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O fim da Lei é o Messias
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Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
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Re: O fim da Lei é o Messias
Shabat para todos!
Irmão Sharing:
O seu argumento é infinitamente frágil, porque ele nega indiretamente a humanidade de Yeshua.
Outra coisa, quem afirmou que os discípulos andavam preocupados com alimento?
O que sabemos é que eles TINHAM FOME, como qualquer ser humano, assim como o Messias.
Se entrarmos neste seu argumento, então por que Yeshua pediu a uma mulher samaritana, que iria tirar água do poço: "Dá-me de beber"???
Será que Ele não estava com sede???
FOME = é uma NECESSIDADE HUMANA, assim como A CURA também é.
Se Yeshua e seus discípulos recolheram espigas e comeram no Sábado, é porque eles tinham fome.
Se o seu argumento é válido, leia de novo:
"Quem anda com o Messias, não se preocupa com alimento", então, por que eles recolheram as espigas e comeram???
Por que eles iriam se dar este trabalho, se o Messias poderia, pelo Seu poder, fazer aparecer diante deles, qualquer tipo de alimento???
Por que Yeshua recolhia ofertas???
Só para pagar impostos?
Se fosse, por que Ele pediu que pescassem um peixe e tirassem o pagamento???
Amado, tente justificar a "licença" do Shabat com argumentos bíblicos mais sólidos, veja o que você escreveu:
"Yeshua é Senhor do sábado e não submisso ao sábado."
Sendo assim, Ele pecou, porque não se submeteu ao Sábado, um Mandamento escrito pelo próprio YHWH!
Se Ele pecou, as Escrituras mentiram ao afirmarem que Ele não pecou...
Se Ele pecou, não pôde ser obediente até a morte e morte de cruz...
Se Ele pecou, então o Seu Sacrifício foi imperfeito, pois Ele não pôde se sacrificar por si mesmo...
Se Ele pecou, então Ele mentiu ao dizer que não veio fazer a Sua vontade, mas Daquele que O enviou...
Se Ele pecou, então Ele mentiu de novo, quando disse que não veio abolir a Lei, mas veio cumpri-la...
Mais uma sua: "Yeshua é o nosso descanso."
Quer dizer, você descansa Nele e não PARA ELE?!
Você quer que Ele seja o seu descanso, mas você se dispor a descansar por Ele, isso não!
É muito fácil, no Shabat, você trabalhar e tirar algum lucro, e dizer: "eu trabalho no Sábado, mas Yeshua é meu descanso!", como se Ele se alegrasse te vendo lucrar no dia que o Pai Dele separou e santificou para que o homem descansasse PARA ELE, EM ADORAÇÃO.
Sharing escreveu:
Quem anda com o Messias, não se preocupa com alimento (Mateus 6:31-34).
Irmão Sharing:
O seu argumento é infinitamente frágil, porque ele nega indiretamente a humanidade de Yeshua.
Outra coisa, quem afirmou que os discípulos andavam preocupados com alimento?
O que sabemos é que eles TINHAM FOME, como qualquer ser humano, assim como o Messias.
Se entrarmos neste seu argumento, então por que Yeshua pediu a uma mulher samaritana, que iria tirar água do poço: "Dá-me de beber"???
Será que Ele não estava com sede???
FOME = é uma NECESSIDADE HUMANA, assim como A CURA também é.
Se Yeshua e seus discípulos recolheram espigas e comeram no Sábado, é porque eles tinham fome.
Se o seu argumento é válido, leia de novo:
"Quem anda com o Messias, não se preocupa com alimento", então, por que eles recolheram as espigas e comeram???
Por que eles iriam se dar este trabalho, se o Messias poderia, pelo Seu poder, fazer aparecer diante deles, qualquer tipo de alimento???
Por que Yeshua recolhia ofertas???
Só para pagar impostos?
Se fosse, por que Ele pediu que pescassem um peixe e tirassem o pagamento???
Amado, tente justificar a "licença" do Shabat com argumentos bíblicos mais sólidos, veja o que você escreveu:
"Yeshua é Senhor do sábado e não submisso ao sábado."
Sendo assim, Ele pecou, porque não se submeteu ao Sábado, um Mandamento escrito pelo próprio YHWH!
Se Ele pecou, as Escrituras mentiram ao afirmarem que Ele não pecou...
Se Ele pecou, não pôde ser obediente até a morte e morte de cruz...
Se Ele pecou, então o Seu Sacrifício foi imperfeito, pois Ele não pôde se sacrificar por si mesmo...
Se Ele pecou, então Ele mentiu ao dizer que não veio fazer a Sua vontade, mas Daquele que O enviou...
Se Ele pecou, então Ele mentiu de novo, quando disse que não veio abolir a Lei, mas veio cumpri-la...
Mais uma sua: "Yeshua é o nosso descanso."
Quer dizer, você descansa Nele e não PARA ELE?!
Você quer que Ele seja o seu descanso, mas você se dispor a descansar por Ele, isso não!
É muito fácil, no Shabat, você trabalhar e tirar algum lucro, e dizer: "eu trabalho no Sábado, mas Yeshua é meu descanso!", como se Ele se alegrasse te vendo lucrar no dia que o Pai Dele separou e santificou para que o homem descansasse PARA ELE, EM ADORAÇÃO.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
pessoal
O que mais me chama a atenção na doutrina cristã é que os teólogos se baseiam nos argumentos dos fariseus e "mestres" da Torah para incriminar Yeshua concordando que realmente o Mestre e seus discipulos trangrediam os mandmaentos do Eterno, sendo assim, o judaísmo ortodoxo está correto ao dizer que Yeshua era um impostor, afinal de contas ele ensinava o que não praticava, ou seja:
Mat 5:17, 18 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Como Yeshua poderia se dizer "senhor" de uma dia que ele transgredia?
Mat 12:8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. (Mar 2:28 / Luc 6:5)
Ao insinuar doutrinariamente que Yeshua era trangressor do shabat, concluimos que o mestre e seus discipulos eram tão hipócritas quanto os fariseus e "mestres" da lei, pois todos exerciam alguma atividade no shabat, por exemplo:
Luc 13:15 - Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?
A doutrina cristã relacionada ao shabat coloca em "xeque-mate" o próprio ensinamento. Absurdo!
O que mais me chama a atenção na doutrina cristã é que os teólogos se baseiam nos argumentos dos fariseus e "mestres" da Torah para incriminar Yeshua concordando que realmente o Mestre e seus discipulos trangrediam os mandmaentos do Eterno, sendo assim, o judaísmo ortodoxo está correto ao dizer que Yeshua era um impostor, afinal de contas ele ensinava o que não praticava, ou seja:
Mat 5:17, 18 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Como Yeshua poderia se dizer "senhor" de uma dia que ele transgredia?
Mat 12:8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. (Mar 2:28 / Luc 6:5)
Ao insinuar doutrinariamente que Yeshua era trangressor do shabat, concluimos que o mestre e seus discipulos eram tão hipócritas quanto os fariseus e "mestres" da lei, pois todos exerciam alguma atividade no shabat, por exemplo:
Luc 13:15 - Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?
A doutrina cristã relacionada ao shabat coloca em "xeque-mate" o próprio ensinamento. Absurdo!
Re: O fim da Lei é o Messias
Shabat para todos!
O irmão Sharing, infelizmente, está usando o mesmo argumento débil sobre o que seria "carnal" e "espiritual".
Já li vários argumentos similares a estes, que demonstram um desprezo à Antiga Aliança, chamando-a de "parábolas, alegorias, sombras",etc.
Um dos argumentos usados pelos dogmas do cristianismo, para defender suas interpretações é o falso "entendimento alegórico".
Esta "saída pela direita" dos fundamentalistas, é muito utilizada para desmerecer os Escritos do Tanach (A.T.).
Isto, porque estes "dogmas" rejeitam a Antiga Aliança, e rejeitando-a, não a conhecem como deveriam.
E quem não conhece a Antiga Aliança, jamais conhecerá a Nova, em sua plenitude.
Por isso, ensinam e crêem em doutrinas incompletas, desfiguradas, recheadas de "contos e fábulas", muitas delas baseadas em filosofias grego-romanas.
Foi a religião chamada "cristianismo" quem SEPAROU A IGREJA DE ISRAEL:
O famoso Concílio de Nicéia (325 d.C.), com sua teologia que considerou “heresia” toda a forma de judaísmo na Igreja, estabeleceu as bases e as leis que deram forma e construíram a IDENTIDADE DO CRISTIANISMO ROMANO;
O Concílio de Antioquia (341 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus, alterando a data e a liturgia da celebração;
O Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes) de observarem o Shabat (Sábado do Senhor), oficializando o domingo (dia do deus-sol) como o ‘Dia do Senhor’, em contrapartida.
Eles preferem seguir as decisões dos concílios da igreja no império romano, do que o testemunho vivo das Escrituras e dos pais da Igreja.
O irmão Sharing, infelizmente, está usando o mesmo argumento débil sobre o que seria "carnal" e "espiritual".
Já li vários argumentos similares a estes, que demonstram um desprezo à Antiga Aliança, chamando-a de "parábolas, alegorias, sombras",etc.
Um dos argumentos usados pelos dogmas do cristianismo, para defender suas interpretações é o falso "entendimento alegórico".
Esta "saída pela direita" dos fundamentalistas, é muito utilizada para desmerecer os Escritos do Tanach (A.T.).
Isto, porque estes "dogmas" rejeitam a Antiga Aliança, e rejeitando-a, não a conhecem como deveriam.
E quem não conhece a Antiga Aliança, jamais conhecerá a Nova, em sua plenitude.
Por isso, ensinam e crêem em doutrinas incompletas, desfiguradas, recheadas de "contos e fábulas", muitas delas baseadas em filosofias grego-romanas.
Foi a religião chamada "cristianismo" quem SEPAROU A IGREJA DE ISRAEL:
O famoso Concílio de Nicéia (325 d.C.), com sua teologia que considerou “heresia” toda a forma de judaísmo na Igreja, estabeleceu as bases e as leis que deram forma e construíram a IDENTIDADE DO CRISTIANISMO ROMANO;
O Concílio de Antioquia (341 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus, alterando a data e a liturgia da celebração;
O Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes) de observarem o Shabat (Sábado do Senhor), oficializando o domingo (dia do deus-sol) como o ‘Dia do Senhor’, em contrapartida.
Eles preferem seguir as decisões dos concílios da igreja no império romano, do que o testemunho vivo das Escrituras e dos pais da Igreja.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
OK! E se você forçar alguém a trabalhar você esta pecando não é? E se voce acende uma luz esta induzindo o trabalhador ao pecado, se toma banho também, se compra algo no super mercado também se toma algo quente também pois pela lei é proibido também acender fogo e aew qual é a resposta pra essa questão!!!!
yurih- Membro
- Mensagens : 24
Cidade : JUIZ DE FORA
País :
Inscrição : 17/02/2012
Re: O fim da Lei é o Messias
Shabat para todos!
Olá irmão Yurih, ao Fórum:
"A Torah cita diretamente duas atividades que não podem ser executadas durante o Shabat, são elas: trabalhar e acender fogo.
Por isto não se deve executar nenhuma obra servil (nem você, nem seus empregados, nem pessoas que estejam debaixo de seu teto), isto é, qualquer atividade que traga benefício próprio, sem conotação espiritual. Isso implica desde o desenvolvimento mental de projetos até sua execução. Deve se evitar também atividades que levem a distração como a televisão, o jornal, os esportes, pois tiram o foco do Shabat. E com relação ao fogo a ordem é direta.
Além destas, abaixo serão listadas algumas atividades que não devem ser praticadas durante o Shabat tendo como referência a Torah e algumas tradições judaicas complementares. Estas tradições servem como cercas para evitarmos cair no erro de descumprir alguma proibição estabelecida na Torah acerca do shabat.
As Atividades que não devem ser realizadas no Shabat:
“Transportar”: não se deve transportar mercadorias no Shabat, nem que seja para ser vendida após o término do Shabat. Se for para vender algo após o Shabat aconselha-se trazer a mercadoria antes do início dele. Exceção: uma pessoa que deve levar seu uniforme ou farda para o trabalho que iniciará logo após o término do Shabat.
Assim disse o Eterno: "Cuidai de vossas almas e não transporte cargas através dos portões de Jerusalém no dia de Shabat. Que nenhuma carga seja retirada de vossas casas neste dia, e que nenhum trabalho seja por vós realizado; santificai o dia de Shabat como ordenei a vossos pais." (Jeremias 17: 21-22).
“Arar”: compreende todas as atividades de preparar o solo para receber sementes ou plantas e também as de remover do solo qualquer coisa que possa atrapalhar o crescimento das plantas.
TRABALHOS: escavar a terra arável, fertilizar o solo, remover pedras do solo e nivelar a terra.
“Semear”: essa classe contém todas as atividades que promovem o crescimento das plantas.
TRABALHOS: colocar sementes ou mudas em solo receptivo (até mesmo num vaso de plantas); podar árvores ou arbustos; regar o gramado, plantas ou flores; capinar.
Outros Exemplos: renovar água de um vaso em que estão colocadas flores que foram cortadas de uma planta.
“Colher”: envolve todas as atividades pelas quais arranca-se flores, frutos ou folhas de seu lugar de crescimento.
TRABALHOS: cortar ou colher flores, grama, folhas, galhos, bagos ou frutas, de árvores, arbustos etc. que estão crescendo no solo ou em vaso, com intuito de limpeza ou de produzir algo.
Observação: Algumas atividades não são realizadas com freqüência por pessoas que vivem na cidade como, por exemplo, arar, semear, colher etc., mas devem ser observadas, como disse Yeshua em Mateus 5:19 Portanto, quem desobedecer à menor dessas mitzvot (mandamentos) e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma será chamado o ‘menor’ no Reino do Céu.
“Fazer Feixes”: abrange qualquer atividade pela qual são juntados produtos naturais, formando uma unidade para algum propósito útil.
TRABALHOS: juntar frutas numa pilha em seu lugar de crescimento a fim de armazená-las ou vendê-las.
Outro Exemplo: coletar ovos no galinheiro.
“Debulhar”: são as atividades pelas quais um produto natural (sólido ou líquido) é separado de sua casca.
TRABALHOS: descascar nozes, ervilhas etc. para algum propósito que não seja o consumo imediato; espremer frutas (tais como uvas, laranjas, limões, etc.) para consumo imediato pode, desde que seja em pequena porção.
“Joeirar, Selecionar e Peneirar”: isso abrange todas as atividades pelas quais uma mistura é melhorada, removendo suas partes menos desejáveis.
TRABALHOS: peneirar farinha; retirar espuma do leite (exceto para uso imediato). Exemplo: separar uma grande quantidade de uvas boas de ruins, isso deve ser feito antes do Shabat.
“Moer”: isso inclui toda atividade pela qual um produto, natural ou outra substância, é dividido em pequenas partículas para sua melhor utilização.
TRABALHOS: moer ou triturar cereais; fatiar frutas ou vegetais (exceto para uso individual e imediato); limar metais; moer ou esmagar substâncias num pilão.
Outros Exemplos: ralar vegetais, queijo etc.
“Misturar”: contém as atividades pelas quais pequenas partículas de uma substância são combinadas por meio de um líquido, de modo que formem uma massa ou uma pasta.
TRABALHO: não se deve fazer misturas em grande quantidade para uso coletivo, que constituem trabalho e que demandam tempo. Exemplo: uma massa de pizza. Mas pode adoçar seu café por despender pouco tempo.
“Tosquiar”: compreende todas as atividades que separam do animal ou do ser humano partes que lhes servem como cobertura externa, como pêlo ou unhas.
TRBALHOS: cortar ou remover (pelos meios apropriados) pêlo, cabelo, unhas, lã ou penas.
Outro Exemplo: Aparar a barba.
“Alvejar”:inclui as atividades pelas quais, sujeira, poeira ou mancha são retiradas de vestes e peças de roupa ou em que se dá lustro ou brilho ao tecido.
TRABALHOS: pôr tecidos de molho; esfregar, torcer passar a ferro. Evitar tirar manchas a não ser que exija pouco esforço.
Outros Exemplos: escovar roupas; manusear roupas lavadas ainda úmidas (pois poderíamos ser levados a torcê-las); pendurar roupas lavadas (pois poderia parecer que foram lavadas no Shabat).
“Tingir”: inclui as atividades que muda a cor existente (natural ou artificialmente) de um objeto ou substância.
TRABALHOS: aplicar tintas a um fundo branco em superfícies de paredes etc.; aplicar corantes em roupas.
EXCEÇÃO: Atividades infantis, como pintar e desenhar, que estejam relacionadas ao aprendizado bíblico.
“Fiar”: inclui a formação de filamentos de matéria-prima por meio de torcer, enrolar ou puxar.
TRABALHOS: manufatura de pelúcia e feltro; fabricação de cordas.
“Operações de Tecer”: essas categorias compreendem desde a inserção de um fio no tear até a remoção do artigo pronto, bem como alguma outra operação que seja similar no efeito.
TRABALHOS: fazer crochê manualmente ou com equipamentos; bordar; fazer cestos; preguear.
“Separar em Fios”: isso inclui desfazer um tecido ou outro material separando seus fios.
TRABALHOS: desmanchar qualquer parte de uma roupa tecida cortando um pedaço de algodão ou lã.
“Costurar”: inclui qualquer atividade pela qual dois materiais (similares ou diferentes) ou duas superfícies são unidos de uma forma permanente.
TRABALHOS: costurar roupas ou outros artigos.
EXCEÇÃO: caso haja um risco à vida. Exemplo: um acidente que ocasionou um corte deve-se costurar a ferida em um hospital.
“Caçar/Pescar e Abater”: compreende as atividades que dão fim à vida de qualquer coisa viva.
TRABALHOS: matar por qualquer meio (isso se aplica, da mesma forma, tanto a animais como a pássaros, peixes ou insetos); extrair sangue para qualquer propósito (por exemplo, exame de sangue, exceto em caso de doença grave).
EXCEÇÃO: a não ser que seja um animal nocivo e/ou lhe ofereça risco de vida. Exemplo: uma cobra entra em sua casa é permitido matá-la, ou, matar um mosquito da dengue e etc.
“Escrever”: envolve as atividades de escrever obras seculares e/ou que estejam vinculadas ao trabalho.
EXCEÇÃO: anotar versículos.
“Construir”: construir ou reparar, melhorando ou tornando habitável/usável qualquer estrutura ou parte dela.
TRABALHOS: toda a gama de operações de construção; nivelar ou polir asperezas ou desigualdades na parede o piso; inserir um prego numa parede; pendurar uma porta; fixar a estrutura ou o painel de uma janela; armar uma tenda.
“Demolir”: isso inclui a preparação de espaço para operações de construção, demolindo uma edificação existente ou desfazendo qualquer das operações compreendidas nos procedimentos de “Construir”.
“Acender Fogo”: não pode acender fogo de nenhuma espécie. Êxodo 35:3 Não acendereis fogo em todas as vossa habitações no dia do Shabat.
TRABALHOS: produção de fogo por qualquer meio, incluindo passar a chama de um pavio para outro; abafar o fogo ou aumentar o fluxo do fluido que o alimenta; regular a chama, aumentando-a ou diminuindo-a.
EXCEÇÃO: equipamentos elétricos podem ser usados para uso pessoal e imediato, se houver necessidade.
E que o Eterno possa livrar os irmãos dos costumes pagãos que permaneceram até os nossos dias, como a falsa guarda do domingo.
E que estejamos preparados para nos apresentar diante do Eterno como servos que não temos do que se envergonhar, mas que fizemos as coisas segundo a orientação da Palavra do Eterno.
Sirvamos a D’us e não as doutrinas humanas, formuladas por aqueles cujo coração não estava totalmente inclinado a obediência ao Eterno.
Que imitadores do Messias Yeshua, pois é ele que nos dá o exemplo perfeito de como devemos nos relacionar e agir diante do Eterno."
Olá irmão Yurih, ao Fórum:
"A Torah cita diretamente duas atividades que não podem ser executadas durante o Shabat, são elas: trabalhar e acender fogo.
Por isto não se deve executar nenhuma obra servil (nem você, nem seus empregados, nem pessoas que estejam debaixo de seu teto), isto é, qualquer atividade que traga benefício próprio, sem conotação espiritual. Isso implica desde o desenvolvimento mental de projetos até sua execução. Deve se evitar também atividades que levem a distração como a televisão, o jornal, os esportes, pois tiram o foco do Shabat. E com relação ao fogo a ordem é direta.
Além destas, abaixo serão listadas algumas atividades que não devem ser praticadas durante o Shabat tendo como referência a Torah e algumas tradições judaicas complementares. Estas tradições servem como cercas para evitarmos cair no erro de descumprir alguma proibição estabelecida na Torah acerca do shabat.
As Atividades que não devem ser realizadas no Shabat:
“Transportar”: não se deve transportar mercadorias no Shabat, nem que seja para ser vendida após o término do Shabat. Se for para vender algo após o Shabat aconselha-se trazer a mercadoria antes do início dele. Exceção: uma pessoa que deve levar seu uniforme ou farda para o trabalho que iniciará logo após o término do Shabat.
Assim disse o Eterno: "Cuidai de vossas almas e não transporte cargas através dos portões de Jerusalém no dia de Shabat. Que nenhuma carga seja retirada de vossas casas neste dia, e que nenhum trabalho seja por vós realizado; santificai o dia de Shabat como ordenei a vossos pais." (Jeremias 17: 21-22).
“Arar”: compreende todas as atividades de preparar o solo para receber sementes ou plantas e também as de remover do solo qualquer coisa que possa atrapalhar o crescimento das plantas.
TRABALHOS: escavar a terra arável, fertilizar o solo, remover pedras do solo e nivelar a terra.
“Semear”: essa classe contém todas as atividades que promovem o crescimento das plantas.
TRABALHOS: colocar sementes ou mudas em solo receptivo (até mesmo num vaso de plantas); podar árvores ou arbustos; regar o gramado, plantas ou flores; capinar.
Outros Exemplos: renovar água de um vaso em que estão colocadas flores que foram cortadas de uma planta.
“Colher”: envolve todas as atividades pelas quais arranca-se flores, frutos ou folhas de seu lugar de crescimento.
TRABALHOS: cortar ou colher flores, grama, folhas, galhos, bagos ou frutas, de árvores, arbustos etc. que estão crescendo no solo ou em vaso, com intuito de limpeza ou de produzir algo.
Observação: Algumas atividades não são realizadas com freqüência por pessoas que vivem na cidade como, por exemplo, arar, semear, colher etc., mas devem ser observadas, como disse Yeshua em Mateus 5:19 Portanto, quem desobedecer à menor dessas mitzvot (mandamentos) e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma será chamado o ‘menor’ no Reino do Céu.
“Fazer Feixes”: abrange qualquer atividade pela qual são juntados produtos naturais, formando uma unidade para algum propósito útil.
TRABALHOS: juntar frutas numa pilha em seu lugar de crescimento a fim de armazená-las ou vendê-las.
Outro Exemplo: coletar ovos no galinheiro.
“Debulhar”: são as atividades pelas quais um produto natural (sólido ou líquido) é separado de sua casca.
TRABALHOS: descascar nozes, ervilhas etc. para algum propósito que não seja o consumo imediato; espremer frutas (tais como uvas, laranjas, limões, etc.) para consumo imediato pode, desde que seja em pequena porção.
“Joeirar, Selecionar e Peneirar”: isso abrange todas as atividades pelas quais uma mistura é melhorada, removendo suas partes menos desejáveis.
TRABALHOS: peneirar farinha; retirar espuma do leite (exceto para uso imediato). Exemplo: separar uma grande quantidade de uvas boas de ruins, isso deve ser feito antes do Shabat.
“Moer”: isso inclui toda atividade pela qual um produto, natural ou outra substância, é dividido em pequenas partículas para sua melhor utilização.
TRABALHOS: moer ou triturar cereais; fatiar frutas ou vegetais (exceto para uso individual e imediato); limar metais; moer ou esmagar substâncias num pilão.
Outros Exemplos: ralar vegetais, queijo etc.
“Misturar”: contém as atividades pelas quais pequenas partículas de uma substância são combinadas por meio de um líquido, de modo que formem uma massa ou uma pasta.
TRABALHO: não se deve fazer misturas em grande quantidade para uso coletivo, que constituem trabalho e que demandam tempo. Exemplo: uma massa de pizza. Mas pode adoçar seu café por despender pouco tempo.
“Tosquiar”: compreende todas as atividades que separam do animal ou do ser humano partes que lhes servem como cobertura externa, como pêlo ou unhas.
TRBALHOS: cortar ou remover (pelos meios apropriados) pêlo, cabelo, unhas, lã ou penas.
Outro Exemplo: Aparar a barba.
“Alvejar”:inclui as atividades pelas quais, sujeira, poeira ou mancha são retiradas de vestes e peças de roupa ou em que se dá lustro ou brilho ao tecido.
TRABALHOS: pôr tecidos de molho; esfregar, torcer passar a ferro. Evitar tirar manchas a não ser que exija pouco esforço.
Outros Exemplos: escovar roupas; manusear roupas lavadas ainda úmidas (pois poderíamos ser levados a torcê-las); pendurar roupas lavadas (pois poderia parecer que foram lavadas no Shabat).
“Tingir”: inclui as atividades que muda a cor existente (natural ou artificialmente) de um objeto ou substância.
TRABALHOS: aplicar tintas a um fundo branco em superfícies de paredes etc.; aplicar corantes em roupas.
EXCEÇÃO: Atividades infantis, como pintar e desenhar, que estejam relacionadas ao aprendizado bíblico.
“Fiar”: inclui a formação de filamentos de matéria-prima por meio de torcer, enrolar ou puxar.
TRABALHOS: manufatura de pelúcia e feltro; fabricação de cordas.
“Operações de Tecer”: essas categorias compreendem desde a inserção de um fio no tear até a remoção do artigo pronto, bem como alguma outra operação que seja similar no efeito.
TRABALHOS: fazer crochê manualmente ou com equipamentos; bordar; fazer cestos; preguear.
“Separar em Fios”: isso inclui desfazer um tecido ou outro material separando seus fios.
TRABALHOS: desmanchar qualquer parte de uma roupa tecida cortando um pedaço de algodão ou lã.
“Costurar”: inclui qualquer atividade pela qual dois materiais (similares ou diferentes) ou duas superfícies são unidos de uma forma permanente.
TRABALHOS: costurar roupas ou outros artigos.
EXCEÇÃO: caso haja um risco à vida. Exemplo: um acidente que ocasionou um corte deve-se costurar a ferida em um hospital.
“Caçar/Pescar e Abater”: compreende as atividades que dão fim à vida de qualquer coisa viva.
TRABALHOS: matar por qualquer meio (isso se aplica, da mesma forma, tanto a animais como a pássaros, peixes ou insetos); extrair sangue para qualquer propósito (por exemplo, exame de sangue, exceto em caso de doença grave).
EXCEÇÃO: a não ser que seja um animal nocivo e/ou lhe ofereça risco de vida. Exemplo: uma cobra entra em sua casa é permitido matá-la, ou, matar um mosquito da dengue e etc.
“Escrever”: envolve as atividades de escrever obras seculares e/ou que estejam vinculadas ao trabalho.
EXCEÇÃO: anotar versículos.
“Construir”: construir ou reparar, melhorando ou tornando habitável/usável qualquer estrutura ou parte dela.
TRABALHOS: toda a gama de operações de construção; nivelar ou polir asperezas ou desigualdades na parede o piso; inserir um prego numa parede; pendurar uma porta; fixar a estrutura ou o painel de uma janela; armar uma tenda.
“Demolir”: isso inclui a preparação de espaço para operações de construção, demolindo uma edificação existente ou desfazendo qualquer das operações compreendidas nos procedimentos de “Construir”.
“Acender Fogo”: não pode acender fogo de nenhuma espécie. Êxodo 35:3 Não acendereis fogo em todas as vossa habitações no dia do Shabat.
TRABALHOS: produção de fogo por qualquer meio, incluindo passar a chama de um pavio para outro; abafar o fogo ou aumentar o fluxo do fluido que o alimenta; regular a chama, aumentando-a ou diminuindo-a.
EXCEÇÃO: equipamentos elétricos podem ser usados para uso pessoal e imediato, se houver necessidade.
E que o Eterno possa livrar os irmãos dos costumes pagãos que permaneceram até os nossos dias, como a falsa guarda do domingo.
E que estejamos preparados para nos apresentar diante do Eterno como servos que não temos do que se envergonhar, mas que fizemos as coisas segundo a orientação da Palavra do Eterno.
Sirvamos a D’us e não as doutrinas humanas, formuladas por aqueles cujo coração não estava totalmente inclinado a obediência ao Eterno.
Que imitadores do Messias Yeshua, pois é ele que nos dá o exemplo perfeito de como devemos nos relacionar e agir diante do Eterno."
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
a todos...
Desde quando colher uma fruta para comer é trabalho???? Onde a Torah proíbe tal coisa???
Vc não deu a devida importância ao que eu disse, antes procurou distorcer o que eu disse, então novamente, e mais atenção dessa vez:
Será que Yeshua é senhor de uma coisa invalidada, ou uma coisa que ele mesmo não respeitou??? E olha... que SE Yeshua não respeitou tal dia, logo se fez transgressor da Torah e automaticamente se desqualificou como o Mssias.
Reflita mais e repita menos desparates, não tente justificar sua teoria louca impondo pecados ao Messias.
Vc prefere crer que os "doutores da lei" estavam certos, portanto apedreje o Messias, uma vez que segundo seus achismos ele violou o Shabat. Assuma as consequências de o desqualificar como o ÚNICO que jamais violou o menor ponto da lei. Assuma que não existe remissão, uma vez que um pecador não pode salvar outro.
A Torah (aquela que indica o que é pecado (I Jo 3:4) ) é clara, os transgressores do Shabat devem morrer, se vc estivesse certo, fatalmente teremos que esperar outro Messias.
Enquanto vc brinca de impôr pecado no Justo, eu sigo lendo que " o que está escrito não pode ser invalidado" (Jo 10:35), que o Messias veio cumprir a Lei de seu pai e não transgredi-la ou anula-la (Mt 5:17-19).
O que está escrito é:
"pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." ( Hb 4:15)
Amigo Sharing, não é porque a sua tradição anômica diz que pode transgredir o Shabat, ou qualquer outra Lei, que isso será uma verdade ( Mc 7:9) antes temos:
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos ( I Jo 5:3)
E sobre o Santo que não viu a corrupção está dito:
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço ( Jo 15:10).
Será que o Sharing e os "mestres da lei" estavam certos e o Messias se equivocou em Jo 15:10 ???
Será???
Sharing, seja justo, julgue o Messias pela lei e só o condene caso encontre a proibição de não alimentação no shabat.
Sharing escreveu: Irmão Diego, era proibido trabalhar, mesmo que não fosse para vender ou ter lucro com o trabalho.
Desde quando colher uma fruta para comer é trabalho???? Onde a Torah proíbe tal coisa???
Vc não deu a devida importância ao que eu disse, antes procurou distorcer o que eu disse, então novamente, e mais atenção dessa vez:
Será que Yeshua é senhor de uma coisa invalidada, ou uma coisa que ele mesmo não respeitou??? E olha... que SE Yeshua não respeitou tal dia, logo se fez transgressor da Torah e automaticamente se desqualificou como o Mssias.
Reflita mais e repita menos desparates, não tente justificar sua teoria louca impondo pecados ao Messias.
Vc prefere crer que os "doutores da lei" estavam certos, portanto apedreje o Messias, uma vez que segundo seus achismos ele violou o Shabat. Assuma as consequências de o desqualificar como o ÚNICO que jamais violou o menor ponto da lei. Assuma que não existe remissão, uma vez que um pecador não pode salvar outro.
A Torah (aquela que indica o que é pecado (I Jo 3:4) ) é clara, os transgressores do Shabat devem morrer, se vc estivesse certo, fatalmente teremos que esperar outro Messias.
Enquanto vc brinca de impôr pecado no Justo, eu sigo lendo que " o que está escrito não pode ser invalidado" (Jo 10:35), que o Messias veio cumprir a Lei de seu pai e não transgredi-la ou anula-la (Mt 5:17-19).
O que está escrito é:
"pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." ( Hb 4:15)
Amigo Sharing, não é porque a sua tradição anômica diz que pode transgredir o Shabat, ou qualquer outra Lei, que isso será uma verdade ( Mc 7:9) antes temos:
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos ( I Jo 5:3)
E sobre o Santo que não viu a corrupção está dito:
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço ( Jo 15:10).
Será que o Sharing e os "mestres da lei" estavam certos e o Messias se equivocou em Jo 15:10 ???
Será???
Sharing, seja justo, julgue o Messias pela lei e só o condene caso encontre a proibição de não alimentação no shabat.
Re: O fim da Lei é o Messias
yurih escreveu:OK! E se você forçar alguém a trabalhar você esta pecando não é? E se voce acende uma luz esta induzindo o trabalhador ao pecado, se toma banho também, se compra algo no super mercado também se toma algo quente também pois pela lei é proibido também acender fogo e aew qual é a resposta pra essa questão!!!!
Amado Yuri, o contrário tbm é verdade!!
Se eu forçar alguém a descansar no Shabat tbm é pecado (legalismo).
Cada um tem a opção de escolher o que fazer nesse dia santificado (separado para D'us), a Torah não cobra nada de ninguém, ela ORIENTA e caso vc não queira seguir as orientações vc é livre, contudo não a torah, mas o próprio Escritor dela é quem um dia irá lhe cobrar por meio da mesma Torah ( Rm 2:11-13)
O problema da questão que vc levantou é que ela não é justa, uma vez que vc coloca um estado de observância dentro de uma situação pecaminosa, ou seja, pessoas que tentam ser fiéis num mundo infiel. Para seu argumento ter fundamento e resposta, basta olharmos como era em Ysrael, se todos respeitassem o shabat não haveria discrepâncias.
Não se esqueça ou saiba, a mudança dos tempos e da lei foi profetizada, e essa adulteração se deu por causa do pecado e do espírito do antimessias e não por causa de uma invalidação divina ( Dn 7: 25).
Re: O fim da Lei é o Messias
Obrigado Irmãos porem eu acho quase impossível fazer tudo que é proposto no sábado, no mundo em que vivemos afinal o sistema democrático brasileiro alimenta nossa vida de forma que escapar do erro no sábado é quase impossivel...e...IRMÃO RANDFAL ISSO
não é um rodeio não ou seja omitir a lei pois se o fim é o mesmo de se acender fogo como podemos dizer nessa certeza aos equipamentos el´tricos ja que na antiguidade do mundo nem existia os mesmos?! Agora me diga você consegue cuprir o sabath e me diz como consegue essa proeza você é adventista ou simplesmente achou um serviço que não se ttrabalha sabado, pois é muito minucioso o sabath é uma lei dentro da lei me de umas dicas!!! xD"EXCEÇÃO: equipamentos elétricos podem ser usados para uso pessoal e imediato, se houver necessidade."
yurih- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
yurih escreveu: Obrigado Irmãos porem eu acho quase impossível fazer tudo que é proposto no sábado, no mundo em que vivemos afinal o sistema democrático brasileiro alimenta nossa vida de forma que escapar do erro no sábado é quase impossivel...e...IRMÃO RANDFAL ISSOnão é um rodeio não ou seja omitir a lei pois se o fim é o mesmo de se acender fogo como podemos dizer nessa certeza aos equipamentos el´tricos ja que na antiguidade do mundo nem existia os mesmos?! Agora me diga você consegue cuprir o sabath e me diz como consegue essa proeza você é adventista ou simplesmente achou um serviço que não se ttrabalha sabado, pois é muito minucioso o sabath é uma lei dentro da lei me de umas dicas!!! xD"EXCEÇÃO: equipamentos elétricos podem ser usados para uso pessoal e imediato, se houver necessidade."
Yuri porque é dificil descansar no Sábado???
A questão de ascender o fogo na antiguidade é bem mais complexa que apertar o interruptor da luz.
Imagina a dificuldade para os nossos antepassados ascender um fogo!!
Amolar a foice, caminhar até a mata, cortar as árvores, carregar os galhos e depois ainda fazer a brasa (confesso que nunca consegui, desse modo). O mandamento foi dado em função da dificuldade, ou seja, a trabalheira que era ascender o fogo e por isso o fogo do altar era continuo.
...
Re: O fim da Lei é o Messias
Obrigado Irmão!
yurih- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
Xan escreveu:
O que mais me chama a atenção na doutrina cristã é que os teólogos se baseiam nos argumentos dos fariseus e "mestres" da Torah para incriminar Yeshua concordando que realmente o Mestre e seus discipulos trangrediam os mandmaentos do Eterno, sendo assim, o judaísmo ortodoxo está correto ao dizer que Yeshua era um impostor, afinal de contas ele ensinava o que não praticava, ou seja:
Mat 5:17, 18 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Irmão Xan,
Vamos entender o que o Senhor Yeshua disse:
“...em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
De maneira que qualquer que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.”
Ele disse que não veio omitir nenhuma letra da Lei.
Ele disse que não veio violar nenhum pequeno mandamento da Lei.
Portanto Yeshua não veio mudar, nem alterar, nem corrigir a Lei de Moisés.
Se a Lei diz para o homem retribuir olho por olho, não se pode mudar isso na Lei.
Se a Lei diz para odiar o inimigo, então ninguém pode mudar isso na Lei.
Exemplo:
A Lei de Moisés diz para retribuir o dano sofrido:
LEVÍTICO 24:
19 Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
20 Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
A Lei do Messias diz não resistir ao agressor:
MATEUS 5:
38 Ouvistes que foi dito: olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
A Lei de Moisés diz para não perdoar o infrator:
DEUTERONÔMIO 19:
18 E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão,
19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.
20 Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.
21 O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.
A Lei do Messias diz para perdoar até o inimigo:
MATEUS 5:
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Se o Messias não veio mudar nada na Antiga Lei. Então fica claro que ele trouxe Nova Lei para a Nova Aliança.
Se Yeshua ensinou diferente do mandamento carnal da Lei, então ele ensinou outra Lei, porque a antiga Lei não pode ser alterada, nem ao menos uma pequena letra.
"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Heb 7:12) "Porque a lei do Espírito de vida, em C risto J esus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rom 8:2) Yeshua é a Luz do mundo, e Isaías profetizou que a Nova Lei sairia do Messias: "Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei (Torah), e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. (Isaías 51:4)
Irmãos Xan, Diego e Randfal
O que vocês estão ensinando? A obedecer a Lei de Moisés ou a Lei do Espírito? O ministério da condenação, ou o ministério da justiça? (2Cor 3:9)
LEVÍTICO 24:19-20 ou MATEUS 5:38-39 ?
“Olho por olho” ou “não resistir ao inimigo” ?
Sharing- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
Sharing!! No caso de aplicação de punição das transgressões da Torá em Tiago 4:11-12 está escrito assim:"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?", então neste caso vejo que ele não mudou a Torá e sim tirou dos homens o poder de julgar e aplica-la, somente cabe ao Eterno, no dia do julgamento, dar o galardão e a punição a quem merecer!! Assim foi que eu entendi!! Mas teve um caso que o proprio Yeshua mandou seus discipulos pegar à espada em Lucas 22: 35 a 38 :"E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.
Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;
Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta"
, Meio sem lógica, se ele mesmo disse pra não resistir ao inimigo, compraram duas espadas, porque neste caso só dois não tinham espadas ainda, e aí o que achas?!
Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;
Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta"
, Meio sem lógica, se ele mesmo disse pra não resistir ao inimigo, compraram duas espadas, porque neste caso só dois não tinham espadas ainda, e aí o que achas?!
Hernandobh- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
VOCÊS QUEREM MATAR O iRMÃOZINHO AQUI NUM QUER NÃO? PEÇAM UM RABINO MESSIÂNICO VIM DAR FIM NESSE DEBATE OU UM VAMOS SER HUMILDE DE ACEITAR A NOVA ALIANÇA?!! JA NEM SEI O QUE DIZER EU PERDOUO VOCÊS POIS AGORA NÃO SEI 1QUEM TEM A CERTEZA E MINHA CABEÇA BILOLOU?!?!?!EU SEI DE UMA COISA O DIEGO É ADVENTISTA
yurih- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
Ô Yurih, entendo sua posição, no ínicio também fiquei assim, mas a Biblia não pode ser contraditória, Yeshua não teve pecado e também não aboliu a Torá, o problema é séculos e séculos sendo pregado e ensinado pelas instituições religiosas que assim ele o fez, foi que alimentou esta confusão toda no meio do povo do Eterno!! Paulo diz em 2 Timóteo 3:16-17 que: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." e Yeshua respondeu depois de perguntado por um rabino “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?” E recebeu a seguinte resposta do Senhor: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas”. Mateus 22:37-40, não vejo tanta confusão hoje, minha mente se abriu para este entendimento, toda a Palavra de YHWH para o crente é indispensável, como nosso irmão Paulo ensina, e toda Torá e os profetas, sem o nosso amor ao Pai e ao próximo, não poderá ser cumprida(digo naquilo que nos cabe guardar, não punições e execuções e outras leis que não diz a nosso respeito) e pra terminar em concordancia com Mateus 22 em 1 João 2:4-6 está escrito “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”!! a todos!!
Hernandobh- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Sharing:
O que você está fazendo???
Evangelizando neste fórum???
Você está usando os mesmos argumentos fracos e ridículos, que nós já refutamos inúmeras vezes, e você insiste nesta teimosia...
Olha amado, Yeshua APERFEIÇOOU A TORAH, PLENIFICOU A TORAH, este é o sentido original do texto de Mateus 5:17. = TRADUÇÃO DOS ORIGINAIS:
"Não penseis que vim abolir a Torá ou os profetas; não vim para abolir, mas para torná-los plenos."
Você sabe o que é isto?
Claro que não, porque a teologia cristã que você segue, te impede de entender estas coisas, te prejudica em compreender as Escrituras como elas são, porém você expressa como Roma te ensinou a entendê-la.
Faz o seguinte, vire o disco, pule a música, troque de canal, mude de emissora, sei lá, pois já passou da hora de você deixar de usar estes argumentos aqui no fórum, NINGUÉM AGUENTA MAIS!!!
Sharing escreveu:
"Irmãos Xan, Diego e Randfal
O que vocês estão ensinando? A obedecer a Lei de Moisés ou a Lei do Espírito? O ministério da condenação, ou o ministério da justiça? (2Cor 3:9)."
Irmão Sharing:
O que você está fazendo???
Evangelizando neste fórum???
Você está usando os mesmos argumentos fracos e ridículos, que nós já refutamos inúmeras vezes, e você insiste nesta teimosia...
Olha amado, Yeshua APERFEIÇOOU A TORAH, PLENIFICOU A TORAH, este é o sentido original do texto de Mateus 5:17. = TRADUÇÃO DOS ORIGINAIS:
"Não penseis que vim abolir a Torá ou os profetas; não vim para abolir, mas para torná-los plenos."
Você sabe o que é isto?
Claro que não, porque a teologia cristã que você segue, te impede de entender estas coisas, te prejudica em compreender as Escrituras como elas são, porém você expressa como Roma te ensinou a entendê-la.
Faz o seguinte, vire o disco, pule a música, troque de canal, mude de emissora, sei lá, pois já passou da hora de você deixar de usar estes argumentos aqui no fórum, NINGUÉM AGUENTA MAIS!!!
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
yurih escreveu: VOCÊS QUEREM MATAR O iRMÃOZINHO AQUI NUM QUER NÃO? PEÇAM UM RABINO MESSIÂNICO VIM DAR FIM NESSE DEBATE OU UM VAMOS SER HUMILDE DE ACEITAR A NOVA ALIANÇA?!! JA NEM SEI O QUE DIZER EU PERDOUO VOCÊS POIS AGORA NÃO SEI 1QUEM TEM A CERTEZA E MINHA CABEÇA BILOLOU?!?!?!EU SEI DE UMA COISA O DIEGO É ADVENTISTA
De fato sou adventista, pois aguardo o advento do Messias.
Mas não comungo a fé da religião adventista do sétimo dia.
Sou judeu messiânico, Ysraelita da nova aliança caso queira.
A certeza está em MT 5:17-19, uma vez que vc entenda o verso, tudo o mais clareará.
Re: O fim da Lei é o Messias
a todos..
Pois é, por isso as Escrituras orientam aos solícitos na fé, serem longânimos ( I Ts 5:14)
Chamo a atenção dos leitores para a falta de compromisso com a verdade do Sharing, quando numa tentativa louca e frustrada de interpretar Mt 5: 17-19, ele simplesmente IGNORA o verso 17, ou seja, o que não lhe foi conveniente foi execrado. Seguindo o desmascaramento que agora faço, fica muito claro o porque eu não estarei refutando linha a linha as peripérias pregada pelo mesmo, antes sugiro que cada um interprete o texto de Mt 5:17 com as ferramentas que D'us lhe deu.
O Sharing ainda não contente, pela milionésima vez, coloca em pé de igualdade textos da Torah com os ensinamentos do Messias fazendo um "pacotão", como se cada texto não tivesse seu próprio contexto, vejamos:
Acontece nobre Sharing, que a Torah ensina que deve-se haver um JUÍZO antes de qualquer punição, ou seja, se alguém lhe comete algum dano, deve ser julgado com o rigor da Lei. Ninguém foi autorizado a sair apedrejando a bel prazer, mas antes, o mal feitor tem que ser averiguado diante duas ou três testemunhas e só assim ser condenado segundo a VONTADE DIVINA, pois foi Adonay quem estipulou as penas previstas (Ex 22:8,9 etc). Ladrões, prostitutas, adúlteros, fornicadores vão morrer, o Sharing querendo ou não, é a Torah e o Messias que garantem isso.
Levando em conta o que eu já disse a cima, pergunto: Estas palavras do verso 39
não estão em sintonia com Lv 19:18 ??
O sharing compara textos de contextos diferentes para fazer valer suas conclusões, se isso não fosse trágico seria cômico. Quando escolhemos os textos corretos percebemos que o Messias não contradiz seu PAI, antes confirma.
Pois é, a Torah sempre proibiu VINGANÇA, mas nunca a justiça, sendo assim ninguém está proibido de levar suas causas a juízes capacitados a julgar.
Errado!! O que não podemos tolerar é a injustiça que tal pecador cometeu, assim levaremos ele a juízo, para além de servir de exemplo a justiça seja feita.
Será Sharing, que se alguém assaltar sua casa, matar algum dos seus (Adonay te livre), vc não vai querer que a justiça puna o acusado??? Mas isso não quer dizer necessariamente que vc não possa orar por ele e o perdoar!!
Errado!!!
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo ( Hb 8:10)
Sharing e demais, segundo o texto acima, fica claro que os alcançados pela segunda aliança, mantem a Torah dentro de si, e se alguém anda estranho a isso se AVALIE, pois muito provavelmente carece da aliança.
Randfal escreveu: Você está usando os mesmos argumentos fracos e ridículos, que nós já refutamos inúmeras vezes, e você insiste nesta teimosia...
Pois é, por isso as Escrituras orientam aos solícitos na fé, serem longânimos ( I Ts 5:14)
Randfal escreveu: Olha amado, Yeshua APERFEIÇOOU A TORAH, PLENIFICOU A TORAH, este é o sentido original do texto de Mateus 5:17. = TRADUÇÃO DOS ORIGINAIS:
"Não penseis que vim abolir a Torá ou os profetas; não vim para abolir, mas para torná-los plenos."
Chamo a atenção dos leitores para a falta de compromisso com a verdade do Sharing, quando numa tentativa louca e frustrada de interpretar Mt 5: 17-19, ele simplesmente IGNORA o verso 17, ou seja, o que não lhe foi conveniente foi execrado. Seguindo o desmascaramento que agora faço, fica muito claro o porque eu não estarei refutando linha a linha as peripérias pregada pelo mesmo, antes sugiro que cada um interprete o texto de Mt 5:17 com as ferramentas que D'us lhe deu.
O Sharing ainda não contente, pela milionésima vez, coloca em pé de igualdade textos da Torah com os ensinamentos do Messias fazendo um "pacotão", como se cada texto não tivesse seu próprio contexto, vejamos:
Sharing escreveu: A Lei de Moisés diz para retribuir o dano sofrido:
LEVÍTICO 24:
19 Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
20 Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
Acontece nobre Sharing, que a Torah ensina que deve-se haver um JUÍZO antes de qualquer punição, ou seja, se alguém lhe comete algum dano, deve ser julgado com o rigor da Lei. Ninguém foi autorizado a sair apedrejando a bel prazer, mas antes, o mal feitor tem que ser averiguado diante duas ou três testemunhas e só assim ser condenado segundo a VONTADE DIVINA, pois foi Adonay quem estipulou as penas previstas (Ex 22:8,9 etc). Ladrões, prostitutas, adúlteros, fornicadores vão morrer, o Sharing querendo ou não, é a Torah e o Messias que garantem isso.
A Lei do Messias diz não resistir ao agressor:
MATEUS 5:
38 Ouvistes que foi dito: olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Levando em conta o que eu já disse a cima, pergunto: Estas palavras do verso 39
não estão em sintonia com Lv 19:18 ??
O sharing compara textos de contextos diferentes para fazer valer suas conclusões, se isso não fosse trágico seria cômico. Quando escolhemos os textos corretos percebemos que o Messias não contradiz seu PAI, antes confirma.
Pois é, a Torah sempre proibiu VINGANÇA, mas nunca a justiça, sendo assim ninguém está proibido de levar suas causas a juízes capacitados a julgar.
Sharing escreveu: A Lei de Moisés diz para não perdoar o infrator:
DEUTERONÔMIO 19:
18 E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão,
19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.
20 Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.
21 O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.
Errado!! O que não podemos tolerar é a injustiça que tal pecador cometeu, assim levaremos ele a juízo, para além de servir de exemplo a justiça seja feita.
Será Sharing, que se alguém assaltar sua casa, matar algum dos seus (Adonay te livre), vc não vai querer que a justiça puna o acusado??? Mas isso não quer dizer necessariamente que vc não possa orar por ele e o perdoar!!
Sharing escreveu: Se o Messias não veio mudar nada na Antiga Lei. Então fica claro que ele trouxe Nova Lei para a Nova Aliança.
Errado!!!
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo ( Hb 8:10)
Sharing e demais, segundo o texto acima, fica claro que os alcançados pela segunda aliança, mantem a Torah dentro de si, e se alguém anda estranho a isso se AVALIE, pois muito provavelmente carece da aliança.
Re: O fim da Lei é o Messias
Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de o Messias, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:1-6
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de o Messias, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:1-6
yurih- Membro
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Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Yurih:
O que Sha'ul (Paulo) quis dizer com "estar morto para a lei", significa "estar livre do poder do pecado", ou "livre da lei do pecado".
Se alguém ainda permanece debaixo da lei do pecado, isto é, seguindo a transgressão da Torah (pois "pecado", segundo 1 João 3:4, é a transgressão da Lei), este ainda está ligado à Lei por causa das transgressões que ela nos revela, é como se alguém sempre dirigisse um automóvel, com níveis de álcool no sangue acima do permitido por lei, ou seja, esta pessoa está "debaixo desta lei de trânsito", ela é um "peso" em sua vida, pode lhe causar danos irreparáveis, sem contar com as punições previstas.
Entendeu?
Se você sempre dirige, sem bebida alcoólica ou com níveis abaixo do permitido, você não está sujeito a esta lei de trânsito.
Você, em obediência a esta lei, está morto para ela, isto é, ela não pode lhe imputar a culpa descrita nela por causa da transgressão, ela não te faz mal algum.
A Torah diz: "não furtarás", se você não furta, o pecado deste Mandamento que é "furtar", não está sobre você, não te oprime, não te condena, isto é estar morto = inerte, para o pecado deste Mandamento.
Este é o verdadeiro sentido das palavras de Sha'ul.
Irmão Yurih:
O que Sha'ul (Paulo) quis dizer com "estar morto para a lei", significa "estar livre do poder do pecado", ou "livre da lei do pecado".
Se alguém ainda permanece debaixo da lei do pecado, isto é, seguindo a transgressão da Torah (pois "pecado", segundo 1 João 3:4, é a transgressão da Lei), este ainda está ligado à Lei por causa das transgressões que ela nos revela, é como se alguém sempre dirigisse um automóvel, com níveis de álcool no sangue acima do permitido por lei, ou seja, esta pessoa está "debaixo desta lei de trânsito", ela é um "peso" em sua vida, pode lhe causar danos irreparáveis, sem contar com as punições previstas.
Entendeu?
Se você sempre dirige, sem bebida alcoólica ou com níveis abaixo do permitido, você não está sujeito a esta lei de trânsito.
Você, em obediência a esta lei, está morto para ela, isto é, ela não pode lhe imputar a culpa descrita nela por causa da transgressão, ela não te faz mal algum.
A Torah diz: "não furtarás", se você não furta, o pecado deste Mandamento que é "furtar", não está sobre você, não te oprime, não te condena, isto é estar morto = inerte, para o pecado deste Mandamento.
Este é o verdadeiro sentido das palavras de Sha'ul.
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Re: O fim da Lei é o Messias
E também Diego, este tópico já tem 19 páginas, o que se fala agora, já foi visto, lido, revisto, rediscutido, repostado, se a pessoa que quer aprender ou procura respostas, ela terá se pegar desde o inicio do tópico, digo isto para " quem quer aprender e tirar dúvidas" e está propenso a mudar certas opiniões formadas no passado, como eu, você, e demais um dia resolveram caminhar pra frente!! Ficar rediscutindo certos assuntos causa canseira e desgaste entre associados !!
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Re: O fim da Lei é o Messias
Diego escreveu:
Chamo a atenção dos leitores para a falta de compromisso com a verdade do Sharing, quando numa tentativa louca e frustrada de interpretar Mt 5: 17-19, ele simplesmente IGNORA o verso 17, ou seja, o que não lhe foi conveniente foi execrado. Seguindo o desmascaramento que agora faço, fica muito claro o porque eu não estarei refutando linha a linha as peripérias pregada pelo mesmo, antes sugiro que cada um interprete o texto de Mt 5:17 com as ferramentas que D'us lhe deu.
Olá Diego, a outra parte, de Mateus 5:17 eu já tinha respondido aqui:
http://www.torahweb.net/t1301p140-o-fim-da-lei-e-o-messias#17075
Diego escreveu:
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo ( Hb 8:10)
Sharing e demais, segundo o texto acima, fica claro que os alcançados pela segunda aliança, mantem a Torah dentro de si, e se alguém anda estranho a isso se AVALIE, pois muito provavelmente carece da aliança.
Segue abaixo, o cumprimento da profecia de Jeremias: "...Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei..."
As taboas de pedra da Lei representavam as taboas de carne do coração do crente da Nova Aliança.
O dedo de Deus escrevendo nas taboas de pedra representa o próprio Espírito de Deus escrevendo em cada coração dos crentes. (O Espírito Santo é chamado de “dedo de Deus”, veja: Lc 11:20 e Mt 12 : 28)
A sequencia de 2Coríntios 3, mostra qual a Lei que entra nos corações, se a Lei do Espírito ou a Lei de Moisés:
II CORÍNTIOS 3:
3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de o Messias, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
4 E é por o Messias que temos tal confiança em Deus;
5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
Abaixo fica claro que o Novo Testamento é diferente da Lei de Moisés
6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
O ministério da Moisés é chamado de ministério da morte / condenação. A Lei também é chamada de “letra”: "Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6) Enquanto a Lei do Espírito, é “vida”: "Porque a lei do Espírito de vida, em o Messias Yeshua, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rm 8:2)
9 Porque,se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por o Messias abolido;
15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Última edição por Sharing em Qui Mar 01, 2012 2:55 pm, editado 3 vez(es)
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Re: O fim da Lei é o Messias
continuando...
Agora vamos ler Hebreus 7 e 8 que também fala sobre a profecia de Jeremias: "...Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei..."
HEBREUS 7:
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
O Sacerdócio de Yeshua não é segundo mandamento carnal da Lei de Moisés. Portanto, se mudou o Sacerdócio, então mudou a Lei
12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
A Antiga Lei não entra na Nova Aliança:
18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
HEBREUS 8:
1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Não segundo a aliança do Sinai. Nesta aliança está incluso: a Lei de Moisés e as promessas da Lei.
Nas duas sequências acima, onde interpretam a profecia de Jeremias: "...Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei..." são unanimes em afirmar o seguinte:
"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi pelo Messias abolido;" (II Coríntios 3:14)
"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade" (Hebreus 7:18)
Agora vamos ler Hebreus 7 e 8 que também fala sobre a profecia de Jeremias: "...Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei..."
HEBREUS 7:
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
O Sacerdócio de Yeshua não é segundo mandamento carnal da Lei de Moisés. Portanto, se mudou o Sacerdócio, então mudou a Lei
12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
A Antiga Lei não entra na Nova Aliança:
18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
HEBREUS 8:
1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Não segundo a aliança do Sinai. Nesta aliança está incluso: a Lei de Moisés e as promessas da Lei.
Nas duas sequências acima, onde interpretam a profecia de Jeremias: "...Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei..." são unanimes em afirmar o seguinte:
"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi pelo Messias abolido;" (II Coríntios 3:14)
"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade" (Hebreus 7:18)
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Re: O fim da Lei é o Messias
Espero contribuir irmãos.
São 19 páginas neste tópico e não me dispuz a ler todas... mas caso os irmãos aceitem me disponho a comentar a frase bíblica que diz "O fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê" (Rm 10:4)
Pois bem. O termo fim traduzido para o português é a palavra grega "Telos".
Esta palavra não pode ser traduzida unicamente com o sentido de "término", "cessação", "inutilização" ou qualquer coisa que nos induza a pensar que a Lei deixou de vigorar.
O termo aparece 4 vezes Em Romanos; por exemplo em:
"E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. "(Rm 6:21)
"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. "(Rm 6:22)
Pergunto após o recebimento da vida eterna por parte do fiel, a Santificação deixará de existir? Deixa de vigorar?
O termo aqui em Romanos 4:10 refere-se ao resultado que a lei opera naquele que crê. Este que crê buscará a Yeshua pois a Lei lhe mostra que precisa de Salvador.
O Objetivo da lei é este: Mostrar o pecado!
Porém depois que conheço o pecado e aceito o resgate oferecido por Yeshua, a Lei não deixa de ser pois assim o pecado deixa de existir por não haver uma lei que me diga o que é pecado.
Paulo pensava exatamente isto quando escreveu: "... Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. "(Rm 7:7)
Ele diz mais: "... Onde não há lei também não há transgressão. "(Rm 4:15)
A lei está e estará aí para sempre pois é o reflexo do caráter de seu legislador e este é YHVH... e este "NÃO MUDA".
.
São 19 páginas neste tópico e não me dispuz a ler todas... mas caso os irmãos aceitem me disponho a comentar a frase bíblica que diz "O fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê" (Rm 10:4)
Pois bem. O termo fim traduzido para o português é a palavra grega "Telos".
Esta palavra não pode ser traduzida unicamente com o sentido de "término", "cessação", "inutilização" ou qualquer coisa que nos induza a pensar que a Lei deixou de vigorar.
O termo aparece 4 vezes Em Romanos; por exemplo em:
"E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. "(Rm 6:21)
"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. "(Rm 6:22)
Pergunto após o recebimento da vida eterna por parte do fiel, a Santificação deixará de existir? Deixa de vigorar?
O termo aqui em Romanos 4:10 refere-se ao resultado que a lei opera naquele que crê. Este que crê buscará a Yeshua pois a Lei lhe mostra que precisa de Salvador.
O Objetivo da lei é este: Mostrar o pecado!
Porém depois que conheço o pecado e aceito o resgate oferecido por Yeshua, a Lei não deixa de ser pois assim o pecado deixa de existir por não haver uma lei que me diga o que é pecado.
Paulo pensava exatamente isto quando escreveu: "... Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. "(Rm 7:7)
Ele diz mais: "... Onde não há lei também não há transgressão. "(Rm 4:15)
A lei está e estará aí para sempre pois é o reflexo do caráter de seu legislador e este é YHVH... e este "NÃO MUDA".
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Re: O fim da Lei é o Messias
Olá Anselmo, a paz do Senhor Yeshua
"Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte." (Romanos 7:5)
Uma vez que Yeshua liberta o homem da Lei, a morte não tem mais força, deixa de existir (2Tim 1:10)
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6)
Ou seja, somente na Igreja é que não há Lei de Moisés, para que o homem seja salvo.
Yeshua desfez a inimizade. Mas o que é a inimizade? É a parte da Lei feita por mandamentos carnais (Leia Hebreus 7:16), ou seja:
Inimizade = Mandamentos carnais da Lei
Efésios 1:
15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
[Yeshua matou as inimizades]
Efésios 1:
16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Logo vem a pergunta: Então pecaremos porque não estamos debaixo da Lei?
De modo nenhum, pois fomos crucificados com o Messias. Vivemos em novidade de Espírito e somos servos da justiça.
ROMANOS 6:
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como o Messias foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
(...)
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Fomos entregues à sã doutrina.
"Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte." (Romanos 7:5)
Uma vez que Yeshua liberta o homem da Lei, a morte não tem mais força, deixa de existir (2Tim 1:10)
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6)
Ou seja, somente na Igreja é que não há Lei de Moisés, para que o homem seja salvo.
Yeshua desfez a inimizade. Mas o que é a inimizade? É a parte da Lei feita por mandamentos carnais (Leia Hebreus 7:16), ou seja:
Inimizade = Mandamentos carnais da Lei
Efésios 1:
15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
[Yeshua matou as inimizades]
Efésios 1:
16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Logo vem a pergunta: Então pecaremos porque não estamos debaixo da Lei?
De modo nenhum, pois fomos crucificados com o Messias. Vivemos em novidade de Espírito e somos servos da justiça.
ROMANOS 6:
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como o Messias foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
(...)
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Fomos entregues à sã doutrina.
Última edição por Sharing em Seg Ago 27, 2012 11:01 pm, editado 1 vez(es)
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Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
O que é ser "liberto da lei"?
Sha'ul estaria falando da Lei de Moisés?
Se for, então ele não foi salvo, pois ele guardou a Lei de Moisés mesmo depois de receber o chamado de Yeshua se tornando Apóstolo, já que o pobre argumento do Sharing diz que quem segue a Lei de Moisés não pode ser salvo.
Se o Sharing discorda, por favor, nos mostre quando Sha'ul transgredia a Lei de Moisés.
A liberdade da lei = que lei é esta?
A Lei de YHWH, que é a Lei de Moisés que Yeshua e os Apóstolos NA IGREJA guardavam, ou a lei do pecado?
O que é a lei do pecado?
É o pecado revelado pela Lei, pois pela Lei, se conhece o pecado, por isso "pecar" significa transgredir a Lei.
Se alguém vive no pecado, este está "preso" pelo pecado que há na Lei = "NÃO ADULTERARÁS" = qual o pecado deste Mandamento? = ADULTÉRIO, logo, quem vive no adultério, vive "aprisionado" pela lei do pecado, que diz para o transgressor: VOCÊ ESTÁ EM ADULTÉRIO, VOCÊ É UM ADÚLTERO!
Se na Igreja não há Lei de Moisés, então não há transgressão, SERÁ???
Será que ninguém na Igreja PECA???
Se há transgressão na Igreja, então HÁ LEI DE MOISÉS, pois esta Lei mostra o que é roubo, adultério, falso testemunho, assassinato, etc...
NINGUÉM QUE PECA (E TODOS NÓS PECAMOS), ESTÁ SEM A LEI DE MOISÉS!
A diferença é que os "anômicos" (rebeldes, sem lei), estes ignoram a Lei de Moisés vivendo sem lei, e os que a guardam e a tem inscrita nos corações, estes reconhecem o pecado, sabem que foram desobedientes.
Ou a pessoa tem a Lei de Moisés VIVENDO NO PECADO, ou a pessoa tem a Lei de Moisés VIVENDO NA OBEDIÊNCIA.
COMO???
Quem vive no pecado tem a Lei de Moisés O ACUSANDO SEMPRE = ADÚLTERO, LADRÃO, BLASFEMADOR, ETC...
Quem não vive no pecado tem a Lei de Moisés O DIRECIONANDO NO CAMINHO CERTO, APONTANDO SEMPRE PARA YESHUA.
A Lei de Moisés CORRIGE NOSSA ROTA, nos direciona em nossa caminhada, nos qualifica, nos ajuda a reconhecermos o pecado e como nos desviar dele, tudo com a ação do Espírito de YHWH agindo em nós.
OBS.: LEI DE MOISÉS E LEI DE YHWH SÃO A MESMA COISA, NÃO EXISTE DIFERENÇA, A BÍBLIA CONFIRMA ISTO, A BÍBLIA ESTÁ ACIMA DA TEOLOGIA.
Sharing escreveu:
"Uma vez que Yeshua liberta o homem da Lei, a morte não tem mais força, deixa de existir (2Tim 1:10)
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6)
Ou seja, somente na Igreja é que não há Lei de Moisés, para que o homem seja salvo.
Logo vem a pergunta: Então pecaremos porque não estamos debaixo da Lei?
De modo nenhum, pois fomos crucificados com o Messias. Vivemos em novidade de Espírito e somos servos da justiça."
O que é ser "liberto da lei"?
Sha'ul estaria falando da Lei de Moisés?
Se for, então ele não foi salvo, pois ele guardou a Lei de Moisés mesmo depois de receber o chamado de Yeshua se tornando Apóstolo, já que o pobre argumento do Sharing diz que quem segue a Lei de Moisés não pode ser salvo.
Se o Sharing discorda, por favor, nos mostre quando Sha'ul transgredia a Lei de Moisés.
A liberdade da lei = que lei é esta?
A Lei de YHWH, que é a Lei de Moisés que Yeshua e os Apóstolos NA IGREJA guardavam, ou a lei do pecado?
O que é a lei do pecado?
É o pecado revelado pela Lei, pois pela Lei, se conhece o pecado, por isso "pecar" significa transgredir a Lei.
Se alguém vive no pecado, este está "preso" pelo pecado que há na Lei = "NÃO ADULTERARÁS" = qual o pecado deste Mandamento? = ADULTÉRIO, logo, quem vive no adultério, vive "aprisionado" pela lei do pecado, que diz para o transgressor: VOCÊ ESTÁ EM ADULTÉRIO, VOCÊ É UM ADÚLTERO!
Se na Igreja não há Lei de Moisés, então não há transgressão, SERÁ???
Será que ninguém na Igreja PECA???
Se há transgressão na Igreja, então HÁ LEI DE MOISÉS, pois esta Lei mostra o que é roubo, adultério, falso testemunho, assassinato, etc...
NINGUÉM QUE PECA (E TODOS NÓS PECAMOS), ESTÁ SEM A LEI DE MOISÉS!
A diferença é que os "anômicos" (rebeldes, sem lei), estes ignoram a Lei de Moisés vivendo sem lei, e os que a guardam e a tem inscrita nos corações, estes reconhecem o pecado, sabem que foram desobedientes.
Ou a pessoa tem a Lei de Moisés VIVENDO NO PECADO, ou a pessoa tem a Lei de Moisés VIVENDO NA OBEDIÊNCIA.
COMO???
Quem vive no pecado tem a Lei de Moisés O ACUSANDO SEMPRE = ADÚLTERO, LADRÃO, BLASFEMADOR, ETC...
Quem não vive no pecado tem a Lei de Moisés O DIRECIONANDO NO CAMINHO CERTO, APONTANDO SEMPRE PARA YESHUA.
A Lei de Moisés CORRIGE NOSSA ROTA, nos direciona em nossa caminhada, nos qualifica, nos ajuda a reconhecermos o pecado e como nos desviar dele, tudo com a ação do Espírito de YHWH agindo em nós.
OBS.: LEI DE MOISÉS E LEI DE YHWH SÃO A MESMA COISA, NÃO EXISTE DIFERENÇA, A BÍBLIA CONFIRMA ISTO, A BÍBLIA ESTÁ ACIMA DA TEOLOGIA.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
Irmão Randalf concordo com você!
Sharing... creio que ao afirmarmos que os que estão salvos estão sem lei não estamos fazendo outra coisa senão afirmar que a lei deixou de existir.
Veja... o objetivo da lei é Yeshua assim como o objetivo dos tijolos são a parede.
Depois de terminada a parede não podemos pensar em remover os tijolos pois assim a parede deixará de existir entende irmão?
A Lei nos conduz a o Messias. Depois de estar em o Messias e permanecer Nele, somos então capacitados a cumprir a Lei oque outrora nos condenava!
a todos!
Sharing... creio que ao afirmarmos que os que estão salvos estão sem lei não estamos fazendo outra coisa senão afirmar que a lei deixou de existir.
Veja... o objetivo da lei é Yeshua assim como o objetivo dos tijolos são a parede.
Depois de terminada a parede não podemos pensar em remover os tijolos pois assim a parede deixará de existir entende irmão?
A Lei nos conduz a o Messias. Depois de estar em o Messias e permanecer Nele, somos então capacitados a cumprir a Lei oque outrora nos condenava!
a todos!
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