou por exemplo guardar o sabado pois terei a minha salvacao,garantida.
Voce jamais vai ver aqui nessa pagina um Judeu messianico se pondo nessa situacao vergonhosa de trocar alguma coisa como seu criador.

Mas onde voce viu um Judeu Messianico dizer que somente eles sao filho de D-us?o judaismo concorda com voce em genero numero e grau,com a informacao que toda a humanidade sao filhos e filhas de D-us,isso nao e um presente que foi extendido somente a nacao escolhida,mas tambem foi oferecida a todos.Acredito que voce,ou de quem voce ouviu essa tolice te deixou embriagado...voce esta misturando os fatos da biblia.

Veja o ciume que voce tem,e de meter medo,e de repentre voce ficou agressivo por causa de uma coisa que voce nao encontra ou nao esta escrito na biblia! Onde esta escrito que toda a humanidade é a “verdadeira” tribo de levi?Veja vou te provocar mais um pouco de ciume,talves nao deveria ,mas observe: Me diga voce tem certeza que no ceu,tem uma terra?, mas vamos supor que tenha, voce acredita realmente que vai morar la “ no céu”? entao me explica..a biblia diz que a cidade santa dessa terra que voce acredita la estar, vai vir para o nosso planeta,ou estou errado? para onde essa cidade celestial vai ser finalmente estabelecida?Portugual? Brasil? Nova York?,me mostra o texto na sua biblia de sua localizacao definitiva? Voce tem coragem de escrever aqui nessa pagina?
Deixe essa ciumeira de lado....estude tua biblia com sua cabeca,mas coloque nela o coracao ao inves de ficar se lamentando ou querendo ser uma coisa so porque voce acha.
A biblia nao e o que voce pensa que e.,so porque voce pensou ..Ela da vida,seu nervozismo por causa das investidas contra voce e fruto de um coracao que nao e sabio.Ore mais,pense mais e critique teus pensamentos,que estao consumindo tuas emocoes.

tonycareca
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 67

Cidade Cidade : Dallas

País País : EUA

Inscrição Inscrição : 16/10/2011

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 13, 2012 12:48 pm

CarlosB escreveu:Quanto ao ciúme, é precisamente ao contrário, pois foi israel que foi rejeitado, e os gentios aceites, e por isso Paulo diz que Deus pôs ciûmes a israel escolhendo outro povo, que são os gentios (rm.10:19-21). Também Yeshua disse que lhes tiraria o reino e o daria aos gentios (mt.21:42-43). Por isso quanto mais falam da escritura, mais se enterram.

Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. (Rm 11:1)

D'us rejeitou os ramos incrédulos, assim como não aceita nenhuma oliveira brava, igualmente incrédula. ISRAEL não foi rejeitado, afinal as promessas de D'us jamais pode ser anuviada. A VERDADEIRA igreja e o VERDADEIRO povo de D'us sempre foi e sempre será os que estão enxertados na OLIVEIRA. ( Rm 11:17, Jr 11:16)

Agora voltemos ao assunto do tópico.

O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708..
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Convidad Seg Fev 13, 2012 3:41 pm

Perfeito irmão Diego, voltemos então ao assunto do tópico.

Amado irmão CarlosB:

Diante de tanta falta de entendimento das Escrituras e de tantas coisas sem lógica e sem noção que você postou, decidi responder apenas aos seus "disparates", com base nas Escrituras e na história da Igreja, referentes à Lei de YHWH.
Ao restante, tanto eu, como o Diego, o Xan e outros, já respondemos inúmeras vezes em páginas anteriores, neste mesmo tópico.

Talvez assim, você repense sobre as suas palavras, e em que elas foram baseadas.

Me aguarde, que eu já volto....

O fim da Lei é o Messias - Página 12 650378

Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por tonycareca Seg Fev 13, 2012 4:30 pm

Carlos,e lamentavel que ao inves de voce se abrir para um dialogo de entendimento voce se recrudesca,e nao com humildade,mas arrogancia.
1 Pedro 3: 10 tambem da um conselho sabio "porque quem quiser amar a vida e ver bons dias deve guardar sua lingua do mal e seus labios do engano.Afaste-se do mal e faca o bem,procure a paz com insistencia.Porque Adonai mantem seus olhos sobre os justos e seus ouvidos estao abertos as suas oracoes.Mas o reino de Adonai volta-se contra os que praticam tais coisas"
Voce reclama de insultos ,mas nao contem tua lingua.
Com respeito a graca,voce nem sabe o que e isso, e pelas suas informacoes e uma questao de mentalizar,e nao praticar,e como se arrepender, que talves voce pense que tambem e um estado mental.O conselho do Apostolo que voce tanto defende,e que nos, Messianicos, endossamos, ensina que e preciso transformarmos pela renovacao da mente.Nos nao viemos aqui para ganhar de voce.Nos estamos aqui para ver se existe possibilidade de um dialogo sadio e saudavel,mas voce nao quer,vai se sentir inferiorizado se tiver que concordar.

Veja o que Pedro escreve em 1 Pedro 2:8 e -10 e, tambem " pedra que faz as pessoas tropecarem,e rocha sobre a qual caem' Eles tropecaram na palavra,desobedecem-na - como foi planejado.Voces,porem sao o povo escolhido,os Sacerdotes do Rei, a nacao santa,o povo pertecente a D-us.

Voce esta aqui na pagina gritando desesperado,mas esta entregue a sua propria ignorancia.( veja no bom sentido )

Olhe esses textos com atencao e exerca sua fe como esta escrito .A vida e uma batalha espiritual Carlos e o trilhar seus caminhos e necesario enxergar com clareza.1 corinthios 9:25 " todo aquele que luta,em tudo se domina.Eles para alcancar uma coroa corruptivel,nos,pore, a incorruptivel.
Mateus 7:26 " Aquele pois que houve estas minhas palavras,mas nao a cumpre,sera comparado ao homem insensato,que edificou a sua casa sobre a areia.
Voce recebeu uma bencao a de poder estudar a palavra de D-us a luz da palavra Dele,mas se enxafurdou dentro de voce mesmo.Lucas 12:47 " O servo que soube a vontade do seu Senho, e nao se aprontou,nem fez conforme a sua vontade,sera castigado com muitos acoites.
Esse texto vai te machucar,mas esta escrito..Tiago 2:14 " Meus irmaos,que proveito ha se alguem disser que tem fe,e nao tiver obras?pode essa fe salva-lo?

voce a essa altura esta confundido pois a biblia fala de obras,mas voce firmou na sua mente com um tipo de obra,que nao e a mesma que a biblia ensina a praticar.

Veja esse outro do mesmo autor Tiago 4:17 Aquele,pois que sabe o bem que deve fazer e nao faz,comete pecado.

esse sao so alguns do texto que precisa ser estudado a luz da palavra de Deus e nao da sua mente que produz aquilo que voce pensa ser a verdade.

Vou te contar um fato que ocorreu comigo para ver se entende ,quando falo de pensamento errado...." um amigo mem mandou um email,mostrando a mim a destruicao dos cristao na Costa do marfim..fiquei chocadissimo com as cenas de,violencia contra homens e mulheres que estavam sendo queimados vivos e eu, ali no youtube, vendo toda aquela ignorancia insana contra um grupo de pessoas que estava sendo queimados por acreditarem em Yeshua. e veja, nao eram judeus.fui olhando aquilo e minha reacao imediata foi acender a ira no meu coracao e dai comecei a pensar em se estive ali em agredir os agressores ,inclusive dizia por dentro de mim,ah se u pudesse destruir essas pessoas.....Meus pensamentos produziram esse pensamento de destruicao.. e veja eram pensamenetos bons de ajudar aqueles inocentes martir,mas de repente me veio outro pensamento, pedindo para eu vestir o chapeu dos agressores,fiquei naquele instante inquieto com o meu pensamento,mas veio de novo ...Tony... veste o chapeu dos agressores.Dai pude compreender que eles,os agressores haviam aprendido fortemente e daquela maneira...que os cristaos eram um mal que deveria ser erradicado e muitos deles talvez na maioria aprenderam isso desde sua infancia,e criam de coracao que o que estavam fazendo era produzindo um fruto bom para ser oferecido a humanidade e ao deus,que eles acreditavam.
E por isso que tenho falado a voce para questionar seus pensamentos,ver se o que voce esta pensando ser,e verdade, e nao seja um engano de teu coracao...aplaque portanto a ira do seu coracao e se entregue a oracao e diga no seu coracao...como poderia D-us o Eterno que Ensina que Nele nao a mudanca Nem sombra de variacao,que sabe o fim dedes o principio, que diz sabiamente que nao e homem para que minta, que estabeleceu os reinos e deles tambem saca,que disse uma vez que amaria esse povo para sempre,e com amor eterno de repente ter mudado de ideia no meio do caminho,e jogado esse mesmo povo na desgraca...povo que nao pediu para ser escolhido,mas que teve que perpetuar a promesa que foi oferecida a Abrao,Isac,e Jaco.
Quanto a sua defesa explicita ao sargento...veja vou fazer aqui uma brincadeira ...O Sargento e tambem um homem de bem,mas ganhou esse apelido por se parecer realmente com um "Sargento" militar...se continuar daquela maneira nao sera nunca promovido,vai conitinuar achando que ser sargento e melhor...tem uma ferramenta tambem no meu pais que chamam de sargento sabe porque? porque so aperta nao consegue depois que apertou dar um espaco uma folga,so consegue com o auxilio de uma mao que vai la, e aciona sua alavanca.Forte abraco com as bencaos do Messias O fim da Lei é o Messias - Página 12 103451

tonycareca
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 67

Cidade Cidade : Dallas

País País : EUA

Inscrição Inscrição : 16/10/2011

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por barreto Seg Fev 13, 2012 4:56 pm

Marcos,

O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708.

Por favor, lhe peço com Humildade e amor leia este texto que faz parte de um estudo recente de uma comunidade judaica messiânica.

YESHUA REVELOU OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA LEI.

Yeshua não veio anular a lei, mas cumpri-la e revelar os princípios contidos nos preceitos. Ele veio nos salvar pela graça, suprindo isto através do seu sacrifício no madeiro. No momento em que somos salvos, a Torah (lei), ou seja, a instrução de D’us, é implantada em nosso coração e passa a ser um referencial, acerca do que é certo e do que está errado. Isto é operado pelo espírito de D’us que passa a habitar naquele que aceitou o testemunho de Yeshua, e se tornou um filho da luz. Certa vez, Yeshua disse: “Não pensem que vim abolir a Torah (Lei) ou os profetas. Não vim abolir, mas completar (tornar plena). Amém! Porque digo a vocês: até que o céu e a terra passem, um “yod” (menor letra hebraica) ou apenas um “traço” (pequenas linhas que formam as letras hebraicas), não passarão (não serão tirados) da lei, até que tudo venha a existência (sem cumpra). Conseqüentemente, quem declarar ilegal (destruir) apenas um dos menores mandamentos (mitzvot), e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus, mas quem observar (fazer) e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5:17-19 – tradução literal). O Mashiach não veio anular a Torah, e enquanto houver o céu e a terra, nem a menor letra será abolida, como está escrito. A graça e a lei interagem e são na verdade inseparáveis. A lei nos revela que somos pecadores, a graça, por sua vez, nos concede a redenção, mas isto se houver genuíno arrependimento no nosso coração. A graça nos coloca no caminho do Eterno e a lei nos ensina como devemos andar na Sua presença. A Torah nos ensina aquilo que agrada a D’us e aquilo que é abominável aos Seus olhos. Na verdade, estamos lidando com leis espirituais que regem a relação do homem com D’us, com o próximo, com ele mesmo, com os animais, com os seres espirituais e com a terra e tudo que nela há.

Quando falamos de lei, obviamente não estamos falando de legalismo, que é uma maneira errada de lidar com a Torah. Na verdade, só com a presença do espírito de D’us, uma pessoa pode seguir a Torah da maneira correta, tendo como referencial o amor e a justiça do Eterno. Yeshua não foi contra a lei mas contra a maneira legalista de encarar a Torah. A palavra de D’us diz que a “letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6). Mas, por outro lado, não devemos desprezar a lei, pois na B’rit Chadashá há uma grave advertência acerca disto. O texto diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:21-23). Neste texto Yeshua não está falando de pessoas desviadas ou alheias a vida de D’us, pois nestes casos não poderiam exercer o poder de D’us. São pessoas que embora experimentaram a salvação e a unção do Espírito do Eterno, desprezaram os princípio de D’us e se deixaram voluntariamente levar por uma vida desregrada. A palavra iniqüidade no texto (anomos) tem origem do termo grego, “anomia”, que significa literalmente o ato de descumprir e violar a lei, ou a atitude de desprezo pelas leis do Eterno, já que lei em grego é “nomos”.

A Torah e os demais escritos da Bíblia são maravilhosos, mas a chave para entendê-los só pode ser revelada pelo Eterno, e isto ocorre pela operação do Seu espírito em nós. O termo: “Torah”, que normalmente é traduzido como “Lei” ou “Lei de Moisés”, significa literalmente “Instrução”, “ensino”. Na verdade a Torah, através dos cinco primeiros livros da Bíblia, revela a instrução dada por D’us de como devemos conduzir nossas vidas. Isto foi concedido primeiro ao povo de Israel, que se tornou depositário da Torah, e após a vinda do Mashiach se estendeu a todas as nações, que são representadas pelas pessoas que foram salvas e enxertadas na oliveira. A oliveira é Israel, no sentido da cultura espiritual concedida pelo Eterno, ou seja, os preceitos, os princípios, as bênçãos, as promessas e profecias que foram edificadas desde o tempo de Abraão. Os preceitos contidos na Torah, na verdade revelam princípios espirituais e eternos. O apóstolo Paulo disse certa vez: “De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom...Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado” (Romanos 7:12 e 14). Assim como existem leis naturais, também existem leis espirituais, e é disso que a Torah trata através dos preceitos que na verdade revelam princípios. Logo, quando estes princípios são quebrados, danos ocorrem na vida do transgressor, além de que a pessoa fica vulnerável aos ataques dos espíritos malignos. Costuma-se chamar isto de “brechas”, ou seja, fendas na nossa proteção, por estarmos fora da posição correta, fazendo aquilo que não agrada a D’us. Por outro lado, quando obedecemos a estes preceitos, estamos cumprindo princípios eternos, que inevitavelmente atrairão bênçãos sobre as nossas vidas. Em outras palavras, se quebrarmos leis naturais, como por exemplo à lei da gravidade, e nos precipitarmos de um lugar muito alto, isto nos causará danos e o mesmo acontece quanto às leis espirituais. Se a obediência atrai a bênção, a desobediência por sua vez atrai a maldição, como diz a palavra de D’us: “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A benção, quando cumprirdes os mandamentos do Eterno vosso D’us, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Eterno vosso D’us...” (Deuteronômio 11:26-28b). É uma lei de semeadura, como lemos na B’rit Chadashá: “Não erreis: D’us não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Na B’rit Chadashá, entendemos que o sacrifício do Mashiach substituiu o sacrifício dos animais, aperfeiçoando-os, embora o princípio era o mesmo, ou seja, a necessidade de se derramar o sangue para expiação dos pecados. Yeshua na verdade fez um sacrifício perfeito, a fim de que o sangue derramado pelo corpo que Ele usou na terra, servisse permanentemente de expiação para todos aqueles que dele se aproximam, com um coração sincero e verdadeiramente arrependido. As suas primeiras palavras para o povo de Israel foram: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4:17). Mas tudo aquilo que não foi substituído, continua em vigor e é esperado que aqueles que tiveram uma genuína experiência de salvação e aceitaram o testemunho do Messias, sejam os primeiros a honrar e a guardar os mandamentos de D’us com todo o seu coração. Por isto o apóstolo João disse: “Aquele que diz: Eu o conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). Os mandamentos que João estava se referindo são os preceitos da Torah e ele deixou isto claro nos versículos seguintes, dizendo: “Irmãos, não voz escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes”. (1 João 2:7).

Voltando a tratar da relação da graça com a lei, existem duas passagens no livro dos profetas que definem com clareza a interação entre elas. Na verdade, como já foi falado, a Torah só será vivida de maneira plena e correta com a presença do espírito de D’us: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Exequiel 36:26,27); “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e Eu serei o Seu D’us e eles serão o Meu povo” (Jeremias 31:33). Observe que após o recebimento do espírito de D’us, a Torah se torna ainda mais viva, pois é escrita no coração de quem recebe. Podemos dizer que a Torah, o Novo Testamento e o restante dos livros da Bíblia estão em perfeita harmonia e revelam o plano de salvação de D’us para a humanidade.

Yeshua revelou muitos princípios eternos contidos na Torah e trouxe a luz o entendimento correto acerca de algumas questões de difícil entendimento. Como já vimos, a Torah tem como alvo o plano de salvação de D’us para o ser humano e, sendo assim, poderíamos dizer que a Torah aponta para o Mashiach, pois ele é o instrumento do Eterno, para trazer a salvação para Israel e para as nações. Há um versículo mal traduzido na maioria das bíblias, que ao ser traduzido de maneira correta, fala exatamente acerca disto. Em Romanos 10:4, se lê em algumas versões (com exceção da bíblia de Jerusalém): “Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê”. A palavra “fim”, neste versículo, foi traduzida do termo grego “telos”, que tem o significado de “finalidade” ou “alvo” neste contexto. Em “1 Pedro: 1:9”, encontramos este mesmo termo, “telos”, numa formação de frase idêntica. O versículo diz: “Alcançando o fim da nossa fé, a salvação das vossas almas”. É obvio que em ambos os casos a tradução não está correta ou pelos menos induz ao erro. Colocar a frase “o fim da lei é o Messias”, demonstra uma tentativa de fundamentar uma doutrina equivocada de que o Messias de Israel veio anular a lei. Isto estaria em contradição com um versículo lido neste tópico, onde Yeshua afirma que não veio anular a lei, e que enquanto existir o céu e a terra, nada se omitirá da lei, sem que tudo se cumpra. Na verdade Yeshua não veio anular a lei, da mesma forma que a fé não anula a salvação. O termo “telos” nos versículos citados, tem claramente o sentido de finalidade ou alvo e de modo algum fim, no sentido de anulação ou término. Tendo em mente também que a palavra Torah foi traduzida como lei, mas na verdade significa literalmente instrução, como já falamos, traduziríamos corretamente os versículos citados da seguinte maneira: Em “Romanos 10:4” diríamos: “Portanto a finalidade da Torah é o Messias para justiça de todo aquele que crê”. Em outras palavras, a Torah aponta para o Messias, que por sua vez traz salvação para todo aquele que Nele confia. Quanto ao versículo que está em “1 Pedro 1:9” diríamos: “Alcançando a finalidade da vossa fé, a salvação das vossas almas”. Em outras palavras, a fé aponta para a salvação, que está fundamentada no sacrifício perfeito efetuado pelo Filho de D’us.

Então, se a Torah não foi abolida e não só Yeshua, mas também os apóstolos incentivaram o cumprimento destes preceitos, o que foi que o apóstolo Paulo tanto combateu? Isto trouxe tantos maus entendidos nas teologias formuladas posteriormente, as quais passaram a defender a extinção da lei pela graça. Em primeiro lugar estes maus entendidos começaram a ocorrer já no primeiro século, e isto está expresso nas palavras do apóstolo Pedro, que disse: “Falando disto, como em todas as suas cartas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pedro 3:16). Pedro estava dizendo que existem dois tipos de pessoas que distorcem as palavras de Paulo, as quais são denominadas de: indoutos e inconstantes. A palavra indouto significa uma pessoa que não tem instrução, e neste caso é evidente que Pedro está falando de pessoas que não conhecem a Torah ou a cultura bíblica-judaica e usam as palavras de Paulo sem entendimento, ou tendo um referencial equivocado, como a filosófica grego-romana. O tipo de pessoa inconstante é aquela que não está disposta a se sujeitar a D’us, e formula argumentos para justificar os seus erros ou a não observância daquilo que lhe é difícil e penoso. Se isto já era um problema na igreja do primeiro século, nos últimos dias será a maior fonte de falsas doutrina que resultarão na apostasia, ou seja, no afastamento da sã doutrina e na formulação de teologias permissivas que relativizam praticamente tudo e pregam a completa extinção da lei. Lemos isto no conselho do próprio apóstolo Paulo a Timóteo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores (professores, mestres) conforme as suas próprias concupiscências (desejos da carne)” (2 Timóteo 4:3). Em outras palavras, homens hábeis que enganam com astúcia por interesses próprios, ou homens que aparentemente tem boas intenções, mas encobrem até de si mesmos, intenções contaminadas também por interesses próprios, pela vaidade ou por comodismo, e assim, tanto um como o outro, se tornam professores de enganos, falando o que as pessoas querem ouvir, ao invés do que as pessoas precisam ouvir. Nenhum profeta ou servo de D’us foi muito popular, ou permaneceu popular por muito tempo, pois a Palavra Divina embora tenha o propósito de gerar vida espiritual, e proporcione benefícios nesta vida transitória, no começo ativa um processo de transformação que culmina na morte para o ego, a fim de gerar vida e bênção. Este processo de transformação não se constitui em hipótese alguma uma experiência agradável, embora produza a médio ou longo prazo sentimentos de verdadeira e permanente felicidade.

Respondendo agora a pergunta, o que o apóstolo Paulo combateu e o próprio Messias Yeshua também o fez foi em primeiro lugar à atitude legalista, sem substância espiritual, que na verdade é uma maneira carnal de tentar obedecer aos mandamentos. O legalista está contaminado pelo orgulho e tem a atitude de menosprezar as outras pessoas, por se considerar mais santo do que os outros. O legalista na verdade não tem profundidade espiritual e sua fé está fundamentada apenas em conceitos mentais, na letra da lei e não no espírito da lei. Isto porque não tem uma experiência vívida com o Eterno, e assim valoriza mais o rito do que o sentimento espiritual, a religiosidade mais do que a experiência com D’us, a tradição mais do que a Palavra de D’us. Esta atitude pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo alguém que não acredite na Torah, mas é legalista quanto à doutrina que professa, seja ela qual for.

O segundo aspecto a ser combatido são as tradições humanas que foram formuladas pelos rabinos, para cercar os mandamentos, ou seja, para ajudarem no cumprimento dos mandamentos, em razão de algumas não terem sido inspiradas pelo Eterno, e acabaram trazendo um excesso de rituais e práticas religiosas. O problema com isto é que se perde o foco da Torah, que é substituída por várias práticas religiosas, que embora tenham a aparência de religiosidade, não causam uma transformação interior profunda, levando inevitavelmente a hipocrisia e a uma rigidez excessiva. Yeshua certa vez disse algo, citando o texto que está no profeta Isaías capítulo 29, versículo13: “Este povo se aproxima de Mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mateus 15:8). Mas, é bom ressaltar que existem também boas tradições, que estão em concordância com os princípios da Torah, como lemos na B’rit Chadashá: “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa” (2 Tessalonicenses 2:15).

Por tudo isto, é sumamente importante haver uma restauração na igreja do Messias, acima de tudo para valorizar a palavra de D’us como um todo. A restauração também abre a porta para um tempo de restituição, e muitos conhecimentos que haviam sido tirados da igreja, agora voltam a ser acessíveis, justamente nesta época que antecede a segunda vinda do Messias Yeshua. A Torah é um tesouro que está sendo restituído para a igreja e devemos estudá-la diligentemente, pois tudo o que o Mashiach fez e falou está fundamentado na Torah. Em outras palavras, a Torah é o pano de fundo de todo o ensinamento do Messias. Certa vez ele disse: “Por isso, todo o escriba instruído acerca do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mateus 13:52). É preciso ter um equilíbrio entre o conhecimento e a manifestação do poder de D’us, para andarmos de maneira segura na presença do Eterno. O Mashiach certa vez disse: “Yeshua, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de D’us” (Mateus 22:29). Vamos voltar as veredas antigas e fazer aquilo que agrada ao Eterno. No livro de Salmos encontramos uma palavra muito encorajadora: “Muita paz tem os que amam Tua Torah, e para eles não há tropeço. (Salmos 119:165)”
barreto
barreto
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 12

Idade Idade : 55

Cidade Cidade : São Paulo

Inscrição Inscrição : 05/02/2012

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 13, 2012 6:53 pm

O fim da Lei é o Messias - Página 12 3708 a TODOS.

Carlos o anômico!! Diante mão já te esclareço que não tenho a menor pretensão em discutir qualquer coisa com alguém que diga que o Messias Yeshua de Natzaret, foi um violador da Lei, pois isso imediatamente o coloca como um falso mestre, Vejamos:

1 ​Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio,
2 ​e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
3 ​não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
4 ​Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.
5 ​Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti. (Dt 13)

No mais as palavras do Messias garantem FIELMENTE quem de fato ele foi e qual sua posição diante a Torah (lei):

17 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento.
18 Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu.

Para e pensa homem de roma, como é que Yeshua iria cobrar de alguém que não violasse sequer o menor ponto da Lei se ele mesmo era um violador???
Como é que Yeshua vai poder julgar alguém se ele mesmo pisava na jaca?

Pelo visto vc conseguiu fazer do Messias um violador, sem qualquer escrúpulo, do tipo faça o que eu digo enquanto eu faço o que quero.
Deixa de ser tolinho que nem uma criancinha, vai acatar o que vc anda dizendo, porque está escrito:

Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. (Jo 15:10)

Como é que vc, vem nos dizer que Yeshua era um desobediente??? Se emenda, rapaz, se arrependa, pelas suas mentiras e blasfemações!!!

Olha o tamanho das tuas bestialidades:
"Como disse a lei durou só até João batista. E Yeshua a cumpriu até que recebeu o ministério, a partir dai nunca mais a cumpriu."

O Texto diz o seguinte: A Lei e os profetas chegaram até João; daí para a frente o Reino de Deus é anunciado, e cada um se esforça para nele entrar, com violência.

Tá certo que algumas traduções dizem o seguinte: A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.

Vou te dizer algumas coisas, ai vc escolhe qual versão que melhor condiz com a realidade.
Perceba que na tradução que o usa o verbo "durar", diz que: " A lei e os PROFETAS duraram", percebeu??? Pois é, o texto diz que a lei e os PROFETAS duraram até João, mas será que depois de João cessaram as profecias e se extinguiram os profetas??? A pergunta é pertinente uma vez que vc na sua fraca analogia e na sua nenhuma hermenêutica, afirma que a lei foi findada, uma vez que o texto diz que durou ATÉ João. Sendo assim meu caro, se a lei durou só até João, fica tbm claro que os profetas tbm duraram só até João, e consequentemente um amontoado de profecias que não se realizaram, não se realizarão mais, assim tbm como o "novo testamento" se contradisse quando revela o dom de profecia e relata a vida de profetas mesmo após a morte de João ( At 11:27, At 13:1, At 15:32), ou seja, mesmo depois de João a Bíblia segue mostrando que os profetas não foram extinguidos, assim tbm como a lei permanece em pé.

E ai gentio?? Se a lei e os profetas duraram até João, como então explicar a existência de profetas depois de João???

No mais gentio romano, olha o que o teu messias Paulo disse:

Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas. ( At 24:14)

Olha o que a Igreja de Yerushalaim disse, sobre o seu messias Paulo, quando algumas pessoas INVENTARAM boatos sobre ele, alegando que ele não guardava a lei:

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. (At 21:24)

E ai?? Paulo guardava ou não a lei???

Última edição por Diego em Seg Fev 13, 2012 7:00 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 13, 2012 7:05 pm

CarlosB escreveu:Deus não ouve nem aceita ninguém pela lei, mas somente por o Messias e por isso ele dizia que era o caminho, a verdade e a vida, e ninguém ia a Deus a não ser por ele.

Quem falou alguma coisa diferente disso????

Se alguém tiver falado, vc me mostra que eu vou lá e dou uma porretada nele e excluo ele do fórum.

Ninguém se justifica pela Lei !!!!!!!!

Agora nenhum assasino, nenhum adultero, nenhum fornicador, nenhum cobiçador, nenhum mentiroso, nenhum profanador do Shabat, nenhum idolatra, vai herdar o Reino. Não guardamos a lei para nos salvarmos, guardamos a lei por já sermos salvos.

Não se esqueça que as obras devem andar junto com a fé (Tg 2:24) e essas obras mostram se o fruto é bom ou podre, se for podre serão cortados, por isso e só por isso devemos estar atentos a lei e não sermos contrários a ela (debaixo dela), porque um dia seremos julgados por ela:

Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Rm 2:12-13)

De fato, aquele que disse: "Não cometa adultério", também disse: "Não mate." Portanto, se você não comete adultério, mas mata, será condenado como violador da Lei.Falem e ajam como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade, (Tg 2:11-12)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico