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O fim da Lei é o Messias
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Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
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Re: O fim da Lei é o Messias
Mateus 5:17-19 continuando...
19a Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus...
Este “pequeno mandamento” não pode ser anulado:
“...para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos;" (Êx 29:9) (Êx 40:15) "E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo..." (Núm 25:13)
Percebeu irmão Diego? Na Lei de Moisés o Sacerdócio Levítico é Perpétuo.
Quem prega que mudou o sacerdócio na Lei de Moisés, está violando a Lei.
Somente os descendentes de Arão poderiam acender incenso perante o Senhor:
"Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o Senhor; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o Senhor lhe tinha dito por intermédio de Moisés," (Números 16:40)
Percebeu novamente irmão Diego? Yeshua é da Tribo de Judá, e essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio." (Hb 7:14)
Quem prega que mudou o sacerdócio da Lei de Moisés, está violando Êxodo 29:9, está violando Êxodo 40:15 e violando Números 25:13. Sendo assim, Yeshua (J e s u s) não poderia ser sacerdote segundo a Lei de Moisés.
"Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei," (Hb 8:4)
Yeshua NÃO se tornou Sacerdote pela Lei de Moisés, mas trouxe NOVA LEI.
"De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 7 : 11-12)
Yeshua não alterou, nem violou a Antiga Lei, mas trouxe NOVA LEI que está acima da Antiga.
"Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei (Torah), e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. (Isaías 51:4)
19b aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8 : 4)
Assim cumprimos a Lei, ou seja, o objetivo da Lei:
A Lei conduz ao Messias, e o Messias conduz à Deus.
"De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a o Messias...
para que pela fé fôssemos justificados...
Mas, depois que veio a fé...
já não estamos debaixo de aio." (Gálatas 3:24-25)
A Lei conduz ao Messias, mas depois que o homem chega ao Messias, não está mais debaixo da Lei de Moisés, mas debaixo da Lei de o Messias.
O objetivo da Lei de Moisés era conduzir ao amor de Deus no Messias: "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (I Timóteo 1:5) "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13 : 10) Pelo amor ao Messias guardamos seus Mandamentos: "Se me amais, guardai os meus mandamentos." (João 14 : 15)
19a Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus...
Este “pequeno mandamento” não pode ser anulado:
“...para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos;" (Êx 29:9) (Êx 40:15) "E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo..." (Núm 25:13)
Percebeu irmão Diego? Na Lei de Moisés o Sacerdócio Levítico é Perpétuo.
Quem prega que mudou o sacerdócio na Lei de Moisés, está violando a Lei.
Somente os descendentes de Arão poderiam acender incenso perante o Senhor:
"Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o Senhor; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o Senhor lhe tinha dito por intermédio de Moisés," (Números 16:40)
Percebeu novamente irmão Diego? Yeshua é da Tribo de Judá, e essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio." (Hb 7:14)
Quem prega que mudou o sacerdócio da Lei de Moisés, está violando Êxodo 29:9, está violando Êxodo 40:15 e violando Números 25:13. Sendo assim, Yeshua (J e s u s) não poderia ser sacerdote segundo a Lei de Moisés.
"Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei," (Hb 8:4)
Yeshua NÃO se tornou Sacerdote pela Lei de Moisés, mas trouxe NOVA LEI.
"De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 7 : 11-12)
Yeshua não alterou, nem violou a Antiga Lei, mas trouxe NOVA LEI que está acima da Antiga.
"Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei (Torah), e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. (Isaías 51:4)
19b aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8 : 4)
Assim cumprimos a Lei, ou seja, o objetivo da Lei:
A Lei conduz ao Messias, e o Messias conduz à Deus.
"De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a o Messias...
para que pela fé fôssemos justificados...
Mas, depois que veio a fé...
já não estamos debaixo de aio." (Gálatas 3:24-25)
A Lei conduz ao Messias, mas depois que o homem chega ao Messias, não está mais debaixo da Lei de Moisés, mas debaixo da Lei de o Messias.
O objetivo da Lei de Moisés era conduzir ao amor de Deus no Messias: "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (I Timóteo 1:5) "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13 : 10) Pelo amor ao Messias guardamos seus Mandamentos: "Se me amais, guardai os meus mandamentos." (João 14 : 15)
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Re: O fim da Lei é o Messias
Diego escreveu:
Estar debaixo da lei, nunca foi e nunca será guardar a lei!! Se não teríamos que dizer que estão debaixo da lei todos aqueles que NÃO matam, NÃO roubam, NÃO adulteram, NÃO mentem etc, uma vez que esses guardam tais mandamentos, não praticando o que se é negado fazer. Portanto amado Sharing estar debaixo da lei é justamente não obedecer a Torah (voz de D'us) e com isso estar sobre a condenação que ela aponta, e ainda sim esse violador ainda teria que estar sem o Messias na sua vida, pois Yeshua é o único sacrifício capaz de invalidar definitivamente as condenações que a Torah aponta aos pecadores.
O que significa estar debaixo da Lei?
Estar “debaixo da Lei” significa que a Lei tem domínio sobre a pessoa. Ou seja, tudo que a Lei manda fazer, a pessoa deve obedecer. Quem não obedece se torna maldito.
Estar “debaixo da Lei” é o mesmo que obedecer a Lei.
"Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." (Romanos 3 : 19)
O Messias nasceu sob a Lei, ou seja, debaixo da Lei:
"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," (Gálatas 4 : 4)
Consequentemente, todos os judeus nasciam debaixo da Lei. A Lei tem domínio sobre o homem, enquanto ele estiver vivo:
"Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?" (Romanos 7 : 1)
Somente após a morte é que o homem fica livre da Maldição da Lei (Gl 3:10):
"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de o Messias, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus." (Romanos 7 : 4)
Por isso morremos com o Messias:
"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com o Messias; e vivo, não mais eu, mas o Messias vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que o Messias morreu debalde." (Gálatas 2:19-21)
"Porque aquele que está morto está justificado do pecado." (Romanos 6 : 7) "Assim que, se alguém está no Messias, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5 : 17)
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6)
Paulo disse que, pela Lei, ou seja, conforme a Lei de Moisés determinou, Paulo morreu para a Lei de Moisés:
"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus." (Gálatas 2 : 19)
Mas não estava sem Lei diante de Deus, mas debaixo da Lei do Messias:
Quem está debaixo da Lei do Messias é porque obedece ao Messias:
"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei do Messias), para ganhar os que estão sem lei." (I Coríntios 9:20-21)
Antes da fé Paulo estava debaixo da Lei de Moisés:
"Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar." (Gálatas 3:23)
Quando veio a fé, não estava mais:
"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5:18)
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Re: O fim da Lei é o Messias
Olá Sharing...
Erradinho...
Primeiro: A linhagem sacerdotal de Yeshua é anterior a Torah, portanto superior, sempre entendeu-se assim.
Segundo: As coisas terrenas sempre foram sombras das coisas celestes, portanto se existe um sacerdócio terreno é obvio que existe um sacerdócio celeste.
Terceiro: Se ainda existe um sacerdócio é evidente que a lei não foi abolida, uma vez que quem declara a necessidade de um sacerdócio é a própria lei.
Quarto: E quem te falou que o sacerdócio terreno esta totalmente aniquilado?? Nunca leste a seguinte profecia relacionada ao Reino Vindouro:
18 Eu virei para reunir todos os povos e línguas. Eles virão para admirar a minha glória.
19 Colocarei neles um sinal. E os que entre eles sobreviverem, eu os mandarei para as nações de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Tubal e Javã, para as distantes terras de além-mar, que nunca ouviram falar de mim, que nunca viram a minha glória; eles anunciarão a minha glória entre as nações.;
20 Do meio dos povos trarão, como oferta para YHWH, todos os irmãos de vocês que aí estavam. Vou trazê-los a cavalo, de carroça, de charrete, montados em mulas ou camelos, até Jerusalém, a minha santa montanha, diz YHWY. Será como quando os israelitas levam até o altar suas ofertas em vasilhas consagradas do templo de YHWH.
21 Do meio deles escolherei também alguns como sacerdotes e levitas, diz YHWH.
Portanto, de fato não existe abolição de Lei e muito menos violação dela. Yeshua segundo a torah de fato não poderia ser sacerdote segundo a ordem de Arão, mas nada o impede de o ser na ordem de Melquisedeque.
Erradinho de novo.
Segundo Adonay, se alguém alterar ou acrescentar algo da suas Instruções automaticamente será tido como falso mestre e deverá ser morto. E o próprio Messias garantiu que sua vinda não era em hipótese alguma para ser vinculada a uma abolição.
Correto, e por isso vc deve obedecê-la!!! Agora claro, se vc errar em algum ponto, Yeshua é capaz de perdoá-lo.
Não penso assim, uma vez que as Escrituras nos dizem que não estamos debaixo do pecado e nem por isso o pecado foi abolido.
Erro semântico. Sob e debaixo são coisas bem diferentes e se vc recorrer ao original ai que perceberá mesmo, uma vez que são duas palavras totalmente distinta uma da outra.
Bom, só morre para a lei quem não deve mais nada a ela, e o único modo de não dever a lei é sendo perdoado por D'us, por isso é dito que os que estão no Messias morreram para a Lei, e isso é bem diferente de invalidá-la.
"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5:18)
Claro.. pois o espírito revela o que é de Adonay, ou seja, a Torah que é gravada no coração daqueles que fazem parte de nova aliança.
Sharing da próxima, procure se focar no debate já iniciado, vc postar um monte de texto fora dos contextos não vai ajudar, só vai acumular mais e mais assunto, sem que antes resolvamos algo que já foi levantado e não foi fechado.
Sharing escreveu: Percebeu irmão Diego? Na Lei de Moisés o Sacerdócio Levítico é Perpétuo.
Quem prega que mudou o sacerdócio na Lei de Moisés, está violando a Lei.
Somente os descendentes de Arão poderiam acender incenso perante o Senhor:
Erradinho...
Primeiro: A linhagem sacerdotal de Yeshua é anterior a Torah, portanto superior, sempre entendeu-se assim.
Segundo: As coisas terrenas sempre foram sombras das coisas celestes, portanto se existe um sacerdócio terreno é obvio que existe um sacerdócio celeste.
Terceiro: Se ainda existe um sacerdócio é evidente que a lei não foi abolida, uma vez que quem declara a necessidade de um sacerdócio é a própria lei.
Quarto: E quem te falou que o sacerdócio terreno esta totalmente aniquilado?? Nunca leste a seguinte profecia relacionada ao Reino Vindouro:
18 Eu virei para reunir todos os povos e línguas. Eles virão para admirar a minha glória.
19 Colocarei neles um sinal. E os que entre eles sobreviverem, eu os mandarei para as nações de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Tubal e Javã, para as distantes terras de além-mar, que nunca ouviram falar de mim, que nunca viram a minha glória; eles anunciarão a minha glória entre as nações.;
20 Do meio dos povos trarão, como oferta para YHWH, todos os irmãos de vocês que aí estavam. Vou trazê-los a cavalo, de carroça, de charrete, montados em mulas ou camelos, até Jerusalém, a minha santa montanha, diz YHWY. Será como quando os israelitas levam até o altar suas ofertas em vasilhas consagradas do templo de YHWH.
21 Do meio deles escolherei também alguns como sacerdotes e levitas, diz YHWH.
Portanto, de fato não existe abolição de Lei e muito menos violação dela. Yeshua segundo a torah de fato não poderia ser sacerdote segundo a ordem de Arão, mas nada o impede de o ser na ordem de Melquisedeque.
Sharing escreveu: Yeshua não alterou, nem violou a Antiga Lei, mas trouxe NOVA LEI que está acima da Antiga.
Erradinho de novo.
Segundo Adonay, se alguém alterar ou acrescentar algo da suas Instruções automaticamente será tido como falso mestre e deverá ser morto. E o próprio Messias garantiu que sua vinda não era em hipótese alguma para ser vinculada a uma abolição.
Estar “debaixo da Lei” significa que a Lei tem domínio sobre a pessoa. Ou seja, tudo que a Lei manda fazer, a pessoa deve obedecer. Quem não obedece se torna maldito.
Correto, e por isso vc deve obedecê-la!!! Agora claro, se vc errar em algum ponto, Yeshua é capaz de perdoá-lo.
Estar “debaixo da Lei” é o mesmo que obedecer a Lei.
Não penso assim, uma vez que as Escrituras nos dizem que não estamos debaixo do pecado e nem por isso o pecado foi abolido.
O Messias nasceu sob a Lei, ou seja, debaixo da Lei:
Erro semântico. Sob e debaixo são coisas bem diferentes e se vc recorrer ao original ai que perceberá mesmo, uma vez que são duas palavras totalmente distinta uma da outra.
Por isso morremos com o Messias:
"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com o Messias; e vivo, não mais eu, mas o Messias vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que o Messias morreu debalde." (Gálatas 2:19-21)
"Porque aquele que está morto está justificado do pecado." (Romanos 6 : 7) "Assim que, se alguém está no Messias, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5 : 17)
"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Romanos 7 : 6)
Paulo disse que, pela Lei, ou seja, conforme a Lei de Moisés determinou, Paulo morreu para a Lei de Moisés:
"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus." (Gálatas 2 : 19)
Bom, só morre para a lei quem não deve mais nada a ela, e o único modo de não dever a lei é sendo perdoado por D'us, por isso é dito que os que estão no Messias morreram para a Lei, e isso é bem diferente de invalidá-la.
A Lei do Messias é a mesma da de seu Pai.Quem está debaixo da Lei do Messias é porque obedece ao Messias:
"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5:18)
Claro.. pois o espírito revela o que é de Adonay, ou seja, a Torah que é gravada no coração daqueles que fazem parte de nova aliança.
Sharing da próxima, procure se focar no debate já iniciado, vc postar um monte de texto fora dos contextos não vai ajudar, só vai acumular mais e mais assunto, sem que antes resolvamos algo que já foi levantado e não foi fechado.
Última edição por Diego em Qui Dez 01, 2011 9:14 pm, editado 1 vez(es)
Re: O fim da Lei é o Messias
Diego escreveu:
Erro semântico. Sob e debaixo são coisas bem diferentes e se vc recorrer ao original ai que perceberá mesmo, uma vez que são duas palavras totalmente distinta uma da outra.
"Sob a Lei" significa "debaixo da Lei" sim irmão Diego.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4)
A mesma palavra "sob" do grego, é usada nestes versículos:
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:1)
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. (Gálatas 4:2)
Dicionário Michaelis:
Sob
prep (lat sub) Expressa relações de:
1 Posição inferior: A cabeça sob as asas.
2 Interioridade: Dormindo sob a friagem.
3 Subordinação: Sob o reinado de D. João VI.
Expressões:
1 Debaixo de, por baixo de: Sob o alpendre, sob o sol.
2 Ao abrigo de; debaixo da proteção de: Sob as asas da misericórdia divina.
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Re: O fim da Lei é o Messias
Sharing escreveu:Diego escreveu:
Erro semântico. Sob e debaixo são coisas bem diferentes e se vc recorrer ao original ai que perceberá mesmo, uma vez que são duas palavras totalmente distinta uma da outra.
"Sob a Lei" significa "debaixo da Lei" sim irmão Diego.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4)
A mesma palavra "sob" do grego, é usada nestes versículos:
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:1)
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. (Gálatas 4:2)
Dicionário Michaelis:
Sob
prep (lat sub) Expressa relações de:
1 Posição inferior: A cabeça sob as asas.
2 Interioridade: Dormindo sob a friagem.
3 Subordinação: Sob o reinado de D. João VI.
Expressões:
1 Debaixo de, por baixo de: Sob o alpendre, sob o sol.
2 Ao abrigo de; debaixo da proteção de: Sob as asas da misericórdia divina.
Correto, mas agora me diga porque porque não estamos debaixo do pecado e depois me dê a definição de pecado sobre a ótica de I Jo 3:4 RA.
Re: O fim da Lei é o Messias
Diego escreveu:
Correto, mas agora me diga porque porque não estamos debaixo do pecado e depois me dê a definição de pecado sobre a ótica de I Jo 3:4 RA.
Tudo bem irmão, mas antes vc poderia por favor retirar o "Affff" de sua postagem, para depois continuarmos?
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Re: O fim da Lei é o Messias
Sharing escreveu:Diego escreveu:
Correto, mas agora me diga porque porque não estamos debaixo do pecado e depois me dê a definição de pecado sobre a ótica de I Jo 3:4 RA.
Tudo bem irmão, mas antes vc poderia por favor retirar o "Affff" de sua postagem, para depois continuarmos?
kkkkkkkk....
Posso até retirar, contudo continuo sem concordar que estar debaixo é estar zelando, e sim estar sobre o juízo.
Pronto.
Re: O fim da Lei é o Messias
Obrigado irmão! Logo responderei...
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Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Sharing, concordo com estas suas palavras....porém....
Jamais podemos afirmar que esta "lei" a qual Sha'ul se referiu seja a Torah (Lei de YHWH, Lei de Moisés).
"Estar debaixo da lei" não significa, em hipótese alguma, obedecer a Torah.
Esta "lei" a qual o rabino Sha'ul se refere é a "lei judaica" = um conjunto de regras, conhecido como "fermento" dos fariseus.
Esta "lei" impedia as pessoas de obedecerem corretamente a Torah, por isso, Yeshua a combateu severamente.
A prática desta "lei" era conhecida por "obras da lei", as quais, muitos criam que podiam ser justificados por elas = ora, se nem pela obediência à Torah ninguém pode ser justificado, quanto mais pelas "obras da lei"!
Quem obedecia estas "obras da lei" estava "debaixo de maldição", porque além de não conseguirem obedecer á Torah corretamente, ainda ostentavam uma falsa justificação.
E "estar debaixo de maldição" significa sofrer as consequências da desobediência á Torah.
Entenda bem Sharing, a Graça de YHWH sempre esteve presente na Antiga Aliança.
Ninguém foi justificado na Antiga Aliança por obedecer á Torah sem tropeçar num só ponto, não por causa da Torah, mas por causa da nossa natureza pecaminosa.
E o Eterno, sabendo disto, sempre desejou que o homem fosse dependente de Sua Graça, de Sua Misericórdia, pela Fé!
Sendo assim, o termo usado por Sha'ul = "debaixo da lei", de acordo com o contexto e com a semântica textual, significa "oprimido pela lei" = "fermento dos fariseus".
Por que Yeshua foi reprovado pelos fariseus por causa do Shabat (sábado)?
Se Yeshua cumpriu e tornou plena a Torah, como Ele poderia "violar" o Shabat?
Eis um exemplo claro, de que Yeshua guardou o Shabat corretamente, mas Ele não guardou a tradição dos fariseus = "obras da lei".
Em nenhum lugar na Torah é proibido curar alguém no Shabat, ou passar fome, ou deixar de ajudar o próximo, pois na própria Torah, a vida é maior do que o preceito.
Esta diferenciação entre "lei judaica" e Torah (Lei de YHWH, Lei de Moisés), precisa ser ensinada no meio cristão, pois a Torah é uma preciosidade para Israel e para a humanidade, e deve ser interpretada da mesma forma que Yeshua e os Apóstolos interpretavam.
Sharing disse:
O que significa estar debaixo da Lei?
Estar “debaixo da Lei” significa que a Lei tem domínio sobre a pessoa. Ou seja, tudo que a Lei manda fazer, a pessoa deve obedecer. Quem não obedece se torna maldito.
Estar “debaixo da Lei” é o mesmo que obedecer a Lei.
Irmão Sharing, concordo com estas suas palavras....porém....
Jamais podemos afirmar que esta "lei" a qual Sha'ul se referiu seja a Torah (Lei de YHWH, Lei de Moisés).
"Estar debaixo da lei" não significa, em hipótese alguma, obedecer a Torah.
Esta "lei" a qual o rabino Sha'ul se refere é a "lei judaica" = um conjunto de regras, conhecido como "fermento" dos fariseus.
Esta "lei" impedia as pessoas de obedecerem corretamente a Torah, por isso, Yeshua a combateu severamente.
A prática desta "lei" era conhecida por "obras da lei", as quais, muitos criam que podiam ser justificados por elas = ora, se nem pela obediência à Torah ninguém pode ser justificado, quanto mais pelas "obras da lei"!
Quem obedecia estas "obras da lei" estava "debaixo de maldição", porque além de não conseguirem obedecer á Torah corretamente, ainda ostentavam uma falsa justificação.
E "estar debaixo de maldição" significa sofrer as consequências da desobediência á Torah.
Entenda bem Sharing, a Graça de YHWH sempre esteve presente na Antiga Aliança.
Ninguém foi justificado na Antiga Aliança por obedecer á Torah sem tropeçar num só ponto, não por causa da Torah, mas por causa da nossa natureza pecaminosa.
E o Eterno, sabendo disto, sempre desejou que o homem fosse dependente de Sua Graça, de Sua Misericórdia, pela Fé!
Sendo assim, o termo usado por Sha'ul = "debaixo da lei", de acordo com o contexto e com a semântica textual, significa "oprimido pela lei" = "fermento dos fariseus".
Por que Yeshua foi reprovado pelos fariseus por causa do Shabat (sábado)?
Se Yeshua cumpriu e tornou plena a Torah, como Ele poderia "violar" o Shabat?
Eis um exemplo claro, de que Yeshua guardou o Shabat corretamente, mas Ele não guardou a tradição dos fariseus = "obras da lei".
Em nenhum lugar na Torah é proibido curar alguém no Shabat, ou passar fome, ou deixar de ajudar o próximo, pois na própria Torah, a vida é maior do que o preceito.
Esta diferenciação entre "lei judaica" e Torah (Lei de YHWH, Lei de Moisés), precisa ser ensinada no meio cristão, pois a Torah é uma preciosidade para Israel e para a humanidade, e deve ser interpretada da mesma forma que Yeshua e os Apóstolos interpretavam.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido
Romanos 9:31-33
Dispensa comentario
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido
Romanos 9:31-33
Dispensa comentario
Leite de Oliveira- Membro
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Idade : 59
Cidade : Natal RN
País :
Inscrição : 01/09/2009
Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Sharing, por favor, preste atenção nas palavras do rabino Sha'ul:
"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Elohim por eles (judeus) é que sejam salvos.
Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Elohim, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Elohim, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Elohim.
Pois o Mashiach é o objetivo da Torah para justificar a todo aquele que crê."
(Romanos 10:1-4).
A qual "justiça" o rabino Sha'ul se referiu ao dizer: "não se sujeitaram à justiça de Elohim"?
A Justiça que provém da Fé.
"Fé" em quem, em que?
Fé no Mashiach e no Seu Sacrifício.
No Mashiach, a Justiça de YHWH se cumpre, a dívida que temos foi anulada, fomos resgatados da "maldição" por causa da desobediência à Torah.
Quem obedece à Torah, estando no Mashiach, pela Fé Nele, mesmo se pecar = lembre-se que "pecado" é a transgressão da Torah = tem um Advogado, um Sumo Sacerdote Eterno que intercede por nós!
Sendo assim, a "maldição" que havia por causa da desobediência à Torah, já não pode nos atingir, exceto, se fizermos como aqueles que quiseram se justificar pela Torah ou pelas "obras da lei".
Por isso, no verso 4 de Romanos 10, Sha'ul afirma: "Pois o Mashiach é o objetivo da Torah para justificar a todo aquele que crê."
A Torah aponta para a Verdadeira Justiça de YHWH: O Mashiach Yeshua!
A Torah nos revela como devemos ter Fé no Mashiach = Tiago disse: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."(Tiago 2:17).
Aprendendo a ter Fé no Mashiach através da Torah, automaticamente através desta Fé que aprendemos a ter, obedecemos a Torah por esta mesma Fé.
Por que?
Porque a Torah nos mostra verdadeiramente quem é o Mashiach.
Lembre-se bem irmão Sharing, "Fé" no contexto original das Escrituras significa "Fidelidade".
E lembre-se também das palavras de Sha'ul: "Anulamos, pois, a Torah pela fé? De modo nenhum; antes apoiamos a Torah." (Romanos 3:31).
Irmão Sharing, por favor, preste atenção nas palavras do rabino Sha'ul:
"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Elohim por eles (judeus) é que sejam salvos.
Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Elohim, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Elohim, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Elohim.
Pois o Mashiach é o objetivo da Torah para justificar a todo aquele que crê."
(Romanos 10:1-4).
A qual "justiça" o rabino Sha'ul se referiu ao dizer: "não se sujeitaram à justiça de Elohim"?
A Justiça que provém da Fé.
"Fé" em quem, em que?
Fé no Mashiach e no Seu Sacrifício.
No Mashiach, a Justiça de YHWH se cumpre, a dívida que temos foi anulada, fomos resgatados da "maldição" por causa da desobediência à Torah.
Quem obedece à Torah, estando no Mashiach, pela Fé Nele, mesmo se pecar = lembre-se que "pecado" é a transgressão da Torah = tem um Advogado, um Sumo Sacerdote Eterno que intercede por nós!
Sendo assim, a "maldição" que havia por causa da desobediência à Torah, já não pode nos atingir, exceto, se fizermos como aqueles que quiseram se justificar pela Torah ou pelas "obras da lei".
Por isso, no verso 4 de Romanos 10, Sha'ul afirma: "Pois o Mashiach é o objetivo da Torah para justificar a todo aquele que crê."
A Torah aponta para a Verdadeira Justiça de YHWH: O Mashiach Yeshua!
A Torah nos revela como devemos ter Fé no Mashiach = Tiago disse: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."(Tiago 2:17).
Aprendendo a ter Fé no Mashiach através da Torah, automaticamente através desta Fé que aprendemos a ter, obedecemos a Torah por esta mesma Fé.
Por que?
Porque a Torah nos mostra verdadeiramente quem é o Mashiach.
Lembre-se bem irmão Sharing, "Fé" no contexto original das Escrituras significa "Fidelidade".
E lembre-se também das palavras de Sha'ul: "Anulamos, pois, a Torah pela fé? De modo nenhum; antes apoiamos a Torah." (Romanos 3:31).
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
OLa sharim!
Vamos ver se consigo ajudar ,sem ser um grande conhecedor das escrituras...vamos la...qual biblia voce esta estudando...voce pode dizer a versao? talves voce possa pensar que estou tentando te enganar mas veja...eu tenho cinco versoes para a passagem de mateus 5:17...escolha qual voce quer?
_ KJV " Porque o fim da lei e o Messias".
-New English Bible " Porque o Messias poem fim a lei,e traz justica para todo aquele que tem fe".
-A biblia de Jerusalem " Mas agora a lei chegou ao fim com o Messias, e todo aquele que tem fe,agora pode ser justificado.
-Good New Bible " Pois o Messias levou a lei ao fim,de modo que todo aquele que cre se acertou com Deus".
Phllips " o Messias significa o fim da lei pela justica por meio da lei para todos os que creem nele"
_ Biblia viva " o Messias da aqueles tudo quanto voces estao procurando conseguir atraves da guarda de suas leis,Ele tornou isso desnecesasario".
Veja por que te digo isso ...porque voce esta com o firme proposito de desacreditar que no original a palavra correta para "cumprir" e somente "completar".
Agora Tenho a impressao que voce nao quer discutir sadiamente o ponto...mas voce quer ensinar...e isso e tipico de evangelista denominacional...que precisa de respostas para todas as questoes,mas que nao consegue responder quem e D-us?,ou porque Ele atua no mundo da maneira como age.
Embora exista uma tentativa de te mostrar alguma coisa ...voce era como eu...pensamento fixo..e acreditando que tudo que voce pensa e verdade...ou aquilo que teu pastor ensina e que e sabio..o resto e resto.Usa inclusive textos de galatas 5 sem entendimento e fora totalmente do contexto que era ali, no caso especifico a lei da circunsisao...ou estou errado?.....me mostra na tua biblia...que o Messias tenha colocado por Terra qualquer mandamento que o pai dele tenha proferido?me mostra qualquer discipulo dele ter feito a mesma coisa...na verdade a biblia no meu entendimento e judia...dada ao povo judeu...para o ensino da nacao judia para ser uma nacao diferente das outras,Yeshua era judeu e nao brasileiro,que esta acostumado a burlar leis e direitos, seus discipulos tambem foram judeus...e nao transgediram ...e voce vem aqui ensinar que esta todo mundo errado e voce correto na sua interpretacao baseado em textos fora do contexto e usando sua versao? cara se toca...
e me descupem os outros que responderam tao brandamente..pois devo ter atrapalhado voces na dura explanacao para o Sharim.
Sharim? Acorda!
Vamos ver se consigo ajudar ,sem ser um grande conhecedor das escrituras...vamos la...qual biblia voce esta estudando...voce pode dizer a versao? talves voce possa pensar que estou tentando te enganar mas veja...eu tenho cinco versoes para a passagem de mateus 5:17...escolha qual voce quer?
_ KJV " Porque o fim da lei e o Messias".
-New English Bible " Porque o Messias poem fim a lei,e traz justica para todo aquele que tem fe".
-A biblia de Jerusalem " Mas agora a lei chegou ao fim com o Messias, e todo aquele que tem fe,agora pode ser justificado.
-Good New Bible " Pois o Messias levou a lei ao fim,de modo que todo aquele que cre se acertou com Deus".
Phllips " o Messias significa o fim da lei pela justica por meio da lei para todos os que creem nele"
_ Biblia viva " o Messias da aqueles tudo quanto voces estao procurando conseguir atraves da guarda de suas leis,Ele tornou isso desnecesasario".
Veja por que te digo isso ...porque voce esta com o firme proposito de desacreditar que no original a palavra correta para "cumprir" e somente "completar".
Agora Tenho a impressao que voce nao quer discutir sadiamente o ponto...mas voce quer ensinar...e isso e tipico de evangelista denominacional...que precisa de respostas para todas as questoes,mas que nao consegue responder quem e D-us?,ou porque Ele atua no mundo da maneira como age.
Embora exista uma tentativa de te mostrar alguma coisa ...voce era como eu...pensamento fixo..e acreditando que tudo que voce pensa e verdade...ou aquilo que teu pastor ensina e que e sabio..o resto e resto.Usa inclusive textos de galatas 5 sem entendimento e fora totalmente do contexto que era ali, no caso especifico a lei da circunsisao...ou estou errado?.....me mostra na tua biblia...que o Messias tenha colocado por Terra qualquer mandamento que o pai dele tenha proferido?me mostra qualquer discipulo dele ter feito a mesma coisa...na verdade a biblia no meu entendimento e judia...dada ao povo judeu...para o ensino da nacao judia para ser uma nacao diferente das outras,Yeshua era judeu e nao brasileiro,que esta acostumado a burlar leis e direitos, seus discipulos tambem foram judeus...e nao transgediram ...e voce vem aqui ensinar que esta todo mundo errado e voce correto na sua interpretacao baseado em textos fora do contexto e usando sua versao? cara se toca...
e me descupem os outros que responderam tao brandamente..pois devo ter atrapalhado voces na dura explanacao para o Sharim.
Sharim? Acorda!
tonycareca- Membro
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Inscrição : 16/10/2011
Religião :- Judeu messiânico
Re: O fim da Lei é o Messias
Tony Careca escreveu: Veja por que te digo isso ...porque voce esta com o firme proposito de desacreditar que no original a palavra correta para "cumprir" e somente "completar".
d]]Agora Tenho a impressao que voce nao quer discutir sadiamente o ponto...mas voce quer ensinar...[/b]e isso e tipico de evangelista denominacional...que precisa de respostas para todas as questoes,mas que nao consegue responder quem e D-us?,ou porque Ele atua no mundo da maneira como age.
É tipico proselitismo missingelico!!! Quem acompanha o debate, já percebeu que ele não quer discutir o assunto e sim amontoar um monte de verso retirando-os do contexto geral, e assim acaba deixando as postagens de quem realmente o refuta abandonada, como se nada tivesse sido dito ou merecesse atenção. Vou até continuar respondendo, muito embora em forma descontraída (como nas ultimas vezes), e isso ainda em memória aos leitores que nos acompanham e não porque veja alguma sinceridade em debater.
Re: O fim da Lei é o Messias
Não acho isso não
ele escreveu a verdade e acho que voce Diego desvia o assunto
ele escreveu a verdade e acho que voce Diego desvia o assunto
Leite de Oliveira- Membro
- Mensagens : 1457
Idade : 59
Cidade : Natal RN
País :
Inscrição : 01/09/2009
Re: O fim da Lei é o Messias
Leite de Oliveira escreveu:Não acho isso não
ele escreveu a verdade e acho que voce Diego desvia o assunto
Ainda bem que seus achismos não fazem eco.
Ele ignorou o argumento de todo mundo, pinçando o que ele bem achou por bem "refutar".
Só da minha parte posso citar as seguintes postagens:
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17053
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17049
http://www.torahweb.net/t1301p140-o-fim-da-lei-e-o-messias#17066
Vc viu contra argumentação ??? Eu não!!!!
É como eu disse, pegou o que quis e amontoou um monte de texto fora de contexto, transformando as Escrituras em contos contraditórios, uma vez que ele coloca o Messias contra o Pai, fazendo do Pai um incapaz de criar leis e ainda um mentiroso que diz que uma coisa é perpétua e depois a invalida ( muito embora os despautérios sejam inconscientemente cometidos e nas entrelinhas) .. Isso sim, foi visto bem direitinho, aliás outros aqui, são especialistas nisso, não é prioridade.
Re: O fim da Lei é o Messias
É sempre assim Diego
basta alguém postar um versiculo de peso
que se fala isso "falta de contexto"
e depois se faz acusações pessoais de falta de interesse em debater
mas acho que voce não devia fugir do texto que ele citou
pois é de muita relevancia e não estar fora do contexto não
um abraço e um bom shabat
basta alguém postar um versiculo de peso
que se fala isso "falta de contexto"
e depois se faz acusações pessoais de falta de interesse em debater
mas acho que voce não devia fugir do texto que ele citou
pois é de muita relevancia e não estar fora do contexto não
um abraço e um bom shabat
Leite de Oliveira- Membro
- Mensagens : 1457
Idade : 59
Cidade : Natal RN
País :
Inscrição : 01/09/2009
Re: O fim da Lei é o Messias
Leite de Oliveira escreveu:É sempre assim Diego
basta alguém postar um versiculo de peso
que se fala isso "falta de contexto"
e depois se faz acusações pessoais de falta de interesse em debater
mas acho que voce não devia fugir do texto que ele citou
pois é de muita relevancia e não estar fora do contexto não
um abraço e um bom shabat
Todos os versículos são de peso, contudo dentro dos seus contextos..
Shabat shalom..
Re: O fim da Lei é o Messias
Shabat para todos!
Irmão Sharing, tudo bom?
Por favor, responda para nós, como você entende estes versículos:
"Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a YHWH, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada Sábado, é lido nas Sinagogas."
(Atos 15:19-21)
Irmão Sharing, tudo bom?
Por favor, responda para nós, como você entende estes versículos:
"Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a YHWH, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada Sábado, é lido nas Sinagogas."
(Atos 15:19-21)
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
Randfal
O versiculo 21 refuta o pensamento e a cartilha "teoilógica" cristã, ainda mais quando comparamos com o ensino de Yeshua que disse:
ENTÃO falou Yeshua à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; .... Mateus 23:1-3.
Ao lermos o contexto notaremos que o problema nunca foi as instruções de "Moisés" mas as "obras" inventadas e não observadas pelos farizeus e saduceus.
O versiculo 21 refuta o pensamento e a cartilha "teoilógica" cristã, ainda mais quando comparamos com o ensino de Yeshua que disse:
ENTÃO falou Yeshua à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; .... Mateus 23:1-3.
Ao lermos o contexto notaremos que o problema nunca foi as instruções de "Moisés" mas as "obras" inventadas e não observadas pelos farizeus e saduceus.
Re: O fim da Lei é o Messias
Shabat para todos!
Olá irmão Xan, tudo bem?
Com certeza, concordo plenamente com você.
Mas, eu gostaria de ler qual seria o entendimento do irmão Sharing sobre isto, qual seria a sua interpretação.
Olá irmão Xan, tudo bem?
Com certeza, concordo plenamente com você.
Mas, eu gostaria de ler qual seria o entendimento do irmão Sharing sobre isto, qual seria a sua interpretação.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
Diego escreveu:
É tipico proselitismo missingelico!!! Quem acompanha o debate, já percebeu que ele não quer discutir o assunto e sim amontoar um monte de verso retirando-os do contexto geral, e assim acaba deixando as postagens de quem realmente o refuta abandonada, como se nada tivesse sido dito ou merecesse atenção. Vou até continuar respondendo, muito embora em forma descontraída (como nas ultimas vezes), e isso ainda em memória aos leitores que nos acompanham e não porque veja alguma sinceridade em debater.
(...)
Só da minha parte posso citar as seguintes postagens:
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17053
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17049
http://www.torahweb.net/t1301p140-o-fim-da-lei-e-o-messias#17066
Irmãos, reconheço que deixei alguns assuntos pendentes, mas foi por falta de tempo. Vou tentar responder aos poucos, tudo bem?
Vamos tentar entender quem era “o judeu” que Paulo se referia:
"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." (Filipenses 3:4-6)
Paulo afirma que era irrepreensível segundo justiça que há na Lei, mesmo sendo fariseu (Legalista?), era zeloso pelas coisas de Deus, por isso perseguia a igreja (Rm 10:2).
Paulo era irrepreensível segundo a Lei, isto é, obedecia fielmente a Lei de Moisés.
Sendo assim, qualquer judeu zeloso, querendo estabelecer a justiça da Lei, acabava perseguindo a Igreja, e achava que estava fazendo um serviço a Deus (João 16 : 2)
Paulo continua a explicação dizendo que para ele, tudo isso que era ganho (homem zeloso de Deus, confiante na carne pela circuncisão, irrepreensível pela Lei) acabou considerando tudo isso como perda. (Fl 3:7)
Mas depois de conhecer ao Messias, Paulo disse: “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em o Messias, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” (Fl 3:9)
Por favor, considerem isso irmãos, existem dois tipos de justiça:
a justiça que vem da Lei de Moisés.
a justiça que vem de Deus pela Fé.
Se Deus aplicasse em Paulo, a justiça que vem da Lei de Moisés, o que seria de Paulo? Pois perseguia e assolava a igreja de Deus (Gl 1:13). Que é o mesmo que perseguir ao Filho (Atos 9:4) A resposta de quem conhece a Lei seria: "afrontosa morte para ele" (Mt 21:41)
Neste sentido é que entendemos este versículo:
"Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10:4)
“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê. (Rm 10 :1-4)
Os judeus tinham zelo de Deus, mas não com entendimento...
Não conheciam a justiça de Deus (pela fé)...
Procuravam estabelecer a sua própria justiça (pela Lei)...
,
O objetivo, da “justiça da Lei de Moisés”, era levar o povo à “justiça de Deus pela fé”. Ou seja, quando Deus põe fim na justiça da Lei de Moisés é que começa a justiça de Deus pela fé.
O judeu procurava estabelecer a sua própria justiça. Mas qual justiça?
O versículo seguinte explica que é a justiça pela Lei de Moisés:
"Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas." (Rm 10:5)
O contexto não fala de “justiça da Lei judaica”, pois Romanos 10:1-5 mostra que “sua própria justiça” se refere à justiça da Lei de Moisés. Isso confirma o que Paulo disse: que era “judeu fariseu”, porém, irrepreensível segundo a justiça da Lei de Moisés (Filipenses 3:6).
Resumindo: Quem era o judeu?
Aquele que era zeloso pela Lei (que estava debaixo da Lei de Moisés)
"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei." (I Coríntios 9 : 20)
Texto: "Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição." (Atos 21 : 25)
nada disto observem;
μηδεν τοιουτον τηρειν αυτους ει μη:
μηδεν - ninguém, nenhum, nada
τοιουτον - como este, desti tipo
τηρειν - guardar, manter-se como está
αυτους - a si mesmo
ει - se
μη - não, que não
Já foi falado sobre a tradução da RC neste tópico:
http://www.torahweb.net/t882p60-diferenca-de-leis-nas-escrituras-cerimonial-moral-e-civil-isso-existe#12988
Nesses dias não tive muito tempo para postar. Paz a todos.
É tipico proselitismo missingelico!!! Quem acompanha o debate, já percebeu que ele não quer discutir o assunto e sim amontoar um monte de verso retirando-os do contexto geral, e assim acaba deixando as postagens de quem realmente o refuta abandonada, como se nada tivesse sido dito ou merecesse atenção. Vou até continuar respondendo, muito embora em forma descontraída (como nas ultimas vezes), e isso ainda em memória aos leitores que nos acompanham e não porque veja alguma sinceridade em debater.
(...)
Só da minha parte posso citar as seguintes postagens:
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17053
http://www.torahweb.net/t1301p120-o-fim-da-lei-e-o-messias#17049
http://www.torahweb.net/t1301p140-o-fim-da-lei-e-o-messias#17066
Irmãos, reconheço que deixei alguns assuntos pendentes, mas foi por falta de tempo. Vou tentar responder aos poucos, tudo bem?
Diego escreveu:
Ué, e Paulo não era Judeu, precisava ficar fingindo? Entendamos o verso... Quem era tido como legalista? O Judeu! não é ? Pois bem, Paulo se fez como os judeus contudo como os judeus legalistas, para que então pudesse mostrar a eles o erro de assim proceder. (pesquise sobre a ausência da palavra "legalismo" no aramaico e/ ou no grego)
Vamos tentar entender quem era “o judeu” que Paulo se referia:
"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." (Filipenses 3:4-6)
Paulo afirma que era irrepreensível segundo justiça que há na Lei, mesmo sendo fariseu (Legalista?), era zeloso pelas coisas de Deus, por isso perseguia a igreja (Rm 10:2).
Paulo era irrepreensível segundo a Lei, isto é, obedecia fielmente a Lei de Moisés.
Sendo assim, qualquer judeu zeloso, querendo estabelecer a justiça da Lei, acabava perseguindo a Igreja, e achava que estava fazendo um serviço a Deus (João 16 : 2)
Paulo continua a explicação dizendo que para ele, tudo isso que era ganho (homem zeloso de Deus, confiante na carne pela circuncisão, irrepreensível pela Lei) acabou considerando tudo isso como perda. (Fl 3:7)
Mas depois de conhecer ao Messias, Paulo disse: “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em o Messias, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” (Fl 3:9)
Por favor, considerem isso irmãos, existem dois tipos de justiça:
a justiça que vem da Lei de Moisés.
a justiça que vem de Deus pela Fé.
Se Deus aplicasse em Paulo, a justiça que vem da Lei de Moisés, o que seria de Paulo? Pois perseguia e assolava a igreja de Deus (Gl 1:13). Que é o mesmo que perseguir ao Filho (Atos 9:4) A resposta de quem conhece a Lei seria: "afrontosa morte para ele" (Mt 21:41)
Neste sentido é que entendemos este versículo:
"Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10:4)
“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que crê. (Rm 10 :1-4)
Os judeus tinham zelo de Deus, mas não com entendimento...
Não conheciam a justiça de Deus (pela fé)...
Procuravam estabelecer a sua própria justiça (pela Lei)...
,
O objetivo, da “justiça da Lei de Moisés”, era levar o povo à “justiça de Deus pela fé”. Ou seja, quando Deus põe fim na justiça da Lei de Moisés é que começa a justiça de Deus pela fé.
O judeu procurava estabelecer a sua própria justiça. Mas qual justiça?
O versículo seguinte explica que é a justiça pela Lei de Moisés:
"Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas." (Rm 10:5)
O contexto não fala de “justiça da Lei judaica”, pois Romanos 10:1-5 mostra que “sua própria justiça” se refere à justiça da Lei de Moisés. Isso confirma o que Paulo disse: que era “judeu fariseu”, porém, irrepreensível segundo a justiça da Lei de Moisés (Filipenses 3:6).
Resumindo: Quem era o judeu?
Aquele que era zeloso pela Lei (que estava debaixo da Lei de Moisés)
"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei." (I Coríntios 9 : 20)
Diego escreveu:
Eu bolo de rir, quando alguém me mandar olhar o contexto e pinça o contexto de forma tão grosseira e ainda usa essas traduções xulas (RC) a qual nenhuma outra defendida por eruditos apoia.
Porque vc não procura entender de onde e porque saiu a orientação dessas 4 coisas primordialmente orientadas aos novos convertidos????? Porque vc não recorre ao grego ou até mesmo outras traduções antes de achar que descobriu a coca-cola??
Texto: "Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição." (Atos 21 : 25)
nada disto observem;
μηδεν τοιουτον τηρειν αυτους ει μη:
μηδεν - ninguém, nenhum, nada
τοιουτον - como este, desti tipo
τηρειν - guardar, manter-se como está
αυτους - a si mesmo
ει - se
μη - não, que não
Já foi falado sobre a tradução da RC neste tópico:
http://www.torahweb.net/t882p60-diferenca-de-leis-nas-escrituras-cerimonial-moral-e-civil-isso-existe#12988
Nesses dias não tive muito tempo para postar. Paz a todos.
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Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Sharing, aguardo a sua resposta sobre a questão que te apresentei sobre Atos 15:19-21...
Entretanto, ao ler esta sua última resposta, pude compreender o seguinte:
Você coloca a Lei de Moisés no mesmo "pé" da "lei farisaica", e isto é um erro gravíssimo, até porque quem age assim, ignora vários textos que contradizem este pensamento.
Já foi elucidado aqui que a Lei de YHWH e a Lei de Moisés, conforme as Escrituras no livro de Neemias relatam, são sinônimas, são a mesma coisa, não existe "duas leis" no Tanach (Antigo Testamento).
Preste atenção no que você escreveu:
"O objetivo, da “justiça da Lei de Moisés”, era levar o povo à “justiça de Deus pela fé”. Ou seja, quando Deus põe fim na justiça da Lei de Moisés é que começa a justiça de Deus pela fé."
Quem quer se justificar pelas "obras da lei", ou pela Lei de YHWH, jamais alcançará justificação.
A justificação diante do Eterno sempre foi pela Fé, em obediência à YHWH pela Lei, pois a Fé sem a obediência a YHWH pela Lei não tem valor algum.
"Pecado" significa "transgressão da Lei", é pela Lei que sabemos o que é certo ou errado diante de YHWH.
Então, o problema da justificação pela Lei ou pelas "obras da lei" não está na Torah, o problema está no homem, está na tradição de homens, na doutrina de homens.
Por favor, não confunda, não misture "Obediência à Lei" com "justificação pela lei", pois assim você quer dizer que quem obedece à Lei está querendo se justificar por ela.
Os discípulos de Yeshua jamais deixaram de guardar a Lei por causa daqueles que insistiam em se justificar por ela.
O que Sha'ul combateu foi a doutrina da justificação pela Lei, seja a lei judaica ou a Lei de YHWH = Lei de Moisés.
Entenda bem, irmão Sharing:
A Justiça que há na Torah aponta para a Justiça de YHWH, através da Fé, porém, a Torah nunca pôde justificar alguém, não por causa da Torah, mas por causa do homem.
Sinceramente, não sei onde você quer chegar com seus esclarecimentos, os quais se tornam tão confusos por serem tão contraditórios em relação às Escrituras.
Não podemos misturar as coisas, mas você está misturando algo que o próprio YHWH estabeleceu com o comportamento errado dos que quiseram ser justificados de forma errada.
De uma vez por todas irmão Sharing: o fato de muitos, inclusive Sha'ul, terem o entendimento e o comportamento errados quando quiseram se justificar pela Lei jamais anulou o propósito real da Lei: apontar para o Messias, quem nos justifica por meio da Fé;
Quem ensina e pensa como você, infelizmente coloca os erros humanos acima dos interesses de YHWH, como se o Eterno tivesse se submetido aos caprichos humanos e anulado Seus desígnios por causa disto;
O fato de muitos terem sido desobedientes não anula os propósitos do Eterno em virtude dos que foram fiéis;
A incredulidade de muitos nunca superou a fidelidade dos poucos.
Irmão Sharing, aguardo a sua resposta sobre a questão que te apresentei sobre Atos 15:19-21...
Entretanto, ao ler esta sua última resposta, pude compreender o seguinte:
Você coloca a Lei de Moisés no mesmo "pé" da "lei farisaica", e isto é um erro gravíssimo, até porque quem age assim, ignora vários textos que contradizem este pensamento.
Já foi elucidado aqui que a Lei de YHWH e a Lei de Moisés, conforme as Escrituras no livro de Neemias relatam, são sinônimas, são a mesma coisa, não existe "duas leis" no Tanach (Antigo Testamento).
Preste atenção no que você escreveu:
"O objetivo, da “justiça da Lei de Moisés”, era levar o povo à “justiça de Deus pela fé”. Ou seja, quando Deus põe fim na justiça da Lei de Moisés é que começa a justiça de Deus pela fé."
Quem quer se justificar pelas "obras da lei", ou pela Lei de YHWH, jamais alcançará justificação.
A justificação diante do Eterno sempre foi pela Fé, em obediência à YHWH pela Lei, pois a Fé sem a obediência a YHWH pela Lei não tem valor algum.
"Pecado" significa "transgressão da Lei", é pela Lei que sabemos o que é certo ou errado diante de YHWH.
Então, o problema da justificação pela Lei ou pelas "obras da lei" não está na Torah, o problema está no homem, está na tradição de homens, na doutrina de homens.
Por favor, não confunda, não misture "Obediência à Lei" com "justificação pela lei", pois assim você quer dizer que quem obedece à Lei está querendo se justificar por ela.
Os discípulos de Yeshua jamais deixaram de guardar a Lei por causa daqueles que insistiam em se justificar por ela.
O que Sha'ul combateu foi a doutrina da justificação pela Lei, seja a lei judaica ou a Lei de YHWH = Lei de Moisés.
Entenda bem, irmão Sharing:
A Justiça que há na Torah aponta para a Justiça de YHWH, através da Fé, porém, a Torah nunca pôde justificar alguém, não por causa da Torah, mas por causa do homem.
Sinceramente, não sei onde você quer chegar com seus esclarecimentos, os quais se tornam tão confusos por serem tão contraditórios em relação às Escrituras.
Não podemos misturar as coisas, mas você está misturando algo que o próprio YHWH estabeleceu com o comportamento errado dos que quiseram ser justificados de forma errada.
De uma vez por todas irmão Sharing: o fato de muitos, inclusive Sha'ul, terem o entendimento e o comportamento errados quando quiseram se justificar pela Lei jamais anulou o propósito real da Lei: apontar para o Messias, quem nos justifica por meio da Fé;
Quem ensina e pensa como você, infelizmente coloca os erros humanos acima dos interesses de YHWH, como se o Eterno tivesse se submetido aos caprichos humanos e anulado Seus desígnios por causa disto;
O fato de muitos terem sido desobedientes não anula os propósitos do Eterno em virtude dos que foram fiéis;
A incredulidade de muitos nunca superou a fidelidade dos poucos.
Convidad- Convidado
Re: O fim da Lei é o Messias
Irmão Randfal,
Vou tentar responder irmão. Quanto ao seu comentário acima. Preciso acrescentar uns detalhes para ficar mais claro...
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Romanos 3 : 20)
Yeshua se utilizou da Lei para dizer: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15)
O povo tem que se arrepender do pecado, mas qual pecado?
Para o judeu que tinha Lei, era do pecado que opera pela Lei. (Romanos 7:5)
Para o gentio que não tinha Lei, era do pecado que opera pela consciência. (Romanos 2:15)
todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão...
e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados... (Rm 2 : 12)
Novamente a palavra “sob” aparece, isto é, quem estiver “debaixo da Lei” (em obediência à Lei) e pecar, pela lei será julgado.
Portanto a Lei está vigente, com certeza... mas para quem ainda está vivo!
Quem está no Messias morreu para a Lei, mas é claro, que sem voltar ao pecado:
"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados," (Hebreus 10 : 26)
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshua o Messias, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (Atos 2:38)
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado (morra com o Messias).
Randfal escreveu: para todos!
Irmão Sharing, aguardo a sua resposta sobre a questão que te apresentei sobre Atos 15:19-21...
Vou tentar responder irmão. Quanto ao seu comentário acima. Preciso acrescentar uns detalhes para ficar mais claro...
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Romanos 3 : 20)
Yeshua se utilizou da Lei para dizer: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15)
O povo tem que se arrepender do pecado, mas qual pecado?
Para o judeu que tinha Lei, era do pecado que opera pela Lei. (Romanos 7:5)
Para o gentio que não tinha Lei, era do pecado que opera pela consciência. (Romanos 2:15)
todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão...
e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados... (Rm 2 : 12)
Novamente a palavra “sob” aparece, isto é, quem estiver “debaixo da Lei” (em obediência à Lei) e pecar, pela lei será julgado.
Portanto a Lei está vigente, com certeza... mas para quem ainda está vivo!
Quem está no Messias morreu para a Lei, mas é claro, que sem voltar ao pecado:
"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados," (Hebreus 10 : 26)
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshua o Messias, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (Atos 2:38)
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado (morra com o Messias).
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Re: O fim da Lei é o Messias
Sharing
Gostaria de dizer que quem está no Messias morreu para a "lei do pecado" que é contária a "Lei de YHWH" comentada em Romanos 7:7 pelo Apostolo Paulo.
Você está confundindo "lei do pecado" com a Torah.
Outro detalhe..., a chamada "Lei de Moisés" é apenas um termo, um apelido, porém a Lei não foi constituida por Moisés, mas sim pelo Eterno pois foi ELE quem ditou os mandamentos, estutos e alianças perpétuas a seu servo.
Romanos 7:7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Rom 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Rom 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Rom 7:25 - Dou graças a Deus por Yeshua o Messias nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Rom 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em o Messias Yeshua, me livrou da lei do pecado e da morte.
O pecado é fazermos o contrario do que YHWH determinou na Torah.
Não faz o menor sentido o pensamento cristão que afirma que o observar os mandamentos de YHWH é estar debaixo da Torah e em pecado, afinal de contas eu peco quando transgrido a Torah, ou seja, quando o mandandamento diz para eu não assassinar e eu assassino.
Se eu observo os mandamentos eu estou de acordo com a Torah e com a vontade do Eterno.
Gostaria de dizer que quem está no Messias morreu para a "lei do pecado" que é contária a "Lei de YHWH" comentada em Romanos 7:7 pelo Apostolo Paulo.
Você está confundindo "lei do pecado" com a Torah.
Outro detalhe..., a chamada "Lei de Moisés" é apenas um termo, um apelido, porém a Lei não foi constituida por Moisés, mas sim pelo Eterno pois foi ELE quem ditou os mandamentos, estutos e alianças perpétuas a seu servo.
Romanos 7:7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Rom 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Rom 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Rom 7:25 - Dou graças a Deus por Yeshua o Messias nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Rom 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em o Messias Yeshua, me livrou da lei do pecado e da morte.
O pecado é fazermos o contrario do que YHWH determinou na Torah.
Não faz o menor sentido o pensamento cristão que afirma que o observar os mandamentos de YHWH é estar debaixo da Torah e em pecado, afinal de contas eu peco quando transgrido a Torah, ou seja, quando o mandandamento diz para eu não assassinar e eu assassino.
Se eu observo os mandamentos eu estou de acordo com a Torah e com a vontade do Eterno.
Re: O fim da Lei é o Messias
para todos!
Irmão Sharing, o seu conceito está demais por equivocado.
Se quem está no Messias está morto para a Lei, então quem está no Messias estando morto para a Lei, vai viver obedecendo quem? Vai seguir qual doutrina?
Se a Bíblia diz que o pecado é a transgressão da Lei, como posso não transgredir a Lei?
Se tenho que não transgredir a Lei, então eu devo obedecer a Lei.
O gentio que não recebeu a Lei, transgredia a Lei da mesma forma, pois a Lei foi dada a Israel, mas ela é o padrão de YHWH para a humanidade.
Quando Sha'ul diz "aos que estão sem lei" significa que eles, os gentios, não receberam a Lei de YHWH, porém, eles sabiam da existência dos judeus e da Fé deles no YHWH Único.
Se você morre para a Lei, de que forma você obedece a YHWH?
Veja o tamanho de sua contradição: "Quem está no Messias morreu para a Lei, mas é claro, que sem voltar ao pecado."
Não tem como viver sem voltar ao pecado estando morto para a Lei!!!
Quem morre para a Lei, de acordo com o que você diz, não pode obedecer à Lei, sendo assim, vai continuar pecando!!!
Se o propósito da Brit Hadashah (Nova Aliança) é escrever a Lei nos corações, como eu posso morrer para ela???
Se eu morri para a Lei, eu também morri para a Nova Aliança!!!
Se eu morri para a Nova Aliança, eu também morri para a eficácia do Sangue do Mashiach!!!
Se eu morri para a eficácia do Sangue do Mashiach, então não resta nada para mim, estou mais do que condenado!!!
Irmão Sharing, o seu conceito está demais por equivocado.
Se quem está no Messias está morto para a Lei, então quem está no Messias estando morto para a Lei, vai viver obedecendo quem? Vai seguir qual doutrina?
Se a Bíblia diz que o pecado é a transgressão da Lei, como posso não transgredir a Lei?
Se tenho que não transgredir a Lei, então eu devo obedecer a Lei.
O gentio que não recebeu a Lei, transgredia a Lei da mesma forma, pois a Lei foi dada a Israel, mas ela é o padrão de YHWH para a humanidade.
Quando Sha'ul diz "aos que estão sem lei" significa que eles, os gentios, não receberam a Lei de YHWH, porém, eles sabiam da existência dos judeus e da Fé deles no YHWH Único.
Se você morre para a Lei, de que forma você obedece a YHWH?
Veja o tamanho de sua contradição: "Quem está no Messias morreu para a Lei, mas é claro, que sem voltar ao pecado."
Não tem como viver sem voltar ao pecado estando morto para a Lei!!!
Quem morre para a Lei, de acordo com o que você diz, não pode obedecer à Lei, sendo assim, vai continuar pecando!!!
Se o propósito da Brit Hadashah (Nova Aliança) é escrever a Lei nos corações, como eu posso morrer para ela???
Se eu morri para a Lei, eu também morri para a Nova Aliança!!!
Se eu morri para a Nova Aliança, eu também morri para a eficácia do Sangue do Mashiach!!!
Se eu morri para a eficácia do Sangue do Mashiach, então não resta nada para mim, estou mais do que condenado!!!
Convidad- Convidado
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