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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Tatiana Qua Dez 01, 2010 3:30 am

Oi, Camilo!

Vejamos:

Judeus Messiânicos (Hebreus) 9.15-20:

v. 15 - "Por causa dessa morte, ele é o mediador de uma nova aliança. Visto que sua morte liberta as pessoas das transgressões cometidas sob a primeira aliança - os que têm sido chamados podem receber a prometida herança eterna."


A morte de Yeshua liberta as pessoas das transgressões cometidas sob a primeira aliança, visto que este sacrifíco serve tanto para os que viveram antes de Yeshua, como os vieram depois. O scrifício dele é superior por isso também! Antes tinha que se fazer vários sacrifícios pelos pecados, mas depois do que ele fez, já não precisa mais sacrifícios pelos pecados, pois ele já executou de maneira satisfatória.
v.16 - "No caso de um testamento, é necessário que se apresente evidência da morte de quem o fez,

v.17 - porque o testamento só tem efeito no caso de morte; ele jamias vigora enquanto a pessoa que o fez está viva."

v.18 - "Esta é a razão pela qual a primeira aliança também foi inaugurada com sangue."

Agora vai ser dado exemplo quando Mosheh selou a primeira aliança com sangue.

v.19 - Depois de Mosheh ter anunciado cada mandamento da Torah a todo o povo, ele pegou sangue de bezerros, água e usou sangue escarlate e hissopo para aspergir o rolo e todo o povo, dizendo:

v.20 - 'Este é o sangue da aliança que D`us lhes ordenou'.

(...)

Note que Mosheh não fez aspersão de sangue para cada mandamento que escrevia, mas depois de ter registrado todos ele faz o sacrifício, fez uma aspersão só para todos, inclusive o dos sacrifícios, obviamente!

Cuidado para não pensar que neste trecho ele está abolindo os mandamentos por causa da nova alinça, ele apenas mencionou o fato como ocorreu, pois lembre-se, se todos os mandamentos fossem abolidos cada um poderia viver como bem entendesse, visto não ter limites para suas ações. isto traria ao ser humano uma vida desordenada. mas o Reino do eterno tem ordem, por isso os mandamentos estão aí para serem cumpridos.

Veja mais:
v.25 - Älém disso, ele não entrou no céu para oferecer a si mesmo repetidamente, como o kohen hagadol que entra no Lugar Santo ano após ano com sangue alheio;"

v.26 - "se assim fosse, ele teria de sofrer a morte muitas vezes - desde a fundação do Universo. Mas agora, ele apareceu uma vez no fim dos tempos, a fim de eliminar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo."


Continua-se falando de pecados e scrifícios...

v.27 - "Da mesma forma que os seres humanos devem morrer uma vez, e depois disso vem o juízo,"

v.28 - "também o Messias, tendo sido oferecido uma única vez pelos pecados de muitos, aparecerá segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para libertar aqueles que esperam ansiosamente por ele.

Cap.10

v.1 - A Torah tem em si uma sombra das coisas boas que virão, mas não a manifestação real das coisas originais. Portanto, ela nunca pôde, mediante os mesmos sacrifícios repetidos incessantemente, ano após ano, conduzir ao objetivo quem se aproxima do Lugar Santo para oferecê-los"

v.2 - De outra forma, não teria cessado a oferta desses sacrifícios? Se as pessoas que realizavam o sacrifício tivessem sido purificadas de uma vez por todas, não mais teriam consciência do pecado."

v.3 - Não, ocorre o contrário - nesses sacrifícios, há uma recordação dos pecados, ano após ano." (...)

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Tatiana Qua Dez 01, 2010 4:51 am

Cont. Camilo!

Mattityahu (Mt) 26.27-28

v.27 - "Ele também pegou um cálice de vinho, disse a b`rakhah, partiu-a, e a deu aos talmidim, dizendo: 'Bebam dele todos vocês!

v.28 - Porque este é o meu sangue, que confirma a Nova Aliança, meu sangue derramado a favor de muitos, para que tenham os pecados perdoados".


Yeshua fala de pecados perdoados e não de abolicão de mandamentos!


Gálatas 4.21-24, 31

"v.21 - Digam-me, vocês que desejam se sujeitar ao sistema resultante de perversão da Torah em legalismo: acaso não ouvem o que a própria Torah diz?"

v.22 - "Ela afirma que Avraham teve dois filhos, um com uma escrava e um com uma mulher livre."

v.23 - "O filho da escrava nasceu da capacidade limitada dos seres humanos, mas o filho da mulher livre nasceu do poder miraculoso de D`us, no cumprimento de sua promessa."

v.24 - "Então estraímos um midrash destas coisas: as duas mulheres são duas alianças. Uma é do monte Sinai e gera filhos para a escravidão - esta é Hagar."

Camilo, neste contexto Shaùl está se referindo a circuncisão, não para ser anulada, mas ele está alertando as pessoas que saibam que o fato de circucidarem-se não significa que serão salvos, libertos, isto não tem nada a ver com perdão de pecados, mas Sha`ul quer que as pessoas entendam que o sacrifício de Yeshua é que realmente liberta o ser humano definitivamente de seus pecados. mas isto também não significa que a circuncisão foi abolida, porém que ela não tem o objetivo de perdoar pecados. Isto é o que Sha`ul está explicando.

Veja mais adiante neste texto:

Cap.5.1-6

v.1 - " ."O Messias nos soltou para a liberdade! Portanto, permaneçam firmes e não se deixem atar novamente a um jugo de escravidão."

v.2 - Ouçam bem minhas palavras: eu, Sha`ul, lhes digo que, se vocês realizarem a br`it - milah, o Messias não lhes servirá para nada."

v.3 - Aviso-os outra vez: todo homem que permite a realização da b`rit-milah é obrigado a cumprir toda a Torah!"

Sha`ul está falando "toda aTorah", por que os sacrifícios estão nela, e aí as pessoas deveriam continuar a cumpri-los também. Por isso ele diz "toda a Torah".

cont.:

v.4 - Vocês, que tentam ser declarados justos por meio do legalismo, estão separados do Messias! Vocês caíram da graça de D`us".

Note mais uma vez que Sha`` ul está falando com as pessoas que querem ser declaradas "justas", isto é, "perdoadas". Ele não fala que a Torah foi abolida, ele está apenas esclarecendo às pessoas a respeito da justificação, do perdão pleno através do Messias. Obviamente que esta justificação foi realizada através de seu sacrifício, e não é realizada através da circuncisão!! cont.

v.5 - Mediante o poder do Espírito, que atua em nós porque confiamos e somos fiéis, aguardamos com certeza a esperança de obtermos a justiça a ser cumprida."

v.6 - "Quando nos unimos ao Messias Yeshua, nem circuncisão nem incircuncisão importam; o que realmente tem proveito é a fidelidade decorrente da confiança que se expressa pelo amor."

Sha`ul não diz que a circuncisão foi abolida, ele apenas reforça o que já vinha explicando a respeito da importância que estavam dando à circuncisão com relação a justificação para perdão de pecados, salvação.


Veja o que ele diz anteriormente no cap.3.10-13


v.10 - "Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da Torah vive sob maldição, porque está escrito: 'Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da Torah'.

v.11 - "É evidente que ninguém será declarado justo por D`us mediante o legalismo, porque 'pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade'.

v. 12 - Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: 'Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas'.

Sha`ul está denunciando que já naquela época havia pessoas que faziam uso equivocado de textos da Torah, com a finalidade de impor excessos, legalismos sobre as pessoas. Isto não quer dizer que a Torah foi abolida, mas que deve-se ter o cuidado de interpretá-la coerentemente, da maneira correta.

v.13 - O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na Torah ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar; porque o Tanakh diz: '
Quem pender de uma estaca jaz sob maldição".



Cuidado para não interpretar errado este versículo 13. A maldição aqui diz respeito a que nós deveríamos estar no lugar do sacrifíco e por isso seríamos malditos, pois somos pecadosres, porém Yeshua tomou o nosso lugar sendo pendurado na estaca, que era símbolo de maldição. Por isso este trecho diz que ele nos redimiu da maldição pronunciada na Torah, isto é a Toprah nos informa que os que são pendurados na estaca são malditos. Yeshua nos livrou disso, pois o fez em nosso lugar!


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708! Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 606715
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qua Dez 01, 2010 9:24 pm

Em relação à circuncisão... Paulo agora a declara ser apenas "Mutilação" da carne. Sem proveito e sem mérito. Se é sem mérito, então porquê praticá-la?
Não faz mais, nem bem nem mal. É como operar o apêndice, ou cortar o cabelo. Não há mais significado algum nisso.

Se engana aquele que imagina que a circuncisão era praticada por conversos do paganismo. Paulo chega a fazer distinção e separação entre os membros da igreja ao dizer: "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão" (tito 1:10) tá certo?

Há diferença de Leis na Escritura sim...
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Qua Dez 01, 2010 11:30 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708.

Yeshua cancelou, ab-rogou vários mandamentos da Antiga Aliança.

(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,


“... na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças..." (Efésios 2.14-15)

“e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz" (Colossenses 2.14)



Dois vocábulos dessa Escritura precisam ser estudados:
CEDULA e ORDENANÇAS.

1) - A palavra KEIROGRAPHON do v.l4 (única vez adotada no grego original de todo o Novo Testamento), traduzida por CEDULA, em sua etimologia, significa ATA, MANUSCRITO, AUTÓGRAFO.
Por não encontrar no latim popular do seu tempo um vocábulo que o vertesse, Jerônimo simplesmente a transliterou na Vulgata:
CHIROGRAPHUM. Mato Soares, de sua parte, também não achou em português um vocábulo que o traduzisse. Imitou Jerônimo: transliterou também por QUIRÓGRAFO.


À época de Paulo,
KEIROGRAPHON exprimia com precisão um DOCUMENTO PELO QUAL ALGUEM RECONHECIA SEU DEBITO DE DINHEIRO A OUTREM, UMA OBRIGAÇAO PASSADA POR UM DEVEDOR.

Era um escrito de divida, uma espécie de nota promissória atual ou uma duplicata.
É este o sentido dessa palavra
CEDULA (=KEIROGRAPHON) nesta passagem, exigido, aliás, pelo próprio contexto.

O
KEIROGRAPHON (=CEDULA
), a nota promissória do nosso débito insolvente posta "contra nos" nas Mãos de YHWH, o nosso CREDOR.

Em haMashiach, YHWH, o nosso
CREDOR, cravou na cruz esse KEIROGRAPHON
, riscando-o, anulando-o, do nosso débito, tornando a escrita da divida sem efeito.

Há ainda comerciantes que, quando pagas, cravam num prego afixado na parede ou num prendedor feito á semelhança de uma pequena mão, as notas promissórias ou as duplicatas com um risco em forma de L para lembrar sua liquidação.

KEIROGRAPHON
é uma metáfora da Lei Mosaica, sobretudo em seu aspecto moral, que nos fazia grandes e insolventes devedores, porquanto, ao proibir o pecado, fazia-o, contudo, mais abundante, escravizando-nos e levando-nos a morte. (cf. Rm.5:20:7:5-13;JJ Cor.3:6;Gl .5:1).

Em Ef.2:15 encontra-se, por paralelismo, outra referencia a Lei Mosaica como um documento implacável por nos acusar
(DOGMASIN). YHWH o desfez, tirou-o do nosso meio, matando-o na Carne de Yeshua haMashiach Nosso Senhor. E em Cl.2:14,segundo a metáfora do KEIROGRAPHON (CÉDULA),
Yeshua deu cabal satisfação da Lei por haver nele tal documento sido por YHWH cravado na cruz.

Aquela sentença de morte contra nós proveniente da Lei, foi ,com a Morte de haMashiach, cancelada porque, em tendo nascido sob a Lei (Gl.4:4), YHWH O fez "pecado" e "maldito" a fim de, em Sua Pessoa, riscar o documento que nos condenava (cf.II Cor.5:21;Gl.3:l3).

Como fim ou termo da Lei , haMashiach, ao tomar "por nós" (Gl 3.13) sobre Si as maldições da Lei, Ele, cumprindo a Lei, nos libertou da maldição da mesma Lei e, em conseqüência, da própria Lei.

É relevante uma observação! Não ab-rogou Ele a Lei como se antes dele ela houvesse se constituído em recurso da salvação. Ab-rogou- a YHWH ao cravá-la na cruz como simples norma vinculante na vigência do Novo Testamento.

2) - O vocábulo plural
ORDENANÇAS
adotado por Almeida no texto de Cl.2:13-l4 retro transcrito, em hipótese alguma se restringe às cerimônias judaicas.

Os modernos cumpridores do sábado, na esteira da exegese católica, defendem o ponto de vista de a palavra
ORDENANÇAS
figurar a sistemática litúrgica do Antigo Testamento composta de uma multidão de ordenações rituais, sendo ela (e somente ela) cravada na cruz com a permanência em vigor das disposições morais da Lei. Dizem que YHWH cravou na cruz a "lei cerimonial" apenas. A "lei moral" não. Entreaspeamos a "lei cerimonial" e a "lei moral" porque essa distinção defendida pelos sabadeadores não tem suporte bíblico).

a) - A questão é com muita facilidade dirimida se recorrermos ao grego, o idioma original do Novo Testamento.

DOGMASIN, cujo nominativo singular é DOGMA e cujo genitivo do mesmo numero DOGMATOS, quer dizer DECRETO ou
PRECEITO.
Jerônimo, no latim da sua Vulgata, neste ponto foi feliz ao registrar: "CHIROGRAPHUM DECRETI".


Encontramo-lo no texto grego 5 vezes: Em Lc.2:l em alusão ao decreto do recenseamento; em At.16:4 em referência aos decretos do Concilio de Jerusalém; em At.17:7 em menção aos decretos de Cesar; em Ef.2:15 em relação aos decretos ou imposições da lei dos mandamentos; e em Cl.2:14 que é o texto do nosso exame.

Em Cl .2:20 deparamo-nos com a forma verbal
DOGMATIZOS e se tratasse de ordenanças rituais o texto teria se valido do termo DIKAIOMA aplicado no plural DIKAIGMATA com este sentido ao aludir a cerimônias judaicas em Hb.9:l,lO. Ou ter-se-ia valido do vocábulo ETHOS que significa ritos e costumes, encontrado em Lc.l:9;Jo.l9:40;At.6:14; 15:1 (onde especificamente se refere ao rito da circuncisão):l6:2l;2l: 2l;25:l6;26:3;28:l7 e Hb.1O:25).

Mediante esta análise conclui-se que o termo plural
“ORDENANÇAS” da versão de Almeida em lugar de "DECRETO"
de outras traduções alude aos preceitos morais da Lei e não aos cerimoniais.

b) - Há, outrossim, um destaque valiosíssimo a se frisar. A Epistola aos Colossenses destinara-se aos cristãos gentios de Colossos, da Província da Frigia, na Ásia Menor. Dirigia-se, portanto, a cristãos procedentes da gentilidade, incircuncisos na carne (cf.v.13), isentos das disposições litúrgicas da Lei. Sabemos, contudo, que apenas os judeus estavam sujeitos ao cerimonialismo centralizado no Templo de Jerusalém.OS COLOSSENSES estavam sendo julgados e não julgando.
As
"ORDENANÇAS"
aludidas em Cl .2:14, sem sombra de dúvida, são os mandamentos ou postulados morais da Lei.

c) - A leitura atenta do texto também nos convence de referir-se a palavra
"ORDENANÇAS" aos preceitos morais (e não cerimoniais) da Lei. Note-se, com efeito, o v.13: "E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as
OFENSAS".

Se os gentios incircuncisos não estavam sob a sistemática cerimonial judaica, suas ofensas não eram causadas pela transgressão dos preceitos cerimoniais. As ofensas procediam, portanto, das suas transgressões contra as disposições morais da Lei. E YHWH os perdoou havendo riscado a cédula que era contra eles nos seus decretos, ou preceitos ou mandamentos morais. E não cerimoniais.

d) Também à luz da Carta aos Hebreus é inadmissível o entender-se a expressão
DOGMASIN (=DECRETOS ou ORDENANÇAS) como elementos simplesmente cerimoniais.Com efeito, no contexto litúrgico do judaísmo salientava-se o sacerdócio levítico.
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Qui Dez 02, 2010 5:28 pm

Anselmo Goldman escreveu:Em relação à circuncisão... Paulo agora a declara ser apenas "Mutilação" da carne. Sem proveito e sem mérito. Se é sem mérito, então porquê praticá-la?

Não faz mais, nem bem nem mal. É como operar o apêndice, ou cortar o cabelo. Não há mais significado algum nisso.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708,

Se Paulo realmente pensasse desta forma pode ter certeza que ele não circuncidaria Timóteo.

Anselmo Goldman escreveu:Se engana aquele que imagina que a circuncisão era praticada por conversos do paganismo. Paulo chega a fazer distinção e separação entre os membros da igreja ao dizer: "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão" (tito 1:10) tá certo?

Não podemos desmerecer um mandamento e aliança perpétua por causa de pessoas irresponsáveis, seria o mesmo que abandonar a fé em Yeshua por causa das inquisições e holocausto praticado pelos cristãos ou por causa de pastores picaretas que não dão a mímina para o contexto biblico geral e criam doutrinas fundamentados em versiculos isolados para manipular os ignorantes.

Anselmo Goldman escreveu:
Há diferença de Leis na Escritura sim...
Só não enxerga quem não quer.
A Paz a Todos.

Realmente existe uma enorme diferença entre a lei do pecado entre a lei de YHWH, confira Romanos 7:7; 12.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 85466 Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 15191
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Mensagem por Xan Berg Qui Dez 02, 2010 5:53 pm

Camilo escreveu:Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708.

Yeshua cancelou, ab-rogou vários mandamentos da Antiga Aliança.

(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Perceberam que quem foi riscado foi a cedula e não as ordenanças?

O que foi cravado na estaca é justamente a "cédula" que constava nossos delitos e culpabilidade, e não a lei que é Santa, justa e boa e que nos revela o que é o pecado. (Romanos 7:7; 12)

Camilo escreveu:(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Pois todo o julgamento cabe agora a Yeshua e seus santos, os justos juizes, confira no próximo versiculo (Colossenses 2:17 - I Corintios 6:2-5) e verás que tudo isso é sombra dos bens futuros, inclusive o julgamento.

Camilo escreveu:“... [i][color=#555555]lei dos mandamentos contidos em ordenanças..." (Efésios 2.14-15)

Bem, então estamos livres para fazer o que quisermos, não é mesmo?

Estamos todos salvos!!!

No mundo só tem santos e todo e qualquer pseudo-julgamento que tentarem fazer futuramente não terá respaldo algum em menhuma Lei ou mandamentos.

Bravo!!!!

A teologia cristã, como sempre, só serve para assassinar o contexto biblico e geral e confindir os leigos.

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Clara Qui Dez 02, 2010 9:55 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Camilo e Anselmo

Quando eu era criança o primerio estudo das Escrituras que eu tive foi da Lei do Eterno " e tava certo", depois ja na minha fase adulta conheci as epístolas do apostolo Shaul, e o pior de tudo foi que me passaram tudo errado, me custou muito caro, se eu tivesse ficado naquele ensinamento equivocado correria o risco de perder a salvação, pois com esse tipo de ensinamento que muitas pessoas acreditam ,( principalmente os evangélicos) eles dizem: Que nos podemos amar ao Eterno do nosso jeito ! isso é heresia, pois se vc ama ao Eterno do seu jeito, então vc não ama, existe os mandamentos , que explica como o servo deve andar.

Tive que voltar a andar nos trilhos como eu havia sido ensinada a respeito da Lei, agradeço sempre a meu Salvador, por ter voltado a tempo, e descobri a grande confusão que fazem com as epistolas do apostolo Shaul em relação a Lei , muitos pastores e teólogos criaram uma interpretação das escrituras de forma absurda , falando que quem segue a lei é maldito, como o Criador vai dar uma maldição pra todos seguirem, e depois enviar o seu Filho, pra desconsiderar tudo o que havia sido ensinado antes?

"o servo não pode ser uma folha seca, que é levado por qualquer vento de doutrina"
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Mensagem por Alex_Maciel Qui Dez 02, 2010 11:13 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Xan e Clara,

Ja havia comentado sobre isto antes. O que ocorre é que muitos lêem esta passagem:

Mateus 5
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
E veem tudo cumprido nesta passagem:

João 19
30 E, quando Yeshua tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Porem, o que esta consumado? Ora, a missão de Yeshua, seu sacrificio.

Ademais, somente vemos um novo céu e nova terra (descritos em Mateus) ja no Apocalipse, após o julgamento e apos hasatan ter sido lançado no lago de fogo, quando de fato estava consumado.

Apocalipse 21
1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

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Mensagem por Camilo Sex Dez 03, 2010 2:18 am

<BLOCKQUOTE sizcache="1" sizset="20" jQuery1172365011093="156">Camilo escreveu:“... na sua carne desfez a inimizade, isto é, a [b]lei dos mandamentos contidos em ordenanças..." (Efésios 2.14-15) </STRONG>
</BLOCKQUOTE>


Bem, então estamos livres para fazer o que quisermos, não é mesmo?

Estamos todos salvos!!!

No mundo só tem santos e todo e qualquer pseudo-julgamento que tentarem fazer futuramente não terá respaldo algum em menhuma Lei ou mandamentos.

Bravo!!!!

A teologia cristã, como sempre, só serve para assassinar o contexto biblico e geral e confindir os leigos.

(Romanos 6:1) - QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

XÃ É CLARO QUE NÃO!

(Romanos 6:2) - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?



(Romanos 6:14) - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
(Romanos 6:15) - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
(Romanos 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
(Romanos 6:17) - Mas graças a YHWH que, tendo sido servos do pecado,
obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

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Mensagem por Tatiana Sex Dez 03, 2010 4:42 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708!

Vou dar um tempinho de postar neste tópico, apesar de gostar muito desse assunto, mas é que já tá tudo tão explicado que eu percebo que fica uma coisa muito repetitiva e cansativa.

Bem, postei minuciosamente, versículos, analisando-os com detalhes, levando em conta a melhor tradução que temos (B`rit Hadashah - David Stern), pena que parece que tudo fica invisível!

Meus respeitos a todos apesar de discordar de alguns, tendo como base as Escrituras Sagradas!

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Mensagem por Alex_Maciel Sex Dez 03, 2010 8:34 am

Tatiana diz: .... Outra coisa: Como já falei em outro posts, se Yeshua deixou declarado que não aboliu a Torah, se ele aconselhou o jovem rico a observar as mitsvot, ninguém pode dizer o contrário, ninguém pode interpretar trechos de textos que entrem em contradição, pois as Sagradas Escrituras não entram em contradição!

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Tatiana,

Estive dando uma analisada nesta sua postagem.
E me leva a pensar o seguinte: de fato, o cristianismo vem saindo um pouco de seu foco, a ponto de ser confundido com uma nova vertente, algo novo, o que poderíamos chamar de "Paulinismo".

De fato, rab Sha'ul lutou para que os gentios pudessem receber as boas novas, e lutou para que o novo convertido se mantivesse no caminho e não se desviasse devido as mudanças drasticas de vida e outras situações que o convertido deveria se submeter.

Imagine:

Sha'ul: ... e estas são as Boas Novas. Você aceita Mashiach Yeshua em sua vida?
Convertido: Sim aceito.
Sha'ul: Ok. Agora vem aqui, vamos circuncida-lo. Ei, volta aqui...!!!

Rsrsrs. Claro, esta ilustração é apenas uma brincadeira.
Mas com certeza, Sha'ul julgava que "jugos" como este (circuncisão) eram pesados aos novos convertidos. Tanto que este tema rendeu muito assunto, e foi motivo de discussão entre Sha'ul e Shimon Kefa.

E hoje o que ocorre é que o cri'stão se apoia totalmente nesta defesa proposta por Sha'ul, aponto de rebater ensinos de Yeshua com ensinos de Sha'ul, o que vemos muito hoje em dia.

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Mensagem por Xan Berg Sex Dez 03, 2010 9:04 am

Camilo escreveu:<BLOCKQUOTE sizcache="1" sizset="20" jQuery1172365011093="156">Camilo escreveu:“... na sua carne desfez a inimizade, isto é, a [b]lei dos mandamentos contidos em ordenanças..." (Efésios 2.14-15) </STRONG>
</BLOCKQUOTE>


Bem, então estamos livres para fazer o que quisermos, não é mesmo?

Estamos todos salvos!!!

No mundo só tem santos e todo e qualquer pseudo-julgamento que tentarem fazer futuramente não terá respaldo algum em menhuma Lei ou mandamentos.

Bravo!!!!

A teologia cristã, como sempre, só serve para assassinar o contexto biblico e geral e confindir os leigos.

(Romanos 6:1) - QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

XÃ É CLARO QUE NÃO!

(Romanos 6:2) - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?



(Romanos 6:14) - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
(Romanos 6:15) - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
(Romanos 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
(Romanos 6:17) - Mas graças a YHWH que, tendo sido servos do pecado,
obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Camilo

Pois é, isso significa que os outros versiculos postados estão sendo utilizados descontextualizadamente a ponto se confrontarem com estes versiculos que acabou de postar.

A conclusão que chegamos é que a doutrina da invalidação da Torah está totalmente desclassificada.

Novamente leia Romanos 7:7-12 e associe aos textos que você citou acima e entenderá perfeitamente o que significa a Torah.



Abração

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Mensagem por Camilo Sáb Dez 04, 2010 1:50 am

Xã muita paz.

No cap. 21 de Atos vemos (Shaul)Paulo sendo incitado por (Yacob)Tiago a praticar a Lei do Nazireado e Paulo se sujeitou ou se fêz como se estivesse debaixo da lei para os que estavam debaixo da Lei no caso ai os (Yahudins)Judeus.

Examine abaixo:

(Atos 21:23) - Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
(Atos 21:24) - Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
(Atos 21:25) - Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Aos Gentios acharam por bem isto "Que nada disto observem" "Guarda da Lei"

Queria obeservar que só neste Nazireado ao qual Paulo foi induzido a prática foram mortos em holocausto 15 animais, 3 por cada Nazireu.

(Atos 21:26) - Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.

Que oferta foi esta???
Sacrificio de 15 animais!

(Números 6:13) - E esta é a lei do nazireu: no dia em que se cumprirem os dias do seu nazireado, trá-lo-ão à porta da tenda da congregação;
(Números 6:14) - E ele oferecerá a sua oferta ao SENHOR, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para expiação do pecado, e um carneiro sem defeito por oferta pacífica;
(Números 6:17) - Também sacrificará o carneiro em sacrifício pacífico ao SENHOR, com o cesto dos pães ázimos; e o sacerdote oferecerá a sua oferta de alimentos, e a sua libação.
(Números 6:18) - Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico.

(Atos 21:24) - Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

Paulo ensinou aos Gentios somente aquilo que Yeshua mandou!

(Romanos 13:8) - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
(Romanos 13:9) - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
(Romanos 13:10) - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Os gentios tinham os mandamentos de Yeshua!

(Atos 15:5) - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
(Atos 15:6) - Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
(Atos 15:7) - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo YHWH me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.


(Atos 15:10) - Agora, pois, por que tentais a YHWH, pondo sobre a cerviz dos discípulos Gentios um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?


(Atos 15:8) - E YHWH, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
(Atos 15:9) - E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
(Atos 15:10) - Agora, pois, por que tentais a YHWH, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
(Atos 15:11) - Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Yeshua haMashiach, como eles também.


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Mensagem por Xan Berg Sáb Dez 04, 2010 10:15 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Camilo


Seu comentário continua um pouco desalinhado, veja que no primeiro parágrafo você faz de Paulo um mentiroso.

Paulo não foi incitado a fazer nada, muito pelo contrário, como o proprio versculo de Atos 21:24 nos mostra, Paulo andava guardando a Torah e temos outros vários versiculos biblicos que nos comprovam o mesmo fato.

Quantos as "ofertas", elas voltarão a ser observadas corretamente no reino de Yeshua (Ver Isaias 19:21 / Isaias 56:1-7), porém as ofertas sacrificiais pelos pecados foram substituidas pelo sacrifício eterno do Messias.

Quando ao "AMOR", ele só é demonstrado quando dá-se provas, caso contrário não é amor, mas crendice.

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Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Dez 04, 2010 12:23 pm

Xan escreveu:
Se Paulo realmente pensasse desta forma pode ter certeza que ele não circuncidaria Timóteo.
Ora Xan, é muito claro irmão, para quem lê as Escrituras o motivo do porquê Paulo circuncidou a Timóteo irmão. Acredite, não foi por causa da sombra da antiga Aliança.
Paulo o Circuncidou por causa dos judeus legalistas, pois sabendo que o pai de Timóteo era grego, causariam transtornos a Paulo que era acompanhado por Timóteo.
(Atos 16:3) "Paulo quis que este (Timóteo) fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego."

Leia o verso seguinte:
(At 16:4) "E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém"

É para dar fim à esta questão que devemos ler o Capítulo 15 de Atos.
Para que saibamos o teor deste decreto do verso 4, devemos ler o capítulo 15 que começa desta forma:
At 15:1-4 "(1) Então, alguns que tinham descido da Judéia [os judaizantes] ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. (2) Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão. (3) E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. (4) Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas YHWH tinha feito com eles."
Entenda que Paulo, Barnabé e os que desceram de Jerusalém [os judaizantes] foram até os apóstolos para resolver esta questão ok?
Na realidade é uma espécie de concílio na igreja apostólica. Sabe qual era o foco principal? o assunto central?
Leiamos o verso 5 e 6:
At 15:5-6 "(5) Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. (6) Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto."
A questão era: Os gentios deviam ser circuncidados ou não?
É isso necessário para que façam parte do "povo santo" e da "nação eleita"???
Pedro nos responde, ao se levantar e dizer:
At 15:7-11 "(7) E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse- lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo YHWH me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. (8) E YHWH, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; (9) e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé. [Pedro aqui, está claramente falando da casa de Cornélio, que recebeu o Espírito sem circuncisão] (10) Agora, pois, por que tentais a YHWH, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? [Pedro está aqui, claramente incluindo os judeus em seu raciocínio] (11) Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Yeshua haMashiach, como eles também." Mais uma vez Pedro se inclui e inclui os judeus nesta salvação, independente da circuncisão.

Circuncisão da carne agora é "mutilação" segundo Paulo. Segundo Pedro, a salvação não depende da circuncisão.
É como eu disse: "hoje a circuncisão não faz nem bem nem mal".

Vejam bem meus queridos e queridas...
A Lei do Eterno está em pleno vigor. Não há inclusive, necessidade da graça de D eus em minha vida se não houver hoje uma lei que me diga que eu sou pecador.
O que estou tentando mostrar é que a Lei que era uma sombra, teve seu cumprimento em Yeshua.
O próprio sinal distintivo, de uma pessoa fazer parte agora do povo de D eus é o Espírito Santo [evidência da circuncisão do coração] e não mais a circuncisão da carne. O cumprimento disso é muito claro.
Deixemos as sombras e sigamos a realidade!!!
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Mensagem por Xan Berg Sáb Dez 04, 2010 2:16 pm

Anselmo Goldman escreveu:
Xan escreveu:
Se Paulo realmente pensasse desta forma pode ter certeza que ele não circuncidaria Timóteo.
Ora Xan, é muito claro irmão, para quem lê as Escrituras o motivo do porquê Paulo circuncidou a Timóteo irmão. Acredite, não foi por causa da sombra da antiga Aliança.
Paulo o Circuncidou por causa dos judeus legalistas, pois sabendo que o pai de Timóteo era grego, causariam transtornos a Paulo que era acompanhado por Timóteo.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Anselmo

Antes de mais nada, conforme lemos no proprio capitulo citado (Atos 16:2), a mãe de Timóteo era judia e acredito que você saiba o que isso significa, o fato do pai de Timóteo ser grego não influencia em nada na questão.

Se Paulo tivesse circuncidado a Timóteo simplismente por causa dos judeus, ele estaria incorrendo "penalidades" sobre sí e sobre o próprio Timóteo. Digo isso fundamentado nas proprias palavras de Paulo.

O fato da circuncisão não estar ligado diretamente a salvação de um indivíduo não torna a aliança e mandamento perpétuo obsoleto, esse é um detalhe que a maioria dos cristãos teem dificuldades de compreender, e aí... segura as teorias absurdas.

Os mandamentos relacionados a circuncisão e regras alimentares estão no mesmo nível de importancia dentro da Torah, e vigentes.

Ah.... mais um detalhe Anselmo


A circuncisão / incircuncisão de coração não é novidade evangélica, mas ja era conhecida pelos judeus e está relacionada na Torah e profetas, veja:

Levitico 26:41 e Ezequiel 44:7-9

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 86723


Última edição por Xan em Sáb Dez 04, 2010 2:27 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complementação da resposta)
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Mensagem por Camilo Sáb Dez 04, 2010 9:56 pm

Xã shalom

Me explique somente este verso se puder!

AOS GENTIOS QUE CRÊEM QUE NADA DISTO OBSERVEM.


(Atos 21:25) - Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Anselmo muito boa a sua forma de interpretação pois não foge daquilo que está exposto no evangelho.
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Mensagem por Xan Berg Seg Dez 06, 2010 6:05 pm

Camilo escreveu:Xã shalom

Me explique somente este verso se puder!

AOS GENTIOS QUE CRÊEM QUE NADA DISTO OBSERVEM.


(Atos 21:25) - Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Camilo

Bem deturpadinha essa versão hein?!?!

Procure nas versões mais antigas e verás que este trecho (que nada disto observem) não existe.


Os textos antigos dizem:

Todavia, quanto aos gentios que têm crido, já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos, do sangue, do que é sufocado, e da prostituição.


A minha versão mais antiga diz:

Mas quanto aos gentios que teem crido, já escrevemos, ordenando que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos, do sangue, de animais sufocados, e de fornicação. (Versão editada em 1939)
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Mensagem por Anselmo Goldman Seg Dez 06, 2010 8:48 pm

Bem irmão Xan... não quero dar veredicto algum mas em minha JFA-RC leio o seguinte:
"Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição."

Se fosse para ser mais veemente, apelaríamos a DESQUALIFICADA POR MIM, NTLH que diz:
“Quanto aos cristãos estrangeiros, não estamos pedindo de modo nenhum que sigam estes costumes judaicos - a não ser aqueles pontos sobre os quais já escrevemos a eles: não comer alimento oferecido aos ídolos, não comer carne de animais estrangulados sem sangrar, e não praticar a fornicação”. Bíblia 'Viva'.
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Mensagem por Xan Berg Seg Dez 06, 2010 9:43 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Anselmo

Pois é, cada dia que passa, mais novas versões biblicas aparecem, afinal de contas essa é a meta do comércio. Tem "biblia" pra todo gosto, e cabe a YHWH se adaptar a cada uma delas.

Bem, se for para observar qualquer mandamento biblico da forma que muitos judeus ou cristãos observavam e observam até hoje, é melhor nem perdem tempo com religião ou com a Biblia.


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Mensagem por Camilo Ter Dez 07, 2010 12:04 am

Paz irmão Anselmo!

Algo me diz que nos encontraremos na Glória do Mashiah!

Nos originais Gregos como estaria escrito irmão Anselom???
Seria bom averiguarmos pois somos filhos da luz e da verdade!

(Atos 21:25) - Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Dez 09, 2010 6:23 pm

Ok irmão Camilo, YeHoVáH conceda-nos este algo que você ouve! Amém.
Vamos dar uma olhada no original então.
Mas antes de mais nada irmão Xan, não podemos desqualificar uma versão porque ela não nos diz o que queremos ouvir e nem exaltar aquela que diz o que nosso coração quer não é mesmo?
A JFA - Revista e Corrigida, é aceita por mim como uma TRADUÇÃO idônea.
Eu costumo usar a Revista e Atualizada 2ª edição que é ótima também.
O Fato é que qualquer tradução passa pelo crivo da interpretação do tradutor em algumas sentenças, isto é inevitável.


É sabido de todos neste fórum, mas torno a afirmar: Não possuo grandes conhecimentos no grego. Muito mal, leio uma ou outra palavra. Mas possuo por isso, ferramentas de interpretação como dicionários, tradutores e textos no grego original para que eu possa recorrer a interpretação ok?
Dito isto...
Vamos à questão.
Atos 21:25 - The Textus Receptus; Base text is the text Stephen's 1550 edition with variants of Scrivener's 1894 edition.

Todavia, quanto aos que crêem dos gentios,
περι δε των πεπιστευκοτων εθνων
:
περι - A respeito de
δε - mas, além
των - este, aquele, estes
πεπιστευκοτων - que hão crido
εθνων - gentios

já nós havemos escrito e achado por bem que
ημεις επεστειλαμεν κριναντες
:
ημεις - nós
επεστειλαμεν - escrever instruções
κριναντες - julgar, determinar

nada disto observem;
μηδεν τοιουτον τηρειν αυτους ει μη
:
μηδεν - ninguém, nenhum, nada
τοιουτον - como este, desti tipo
τηρειν - guardar, manter-se como está
αυτους - a si mesmo
ει - se
μη - não, que não


mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos
φυλασσεσθαι αυτους το τε ειδωλοθυτον
:
φυλασσεσθαι - vigiar, guardar, manter seguro
αυτους - a si mesmo
το - este, aquele, estes
τε - não apenas... mas também
ειδωλοθυτον - Sacrificado a ídolos

e do sangue,
και το αιμα
και - e, também, até mesmo
το - este, aquele, estes
αιμα - sangue

e do sufocado,
και πνικτον
και - e, também, até mesmo
πνικτον - sufocado, estrangulado, morto sem derramado o sangue

e da prostituição.
και πορνειαν
και - e, também, até mesmo
πορνειαν - relação sexual ilícita


Devo lembrar que pessoas mais qualificadas neste fórum, não só podem, mas DEVEM dar seu parecer confirmando ou contradizendo a minha afirmação de que:
A João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida traduziu muito bem o texto de Atos 21:25, quando citou "que nada disto observem" ao traduzir "μηδεν τοιουτον τηρειν αυτους ει μη"
Ou seja, aos gentios a Igreja ordenou que "não se circuncidassem, mas que guardassem a si mesmos do sacrificado ao ídolo, do comer sangue, do sufocado, e da prostituição (pornéia - Relação sexual ilícita).

A Paz irmãos
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Dez 09, 2010 6:45 pm

De qualquer forma, aos que estão interessados na VERDADE e não em suas próprias opiniões; vemos em atos 15 a Igreja escrevendo uma carta que diz o seguinte:
"Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios [incircuncisos] que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras [ordenando a circuncisão - basta ler versos 1 e 2] e transtornaram a vossa alma ( não lhes tendo nós dado mandamento ), pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Yeshua haMashiach.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum [ ou seja: a Circuncisão] , senão estas coisas necessárias [circuncisão=desnecessária]: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá."

Ou seja: se em Atos 21:25 não consta "que nada disso observem", passa a ser irrelevante uma vez que a carta da Igreja diz isso: "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum"
Sabe porque o Espírito é citado irmão?
Porque o Espírito deu sinal através do dom de línguas, que incircunciso ou não, Ele é derramado ao homem que crê!
Você crê? Então o Espírito está sobre você, mesmo que seu prepúcio ainda esteja aí. YHWH não pede seu prepúcio mas o seu coração ok?

Torno a afirmar irmãos:
Paulo, passa a chamar a circuncisão "περιτομη" Peritome; de mutilação.
"κατατομη" katatome.
Fp 3:2-3 (2) Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! (Katatome) (3) Porque a circuncisão (Peritome) somos nós, que servimos a YHWH no Espírito, e nos gloriamos em Yeshua haMashiach, e não confiamos na carne.
Percebemos que a circuncisão não faz nem bem nem mal (então porquê praticá-la?) mas se alguns passam a confiar nela como sinal de algo... então aí sim a alma do Katatomizado corre risco de se perder, segundo Paulo, pois este confia não em haMashiach mas na carne.

Louvado seja Yeshua que nos livrou (judeus e gentios) da condenação da morte e nos deu a Fé.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708
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Mensagem por Diego Yo'ets Qui Dez 09, 2010 7:04 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 Selmão..

vemos em atos 15 a Igreja escrevendo uma carta que diz o seguinte:
"Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios [incircuncisos] que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras [ordenando a circuncisão - basta ler versos 1 e 2] e transtornaram a vossa alma ( não lhes tendo nós dado mandamento ), pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Yeshua haMashiach.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum [ ou seja: a Circuncisão] , senão estas coisas necessárias [circuncisão=desnecessária]: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá."

Só que no mesmo capitulo está escrito:

20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas.

Portanto o que ficou decidido no Concilio é primeiramente deveriam ser remediado os pecados mais comum daquela sociedade, posto que o restante da torah já era anunciada nas Sinagogas aos sábados.

Devemos tbm perceber que se as ordenanças a se seguir fosse apenas se abster de idolos, de sangue e de carne sacrificada, os restantes dos mandamentos poderiam ser violados pelos gentios sem que culpa alguma recaissem sobre eles.

Fica assim claro que os gentios recém convertidos deveriam logo se livrar de seus pecados mais comuns e logo passarem a frequentar a sinagoga e aprender sobre o restante da mensagem mosaica.

Paulo, passa a chamar a circuncisão "περιτομη" Peritome; de mutilação.
"κατατομη" katatome.
Fp 3:2-3 (2) Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! (Katatome) (3) Porque a circuncisão (Peritome) somos nós, que servimos a YHWH no Espírito, e nos gloriamos em Yeshua haMashiach, e não confiamos na carne.

Sinto cheiro de algo estranho. Quem designou a circuncisão foi YHWH, Paulo e nenhum homem tem direito algum de ir contra isso. A circuncisão é ordenança divina e só faz bem ao homem, o que Shaul combateu foi justamente a confiança em obras legalistas visando a salvação mediante ela. Aqueles que se circuncidam penasando alcansar salvação deveriam logo se mutilar pra ver se viram logo o dono da santidade, esse era o combate de Paulo.
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Mensagem por Anselmo Goldman Qui Dez 09, 2010 7:28 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 chaver Diego.
Bem Diego, acho que outros fatores deveriam então ser considerados por você.
Devemos tbm perceber que se as ordenanças a se seguir (observarem) fosse apenas se abster de idolos, de sangue e de carne sacrificada, os restantes dos mandamentos poderiam ser violados pelos gentios sem que culpa alguma recaissem sobre eles.
Irmão Diego, perceba que este racicínio é correto porém inválido neste caso, pois a carta com as recomendações foram dirigidas a quem já conhecia Yeshua. É uma carta para a Igreja e não "para o mundo gentio".
A carta com as recomendações é dirigida "aos irmãos DENTRE os gentios [incircuncisos] que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde"
Ou seja, a carta apenas reafirmava o que os irmãos já observavam, está certo?
É justamente aí que entra a sua observação em relação a Moisés ser lido todos os Sábados. Eles já conheciam a vontade de YHWH sobre as suas vidas e, mesmo sendo incircuncisos observavam os mandamentos do ETERNO.
Não se esqueça ainda irmão o que motivou a emissão desta carta. Você poderia nos mostrar qual foi o motivo da mesma ser redigida??
Isto é fundamental para que meu argumento persista.
Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 3 3708 chaver Diego.
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Mensagem por Diego Yo'ets Qui Dez 09, 2010 7:53 pm

Irmão Diego, perceba que este racicínio é correto porém inválido neste caso, pois a carta com as recomendações foram dirigidas a quem já conhecia Yeshua. É uma carta para a Igreja e não "para o mundo gentio".
Ops.. A Carta, ou cartas era para quem conhecia Yeshua, mas eram recém nascidos na fé, foram preciso dessa tal carta e muitas outras, a aqual algumas até estão no nosso alcanse (Bliblia). A carta de atos 15 não fechou a questão, muitas outras coisas foram ditas, inclusive Rm 7.

É justamente aí que entra a sua observação em relação a Moisés ser lido todos os Sábados. Eles já conheciam a vontade de YHWH sobre as suas vidas e, mesmo sendo incircuncisos observavam os mandamentos do ETERNO

Sim, mas eram bebês e precisavam de cuidados e toda instrução apostólica foi nesse sentido e nunca para ir contra as ordenanças divinas. A questão da circuncisão não é para salvação, ela atinge outros pontos. Vc deve saber que Paulo mesmo circuncidou Timoteo, alguns mal intencionados dizem que foi por conta da pressão externa de Judeus, mas isso é um tiro no pé, pois Paulo mesmo repudiou a Pedro quando ele fez disso o caso. Nada a de mais em circuncidar o prepúcio, pelo contrário isso é uma benção e não maldição, foi o Eterno que estipulou.

É justamente aí que entra a sua observação em relação a Moisés ser lido todos os Sábados. Eles já conheciam a vontade de YHWH sobre as suas vidas e, mesmo sendo incircuncisos observavam os mandamentos do ETERNO.

Alguns sim conheciam a torah e viviam por ela, mas todos os dias muitas pessoas reconheciam no Messias Yeshua o sacrificio perfeito, então a recomendação é para Todos os grupos e não só os conhecedores.

nos mostrar qual foi o motivo da mesma ser redigida??

Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

Os Fariseus crentes estavam errados na questão da circuncisão, ela não salva. Nenhum cumprimento legalista trás vida, pelo contrário ele mata.

Paulo diz certa vez:

Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.

Ou seja, Paulo não constrangiu, da-nos entender que se Tito estivesse avontade, certo da decisão poderia ter tomado parte junto com Timoteo. Não há nada de errado em o gentio se circuncidar a Torah chega até ordenar que os gentios que quisessem participar da Pessach teria que cortr o pepucio ( Ex 12:48).

A escolha de cortar o prepucio é feita no coração, e isso já por si só demonstra que tal pessoa já é circunciso no coração, que é o que realmente vale.

Por cortar o prepúcio o legalista só se beneficia na saúde e nem por isso será um judeu (Rm 2:28-29)

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