Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

2 participantes

Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por ulisseshen Dom Mar 17, 2013 4:12 pm

Ola tenho em mim a doutrina do Rabino Sha'ul que diz:
Código:
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Romanos 2:28-29 AC RF
passei a observa-la após conhecer a verdade acerca de muitos tópicos através do fórum e outros videos na qual sei que fui guiado pelo Espirito de D'us.
Porém vi algo em um post de meu Irmão Randfal que me surpreendeu, vejamos:
Código:
Que os gentios são os "judeus espirituais" (teologia da substituição);
eu mesmo desconhecia essa ta doutrina, será que o versículo é tendencioso? ou eu peguei uma parte isolada dele, não esta Sha'ul relatando arrespeito da circuncisão (na carne = Judeus),(no coração = gentios (não judeus))
Código:
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
Romanos 2:25-27 AC RF
Mais enfim irmãos o assunto do tópico é:
* Afinal se sou enxertado na Oliveira (Israel). Por Yeshua.
* Aproximado de Israel. Por Yeshua.
* Mesmo assim não vou ser considerado Judeu?(interiormente e biblicamente falando)

Por gentileza não venha me responder com ignorância ou com soberba por parte dos seus conhecimento,
pois estou com uma duvida apenas e caso eu tenha dado alguma referência a irmão que não gostaram me perdoem e peçam para o Adm do fórum retirar a parte que te ofende, pois só estou buscando a verdade pois com o vão conhecimento/doutrina da minha igreja só posso afirmar que a graça aboliu a Lei, mas na busca da verdade vejo que Yeshua completou a lei... Por favor não me chamem de anti-semita, anti-judeu, anti-isso ou anti-aquilo, e não me jugue por minhas imundícias Espirituais(que tenho em mim (ainda)) Pois preciso ser lavado pela Palavra (vós estais limpo pela Palavra disse o Mestre).
Não quero ver tópicos só de criticas e batalhas em parte dos Cristão (católicos / protestantes) e dos Messiânicos (quem lê intenda) e sim, que seja um tópico de ajuda e esclarecimento para crescimento Epiritual.
A Graça e o amor de Yeshua seja com todos nós hoje e sempre.
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Xan Berg Dom Mar 17, 2013 5:58 pm

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 3708 Ulisseshem


Note bem meu amigo, o apostolo Paulo não era contrário a Torah e sua intenção nunca foi invalidar algum mandamento, pois ele não tem poder para tal uma vez que nem mesmo Yeshua disse ter vindo abolir a Lei do Altissimo, mas cumprí-la. Crumprir nunca foi sinônimo de abolir, não sei porquê aprendemos tal ensino dentro da teologia cristã (que eu estudei - ETAAD).

Quanto a circuncisão de coração, este termo também não é uma novidade apregoada pelos discipulos de Yeshua, isto é, todos eles se baseavam nas Escrituras (que não era o NT que nem existia na epoca), ou seja, veja alguns exemplos de que o ensino da circuncisão do coração ja era apregoada pelos profetas:

Ezequiel 44:9 - Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel.

Na Torah encontramos escrito em Levítico 26:40-42 o seguinte:

Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como também eles andaram contrariamente para comigo. Eu também andei para com eles contrariamente, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se então o seu coração incircunciso se humilhar, e então tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade, também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei.

Alguns movimentos judaico messiânico fazem distinção entre judeus e gentios quanto a observancia de alguns dos mandamentos e outros grupos de judeus messianicos acham que o gentio para fazer parte da comunidade de Israel deve obrigatoriamente guardar os mandamentos como os judeus. O que eu tenho a dizer, segundo meu conceito particular, é que a Torah é universal, mas não posso impôr os mandamentos a ninguém e muitos menos observá-los por questão religiosa ou tradicional legalista, fator combatido pelo apostolo Sha'ul.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por ulisseshen Dom Mar 17, 2013 7:31 pm

Ola irmão Xan, logo após ter conhecimento deste fórum e após ler varios tópicos assistir videos terei muitas duvidas que estava me matando Espiritualmente, mas graças a Deus que em o Messias em fortalece pois Ele tem usado a vida de muitos e também a sua para muitos esclarecimentos.
O doutrina da abolição eu sei fui meio assim em questão a ela, e depois tive certeza de que é herética pois iria Deus se arrepender de dar uma Lei?
ou pelo fato de alguém cumprir a lei ela venha à deixar de vigorar?
se fosse assim eu não bebo mas dirijo e por isso a lei do: se beber não dirija,deve que ser abolida... mas se ela não é abolida, pra mim ela não faz efeito pois a obedeço com muito amor e vivo melhor sem beber pois essa lei é boa e assim tem que sem na Lei de Deus, fazer por amor, e não pelo fato de esta escrito, pois se esta escrito é para que conheçamos oque é bom ou mal aos olhos de D'us, mas ao obedecer não pode ser pelo fato de esta escrito isso ou aquilo, mas isso é questão de amor a Deus para a obediência do mesmo pela fé em Yeshua, espero que tenha eu conseguido me expressar... mas a resposta que eu quero mesmo
é a seguinte existe isso de Judeu interior/Espiritual ou a tradução esta maquiada? acho que isso não faria sentido.
caso esteja errado me ajude e não me critique...

Deus vos abençoe (ah tem como mudar meu nome do perfil não to conseguindo)
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Xan Berg Seg Mar 18, 2013 5:53 pm

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 3708 ulisseshen

Fico muito feliz que você apreciou os estudos que tenho postado. Eles são simples mas tento passar o meu limitado conhecimento num nivel em que todos possam entender.

Quanto sua questão relacionada ao 'judeu espiritual', este termo, na realidade, foi utilizado para demonstrar que o verdadeiro judeu não é aquele que simplismente veste uma fantasia religiosa, mas sim o que guarda os preceitos do Altissimo como fruto de obediência e amor ao Eterno. O verdadeiro judeu não está preocupado com uma identificação religiosa, mas sim em ser um exemplo para a sociedade através de boas ações em conformidade com os mandamentos de YHWH.

Veja que qualquer pessoa pode se vestir de judeu e se considerar judeu, mas perante o Eterno isso de nada valerá caso o individuo esteja fazendo apenas por status ou interesses religiosos. Hoje em dia está praticamente na moda ser "judeu messianico" e muitas pessoas estão se entitulando rabino, rosh, judeu para tirar proveito$ disso.







**** Se quiser alterar o nome de seu perfil, me passe um e-mail ou MP com o nome desejado e eu substituo para você.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Convidad Seg Mar 18, 2013 11:22 pm

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 3708 para todos!

ulisseshen escreveu:
"mas a resposta que eu quero mesmo
é a seguinte existe isso de Judeu interior/Espiritual ou a tradução esta maquiada? acho que isso não faria sentido.
caso esteja errado me ajude e não me critique..."
Olá irmão!

Fique sossegado, pois nós criticamos as idéias e as atitudes, e não a pessoa.

Veja bem, o irmão Xan nos deu uma excelente explicação sobre o termo "judeu espiritual", e eu creio desta forma.
Mas, eu creio também que, mesmo um gentio crente em Yeshua, enxertado na Oliveira que é Israel, e aproximado da Comunidade de Israel, ele continua a ser um gentio.

Vou postar parte de um post meu aqui:

"...no texto original, há diferença entre "gentio" e "gentio".
Em 1 Coríntios 12:2, o termo "gentios" está no original como "pagãos" = idólatras.
Já em Efésios 2:11, o termo "gentios na carne", está no original "gentios por nascimento" = aquele que não é descendente de Abraão.

Em Efésios 3:1, Sha'ul declara: "Por esta causa, eu, Sha'ul, sou o prisioneiro de Yeshua HaMashiach por vós, os gentios,..." = os gentios da Igreja em Éfeso.

Também em Efésios 3:6, ele declara: "...a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa no Mashiach pelas Boas Novas;..." = gentios convertidos ao D'us de Israel.

Romanos 2:28,29 = Aqui, Sha'ul não fala do gentio, mas de quem é judeu. E por que Sha'ul faz esta menção? Justamente porque havia na época alguns judeus que queriam fazer valer a sua judaicicidade por meio da letra da Lei = LEGALISMO, o mesmo acontece com a circuncisão, ela só é válida para o judeu se o coração também for circuncidado: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz." (Devarim 10:16).


E um dos motivos que levaram Sha'ul a declarar estas coisas (Romanos 11), foi justamente por causa da soberba de alguns gentios crentes em relação aos judeus incrédulos = em outras palavras, daí começou este sentimento prejudicial ao gentio crente, em se considerar um "judeu espiritual", um "israelita da Nova Aliança" = TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO.

Aliás, a Brit Hadashah aperfeiçoou a Antiga Aliança, no Messias, tanto é que o gentio não passa pela circuncisão de mãos, como era na Antiga Aliança, mas pela circuncisão do Messias.
E o gentio crente não pode ter a mesma responsabilidade do judeu crente, pois Sha'ul afirmou em Romanos 9:4,5: "São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Messias, segundo a carne, o qual é sobre todos, D'us bendito para todo o sempre. Amém!"
Também em Romanos 3:1-3: "Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de D'us.
E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de D'us?"


Jamais o gentio crente tem a mesma responsabilidade do judeu crente.
Veja a profecia de Zacarias: "Assim diz ADONAI dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que D'us está convosco."
(Zacarias 8:23).

E isto é um "peso" para eles? Nunca, é sim um privilégio, por isso Sha'ul declarou: "Porque não me envergonho das Boas Novas do Messias, pois é o poder de D'us para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego."
Por isso, Yeshua declarou: "Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus." (João 4:22)."

(http://www.torahweb.net/t1534-as-entidades-igreja-e-israel#19272)

RESPONSABILIDADE = ELEIÇÃO DE ISRAEL, não para a salvação, mas para ser luz para as nações e bênção para as famílias da Terra, Reino de Sacerdotes.

Nisto é que creio, e qualquer dúvida, pode questionar à vontade!
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 650378
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por ulisseshen Sex Mar 22, 2013 4:07 am

Shalon irmãos, amado irmão Randfal muito obrigado pelo seu post!
mas eu queria mesmo um "sim" ou um "não" e depois a explicação.
tal duvida surgiu em mim, pois conversando com um professor meu que é católico apostólico romano eu discordei de diversas coisas sobre a Lei, Reforma Protestante, Católicos e etc.. e com isso ele disse que acabaria me tornado Judeu se continuasse me expressando da forma que me expressei com ele... daí surgiu a dúvida, mas graças a Deus que seu post irmão Randfal, abriu mais e mais o meu intendimento e minha aceitação acerca do Judeus incrédulos, e também sei que a fidelidade de Deus permanece independente da incredulidade deles, pois eles são povo santo e eleito, mas nós comprados e enxertado (como você bem conhece) mas sejam agora mais direto na resposta, por gentileza, seja o vosso "sim" apenas "sim" e o vosso "não" apenas "não".
Deus vos use em o nome de Yeshua o o Messias, para me esclarecer dúvidas.
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Xan Berg Sex Mar 22, 2013 7:25 am

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 3708 Ulisshem

Claro que sim!


O verdadeiro judeu antes de mais nada é um judeu interior/espiritual, que comprova sua judaicidade através da ** observância ** da Torah juntamente com o acompanhamento profético.

** observância

1. Cumprimento.
2. Execução exacta do preceituado.
3. Reverência e acatamento.
4. Disciplina; regra.

Baseando em que Yeshua e os apostolos ensinavam?

Mateus 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Atos 24:14 - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Atos 28:23 - E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Yeshua, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.



Para finalizar com chave de ouro, veja o conceito do apostolo Paulo sobre os "gentios" que andavam conforme o ensinamento biblico contextualizado:

1Corintios 12:2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Eféisos 2:11-12 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.



Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Convidad Sex Mar 22, 2013 10:10 pm

Shabat Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 3708 para todos!

Olá irmão ulisseshen!

Bom, se a sua questão é: "um gentio crente é um judeu espiritual?", a minha resposta é NÃO!
Mas, se caso a sua pergunta não for esta, por gentileza, refaça-a para mim, ok!
Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? 650378

Obs.: O texto de Efésios 2:11,12, na BJC (Bíblia Judaica Completa), está assim:
"Por isso, lembrem-se de seu estado anterior; vocês, gentios por nascimento - chamados incircuncisão por aqueles que, apenas por meio da operação da carne, são chamados circuncisão - , naquele tempo não tinham o Messias. Estavam alienados da vida nacional de Ysra'el. Eram estrangeiros às alianças que incorporavam a promessa de Deus. Estavam neste mundo sem esperança e sem Deus."

E na versão ARA (Revista Almeida e Atualizada), está assim:
"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo."


Também o texto de 1ª Coríntios 12:2 na BJC:
"Vocês sabem que, quando eram pagãos, não importava como se sentiam, vocês eram induzidos ao erro pelos ídolos, incapazes de falar."

Na NTLH: "Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida."

Versão ARA: "Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados."

Versão ARC (Revista Almeida e Corrigida): "Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados."

Podemos ver que os textos tratam dos dois tipos de gentios que as Escrituras apresentam: Os que não são descendentes de Abraão por nascimento, e os que seguiam a outros deuses.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu? Empty Re: Depois de Yeshua e da doutrina apostólica quem é Judeu?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos