Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

+8
Camilo
Alex_Maciel
vicente
Leite de Oliveira
Diego Yo'ets
Xan Berg
Prisca
Eunice
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Qui Abr 30, 2009 3:17 pm

" Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, ABOLIU, na sua carne, A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS, para que dos dois criasse em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz" (Ef 2.14-15).

Esta parece ser uma contradição entre as palavras de Yeshua (Jesus) e as palavras do apóstolo. Yeshua disse que não veio para " abolir" a Torá e o apóstolo dos gentios (Paulo) disse que Yeshua aboliu na sua carne a " Torá dos Mandamentos na Forma de Ordenanças". Na verdade são os detalhes do texto que provam que não! Muitos teólogos se baseiam neste texto para afirmarem que YESHUA ABOLIU A LEI. Mas, cometem um erro básico de interpretação. Paulo é explicito ao afirmar que, o que YESHUA aboliu foi: A LEI? Não! Foi a " LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS" isto é apenas um elemento com várias expressões. Na verdade deve-se entender a palavra " ordenanças" no original para uma compreensão precisa.

" Ordenanças" no grego é o substantivo " dogmas" [dogmaV], esta expressão pode ser traduzida como terpretação, dogma, doutrina de homens, etc. Esta expressão grega aparece no Novo Testamento sempre associado com " ordenanças de homens" nunca com ordenanças dadas por D'us. A palavra grega para ordenanças no N.T. é dikaioma [dikaiwma] e não dogma. Esta é a diferença básica.

Concluímos com isto que, o que Yeshua aboliu foram "AS ORDENANÇAS DO HOMEM, OU AS INTERPRETAÇÕES DOS HOMENS SOBRE A TORÁ QUE É FORMADA POR MANDAMENTOS".
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Qui Abr 30, 2009 5:32 pm

A porção da Torá mais associada com os Gentios é Noé, Gênesis 6:9 através de 11:32.

Cada Gentio deveria procurar imitar Noé, no compromisso para seguir a palavra de Deus.

Quando Noé e a sua família saíram da arca eles tinham construído, Deus formou um novo pacto com eles e por consequência com toda humanidade.
As instruções para Noé de Deus, que se tornou o progenitor de todos aqueles que nasceram depois do dilúvio, são obrigatórias para todos os seres humanos, “Os Filhos de Noé” ou Bnei Noach, em Hebraico.

Essas instruções, muitas das quais foram dadas no principio a Adão, são os Sete mandamentos gerais conhecidos hoje como as Sete Leis dos Bnei Noach. Eles são:

* Uma proibição contra adoração de qualquer entidade que não seja o único Deus.
* Uma proibição contra blasfemar o Nome de Deus
*Uma proibição contra assassinato
*Uma proibição contra roubo
*Uma proibição contra adultério
*Uma proibição contra comer a carne de um animal vivo *A interdição de estabelecer um tribunal de sistema para garantir uma sociedade justa baseada nessas leis
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Sex maio 01, 2009 3:16 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice
Então os gentios deveriam também cumprir com a lei?
Como por exemplo não comer carne de porco?

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Sex maio 01, 2009 2:45 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Prisca,


O gentio crente deve entender que ele não tem a obrigação de guardar a lei, ou melhor, seguir e respeitar os princípios da lei, mas ele tem a opção de fazê-lo, um gentio crente pode praticar e se beneficiar da lei judaica do dízimo, das festas bíblicas, de estudar a Torá aos sábados,observar as leis alimentares, além de aprender na Torá como melhor trabalhar, preservar seu património e ser próspero, sua família, sua saúde, etc. Será que Yeshua anulou tudo isto na cruz? Claro que não. A graça e a lei se completam.[/size]


flower Lehitraot, até a vista.
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Sex maio 01, 2009 7:38 pm

Prisca escreveu:A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice
Então os gentios deveriam também cumprir com a lei?
Como por exemplo não comer carne de porco?



A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 103451 A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Prisca!!


YHWH sabe melhor do que qualquer nutricionista, psicologo, medico, lider religioso, etc, o que é melhor para o bom funcionamento e desempenho fisico e espiritual do ser humano e não seria má idéia observar seus preceitos, uma vez que não teria cabimento o Eterno tirar o povo da escravidão do Egito e dar um conjunto de leis representadas pela Torah que viesse ser prejudicial ao seu povo escolhido e aos demais que viessem ser integrantes da comunidade de Israel.

O judaismo utiliza uma expressão sabia quanto aos preceitos do Altissimo, ou seja, primeiro cuide em obedecer para depois compreender. Quem ama a YHWH de todo o coração, de toda a alma, com todas as forças, com todo
entendimento, e ao próximo como a si mesmo não se atem a ensinamentos limitados referentes exclusivamente a salvação, mas como consequencia desse amor verdadeiro o individuo guarda e ensina os preceitos da Torah que são justos, santos e bons.

O apostolo Paulo foi enfatizante na questão de nao vivermos debaixo da lei (trangredindo-a), mas em conformidade com ela (obsernado-a) e livres depecados, afinal de contas quem mostra o pecado, segundo o proprio apostolo Paulo, é a propria Torah (Romanos 7:7).

Conclusao:


Quem ama REALMENTE a YHWH nao se preocupa em pecar, mas abster-se do pecado.

Pode "até" ser que a alimentaçao nao seja um pecado que interfira diretamente na salvaçao (desde que nao haja glutonaria), porem se a inobservancia de tais preceitos forem descartadas, consequentemente o individuo poderá ser acometido de algum mals desnecessario.


Termino citando alguns dizeres do apostolo Paulo:

I Corintios 10:23; 25

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam. ... Comei de tudo o que se vende no mercado, sem perguntar nada, por causa da consciência, ....


Obs. O contexto nao se refere a consciencia segundo os desejos do homem, mas ao querer de YHWH.



Grande abraço


Xan
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Dom maio 03, 2009 6:32 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 amigos
Entendi, então os gentios não tem obrigação de seguir a lei mas podem se beneficiar de segui-la.
Em alguns de seus escritos o Apóstolo Paulo parece refutar a idéia de
de que os gentios deveriam observar a lei como no caso da Carta aos Romanos ,ao que parece alguns queriam impor a lei da circunsição a eles e parece que Paulo refutou esta idéia.
Amigos ainda sou iniciante nas Sagradas Escrituras e busco a sabedoria dela para servir melhor ao Criador e encontro muito conhecimento e sabedoria em vocês então peço ajuda.
:joia: :valeu:

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Dom maio 03, 2009 8:30 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Prisca!

O apostolo Paulo nunca foi contra a observancia da Torah e isso ele escreve claramente em suas cartas e epistolas, o que ocorre é que está errado impor as pessoas a observarem a Torah, ou seja, de maneira nenhuma eu posso obriga-la a se abster de carne de porco ou guardar o sabado, ou nao assassinar, nao adulterar, etc, etc...

A nossa obrigaçao é demonstrar que é correto os crentes fieis em Yeshua praticarem as boas obras ensinadas na Torah, ou seja, nao assassinar, nao roubar, nao mudar as medidas do terreno e invadir a propriedade do proximo, nao usar balanças adulteradas, nao subornar, etc & tal.

YHWH desde a antiguidade ja vinha demonstrando que a observancia de seus mandamentos apenas de forma rotineira e tradicional nao agradava-o, basta vc ler Isaias 29:13. Poderiamos até citar casos de pessoas que nao creem em D'us, mas no seu cotidiano levam uma vida mais sensata e segundo os peceitos de YHWH do que muitos "fieis" que encontramos por ai, mas isso nao justifica-os.

As regras alimentares sao beneficas para o nosso corpo, que é o templo do Espirito Santo, e nao existe justificativa que refute tal argumento, o maximo que os opositores conseguirao fazer é descaracterizar as palavras do Altissimo (Bendito Seja).

Se voce me perguntar: Xan, eu devo comer carne de porco? Automaticamente te reponderei que vc não deve comer (ainda mais agora com essa gripe que anda por aí, rsrsrs), mas tambem nao adianta vc se abster de tal alimento apenas para agradar a mim ou qualquer outra pessoa desde que nao seja o Eterno, afinal de contas foi Ele que recomendou.

Ja no caso da circuncisao, Paulo tbem demonstrou que estava errado a maneira que estavam ensinando, ou seja, em Atos 15:1 encontramos um ensinamento equivocado em que utilizavam um preceito e aliança perpetua como fonte de salvaçao, e a circuncisao nao interfere na salvaçao do individuo, apesar de ser um preceito positivo e que na atualidade a propria ciencia recomenda-o por diversas questoes, e uma delas é a prevençao do cancer no colo do ultero. Em Israel, por exemplo, 1 em 1.000.000 de mulheres correm o risco de contrairem tal enfermidade, por isso nao está errado um gentio se circuncidar, o proprio apostolo Paulo circuncidou a Timoteo.



Grande abraço


Xan


A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 15, 2010 5:12 pm

Romanos 7: 7-25 comentado.

Paulo anulou a Torah ?

7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
Comentário: A Torah nos serve como um indicador do pecado, Por ela temos as diretrizes por onde devemos caminhar.


8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.
Comentário: Parece-nos que tudo que é proibido é mais gostoso. Contudo nem tudo é licito, e a Torah nos mostra isso.

9 Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.10 E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.11 Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.
Comentário: Aqueles que vivem sem a Torah, vivem em pecado, pois é nela que encontramos os pontos adversátivos a fé. O pecado mata o homem espiritual, temos a condição de nos mantermos vivos se andarmos alinhado com a Lei de YHWH.

12 Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
Comentário: Alguns romanos querem forçosamente alegar que Paulo pregava contra a Torah, se assim o fosse estaria ele aqui se contradizendo, pois nos deixa claro quais seus reais sentimentos diante a Torah.

13 Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.
As coisas naturais nos atraém de maneira que nos engodam parecendo boas , contudo a Torah nos revela o que é espiritual e o que é carnal.

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
Comentário: Somos assim, sendo espirituais as vezes nos inclinamos ao que é carnal.

16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Comentário: A Torah é boa pois é de inspiração divina, mas o homem é inerentemente mal e sempre busca a realização de si mesmo e acaba se deparando com a carne, se corrompe e transgride a Leís que são boas.

17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Comentário: O Homem tem uma decisão a tomar, ou permance no erro que a Torah condena, ou opta a seguir as bem aventuranças a qual a Torah sempre direciona.

22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de YHWH;
Comentário: O homem espiritual não se esconde da Lei de YHWH, antes tem prazer em cumpri-la com zelo e fidelidade, pois serve apenas a um Senhor.

23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?25 Graças a YHWH por Yeshua Ha Mashiach ( O Messias), nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de YHWH, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
Comentário: Busquemos ser como Paulo, Escravos da Lei de YHWH, pois isso é cheiro suave de adoração.

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 15, 2010 8:55 pm

Romanos 10: 1-12 comentado.
Paulo anulou a Torah ?

1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a YHWH a favor deles são para que sejam salvos.
Comentário: Paulo começa esclarecendo que sua vontade era que os Judeus naturais se salvassem, alcassasem a Justiça de YHWH.

2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por YHWH, porém não com entendimento.
Comentário: Os judeus eram zelosos pela Leí, tinham a Torah como palavra final sobre qualquer assunto, contudo não conseguiram identificar o Messias quando Ele veio.

3 Porquanto, desconhecendo a justiça de YHWH e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de YHWH.
Comentário:
A Torah foi dada por YHWH não para a salvação do homem, mas sim como orientação do mesmo. Os judeus naturais não conseguiram perceber isso, e tentavam cumprir a Torah afim de se justificarem por Ela , e acabaram não reconhecendo Yeshua que é a justificação do homem e Justiça de YHWH.

4 Porque o fim da lei é Ha Mashiach ( O Messias), para justiça de todo aquele que crê.
Comentário: A Torah como tutora é um presente de YHWH a todo que creê, pois aquele que se branqueia em Yeshua tem um código de ética a seguir, contudo o código de ética não é capaz de salvar, ele não tem força salvitica. Paulo nesse versículo testifica que só Yeshua justifica o homem. Paulo não está aqui dizendo que Yeshua aboliu a Leí, porque certamente ele estaria sendo contraditório
as palavras do próprio Yeshua (MT 5.17,18).

5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.
Comentário: A Torah, tinha um código ético que deveria ser mantido por todos afim de serem reconhecidos como Israelitas, esse código era o que se tinha de espiritual para se viver como YHWH requeria, nele havia ordenanças que reparavam os pecados dos homens por determinado tempo, por isso a orientação de Moises acerca da obediência plena, pois os sácrifícios alibados eram sombras do sácríficio de Yeshua, com isso aqueles que viveram na sombra da nova aliança puderam se beneficiar no sacrifício vicário.

6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Ha Mashiach ( O Messias);7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Ha Mashiach ( O Messias) dentre os mortos.8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.9 Se, com a tua boca, confessares Yeshua como Senhor e, em teu coração, creres que YHWH o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Comentário: Apartir da nova Aliança no sangue de Yeshua, a condição salvítica teve seu apogeu alcansado, agora não mais sendo necessários sácrificios de purificação, onde a salvação foi plenamente estabelecida pelo sácrificio definitivo. Como já apresentado a Torah não tinha condições de justificar o homem onde só Yeshua o tem.

10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Comentário: O contexto de Romanos 10, não é abolição da Leí, mas sim a evidenciação que só Yeshua pode salvar, por isso os judeus naturais mesmo sendo zelosos não poderiam jamais serem JUSTIFICADOS pela Leí e nem tão pouco pelo zelo.


A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 desde Sion.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Leite de Oliveira Sex Jan 15, 2010 10:52 pm

"Abolida"
termo forte
dá a impressão que a Torá escraviza
será isso mesmo?
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Sex Jan 15, 2010 10:55 pm

Eunice escreveu:A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Prisca,

O gentio crente deve entender que ele não tem a obrigação de guardar a lei, ou melhor, seguir e respeitar os princípios da lei, mas ele tem a opção de fazê-lo, um gentio crente pode praticar e se beneficiar da lei judaica do dízimo, das festas bíblicas, de estudar a Torá aos sábados,observar as leis alimentares, além de aprender na Torá como melhor trabalhar, preservar seu património e ser próspero, sua família, sua saúde, etc. Será que Yeshua anulou tudo isto na cruz? Claro que não. A graça e a lei se completam.[/size]


flower Lehitraot, até a vista.



A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice


Nem judeu e nem gentios são obrigados a guardar nenhum mandamentos, pois quem os guarda por obrigação, o faz em vão.

Yeshua deixou muito claro que a observancia correta da Torah deve ser fundamentada nos dois principais mandamentos que são o alicerse (sod), ou seja, amar a YHWH de todo o coração, com todas as forças e com todo o entendimento e ao proximo como a sí mesmo.

Quem observa a Torah por obrigação ou simplesmente de forma tradicional, automaticamente é enquadrado nas palavras reveladas pelo Eterno ao profeta Isaias, que disse:

Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina. (Isaias 29:13)

Não existe esse negócio de mandamentos para judeus e mandamentos para gentios, esse muro divisório foi derrubado e todos individuos que confessam a Yeshua como Salvador e Messias de Israel, passa a ser participante da comunidade de Israel tendo os mesmos direitos e deveres.

Devemos ter em mente que existem mandamentos que interferem diretamente na salvação e outros não, porem todos são importantes tanto para judeus quanto para ex-gentios.


A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 5520
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Sáb Jan 16, 2010 2:16 am


  • Shalon Xan,

    Nem judeu e nem gentios são obrigados a guardar nenhum mandamentos, pois quem os guarda por obrigação, o faz em vão.


  • Realmente obrigados no sentido litral de obrigação é verdade ninguém é obrigado a nada porque somos portadores de livre arbitrio, mas a a Lei se manifesta com o sentido de que a Justiça seja estabelecida e se não houver lei, haverá iniquidade e iniquidade é pecado.

    Yeshua está diretamente ligado à Lei, até porque Ele é a Lei. Ele é a própria Torá encarnada, e a obediência está intimamente ligado ao amor, quem ama a Yeshua segue o seu exemplo!
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Sáb Jan 16, 2010 2:33 am

Não existe esse negócio de mandamentos para judeus e mandamentos para gentios, esse muro divisório foi derrubado e todos individuos que confessam a Yeshua como Salvador e Messias de Israel, passa a ser participante da comunidade de Israel tendo os mesmos direitos e deveres.

Realmente as escrituras nos deixam claro , que a Igreja de Ha Mashiach ( O Messias) é composta de judeus e gentios. Tanto os crentes judeus , quanto os crentes gentios fazem parte do mesmo corpo , e tem como Salvador o mesmo Senhor : "Ha um só D-us , Pai de todos (judeus e gentios), o qual e sobre todos, por todos e em todos…. " Ha um só Corpo e um só Espirito".(Ef4:4 e 6)

Mas nós, judeus, apesar de cumprirmos a lei , não esperamos nela a salvação , mas sim , no espirito da FE".(Gal 5:4,5 traduzido do Heb).

Se analisarmos bem os ensinamentos de Paulo e dos Apóstolos com relação a conduta moral e social dos gentios, podemos ver que a Lei de Moisés serve como base para tais ensinamentos. Temos o exemplo disto quando Tiago , no capitulo 15 vers.20 do Livro de Atos , estipula mandamentos ou leis , as quais os gentios devem seguir:
"Mas escreve-lhes (aos gentios), que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que e sufocado ,e do sangue". Estas quatro observâncias para os gentios são nada mais que uma síntese das leis morais , sociais e cerimoniais de Moisés . E visto aqui que a Lei esta sendo claramente utilizada pelos apóstolos , não para trazer a salvação para os gentios , mas sim para sua santificação como povo escolhido de D-us por meio da graça. Tiago também , no vers 21 , demostra que se o gentio quiser saber e aprender mais a respeito da Torah, que o mesmo vá onde a Lei e ensinada aos judeus (sinagogas)Isto faz da observação de outros aspectos da Lei , uma opção pessoal para o gentio , já que Tiago não proíbe o restante da lei aos mesmos. Ao contrario disto , ele ainda ensina o que o gentio deve fazer se o mesmo quiser aprender mais a respeito da Lei; desde que isto não seja feito com intenção de justificação(salvação), mas sim de entendimento, qualificação pessoal e santificação.
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Sáb Jan 16, 2010 10:19 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice


Corretissimo!!!


O que geralmente nós vemos são "judeus messianicos" ensinarem uma teoria de divisão que tende a "acrescentar" deveres aos judeus, que devem observar a Torah por completo, enquanto os "ex-gentios" estão no dever somente de observar as "leis noéticas", desculpe-me, mas isso é um tremendo engano teológico que tende continuar nas mesmas teorias exclusivista das demais religioes existentes.

Veja na Torah que quando um estrangeiro chegasse a Israel e desejasse participar de nossos privilégios determinado por YHWH, tal estrangeiro deveria se enquadrar nos planos divinos estabelecidos, conforme lemos em Exodo 12:49, Levíticos 19:34, Numeros 9:14, Numeros 15:14, etc...


A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Jan 16, 2010 12:21 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice....

Só fiquei em dúvida em uma coisa: o texto que vc nos trouxe parece salientar que atos 15 é tudo que o ex-gentio prescisa entender da Torah, era essa intenção do texto ?


Forte abraço.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por vicente Sáb Jan 16, 2010 3:53 pm

olá Diego
O torá ou seja não a Escritura do antigo testamento,mas a lei dos dez como regra de obediencia esta sim foi abolida ,eu já respondi em outro tema ,mas vou responder neste II Corintios 3:14 é clarissimo sobre isto confere V7 e 13 vê que não se trata dos dez mandamentos .os gentios que entram na graça estão debaixo da lei de Ha Mashiach ( O Messias) Romanos 10:4 ,um judeu quando se converte ao Senhor o véu é tirado do seu rosto V16, entra na liberdade de Espirito v17.
um abraço: vicente

vicente
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 239

Cidade Cidade : são paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 11/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Jan 16, 2010 4:17 pm

vicente escreveu:olá Diego
O torá ou seja não a Escritura do antigo testamento,mas a lei dos dez como regra de obediencia esta sim foi abolida ,eu já respondi em outro tema ,mas vou responder neste II Corintios 3:14 é clarissimo sobre isto confere V7 e 13 vê que não se trata dos dez mandamentos .os gentios que entram na graça estão debaixo da lei de Ha Mashiach ( O Messias) Romanos 10:4 ,um judeu quando se converte ao Senhor o véu é tirado do seu rosto V16, entra na liberdade de Espirito v17.
um abraço: vicente

Bem vicente assim como vc postou em outro lugar o que vc acha ser o correto , lá tbm deixamos todos os esclarecimentos. Só não consego entender porque vc pula o v 16.

Agora me responda já que as dez Palavras foram abolidas, então podemos matar, roubar , adulterar, idolatrar não é mesmo?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Sáb Jan 16, 2010 4:23 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Diego,

Nãonão, essa porção de Actos 15 retira as dúvidas em relação à obrigação do gentio de se comportar como um Judeu, agora a Torah é para ser comida, não engolida, mas comida e saboriada e até ruminada para que traga saúde para a alma, alegria para o Espirito e vida para o corpo (tanto para gentio como para judeu) conforme nosso querido Rei David escreveu "Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti" T ehilim(Salmo) 119-11
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Jan 16, 2010 4:31 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice..


Continuemos num só no espírito.....

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 u'brachat
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Alex_Maciel Dom Jan 17, 2010 1:37 am

vicente escreveu:olá Diego
O torá ou seja não a Escritura do antigo testamento,mas a lei dos dez como regra de obediencia esta sim foi abolida
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Vicente,

Li no topico "Apresente-se Aqui" que o irmão é da igreja batista.
Perdoe-me se o entendi mal, mas por esta escrita, entendo que o senhor diz que os 10 Mandamentos foram abolidos.
Tambem sou da Igreja Batista, e jamais aprendi tal coisa, mesmo na escola dominical.
Tanto que estes 10 se resumem nos 3 citados por Yeshua:

29 E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso YHWH é o único Senhor.

30 Amarás, pois, ao Senhor teu YHWH de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.


Mais do que mandamentos, creio eu, são DEVERES de todo aquele que se diz filho de YHWH.

Continuando, se analisarmos os 10 Mandamentos, vemos que boa parte uma pessoa de boa indole cumpre, e não necessariamente ela é religosa.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Eunice Dom Jan 17, 2010 2:03 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Alex,

QUE SUSTO.....
Eu pensei que os baptistas tinham abolida da Biblia os 10 mandamentos como fazem tantas seitas, que aproveitam partes da Biblia para fazerem uma religião.

Ainda bem que houve esclarecimento deste ponto! A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 897766
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Jan 17, 2010 2:14 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 lekulam

Bem não sei e nem gosto de falar da religião de ningém, Porém as igrejas batistas tradicionais e fundamentalistas aqui do Ceará que conheço não pregam a abolição das Dez Palavras, porém não cumprem a guarda do sábath e liberam a alimentação de animais impuros.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Alex_Maciel Dom Jan 17, 2010 2:18 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 Eunice e Diego,

Entendam, existe a CBB (Congregação Batista Brasileira) e a CBN (Congregação Batista Nacional).
A CBB é a Batista "tradicional" como é costume se dizer hoje em dia.
A CBN é a Batista que esta voltada ao pentecostalismo (algumas) e poucas foram absorvidas pelo movimento G12.

Não afirmo que o irmão Vicente seje de uma ou outra, mas neste ponto divergimos de opiniao, e como relatei, jamais aprendi assim.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Alex_Maciel Dom Jan 17, 2010 2:25 am

Diego escreveu:A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 lekulam

Bem não sei e nem gosto de falar da religião de ningém, Porém as igrejas batistas tradicionais e fundamentalistas aqui do Ceará que conheço não pregam a abolição das Dez Palavras, porém não cumprem a guarda do sábath e liberam a alimentação de animais impuros.

Sim Diego, o que diz esta correto.
Não pregam a guarda do shabbath e não restringem a alimentação.
Eu (por iniciativa) tento guardar o shabbath, mesmo como ja disse anteriormente, sendo obrigado a trabalhar nas sextas a partir da 18:00 e sabados, mesmo que de forma ainda desastrada, pois é algo novo para mim. Tento ficar mais em contato com YHWH neste dia, orando e louvando, e isso faço para tentar agrada-lo, mesmo que reconhecendo, ser ainda muito pouco.
E tambem por iniciativa minha tento me re-educar no quesito alimentação.

Grande abraço.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Jan 17, 2010 2:30 am

Alex_Maciel escreveu:
Diego escreveu:A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? 3708 lekulam

Bem não sei e nem gosto de falar da religião de ningém, Porém as igrejas batistas tradicionais e fundamentalistas aqui do Ceará que conheço não pregam a abolição das Dez Palavras, porém não cumprem a guarda do sábath e liberam a alimentação de animais impuros.

Sim Diego, o que diz esta correto.
Não pregam a guarda do shabbath e não restringem a alimentação.
Eu (por iniciativa) tento guardar o shabbath, mesmo como ja disse anteriormente, sendo obrigado a trabalhar nas sextas a partir da 18:00 e sabados, mesmo que de forma ainda desastrada, pois é algo novo para mim. Tento ficar mais em contato com YHWH neste dia, orando e louvando, e isso faço para tentar agrada-lo, mesmo que reconhecendo, ser ainda muito pouco.
E tambem por iniciativa minha tento me re-educar no quesito alimentação.

Grande abraço.

Alex YHWH é contigo, ele tem contemplado as motivações do seu coração, logo logo ele agirá em seu favor a esse respeito. YHWH não tem as mãos recolhidas, antes estendias para abençoar.

Forte abraço....
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos