Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

+5
haShaliach
Alex_Maciel
Eunice
Leite de Oliveira
Darley Avshalom
9 participantes

Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Darley Avshalom Sáb maio 15, 2010 6:42 pm

SHALOM Alekhem!

Não quero transformar minhas mensagens em discórdias e debates infindáveis.
Com relação ao PaRDes, a literalidade do texto é a sua principal aplicação.
PaRDeS é uma palavra acrômima para:

Pa= P'shat (Pashat ou Peshat)
Significa a interpretação LITERAL de um texto.
Todo texto tem esta interpretação. Contudo, nem todas podem ser literais, ou P'shat.
As profecias que se incorporam nesta interpretação P'shat, LITERAL, acontecem na realidade ESCRITA. Não será reconhecida com outra estrutura, senão a que se deu a profecia, em toda suas palabras e atitudes dos personagens ali dispostos.
Um exemplo de P'shat em I'shaiáhu 7:14
"Eis que o ETERNO, ELE mesmo te dará um sinal: eis a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e chamará seu nome EMANU EL."

Veremos em todo contexto que sinais imediatos aconteceram.
Por que o ETERNO, ELE mesmo deu um sinal? E a quem foi este sinal?
ELE mesmo deu um sinal, porque o rei, AHAZ, a quem foi dado este sinal, não quiz pedir um sinal, temendo estar provando ao ETERNO, quando ESTE mesmo pediu que o rei o provasse.
"E mais ainda falou o ETERNO a AHAZ, dizendo? 'Pede para ti um sinal do ETERNO, teu Supremo; pede, quer seja oculto, ou com claridade'. Mas disse AHAZ: 'Não pedirei; não testarei ao ETERNO'.
(10-12)

Sendo assim, o próprio ETERNO, ELE mesmo deu um sinal. Primeiro sinal:A moça, esposa do Rei, e que não havia tido ainda relação com ele, ficaria grávida, certamente na 1º noite dos dois. E, continuando, mais um sinal dentro da profecia, ela daria à luz e colocaria o nome de seu filho de Emanu'el.
Mas, que tem a ver o filho do rei, o Emanu'el com tudo isso? Ele seria um sinal ao Rei AHAZ, de muitas coisa que aconteceriam. O filho do rei, nascido de uma moça de tenra idade, e chamado EMANU'EL, antes que completasse uma idade entre 4 e 5 anos, ou seja "quando ele souber evitar o mal e escolher o bem, alimentar-se-a de nata e mel" (7:15) Quer dizer, que tudo que Judá iria produzir, por causa de uma desobediência do Rei AHAZ, seria o leite de vacas e ovelhas, transformadas em NATA (21.22). Uma invasão de abelhas e moscas vindas do Egito e Assíria, lhes daria o MEL.
Assim, aquele menino de 'sangue azul', antes de entender a vida, e evitar o mal e escolher o bem, se alimentaria destes produtos. Literalmente aconteceu isso quando a ASSÍRIA invadiu o Reino do Norte, desfigurou EFRAIM, e subjugou o Reino de Judáh (2 Re 16). Tudo que Juda tinha de bom, não teria mais valor, e suas riquezas valeriam nada. E tudo isso em menos de 5 anos, que seria o tempo de EMANU'EL ainda não ter chegado a entender as coisa, um criança ainda, e seu reinado (De Ahaz) já estaria rebaixado. Emanu'el é aqui um sinal, não teve qualquer tipo de inflência no reinado de seu pai, porém no futuro da dinastia sim.
Isto é P'shat, e literalmente já ocorreu, como descrito pelo profeta, e com seus personagens ainda naqueles dias.


R= Remez, ou seja, Parábola.
Este tipo de interpretação acorre em forma de parábola, uma comparação, entre uma história simples e o que há de ocorrer
. Ela ocorerá, conforme a profecia, mas não de acordo com sua estrutura inicial
Um exemplo deste tipo de profecia, interpretada pelo REMES, vemos em 2 Sa 12.
"E o ETERNO enviou NATAN a DAUID, que veio a ele e lhe disse: ' Havia 2 homens numa cidade- 1rico e 1 pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas, mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira,que havia comprado e criado, e ela cresceu junto com ele e seus filhos, bebia de seu copo, e dormia em seu colo, e era para ele como uma filha..."
Bem, leiam lá. Esta parábola que o profeta NATAN conta a DAUID, lhe será por profecia. Ela não aconteceu literalmente, com o rei pegando uma ovelhinha do pobre, mas era uma história real contada em forma de parábola, e que como o julgamento do rei, pelo ouvir da parábola (5.6), assim aconteceria com ele próprio, pelo fato de ter tomado BAT-SHEVA de seu esposo URIAH.
O filho que ela esperava morreria. A profecia foi em REMES, porém o acontecido foi LITERAL. Não havia ovelhas (remes), e como tal é interpretado.

D= Drash. Um conto uma lenda. Mi'drash quer dizer " em conto".
Um exemplo clássico de Drash, é o que vemos em I'shaiáhu 2, quando o profeta vê os Tempos de Mashiach.
"...E acontecerá no fim dos dias, que o monte da Cada do ETERNO se elevará acima de todas e se destacará dentre as colinas, e a ele afluirão todas as nações...Ele nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsion virá o ensinamento, e de Y'rushalayim a palabra do ETERNO...Converterão suas espadas em arados e suas lanças em foices. E cada nação não levantará contra outra sua espada, e não mais aprenderão a arte da guerra...."
Esta profecia, em forma de conto, de como serão aqueles dias nos dá a nitidez da SHALOM que virá sobre o mundo. Claramente, que a espada não se tornará por milagre em arado, mesmo porque um arado em tempos modernos é uma tremenda máquina agrícola, e nem as lanças dos guerreiros serão foices, pois as foices de hoje são tratores de última geração. É uma maneira lendária de contar como será a administração do ETERNO, através de seu Ungido.

S= Sod, oculto, mistério.
Esta forma de interetação, que na realidae já consta da profecia, se dá em momentos de extrema carência, em que o povo não pode atingir um nível espiritual elevado, e H" revela aos profetas seu mistério inerente.

"Muitos dos que estão repousam sob a terra serão despertados, alguns para uma vida eterna de méritos, e outros para o opróbrio eterno...." Da 12:2
Ninguém sabe como isso ocorrerá, mas somente o mistério de H" o sabe.

As interpretações do SISTEMA PaRDeS são uma maneira que a Cabalá judaica desenvolveu. Portanto, quem não aceita as interpretações judaicas, não poderá se valer desta forma de interpretação, apesar de ela ser justa. Uma coisa é a Cabalá tradicionalmente judaica, e não a 'ocultista', que até elementos pagãos nela se encontram. A cabala que o mundo conhece, não é a Sabedoria dos Antigos. As ESCRITURAS, da mesma forma não podem ser interpretadas ao gosto de uma religião. Por isso não defendo religião, mas somente as PALAVRAS DE H', através de Sua ESCRITURA.


Podemos iniciar aqui um 'confronto' (no bom sentido) destas interpretações.
UM abraço!


Última edição por Darley Avshalom em Sáb maio 22, 2010 6:32 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : re-colocação de frase que estava fora dum contexto.)

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Leite de Oliveira Dom maio 16, 2010 1:49 am

Um exemplo de P'shat em I'shaiáhu 7:14
"Eis que o ETERNO, ELE mesmo te dará um sinal: eis a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e chamará seu nome EMANU EL."

Virgem = Maria
Emanoel = Yeshua
isso para os Cristãos bem entendido
para voce parece ter outra conotação
tá bom
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Darley Avshalom Dom maio 16, 2010 1:53 am

Leite de Oliveira escreveu:Um exemplo de P'shat em I'shaiáhu 7:14
"Eis que o ETERNO, ELE mesmo te dará um sinal: eis a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e chamará seu nome EMANU EL."

Virgem = Maria
Emanoel = Yeshua
isso para os Cristãos bem entendido
para voce parece ter outra conotação
tá bom

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Oliveira.
Bem, não poderia ser P'shat, se assim for entendido por ti. Mas, não vejo ser uma parábola (Remes), tbm. E nem um conto (Drash), e muito menos ser profecia sod, oculta. Ué??

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Eunice Dom maio 16, 2010 9:16 pm

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Darley,

para vc meditar:


Eis aqui algumas das muitíssimas profecias que tratam da pessoa do Filho do Eterno nas Escrituras, mais especificamente no תנ"ך, Tanakh:

מי עלה־שמים וירד מי אסף־רוח בחפניו מי צרר־מים בשמלה מי הקים כל־אפסי־ארץ מה־שמו ומה־שם־בנו כי תדע

"Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas no seu manto? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!"
Mishley, Provérbios 30: 4.

כי־ילד ילד־לנו בן נתן־לנו ותהי המשרה על־שכמו ויקרא שמו פלא יועץ אל גבור אביעד שר־שלום

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo esta sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, D'us Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."
Yeshayah 9:5, Isaías 9: 6.


ואני נסכתי מלכי על־ציון הר־קדשי אספרה אל חק יהוה אמר אלי בני אתה אני היום ילדתיך שאל ממני ואתנה גוים נחלתך ואחזתך אפסי־ארץ תרעם בשבט ברזל ככלי יוצר תנפצם ועתה מלכים השכילו הוסרו שפטי ארץ עבדו את־יהוה ביראה וגילו ברעדה נשקו־בר פן־יאנף ותאבדו דרך כי־יבער כמעט אפו אשרי כל־חוסי בו

"Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessões.Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixe-vos instruir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. Buscai a pureza em vosso comportamento para que Ele não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam." Tehilim, Salmo 2: 6-12.

לדוד מזמור נאם יהוה לאדני שב לימיני עד־אשית איביך הדם לרגליך
נשבע יהוה ולא ינחם אתה־כהן לעולם על־דברתי מלכי־צדק


"Disse o Eterno ao meu Senhor (MASHIACH): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Jurou o Eterno e não se arrependerá: Tu (MASHIACH) és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Tehilim, Salmo 110:1, 4.
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Eunice Dom maio 16, 2010 9:21 pm

Vc acha que o sistema PaRDes tem como distorcer estas profecias?

Há!... tem mais se vc tiver paciência para lêr
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Eunice Dom maio 16, 2010 9:22 pm


נבזה וחדל אישים איש מכאבות וידוע חלי וכמסתר פנים ממנו נבזה ולא חשבנהו
אכן חלינו הוא נשא ומכאבינו סבלם ואנחנו חשבנהו נגוע מכה אלהים ומענה והוא מחלל מפשענו מדכא מעונתינו מוסר שלומנו עליו ובחברתו נרפא־ לנו
כלנו כצאן תעינו איש לדרכו פנינו ויהוה הפגיע בו את עון כלנו נגש והוא נענה ולא יפתח־פיו כשה לטבח יובל וכרחל לפני גזזיה נאלמה ולא יפתח פיו מעצר וממשפט לקח ואת־דורו מי ישוחח כי נגזר מארץ חיים מפשע עמי נגע למו


"Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e não o reputávamos por aflito, ferido de D’us, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?" Yeshayah, Isaías 53: 3-8.



ויהוה חפץ דכאו החלי אם־תשים אשם נפשו יראה זרע יאריך ימים וחפץ יהוה בידו יצלח מעמל נפשו יראה ישבע בדעתו יצדיק צדיק עבדי לרבים ועונתם הוא יסבל לכן אחלק־לו ברבים ואת־עצומים יחלק שלל תחת אשר הערה למות נפשו ואת־פשעים נמנה והוא חטא־רבים נשא ולפשעים יפגיע

"Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e a iniqüidade deles levará sobre si. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu." Yeshayah, Isaías 53: 10-12.
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Eunice Dom maio 16, 2010 9:23 pm

הנה אל ישועתי אבטח ולא אפחד כי־עזי וזמרת יה יהוה ויהי־לי לישועה ושאבתם־מים בששון ממעיני הישועה

"Eis que D’us é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação. Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação." Yeshayah, Isaías 12: 2, 3.

הנה יהוה השמיע אל־קצה הארץ אמרו לבת־ציון הנה ישעך בא הנה שכרו אתו ופעלתו לפניו


"Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei a filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele." Yeshayah, Isaías 62: 11.

לכן יתן אדני הוא לכם אות הנה העלמה הרה וילדת בן וקראת שמו עמנו אל

"Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e será o seu nome Imanu'el, Emanuel."
Yeshayah, Isaías 7: 14.

Todas as referências expostas anteriormente foram reveladas pelo Eterno aos seus servos e profetas há mais de seis séculos antes da era comum. Depois disso, o Senhor enviou o anjo Gabriel à uma virgem comprometida com um homem descendente do rei David, chamado Yosseph (José). A virgem se chamava Miriam (Maria), a qual também tinha como ascendente o rei David. Eis aí o texto que relata esse acontecimento:

"O anjo entrou onde ela estava e disse;... Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Yeshua. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor D’us lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó; seu reinado não terá fim. Então Miriam perguntou ao anjo; como acontecera isto, visto que não conheço varão? O anjo lhe respondeu; o Ruach ha Shem, o Espírito do Eterno descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Assim, o Santo (HaCodesh) que de ti há de nascer será chamado filho de D'us (Ben Elohim)." (Lucas 1: 26-35).

O termo hebraico Yeshua significa SALVADOR, por isso mesmo um anjo apareceu em sonho a Yosseph, o qual veio a ser o marido de Miriam, explicando o porque do nome: PORQUE ELE (YESHUA) SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS. (Mateus 1: 21).

E com isso concorda o תנ"ך, Tanakh, no livro do profeta Yeshayah (Isaías) no capítulo doze e versos dois e três: HINE EL YESHUATY, eis que D’us (EL) é a minha Salvação, em outras palavras, eis que a minha Salvação é EL (singular de ELOHIYM, que significa divino) isto é, o meu Yeshua é divino.

E ainda no verso dois diz: YA ADONAY VAYEHY LY LYSHUAH, o Senhor se tornou minha Salvação, ou meu Yeshuah, pois Yeshua veio no Nome de Adonay. "Baruch ha ba be Shem Adonay!" (Tehilim, Salmos 118:26).
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Eunice Dom maio 16, 2010 9:24 pm

BOM.... acho que você não teve paciência para lêr tudo, de qualquer dos jeitos fica a informação!


Shavua Tov
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Alex_Maciel Seg maio 17, 2010 12:49 am

Darley Avshalom escreveu:
Leite de Oliveira escreveu:Um exemplo de P'shat em I'shaiáhu 7:14
"Eis que o ETERNO, ELE mesmo te dará um sinal: eis a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e chamará seu nome EMANU EL."

Virgem = Maria
Emanoel = Yeshua
isso para os Cristãos bem entendido
para voce parece ter outra conotação
tá bom

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Oliveira.
Bem, não poderia ser P'shat, se assim for entendido por ti. Mas, não vejo ser uma parábola (Remes), tbm. E nem um conto (Drash), e muito menos ser profecia sod, oculta. Ué??

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Darley,

Gostei de sua explicação do sistema PaRDeS, mas você bem sabe: Judeus Messianicos e Cristãos sempre atribuirão Isaías 7:14 a Yeshua.
Bater nesta tecla apenas desencadeará a uma guerra de versículos...

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Adonai!!!
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por haShaliach Seg maio 17, 2010 1:42 pm

Certamente irmão Maciel! Is 7:14 sempre indicará Yeshua para aqueles que o aceitam como o Messias prometido por YHWH.

O mesmo vale para Isaías 53, que é, a meu ver, um dos capítulos mais belos a respeito de Yeshua.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Diego Yo'ets Seg maio 17, 2010 2:02 pm

Somente uma observação.

O sistema de interpteração judaíco conhecido como PARDES, não tem objetivo de classificar os textos, mas sim interpreta-los em nivéis diferentes.

Pashat = Explicação literal do texto.

Remez = Explicação das entrelinhas do Texto.

Drash = Explicação do Texto se beneficiando de outros Textos.

Sod = Explicação espititual do Texto.

Em um resumo muito sintetizado é isso que o Pardes nos ensina para uma correta interpretação das Escrituras. Em todos os versículos da Bíblia devemos aplicar os 4 niveís de interpretação e não somente um dos níveis.

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Adonay.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty enteri nesse site mas estou perdido nele

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:16 pm

Eunice escreveu:Vc acha que o sistema PaRDes tem como distorcer estas profecias?

Há!... tem mais se vc tiver paciência para lêr

charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:18 pm

que profecia

charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:19 pm

desejo participar desse debate


charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty yachid

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:21 pm

kd vc

charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:22 pm

charles escreveu:kd vc

charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por charles Qua Set 22, 2010 2:23 pm

como posso participar do debate

charles
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 6

Cidade Cidade : alagoas

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Xan Berg Qua Set 22, 2010 3:50 pm

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Charles


Para vc participar do debate é só você comentar sobre o assunto que está em pauta aqui neste topico, ou em outros.

Caso vc queira comentar alguma postagem de um membro, basta vc escolher a mensagem dele e clicar no botão A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Citer.

abração

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Anselmo Goldman Qua Set 22, 2010 6:08 pm

Diego escreveu:Somente uma observação.

O sistema de interpteração judaíco conhecido como PARDES, não tem objetivo de classificar os textos, mas sim interpreta-los em nivéis diferentes.

Pashat = Explicação literal do texto.

Remez = Explicação das entrelinhas do Texto.

Drash = Explicação do Texto se beneficiando de outros Textos.

Sod = Explicação espititual do Texto.

Em um resumo muito sintetizado é isso que o Pardes nos ensina para uma correta interpretação das Escrituras. Em todos os versículos da Bíblia devemos aplicar os 4 niveís de interpretação e não somente um dos níveis.

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS 3708 Adonay.
Acho muito válida esta forma de exegese.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS Empty Re: A interpretação da ESCRITURAS, conhecendo o sistema PaRDeS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos