Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Presciência de YHWH - Página 3 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Presciência de YHWH - Página 3 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Presciência de YHWH - Página 3 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Presciência de YHWH - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Presciência de YHWH

+6
Leite de Oliveira
Prisca
adalberto santos
Xan Berg
Admin
Erivelton
10 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Dez 29, 2009 3:28 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708 uvracha..


No meu ponto de vista estão ocorrendo alguns problemas na hermeneutica vejamos:
"Eldier Khristos escreveu: Não se esquecendo que a Bíblia, foi totalmente inspirada, logo, não poderia ser somente uma manifestação carnal de Davi, o que denotaria que certas partes Bíblicas, seriam apenas glorificações, e não a própria palavra de YHWH escrita
Você tem um pouco de razão mas não toda. Toda a Biblia é inspirada sim, contudo nem tudo são palavras do próprio YHWH. Nós vemos claramente na Biblia Satan falando (Gn 3:1 , Mt 4:3), vemos o homem falando (Jó 3:1, I Cor 7:6-9), mas encontramos principalmente a voz de YHWH. O que quero dizer é que temos que ter cuidado para identificarmos na Biblia quem fala e para quem se fala, para não corrermos riscos. Riscos e quais riscos ? Por exemplo não sairmos por ai amaldiçoando o dia em que nascemos como fez Jó, ou ainda para não distorcemos a Palavra de YHWH como fez satan no Édem e no deserto. Identificando quem fala, para quem se fala e porque se fala é que saberemos exatamente o que se refere tal texto. Toda a Escritura é divinamente inspirada, mas nem tudo vivido ou falado pelos seus presonagens foi inspirado por YHWH, sendo assim os desatinos falado por satan ( e tantos outros que erraram) teria que estar dentro da mesma lógiga (inspirados) . A inspiração de YHWH parte em permitir que tudo que foi escrito estivesse ali catalogado, e não que tudo (erros e desatinos) partiu de YHWH. Por exemplo Moises não esteve presente no dias do Genesis, mas YHWH lhe revelou como tudo ocorreu, lhe inspirando a escrever, mas nem por isso escondeu-lhes os erros e omitiu a fala pervertida de satan, que certamente não era inspirada (mas está na Biblia).
Eldier Khristos escreveu:
Creio que a vasos destinados a perdição, como diz:
"Que diremos, pois, se YHWH, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição... Romanos 9-22.
Paulo está aqui falando sobre como YHWH foi misericordioso em manter a vida dos ímpios (por um tempo), (que escolheram viver assim) não lhe dando por paga a morte que lhes era devida. o termo "preparado para perdição" não quer dizer que YHWH os preparou para isso, mas sim que por serem infiéis acabaram por receber a perdição, caindo no castigo destinado no Édem (morte). A preparação é o castigo e não um predestino. O contexto do cap 9 é uma explicação de como YHWH teve misericordia dos goym (gentios) e os aceitou na aliança do Messias.
"a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão..." Romanos 9-23.
Ainda sim não vejo nenhum predestino para perdição aqui, o que se vê bem exposto é que existe uma glória preparada para os vasos de miséricorida. Vemos também sem isolar vers, que Romanos 9 demonstra o destino daqueles que optam se fazerem vazos de honra e daqueles que escolhem por si só serem ímpios, onde isso é a preparação de YHWH. Caso queiramos indicar que YHWH lança de antemão a salvação ou a condenação a alguem , teremos um YHWH diferente das Escrituras, o qual chama pessoas a se arrependerem, abidicando da preparação da perdição encontrando a preparação da salvação a qual é desejo de YHWH a todos (Ez 18:23, I Timóteo 2.4, Dt 11:26-27)
YHWH tem todo o poder para saber quem se salvará, porém acredito que YHWH não fez a menor questão de os conhecer antecipadamente, pois se não teria criado somente criaturas salvas, por já os conhecerem. YHWH criou uma lógica que é um meio de salvar a humanidade (Yeshua), nessa lógica consiste que nenhum homem mereçe a salvação, contudo pela misericórdia YHWH permite que primeiramente através da graça do sácrificio (para que nínguem se glorie),e posteriormente mediante a fé os homens sejam libertos da condenação, escolhendo assim a benção. Essa lógica nos mostra que o livro da vida é algo em aberto, não está selado, aguardando ainda a manifestação da fé que alcansa a Graça. Dia após dias pessoas são escritas nesse livro, se a predestinação a condenação ou a presciência de YHWH (nesse aspecto) fosse algo real, esse livro já estaria preenchido e selado, para não se haver mais mudanças.
A respeito do Salmos concordo com a aplicação dada pelo Erivelton, é a narrativa da fala de um homem e não uma doutrina dada por YHWH, e só pode ser considerada inspiração pelo fato da permissão de YHWH em estar no Seu Livro.
Presciência de YHWH - Página 3 3708.


Última edição por Diego em Qua Dez 30, 2009 5:25 pm, editado 1 vez(es)

Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Inscrição Inscrição : 13/08/2009


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Eldier Khristos Ter Dez 29, 2009 7:19 pm

Caro Diego,
A Bíblia não é um roteiro humano, diversificado com o espiritual. Mas, respeito sua crença.
Como disse Yeshua a Tiago e João: "Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado." Marcos 10-39 e 40.
Está preparado o caminho da salvação, conforme anuncia as Escrituras: "Entretanto, o firme fundamento de YHWH permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor." 2 Timóteo 2-19.
YHWH conhece os que são seus, aqueles que serão salvos, e ainda orienta para afastar-se da injustiça, e provar-se a si mesmo, se permanece na fé: "examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) está em vós? Se não é que já estais reprovados." 2 Coríntios 13-5.
Se estamos ou não reprovados, se seremos ou não predestinados, YHWH se manifestou ao homem através de presságios, apontando caminhos, fornecendo mandamentos, e principalmente concedendo misericórdia.
E veja dileto irmão, como nos excedemos, em querer demonstrar o erro de um ou outro irmão, se eu mesmo não conheço seu coração, seus pensamentos, sua intenção, crença ou outras manifestações, mas, YHWH conhece: "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de YHWH é que ele intercede pelos santos." Romanos 8-27.
No contexto, não se torna um versículo isolado, pois, YHWH conhece e sonda o coração de uma criança, até mesmo no interior do ventre de sua mãe, ele conhece o seu, o nosso caráter, sabendo qual será o nosso caminho, e as intenções do nosso coração: "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração."


YHWH te abençõe.

Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Dez 29, 2009 7:45 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708 Eldier...

Também respeito a sua crença....

Essa diferença não nos afasta um do outro e nem do Reino, contudo um de nós está errado, contudo as Escrituras certa.

Me responda algumas coisas:

Se YHWH já tem seus escolhidos, Porque insistir na anunciação do evangelho?

Se YHWH não leva em conta a fé que alcansa a Graça, porque pede isso em sua Palavra ?

Se Yeshua esta a porta e bate, é porque se tem que abrir não é mesmo?

Se Yeshua chama a muitos, mas poucos são os salvos é porque a salvação se estende a todos não é?

Para que andar ordenamente se Já há os escolhidos?

Pra que YHWH criou vazos de desonras?

Onde fica a justiça em criar pessoas para se perderem?

Presciência de YHWH - Página 3 3708, YHWH te abençoe.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Eldier Khristos Ter Dez 29, 2009 8:10 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708 Diego,

Não estaria todas as respostas para as indagações, no capítulo do evangelho de Mateus, capítulo 13.

YHWH não está insistindo na pregação do evangelho, e sim, concedendo misericórdia a todos.

Acredito também que muitos mistérios, ainda serão esclarecido pelo Espírito Santo.

Presciência de YHWH - Página 3 3708, YHWH está contigo...
Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Xan Berg Ter Dez 29, 2009 8:22 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708 pessoal


O homem pode optar por ser um vaso de honra ou vice-versa, vejamos um versículo não relacionado:


" Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

De sorte que, " SE " alguém se purificar destas coisas, " será " vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. " (II Timoteo 2: 20; 21)


Concluimos que:

A salvação é condicional pois YHWH nos deu o livre arbítrio para escolher o bem e o mal, inclusive vemos isso no Eden, tambem em Deuteoronomio 11: 26; 27; 28, entre outros textos.




Presciência de YHWH - Página 3 5520
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Dez 29, 2009 8:24 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708 Eldier...

Então estacionamos.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Dez 29, 2009 8:48 pm

Presciência de YHWH - Página 3 3708...

Queridos e nobres irmãos é mais que claro que YHWH governa o mundo pela força do Seu poder, e rege toda a ordem natural e espiritual dentro desse conceito.
Sabemos que o autor de todas as coisas, é plenamente apto conhecer tudo e todos, bem sabendo o que acarretará sobre qualquer ação debaixo do sol. Obviamente sabendo antecipadamente sobre todas as coisas é evidente que Ele pode saber e conhecer pelo nome todos quanto se salvarão ou ainda limitando-se a não conhecer antecipadamente, contudo (pode ser uma fallha minha) eu não consigo assimilar através das Escrituras que YHWH por simplesmente "querer" condena grande maioria de suas criaturas. Porque digo isso? Simples. Se YHWH amou a alguns e odiou outros (sem referência a Esaú e Jacó), a ponto de destrui-los, simplesmente do nada (sem motivos), ocorre ai uma arbitrariedade até em termos humanos, vou dar um exemplo: (Quem for pai vai entender melhor o exemplo). É quase que impossível um pai guiado pelos principios de YHWH, temente a sua Palavra, conseguir a façanha de odiar um filho sem ao menos ele ter nascido. Então em termos humanos (não querendo humanizar YHWH, porém somos sua imagem, refletimos suas qualidades) isso já é uma coisa irracional de se pensar, pois eu sou pai, e cada dia dos 8 meses (prematuro) de gestação da minha esposa eu me alegrei e esperei ansioso para poder ver e pôr no colo o filho mais amado do mundo, quem dirá a YHWH não é mesmo?.
Quando alguns colocam que YHWH pôem alguns muitos sobre a maldição de não os predestinarem, ocorre que não se há uma verdade nesse ponto já que sua Palavra diz o seguinte:

"Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor YHWH. NÂO desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" (Ez 18:23)

O contexto não deixa dúvida quando fala do arrependimento como uma condição para se obter a vida eterna, e o texto também não deixa margem de dúvida que os ímpios não são eleitos, a condição de tais ímpios de se obter o favor, graça de YHWH é se arrependendo.

Irmãos (ao meu ver) existem duas óticas para uma mesma verdade. Eu disse uma verdade, sobre duas óticas.(explicarei mais a frente)
Os textos apontados pelos irmãos são claros e límpidos, contudo aplicando a correta proporção de entendimento. Predestinar é diferente de destinar, não há dúvidas que YHWH predestina o homem. A predestinação de YHWH para o homem é a salvação pois YHWH quer que todos se Salvem Vejam:
Yeshua afirmou: A vontade de vosso Pai é que NENHUM destes pequeninos SE PERCA. O que está legitimamente ratificado em I Timóteo 2.4, onde a palavra descreve : “o qual (YHWH) deseja que TODOS os homens SEJAM SALVOS e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.“

As passagens são claras YHWH predestinou a todos a salvação, já que sua vontade é que nenhum homem se perca. A analogia do Édem também nos revela esse pensamento, Adão tinha o direito de escolha, estava em suas mãos escolher viver eternamente ou morrer, sabemos que optou pela morte. Já vi um comentário meio tosco, dizendo que a queda do homem era plano de YHWH. Só em uma cabeça sem o minimo de coerência para acreditar num surto desses, acusar YHWH de homicida, onde em sua palavra ele veda drasticamente tal ato. E mais, não só a morte que ocorreu ali, mas também a transgressão de uma de suas ordens. Onde YHWH admite que o homem peque? Em lugar algum quem dirá fazer Ele mesmo o homem pecar (tanto trazer a morte quanto trazer o pecado ao homem fazendo tal errar, faz de YHWH transgressor de Sua própria justiça) .
(Explicando) Como dito acima predestinar é diferente de destinar quando se pode fazer escolha sobre o futuro. Darei um exemplo para melhor ilustrar: Eu sendo pai, posso predestinar meu filho a ser um médico, passar a vida estudantil (dele) incentivando e financiando para que um dia ele se torne médico , como eu predestinei, e sonhei. Um dia porém quando ele se torna adulto ele pode escolher ser uma outra coisa, e assim o faz se tornado um engenheiro, portanto meu predestino não foi validado, pois o que ele escolheu para destino foi uma outra coisa (Leite deu esse exemplo). Assim é no campo espiritual, YHWH nos coloca a frente a redenção em Ha Mashiach ( O Messias), contudo podemos anular tal sacrifício e escolher sermos malditos escolhendo outro destino.
(Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição. (Dt 11:26))

YHWH ao predestinar todo o Mundo (Jo 3:16), à plena salvação, coloca o homem mais uma vez diante da escolha (vers 18).
Aos homens há um predestino, ser salvos pela vontade de YHWH como mostra todas as passagens aqui citadas pelos amados, mas há dois destinos, a salvação ou condenação que é alcançada no aborrecimento a YHWH, enquanto a Salvação fica-nos viva através da graça imerecida do favor de Yeshua, onde não há nenhum esforço da nossa parte, onde apenas devemos escolher a benção do seu sacrifício, vivendo a partir dele.
Concluo então que todo homem é plenamente predestinado, contudo o seu destino é ele que escolhe, onde YHWH estará continuamente direcionando o homem para sua predestinação, para que seu destino seja a vida eterna.
Para não ser cansativo paro por aqui, e desculpe se por ventura ofendi alguém, não é o objetivo. Fiquem a vontade para comentar.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Leite de Oliveira Ter Dez 29, 2009 10:29 pm

creio na predestinação
mas não creio na destinação
o homem tem o livre arbitrio para mudar a sua predestinação
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Presciência de YHWH - Página 3 Empty Re: Presciência de YHWH

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos