Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Igreja - O Novo Povo de DEUS.

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Dom Dez 30, 2012 6:53 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Juliebert escreveu:
A verdade é que o modo que os cristãos ''guardam'' o domingo é muito diferente do modo em que se deve guardar o sábado,então teoricamente não guardamos o Domingo;é apenas um dia em que logo cedo vamos a igreja passamos o dia reunidos com a família e a noite voltamos a igreja,Não se cumpre as exigências do sábado neste dia,então não acho que se está trocando o dia do SENHOR pelo domingo;
Olá Juliebert:

Não se cumpre porque:
A Igreja guardava o Shabat até que, após 132 d.C., líderes gentios suscitados na Igreja foram progressivamente afastando-se de Israel e rompendo com as raízes judaicas originais da fé em Yeshua, o que culminou com a declaração formal deste rompimento em 325, durante o Concílio de Nicéia.
Neste concílio houve um completo boicote aos líderes judeus da Igreja, os quais não foram convidados a participar. Em 336, no Concílio de Laodicéia, foi proibida no seio da Igreja a guarda do Shabat, e em 590 d.C. o Papa Gregório estabeleceu “definitivamente” o domingo como o “Dia do Senhor”.
Mas os que criaram esta liturgia do domingo ("em que logo cedo vamos a igreja passamos o dia reunidos com a família e a noite voltamos a igreja"), sempre ensinaram que este é o "dia do Senhor", em substituição ao Shabat...dogma do vaticano.

Randfal escreveu:
Ninguém é obrigado por D'us a guardar a Sua Lei.
Mas quando alguém se arrepende e é salvo pela Graça, este tem a obrigação de viver pela Fé = FIDELIDADE = OBEDIÊNCIA, pois CRER para a salvação, significa ACREDITAR EM AÇÃO, SEGUIR OS PASSOS, CAMINHAR RETAMENTE, OBEDECER.

Juliebert escreveu:
Eu não entendi isso;
Simples:
Todo o homem tem a maior de todas as bênçãos: O LIVRE ARBÍTRIO.
Sendo assim, D'us não obriga a ninguém em segui-Lo, guardando Sua Lei.
Mas quando alguém toma a decisão de segui-Lo, toma também para si a obrigação de quem quer seguir a D'us, esta é a verdadeira liberdade!
Quem decide não seguir a D'us, continuará escravo de si mesmo, do pecado e do hasatan, mas quem decide seguir a D'us é liberto e vive em verdadeira liberdade.
Não somos e nem fomos obrigados, mas temos uma obrigação = COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE como sendo servos do D'us de Israel. = "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, MAS SE ELE RETROCEDER, A MINHA ALMA NÃO TEM PRAZER NELE".

Habacuque 2:4: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé."

Romanos 1:17: "visto que a justiça de D'us se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé."

Gálatas 3:11: "E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé."

Hebreus 10:38: "todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma."

Sha'ul declarou em Filipenses 2:12: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;"

OBRIGAÇÃO DO SALVO: VIVER PELA FÉ = FIDELIDADE.

Ah,e gostaria de um estudo sobre o proposito das festas bíblicas na atualidade!!!
Acesse: http://adonayechad.forumeiros.com/t117-as-festas-biblicas-e-yeshua?highlight=as+festas+b%C3%ADblicas

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Juliebert Dom Dez 30, 2012 10:40 pm

A Paz a todos;

Eu queria postar um texto de um Pr. aqui,Mas eu fiquei muuito sem graça e com medo de me expulsarem daqui no primeiro minuto.Quero deixar bem claro que :ESTA NÃO É A MINHA OPINIÃO SOBRE O JUDAÍSMO MESSIÂNICO,Mas eu gostaria que dessem uma resposta a respeito desse post:

eu não quis copiar o post,mas vou-lhes informar o link:

http://prbeto-estudosteologicos.blogspot.com.br/2010/02/judeus-messianicos-uma-antiga-heresia.html

Depois se me autorizarem eu copio o artigo do ''irmao'' pra cá;

Estarei aguardando a resposta;

To completamente confuso agora Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 780537 ;

A Paz a Todos;

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 650378
Juliebert
Juliebert
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 41

Idade Idade : 27

Cidade Cidade : Pirenópolis

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 10/11/2012

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Dom Dez 30, 2012 11:47 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Juliebert escreveu:
Eu queria postar um texto de um Pr. aqui,Mas eu fiquei muuito sem graça e com medo de me expulsarem daqui no primeiro minuto.Quero deixar bem claro que :ESTA NÃO É A MINHA OPINIÃO SOBRE O JUDAÍSMO MESSIÂNICO,Mas eu gostaria que dessem uma resposta a respeito desse post:
Olá Juliebert!

Não se preocupe, ninguém aqui vai te "expulsar" do fórum só por causa de um post de um pastor que é contra o nosso propósito.
Mas não se dê este trabalho, vc pode fazer o seguinte:
Copie tudo aquilo que te confundiu e exponha aqui para nós, e responderemos com prazer.
Já te adianto: eu conheço o "besteirol" que este sujeito escreveu, e ele não está nem um pouco preocupado com o Reino de D'us, e sim em defender os dogmas e a "fé reformada" que ele segue.

Faça isto, estaremos esperando.... Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 780193

Juliebert, não estamos tentando convencer ninguém de nada, apenas mostrando e anunciando um lado que consideramos o mais sensato, verdadeiro e genuíno em relação às coisas de D'us.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, e tome uma decisão que julgar melhor.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Juliebert Seg Dez 31, 2012 1:08 pm

A paz a todos;


Eis o texto de que falei;

A visão dos Judeus-Messiânicos é desviar o povo de Deus da verdadeira fé! Não temos que nos unir ao povo judeu, somos unidos a o Messias que é o Cabeça da Igreja. Por que deveríamos nos unir aos judeus? Qual seria a vantagem? Nem uma. Vejamos o que diz a Palavra de Deus: “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado...” (Rm.3:9). Portanto, a proposta dos Judeus-Messiânicos é antibíblica e deve ser rejeitada por todos os que professam serem seguidores de Yeshua. A Bíblia diz justamente o contrário a respeito da “restauração das raízes judaicas da fé cristã”, porque essa restauração nada mais é do que uma volta aos rudimentos da Lei, a qual o Messias Yeshua cumpriu por mós, e se Ele cumpriu qual a necessidade de manter aquilo que era sombra? Nenhuma. “...não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificado gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em o Messias Yeshua...” (Rm.3:22b, 23, 24). Se todos pecaram e a Lei não aperfeiçoou nada, Por que todo o interesse em querer que as Igrejas voltem ao judaísmo-messiânico? A jactância! “É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso” (Rm.3:28-30). Portanto, qual a vantagem da reconecxão com o povo judeu? Nem uma! O verdadeiro Israel de Deus tem o objetivo de alertar o povo contra os falsos ensinos que a cada dia vem se propagando de uma forma alarmante. O que é mais perigoso ainda, é que esses ensinamentos vêm mascarados de verdade. O falso se confunde com o verdadeiro e muitos aceitam sem uma avaliação prévia. Devemos ser como os crentes de Beréia, analisar se o que estão passando para nós é realmente o que afirma a Bíblia.
O objetivo dos Judeus-Messiânicos é completamente contrário ao objetivo de Deus para Sua Igreja. Eles dizem que desejam, “...levar aos cristãos em suas variadas denominações a visão da sua reconexão com o povo judeu e com a nação de Israel, bem como a restauração das raízes judaicas da fé cristã”. Como vimos, a Bíblia diz justamente o contrário.

“Para a Liberdade foi que o Messias nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De o Messias vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em o Messias Yeshua, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor” (Gl.5:1-6 – itálico e negrito meu).

“Para a liberdade foi que o Messias nos libertou” (v.1)

O apóstolo Paulo compara a Lei a um jugo (“jugo de escravidão”) e não quer que a Lei tome o lugar de o Messias na vida dos crentes da Galácia e os exorta a manter a liberdade em o Messias Yeshua. Nos capítulos 13-26 deixa claro que o objetivo principal é a liberdade. A liberdade implica, em última análise, no livramento de algo que prende, amordaça, impede de alguma coisa, algo que incomoda e acusa: o pecado (Rm.6:18), consciência acusadora (Hb.10:22), da ira de Deus (Rm.5:1), da influência de satanás (2Tm.2:26; Hb.2:14). Na verdade, nesse texto Paulo está pensando em ser liberto da Lei, ou seja, da maldição que a Lei pronunciou contra o pecado e que muitos judeus procuravam inutilmente ser justificado por ela (Gl.3:23; 22-26, 4:1-7). Para os que foram predestinados, significa ser liberto da incapacidade da Lei em dar vida ao que está morto em seus delitos e pecados, primeiramente aos judeus e também aos gentios; do medo, da falsa idéia, de que se não guardar estritamente a Lei cerimonial e moral não seriam salvos. O que a Lei não conseguiu realizar, Deus conseguiu através de Yeshua o Messias (Rm.8: 3, 4) E essa libertação salvadora em o Messias Yeshua não depende de nada que possamos fazer ou que deixemos de realizar, somos livres não porque somos perfeitos, mas porque fomos perdoados. O verdadeiro crente aquele que nasceu verdadeiramente do alto, recebe essas verdades porque o Espírito Santo de Deus habita nele.

“Permanecei, pois, firmes” (v.1)
É uma advertência contra os perigos que estavam assolando a igreja. Não podemos, no entanto, pensar que o homem tem a capacidade de permanecer firme sem ser pelo Espírito Santo de Deus. Muitos, na igreja, estavam sendo induzidos pelos judaizantes as práticas da Lei. Todavia, os que eram transformados pelo Espírito Santo receberam e obedeceram a essas palavras de exortação. Atualmente devemos permanecer firmes, com a mesma força e vigor, contra os opositores dessas verdades porque muitos falsos profetas se introduziram dentro da igreja, como por exemplo: hoje, surge uma antiga heresia conhecida como Judeus-Messiânicos que estão levando os crentes a correrem na direção oposta, dessa forma estão deixando de lado a graça de Deus por não mais colocar sua inteira confiança nela. Nesse caso da graça decaístes.
“Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará” (v.2).

Nossa fé ou está fundamentada totalmente em o Messias ou não está, não existe a mínima possibilidade de complementar essa suficiência. Se isso acontecer “o Messias de nada vos aproveitará”, e, portanto, uma questão que já havia sido debatida várias vezes, mas os judaizantes sempre tentavam afastar os crentes da fé com as questões da Lei. As principais coisas que eles exigiam e pregavam calorosamente, é sobre a questão da circuncisa, a guarda do sábado e a alimentação. Se esse era o caminho, diz Paulo, então deveriam eles cumprir toda a Lei e não apenas essas, porque ninguém conseguiu cumprir a Lei, senão o Messias Yeshua, o qual cumpriu por todos nós. Se alguém que recebeu a o Messias como único e suficiente salvador e depois é induzido pelos judaizantes a circuncidarem-se, devem, portanto, cumprir toda Lei, como isso é impossível, os que assim procedem estão debaixo de maldição: “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” (Gl.3:9-10). Como ninguém nunca conseguiu cumprir a Lei e os que tentam ser justo diante de Deus, irão, no final, perceber que correram para o lado errado. “E, é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl.3:11).

“De o Messias vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes” (v.4)

Todos os que persistissem nesse erro, voltando aos rudimentos da lei, ou os gentios sendo influenciados por tais conceitos que caducaram e não aperfeiçoou nada, seriam desligados de o Messias. Na verdade, os que foram verdadeiramente transformados pelo Espírito Santo irão resistir e voltar para o caminho que é o Messias e não a Lei. Os que permaneceram irredutíveis cairão da graça. Todavia, não devemos pensar a respeito dos que caíram da graça pela sua incredulidade, que tivessem sido verdadeiramente regenerados. Não, não foram. A experiência que eles tiveram com o Espírito Santo foi superficial, pois logo vindo os rudimentos da Lei voltaram a escravidão (cf. Mc.4:1-20). Para uma um melhor entendimento a respeito da queda dos que foram iluminados e caíram da graça, ler o artigo de Moisés C. Bezerril que se encontra na UBE (União dos Blogueiros Evangélicos) www.ubeblog.ning.com
Iremos entender que os que foram de fato justificados, não cairão de nenhuma forma da fé, mas perseverarão até o fim porque o que está neles é maior do que o que está no mundo, e quem é maior vence, portando os que têm o Espírito Santo de Deus podem dizer com segurança de que são muito mais que vencedores em o Messias Yeshua.

Uma linda proposta, porém sem fundamento bíblico.

“Pois, pelas Escrituras, os gentios através do Messias Yeshua são enxertados na “Oliveira” que é o Israel de D´us. Nosso Ministério incentiva que gentio deve viver como gentio, não se tornando judeu, mas ele é livre se optar por um estilo de vida judaico, segundo os princípios bíblicos. Igualmente, reconhecemos a legitimidade cultural e vocacional do judeu, que mesmo crendo em Yeshua (Yeshua) como Messias, pode e deve permanecer como judeu, sem perder sua identidade” (www.ensinandodesiao.org.br).

“Pois, pelas Escrituras, os gentios através do Messias Yeshua são enxertados na “Oliveira” que é o Israel de D´us”.

É a mais pura verdade! Os gentios que são enxertados na Oliveira, juto com a minoria dos judeus, são o Israel de Deus.
Somos filhos de Abraão pela fé. “Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém, judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus” (Rm.2:28-29 – negrito e itálico meu).

Os que nasceram de Deus foram regenerados pelo Espírito da promessa. Pertencem a Deus, é povo santo, de propriedade exclusiva do Senhor, tiveram suas vestes lavadas com o sangue do Cordeiro de Deus. A obra do Espírito Santo nos gentios pecadores que não buscavam a Deus os tornava membro do povo em aliança com Deus. A explanação de Paulo sobre esse assunto chocava os judeus a quem ele se dirigia, e continua chocando muitos crentes sem conhecimento da Sua Palavra. Porém, seus ensinamentos estavam alicerçados sobre o Antigo Testamento. Ao apóstolo João que estava exilado na Ilha de Pátimos, foi revelada a falsidade dos judeus que perseguiam os crentes, e diziam que eram o povo eleito de Deus, mas a verdade veio a tona:

“Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são” (Ap.2:9 – negrito e grifo meu)

Em Esmirna, como havia acontecido em “Antioquia”, “Icônio”, “Listra” e “Tessalônica” (At.13:50; 14:2,5,19; 17:5), os judeus foram os instigadores da perseguição, e havia muitos judeus em Esmirna. Referindo-se as palavras da santa ceia, eles acusavam os crentes:

• De serem antropófagos (comendo a carne e bebendo o sangue);

• De serem libertinos com sua festa de amor (o ágape);

• De destruir as famílias;

• De serem ateus e revolucionários.

Não que eles não pertencessem a raça judaica. Mas a verdade é que o verdadeiro judeu, o povo escolhido, o verdadeiro Israel é aquele que aceita o Messias pela fé. Nem todos de Israel são de fato israelitas, isso, por que ficaram fora da Aliança da Graça: “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas” (Rm.9:6). O verdadeiro judeu é aquele que é transformado pelo Espírito Santo de Deus:

Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus (Rm.2:28, 29).

A igreja de o Messias é o Israel de Deus: “E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia seja, sobre eles e sobre o Israel de Deus” (Gl. 6:16). A interpretação deve ser feita sobre todo contexto do livro: sobre o Israel de Deus judeus e gentios que desfrutam das bênçãos da Nova Aliança e andam de conformidade com essa regra. Os judeus segundo a carne não andavam conforme a vontade de Deus por serem Sinagoga de Satanás.

• Sinagoga de Satanás

Os judeus incrédulos tomaram o partido de Satanás, no conflito entre a igreja cristã e o pagão Império Romano. Alegremente ajudaram às autoridades romanas a esmagarem a igreja. Satanás dominava ao paganismo. Aqueles que se oporem ao Reino de Deus estão sob a influência de Satanás que era visto como quem exercia influência sobre certos lugares onde havia também a igreja cristã. (cf. 2:13, 24).




A GARANTIA DE Yeshua: a coroa da vida

A igreja estava sendo perseguida, mas uma palavra de incentivo da pare de Deus não falta: Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Satan lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias, seja fiel até a morte e eu lhe darei a coroa da vida (v.10 – grifo nosso).

o Messias ama a Igreja que é o verdadeiro Israel de Deus. “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei” (Ap.3:9).

Veja o comentário de Simom um dos maiores teólogos da atualidade a respeito dos judeus que se intitulavam povo escolhido de Deus:

“Yeshua denominou a assembléia judaica “a sinagoga de Satanás”. Como os judeus se orgulhavam de ser o povo eleito de Deus, com quem ele fizera uma aliança, Yeshua Implicitamente diz que eles tinham perdido o direito de serem chamados seu povo. Tornaram-se instrumentos nas mãos de Satanás que, como seu governante, usava-os para solapar e, se possível, destruir a Igreja. Rejeitaram não só a Yeshua, mas também a todos os seus seguidores e, assim, indiretamente, reconheceram Satanás como senhor. Portanto, Yeshua os caracterizou como mentirosos, porque não mais podiam reivindicar ser o povo de Deus” (KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. Editora Cultura Cristã, 2004. p.215).

Os filhos de Deus não são necessariamente os filhos naturais de Abraão. Mas, os da promessa, esses são os verdadeiros israelitas juntamente com os gentios que são maioria nessa aliança, tendo em vista que os judeus rejeitaram o Messias e O mataram. Na verdade, a maioria dos judeus foi rejeitada, mas o remanescente segundo a eleição da graça (Rm.9:11; 11:7) foram justificados pela fé somente, e por incrível que pareça os gentios que não buscavam a Deus foram incluídos nessa Aliança pela fé (Rm.9:30-33). Portanto, a Igreja de o Messias Yeshua, que é o remanescente de Deus (Rm.9:27), os eleitos segundo a vontade de Deus (Rm.9:11) é o verdadeiro Israel segundo a promessa.

Comentário de Hendriksen.

“O que Paulo está dizendo, pois, nos versículos 9:6-13 de Romanos é: Em última análise, a razão por que algumas pessoas são aceita e outras rejeitadas é que Deus assim o quis. Vontade divina e soberana é a fonte tanto da eleição quanto da reprovação. A responsabilidade humana não é cancelada, porém não existe tal coisa como mérito humano. O eterno propósito de Deus, em ultima análise, não tem por base as obras humanas”. (HENDRIKSEN, William. Romanos. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 2001. p422)

“Justino Mártir (Dial. xv. 11; xlvii. 15 e xcvi.5) acusou que os judeus, nas suas sinagogas, amaldiçoavam em público a todos quantos confiassem em o Messias. Tertuliano (Scorpo. 10, Synagogas Judaeorum, fontes persecutionum) mostra-nos como os judeus instigaram ativamente a perseguição” (Champlin, Ph. D. O Novo Testamento: Versículo Por Versículo. Editora Candeia. 1991. p396).

(por Pr. Beto Pastor da Igreja Evangélica Missionária no Janga. Teólogo reformado. Pesquisador do Instituto Cultural de Pernambuco (UNITOP) sobre cultura judaica no estado de Pernambuco. Formação: 1.Bacharel em Teologia e Licenciatura em Teologia (FATER); Licenciatura em Ciências das Religiões (UVA); Pós-graduado em História das Artes e das Religiões (UFERPE); Pós-Graduação em História (UFRPE); Mestrando em Antropologia com pesquisa em etnologia judaica (UFPE). Cursos: Simbologia Judaica e Cultura Judaica (UFPE))

Depois postarei o restante,para não ficar muito extenso;

Ajuda aí ,to mais confuso que daltônico jogando Guitar Hero;

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 780537

Fiquem todos na paz;

Estarei aguardando a resposta; Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 780193

Juliebert
Juliebert
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 41

Idade Idade : 27

Cidade Cidade : Pirenópolis

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 10/11/2012

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Seg Dez 31, 2012 5:23 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Olá Juliebert!

Eu compreendo perfeitamente sua "confusão", afinal não é fácil entender estas questões, mas não é difícil fazer um esforço para tentar entendê-las, pois a Fé é que está em jogo.

Veja bem, eu não vou comentar os "falatórios" deste sujeito, apenas irei trazer a real interpretação dos textos que ele usou, com os seus respectivos contextos em total harmonia, pois as Escrituras não se contradizem, e sim as interpretações.

Eu vejo que você é uma pessoa inteligente, que pensa por si mesmo, que é formadora de opinião, sendo assim, analise as respostas e tome sua própria decisão, julgue sobre o que está certo ou equivocado para sua vida.

Vamos lá:

1º TEXTO: “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado...” (Rm.3:9).

Aqui, Sha'ul está falando sobre a igualdade de todos diante da transgressão da Lei = PECADO.
Pergunto: mesmo que todos (judeus e gentios) estejam debaixo do pecado, isto significa que D'us fez Alianças e promessas com todos???
Todos são "povo de D'us"???
Neste caso, o texto citado pelo tal pastor não está relacionado com os propósitos Divinos quando o assunto é ELEIÇÃO, RESPONSABILIDADE.
Para salvar e justificar, D'us não faz acepção de pessoas, porém para que Seus propósitos se cumpram, Ele faz prevalecer Suas Alianças e promessas através de apenas um povo: ISRAEL.
Na mesma epístola aos Romanos (entenda uma coisa: esta epístola foi direcionada especialmente aos gentios crentes em Roma), Sha'ul adverte-os assim:

"Digo a verdade no o Messias, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
tenho grande tristeza e incessante dor no coração, porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado do o Messias, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Messias, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!"
ROMANOS 9:1-5

Note bem que Sha'ul está falando dos judeus que ainda não creram que Yeshua é o Mashiach deles, e que o verbo está no presente: "Pertence-lhes".
Sha'ul adverte aos Romanos que, mesmo os judeus que não creram que Yeshua é o Messias, a eles os propósitos de D'us pertencem. Se a interpretação apresentada pelo dito pastor de Romanos 3:9 é coerente, como interligá-la a estes outros textos???
Não seria uma "contradição"???
E Sha'ul continua em Romanos 11, veja:

“E, se as primícias são santas (PATRIARCAS DOS JUDEUS), também a massa o é (JUDEUS); se a raiz (ISRAEL) é santa, também os ramos (JUDEUS) o são.
E se alguns dos ramos (JUDEUS) foram quebrados, e tu (GENTIO), sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles (JUDEUS) e feito participante da raiz (ISRAEL) e da seiva da oliveira (TORAH PELO MESSIAS), não te glories contra os ramos (JUDEUS); e, se contra eles (JUDEUS) te gloriares, não és tu (GENTIO) que sustentas a raiz, mas a raiz (ISRAEL) a ti. Dirás, pois: Os ramos (JUDEUS) foram quebrados, para que eu (GENTIO) fosse enxertado.
Está bem! Pela sua incredulidade (JUDEUS) foram quebrados, e tu (GENTIO) estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças (GENTIO), mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais (JUDEUS), teme que te não poupe a ti também (GENTIO).”
(Romanos 11:16-21).

Sha'ul diz: "não se glorie contra os judeus que ainda não creram, pois o que são deles é o que sustenta vocês, gentios."
Compare estas palavras de Sha'ul com o comentário do tal pastor....
E mais: a quem vc deve dar crédito? A opinião de um pastor ou às palavras do apóstolo Sha'ul?

"Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de D'us lhe foram confiadas.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de D'us?
De maneira nenhuma! Sempre seja D'us verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado."
ROMANOS 3:1-4

E tem mais, veja:

Sha'ul falando dos judeus que ainda não haviam crido que Yeshua é o Messias, diretamente para os gentios crentes (eu, você e todos do mundo inteiro):
"E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" ROMANOS 11:12;

"Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?" ROMANOS 11:15;

"E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é D'us para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!"
ROMANOS 11:23,24;

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se D'us não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de D'us: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de D'us, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado."
ROMANOS 11:17-22;

"Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Mas, agora, no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do o Messias chegastes perto."
EFÉSIOS 2:11-13.


Por favor, compare a opinião do tal pastor com estas palavras de Sha'ul, se há coerência ou não...


2º TEXTO: "...não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de D'us, sendo justificado gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em no Messias Yeshua..." (Rm.3:22b, 23, 24).

Este texto não acusa, em nenhum momento, o propósito da Restauração, pois ele não ensina nada sobre "rudimentos da lei", até porque isto não existe nas Escrituras.
O que significa o termo "rudimentos"? = No grego, esta palavra é STOIKHEION = ELEMENTOS.
Com certeza, o tal pastor se baseou nestes textos a seguir para afirmar de que estes "rudimentos" são da Lei, observe:

Gálatas 4:3: "Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;"

Gálatas 4:9: "Mas agora, conhecendo a D'us ou, antes, sendo conhecidos de D'us, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?"

Colossenses 2:8: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo o Messias;"

Colossenses 2:20: "Se, pois, estais mortos com o Messias quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo,"

Há somente mais 2 textos em Hebreus que citam o termo "rudimentos", e eles tratam da Palavra de D'us e da doutrina do Messias.

Será que estes "rudimentos" citados em Gálatas e Colossenses são da Lei de D'us?
Basta analisarmos o contexto que chegamos a uma conclusão satisfatória, veja:
Gálatas 4:3 = Sha'ul fala sobre os "primeiros rudimentos DO MUNDO", e não da Lei.
O que são estes "rudimentos"? = terra, fogo, água e vento.
Estas coisas eram a base do gnosticismo naquela época. A abstinência = “Não toques, não proves, não manuseies..." era uma marca dos gnósticos, para se manterem puros.
No verso 23 de Colossenses 2 ele diz: "as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne."
Todas estas coisas faziam parte das práticas do Gnosticismo.

Rudimentos do mundo = terra, fogo, água e vento, NÃO FAZEM PARTE DA TORAH.
Vemos na palavras de Sha'ul, 2 advertências para os gentios em Colossos:
Não se deixarem ser julgados por participarem das tradições descritas na Torah;
Não permanecerem nas doutrinas humanas oriundas do Gnosticismo.


Gálatas 4:9 = segue a mesma linha de entendimento do verso 3;

Colossenses 2:8 e 2:20 = seguem a mesma linha de entendimento de Gálatas.

Por que Sha'ul escreveu estas coisas ao Gálatas?
Verso 8, de Gálatas 10: “Mas, quando não conhecíeis a D’us, servíeis aos que por natureza não são deuses."

Verso 9: “Mas agora, conhecendo a D’us ou, antes, sendo conhecidos de D’us, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”

Sha’ul escreve para os habitantes da Galácia - os gálatas - eram celtas ou gauleses e tinham já habitado na Gália.
Os gálatas mantiveram a sua língua e costumes, assim como os seus ritos religiosos, mas acrescentaram-lhes elementos dos cultos frígios.
Neste contexto é que Sha’ul adverte aos gálatas, dizendo que antes de conhecerem a D’us eles serviam aos deuses do paganismo, mas agora depois de conhecê-Lo, por que ainda continuavam a praticar os ‘rudimentos fracos e pobres’ de quando ainda eram servos dos deuses?
O texto não fala das coisas que o Eterno estabeleceu, mas das práticas pagãs que os gálatas serviam antes de conhecê-Lo = Gnosticismo.

Para os Colossenses:
O texto de Colossenses 2 é equivocadamente muito mal interpretado pela teologia cristã.
Os colossenses estavam sendo discriminados justamente porque eles participavam da diferenciação de comida e bebida, dos dias de festa, da lua nova e dos sábados.

E por que eles sofriam esta discriminação?
No verso 11, Sha'ul afirma que eles também eram circuncidados, com a circuncisão do Messias. Tais coisas, só os que eram circuncisos poderiam participar, e por eles estarem participando também, sofriam tal discriminação: "Vocês não podem participar destas coisas, pois vocês não são circuncidados".

Sha'ul quis dizer: "Portanto, se vocês foram circuncidados com a circuncisão do Messias, foram sepultados com Ele no batismo, já ressuscitaram com Ele, foram vivificados, perdoados, tendo riscadas as suas dívidas e encravadas no madeiro, e tendo o Messias vencido por vocês os principados e potestades, NINGUÉM JULGUE VOCÊS POR CAUSA DESTAS COISAS QUE VOCÊS PARTICIPAM.
Pois estas coisas são SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS = QUE REFLETEM A IMAGEM, mas o CORPO = AQUELE QUE FAZ AS SOMBRAS, é do Messias, sendo assim, a diferenciação de comida e bebida, os dias de festa, da lua nova e os sábados, refletem a imagem das coisas futuras, a imagem do Messias que representa estas coisas, e estas coisas refletem o Messias nelas."

Este é o sentido original das palavras de Sha'ul.

Por enquanto, vou parar por aqui...

Veja esta palestra: https://www.youtube.com/watch?v=-u42-YpInDo

Mas vou continuar, pode aguardar...porém, eu creio que já existe a possibilidade de vc refletir sobre o que este pastor diz em comparação ao que Sha'ul escreveu inspirado pelo Espírito de D'us.


Última edição por Randfal em Ter Jan 01, 2013 11:42 am, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Seg Dez 31, 2012 7:53 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Continuando, Juliebert....

3º TEXTO: “Para a Liberdade foi que o Messias nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. Do Messias vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, no Messias Yeshua, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor” GÁLATAS 5:1-6.

Aqui, Sha'ul não fala da obediência à Lei, mas da imposição da circuncisão aos gentios crentes da Galácia.
E não conheço nenhum líder que seja judeu-messiânico, ou nenhuma congregação judaico-messiânica que ensine alguém a se justificar na Lei, ou imponha a circuncisão a um gentio crente.
Vemos aqui 2 mentiras que este pastor fala contra o Judaísmo Messiânico, usando equivocadamente este texto de Sha'ul: a obrigação da circuncisão para o gentio e a intenção de se justificar pela Lei.

Quem eram ‘os da circuncisão’ em Gálatas 2:12?
Se alguém ainda não sabe, Sha'ul fez diferenciação entre ‘judeus crentes’ e ‘os da circuncisão’ nos versos 13 e 14:

“E os outros judeus também dissimulavam com ele (Kefa = apóstolo Pedro), de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.”

O grupo ‘da circuncisão’ era diferente dos ‘outros judeus’ que eram messiânicos.
Este grupo é descrito em Atos 15:1: “Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.”
Este ensino é bíblico? Claro que não! Por isso Sha’ul combateu este tipo de doutrina entre os judeus, porém hoje muitos são aqueles que ensinam também que a Tevilot (batismo) é um requisito para a salvação.

A circuncisão é a evidência da Aliança Eterna que D'us estabeleceu com Abraão, e que foi ratificada na Torah.
É algo exclusivo para do povo judeu.
O uso incorreto da circuncisão, assim como do Shabat, das Festas Bíblicas, etc., é o que corresponde a legalismo, assim como também o uso incorreto da Tevilah (batismo), e de outras coisas no meio cristão.
É só ler Atos 15:1-31, que entendemos o motivo que suscitou o 1°Concílio da Igreja em Jerusalém.

Você sabe por que Sha'ul disse "não se circuncide"?
E para quem ele disse isto?
Preste bem atenção no texto de Sha'ul, para que você entenda bem e não se confunda:
"É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide."
Quem pertence ao grupo daqueles que estão circuncidados?
Os judeus. E o que significa para os judeus o "estar circuncidado"?
Significa fazer parte da Aliança que o Eterno fez com Abraão, uma Aliança Perpétua (Gênesis 17:9-14).
Então, Sha'ul disse neste contexto: "É alguém chamado sendo judeu e estando na Aliança de D'us com Abraão pela circuncisão? Permaneça nesta Aliança."

E quem era considerado pelos judeus como sendo "incircuncidado"?
Os gentios. E o que significa para os judeus o "estar incircuncidado"?
Significa estar fora da Aliança que o Eterno fez com Abraão, uma Aliança Perpétua (Gênesis 17:9-14).
Então, Sha'ul disse também neste contexto: "É alguém chamado sendo gentio e estando fora da Aliança de D'us com Abraão pela circuncisão na carne? Permaneça assim, sem a necessidade da circuncisão."

A Brit Hadashah (Nova Aliança), é superior e mais excelente do que a Antiga Aliança.
Yeshua veio trazer o Verdadeiro sentido da Torah, tanto para judeus como para gentios.
Sha'ul nunca foi contra a circuncisão, porém ele combateu a imposição dela para quem fosse gentio, e também reprovava a atitude de um gentio que quisesse se circuncidar para se converter a D'us (Gálatas 5:2,3), e entrar na Aliança que o Eterno fez com Abraão, isto porque o Sangue de Yeshua é poderoso para trazer o gentio para dentro desta Aliança, que não se limita apenas à circuncisão.

A Verdadeira circuncisão para D'us sempre foi a do coração (Deuteronômio 10:16), pois o que adianta um judeu estar circuncidado e viver no pecado, como muitos insistiram e ainda insistem em viver?
Leia as palavras de Sha'ul: "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a Torah; mas se tu és transgressor da Torah, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão." (Romanos 2:25).



4º TEXTO: "De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” GÁLATAS 3:9-10).

Mais uma vez vemos uma "mistura", uma "confusão" sem fim entre Torah e legalismo.
O legalismo (sistema religioso criado por fariseus, chamado por Yeshua de "fermento"), oprimia os judeus da época.
Prova disto está nas palavras do próprio Messias em Mateus 23:4: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los."

Todas as vezes que o rabino Sha'ul trata da Lei como sendo algo que oprimia, ele não está falando da Lei de D'us, mas deste sistema religioso que existia na época, porque ele mesmo guardava a Lei (Atos 21:21).
Se ele mesmo afirma que a Lei é santa (Romanos 7:12), como ele poderia ensinar e crer contra ela?
Se ele diz em Romanos 3:31 "...anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.", como ele pode ensinar que não estamos debaixo dela?
Isto porque a Lei do Messias é a Torah, Lei de D'us (1 Coríntios 9:21), e ele afirmou estar debaixo dela, porém, o contexto de "estar debaixo da Lei do Messias" lemos em Mateus 11:29,30: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."


Em Romanos 7:22 ele diz: "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de D'us." A qual Lei ele se referia?

O que são as "obras da lei" (Gálatas 3:10)?
Durante séculos, o cristianismo tem alegado que quando o rabino Sha'ul se referiu às "obras da lei" estaria tratando da Torah.
Contudo, uma vez que pesquisamos o contexto judaico (que é o mais confiável possível) sobre as palavras de Sha'ul, aprendemos que o termo "obras da lei", no hebraico "Ma'assei HaTorá" se refere a prática rabínica de transformar um costume/hábito de grandes rabinos em mandamentos.

Ou seja, "obras da lei" seria a crença de que podemos ser jsutificados imitando os hábitos/costumes de pessoas "santas".
Enfim, esta interpretação do cristianismo não é bíblica.
O termo aparece frequentemente no Talmud, porém alguns cristãos alegavam que, como o Talmud é posterior, não havia comprovação de que na época de Yeshua o termo "obras da lei" já fosse um termo conhecido em Israel, e referido a atos rabínicos para a justificação por obras.
Porém, uma descoberta arqueológica nas cavernas de Qum'ran colocou totalmente por terra a falsa premissa do cristianismo. Eis um dos fragmentos do mar Morto:

"Agora escrevemos para vós algumas das obras da lei, aquelas que determinamos que fossem ser benéficas a todos...
E deverão ser reconhecidas por vós como justiça, em que vós têm feito o que é correto e bom perante Ele..."

(4QMMT (4Q394-399) Seção C linhas 26b-31).

Aqui vemos os oponemtes de Sha'ul saindo das páginas da Brit Hadashah e se materializando como figuras históricas: aqueles que criam na justificação pelas mesmas obras da lei.
O texto de Qum'ran é uma prova histórica e clara sobre o termo "obras da lei", sendo um termo teológico conhecido e explorado muito antes da vinda do Messias. Vemos também pelo texto uma alusão ás tradições rabínicas e não aos Mandamentos de D'us.
Grupos como estes tentavam e ensinavam o povo a se justificarem diante de D'us por hábitos/costumes, "as obras da lei" foram a base para as "takanot" (emendas à Torah), feita pelos rabinos.

A autora judia Tracey Rich, em seu livro "Judaism 101" (o "ABC" do judaísmo), admite na seção em que descreve a lei judaica:

"A Halachá também inclui leis que não se derivam das mitsvot (mandamentos da Torah)... Uma Takaná (lei rabíncia), assim como uma guezeirá (lei de cerca), é tão vigente quanto uma mitsvá da Torah."

Vemos claramente que, ao contrário da falsa alegação cristã, Sha'ul não falava da Torah, mas de um sistema religioso rabínico.
Existe uma profecia de Isaías sobre as "obras da lei": "Assim, pois, a palavra de ADONAI lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, e se enlacem, e sejam presos.
Ouvi, pois, a palavra de ADONAI, homens escarnecedores que dominais este povo que está em Jerusalém.
Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos."
(Isaías 28:13-15).

Afinal, “Estamos ou não debaixo da graça e não debaixo da lei”? Será que Sha'ul anulou a lei que Yeshua não aboliu (Mateus 5:17) quando citou este versículo?
Não é difícil perceber que o contexto que Sha'ul aqui se refere, como judeu zeloso e cumpridor da Lei (Atos 25:8;28:17), não é que a graça de ser salvo anulou a Lei, mas sim, aquele que teve a experiência do novo nascimento no Messias, ou seja, a natureza do pecado que habitava em nós deu lugar ao Espírito de D'us, não estando mais sob o jugo da lei do pecado (natureza do pecado), que oprime, amarra e destrói o homem, o separando de D'us, e nem do legalismo farisaico que impedia o homem de obedecer a Torah.
Uma coisa é entender o legalismo da lei, a outra é viver sob os princípios da Lei.
Se este versículo continua sendo entendido erroneamente pelos cristãos, então, é melhor que eles risquem todas as cartas de Sha'ul, os escritos dos profetas e toda a Torah de suas Bíblias, pois, encontramos nas Escrituras os inefáveis benefícios da Lei.

A MALDIÇÃO DA LEI

Gálatas 3:10: "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."

Por que os que são "das obras da lei" estariam, segundo o rabino Sha'ul, debaixo de maldição?
Todos os que criam ser justificados pelas "obras da lei" (legalismo farisaico, sistema rabínico), não conseguiam obedecer a Torah pela Fé.
Sendo assim, estes acabavam invalidando a Torah (Marcos 7:9), e permanecendo "debaixo de maldição" = DESOBEDIÊNCIA.
O historiador Flávio Josefo afirmou que 90% das afiliações sectárias em Israel pertenciam a fariseus e essênios, e em ambos os casos, a Torah (Lei de D'us) era uma fração da Torah.
Muitos ainda desconhecem que na época do Messias existia um sistema religioso em Israel, que se preocupava mais com a religiosidade do que com a obediência ao Eterno.

Yeshua disse em Mateus 16:6-12: "E Yeshua disse-lhes: Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.
E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não nos fornecemos de pão.
E Yeshua, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pequena fé, sobre o não vos terdes fornecido de pão?
Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos levantastes?
Nem dos sete pães para quatro mil e de quantos cestos levantastes?
Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
Então, compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus."


Mas, também Ele ensinou em Mateus 23:1-3: "Então, falou Yeshua à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus.
Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam."


Que OBRAS???
As "obras da lei", é claro!


CONTINUA....
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Juliebert Seg Dez 31, 2012 9:06 pm

Eu acho que eu estou começando a entender.... Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 419222

Mas ainda estou em duvida quanto a esse negocio de Legalismo,doutrina dos fariseus,que tipo de doutrina é essa????Em que ela se baseava???

Muito obrigado pelos textos,

A Paz a Todos;

ah ee Feliz 2013 Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 512279

Juliebert
Juliebert
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 41

Idade Idade : 27

Cidade Cidade : Pirenópolis

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 10/11/2012

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Seg Dez 31, 2012 10:47 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Juliebert escreveu:
Mas ainda estou em duvida quanto a esse negocio de Legalismo,doutrina dos fariseus,que tipo de doutrina é essa????Em que ela se baseava???
Olá Juliebert!

Bom, primeiro leia as palavras de Yeshua;

Mateus 16:6: "E Yeshua disse-lhes: Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus."
Os discípulos entenderam que Yeshua estava tratando de pão, por causa do termo "fermento".

Mas, o Messias explicou:

Mateus 16:11,12: "Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
Então, compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus."


Percebeu que Yeshua não tratou da Lei?

Veja outros textos:

Marcos 8:15: "E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes."

Lucas 12:1: "Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia."

Mateus 15:3: "Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o Mandamento de D'us pela vossa tradição?"

Mateus 15:6: "E assim invalidastes, pela vossa tradição, o Mandamento de D'us."

Marcos 7:8,9: "Porque, deixando o Mandamento de D'us, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o Mandamento de D'us para guardardes a vossa tradição."


Marcos 7:13: "...invalidando, assim, a Palavra de D'us pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas."

Novamente, Yeshua disse:

"Então, falou Yeshua à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus.
Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.

Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi."
MATEUS 23:1-7;


"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos Céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando." (Mateus 23:13);

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de desejo de violar a Torah." (Mateus 23:28 - texto no original)

Já foi o suficiente para qualquer um perceber que havia em Israel um sistema doutrinário legalista, ao qual Yeshua condenava, e que jamais era a Lei de D'us.

Sha'ul nos dá o entendimento sobre em que se baseava este sistema:
"Porque ele (Yeshua) é a nossa paz, o qual de ambos os povos (judeus e gentios) fez um;
e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,"
EFÉSIOS 2:14,15.

A PAREDE DE SEPARAÇÃO:
Descoberto pelos arqueólogos no ano de 1871. Este muro existia no Templo, foi construído por judeus legalistas, que não aceitavam congregar com os gentios crentes em Yeshua.

A INSCRIÇÃO NESTA PAREDE (TRADUZIDO DO GREGO):
"Nenhum estrangeiro deve entrar na área fechada do balaustre ao redor do Templo.
Quem for pego, será considerado culpado por sua morte que se seguirá."


Sha'ul não estava usando uma "figura de linguagem" nesta passagem, ele estava falando de algo literal, O MURO EXISTIU DE VERDADE!


A LEI DOS MANDAMENTOS QUE CONSISTIA EM ORDENANÇAS:
Como a igreja não se interessa em conhecer a sua história a fundo (só se interessa pelo que lhe é conveniente), na época da igreja do 1° século (chamada pelo termo de 'primitiva'), existia um sistema religioso, uma lei farisaica que conquistou grande influência no meio do povo judeu.
Esta "lei" se baseava na Torah, porém, não passavam de dogmas, porque mesmo se baseando na Torah, ela impedia a quem desejava servir a D'us de obedecer corretamente a Torah.
Esta lei constava em ordenanças que "cercavam" a Torah.

Sha'ul é bem claro: "a lei dos mandamentos", isto é, tinha como base os mandamentos de D'us;

"na forma de ordenanças", isto é, reduziram ensinamentos da Torah até a forma de ordenanças, estas criadas pelos legalistas = DOGMAS.

Com o estabelecimento da Nova Aliança no Sangue do Messias pela Sua morte, que é o aperfeiçoamento da Antiga Aliança, estes "dogmas" foram abolidos diante daqueles que criam no testemunho do Messias de Israel, isto é, os judeus crentes não deviam mais praticar estas coisas nem muito menos ensiná-las a outros judeus ou a gentios crentes, pois a Fé genuína em Yeshua libertava qualquer um de qualquer dogma ou sistema religioso, seja ele judaico ou pagão.
A Nova Aliança consistia em "colocar a Torah no interior e escrevê-la nos corações" pelo Ruach Hakodesh = Espírito do Santo. (Jeremias 31:33).

Alguns exemplos sobre estes "dogmas":

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o Mandamento de D'us pela vossa tradição?
Porque D'us ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o Mandamento de D'us."
MATEUS 15:3-6;

Sabemos que "Honrar pai e mãe" significa no contexto original "cuidar, zelar, sustentar" o pai e a mãe.
E sabemos também que na Torah é permitido que alguém doe para o Templo toda a sua herança para depois viver sustentado pelo próprio Templo.

E segundo a tradição dos fariseus, eles aceitavam as doações destas pessoas, mesmo sabendo que as mesmas deixariam de sustentar seus pais por causa disto, que esperteza deles!
Claro que, se os pais já tivessem falecido, a pessoa não estaria invalidando a Torah por doar sua herança para o Templo.

Esse era um dos "artigos" deste sistema legal farisaico = fermento.

Outro exemplo:
"Tendo Yeshua partido dali, entrou na sinagoga deles.
Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Yeshua: É lícito curar no sábado?
Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.
Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra.
" MATEUS 12:9-13;

Por que Yeshua citou esta questão da ovelha cair numa cova?
Havia na época, um grupo de judeus denominados "essênios". Estes sempre discutiam com os fariseus sobre questões doutrinárias.
Eles, os essênios, eram contra alguém resgatar um animal que porventura caísse num buraco ou cova, no dia de Sábado, mas os fariseus não concordavam com este dogma dos essênios.
Foi por isto que Yeshua citou o fato da ovelha, pois Ele sabia sobre esta desavença entre fariseus e essênios.

Se alguém, no Sábado, estivesse lendo algum pergaminho e acidentalmente ele caísse no chão, até 10 metros de distância a pessoa poderia ir pegá-lo, mais do que isto, não.

Yeshua já disse também:
"E reuniram-se em volta dele os fariseus e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal, e as camas.
Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o Mandamento de D'us, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o Mandamento de D'us para guardardes a vossa tradição."
MARCOS 7:1-9.

Espero ter ajudado!

Um abençoado ano de 2013 para vc e sua família! Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 458965
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Ter Jan 01, 2013 2:05 pm

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

CONTINUAÇÃO:

5º TEXTO: "Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém, judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de D'us."
ROMANOS 2:28,29.

O tal dito pastor, usou este texto para afirmar que os gentios que são enxertados na "oliveira", juntos com a minoria dos judeus, são o "Israel de D'us".
Esta expressão = ISRAEL DE D'US = surgiu como uma das bases da falsa "teologia da substituição", que prolifera a diabólica doutrina de que a Igreja substitui a Israel.
Vamos falar um pouco sobre a história da Igreja:

"O concílio de Nicéia (http://en.wikipedia.org/wiki/First_Council_of_Nicaea), que ditava credo cristão e dentre outros pontos, endossava a substituição da igreja por Israel, Roma como o centro da igreja, se desvinculando de uma vez por todas de Jerusalém.
O terrível Marcião era um anti-semita declarado e pregava que qualquer cristão que utilizasse algum símbolo judaico ou mesmo nome ou realizasse qualquer celebração judaica seria considerado cúmplice da morte de o Messias juntamente com os judeus. As oposições de Tertuliano para que a igreja não perdessem suas raízes foram em vão. No final do século IV o Bispo da Antioquia, Crisiston, ou Crisóstomo, escreveu uma série de oito sermões contra o povo judeu. Ele tinha visto cristão orando como judeus, fazendo juramentos frente à Arca, e alguns observavam as festas bíblicas judaicas. Suas duras críticas foram pesadas e diabólicas, pois tratava as sinagogas com zona de meretrício e teatro, cheio de ladrões e bestas selvagens.
Este Crisóstomo declarava os judeus culpados da morte do o Messias.

Vejamos, abaixo um pequeno trecho da profissão de fé da Igreja de Constantinopla que um judeu ou cristão deveria fazer: “Renuncio a todos os costumes, ritos, legalismos, pão ázimo e sacrifícios de cordeiros dos hebreus, e a todas as demais celebrações hebraicas, preces, aspersões, purificações, santificações, jejuns, luas novas, shabats, ...hinos, cantos,... abstinência de alimentos e bebidas dos hebreus; numa palavra renuncio tudo que é judaico, absolutamente tudo, a todas as leis, ritos e costumes... e se mais tarde quiser renegar e voltar à superstição judaica, ou for surpreendido fazendo uma refeição com os judeus, ou celebrando suas festas, ou conversando secretamente e condenando a religião cristã em vez de rejeitá-las abertamente e condenar sua fé vazia, que o tremor de Caim e a lepra de Gehazi se apoderem de mim, assim como os castigos legais a que me reconheço sujeito. E que eu seja um anátema no mundo que há de vir, e que satanás e os demônios se apoderem de minha alma.”


Sha'ul não estava afirmando que um gentio crente se torna um "judeu espiritual", ou que eles agora são o "Israel de D'us".
Esta palavra foi uma advertência aos judeus crentes em Roma, e deveria lida na presença deles, veja:
Verso 17: "Eis que tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em D'us;"
Vemos que Sha'ul fala para os judeus CRENTES da comunidade em Roma.
E ele continua do verso 18 ao 25: "...e sabes a sua vontade, e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei, desonras a D'us pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de D'us é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão."


Pense Juliebert, esta descrição se assemelha a quem? Ao gentio ou ao judeu?
O que Sha'ul quis nos dizer com estas palavras?
Ele ensinou que a circuncisão não tem valor se não houver a Fé = FIDELIDADE, e alguns dos judeus queriam fazer valer a judaicidade deles pelo fato de serem circuncidados, como se a circuncisão em si tivesse mais valor do que a Fé.
Para Sha'ul, estes não eram os "judeus" que deveriam ser em relação ao Reino de D'us, mas ele não desmereceu este tipo de "judeu" e nem a circuncisão por causa disto, veja:
ROMANOS 3:1-3: "Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de D'us lhe foram confiadas.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de D'us?"


Sendo assim para Sha'ul, um "judeu genuíno" em relação ao Reino de D'us deve ser descendente de Abraão mediante Isaque, circuncidado na carne e no coração e vivendo pela Fé = FIDELIDADE.



6º TEXTO: "Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são" (Apocalipse 2:9).
Por favor, acesse: http://www.torahweb.net/t1230-quem-sao-os-membros-da-sinagoga-de-satanas


7º TEXTO: "E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas” (Rm.9:6).
O sujeito usou este texto 100% fora do contexto.
"Não que a palavra de D'us haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de D'us, mas os filhos da promessa são contados como descendência."

Sha'ul está falando de "Fé", ou de "descendência"?
Quais os outros que são descendentes de Abraão? = os descendentes de Ismael, o filho de Abraão com a escrava egípcia Hagar.


8º TEXTO: "E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia seja, sobre eles e sobre o Israel de D'us" (Gl. 6:16).
O tal dito pastor usa um texto usado pela falsa "teologia da substituição", para sustentar uma mentira, um engano.
Antes de analisarmos o texto, cabe uma pergunta: qual seria um dos motivos para se crer nesta mentira?
Eles dizem: "D'us rejeitou a Israel, e a Igreja tomou o seu lugar". Esta é a base utilizada pelos defensores deste engano.
Vamos ver o que dizem as Escrituras acerca de Israel:

"Assim diz ADONAI, que dá o sol para luz do dia e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; ADONAI dos Exércitos é o seu nome.
Se se desviarem estas ordenanças de diante de mim, diz ADONAI, deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de mim, para sempre.
Assim disse ADONAI: Se puderem ser medidos os céus para cima, e sondados os fundamentos da terra para baixo, também eu rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo quanto fizeram, diz ADONAI."
JEREMIAS 31:35-37.

"Digo, pois: porventura, rejeitou D'us o seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
D'us não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a D'us contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal."
ROMANOS 11:1-4.

Vamos analisar o texto que o dito pastor usou:
"E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de D'us."
Que "regra" seria esta?
Verso anterior: "Porque, no o Messias Yeshua, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura."
Então, ele continua: AOS QUE ANDAREM VIVENDO COMO UMA NOVA CRIATURA, SHALOM E MISERICÓRDIA SOBRE ELES ("ELES" QUEM???)
ELES = OS QUE VIVEM COMO NOVAS CRIATURAS = A IGREJA = JUDEUS E GENTIOS.
E aí, ele continua novamente: SHALOM E MISERICÓRDIA SOBRE A IGREJA E SOBRE O ISRAEL DE D'US.
Vemos aqui 2 classes: A Igreja, dos que são "novas criaturas", e o Israel de D'us = A NAÇÃO JUDAICA.
Sha'ul, em momento algum, usa esta expressão se referindo à Igreja, seja ela qual for.

O tal pastor parece que gosta de citar algumas frações sobre a história da Igreja, mas eu também gosto!

Justino Mártir: 100 - 165
Acusou os Judeus de iniciarem a matança de Cristãos.
"Se alguém, por fraqueza de espírito, resolver observar as instituições como foram entregues a Moisés, e das quais esperam alguma virtude, mas que julgamos terem sido indicadas em razão da dureza dos corações, juntamente com sua esperança neste o Messias, e desejarem cumprir os eternos e naturais atos de justiça e piedade, mas optam por viver com os Cristãos e os fiéis conforme declarei anteriormente, não os introduzindo a serem circuncidados como eles próprios, ou a observarem o Shabat, ou a observarem qualquer outra cerimônia, sou da opinião que nos devemos reunir a eles e nos associarmos a eles em todas as coisas, como parentes e irmãos.”

Marcion: 110-160
“Qualquer Cristão que utilizasse um símbolo judaico, um nome judaico, ou realizasse qualquer celebração judaica, seria considerado cúmplice da morte de o Messias juntamente com os Judeus.”

Orígenes: 185-254
Acusou o povo Judeu, dizendo que eles conspiravam para matar os cristãos;

Eusébio: 265-339
Disse que os Judeus costumavam matar as crianças dos cristãos nas cerimônias anuais..
"As escrituras judaicas são destinadas aos cristãos e não aos Judeus";

St Hilary de Potiers: 300 – 367
Disse que os Judeus eram um povo perverso, amaldiçoado por D’us;

St Ephraim: 306 – 373
Difamava os Judeus chamando de prostíbulos as suas sinagogas;

São Jerônimo (Tradutor da Vulgata): 325-378
Disse que os Judeus não são capazes de compreender as escrituras e devem ser perseguidos severamente até serem forçados a confessar a verdadeira fé;

Crisóstomo 347-407 (bispo de Antioquia -escreveu oito sermões contra o povo Judeu):
"As sinagogas são zonas de meretrício e teatro, cheio de ladrões e bestas selvagens. Os Judeus são culpados da morte de o Messias".
"Não há expiação para o povo Judeu. Deus sempre os odiou. Os Cristãos devem odiá-los porque eles foram assassinos de o Messias e são adoradores de satanás".

Sto Agostinho: 354 - 430
"Os Judeus e a nação de Israel são apenas testemunhas da verdade do cristianismo, serviram apenas para deixar o legado da fé e da verdade cristã. Agora deveriam estar em constante humilhação quanto ao triunfo da Igreja sobre a sinagoga. Não há salvação para os Judeus. Eles já estão perdidos de qualquer forma."
"O judaísmo é uma corrupção e os Judeus devem ser escravizados".

St Cyril: 827 - 869
Deu aos Judeus a escolha de exílio, apedrejamento ou conversão.

Tomás de Aquino: , 1225 - 1274
Perpetuou a perversa teoria de Sto Agostinho.

Lutero: 1483-1546 - Publicou um folheto intitulado: “Os Judeus e as Suas Mentiras(1543)”
"Os Cristãos devem queimar as sinagogas e os Judeus. Devem tirar os livros e os Talmudes deles, pois esses contém só mentiras e blasfêmias. Devem ameaçar de morte os rabinos que ensinem. Devem proibir os Judeus de viajar. Devem obrigar os Judeus a trabalhar em serviço manual e não adquirirem profissão".
"Os Judeus são arrogantes, teimosos e de coração de ferro como demônios".
{Martin Luther, "On the Jews and Their Lies" (1543), Traduzido por Martin H. Bertram, editado por Franklin Sherman, vol.47, pp. 121-306, em Luther's Works, de Jaroslav Pelikan e Hehnut T. Lehmann ( Filadelfia,. Fortress Press e St. Louis, Concórdia Publishng House, 1962-1974).
Abaixo um excerto das pp. 268-278:
"Que faremos, nós Cristãos, com este povo rejeitado e condenado, os Judeus?".
...Vou dar-lhes o meu conselho sincero: primeiro, atear fogo às suas sinagogas, em honra ao nosso Senhor e à cristandade, de modo que Deus veja que somos Cristãos... Aconselho que as suas casas sejam arrasadas e destruídas...Aconselho que os seus livros de orações e escritos talmúdicos lhes sejam arrebatados...Aconselho que seus rabinos sejam proibidos de ensinar, sob pena de perderem a vida e serem mutilados...Acreditamos que o nosso Senhor Yeshua o Messias dizia a verdade ao falar sobre os Judeus que não O aceitaram e O crucificaram: "Sois uma raça de víboras e filhos do demônio...".
Sobre os judeus e suas mentiras (do alemão Von den Juden und ihren Lügen) é um tratado escrito em Janeiro de 1543 pelo teólogo protestante Martinho Lutero em que defende a perseguição contra os judeus, a destruição de seus bens religiosos, assim como o confisco do seu dinheiro.
Ainda que inicialmente Lutero tenha tido uma visão mais favorável dos judeus, a recusa destes a se converter ao movimento protestante que se iniciara, levou Lutero a adotar diversas acusações e incentivar a um anti-semitismo que, juntamente com outras obras e idéias, pode ter servido de base ao nazismo (o texto foi citado pelos nazistas durante o Julgamento de Nuremberg para justificar a Solução Final). Fonte: Wikipedia.


Como eram as congregações?
–Formadas por judeus e não-judeus;
–Para ser aceito na congregação: leis noéticas (Atos 15:20);
–Gradualmente, os não-judeus aprendiam a guardar a Torá (Atos 15:21, Hebreus 6:1-6);
–Reuniam-se para ler e estudar a Torá e as Boas Novas;
– requentavam também sinagogas tradicionais (Atos 13);
–Após a cisão com os fariseus, passaram a se reunir em suas próprias sinagogas no
Shabat;
–Frequentavam assiduamente o Templo, até sua destruição (Atos 2:46).

Os Nazarenos e a Lei
Como toda seita judaica, os nazarenos nunca deixaram de observar a Torá
O problema com a Lei não era exatamente com a Lei do Eterno:
"O que eu agora explico é isto, que os fariseus têm conduzido as pessoas a um grande
número de observâncias pela sucessão de seus pais, que não estão escritas na Lei de
Moisés; e por esta razão os saduceus os rejeitam e dizem que nós devemos considerar
apenas as observâncias que são obrigatórias, as quais estão na Palavra escrita, mas não
devemos observar as que se derivam da tradição de nossos pais." (Flavio Josefo -
Antiguidades 13:10:6)
Parêntesis: Sobre a Lei do Eterno, Yeshua deu o parecer definitivo em Mt. 5:17-19

Relatos dos “Pais da Igreja” sobre os Nazarenos
Os nazarenos eram aqueles "... que aceitam o Messias de uma forma que não deixam de
observar a "velha Lei"..." (Jerônimo)
"Mas estes sectários... não se chamavam de cristãos - mas de 'nazarenos'... contudo, são
simplesmente judeus completos. Eles não só usam o Novo Testamento como também o
Antigo Testamento, como o fazem os judeus... Eles não possuem diferentes idéias, mas
confessam tudo exatamente como a Torá descreve e na forma judaica - exceto, porém,
por sua crença no Messias. Pois eles reconhecem tanto a ressurreição dos mortos quanto a
criação divina de todas as coisas, e declaram que D-us é Um, e que o Seu Filho é Yeshua
o Messias. Eles são bem treinados no hebraico. Pois dentre eles a Torá inteira, os Nevi’im
(Profetas) e... os Ketuvim (Escritos)... são lidos em hebraico, como certamente o são
entre os judeus. Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no
seguinte: Eles discordam dos judeus porque chegaram à fé no Messias; mas como eles
ainda estão na Torá -- circuncisão, o Shabat, e o restante -- eles não estão de acordo com
os cristãos... eles não são nada mais do que judeus... Eles possuem as Boas Novas de
acordo com Matitiyahu completamente em hebraico. Pois está claro que eles ainda
preservam-nas no alfabeto hebraico, tal qual foram escritas originalmente."
(Epifânio; Panarion 29).

O Início da Cisão
Do ponto de vista histórico, alguns eventos foram cruciais para que o Cristianismo
viesse a se tornar uma religião independente:
A morte de Ya’akov HaTsadik (Tiago, o Justo) e dos apóstolos originais
O início da perseguição de Roma aos judeus (os nazarenos eram vistos como judeus)
A própria perseguição interna dos fariseus na revolta de Bar Kochba
A destruição do Templo, e a Diáspora
O grande crescimento da fé no estrangeiro, em meio a um momento de perseguição
dos nazarenos.
Sobre o evento da morte de Ya’akov HaTsadik e dos demais apóstolos, o nazareno
Hegésipo escreveu:
"Até aquele período (98 DC), a Assembléia havia permanecido como uma virgem pura e
incorrompida: pois, se havia quaisquer pessoas dispostas a alterar a regra completa da
proclamação da salvação, elas ainda vagavam em um lugar obscuro oculto ou outro. Mas,
quando o bando sagrado de Emissários havia de várias formas findado suas vidas, e a
geração dos homens havia sido confiado ouvir à Sabedoria inspirada com seus próprios
ouvidos passou, então a confederação do erro da iniquidade tomou ascenção através da
infidelidade dos falsos mestres que, vendo que nenhum dos emissários ainda sobrevivia,
levantaram suas cabeças para se opor à proclamação da verdade, proclamando algo
falsamente chamado de conhecimento." (Hegésipo, o Nazareno; c. 98 DC; citado por
Eusébio em Hist. Ecl. 3:32)

Lobos em Pele de Cordeiro
Originalmente, os ‘bispos’ eram líderes das congregações, que respondiam diretamente
ao concílio nazareno;
Com os nazarenos sendo perseguidos, surgiu a oportunidade para que alguns bispos
buscassem a independência, alimentando sua sede de poder. Dentre esses bispos, estava
Inácio, bispo de Antioquia. Nascia uma Igreja controlada pelo poder dos bispos.

O Poder dos Bispos
Sobre o poder dos bispos, Inácio escreve:
"...sujeitando-se ao seu bispo... andem juntos conforme a vontade do Eterno. J esus... é
enviado pela vontade do Pai; Assim como os bispos... são [enviados] pela vontade de
J esus C risto." (Carta de Inácio aos Ef. 1:9,11)
"...seu bispo... penso que felizes são vocês que se unem a ele, assim como a igreja o é a
J esus C risto e J esus C risto o é ao Pai... Vamos portanto cuidar para que não nos
coloquemos contra o bispo, para que nos sujeitemos ao Eterno. Devemos olhar para o
bispo tal como olharíamos para o próprio S-nhor." (Carta de Inácio aos Ef. 2:1-4)
"...obedeça ao seu bispo..." (Carta de Inácio aos Mag. 1:7)
"Seu bispo está presidindo no lugar do Eterno... unam-se ao seu bispo..." (Carta de Inácio
aos Mag. 2:5,7)
"...aquele...que faz qualquer coisa sem o bispo... não é puro em sua consciência..." (Carta
de Inácio aos Tral. 2:5)
"...Não faça nada sem o bispo." (Carta de Inácio aos Fil. 2:14)
"Cuidem para que vocês sigam o seu bispo, Assim como Yeshua o Messias ao Pai..." (Carta de
Inácio aos Esm. 3:1)

A Cartada Final
Até então, os nazarenos sempre se sentiram parte de Israel (Jer. 31:31). Para consolidar
a separação do concílio de Jerusalém, bem como para se dissociar da perseguição a Israel
e estabelecer o seu poder, Inácio e outros bispos passaram a propor a separação entre
“Igreja” e “Israel.”
E para combater tudo o que era israelita, era preciso ir contra o cerne da identidade de
Israel: A Torá.
Inácio começa a pregar contra a observância da Torah:
"Não sejam enganados por doutrinas estranhas; nem por fábulas antigas sem valor. Pois
se continuarmos a viver conforme a Lei Judaica, estamos confessando que não recebemos
a graça..." (Carta de Inácio aos Mag. 3:1)
"Mas se alguém pregar a Lei Judaica a vocês, não lhe dêem ouvidos..." (Carta de Inácio
aos Fil. 2:6)
Importante: Com a morte dos apóstolos e a diáspora, não havia mais o entendimento
de que a “Lei” combatida por Sah'ul era a Lei Oral inventada pelos fariseus e tida por
eles como inspirada pelo Eterno. Com isso, bispos como Inácio passaram a
reinterpretar as cartas paulinas para justificar sua doutrina de repúdio a tudo o que
tivesse conexão com Jerusalém.
Inácio x Bíblia
Dt 28:1-14 e Sl. 119
Com Inácio e outros bispos, começa a surgir o Cristianismo como religião distinta da
seita judaica original dos nazarenos.

Surge uma Nova Tradição
Com a remoção de tudo o que era judaico das ‘igrejas’ dos bispos supracitados, surge a
necessidade de incorporar um novo sistema de prática religiosa na vida das igrejas. Esse
sistema veio a partir da adaptação de rituais pagãos.
Uma das primeiras a adotar tais práticas foi a Igreja de Alexandria, que adotou elementos
da adoração egípcia à Isis, a rainha do céu e a seu filho. Acerca dela, o historiador
Samuel Dill escreve:
“"O ritual diário de Isis, que aparentemente era tão regular e complicado quanto o da
Igreja Católica, produziu um imenso efeito na mente romana. Todos os dias, havia dois
serviços solenes, nos quais sacerdotes com tonsuras e vestes brancas, com acólitos e
assistentes dos mais variados níveis oficiavam. A litania da manhã e o sacrifício era um
serviço impressionante. A multidão de adoradores lotava o lugar perante a capela logo ao
amanhecer. O sacerdote, subindo por uma escada oculta, levantava o véu do santuário e
adorava à imagem santa. Então ele circulava os altares, recitando a litania [ie. palavras
místicas de línguas estranhas], aspergindo água benta de uma fonte secreta”" (Roman
Socitey from Nero to Marcus Aurelius, páginas 577-578)

Nasce um Império Religioso
O primeiro passo: Alexandre Severo constrói (entre 220 e 230DC) um “santuário para
J esus”, junto aos santuários dos deuses pagãos romanos.
Começa a proliferar uma espécie de sincretismo com o politeísmo romano, onde o Pai é
associado a Dyeus, chefe do panteão romano (equivalente a Zeus no panteão grego), e
Yeshua e o Espírito Santo são tidos como deuses cristãos. Yeshua é associado à figura do
deus-sol.
O panteão romano e o pontifex maximvs (sumo pontífice)
Gaivs Flavivs Valerivs Avrelivs Constantinvs (Constantino I – 280DC a 337DC): a
conversão do primeiro papa. Constantino, adorador confesso do deus-sol, tem uma visão
antes de uma batalha. Alega ter visto a cruz e o “sol invictus”
Na realidade, Constantino I enxerga o Cristianismo como uma grande oportunidade
política de unificar um império fadado á divisão.
Constantino promove a fusão da adoração romana pagã com o Cristianismo, fazendo
um sincretismo entre o que sobrou da fé original de Yeshua, e a adoração ao deus-sol.
Surge o Catolicismo Romano.
“Ele [Constantino I] continuou a usar linguagem monoteísta vaga que qualquer pagão
aceitaria. Durante os primeiros anos de sua supremacia, ele realizou pacientemente todo o
cerimonial que dele era requerido por ser o Pontifex Maximvs do tradicional culto
[pagão]. Ele restaurou templos pagãos [posteriormente transformados em igrejas]… Ele
usou tanto ritos cristãos quanto pagãos na dedicação de Constantinopla. Ele usava
fórmulas mágicas para proteger a colheita e curar doenças.” – Will Durant, historiador, na
obra “Caesar and Christ”, página 656
O Mitraísmo e o Império Romano
A adoração ao deus-sol não era novidade no Império Romano. Veja a cronologia
abaixo:
- Entre 138 e 161, o imperador Antoninvs Pivs ergueu um templo a Mitra em Ostai, uma
cidade próxima a Roma. Mitra recebeu o título oficial de Sol Dominus Imperil Romani
(“O Sol, Senhor do Império Romano”) e o seu dia, domingo no calendário romano, foi
declarado “Dominus Dei”, o “Dia do Senhor”. Obs: Qual é o Dia do Senhor da Bíblia?
A própria Bíblia responde: - Ex. 20:10; Lev. 23:3; Dt. 5:14; Is. 58:13
Entre 270 e 275, o imperador Aurelivs, cuja mãe era uma sacerdotiza do deus-sol,
tornou o mitraísmo a religião oficial do império.
13 – O Édito de Constantino
Em 321DC, Constantino proclamou o seu famoso édito acerca do “Dominus Dei” (“Dia
do Senhor”): “Que todos os juízes e cidadãos e ocupações de todos os negócios
descansem no venerável dia do Sol…”
Cinco outras leis acerca do Dominus Dei foram proclamadas nos anos seguintes para
reforçar a questão.
“Ele [Constantino I] enviou às legiões, para ser recitado naquele dia [Dominus Dei] uma
forma de oração que poderia ser emprega por um adorador de Mitra, ou de Serapis, ou de
Apolo, bem como por qualquer crente cristão. Esta foi a sanção oficial do velho costume
de fazer uma prece ao sol nascente.” – Victor Duruy, historiador, na obra “History of
Rome”, vol. 7, pg. 489.
Para os cristãos, Constantino I transferiu a adoração no Shabat definitivamente para o
domingo. Sobre esta transferência, Eusébio, bispo de Cesaréia e consultor pessoal de
Constantino I, escreveu:
“Todas as coisas que se faziam no Shabat, estas nós [líderes de Roma] transferimos para
o Dia do Senhor” – Comentário sobre os Salmos, em Migne, patrologia graeca, vol. 23,
col. 1171.
Socrates, historiador do quinto século, escreveu acerca disto:
“Apesar de quase todas as igrejas ao redor do mundo celebrarem os sagrados mistérios no
Shabat semanal, ainda assim os cristãos de Alexandria e Roma, em razão de algum tipo
de tradição antiga, cessaram esta prática.” – História Eclesiástica, Livros, capítulo 22."


E A REFORMA, RESOLVEU???

A Reforma Protestante
Lutero x Carlstadt
O historiador Draper comenta: "Próximo ao final da vida de Lutero, parecia que a única
perspectiva para o poder do papado era a ruína total. Porém atualmente, em 1930, de
trezentos milhões de cristãos, mais da metade jura fidelidade à Roma… Quase que por
mágica a Reforma parou de avançar. Roma não só conseguiu pôr em cheque a sua
proliferação como também reobteve uma boa porção daquilo que havia perdido"
(Desenvolvimento Intelectual, volume 2, página 216)
A cartada da contra-reforma, do Arcebispo de Reggio: “A profissão deles de se aterem
às Escrituras somente como base de fé é falsa. A prova: A palavra escrita determina de
forma explícita a observância do Shabbat. Eles não observam o Shabbat, mas o rejeitam.
Se eles realmente se ativessem somente às Escrituras como padrão, eles estariam
observando o Shabbat conforme é determinado ao longo das Escrituras. Porém eles não
só rejeitam a observância do Shabbat como determinado pela palavra escrita, mas
também adotaram, e praticam, a observância do domingo, para o qual eles têm apenas a
tradição da Igreja (Católica)."
Principais Acertos da Reforma Protestante
Fim da idolatria às imagens
Libertação da tirania papal
Volta à prática de leitura da Bíblia
Principais Erros da Reforma Protestante
Manutenção de tradições romanas de origem pagã ou extra-bíblica
Anti-semitismo impediu o reconhecimento do corpo como Israel
Anomia, especialmente por influência de Lutero
A essência da doutrina permaneceu romana
Excessiva negação da autoridade institucional, levando a um sem-número de seitas sem
precedentes na história.

O Dispensacionalismo e o Desconforto Profético
No século 19, o protestantismo, através de John Darby, desenvolve a doutrina do
dispensacionalismo, que é rápida e amplamente adotado.
Em 1830, uma garota escocesa de 15 anos chamada de Margaret MacDonald tem uma
visão: surge a doutrina do arrebatamento pré-tribulacionista e a solução mágica para o
problema do dispensacionalismo."


Este tal pastor, parece ser calvinista...quem foi João Calvino???

"O assassino e quase alto-denominado "dono da verdade", mandou queimar Miguel Servet no dia 27 de outubro de 1553 aos 42 anos de idade em Genebra, por não acreditar na trindade. A intolerância de um homem hipócrita que ao ajudar livrar os cristãos da perseguição católica, começou outra perseguição contra todo aquele que discordava do seu ponto de vista teolgico e é a este homem que os presbiterianos chamam de "homem de Deus" ou " homem usado por Deus", mas fica a pergunta, usado por Deus também durante os assassinatos? Até onde Calvino foi de Deus?

A Igreja Presbiteriana se dirige aos adventistas, Testemunhas de Jeová e Mórmons como sendo seitas, por nascerem de falsas profecias e serem hereges, e aí vem outra pergunta, qual o nome que se dá a igrejas que nascem de assassinatos e hipocrisia?

Quem foi João Calvino?

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maiode 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o próprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul(entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.
Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome deJean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latimCalvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.
Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos[quem?], Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, percursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo" [Wikipedia].
Erros e radicalismo
Em 1542, Calvino publica em Genebra o seu livro de catecismo: "Catéchisme de l'Église de Genève, c'est-a-dire, le formulaire d'instruire les enfants en la chrétienté". A chave do projecto de Calvino passa pela pedagogia. O seu objectivo é a profunda transformação das mentalidades. Cada resquício de superstição, de práticas de magia, ou de catolicismo é perseguido como idolatria.
O consistório, do qual Calvino fazia parte, ocupava-se desses e de outros casos. Refiram-se alguns:
Em 1542, uma mulher chamada Jeanne Petreman é acusada de se recusar a participar da eucaristia, de dizer o pai-nosso em língua "romana" e de proclamar que a Virgem Maria era a sua defensora. Diz também que se nega a acreditar noutra fé que não a sua. É excomungada.
Em 2 de Setembro de 1546, aparece em Genebra um franciscano que pedia na rua um jantar em nome de Deus e da Virgem Maria. Devemos pressupor que ele obteve o seu jantar mas foi também levado ao consistório, que logo constatou que o "papista" mal conhecia a bíblia, além de ser inofensivo. Foi expulso da cidade, para o lado da fronteira, com os católicos.
A 23 de Junho de 1547 comparecem perante o consistório várias mulheres que tinham sido apanhadas a dançar - uma delas era a esposa de um dos membros do consistório. O caso ganhou contornos de escândalo. As mulheres foram condenadas a alguns dias de prisão, apesar de vários apelos. Em reacção à decisão, são colocados na cidade cartazes contra Calvino. O autor dos cartazes, Jacques Gruet, é torturado. Depois de confessar a sua autoria, é executado.
Em 1548, Louis Le Barbier é interrogado sobre a sua fé. Declara que não tem fé. Entretanto, descobrem livros de bruxaria e de escórnio na sua posse. É admoestado perante o consistório mas não será perseguido.[Wikipedia].

Assassinato indireto de Miguel Servet

Miguel Servet era um homem de cultura, um médico, interessado, entre muitas outras coisas, na religião. Como livre pensador, defendia que o dogma da Trindade não fazia qualquer sentido, sendo apenas um sofisma inventado no Primeiro Concílio de Niceia. Será perseguido pelaIgreja Católica em França, através da Inquisição, por causa das suas teses. Escapa e dirige-se a Genebra, mas os protestantes mostraram-se não menos intolerantes para com as suas ideias.
A história da ligação entre Servet e Calvino começa já em 1534, ano em que ambos estiveram em Paris. Esteve nessa altura planejado um encontro que não chegou a realizar-se. No entanto, trocariam correpondência por vários anos.
O debate foi tornando-se numa azeda discussão. Um dos pontos principais da discussão epistolar continuava a ser a Santíssima Trindade. Perante a sua proposta para que Calvino lesse o manuscrito do seu Livro "Restitutio" (tendo-o enviado pelo correio), Calvino diz-lhe que deveria ler o seu "Institutio". Servet fê-lo e escreveu comentários críticos nas margens do texto que foram depois enviados a Calvino.
Calvino recebeu o manuscrito mas não lhe respondeu. Nem sequer devolveu o manuscrito do Restitutio, que Servet lhe pedia que remetesse. Calvino manteve o seu silêncio, cultivando preocupação em relação a Servet e às suas heresias.
No princípio de Abril de 1553 a Inquisição francesa recebeu misteriosamente a posse de documentos que compromentiam Servet. Entre eles, as cartas de Servet a Calvino. Ainda em 5 de Abril, Servet é ouvido pelos inquisidores. A 7 de Abril, porém, consegue escapar-se da prisão. Dirigiu-se a Genebra, talvez por pensar que entre os protestantes estaria a salvo da Inquisição. Enganou-se. Foi preso pelas autoridades da cidade de Genebra a 13 de Agosto.
O seu julgamento tornou-se um caso discutido. Foi pedida a opinião a padres de Berna, Zurique e outras cidades. A maioria desprezava Servet - a trindade era, na sua opinião, indiscutível.
Calvino, também acusado pelos católicos de arianismo, poderá ter visto aqui a oportunidade de mostrar que defendia o conceito trinitário, ao mesmo tempo que mostraria que também estava empenhado em perseguir os heréticos. Um herético do lado de lá da fronteira também é um herético dentro da cidade.
A 27 de Outubro de 1553 Miguel Servet é queimado vivo em Genebra. [Wikipedia].

Morte

Nos seus últimos anos de vida, a saúde de Calvino começou a vacilar. Sofrendo de enxaquecas, hemorragia pulmonar, gota e pedras nos rins foi, por vezes, levado carregado para o púlpito. Calvino continuava a ter detratores declarados que lhe dirigiam ameaças constantes.
Entretanto, apreciava passar os seus tempos livres no lago de Genebra, lendo as escrituras e bebendo vinho tinto. No fim de sua vida disse a seus amigos que estavam preocupados com o seu regime diário de trabalho: "Qual quê? Querem que o Senhor me encontre ocioso quando ele chegar?"
João Calvino morreu em Genebra a 27 de maio de 1564. Foi enterrado numa sepultura simples e não marcada, conforme o seu próprio pedido.[Wikipedia].

Conclusão

João Calvino com seu radicalismo, foi contra o princípio de C risto que diz: "Feliz aquele que não se escandaliza por minha causa."(Mat.11:6). Também condenando Miguel Servet,que apesar de ser herege, era um ser humano, e nesse ponto João Calvino foi contra o mandamento de Deus que diz "Não matarás" (Ex. 20:13) e contra outro princípio de C risto que é o amor, mas ele com esse assassinato praticou o ódio (comum entre calvinistas) como está descrito no evangelho de Matheus capítulo 5 versículos 21 a 26 que diz: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil."


Assim indo contra princípios bíblicos foi a vida do fundador da Igreja Presbiteriana que nasceu de radicalismo, hipocrisia, heresias e assassinato.
E até o fim da vida de João Calvino foi contra os princípios bíblicos já que bebia vinho tinto com alcool e a bíblia é clara ao dizer que essa bebida (fermentada) quem bebe não tem sabedoria, assim está escrito: "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."(Pv. 20:1). Lembrando que obviamente J esus e os apóstolos não usavam vinho com álcool se fosse estariam sendo contra a bíblia.
E além desse texto tem outros que vão contra está prática de Calvino, um texto mais claro é impossível, está escrito: "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez."
E mais, quem bebe não percebe a volta de J esus (1 TS 5:5 a 10) e tem a perda da salvação eterna (1 Co 6:9 e Ap 21:8).
Enfim, Calvino ao ajudar libertar os Cristãos por um lado os prendeu por outro, como diz o ditado, "deu com uma mão e tirou com a outra".
Calvino se resumi em hipocrisia, heresia e fanatismo, e foi com essa base que ele fundou sua igreja que hoje se encontra em vários países e é conhecida pelo mundo, a Igreja Presbiteriana, no Brasil é Igreja Presbiteriana do Brasil ao qual pregam algo que alto-denominam "Doutrina da Graça", que com base na história de Calvino deve haver poucas verdades.
O calvinismo foi nos tempos de Calvino a mesma coisa que a inquisição católica, só que a diferença é que usaram a bíblia, de forma errada mas usaram.
Calvino, este é o "homem de Deus" ao qual os presbiterianos se referem, ao me ver não é o que parece. E você, acha que este pode ser um "homem de Deus"?
(http://verdadesnareligiao.blogspot.com.br/2011/06/joao-calvino-um-herege-hipocrita.html).

Estude Juliebert, e tire suas conclusões...qualquer dúvida, pode questionar!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Juliebert Sex Jan 04, 2013 2:01 am

A Paz a todos;

Esse negocio de legalismo ta me deixando -maluco-,Eu não entendo como alguém consegue inventar regras assim e estas serem seguidas por todos,deve haver alguma base na Lei,não???Talvez uma má interpretação da Torah ou algo assim!!!Eu não entendo porque Paulo não foi mais especifico,a Bíblia só diz Lei,eu não posso julgar se era a Lei ou outra lei!!!Mas eu sei que D'us é soberano nas suas palavras,não acho que ELE voltaria atrás no que diz,Mas sei que ELE pode criar outras formas para que sua palavra se cumpra,como por exemplo o Rei Ezequias o profeta já havia declarado a sua morte,mas com o seu clamor O SENHOR teve misericordia e lhe acrescetou 15 anos de vida,ele morreu mas teve mais 15 anos.A consequencia para o pecado de Adão era a morte,ele morreu e hoje toda a humanidade passa por isso,Mas nosso D'us através de seu filho deu a oportunidade para a vida eterna.Muitos dizem que Yeshua veio ao mundo e cumpriu a Lei para que podessemos ficar ''livres'' dela (mas na verdade o mandamento do amor fez com que ficasse mais dificil pois agora o arrependimento tem que vir do coração e o seu proximo é tão importante quanto vc) eu sinceramente não sei,mas sei que o meu amor por D'us faz com que eu procure sempre agrada-LO ,também sei que ser humano algum podereia cumprir todos os seus mandamentos,mas a salvação consiste no esforço continuo de viver tentando!!!O que me interessa é fazer a vontade do meu Senhor seja qual ela for!!!Por isso tenho apresentado todos os dias em oração sobre esse tema,porque o nosso D'us não é D'us de confusão,sei que ELE me mostrará o caminho certo!!!
Sobre a Trindade,eu não ouso discutir,tenho medo de blasfemar contra o Espirito Santo e esse é um pecado que não tem perdão!!!Apesar de tudo creio que Ele seja uma pessoa não apenas uma força ou um modo em que D'us age! Recentemente ouvi uma analogia muito interessante que compara a Trindade com a agua,(todos sabemos que esta possui 3 estados fisicos (solido,liquido e gasoso) cada estado tem seu uso determinado,por exemplo: vc não pode esfriar um suco colocando proximo ao vapor d'agua ,nem mover uma termoeletrica com cubos de gelo,muito menos lavar a casa sem agua liquida,cada um tem a sua função mas todos possuem em comum a mesma fonte tudo é agua é a mesma H2O,da agua liquida partem as outras mas nenhum dos estados é igual ao outro!!!Segundo o Teologo da mesma forma se manifesta a Trindade não são 3 deuses mas apenas Um composto de 3 pessoas mas iguais em poder e gloria!!!Cada um atua de uma forma mas o mesmo D'us que disse: "Façamos o homem'' no inicio da criação,é aquele quem disse "Eu e o Pai somos Um''!!!! O estado liquido predomina sobre os solido e o gasoso pois este é o ponto de partida de ambos,da mesma forma D'us predomina sobre a Trindade mas compartilha de sua divindade com o Filho e o Espirito) Bem eu não sei se o que esse Teologo disse esta certo,Mas tenho buscado servir ao D'us vivo o D'us de Israel e creio no seu Filho como unico e suficiente Salvador e no poder de seu Santo Espirito!!!
''Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Romanos 10:11''
Eu Creio e sei que ELE me mostrará a direção certa!!!


Gostaria de pedir a oração de todos para que O SENHOR me direcione no caminho correto!!!


A Paz a Todos!!!

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 650378
Juliebert
Juliebert
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 41

Idade Idade : 27

Cidade Cidade : Pirenópolis

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 10/11/2012

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Convidad Sex Jan 04, 2013 3:06 am

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 3708 para todos!

Juliebert escreveu:
Esse negocio de legalismo ta me deixando -maluco-,Eu não entendo como alguém consegue inventar regras assim e estas serem seguidas por todos,deve haver alguma base na Lei,não???Talvez uma má interpretação da Torah ou algo assim!!!Eu não entendo porque Paulo não foi mais especifico,a Bíblia só diz Lei,eu não posso julgar se era a Lei ou outra lei!!!Mas eu sei que D'us é soberano nas suas palavras,não acho que ELE voltaria atrás no que diz,Mas sei que ELE pode criar outras formas para que sua palavra se cumpra,como por exemplo o Rei Ezequias o profeta já havia declarado a sua morte,mas com o seu clamor O SENHOR teve misericordia e lhe acrescetou 15 anos de vida,ele morreu mas teve mais 15 anos.A consequencia para o pecado de Adão era a morte,ele morreu e hoje toda a humanidade passa por isso,Mas nosso D'us através de seu filho deu a oportunidade para a vida eterna.Muitos dizem que Yeshua veio ao mundo e cumpriu a Lei para que podessemos ficar ''livres'' dela (mas na verdade o mandamento do amor fez com que ficasse mais dificil pois agora o arrependimento tem que vir do coração e o seu proximo é tão importante quanto vc) eu sinceramente não sei,mas sei que o meu amor por D'us faz com que eu procure sempre agrada-LO ,também sei que ser humano algum podereia cumprir todos os seus mandamentos,mas a salvação consiste no esforço continuo de viver tentando!!!O que me interessa é fazer a vontade do meu Senhor seja qual ela for!!!Por isso tenho apresentado todos os dias em oração sobre esse tema,porque o nosso D'us não é D'us de confusão,sei que ELE me mostrará o caminho certo!!!
Olá Juliebert!

Já foi elucidado aqui sobre as questões que envolvem a Lei e os dogmas...
Creio que o seu problema está na dúvida em crer no que o cristianismo ensina sobre tais coisas (o que vc aprendeu), ou crer no que estamos te apresentando aqui.

Por que Sha'ul não foi específico?
Ora, há muitos aspectos descritos nas Escrituras que não são revelados de forma específica!
Por que Yeshua sempre ensinava por meio das "hagadot's" (parábolas)???

Juliebert, não cabe a nós questionarmos o por que disto, ou daquilo, o que importa para nós, no tocante à doutrina revelada por D'us, é o seguinte:

SHA'UL ADVERTINDO A TIMÓTEO:

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as Sagradas Letras (A TORAH E OS PROFETAS), que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há no Messias Yeshua.

Toda Escritura (A TORAH E OS PROFETAS) é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
para que o homem de D'us seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."


2 TIMÓTEO 3:14-17.

Quantas religiões cristãs se aproveitam das Escrituras para criarem "dogmas"?
Não é diferente com os grupos de judeus religiosos que existiam na época do Mashiach.

Sobre a Trindade,eu não ouso discutir,tenho medo de blasfemar contra o Espirito Santo e esse é um pecado que não tem perdão!!!Apesar de tudo creio que Ele seja uma pessoa não apenas uma força ou um modo em que D'us age!

Não precisa discutir, apenas ouse investigar, pesquisar e estudar sobre o assunto, é um direito seu.
Não seja "escravo" da teologia cristã como eu fui, liberte-se dela e não tenha medo em tentar entender as coisas de uma forma diferente daquela que vc está acostumado.

Trindade é um dogma criado no século IV, no concílio de Nicéia, pode pesquisar e estudar, anuncio isto há 3 anos e tenho a plena convicção de que não "blasfemei" contra o Espírito de D'us.

Ou então, acesse: http://www.torahweb.net/Unidade-Composta-h19.htm

http://www.torahweb.net/t1531-quem-e-yeshua

http://www.torahweb.net/t1015-yeshua-principio-criador-ou-principio-criado

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 650378
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Igreja - O Novo Povo de DEUS. - Página 2 Empty Re: Igreja - O Novo Povo de DEUS.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos