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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Eldier Khristos Sáb Nov 20, 2010 3:35 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708

Tenho comigo que o Eterno YHWH falou ao Filho Yeshua:

"Cumpra minha lei e salve o mundo".

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Edson Sáb Nov 20, 2010 6:22 am

[quote="Anselmo Goldman"]Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 irmãos e irmãs!!!
Bem, a minha "desculpa" para afirmar que a lei dos Dez mandamentos não foi abolida, a exemplo da cerimonial, é que ela reflete por exemplo o caráter de YHWH.
Pensem desta maneira... a lei cerimonial veio como consequência do pecado, ou seja, se o homem não tivesse caído, esta lei nunca teria sido promulgada.
Já a Lei moral existe de acordo com o caráter de YHWH e existe por si só.

Quanto ao Shabath, será que não enxergam o caráter moral em que está imerso??
Sua observância remete ao ato da Criação do ETERNO.
Aquele que observa o Shabath, esta reconhecendo que o ETERNO é seu Criador e que parte do tempo é destinado ao Eterno como o é o dízimo.

O Shabath foi criado quando ainda tudo era perfeito, antes do pecado.

O Shabath, ao invés de ser uma "sombra dos bens futuros" (Col 2:17) é um memorial da Criação passada.

O shabath (descanso) foi sombra dos bens futuros que se cumpriu em haMashiach, Ele é o nosso sábado (descanso). O primeiro dia da semana (domingo) não era sombra de nada. Se eu guardo o sábado para minha salvação, ou mesmo para minha santificação, estou dizendo que aquilo que o Senhor Yeshua fez na cruz do calvário esta incompleto. Yeshua é o nosso sábado, pq Ele é a perfeita criação do Eterno, nEle temos o descanso para as nossas almas, por mais que descanso no sábado literal, ainda assim não terei descanso espíritual, só do corpo. Na cruz, Yeshua cumpriu TUDO, e quando as Escrituras diz tudo, é tudo mesmo, não sobra nada.
Portanto, só em haMashiach temos descanso, NÃO É PELO QUE FAZEMOS, MAS PELO QUE ELE É... YHWH ESTAVA EM haMashiach RECONCILIANDO O HOMEM CONSIGO MESMO.

Saindo da tradição dos homens, e voltando para a Palavra infalível de YHWH.

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Sáb Nov 20, 2010 12:16 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708


Confundir o shabat com Yeshua é contraditório.

Precisam aprender o real significado do "vinde a mim".

Yeshua não santifica ninguém, muito pelo contrario, nós somos justificados mediante a fé em Yeshua e obediencia aos mandamentos de YHWH que consequentemente gera a santificação de nosso corpo e alma.

Quem não quer observar os mandamentos de YHWH consequentemente assume a posição de trangressor, impio, impuro, etc...

Fé sem o acompanhamento devido das obras é uma fé morta, caso contrarios os idoalatras seguidores do romanismo estariam salvos.


Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 86723
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Edson Sáb Nov 20, 2010 7:54 pm

[quote="Xan"]Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708


Confundir o shabat com Yeshua é contraditório.

Confundir? Contraditório? Ao que???

Precisam aprender o real significado do "vinde a mim".

Gostaria de aprender... qual é???

Yeshua não santifica ninguém, muito pelo contrario, nós somos justificados mediante a fé em Yeshua e obediencia aos mandamentos de YHWH que consequentemente gera a santificação de nosso corpo e alma.

Fé em Yeshua por si só, não justifica mesmo, tem que ter fé em Yeshua e entender o que Ele realizou na cruz por nós, só assim somos justificados, santificados e seremos glorificados por YHWH que estava em haMashiach reconciliando consigo mesmo a humanidade caída.


Quem não quer observar os mandamentos de YHWH consequentemente assume a posição de trangressor, impio, impuro, etc...


Gostaria de conseguir guardá-los fazendo as obras, mas só conheço alguns e não os 613 (os 613 são leis ou mandamentos?)... os que guardo, guardo porque sou salvo e não sou salvo porque os guardo... se nem o povo para o qual os mandamentos foram primeiramente dirigidos, conseguiram, quanto mais eu insignificante mortal... se consigo manter alguns, é exclusivamente pela fé no SENHOR Yeshua E POR TUDO AQUILO QUE ELE REALIZOU POR MIM NA CRUZ. Ele foi obediente, e obediente até a morte e morte de cruz... de Genesis a apocalipse, tudo o que o ETERNO pede é obediência... mas sem fé em haMashiach, ninguém é obediente, porque se falhar em um mandamento, falhou em todos...(quando meu filho atende o telefone e eu digo: ser for para mim, diz que não estou, acabei de quebrar alguns mandamentos) ... só o Senhor Yeshua cumpriu todos os mandamentos.

Fé sem o acompanhamento devido das obras é uma fé morta, caso contrarios os idoalatras seguidores do romanismo estariam salvos.

Só realizo as obras se tenho fé (se as faço sem fé, tornam-se sacrifícios) não fé na fé, fé na mensagem da cruz ( que começou em Gn 3 v15, com a promessa da semente e terminou com a ressurreição) ...não num pedaço de madeira... as obras nunca salvaram nos pactos anteriores, só a fé em YHWH, se as obras salvassem, os espíritas estariam garantidos.

Por falar em obras, o ladrão na cruz foi salvo sem fazer as obras e provavelmente, sem guardar os mandamentos (sábados, festas, luas novas, domingos, dias santos). Foi salvo única e exclusivamente, pela FÉ e fé na pessoa certa, não em Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Daniel, David, Alan Kardec, Ellen G. White..etc, mas fé exclusivamente no Senhor Yeshua e entender o que Ele realizou na cruz. Fé igual a do ladrão, poucas pessoas tem.

Fico nAquele que era, que é, e que há de vir... O TODO PODEROSO...O SENHOR Yeshua.


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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Xan Berg Dom Nov 21, 2010 6:05 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 Edson


Fé não é sinonimo de crendice, mas de obediencia.

O ladrão foi salvo por reconhecer que era pecador, confessar seu pecado e também por ter crido em Yeshua, e não somente por questões de crendices segundo a visão grega.

O ladrão não foi salvo por observar os dias determinados por YHWH, porém sabia, de acordo com a Torah (Romanos 7:7), o que era pecado e se fosse liberto daquela cruz e continuasse suas praticas contrarias a Torah de forma alguma a crendice em Yeshua resolveria alguma coisa.

Quanto ao "vinde a mim", isso significa ir a Yeshua e ser seu seguidor e andar nas suas pisadas e viver uma vida de obediencia a YHWH, e não ficar se justificando baseado nos erros dos outros.

Yeshua nunca disse que estamos isentos de observar os mandamentos de YHWH por ele te-los guardado, observado, cumprido, posto em pratica, etc...

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Camilo Seg Nov 22, 2010 2:14 am

(Atos 21:17) - E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.
(Atos 21:18) - E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
(Atos 21:19) - E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério YHWH fizera entre os gentios.
(Atos 21:20) - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
(Atos 21:21) - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.


Queria ressaltar que quem ensinava a observar aTorah era Tiago e não Paulo, o qual ensinava os mandamentos do Mashiah.

(Gálatas 2:11) - E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
(Gálatas 2:12) - Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
(Gálatas 2:13) - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
(Gálatas 2:14) - Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Edson Seg Nov 22, 2010 4:48 am

Xan escreveu:Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 Edson


Fé não é sinonimo de crendice, mas de obediencia.

O ladrão foi salvo por reconhecer que era pecador, confessar seu pecado e também por ter crido em Yeshua, e não somente por questões de crendices segundo a visão grega.

O ladrão não foi salvo por observar os dias determinados por YHWH, porém sabia, de acordo com a Torah (Romanos 7:7), o que era pecado e se fosse liberto daquela cruz e continuasse suas praticas contrarias a Torah de forma alguma a crendice em Yeshua resolveria alguma coisa.

Quanto ao "vinde a mim", isso significa ir a Yeshua e ser seu seguidor e andar nas suas pisadas e viver uma vida de obediencia a YHWH, e não ficar se justificando baseado nos erros dos outros.

Yeshua nunca disse que estamos isentos de observar os mandamentos de YHWH por ele te-los guardado, observado, cumprido, posto em pratica, etc...

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crendice em Yeshua...???

Crendice= crença popular absurda e ridícula.

"Se alguém está em haMashiach, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez realidade nova. Tudo isto vem de YHWH, que nos reconciliou consigo por haMashiach e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois era YHWH que em haMashiach reconciliava o mundo consigo, não imputando aos homens suas faltas e pondo em nós a palavra da reconciliação." 2Co vs17-19.

O homem em relação a YHWH é ofensor, devedor, culpado. Como por si mesmo, ou pelas obras, ou guarda de mandamentos(julgos), não pode reconciliar-se, compete a YHWH reconciliá-lo consigo; Ele o faz por meio de haMashiach, que carrega as culpas dos outros (Is 53) para que sejam perdoadas. Só assim o homem perdoado volta a ser "inocente". A reconciliação é radical, equivale a nova "criação" (cf Sl 51 v12).

Pergunta: É uma crença popular absurda e ridícula, crer que através de haMashiach, YHWH estava trazendo de volta pra si mesmo o homem/humanidade caída?

Crendice=crença popular absurda e ridícula, superstição, preconceito.

Dá pra vc definir crendice no Senhor Yeshua???

'Não fui salvo porque guardo os mandamentos, preceitos, etc.. guardo os mandamentos porque o Senhor Yeshua me salvou.'

"Saindo da 'ekkesia' e voltando para a Palavra infalível do Senhor Yeshua."

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Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 Empty Re: Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe?

Mensagem por Edson Seg Nov 22, 2010 6:11 am

Camilo escreveu:(Atos 21:17) - E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.
(Atos 21:18) - E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
(Atos 21:19) - E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério YHWH fizera entre os gentios.
(Atos 21:20) - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
(Atos 21:21) - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.


Queria ressaltar que quem ensinava a observar aTorah era Tiago e não Paulo, o qual ensinava os mandamentos do Mashiah.

(Gálatas 2:11) - E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
(Gálatas 2:12) - Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
(Gálatas 2:13) - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
(Gálatas 2:14) - Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Amém Camilo... muito bom..

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Mensagem por Diego Yo'ets Seg Nov 22, 2010 1:16 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 Edson e Camilo...

Edson, vc e o Xan estão falando da mesma coisa com palavras diferentes!!

E Camilo, O irmão Paulo nunca deixou de ensinar a Torah.

Vc nos trouxe um texto que justamente nos mostra que Paulo ensinava a Torah e nunca ensinou ninguém a se disvirtuar dela, vc não entendeu o texto e ainda tirou de seu contexto vejamos:

(Atos 21:17) - E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.
(Atos 21:18) - E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
(Atos 21:19) - E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério YHWH fizera entre os gentios.
(Atos 21:20) - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.


Nesse verso fica nitida a felicidade de Paulo, porque agora os cumpridaores da Torah estavam completos, pois alem de serem extremamentes obedientes agora depositavam a fé devida para que a obediência surgisse efeito ( Ap 14:12)

(Atos 21:21) - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Nesse verso Irmão Camilo nós percebemos que o que se passa é uma ACUSAÇÃO, um falso levante contra Paulo. Pessoas difamaram o Apóstolo aos irmãos apostólicos(17) e tbm aos irmãos que receberam o Messias e continuavam zeleosos da Torah, dizendo que ele não ensinava mais a Torah e ainda doutrinava judeus contra a Torah, mas na sequência vemos Paulo se defendendo e até esmo mostrando-se zeloso pela Torah, vejamos:

Atos 21:22 ​Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada.


Quem saberia da chegada?? Os irmãos Zelosos da Torah!!! Perceba quanto era importante para Thiago e Paulo desfazerem a MENTIRA, por conta da fé valiosa dos irmãos (Tg 2:24).

Atos 21:23 ​Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto;

Bem, Aqui começa a decair e ruinar qualquer mentira contra Paulo. O Irmâos Apóstolo sugerem a Paulo que cumpram os votos da TORAH (NAZIRIADO). Fica um tanto estranho para Paulo cumprir esse voto se ele achasse que não fosse algo digno de ser feito, não é verdade?. Veja irmão Camilo que vc mesmo citou que Paulo foi contra a hipocrisia de Pedro, portanto seria estranho achar que Paulo aceita fazer o voto usando a mesma régua que usou para com Pedro. Paulo cria na Lei e no profetas ( At 24;14, Rm 7:12, 14 3:31 etc..) e por isso aceitou fazer um voto previamente abençoado pelo Eterno na Sua Lei.

24 ​toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei


Bem, não fica dúvidas, Shaul era mesmo guardião da Torah!!!!!!!!! Tbm não fica dúvidas que é uma mentira antiga o fato de Paulo não ser guardião da Torah, um boato mal fudamentado, e diga-se de passagem a mesma calúnia foi levantada contra Yeshua.

Com toda certeza a fé dos judeus zelosos da Torah foi fortalecida porque Paulo tbm se mostrou um zeloso da Torah, contudo Shaul sabia usar legitimamente a Torah ( I TM 1:8), diferentemente dos religiosos de seu tempo.

Espero ter ajudado na compreensão, fiquemos na paz e sigamos assim:


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Mensagem por Camilo Qua Nov 24, 2010 12:16 am

(I Corintios 9:20) - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
(I Corintios 9:21) - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com YHWH, mas debaixo da lei de haMashiach), para ganhar os que estão sem lei.

Paulo ensinava sim os Judeus que estavam no meio dos Gentios a se apartarem da Torah de Moisés, a Lei de haMashiach não é a de Lei de Moisés.
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Mensagem por Diego Yo'ets Qua Nov 24, 2010 11:34 am

Irmão Camilo, por favor leia Mt 5:17-19 e Jo 15:10.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708.
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Mensagem por Xan Berg Qua Nov 24, 2010 5:51 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708



kkkkk... Camilão... se liga né!


Vc acabou de descontextualizar alguns versiculos e consequentemente sua conclusão contradiz Atos 20:21-24.



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Mensagem por Tatiana Qui Nov 25, 2010 8:58 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 a todos!

O tempo passa..., mas a teimosia continua! rsrsrs brincadeirinha!

Enquanto não se usar os termos originais das Escrituras, a confusão continuará!

Camilo disse:
Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
(Gálatas 3:11) - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH, porque o justo viverá da fé.
(Gálatas 3:12) - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
(Gálatas 3:13) - haMashiach nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
(Tiago 2:11) - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

É muito simples; pois é tudo ou nada aquele que diz estar debaixo da Lei deve cumpri-la em sua totalidade.
C'risto nos resgatou de toda a lei.

Camilo, agora leia:

Gálatas 3.10 - " Pois todo o que confia na guarda legalista dos mandamentos da Torah vive sob maldição, porque setá escrito: Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da Torah".

A questão é o legalismo e não a lei em si, pois a lei é boa, é para o nosso benefício, que o Eterno no-la deu. Imagine um país sem lei, que bagunça seria! Cada um faria o que quisesse.

Agora imagine alguém que usa de um determinado ponto da lei do país e coloca excessos, isto é, aumenta, faz com que este ponto vá além do que está escrito! Isto seria um peso!

Camilo, a Lei do Eterno não é um peso, Ele jamais nos daria algo que não suportássemos! Ele é perfeito, só quer o nosso bem. Ele é Pai bom e misericordioso, só faz nos dar ordenanças para que andemos na "linha", ou seja, para que andemos na ordem do Seu Reino, para que vivamos bem em comunhão com Ele. Sem lei o povo se perverte! A Lei põe ordem!

Continue lendo e veja como é fácil de entender!

11 - " É evidente que ninguém será declarado justo diante de D' us mediante o legalismo, porque ' a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade'. "

12 - "Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz:
'Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas'. "

13 - "O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na Torah
ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar, porque o Tanach diz: 'Quem pender de uma estaca jaz sob maldição'. (...)"

Veja que é necessário entender a diferença do uso legalista da lei do uso correto, sem legalismo.

A lei é boa, serve para nos dizer até onde devemos ir.

Yeshua nos livrou da maldição porque éramos nós que deveríamos estar naquela estaca, mas ele foi em nosso lugar!!! Isso é maravilhoso! Ele é nosso Mashiach e Salvador! Sim! Porém isto não anula nossa obediência aos mandamentos.

Ya' akov (Tiago) 2.10 - "Porque uma pessoa guarda toda a Torah, mas tropeça em um ponto, torna-se culpada de transgredi-la integralmente."

11 - "Pois aquele que disse: 'Não adultere', também disse: 'Não assassine'. Se você não comete adultério, mas assassina, torna-se transgressor da Torah."

Ya' akov está dizendo uma coisa sensata. O Eterno nos diz para não adulterarmos! Isto é Lei! É mandamento! Está correto! Imagine se alguém acha que pode sair por aí com um monte de parceiros enquanto seu cônjuge está em casa! Seria o fim! Mas Ele também diz para não assassinarmos! Imagine, se alguém não vai com a cara de alguém e sai matando por aí quando der vontade!

Por isso existe a Lei!!!! para pôr ordem! Quanto mais o Reino do Eterno terá ordem maior que as nações da terra! Se alguém adultera e não assasina, dá no mesmo, praticou o erro!

HaShem não quer que vivamos uma vida inconstante. Ele quer que vivamos uma vida ordeira, respeitosa e, principalmente, separada para Ele! E quem nos dá as regras desse Reino?! A maravilhosa Lei do Eterno!

Um grande abraço,

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708! Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 606715


Última edição por Tatiana em Qui Nov 25, 2010 9:40 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortofrafia)
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Mensagem por Camilo Sex Nov 26, 2010 12:17 am

Tatiana shalom.
Concordo em parte.
Existem duas Torás uma de Moisés e outra de C'risto.
E hoje estamos debaixo da Lei de C'risto.
(Romanos 10:1) - IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a YHWH por Israel é para sua salvação.
(Romanos 10:2) - Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de YHWH, mas não com entendimento.
(Romanos 10:3) - Porquanto, não conhecendo a justiça de YHWH, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de YHWH.
(Romanos 10:4) - Porque o fim da lei é haMashiach para justiça de todo aquele que crê.
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Mensagem por Xan Berg Sex Nov 26, 2010 12:32 pm

Camilo escreveu:Existem duas Torás uma de Moisés e outra de C'risto.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 Camilo

Erradíssimo


Existe a lei de YHWH expressa na Torah e a lei do pecado que é contrária a lei de YHWH, e o fim da lei segundo Romanos 10:4 e a lei do pecado, pois se somos seguidores de Yeshua não podemos viver pecando e contrariando a lei de YHWH.
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Mensagem por Clara Dom Nov 28, 2010 12:25 am

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 a todos

Em Yeshua haMachiach somos libertados da lei do pecado e da morte.A lei do pecado e da morte não é a mesma lei de Moisés- Rm 7:7 "Que diremos pois ? È a lei pecado ?De modo nenhum ; mais eu não conheci pecado senão pela lei ; porque eunão conheceria a concupiscência , se a lei não dissesse : Não cobiçaras.

Dessa forma vemos que a lei é santa , pois mostra ao homem aonde ele peca, e o dominio do pecado e da morte sobre os que vivem fora dela, e obviamente fora de Yeshua.

A lei do Eterno foi feita para operar no pecado, a lei do Eterno não foi errada , e nem falha o problema houve nas condições em que ela teve de operar! pra isso o Eterno enviou Yeshua .

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 721675
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Mensagem por Tatiana Dom Nov 28, 2010 1:44 pm

Oi, Camilo!

Você postou:
(Romanos 10:4) - Porque o fim da lei é haMashiach para justiça de todo aquele que crê.

Agora leia com atenção:

"Porque o objetivo estabelecido pela Torah é o Messias, que oferece justiça a todo que deposita sua confiaça." Rm 10.4

"...o fim da lei...", não é o fim! mas o objetivo da lei, ou seja, a finalidade da lei.

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708! Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 606715

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Mensagem por Camilo Dom Nov 28, 2010 4:31 pm

Tudo bem só que o pacto do Mashiah não seria igual ao de Moisés.

(Hebreus 7:11) - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
(Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

(Hebreus 8:7) - Porque, se aquela primeira aliança fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda aliança.
(Hebreus 8:8) - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
(Hebreus 8:9) - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Estamos falando hoje de um Novo Pacto baseados em um novo mandamento.
(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Pergunto eu, qual foi a Aliança que se tornou e antiquada e desapareceu???
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Mensagem por Xan Berg Dom Nov 28, 2010 5:56 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 894433 PARABENS CLARA!!!!


Facil de entender né?

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 15191
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Mensagem por Xan Berg Dom Nov 28, 2010 6:01 pm

Camilo escreveu:
Pergunto eu, qual foi a Aliança que se tornou antiquada e desapareceu???

O tipo de sacrificio era a primeira aliança que tornou-se antiquada dando lugar ao sacrificio de Yeshua.

Não adianta simplismente postar meia duzia de versiculos, confira o contexto geral de todos estes versiculos que citou incluindo toda a Escritura, aí saberás do que se refere os textos.
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Mensagem por Clara Dom Nov 28, 2010 6:43 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 Xan

"Sim irmão foi fácil de entender , agradeço muito ao site Torah Web,pois em relação a lei do Eterno , o site não deixa dúvidas e , sempre tenta explicar e esclarecer da melhor maneira."
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Mensagem por Camilo Ter Nov 30, 2010 12:16 am

Discordo Xã.

O Testmento ou Aliança é a vontade do testador e não o sacrificio.


(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
(Hebreus 9:16) - Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
(Hebreus 9:17) - Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
(Hebreus 9:18) - Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
(Hebreus 9:19) - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
(Hebreus 9:20) - Dizendo: Este é o sangue do testamento que YHWH vos tem mandado.

O 1º foi anunciado por Moisés e era transitório e o 2º foi anunciasdo no Mashiah e é eterno.
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Mensagem por Tatiana Ter Nov 30, 2010 12:57 am

Camilo postou:
(Hebreus 7:11) - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
(Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

(Hebreus 8:7) - Porque, se aquela primeira aliança fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda aliança.
(Hebreus 8:8) - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
(Hebreus 8:9) - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Estamos falando hoje de um Novo Pacto baseados em um novo mandamento.
(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Pergunto eu, qual foi a Aliança que se tornou e antiquada e desapareceu???.

Camilo, veja: as referências que você postou, falam a respeito do sacrifício, como o Xan lhe disse. Realmente, você deve ler todo o contexto, mas te aconselho a ler no B`rit Hadashah traduzido por David Stern. Por quê? Porque é a tradução fiel ao hebraico e todo o contexto da época, o que nos dá maior entendimento dos textos.

Cuidado, vá sem afobação. Leia com calma e refletindo bem em cada parte.

Vou postar apenas uma parte, pois o ideal é ler mais de um capítulo para cpmpreender bem do que está escrito.

"...todos sabem que o nosso Senhor proveio da tribo de Y`hudah e Mosheh nada disse sobre essa tribo ao mencionar os kohanim.

Isso fica ainda mais claro quando surge um 'tipo diferente de kohen', comparável a Malki-Tzedek. alguém que se tornou kohen não por causa de uma regra da Torah relativa a ascendência física, mas por virtude do poder de uma vida indestrutível. Porquanto se afirmou:

'Você é kohen para sempre, segundo a ordem de Malki-Tzedek'.

Portanto a regra anterior é abandonada por sua fraqueza e ineficácia (porque a Torah não fez ninguém alcançar o objetivo); e, por outro lado, foi apresentada a esperança de algo superior, por meio do qual nos aproximamos de D`us.

E, mais que isso, D`us fez um juramento! Nenhum juramento é feito em relação aos que se tornam kohanim agora; Yeshua, porém, tornou-se kohen pelo juramento pronunciado por D`us, ao dizer: '

ADONAI jurou e não mudará de ideia: 'Você é kohen para sempre' '.

Isso mostra também quão superior é a aliança da qual Yeshua se tornou fiador.

Os kohanim da atualidade existem em grande profusão, porque a morte os impede de continuar o ofício. No entanto, pelo fato de viver para sempre, sua posição de kohen não é passada a nunhum outro; consequentemente, ele é capaz de libertar de forma total quem se aproxima de D`us por seu intermédio, porque vive para sempre e é, portanto, capaz para sempre de interceder a favor deles.

Esse tipo de kohen hagadol que supre nossa necessidade - santo, sem nunhuma ligação com o mal, sem mancha, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. Ao contrário dos outros kohanim g`dolim, ele não tem necessidade diária, como os demais, de oferecer sacrifícios primeiro pelos pecados pessoais e, depois, pelos pecados do povo, porque fez um sacrifício, de uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. A Torah constitui kohanim g`dolim a homens que têm fraquezas; mas o texto que fala sobre um juramento, um texto excrito na Torah posteriormente, aponta para o Filho, que alcançou o objetivo para sempre.

Aqui está o aspecto mais importantre de tudo o que dissemos: temos um kohen hagadol como esse. E ele está sentado à direita de HaG`dulah no céu. Lá ele serve no Lugar Santo, isto é, na verdadeira Tenda do Encontro, não erigida por mãos humanas, mas por ADONAI. (...)" Judeus Messiânicos (Hebreus)7.14-28; 8.1-2



Note que o contexto fala o tempo todo sobre a questão de Yeshua ser um kohen hagadol, ou seja, o sumo-sacerdote, e que seu sacrifício alcançou o objetivo da Torah de fazer um sacrifício que tem validade eterna e além do mais, os demais kohanim tinham seu ofício passado de geração a geração, já Yeshua vive para sempre e por isto não passa seu sacerdócio para ninguém. Ele é o que liberta totalmente os que se chegam a D`us e é um intercessor contínuo por nós, etc, etc, etc, como está no texto e você mesmo pode analisar com calma.

Agora veja Camilo, isto não anula a Torah!! Não se esqueça de que se você pensar que a Torah foi abolida, então as pessoas poderiam viver fazendo o que bem entendessem, já que não haveria lei que as limitassem em sua maneira de viver,. mas não é isto que o texto diz. A Torah continua vigente e sempre continuará. Baruch HaShem! Pois ela nos dá a orientação do que é correto e do que é incorreto. Ela diferencia o santo do profano. Sem Lei, Camilo, o povo perece em seus erros.

Yeshua é a Torah viva!

Outra coisa: Como já falei em outro posts, se Yeshua deixou declarado que não aboliu a Torah, se ele aconselhou o jovem rico a observar as mitsvot, ninguém pode dizer o contrário, ninguém pode interpretar trechos de textos que entrem em contradição, pois as Sagradas Escrituras não entram em contradição! Isto é um princípio básico e fundamental para a interpretação e compreensão dos Textos Sagrados.

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Mensagem por Xan Berg Ter Nov 30, 2010 5:37 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708 pessoal

Não existem varios testamentos, mas um unico testamento validado 430 anos antes da Torah ser entregue no Sinai e este unico testamento foi confirmado com a morte do testador, confira Galatas 3:17.

Se Yeshua inventou um novo testamento, automaticamente deverá ter um novo individuo que morra por este testamento atual.

YHWH sempre fez ALIANÇAS e não testamentos.

Confira Hebreus capitulo 9 e veja que houve substituiçao no tipo de sacrificio (Aliança) fator que gerou uma mudança na lei do sacrificio, e não na invalidação da Torah.



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Mensagem por Camilo Ter Nov 30, 2010 11:37 pm

Diferença de Leis nas Escrituras: Cerimonial, Moral e Civil... Isso Existe? - Página 2 3708.
Poderiam me explicar estes versos???
Comparando ao B`rit Hadashah traduzido por David Stern.

(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
(Hebreus 9:16) - Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
(Hebreus 9:17) - Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
(Hebreus 9:18) - Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
(Hebreus 9:19) - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
(Hebreus 9:20) - Dizendo: Este é o sangue do testamento que YHWH vos tem mandado.


(Mateus 26:27) - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
(Mateus 26:28) - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.


(Gálatas 4:21) - Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
(Gálatas 4:22) - Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
(Gálatas 4:23) - Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
(Gálatas 4:24) - O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
(Gálatas 4:31) - De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
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Mensagem por Tatiana Qua Dez 01, 2010 3:30 am

Oi, Camilo!

Vejamos:

Judeus Messiânicos (Hebreus) 9.15-20:

v. 15 - "Por causa dessa morte, ele é o mediador de uma nova aliança. Visto que sua morte liberta as pessoas das transgressões cometidas sob a primeira aliança - os que têm sido chamados podem receber a prometida herança eterna."


A morte de Yeshua liberta as pessoas das transgressões cometidas sob a primeira aliança, visto que este sacrifíco serve tanto para os que viveram antes de Yeshua, como os vieram depois. O scrifício dele é superior por isso também! Antes tinha que se fazer vários sacrifícios pelos pecados, mas depois do que ele fez, já não precisa mais sacrifícios pelos pecados, pois ele já executou de maneira satisfatória.
v.16 - "No caso de um testamento, é necessário que se apresente evidência da morte de quem o fez,

v.17 - porque o testamento só tem efeito no caso de morte; ele jamias vigora enquanto a pessoa que o fez está viva."

v.18 - "Esta é a razão pela qual a primeira aliança também foi inaugurada com sangue."

Agora vai ser dado exemplo quando Mosheh selou a primeira aliança com sangue.

v.19 - Depois de Mosheh ter anunciado cada mandamento da Torah a todo o povo, ele pegou sangue de bezerros, água e usou sangue escarlate e hissopo para aspergir o rolo e todo o povo, dizendo:

v.20 - 'Este é o sangue da aliança que D`us lhes ordenou'.

(...)

Note que Mosheh não fez aspersão de sangue para cada mandamento que escrevia, mas depois de ter registrado todos ele faz o sacrifício, fez uma aspersão só para todos, inclusive o dos sacrifícios, obviamente!

Cuidado para não pensar que neste trecho ele está abolindo os mandamentos por causa da nova alinça, ele apenas mencionou o fato como ocorreu, pois lembre-se, se todos os mandamentos fossem abolidos cada um poderia viver como bem entendesse, visto não ter limites para suas ações. isto traria ao ser humano uma vida desordenada. mas o Reino do eterno tem ordem, por isso os mandamentos estão aí para serem cumpridos.

Veja mais:
v.25 - Älém disso, ele não entrou no céu para oferecer a si mesmo repetidamente, como o kohen hagadol que entra no Lugar Santo ano após ano com sangue alheio;"

v.26 - "se assim fosse, ele teria de sofrer a morte muitas vezes - desde a fundação do Universo. Mas agora, ele apareceu uma vez no fim dos tempos, a fim de eliminar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo."


Continua-se falando de pecados e scrifícios...

v.27 - "Da mesma forma que os seres humanos devem morrer uma vez, e depois disso vem o juízo,"

v.28 - "também o Messias, tendo sido oferecido uma única vez pelos pecados de muitos, aparecerá segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para libertar aqueles que esperam ansiosamente por ele.

Cap.10

v.1 - A Torah tem em si uma sombra das coisas boas que virão, mas não a manifestação real das coisas originais. Portanto, ela nunca pôde, mediante os mesmos sacrifícios repetidos incessantemente, ano após ano, conduzir ao objetivo quem se aproxima do Lugar Santo para oferecê-los"

v.2 - De outra forma, não teria cessado a oferta desses sacrifícios? Se as pessoas que realizavam o sacrifício tivessem sido purificadas de uma vez por todas, não mais teriam consciência do pecado."

v.3 - Não, ocorre o contrário - nesses sacrifícios, há uma recordação dos pecados, ano após ano." (...)

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