Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

+8
Camilo
Alex_Maciel
vicente
Leite de Oliveira
Diego Yo'ets
Xan Berg
Prisca
Eunice
12 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Qua Jun 16, 2010 4:47 am

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 3708 pessoal

Vou colocar aqui um comentário de um livro de estudo chamado "Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento"

Sobre a carta aos Gálatas:

A Vida Versus a Lei

Porque a Lei não é para nós agora?
I. A Lei opõe-se à vida (3.1-18)
Isso é demonstrado por:
A. Experiência: Como você recebeu sua vida espiritual e começou a vivê-la? Como você a vive? (3.1-5)
B. Exemplo: Como os santos do A.T recebiam a vida espiritual(3.6-9)
C. Exposição: O que as Escrituras ensinam sobre como a vida deve ser recebida (3.10-18)

II. O papel da Lei (3.19-4.7) é mostrado nas Escrituras como sendo severamente limitado:
A. Em duração: ela é temporária(3.19,20)
B. Em capacidade: ela não pode dar vida(3.21,22)
C. Em função: ela possuia uma função de custódia(3.23,24)
D. Em força: hoje é nula(3.25-4.8)
1.Porque nós estamos "em Cristo"
2.Porque nós agora somos filhos

III.A Lei é uma maneira inferior que agora leva o crente a resultados trágicos(4.8-5.12)
A lei leva a:
A. Insatisfação: ela nos rouba a alegria (4.8-19)
B. Escravidão: ela nos rouba a liberdade(4.20-5.1)
C. Impotência: ela nos leva da fé repleta de expectativas, ao esforço sem esperança(5.2-12).

Estes não são meus pensamentos, apenas coloquei aqui uma fonte de estudo que ando utilizando para conseguir compreender o apostolo Paulo e a Torah.
Alguns itens desta lista eu simplesmente desaprovo, mesmo ainda tendo conhecimento superficial sobre o assunto, simplesmente pelo fato de que YHWH jamais daria algo aos seus filhos para que isso os tornasse Escravos, Insatisfeitos e Impotentes.

Seria o mesmo que dizer: YHWH precisa de homens infelizes e pecadores para que continue a ser YHWH, ele trouxe a maldição da Lei, para subjugar a humanidade , quanto mais miserável o homem pensar que é, mais aceitavel será para ele a realidade Divina.

Eu simplesmente refuto esta idéia até o fim.

Neste livro existem diversas outras considerações que da forma como esta interpretada a visão de Paulo é extremamente compreensivel a aversão que os judeus tiveram ou têm às doutrinas cristãs.

A circuncisão, já questionada por mim é caracterizada como uma cultura judaica, a carta aos Hebreus no cap 10 é interpretada como uma exortação para que os hebreus não retornassem aos ritos judaicos, pois fazendo isso eles estariam "crucificando denovo a Yeshua."

O Cristianismo neste livro é posto como uma religião distinta do judaismo, por simplesmente a Lei Mosaica ser discartada pelos apóstolos, e como sabemos o judaismo esta fundamentado nestas leis.

Porém, as leis que são discartadas são discartadas às igrejas dos gentios, depois de toda uma consideração chega-se a conclusão que realmente pelo NT não existe mais judaismo e o povo de Israel já não é mais o povo de YHWH, e sim alguns que deixando os antigos fundamentos se apegam ao novo, O Cristianismo.


As leis do Concilio de Jerusalém foram dadas apenas para acalmarem os "irmãos mais fracos"(judeus cristãos). (Atos 15)

Mateus 5.17 é destacado a interpretação de que Yeshua estava dizendo que o cumprimento da lei vinha do caráter impecavel e transformado, ou seja ele conseguiu o que nenhum rabino havia conseguido com todos os rigores da lei incluindo os seus minimos detalhes("nem um só i ou um só til"), e esta interpretação estaria ligada ao sermão da montanha.

Acredito que se algum de vocês amigos judeus tivessem este livro em mãos, simplesmente o queimariam, rs.
Até mesmo eu que cresci com estes ensinamentos fiquei irritada com algumas conclusões.

Quanto a Paulo, ainda não o compreendi.

Simplesmente pelo fato de que dúvido que existiam tantos legalistas, ao meu ver eram zelosos da Torah e queriam ensina-la aos gentios, mas os apostolos acharam por bem omiti-la para não afugentar os goyim.

Ainda sobre a distinção dos cristianismo ao judaismo, o livro fala que inicialmente o cristianismo era uma "seita do judaismo" que depois tornou-se independente, ou seja deixou de judaica, ainda que tenha origem nesta.

Depois os judeus cristãos foram considerados apostatas, pelo que pude perceber, foram considerados apostatas não necessariamente por acreditarem em Yeshua como o Messias, mas por negarem a Torah, revogarem, desprezarem a instrução recebida do próprio YHWH.

De certa forma eles tem razão, algumas coisas da Torah foram invalidadas, não sou eu quem digo são as Escrituras.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Jun 16, 2010 2:23 pm

Prisca se vc quer realmente sanar as suas dúvidas te recomendo duas coisas, Primeiro comprar o "NOVO TESTAMENTO JUDAÌCO" de Davi Stern e caso as dúvidas ainda fiquem pertinentes compre o "comentário do novo testamento judaico" do mesmo autor.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Qua Jun 16, 2010 3:42 pm

Oi Diego

Eu já tenho o NT do D.S...
Vou ter que comprar o Comentário do D.S então,rsrs
Obrigada.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Camilo Seg Jun 21, 2010 4:33 am

DOIS PACTOS DISTINTOS. A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 227936
HEBREUS
15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
16 Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.
17 Porque um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive.
18 Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue;
19 porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo,
20 dizendo: este é o sangue do pacto que YHWH ordenou para vós.
21 Semelhantemente aspergiu com sangue também o tabernáculo e todos os vasos do serviço sagrado.
22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
O pacto é o tratado ou o acordo entre as duas partes e o Sacrificio é a confirmação do pacto e não o pacto.
O que foi falado a Moisés no Sinai foi escrito em um livro chamdo Torah e consagrado com sangue de animais este é o primeiro pacto.
E consequentemente o VERBO palavra expressa do Mashiah foi o Novo Pacto consagrado pelo próprio Yeshua com seu Sangue.
Moisés anunciou o primeiro A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 486218 (transitório) e Yeshua anunciou o segundo(Eterno). A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 263546
O primeiro a Lei o segundo a Graça.
Portanto as escrituras dizem que são dois pactos distintos e um melhor e superior ao outro, no caso o maior e supremo o Pacto do Mashia.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Seg Jun 21, 2010 5:46 pm

SHalom


O único detalhe que lhe passou despercebido é que se a Torah não estiver vigente, a Grança também é invalida, pois ambas são inseparáveis.

Outro detalhe, a Graça (Hassed) existe desde o Éden.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por haShaliach Seg Jun 21, 2010 6:15 pm

e também há de se considerar que sem a Torah fica difícil estabelecer o que é e o que não é pecado. Não está tudo definido no NT.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Xan Berg Seg Jun 21, 2010 6:20 pm

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 3708

Quero ver um "abolicionista" da Torah me mostrar onde está escrito no NT um mandamentosinho ou comentário que permita a relação sexual (proibida) entre humanos e animais, este é apenas um dos muitos exemplos.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Seg Jun 21, 2010 7:01 pm

Xan, os "abolicionistas" dizem que as leis ritualisticas e cerimoniais foram invalidadas e não as morais.
A carta aos Hebreus invalida o sacerdócio levitico, os sacrificios, etc...

Até por que o concilio de Jerusalém especificou algumas das leis que seriam convenientes para os novos crentes.

O que o Camilo quer dizer é que se torna totalmente contraditório a defesa das 613 leis, foi assim que eu entendi, Camilo se eu estiver errada me corrija.

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 3708

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Camilo Dom Jun 27, 2010 4:57 am

Com toda a certeza preciosa irmã. Muito bem!
Eu entendo que ele removeu do meio de nós as praticas que não nos levavam condenação,Concilio de Jerusalém- Atos 4:10: "Agora, pois, porque tentais a D'eus pondo sobre a servis dos discipulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Yeshua disse: "Porque o meu fardo é leve e meu jugo suave"
Por exemplo, no 1º mandamento do Decalogo D'eus punia o filho por causa do Pai - Davi- quando o mesmo tomou a mulher de Urias, isso não foi nada bom, o mesmo chorou amargamente a morte de Absalão, não foi? Quem pecou? Davi é claro.
Em Lamentações de Jeremias o mesmo reclama a D'eus sobre o fato dos Filhos que foram deportados estarem sendo castigados por causa do erro dos Pais, Que disse D'eus a Ezequiel e Jeremias? De agora em diante os filhos não levarão sobre si a iniquidade de seus pais, a alma que pecar esta alma que morrrerá.
Veja que esta derrogação(ab-rogação em parte) foi feita antes do estabelecimento do Novo Pacto, dando a entender que aquela Lei (613 itens)era insuportável e precizava ser Ab-rogada em parte.
Queria ainda frisar o que disse anteriormente, o Pacto-Testamento-Concerto- Aliança, não eram os Sacrificios ou Holocautos e sim os Mandamentos dados através de Moisés, o sangue do sacrificio era a confirmação do Pacto ou Concerto, de sorte que o Pacto do Mashiah é a sua forma de ensinamento e seu Sangue a confirmação do que o Mashiah havia promulgado- Torah do Mashiah.
Quem não permanecia em todas as coisas escritas no Livro(613 itens) era tido por Maldito pois o que guardava um ponto e tropeçava em outro era culpado de todos.
Que a paz que excede todo o entendimento seja com todos que de um coração puro amam a nosso Senhor Yeshua Hamashia.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Prisca Dom Jun 27, 2010 5:51 am

Permitam-me expressar meu sentimento a esse assunto, só um pouquinho, nada pessoal Camilo, rs


A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 757905

É que esgostei desses assuntos, rs e acredito que a maioria tbm, são poucas as respostas MAIS elaboradas sobre o tema...

Vou dar uma sugestão pessoal, que tal expandirmos nossas mentes e procurarmos outros assuntos para os debates, só é uma sugestão...

A bandeirinha CamiloA Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 979583
A Paz

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Tatiana Dom Jun 27, 2010 6:01 am

Camilo disse:

"aquela Lei (613 itens)era insuportável e precizava ser Ab-rogada em parte."

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 3708, Camilo!

Eu tento me conter para não postar muito em tópicos que já se esgotaram a obviedade das coisas. Está mais do que explicado que a Lei não foi abolida, mas depois desta sua afirmação, Camilo, realmente não consigo me omitir!!!

Com todo o respeito, mas de onde você tirou esta ideia de que os 613 mandamentos "eram insuportáveis", se são eles que nos dão o parâmetro para discernir o certo do errado?!!

Se Yeshua disse que a Torah não foi abolida e até valorizou os mandamentos dizendo ao jovem rico que os observassem é porque são importantes e a Lei, ou seja, a Torah toda é um prazer!!!! Ninguém; nenhum aluno de Yeshua tem autoridade para abolir o que ele mesmo não aboliu, mas confirmou sua validação e importância!

Sei que há itens que os alunos de Yeshua disseram que são de difícil interpretação, até mesmo por questões de tradução, mas uma regra deve ser respeitada: O que foi dito por Yeshua de maneira clara, niguém poderá mudar!

"Quanto amo Tua Lei..." disse o salmista e eu concordo com ele. Concordo também quando diz: "Terei prazer nos Teus mandamentos, os quais eu amo." "Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei."

Enfim, o salmo 119 todo é uma exaltação a Torah do Eterno!!

Um abraço,

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Camilo Seg Jun 28, 2010 2:36 am

Prisca
Verdade mesmo irmã! A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 507525
Vou valorizar suas poucas palavras. A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 979583
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida? - Página 3 Empty Re: A Torá ( Instrução - " lei") foi Abolida?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos