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YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
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Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
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Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Anselmo Goldman escreveu:Você adora a Yeshua haMashiach irmão Xan?
Você adora mais de um YHWH irmão Xan?
Qualquer um pode ser adorado irmão Xan?
Você adora apenas o Pai irmão Xan?
compare suas respostas com as próximas por favor
Yeshua era adorado pelos discípulos irmão Xan?
Os discípulos adorava mais de um YHWH irmão Xan?
Os discípulos adoravam qualquer um irmão Xan?
Os discípulos adoravam apenas o Pai irmão Xan?
Para terminar:
OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS CONSIDERAVAM Yeshua COMO D.EUS IRMÃO XAN?
Você não acredita que seria um tanto perigoso pregar para pagãos que um homem chamado Yeshua é YHWH? É o Filho de YHWH como os apóstolos faziam???
Pense nisso irmão Xan. A Deidade de Yeshua o iguala ao Pai não por ser concedida mas por Sua essência.
Yeshua é D.eus.
Anselmo
Eu simplismente sei separar uma coisa da outra sem criar problemas, ou seja, mesmo Yeshua sendo inferior (estar sujeito) ao Pai isso de nada mudará sua importância e os objetivos pelo qual foi criado, ou seja, por ter sido o principio da criação.
A deidade de Yeshua foi concedida pelo Pai incluindo todo poder e autoridade que um dia (quando for implantado o reino na terra) serão entregues (poder e autoridade) novamente a YHWH, pois o objetivo de Yeshua é ser o messias, reconciliar o homem a YHWH, conquistar os reinos da terra, salvar o seu povo, levá-lo a incorruptibilidade, implantar o reino e entrega-lo a YHWH após a condenação de haSatan e seus seguidores.
Respondendo suas perguntas:
Eu dou glória e adoro a YHWH por sua palavra ter se cumprido em Yeshua e por ele ser nosso messias.
Dou graças a Yeshua por ter alcançado os objetivos iniciais de YHWH relacionados a nossa salvação e ingresso ao reino eterno que será implantado num futuro proximo.
Eu adoro a YHWH pela vida de Yeshua e por ele ser o nosso mediador e salvador segundo a vontade do Pai e pré-disposição de Yeshua (Hebreus 10:7-9).
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Adoraram então a criatura e não o Pai. (Apóstolos, discípulos e todos os demais cristãos bíblicos)Yeshua sendo inferior (estar sujeito) ao Pai isso de nada mudará sua importância e os objetivos pelo qual foi criado
Pelo manos há mais coerência em sua atitude do que na dos apóstolos Xan, afinal você não adora Yeshua pois crê que Ele seja Criatura de YHWH, já os Apóstolos, se criam nisso, cometiam o despalpério de adorá-Lo assim mesmo!
OU... os apóstolos não acreditavam em nada do que você crê acerca de Yeshua e O colocam como igual ao Pai (YHWH Forte e Pai da Eternidade- Isa. 9:6) e exatamente por isso O adoram.
Adoradores de criatura... estes são os de Apocalipse e que possuem marca na mão ou na fronte.
Cuidado por favor irmão Xan.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Anselmo
Em Apocalipse também está escrito que Yeshua é o principio da criação de YHWH e a fiel testemunha.
Os discipulos e seguidores de Yeshua o reverenciavam mediante a sua importancia logicamente, agora, precisamos dos originais em grego para saber se a palavra relacionada a adoração consta verdadeiramente, ou, mais uma vez forçaram a barra nas traduções.
Pena que os originais em grego evaporaram e não há como conferir os escritos.
Em Apocalipse também está escrito que Yeshua é o principio da criação de YHWH e a fiel testemunha.
Os discipulos e seguidores de Yeshua o reverenciavam mediante a sua importancia logicamente, agora, precisamos dos originais em grego para saber se a palavra relacionada a adoração consta verdadeiramente, ou, mais uma vez forçaram a barra nas traduções.
Pena que os originais em grego evaporaram e não há como conferir os escritos.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Xan e Anselmo, !
Meus prezados, encontrei ontem esse fórum e resolvi dar uma passada por aqui considerando o que está sendo tratado.
Há várias coisas a comentar. Mas, considerando que os últimos posts tratam da “adoração” a Yeshua, então, vamos começar com esse tema.
Embora não tenhamos os textos autógrafos (aqueles escritos pelos apóstolos), temos cópias muito antigas dos manuscritos, e, eles nos dão informações importantes sobre a chamada "adoração" de Yeshua.
Para entendermos porque o verbo “adorar” é usado em aplicação a Yeshua, precisamos primeiro descobrir qual a palavra original que foi vertida por “adorar” e qual é o seu significado dentro do contexto bíblico.
Nas referências onde aparecem a tradução “adorar” ou suas conjugações, o correspondente grego é προσκυνέω (proskynô), que pode ser traduzido por “adorar”, “reverenciar”, “receber respeitosamente”, “inclinar-se”, “prostrar-se” e etc. A palavra indica também sinal de sujeição. Por vezes é usada juntamente com o verbo “πίπτω” piptô (cair por terra, denotando o movimento de prostrar-se). É mais uma palavra grega cuja falta de equivalente exato causa prejuízo no entendimento das Escrituras. A ideia fortemente contida na palavra é reverência. É composta por duas outras palavras: “πρός” (pros) e “κυνέω” (kynô); a primeira é uma preposição, que indica proximidade e direção, e a segunda é o verbo beijar (alguns entendem: beijar a mão), outros entendem uma composição com o substantivo “κύων” (cachorro), denotando o respeito que o cão tem ao seu dono quando sai ao seu encontro para lamber-lhe a mão.
Em seu uso comum, dentro da Bíblia Sagrada, ressalta-se o sentido de reverência, respeito, reconhecimento de superioridade hierárquica ou até mesmo sinal de humildade por parte de quem presta a reverência. Seguramente não é um termo de uso exclusivo no relacionamento do homem para com YHWH.
Os LXX traduziram a palavra correspondente do hebraico שָׁחַה (shachah) pelo seu equivalente grego προσκυνέω. Também usado para com os homens e falsos deuses, com relação a esses últimos, por ter conotação cultual, é terminantemente proibido por Yahweh.
Encontramos “proskynô” sendo usado, por exemplo, em Gn. 23.7,12, quando Abraão se inclinou diante dos hititas na terra onde sepultaria Sara. Essa mesma palavra é usada para indicar que Abraão se prostrou diante dos homens que anunciaram o nascimento de Isaque, Gn. 18.2. Também quando lemos Abraão dizer que iria adorar (prestar reverência a YHWH em obediência à ordem que recebeu) juntamente com seu filho, Gn. 22.5. É também a mesma usada por Eliezer para com Yahweh, em Gn. 24.26. É ainda a mesma usada para dizer que Ló se prostrou com o rosto em terra ao receber os dois anjos que o iria livrar da destruição de Sodoma e Gomorra. Jacó quando se reencontra com Esaú, ele juntamente com sua família se prostra diante de seu irmão, e, é o mesmo verbo usado na benção de Isaque sobre Jacó em Gn. 27.29. Na benção de Jacó a Judá, Gn. 49.8. No sonho de José onde os feixes que representavam seus irmãos se prostraram diante dele e já no Egito, seus irmãos, de fato, se prostraram (adoraram) diante José, Gn. 43.26. O próprio Moisés “adorou” (reverenciou, mostrou-se sujeito a) seu sogro e o beijou em Ex. 18.7 É o mesmo usado nos 10 mandamentos em Ex. 20.5. Rute também prostrou-se diante de Boaz Rt. 2.10. Ao condenar a família de Eli, Yahweh diz que dos que deles sobrassem iriam se inclinar (adorar) ante aquele que iria tomar o lugar de Eli pedindo comida, I Sm. 2.36. Davi prostrou-se diante de Jônatas I Sm. 20.41. Sibá, servo de Maribaal, se prostra (adora) a Davi, II Sm. 16.4. A Bíblia diz: “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se (ἔπεσεν) sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou (προσεκύνησεν) à terra.” (I Sm. 25.23 - LXX) . O próprio Natã, profeta de Yahweh, portanto alguém muito cônscio de suas obrigações com YHWH, “adora” (se o conceito trinitário fosse o correto a palavra seria “adora”) Davi em I Rs. 1.23, “E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se (προσεκύνησεν) diante dele com o rosto em terra.”
Além disso reflita bem: Os fariseus acusaram Yeshua de muitas coisas, mas nunca o acusaram de haver incitado o povo a adorá-lo, prestar-lhe culto, nem mesmo acusaram alguém de o adorar, isto é significativo, pois prova que ações de adoração, no sentido cultual, a Yeshua, de fato, não aconteceram. Veja o caso do cego de nascença que fora curado por Yeshua. Naquele relato encontramos, Jo. 9.38-40 “Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. 39 E disse-lhe Yeshua: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?”. Se adorar Yeshua tem sentido cultual, conforme requerido pelos trinitarianos, como o que prestamos a YHWH, como pode os fariseus, ávidos por incriminarem Yeshua, presenciarem o “culto” do cego a Yeshua e se incomodarem apenas com a insinuação de que Yeshua os havia chamado de cegos? Outro exemplo gritante de mal uso de “proskynô” com se fosse adoração é encontrado em Mc. 5.6 “E, quando viu Yeshua ao longe, correu e adorou-o.” o contexto mostra que um espírito imundo teria adorado Yeshua? É difícil crer que as hostes infernais houvessem perdido o Céu por rejeitarem a YHWH lá em cima para virem adorar alguém na terra. Aliás qualquer um que o adorasse, não somente a ele mas a qualquer outra pessoa, seria morto por idolatria, mas isso não aconteceu nem mesmo quando lemos Mt. 8.2: “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”; mais uma vez a Bíblia de Jerusalém contextualiza o fato e traduz em harmonia com as ocorrências do Antigo Testamento: “quando de repente um leproso se aproximou e prostrou-se diante dele dizendo: 'Senhor, se queres, tens poder para purificar-me'”. Achar que os judeus estavam por toda parte adorando e vendo os outros adorarem alguém que não o próprio Yahweh, o Pai, e fechados os olhos a isso é negar a realidade do monoteísmo zeloso do judaísmo e a historicidade de Bíblia
Há mais o que falar, mas por enquanto é só!
Na Paz!
Valdomiro.
Meus prezados, encontrei ontem esse fórum e resolvi dar uma passada por aqui considerando o que está sendo tratado.
Há várias coisas a comentar. Mas, considerando que os últimos posts tratam da “adoração” a Yeshua, então, vamos começar com esse tema.
Embora não tenhamos os textos autógrafos (aqueles escritos pelos apóstolos), temos cópias muito antigas dos manuscritos, e, eles nos dão informações importantes sobre a chamada "adoração" de Yeshua.
Para entendermos porque o verbo “adorar” é usado em aplicação a Yeshua, precisamos primeiro descobrir qual a palavra original que foi vertida por “adorar” e qual é o seu significado dentro do contexto bíblico.
Nas referências onde aparecem a tradução “adorar” ou suas conjugações, o correspondente grego é προσκυνέω (proskynô), que pode ser traduzido por “adorar”, “reverenciar”, “receber respeitosamente”, “inclinar-se”, “prostrar-se” e etc. A palavra indica também sinal de sujeição. Por vezes é usada juntamente com o verbo “πίπτω” piptô (cair por terra, denotando o movimento de prostrar-se). É mais uma palavra grega cuja falta de equivalente exato causa prejuízo no entendimento das Escrituras. A ideia fortemente contida na palavra é reverência. É composta por duas outras palavras: “πρός” (pros) e “κυνέω” (kynô); a primeira é uma preposição, que indica proximidade e direção, e a segunda é o verbo beijar (alguns entendem: beijar a mão), outros entendem uma composição com o substantivo “κύων” (cachorro), denotando o respeito que o cão tem ao seu dono quando sai ao seu encontro para lamber-lhe a mão.
Em seu uso comum, dentro da Bíblia Sagrada, ressalta-se o sentido de reverência, respeito, reconhecimento de superioridade hierárquica ou até mesmo sinal de humildade por parte de quem presta a reverência. Seguramente não é um termo de uso exclusivo no relacionamento do homem para com YHWH.
Os LXX traduziram a palavra correspondente do hebraico שָׁחַה (shachah) pelo seu equivalente grego προσκυνέω. Também usado para com os homens e falsos deuses, com relação a esses últimos, por ter conotação cultual, é terminantemente proibido por Yahweh.
Encontramos “proskynô” sendo usado, por exemplo, em Gn. 23.7,12, quando Abraão se inclinou diante dos hititas na terra onde sepultaria Sara. Essa mesma palavra é usada para indicar que Abraão se prostrou diante dos homens que anunciaram o nascimento de Isaque, Gn. 18.2. Também quando lemos Abraão dizer que iria adorar (prestar reverência a YHWH em obediência à ordem que recebeu) juntamente com seu filho, Gn. 22.5. É também a mesma usada por Eliezer para com Yahweh, em Gn. 24.26. É ainda a mesma usada para dizer que Ló se prostrou com o rosto em terra ao receber os dois anjos que o iria livrar da destruição de Sodoma e Gomorra. Jacó quando se reencontra com Esaú, ele juntamente com sua família se prostra diante de seu irmão, e, é o mesmo verbo usado na benção de Isaque sobre Jacó em Gn. 27.29. Na benção de Jacó a Judá, Gn. 49.8. No sonho de José onde os feixes que representavam seus irmãos se prostraram diante dele e já no Egito, seus irmãos, de fato, se prostraram (adoraram) diante José, Gn. 43.26. O próprio Moisés “adorou” (reverenciou, mostrou-se sujeito a) seu sogro e o beijou em Ex. 18.7 É o mesmo usado nos 10 mandamentos em Ex. 20.5. Rute também prostrou-se diante de Boaz Rt. 2.10. Ao condenar a família de Eli, Yahweh diz que dos que deles sobrassem iriam se inclinar (adorar) ante aquele que iria tomar o lugar de Eli pedindo comida, I Sm. 2.36. Davi prostrou-se diante de Jônatas I Sm. 20.41. Sibá, servo de Maribaal, se prostra (adora) a Davi, II Sm. 16.4. A Bíblia diz: “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se (ἔπεσεν) sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou (προσεκύνησεν) à terra.” (I Sm. 25.23 - LXX) . O próprio Natã, profeta de Yahweh, portanto alguém muito cônscio de suas obrigações com YHWH, “adora” (se o conceito trinitário fosse o correto a palavra seria “adora”) Davi em I Rs. 1.23, “E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se (προσεκύνησεν) diante dele com o rosto em terra.”
Além disso reflita bem: Os fariseus acusaram Yeshua de muitas coisas, mas nunca o acusaram de haver incitado o povo a adorá-lo, prestar-lhe culto, nem mesmo acusaram alguém de o adorar, isto é significativo, pois prova que ações de adoração, no sentido cultual, a Yeshua, de fato, não aconteceram. Veja o caso do cego de nascença que fora curado por Yeshua. Naquele relato encontramos, Jo. 9.38-40 “Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. 39 E disse-lhe Yeshua: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?”. Se adorar Yeshua tem sentido cultual, conforme requerido pelos trinitarianos, como o que prestamos a YHWH, como pode os fariseus, ávidos por incriminarem Yeshua, presenciarem o “culto” do cego a Yeshua e se incomodarem apenas com a insinuação de que Yeshua os havia chamado de cegos? Outro exemplo gritante de mal uso de “proskynô” com se fosse adoração é encontrado em Mc. 5.6 “E, quando viu Yeshua ao longe, correu e adorou-o.” o contexto mostra que um espírito imundo teria adorado Yeshua? É difícil crer que as hostes infernais houvessem perdido o Céu por rejeitarem a YHWH lá em cima para virem adorar alguém na terra. Aliás qualquer um que o adorasse, não somente a ele mas a qualquer outra pessoa, seria morto por idolatria, mas isso não aconteceu nem mesmo quando lemos Mt. 8.2: “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”; mais uma vez a Bíblia de Jerusalém contextualiza o fato e traduz em harmonia com as ocorrências do Antigo Testamento: “quando de repente um leproso se aproximou e prostrou-se diante dele dizendo: 'Senhor, se queres, tens poder para purificar-me'”. Achar que os judeus estavam por toda parte adorando e vendo os outros adorarem alguém que não o próprio Yahweh, o Pai, e fechados os olhos a isso é negar a realidade do monoteísmo zeloso do judaísmo e a historicidade de Bíblia
Há mais o que falar, mas por enquanto é só!
Na Paz!
Valdomiro.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Valdomiro ???
Eu te conheço de outros fóruns hein.. Vc é Moderador do F.E ??
Muito boa sua postagem, e muita esclarecedora.
Seja bem vindo, estais em familia.
Adonay.
Eu te conheço de outros fóruns hein.. Vc é Moderador do F.E ??
Muito boa sua postagem, e muita esclarecedora.
Seja bem vindo, estais em familia.
Adonay.
Última edição por Diego em Sex Nov 12, 2010 2:44 pm, editado 1 vez(es)
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Sim Diego, sou de lá do F.E, mas apenas moderador, o Admin é o nosso querido irmão Norberto!
Obrigado pela boas vindas irmão!
!
Obrigado pela boas vindas irmão!
!
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Valdomiro
Seja bem-vindo ao fórum.
É justamente isso que digo, a interpretação da palavra "adorar" está sendo mau utiizada, pois o adorar a YHWH segundo os fundamentos biblico é prestar culto a Ele, já os discipulos e outros que "adoraram" a Yeshua estavam sim reverenciando-o por ser quem é, ou seja, o Machiach.
É muito diferente o adorar relacionado ao prestar culto em relação a adoração no sentido de reverencia ou respeito.
Seu resumo foi totalmente feliz Valdomiro.
Grande abraço
Xan
Seja bem-vindo ao fórum.
É justamente isso que digo, a interpretação da palavra "adorar" está sendo mau utiizada, pois o adorar a YHWH segundo os fundamentos biblico é prestar culto a Ele, já os discipulos e outros que "adoraram" a Yeshua estavam sim reverenciando-o por ser quem é, ou seja, o Machiach.
É muito diferente o adorar relacionado ao prestar culto em relação a adoração no sentido de reverencia ou respeito.
Seu resumo foi totalmente feliz Valdomiro.
Grande abraço
Xan
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
pessoal
Ainda a tempo gortaria de salientar que em hebraico a palavra relacionada a adoração a YHWH é La'avod (לעבוד) que traduzindo para o português significa "trabalhar", ou seja, nós estamos adorando a YHWH quando trabalhamos segundo Sua vontade, tanto é que o culto na sinagoga é comunmente chamado de "serviço".
O primeiro texto que o Valdomiro utilizou relacionado a Avraham lemos em hebraico da seguinte forma:
וַיָּקָם אַבְרָהָם וַיִּשְׁתַּחוּ לְעַם-הָאָרֶץ, לִבְנֵי-חֵת.
va'iakam avraham va'ishtach le'am-aretz, le b'nei chet
Tradução:
E levantou-se Avraham e prostraram-se os povos da terra aos filhos de Chet ( lê-se Rêt).
Ainda a tempo gortaria de salientar que em hebraico a palavra relacionada a adoração a YHWH é La'avod (לעבוד) que traduzindo para o português significa "trabalhar", ou seja, nós estamos adorando a YHWH quando trabalhamos segundo Sua vontade, tanto é que o culto na sinagoga é comunmente chamado de "serviço".
O primeiro texto que o Valdomiro utilizou relacionado a Avraham lemos em hebraico da seguinte forma:
וַיָּקָם אַבְרָהָם וַיִּשְׁתַּחוּ לְעַם-הָאָרֶץ, לִבְנֵי-חֵת.
va'iakam avraham va'ishtach le'am-aretz, le b'nei chet
Tradução:
E levantou-se Avraham e prostraram-se os povos da terra aos filhos de Chet ( lê-se Rêt).
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Xan escreveu: Valdomiro
Seja bem-vindo ao fórum.
É justamente isso que digo, a interpretação da palavra "adorar" está sendo mau utiizada, pois o adorar a YHWH segundo os fundamentos biblico é prestar culto a Ele, já os discipulos e outros que "adoraram" a Yeshua estavam sim reverenciando-o por ser quem é, ou seja, o Machiach.
É muito diferente o adorar relacionado ao prestar culto em relação a adoração no sentido de reverencia ou respeito.
Seu resumo foi totalmente feliz Valdomiro.
Grande abraço
Xan
Xanzão olha o que Yeshua disse:
“Respondeu-lhe Yeshua: Está escrito: Ao Senhor teu YHWH adorarás (proskuneo), e só a Ele servirás." (Lucas 4:8)
Yeshua concordou que somente o Pai é digno de adoração, que simboliza obedência e por isso mesmo ele mesmo foi e é obediênte.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Xan,
Antes de tudo, obrigado pelas boas vindas!
Ótima informação!
Aproveitando para complentar, a composição "va'ishtach" no episódio com Abraão é referenciada pelo código 7812 de Strong em http://www.biblos.com/genesis/23-7.htm .
Se alguém quiser ver um pouquinho mais de detalhes poderá encontrar em http://strongsnumbers.com/hebrew/7812.htm
O texto nos LXX é: ἀναστὰς δὲ αβρααμ προσεκύνησεν τῷ λαῷ τῆς γῆς τοῖς υἱοῖς χετ. (anastás de Abraam prossekýnêssen tô laô tês gês tois hyois Chet.)
!
Antes de tudo, obrigado pelas boas vindas!
Ótima informação!
Aproveitando para complentar, a composição "va'ishtach" no episódio com Abraão é referenciada pelo código 7812 de Strong em http://www.biblos.com/genesis/23-7.htm .
Se alguém quiser ver um pouquinho mais de detalhes poderá encontrar em http://strongsnumbers.com/hebrew/7812.htm
O texto nos LXX é: ἀναστὰς δὲ αβρααμ προσεκύνησεν τῷ λαῷ τῆς γῆς τοῖς υἱοῖς χετ. (anastás de Abraam prossekýnêssen tô laô tês gês tois hyois Chet.)
!
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Valdomiro shalom.
vc disse:
Além disso reflita bem: Os fariseus acusaram Yeshua de muitas coisas, mas nunca o acusaram de haver incitado o povo a adorá-lo, prestar-lhe culto, nem mesmo acusaram alguém de o adorar, isto é significativo, pois prova que ações de adoração, no sentido cultual, a Yeshua, de fato, não aconteceram.
SERÁ???
Me interprete estes versos por favor.
(Filipenses 2:9) - Por isso, também YHWH o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
(Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Yeshua se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
(Mateus 28:9) - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Yeshua lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
(Mateus 2:11) - E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
(Zacarias 14:17) - E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
(Mateus 2:1) - E, TENDO nascido Yeshua em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
(Mateus 2:2) - Dizendo: Onde está aquele que é nascido o rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
(Apocalipse 22:8) - E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
(Apocalipse 22:9) - E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a YHWH.
vc disse:
Além disso reflita bem: Os fariseus acusaram Yeshua de muitas coisas, mas nunca o acusaram de haver incitado o povo a adorá-lo, prestar-lhe culto, nem mesmo acusaram alguém de o adorar, isto é significativo, pois prova que ações de adoração, no sentido cultual, a Yeshua, de fato, não aconteceram.
SERÁ???
Me interprete estes versos por favor.
(Filipenses 2:9) - Por isso, também YHWH o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
(Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Yeshua se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
(Mateus 28:9) - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Yeshua lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
(Mateus 2:11) - E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
(Zacarias 14:17) - E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
(Mateus 2:1) - E, TENDO nascido Yeshua em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
(Mateus 2:2) - Dizendo: Onde está aquele que é nascido o rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
(Apocalipse 22:8) - E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
(Apocalipse 22:9) - E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a YHWH.
Camilo- Membro
- Mensagens : 411
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País :
Inscrição : 06/06/2010
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Chaver Camilo, !
Agradeço a você por me dar o prazer de comentar os versículos propostos.
Nenhum de nos discordamos de Fp. 2.9,10, mas o dobrar os joelhos está dentro daquela informação também bíblica que Elohim, o Pai, sujeitará todas as coisas ao Filho. Além do mais devemos atentar justamente o que está escrito no verso 9: Yahweh o exaltou. Veja “o exaltou”, então esse “dobrar de joelhos” é concessão do Pai, não inerência do Filho, e está em conformidade com o que havia sido prometido a ele. O problema é que estamos tão habituado com nossas práticas litúrgicas atuais que pensamos ser o “dobrar de joelhos” sempre uma prática de culto em qualquer situação, mas não é. Veja II Rs. 1.13 Elias não foi cultuado porque alguém se pôs de joelhos a pedir algo a ele. Se ali estivesse Yeshua iríamos dizer que foi um culto e uma oração, não é assim que acontece? Infelizmente isolam os versículos acerca de Yeshua do restante da Bíblia e ai lhe dão uma conotação que não é bíblica.
Considere ainda, por exemplo, o verso anteriormente citado I Rs. 1.23 que fala sobre Natã: “...entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra”. Frisemos esse fato: O profeta de Yahweh, prostou-se diante do rei com o rosto em terra. Lembremos que esse “prostar-se” é em grego o mesmo que “adorar”. Agora medite: Se ele apenas se ajoelhasse, que é menos do que colocar o rosto no pó, seria culto? Percebe a questão? Nós, prezado irmão, é que atribuímos as ações praticadas para com o Nosso Senhor conotação cultual, não a Bíblia. É impossível que o profeta tenha prestado um culto a Davi por colocar o rosto na terra em “adoração” a ele, mas basta substituir Davi por Yeshua para logo dizermos que foi um culto, não um ato de reverência, quando o próprio Yeshua disse “A Yahweh teu Elohim adorarás e só a ele prestarás culto.”
Sobre Mt. 28.9 e Mt. 2.11, Mt. 2.1,2 e etc, citados por você, o princípio é exatamente o mesmo dos que citei em minha postagem anterior. O único fato diferente são as ocasiões, não a ação. Somem-se a estes, aqueles, e anexe a análise já feita.
Acerca de Zc. 14.17 considere que o Rei ai mencionado é Yahweh dos Exércitos, então, trata-se do Pai, não do Filho. Mas, vamos um pouquinho mais além. Leiamos I Cr. 29.20, e veremos o Rei Davi e o Rei Yahweh dos Exércitos sendo “adorados” juntos e no mesmo momento conforme registrado na Septuaginta: “κάμψαντες τὰ γόνατα προσεκύνησαν τῷ κυρίῳ καὶ τῷ βασιλεῖ”. A Almeida Corrigida Fiel traduziu por “inclinaram-se, e prostraram-se perante Yahweh e o rei”, lá mais uma vez está a palavra que traduzimos por “adorar” quando se refere a Yeshua e por outras coisas quando se refere a outras pessoas. Aqui mesmo é um caso típico, pois Davi “atrapalhou” os tradutores, em outra situação teriam colocado “adoraram”. Agora considere, se ao invés de Davi o verso fosse no Novo Testamente e estivesse falando de Yeshua, então, qual seria a preferência para tradução do verbo proskunô e qual seria a insinuação? Se o Rei da Zc. 14.17 (Yahweh) foi adorado, o Rei Davi também foi, em uma ocasião em que os dois (Davi e Yahweh) o foram ao mesmo tempo, mas nem por isso Davi é o próprio Elohim, e nem foi um culto àquele rei de Israel. Acho que já deu para perceber que precisamos reconhecer a necessidade de revermos esse conceito de achar que Yeshua foi cultuado. Então, prezado irmão, por mais que se queira mudar essa clara e necessária contextualização das palavras em seus textos, a Bíblia não nos permite que façamos isso, e mantém firme as palavras de Yeshua que disse ser seu Pai o Único Elohim Verdadeiro (Jo. 17.3).
Com relação a Ap. 22.8 esse tipo de abordagem é bem interessante e ao mesmo tempo triste porque transforamos, em favor do dogma trinitário, um perseverante irmão nosso, amado do Senhor Yeshua, velhinho por volta dos seus 100 anos e firme na fé, que deve ter lido ou ouvido a leitura de praticamente todos os livros que compõem o N.T, inclusive as cartas de Paulo que fala da veneração dos anjos em um contexto de desaprovação (Cl. 2.18), e o transformamos em um idolatra, mesmo que este homem tenha uma vida de santidade de tal grau que foi achado digno de receber as revelações do Apocalipse, e ai sem mais nem menos teria resolvido, sabe lá porque, cultuar a anjos, ele que já tinha vistos tantos naquela ocasião. Mas, sabe irmão, a única razão de acharmos que João teria saído da sublime condição de Santo Revelado, para Idólatra de Anjo é o dogma trinitário, nada mais. Quem percebe a inexistência do dogma, vê ali um ato de reverência que o anjo na sua santidade disse sou igual a você, ou seja servo contigo a favor do Reino, use esse ato para com Yahweh Elohim. Simples e belo.
De pecado semelhante acusam o centurião Cornélio. Homem crente a quem os judeus o tinham em alta estima, este teria resolvido ajuntar a família para se revelar, "pior" do que João, adorador de homens, no caso Pedro. Mas, de igual modo essa leitura é descontextualizada da realidade e agride a santidade e a fé de Cornélio.
Há mais o que falar, mas por enquanto é só!
Abraços
Na Paz!
Valdomiro.
Agradeço a você por me dar o prazer de comentar os versículos propostos.
Nenhum de nos discordamos de Fp. 2.9,10, mas o dobrar os joelhos está dentro daquela informação também bíblica que Elohim, o Pai, sujeitará todas as coisas ao Filho. Além do mais devemos atentar justamente o que está escrito no verso 9: Yahweh o exaltou. Veja “o exaltou”, então esse “dobrar de joelhos” é concessão do Pai, não inerência do Filho, e está em conformidade com o que havia sido prometido a ele. O problema é que estamos tão habituado com nossas práticas litúrgicas atuais que pensamos ser o “dobrar de joelhos” sempre uma prática de culto em qualquer situação, mas não é. Veja II Rs. 1.13 Elias não foi cultuado porque alguém se pôs de joelhos a pedir algo a ele. Se ali estivesse Yeshua iríamos dizer que foi um culto e uma oração, não é assim que acontece? Infelizmente isolam os versículos acerca de Yeshua do restante da Bíblia e ai lhe dão uma conotação que não é bíblica.
Considere ainda, por exemplo, o verso anteriormente citado I Rs. 1.23 que fala sobre Natã: “...entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra”. Frisemos esse fato: O profeta de Yahweh, prostou-se diante do rei com o rosto em terra. Lembremos que esse “prostar-se” é em grego o mesmo que “adorar”. Agora medite: Se ele apenas se ajoelhasse, que é menos do que colocar o rosto no pó, seria culto? Percebe a questão? Nós, prezado irmão, é que atribuímos as ações praticadas para com o Nosso Senhor conotação cultual, não a Bíblia. É impossível que o profeta tenha prestado um culto a Davi por colocar o rosto na terra em “adoração” a ele, mas basta substituir Davi por Yeshua para logo dizermos que foi um culto, não um ato de reverência, quando o próprio Yeshua disse “A Yahweh teu Elohim adorarás e só a ele prestarás culto.”
Sobre Mt. 28.9 e Mt. 2.11, Mt. 2.1,2 e etc, citados por você, o princípio é exatamente o mesmo dos que citei em minha postagem anterior. O único fato diferente são as ocasiões, não a ação. Somem-se a estes, aqueles, e anexe a análise já feita.
Acerca de Zc. 14.17 considere que o Rei ai mencionado é Yahweh dos Exércitos, então, trata-se do Pai, não do Filho. Mas, vamos um pouquinho mais além. Leiamos I Cr. 29.20, e veremos o Rei Davi e o Rei Yahweh dos Exércitos sendo “adorados” juntos e no mesmo momento conforme registrado na Septuaginta: “κάμψαντες τὰ γόνατα προσεκύνησαν τῷ κυρίῳ καὶ τῷ βασιλεῖ”. A Almeida Corrigida Fiel traduziu por “inclinaram-se, e prostraram-se perante Yahweh e o rei”, lá mais uma vez está a palavra que traduzimos por “adorar” quando se refere a Yeshua e por outras coisas quando se refere a outras pessoas. Aqui mesmo é um caso típico, pois Davi “atrapalhou” os tradutores, em outra situação teriam colocado “adoraram”. Agora considere, se ao invés de Davi o verso fosse no Novo Testamente e estivesse falando de Yeshua, então, qual seria a preferência para tradução do verbo proskunô e qual seria a insinuação? Se o Rei da Zc. 14.17 (Yahweh) foi adorado, o Rei Davi também foi, em uma ocasião em que os dois (Davi e Yahweh) o foram ao mesmo tempo, mas nem por isso Davi é o próprio Elohim, e nem foi um culto àquele rei de Israel. Acho que já deu para perceber que precisamos reconhecer a necessidade de revermos esse conceito de achar que Yeshua foi cultuado. Então, prezado irmão, por mais que se queira mudar essa clara e necessária contextualização das palavras em seus textos, a Bíblia não nos permite que façamos isso, e mantém firme as palavras de Yeshua que disse ser seu Pai o Único Elohim Verdadeiro (Jo. 17.3).
Com relação a Ap. 22.8 esse tipo de abordagem é bem interessante e ao mesmo tempo triste porque transforamos, em favor do dogma trinitário, um perseverante irmão nosso, amado do Senhor Yeshua, velhinho por volta dos seus 100 anos e firme na fé, que deve ter lido ou ouvido a leitura de praticamente todos os livros que compõem o N.T, inclusive as cartas de Paulo que fala da veneração dos anjos em um contexto de desaprovação (Cl. 2.18), e o transformamos em um idolatra, mesmo que este homem tenha uma vida de santidade de tal grau que foi achado digno de receber as revelações do Apocalipse, e ai sem mais nem menos teria resolvido, sabe lá porque, cultuar a anjos, ele que já tinha vistos tantos naquela ocasião. Mas, sabe irmão, a única razão de acharmos que João teria saído da sublime condição de Santo Revelado, para Idólatra de Anjo é o dogma trinitário, nada mais. Quem percebe a inexistência do dogma, vê ali um ato de reverência que o anjo na sua santidade disse sou igual a você, ou seja servo contigo a favor do Reino, use esse ato para com Yahweh Elohim. Simples e belo.
De pecado semelhante acusam o centurião Cornélio. Homem crente a quem os judeus o tinham em alta estima, este teria resolvido ajuntar a família para se revelar, "pior" do que João, adorador de homens, no caso Pedro. Mas, de igual modo essa leitura é descontextualizada da realidade e agride a santidade e a fé de Cornélio.
Há mais o que falar, mas por enquanto é só!
Abraços
Na Paz!
Valdomiro.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Valdomiro
Israel nunca teve dois Reis e também nunca adorou dois D'euses.
(Hebreus 1:6) - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de YHWH o adorem.
(Hebreus 1:7) - E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
(Hebreus 1:8) - Mas, do Filho, diz: Ó YHWH, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Israel nunca teve dois Reis e também nunca adorou dois D'euses.
(Hebreus 1:6) - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de YHWH o adorem.
(Hebreus 1:7) - E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
(Hebreus 1:8) - Mas, do Filho, diz: Ó YHWH, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Camilo- Membro
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Inscrição : 06/06/2010
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Nobre Camilo, !
Sim irmão!!! É justamente isso que estou querendo mostrar. A adoração, no sentido de culto é devido a um único ser ou ente, e este é Yahweh, o Pai de Nosso Senhor e Salvador Yeshua haMashiach. Não há dois D'euses, nem dois que são "D'eus". Qualquer outro uso da palavra “adorar” aplicado a outra pessoa não é adoração no sentido de culto (salvo se aplicado a ídolos). Se você atinou bem às minhas palavras e meditou sobre as reflexões que expus percebeu que foi justamente isso que mostrei. Só o Pai é ADORADO, o restante é “adorado”, entende?!
Quem nos pôs em confusão foram os que traduziram tudo por “adorar”, sem considerar os sentidos, e a nossa própria cultura atual que entende essa palavra como “CULTO” em qualquer situação e isso não é verdade. A insistente tradução de προσκυνέω (proskynô) por “adorar” em nossas Bíblias, em especial no NT, causou, inclusive, uma situação esdrúxula: Yeshua estaria dizendo que certas pessoas deveriam adorar outras. Vemos isso em Ap. 3.9 “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.” Será que haverá pessoas que vão adorar os crentes da igreja de Filadélfia? Certamente a tradução do Peregrino deixa muito mais claro o sentido original: “Vê o que farei à sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus sem o ser, pois mentem: farei que venham prostrar-se a teus pés, reconhecendo que eu te amo.”
Agora, voltando a questão de “dois reis”, é fato que os reis terrenos são reis por concessão dAquele que está sobre todos. Davi foi rei em Israel e isso é fato, Salomão foi rei em Israel e isso é fato, mas ambos e todos em sequência o foram porque Elohim permitiu que eles se assentassem em seu trono, porque somente ELE é, por direito em Israel o restante é concessão. Leia I Cr. 29.23 “Assim Salomão se assentou no trono de Yahweh, como rei em lugar de seu pai Davi, e prosperou; e todo o Israel lhe prestou obediência” Se tivesse escrito Yeshua em I Cr. 29.23 no lugar de Salomão os trinitários usariam como mais uma “prova” de Yeshua é Yahweh, pois quem pode assentar no Trono de Yahweh senão o próprio Yahweh?? (esse é um raciocínio trinitário). Mas veja, claramente está dito que Salomão se assentou no trono de Yahweh. Então, você pode até dizer que Israel só tem um REI, mas este que é REI por excelência outorgou o reino aos conhecidos reis de Israel. Acho que isso está claro dentro da Bíblia como fato histórico. Não há como negar isso!!! Yeshua é confirmado no Trono conforme está dito em At. 13.34 “E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.” O trono nos versículos que você citou se encaixam nesse contexto, e assim como Davi foi reverenciado (“adorado”) no passado, também o Filho o será, no entanto, nem um nem outro foram CULTUADOS! Vamos repetir as palavra de Yeshua?! “A Yahweh teu YHWH adorarás e só a ele prestarás culto”
Sobre as citações de Hebreus, medite irmão: Por que os anjos precisariam receber ordem para “adorar” (prestar culto) ao primogênito se ele já fosse Elohim no mesmo sentido em que o Pai é? E a ordem para “adorá-lo” partiu de quem? De "outro" Elohim? Tem anjo no céu que só adorará a Elohim se receber ordem? Não tem sentido! Apenas medite abençoado irmão, permita-se questionar sobre essas coisas!!! Rm. 12.2 diz: “ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Elohim.”
Em Hb. 1.8, “Elohim” é o SENHOR Supremo ou é um título aplicável aos reis, assim como também era aplicado aos juízes, e até aplicado a Moisés? Como pode Elohim, se tomado em sentido pleno, precisar ser UNGIDO, verso 9? Elohim recebe unção??? A não ser que exista Elohim fora de Elohim para um ungir o outro, mas isso seria um absurdo teológico. Percebe as contradições constantes que o trinitarismo causa à Bíblia? Leia, por favor o contexto do Sl. 45 a quem esse texto de Hebreus faz referência e constate você mesmo tratar-se de um Rei, não do SER SUPREMO. Já no primeiro versículo do Salmo vemos o escritor falar que dirige seus versos ao Rei, a quem chama de o mais formoso entre os filhos dos homens e que Elohim o abençoou. Se diz, também, que esse rei foi escolhido dentre outros companheiros; o verso 9 diz que aquele que foi chamado de “Elohim” tem donzelas a sua disposição e já tem uma rainha, inclusive uma filha, e filhos que ficarão no lugar de seus pais. Então, ao invés de imaginarmos o Salmo 45.6 como um versículo isolado, como se este fosse um adendo no texto bíblico que foi usado em Hebreus, precisamos vê-lo como parte de um maravilhoso contexto, não somente do restante do próprio Salmo, mas de toda a Bíblia e entendê-lo como todo aquele que se preocupa em ler a Bíblia por completo entenderia; que a palavra “Elohim” no verso 6 não é atribuição de deidade, mas reconhecimento de poderio e da origem do trono daquele monarca e nesse sentido, com caráter profético, aplicado em Hebreus.
Caro irmão, medite nisso!
!
Valdomiro
Sim irmão!!! É justamente isso que estou querendo mostrar. A adoração, no sentido de culto é devido a um único ser ou ente, e este é Yahweh, o Pai de Nosso Senhor e Salvador Yeshua haMashiach. Não há dois D'euses, nem dois que são "D'eus". Qualquer outro uso da palavra “adorar” aplicado a outra pessoa não é adoração no sentido de culto (salvo se aplicado a ídolos). Se você atinou bem às minhas palavras e meditou sobre as reflexões que expus percebeu que foi justamente isso que mostrei. Só o Pai é ADORADO, o restante é “adorado”, entende?!
Quem nos pôs em confusão foram os que traduziram tudo por “adorar”, sem considerar os sentidos, e a nossa própria cultura atual que entende essa palavra como “CULTO” em qualquer situação e isso não é verdade. A insistente tradução de προσκυνέω (proskynô) por “adorar” em nossas Bíblias, em especial no NT, causou, inclusive, uma situação esdrúxula: Yeshua estaria dizendo que certas pessoas deveriam adorar outras. Vemos isso em Ap. 3.9 “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.” Será que haverá pessoas que vão adorar os crentes da igreja de Filadélfia? Certamente a tradução do Peregrino deixa muito mais claro o sentido original: “Vê o que farei à sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus sem o ser, pois mentem: farei que venham prostrar-se a teus pés, reconhecendo que eu te amo.”
Agora, voltando a questão de “dois reis”, é fato que os reis terrenos são reis por concessão dAquele que está sobre todos. Davi foi rei em Israel e isso é fato, Salomão foi rei em Israel e isso é fato, mas ambos e todos em sequência o foram porque Elohim permitiu que eles se assentassem em seu trono, porque somente ELE é, por direito em Israel o restante é concessão. Leia I Cr. 29.23 “Assim Salomão se assentou no trono de Yahweh, como rei em lugar de seu pai Davi, e prosperou; e todo o Israel lhe prestou obediência” Se tivesse escrito Yeshua em I Cr. 29.23 no lugar de Salomão os trinitários usariam como mais uma “prova” de Yeshua é Yahweh, pois quem pode assentar no Trono de Yahweh senão o próprio Yahweh?? (esse é um raciocínio trinitário). Mas veja, claramente está dito que Salomão se assentou no trono de Yahweh. Então, você pode até dizer que Israel só tem um REI, mas este que é REI por excelência outorgou o reino aos conhecidos reis de Israel. Acho que isso está claro dentro da Bíblia como fato histórico. Não há como negar isso!!! Yeshua é confirmado no Trono conforme está dito em At. 13.34 “E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.” O trono nos versículos que você citou se encaixam nesse contexto, e assim como Davi foi reverenciado (“adorado”) no passado, também o Filho o será, no entanto, nem um nem outro foram CULTUADOS! Vamos repetir as palavra de Yeshua?! “A Yahweh teu YHWH adorarás e só a ele prestarás culto”
Sobre as citações de Hebreus, medite irmão: Por que os anjos precisariam receber ordem para “adorar” (prestar culto) ao primogênito se ele já fosse Elohim no mesmo sentido em que o Pai é? E a ordem para “adorá-lo” partiu de quem? De "outro" Elohim? Tem anjo no céu que só adorará a Elohim se receber ordem? Não tem sentido! Apenas medite abençoado irmão, permita-se questionar sobre essas coisas!!! Rm. 12.2 diz: “ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Elohim.”
Em Hb. 1.8, “Elohim” é o SENHOR Supremo ou é um título aplicável aos reis, assim como também era aplicado aos juízes, e até aplicado a Moisés? Como pode Elohim, se tomado em sentido pleno, precisar ser UNGIDO, verso 9? Elohim recebe unção??? A não ser que exista Elohim fora de Elohim para um ungir o outro, mas isso seria um absurdo teológico. Percebe as contradições constantes que o trinitarismo causa à Bíblia? Leia, por favor o contexto do Sl. 45 a quem esse texto de Hebreus faz referência e constate você mesmo tratar-se de um Rei, não do SER SUPREMO. Já no primeiro versículo do Salmo vemos o escritor falar que dirige seus versos ao Rei, a quem chama de o mais formoso entre os filhos dos homens e que Elohim o abençoou. Se diz, também, que esse rei foi escolhido dentre outros companheiros; o verso 9 diz que aquele que foi chamado de “Elohim” tem donzelas a sua disposição e já tem uma rainha, inclusive uma filha, e filhos que ficarão no lugar de seus pais. Então, ao invés de imaginarmos o Salmo 45.6 como um versículo isolado, como se este fosse um adendo no texto bíblico que foi usado em Hebreus, precisamos vê-lo como parte de um maravilhoso contexto, não somente do restante do próprio Salmo, mas de toda a Bíblia e entendê-lo como todo aquele que se preocupa em ler a Bíblia por completo entenderia; que a palavra “Elohim” no verso 6 não é atribuição de deidade, mas reconhecimento de poderio e da origem do trono daquele monarca e nesse sentido, com caráter profético, aplicado em Hebreus.
Caro irmão, medite nisso!
!
Valdomiro
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
O pessoal acha que por Yeshua estar sujeito ao Pai sua importancia é desmerecida, aí colocam o Filho no lugar do Pai ou falam que os dois são os mesmos indivíduos e criam uma confusão sem fim e ainda tentam se basear nas Escrituras.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
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Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaias.
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu YHWH, sou YHWH zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Yeshua é o único D'eus de Israel, quer creiam quer não creiam!
Eu creio e o confesso.
Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaias.
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu YHWH, sou YHWH zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Yeshua é o único D'eus de Israel, quer creiam quer não creiam!
Eu creio e o confesso.
Camilo- Membro
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Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
!
Pois é Xan, transformaram o “salve agraçiada” dito a Maria em “Ave Maria CHEIA de graça”. De igual modo a teologia pós-apostólica transformou a “reverência” ao Senhor Yeshua em um Culto de adoração a ele. É lamentável, mas é fato, ainda que se constitua um desvio do que originalmente foi escrito.
Pois é Xan, transformaram o “salve agraçiada” dito a Maria em “Ave Maria CHEIA de graça”. De igual modo a teologia pós-apostólica transformou a “reverência” ao Senhor Yeshua em um Culto de adoração a ele. É lamentável, mas é fato, ainda que se constitua um desvio do que originalmente foi escrito.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Camilo, shalom!
Você perguntou “Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaías”? E pela primeira vez depois de responder várias indagações feitas por você, vou te devolver uma pergunta: Quem os versos afirmam que seja???
Agradeço a você por ter citado Ex. 20.3. Esta citação reflete o condicionamento que os ensinos trinitários nos impuserem nesses séculos, depois de Niceia. A palavra “Elohim” acho que você sabe tem conotação de “poder” ou “poderes”. Então quando chamamos alguém de “Elohim” estamos dizendo ou reconhecendo poder nessa pessoa, não necessariamente o reconhecendo como um ente cultual. A palavra por si só não atribui “Divindade” a ninguém. O que atribui conotação de “Divindade” é o trato que as pessoas dão a determinado “Elohim”, entende?
Ora, se a Bíblia diz “Não terás outros d'euses (Elohim) diante de mim” e quem ordenou isso disse também: “Então disse Yahweh a Moisés: Eis que te tenho posto por D'EUS sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.”, e, ainda, se Yahweh disse: “Não terás outros deuses diante de mim”, como pode ELE mesmo colocar a Moisés como Elohim diante do Egito e até diante de Arão: “E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Elohim (D'eus).” Certamente alguma consideração deve ser feita sobre isso, não é verdade? O problema é se ao invés de Moisés ali estivesse se falando de Yeshua, qual conotação dariam os trinitários? Esse é o problema!!! Tais ocorrências provam que existem situações onde alguém é chamado de Elohim, sem que, contudo, tal designação envolva caráter cultual. Isto é importante demais de ser compreendido. Preterir essa informação é se privar da verdade bíblica. Veja que o próprio Senhor Yeshua disse: “Pois, se a lei chamou de Elohim àqueles a quem a palavra de Elohim foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)”. A não ser que anulemos o que as Escrituras dizem, tais pessoas foram classificadas de Elohim por Yahweh Elohim e isso não pode ser mudado! Elas eram, cada uma delas Elohim. Agora dai, a ser ente de culto é outra história.
Voltemos, então, para Ex. 20.3! Qual a diferença entre esses Elohim aprovados e constituídos pelo próprio Yahweh e ELE mesmo? A diferença reside no fato de que nenhum deles, inclusive Yeshua, são seres cultuais, mas apenas constituídos! Os deuses que Yahweh proibiu são os entes cultuais. São aqueles chamados de “D'eus” nesse único sentido que você conhece e que muitas pessoas conhecem. Ou seja, o “D'eus” enquanto objeto de culto. E ai vamos analisar uma segunda palavra importantíssima que aparece em outro versículo que você citou. Ex. 20.5 “Não te encuravás a elas nem as servirás”. Essa expressão é vertida na Septuaginta por “οὐ προσκυνήσεις αὐτοῖς οὐδὲ μὴ λατρεύσῃς”. Perceba que “proskynô” está ai, mas traduzida por “encuravar”, o que não é nenhuma novidade, pode ser traduzida assim mesmo. Mas, veja que embora homens tenham “proskynô” para com outros homens em sinal de respeito, Yahweh não admite a mesma ação com relação aos ídolos, e isso, é claro, porque uma ação dessa para com um ídolo, não tem apenas caráter de mero respeito a um superior, mas tem caráter CULTUAL, o que faz “aparecer” perante o povo daquela época um concorrente a Yahweh, daí a proibição. Mas, o verso complementa dizendo: “nem as servirás”, onde aparece a palavra “λατρεύσῃς”. Essa mesma palavra é usada em Rm. 9.4 ao dizer que os Israelitas possuem o CULTO, as alianças etc. Lá nossos tradutores traduziram por CULTO e em Êxodo por “SERVIÇO”, mas a conotação, é fácil perceber, é realmente CULTO, inclusive em Êxodo.
LATREUÔ é o verbo grego usado sempre relacionado a um CULTO ou ente CULTUAL. Já PROSKYNÔ não, tanto aparece para Elohim, como para homens dos mais diversos níveis e etc, como já vimos.
Agora precisamos ver se Yeshua é um ente que dever receber nosso culto pela verificação do uso de LATREUÔ que é a palavra que caracteriza um culto.
Ela aparece 26 vezes no Novo Testamento.
Vamos lê-las, para não deixar dúvidas?
Em Mt. 4.10 “Então ordenou-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e só a ele servirás.” Como já foi comentado aqui o verbo “servir” é λατρεύω (cultuar, prestar serviço sagrado) e se refere diretamente a Elohim. É muitíssimo oportuno ler o verso seguinte que diz: “Então o Satan o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.” O verbo “servir” nesse verso, ao falar dos anjos, é διακονεω (diakonô) que significa servir, de prestar serviço como servidor, prover com serviço, mostrando que os anjos embora reverenciem (proskynô) a Yeshua (Hb. 1.6), não o cultuam (latreô).
Lc. 1.74 “de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor”
Lc. 2.37 “e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Elohim noite e dia em jejuns e orações.”
Lc. 4.8 “Respondeu-lhe Yeshua: Está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e só a ele servirás.”
Jo. 16.2 “Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Elohim.”
At. 7.7 “Mas eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Elohim; e depois disto sairão, e me servirão neste lugar.”
At. 7.42 “Mas Elohim se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel?” Aqui mesmo não sendo um culto a Elohim, confirma que o uso da palavra é aplicado a quem se pretende cultuar em sentido divinal.
At. 24.14 “Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Elohim de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.”
At. 26.7 “a qual as nossas doze tribos, servindo a Elohim fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança, ó rei, que eu sou acusado pelos judeus.”
At. 27.23 “Porque esta noite me apareceu um anjo do Elohim de quem eu sou e a quem sirvo”
Rm. 1.9 “Pois Elohim, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós”
Rm. 1.25 “pois trocaram a verdade de Elohim pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Idem At. 7.42)
Rm. 9.4 “os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas”
Rm. 12.1 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Elohim, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Elohim, que é o vosso culto racional.”
Fp. 3.3 “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Elohim em espírito, e nos gloriamos em haMashiach Yeshua, e não confiamos na carne.”
II Tm. 1.3 “Dou graças a Elohim, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia”
Hb. 8.5 “os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.”, a Bíblia de Jerusalém traduziu mais claramente este verso: “Estes realizam um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, de acordo com a instituição divina recebida por Moisés...”
Hb. 9.1 “Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre.”
Hb. 9.6 “Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados”
Hb. 9.14 “quanto mais o sangue de haMashiach, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Elohim, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Elohim vivo?”
Hb. 10.2 “Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.”
Hb.12.28 “Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Elohim agradavelmente, com reverência e temor”
Hb. 13.10 “Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.”
Ap. 7.15 “Por isso estão diante do trono de Elohim, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.”
Ap. 22.3 “Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Elohim e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”
É interessante este último verso citado porque há quem o use para dizer que “latreo” é aplicado ao Cordeiro (haMashiach), e dessa forma tando Elohim quanto o Cordeiro (Yeshua) receberiam culto, mas o texto é claro “O servirão” (o cultuarão), e não “os servirão”, e, o próprio verso anterior de Apocalipse, cujo texto acima está destacado, não deixa dúvida a quem está se referindo essa passagem bíblica, que corrobora a informação dada por Paulo em I Co. 15.28 “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Elohim seja tudo em todos.”1 O que deveríamos nos perguntar é: Por que João teria feito a distinção clara, chamado um de Elohim e o outro de Cordeiro para depois disso dizer que o Cordeiro era quem seria cultuado? Deveríamos nos questionar também que se Ap. 22.3 fala do Cordeiro como sendo aquele a quem se cultuaria, então, qual seria a razão de não se dizer isto também de Elohim nesse mesmo verso, visto que estão discriminados distintamente, mas no mesmo verso? A proposta trinitária criaria uma situação estranha e invertida, inexistente na Bíblia, que seria destacar com ente de culto quem nunca foi designado para tal e excluir Aquele que é por inerência cultuado em toda a Bíblia, e ratificada, pelo próprio Cordeiro quando na Terra ao dizer em Mt. 4.10 “Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e SÓ A ELE ele servirás” (destaquei). Não há espaço nesse verso para dizer que Yeshua estivesse falando dele mesmo ao Satan.
Peceba, amado irmão que nenhuma ocorrência da palavra “culto” é aplicada a Yeshua, mas apenas ao seu Pai, nosso Yahweh Elohim.
Insisto, com amor sincero, que você prezado irmão considere bem o que está sendo dito. Pese sem preconceitos e sem medo de ter o pensamento transformado pela renovação do entendimento, e procure perceber que não está se tentando trazer uma nova doutrina, pelo contrário, está se tentando resgatar aquela que o trinitarismo ofuscou em séculos de dominação da igreja de Roma.
Considere, a despeito da convicção atual, que Yeshua diz, acerca do Pai: “A ti só, por único Elohim verdadeiro”. E Paulo diz: “Para nós há um só Elohim, o Pai”. Se acrescentamos mais alguém, quem quer que seja, feriremos essas claras declarações, além do fato de a Bíblia nunca dizer que Elohim seja três.
Medite nisso!!!
!
Você perguntou “Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaías”? E pela primeira vez depois de responder várias indagações feitas por você, vou te devolver uma pergunta: Quem os versos afirmam que seja???
Agradeço a você por ter citado Ex. 20.3. Esta citação reflete o condicionamento que os ensinos trinitários nos impuserem nesses séculos, depois de Niceia. A palavra “Elohim” acho que você sabe tem conotação de “poder” ou “poderes”. Então quando chamamos alguém de “Elohim” estamos dizendo ou reconhecendo poder nessa pessoa, não necessariamente o reconhecendo como um ente cultual. A palavra por si só não atribui “Divindade” a ninguém. O que atribui conotação de “Divindade” é o trato que as pessoas dão a determinado “Elohim”, entende?
Ora, se a Bíblia diz “Não terás outros d'euses (Elohim) diante de mim” e quem ordenou isso disse também: “Então disse Yahweh a Moisés: Eis que te tenho posto por D'EUS sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.”, e, ainda, se Yahweh disse: “Não terás outros deuses diante de mim”, como pode ELE mesmo colocar a Moisés como Elohim diante do Egito e até diante de Arão: “E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Elohim (D'eus).” Certamente alguma consideração deve ser feita sobre isso, não é verdade? O problema é se ao invés de Moisés ali estivesse se falando de Yeshua, qual conotação dariam os trinitários? Esse é o problema!!! Tais ocorrências provam que existem situações onde alguém é chamado de Elohim, sem que, contudo, tal designação envolva caráter cultual. Isto é importante demais de ser compreendido. Preterir essa informação é se privar da verdade bíblica. Veja que o próprio Senhor Yeshua disse: “Pois, se a lei chamou de Elohim àqueles a quem a palavra de Elohim foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)”. A não ser que anulemos o que as Escrituras dizem, tais pessoas foram classificadas de Elohim por Yahweh Elohim e isso não pode ser mudado! Elas eram, cada uma delas Elohim. Agora dai, a ser ente de culto é outra história.
Voltemos, então, para Ex. 20.3! Qual a diferença entre esses Elohim aprovados e constituídos pelo próprio Yahweh e ELE mesmo? A diferença reside no fato de que nenhum deles, inclusive Yeshua, são seres cultuais, mas apenas constituídos! Os deuses que Yahweh proibiu são os entes cultuais. São aqueles chamados de “D'eus” nesse único sentido que você conhece e que muitas pessoas conhecem. Ou seja, o “D'eus” enquanto objeto de culto. E ai vamos analisar uma segunda palavra importantíssima que aparece em outro versículo que você citou. Ex. 20.5 “Não te encuravás a elas nem as servirás”. Essa expressão é vertida na Septuaginta por “οὐ προσκυνήσεις αὐτοῖς οὐδὲ μὴ λατρεύσῃς”. Perceba que “proskynô” está ai, mas traduzida por “encuravar”, o que não é nenhuma novidade, pode ser traduzida assim mesmo. Mas, veja que embora homens tenham “proskynô” para com outros homens em sinal de respeito, Yahweh não admite a mesma ação com relação aos ídolos, e isso, é claro, porque uma ação dessa para com um ídolo, não tem apenas caráter de mero respeito a um superior, mas tem caráter CULTUAL, o que faz “aparecer” perante o povo daquela época um concorrente a Yahweh, daí a proibição. Mas, o verso complementa dizendo: “nem as servirás”, onde aparece a palavra “λατρεύσῃς”. Essa mesma palavra é usada em Rm. 9.4 ao dizer que os Israelitas possuem o CULTO, as alianças etc. Lá nossos tradutores traduziram por CULTO e em Êxodo por “SERVIÇO”, mas a conotação, é fácil perceber, é realmente CULTO, inclusive em Êxodo.
LATREUÔ é o verbo grego usado sempre relacionado a um CULTO ou ente CULTUAL. Já PROSKYNÔ não, tanto aparece para Elohim, como para homens dos mais diversos níveis e etc, como já vimos.
Agora precisamos ver se Yeshua é um ente que dever receber nosso culto pela verificação do uso de LATREUÔ que é a palavra que caracteriza um culto.
Ela aparece 26 vezes no Novo Testamento.
Vamos lê-las, para não deixar dúvidas?
Em Mt. 4.10 “Então ordenou-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e só a ele servirás.” Como já foi comentado aqui o verbo “servir” é λατρεύω (cultuar, prestar serviço sagrado) e se refere diretamente a Elohim. É muitíssimo oportuno ler o verso seguinte que diz: “Então o Satan o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.” O verbo “servir” nesse verso, ao falar dos anjos, é διακονεω (diakonô) que significa servir, de prestar serviço como servidor, prover com serviço, mostrando que os anjos embora reverenciem (proskynô) a Yeshua (Hb. 1.6), não o cultuam (latreô).
Lc. 1.74 “de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor”
Lc. 2.37 “e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Elohim noite e dia em jejuns e orações.”
Lc. 4.8 “Respondeu-lhe Yeshua: Está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e só a ele servirás.”
Jo. 16.2 “Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Elohim.”
At. 7.7 “Mas eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Elohim; e depois disto sairão, e me servirão neste lugar.”
At. 7.42 “Mas Elohim se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel?” Aqui mesmo não sendo um culto a Elohim, confirma que o uso da palavra é aplicado a quem se pretende cultuar em sentido divinal.
At. 24.14 “Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Elohim de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.”
At. 26.7 “a qual as nossas doze tribos, servindo a Elohim fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança, ó rei, que eu sou acusado pelos judeus.”
At. 27.23 “Porque esta noite me apareceu um anjo do Elohim de quem eu sou e a quem sirvo”
Rm. 1.9 “Pois Elohim, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós”
Rm. 1.25 “pois trocaram a verdade de Elohim pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Idem At. 7.42)
Rm. 9.4 “os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas”
Rm. 12.1 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Elohim, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Elohim, que é o vosso culto racional.”
Fp. 3.3 “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Elohim em espírito, e nos gloriamos em haMashiach Yeshua, e não confiamos na carne.”
II Tm. 1.3 “Dou graças a Elohim, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia”
Hb. 8.5 “os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.”, a Bíblia de Jerusalém traduziu mais claramente este verso: “Estes realizam um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, de acordo com a instituição divina recebida por Moisés...”
Hb. 9.1 “Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre.”
Hb. 9.6 “Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados”
Hb. 9.14 “quanto mais o sangue de haMashiach, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Elohim, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Elohim vivo?”
Hb. 10.2 “Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.”
Hb.12.28 “Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Elohim agradavelmente, com reverência e temor”
Hb. 13.10 “Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.”
Ap. 7.15 “Por isso estão diante do trono de Elohim, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.”
Ap. 22.3 “Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Elohim e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”
É interessante este último verso citado porque há quem o use para dizer que “latreo” é aplicado ao Cordeiro (haMashiach), e dessa forma tando Elohim quanto o Cordeiro (Yeshua) receberiam culto, mas o texto é claro “O servirão” (o cultuarão), e não “os servirão”, e, o próprio verso anterior de Apocalipse, cujo texto acima está destacado, não deixa dúvida a quem está se referindo essa passagem bíblica, que corrobora a informação dada por Paulo em I Co. 15.28 “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Elohim seja tudo em todos.”1 O que deveríamos nos perguntar é: Por que João teria feito a distinção clara, chamado um de Elohim e o outro de Cordeiro para depois disso dizer que o Cordeiro era quem seria cultuado? Deveríamos nos questionar também que se Ap. 22.3 fala do Cordeiro como sendo aquele a quem se cultuaria, então, qual seria a razão de não se dizer isto também de Elohim nesse mesmo verso, visto que estão discriminados distintamente, mas no mesmo verso? A proposta trinitária criaria uma situação estranha e invertida, inexistente na Bíblia, que seria destacar com ente de culto quem nunca foi designado para tal e excluir Aquele que é por inerência cultuado em toda a Bíblia, e ratificada, pelo próprio Cordeiro quando na Terra ao dizer em Mt. 4.10 “Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Elohim adorarás, e SÓ A ELE ele servirás” (destaquei). Não há espaço nesse verso para dizer que Yeshua estivesse falando dele mesmo ao Satan.
Peceba, amado irmão que nenhuma ocorrência da palavra “culto” é aplicada a Yeshua, mas apenas ao seu Pai, nosso Yahweh Elohim.
Insisto, com amor sincero, que você prezado irmão considere bem o que está sendo dito. Pese sem preconceitos e sem medo de ter o pensamento transformado pela renovação do entendimento, e procure perceber que não está se tentando trazer uma nova doutrina, pelo contrário, está se tentando resgatar aquela que o trinitarismo ofuscou em séculos de dominação da igreja de Roma.
Considere, a despeito da convicção atual, que Yeshua diz, acerca do Pai: “A ti só, por único Elohim verdadeiro”. E Paulo diz: “Para nós há um só Elohim, o Pai”. Se acrescentamos mais alguém, quem quer que seja, feriremos essas claras declarações, além do fato de a Bíblia nunca dizer que Elohim seja três.
Medite nisso!!!
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Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
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Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaias.
VALDOMIRO VAMOS DE NOVO?????
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Quem é este de quem falam Ezequiel e Isaias.
VALDOMIRO VAMOS DE NOVO?????
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Isaías 6:1) - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Camilo- Membro
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Inscrição : 06/06/2010
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Caro Camilo, shalom!
Pelo que percebi parece que você não gosta de responder, apenas de ser respondido!
Pois bem, em Ez. 1.26, está um "semelhante" a um homem em uma "espécie" de trono. E, em Is. 6.1 está o S'enhor num alto e sublime trono.
E daí?
Prezado irmão, a doutrina acerda de Yahweh não é inferente, é afirmada. Só ele deve ser adorado, ele não é composto! É UM, ÚNICO e UM SÓ. Ele é o Pai de Yeshua.
O que você quer inferir com esses dois versos citados por você? Será que na completa ausência de uma afirmação bíblica de que Elohim seja três, vamos nós mesmo tentar compor essa afirmação inexistente na Bíblia?
Pelo que percebi parece que você não gosta de responder, apenas de ser respondido!
Pois bem, em Ez. 1.26, está um "semelhante" a um homem em uma "espécie" de trono. E, em Is. 6.1 está o S'enhor num alto e sublime trono.
E daí?
Prezado irmão, a doutrina acerda de Yahweh não é inferente, é afirmada. Só ele deve ser adorado, ele não é composto! É UM, ÚNICO e UM SÓ. Ele é o Pai de Yeshua.
O que você quer inferir com esses dois versos citados por você? Será que na completa ausência de uma afirmação bíblica de que Elohim seja três, vamos nós mesmo tentar compor essa afirmação inexistente na Bíblia?
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Caro Jefté, paz!
Nobre irmão, é bastante pertinente suas observações. Mas, bem ao estilo do irmão; um tanto quanto poética, mas não há nada na Bíblia que nos diga que se amarmos alguém mais do que amamos os nossos familiares, então, tal pessoa será necessariamente YHWH. É verdade que devemos amar a Elohim sobre todas as coisas, mas uma coisa não obriga a outra. Alguém pode amar determinada coisa mais do que tudo na vida e esta coisa não ser Elohim, entende?
Veja que você mesmo trata a Elohim e ao seu haMashiach como pessoas distintas e não como o mesmo Elohim em duas pessoas. E é assim mesmo que tem que ser. Parabéns. Até no subconsciente eles não são o mesmo Elohim, por isso mesmo os trinitários se pegam falando dos deles como entes distintos e não como sendo o mesmo Elohim.
Falar que o amor com que temos que amar a Yeshua é adorá-lo é ir além do que a Bíblia nos diz a esse respeito. Você tem algum verso bíblico que diga isso? Que o nosso amor a haMashiach é uma adoração a ele? Ou é mais uma inferência apaixonada para dar validade ao dogma trinitário?
Você disse: “Ou acaso o grego significará adoração p/ o Satan, mas não p/ haMashiarch??” E eu perguntaria: Uma coisa obriga a outra? Satanás exigiu de haMashiach um culto, seria uma “adoração cultual” indevida, mas Yeshua nunca exigiu culto de ninguém; nem mesmo exigiu de Satanás a situação inversa. Se fosse Elohim poderia ter dito "tu é quem deves adorar a mim". Lembre-se que Yeshua nunca foi acusado de ser "adorado" pelos fariseus que não perderiam essa chance por nada. Você já encontrou na Bíblia alguém sendo acusado pelos fariseus de idolatria em relação a haMashiach, ou de tê-lo adorado??? Não sei nem porque você está perguntando isso e colocando nesses termos se você houver lido o que escrevi nas páginas anteriores.
Considere que a “SALADA” quem fez foram os nossos tradutores que verteram a mesma palavra por “prostrar-se” quando se refere a todas as outras pessoas e “adorar” quando se refere a pessoa de Yeshua, confundindo a todos que leem os textos bíblicos descuidadamente. Se o sentido é sempre o mesmo porquê na sua e na minha Bíblia não está sempre a mesma tradução? Eu citei vários exemplos nas postagens anteriores. Você as leu? Já parou para pensar nisso??? Ou a tua Bíblia, na tradução, está errada ou minha exposição está errada.
Lembre-se que o próprio Yeshua é quem diz: "Só a Yaweh, teu Elohim é quem deves adorar e só a ele prestar culto". Simples assim!
!
Valdomiro.
Nobre irmão, é bastante pertinente suas observações. Mas, bem ao estilo do irmão; um tanto quanto poética, mas não há nada na Bíblia que nos diga que se amarmos alguém mais do que amamos os nossos familiares, então, tal pessoa será necessariamente YHWH. É verdade que devemos amar a Elohim sobre todas as coisas, mas uma coisa não obriga a outra. Alguém pode amar determinada coisa mais do que tudo na vida e esta coisa não ser Elohim, entende?
Veja que você mesmo trata a Elohim e ao seu haMashiach como pessoas distintas e não como o mesmo Elohim em duas pessoas. E é assim mesmo que tem que ser. Parabéns. Até no subconsciente eles não são o mesmo Elohim, por isso mesmo os trinitários se pegam falando dos deles como entes distintos e não como sendo o mesmo Elohim.
Falar que o amor com que temos que amar a Yeshua é adorá-lo é ir além do que a Bíblia nos diz a esse respeito. Você tem algum verso bíblico que diga isso? Que o nosso amor a haMashiach é uma adoração a ele? Ou é mais uma inferência apaixonada para dar validade ao dogma trinitário?
Você disse: “Ou acaso o grego significará adoração p/ o Satan, mas não p/ haMashiarch??” E eu perguntaria: Uma coisa obriga a outra? Satanás exigiu de haMashiach um culto, seria uma “adoração cultual” indevida, mas Yeshua nunca exigiu culto de ninguém; nem mesmo exigiu de Satanás a situação inversa. Se fosse Elohim poderia ter dito "tu é quem deves adorar a mim". Lembre-se que Yeshua nunca foi acusado de ser "adorado" pelos fariseus que não perderiam essa chance por nada. Você já encontrou na Bíblia alguém sendo acusado pelos fariseus de idolatria em relação a haMashiach, ou de tê-lo adorado??? Não sei nem porque você está perguntando isso e colocando nesses termos se você houver lido o que escrevi nas páginas anteriores.
Considere que a “SALADA” quem fez foram os nossos tradutores que verteram a mesma palavra por “prostrar-se” quando se refere a todas as outras pessoas e “adorar” quando se refere a pessoa de Yeshua, confundindo a todos que leem os textos bíblicos descuidadamente. Se o sentido é sempre o mesmo porquê na sua e na minha Bíblia não está sempre a mesma tradução? Eu citei vários exemplos nas postagens anteriores. Você as leu? Já parou para pensar nisso??? Ou a tua Bíblia, na tradução, está errada ou minha exposição está errada.
Lembre-se que o próprio Yeshua é quem diz: "Só a Yaweh, teu Elohim é quem deves adorar e só a ele prestar culto". Simples assim!
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Valdomiro.
Re: YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
Caro Jafté, Paz!
Nobre irmão, mais uma vez parabéns por procurar viver o evangelho na prática. No entanto, essa vida prática não pode estar, em absoluto, desassociada do conhecimento bíblico. Ai envolvendo todas as implicações necessárias a esse conhecimento.
Os Kardecistas vivem uma prática, você sabe, difícil de serem convencidos do erro da reencarnação, mas alguns versículos isolados da Bíblia, somados a realidade do que acontece em suas vidas os mantém lá. Assim, o são os Católicos também e etc. O que difere nossas vidas das deles é o desejo de fazer o melhor, e sermos capazes de renegarmos nossas convicções e mudarmos nossas práticas sempre que elas estiverem em desacordo com a Bíblia Sagrada. Quando falo Bíblia Sagrada estou falando não de versões, mas daquilo que os profetas e apóstolos deixaram de herança para nós. Se, para termos o texto mais próximo do original, precisarmos de grego... hebraico... aramaico... hermenêutica … contexto e etc, então, não entendo porque não fazermos uso desse conhecimento para servimos melhor a Elohim, visto que a orientação bíblica é:
Dt. 6.5 “ Amarás, pois, o Yahweh teu Elohim de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
Yeshua repete essas palavras:
Mt. 22.37 “Amarás o Yahweh teu Elohim de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”
Então, amado irmão, por que nos acomodarmos se podemos fazer o melhor para Elohim? Servindo-o não da forma que achamos ser a ideal, beseada em experiências pessoais, mas buscarmos a forma que agrada a ele, conforme preceituado dentro da Bíblia.
Como eu adoro a Elohim? Semelhante a você prezado irmão. Talvez a única diferença seja que não o considero três, mas unicamente UM (com pleonasmo e tudo :)), de acordo os textos que você, suponho, já conhece:
Dt. 6.4 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Elohim,Yahweh é UM”.
II Sm. 7.22 “Portanto, grandioso és, ó Yahweh Elohim,porque não há semelhante a ti, e não há outro Elohim senão TU SÓ...”
Zc. 14.9 “E Yahweh será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será Yahweh, e UM será o seu nome.”
Mt. 23: 9 “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque UM SÓ é o vosso Pai, o qual está nos céus.”
Mc. 12:32 “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há UM SÓ Elohim,e que não há outro além dele;”
Jo. 17.3 Orando ao Pai, Yeshua disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Elohim verdadeiro, e a Yeshua haMashiach, aquele que tu enviaste.”
Rm. 3.30 “Visto que Elohim é UM SÓ, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”
Rm. 16.27 “ao ÚNICO Elohim sábio seja dada glória por Yeshua haMashiach para todo o sempre. Amém.”
I Co. 8. 4 “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Elohim,senão UM SÓ.”
I Co. 8.6 “Todavia para nós há UM SÓ Elohim,o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua haMashiach, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”
Gl 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Elohim é UM.”
Ef. 4.6 “UM SÓ Elohim e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”
I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Elohim,seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”
I Tm 2.5 “Porque há UM SÓ Elohim,e um só Mediador entre Elohim e os homens, Yeshua haMashiach homem.”
Tg. 2.19 “Tu crês que há UM SÓ Elohim; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”
Jd 1.25 “ao ÚNICO Elohim, nosso Salvador, por Yeshua haMashiach nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (grifei-os).
Não vejo como razoavelmente bíblica uma doutrina que eu precise infererir para dizer que ele é numericamente diferente daquilo que é reiteradamente dito nas Escrituras. E ai, irmão, é um dos casos que nem de grego ou hebraico precisamos para constatar!
Sholom
Valdomiro.
Nobre irmão, mais uma vez parabéns por procurar viver o evangelho na prática. No entanto, essa vida prática não pode estar, em absoluto, desassociada do conhecimento bíblico. Ai envolvendo todas as implicações necessárias a esse conhecimento.
Os Kardecistas vivem uma prática, você sabe, difícil de serem convencidos do erro da reencarnação, mas alguns versículos isolados da Bíblia, somados a realidade do que acontece em suas vidas os mantém lá. Assim, o são os Católicos também e etc. O que difere nossas vidas das deles é o desejo de fazer o melhor, e sermos capazes de renegarmos nossas convicções e mudarmos nossas práticas sempre que elas estiverem em desacordo com a Bíblia Sagrada. Quando falo Bíblia Sagrada estou falando não de versões, mas daquilo que os profetas e apóstolos deixaram de herança para nós. Se, para termos o texto mais próximo do original, precisarmos de grego... hebraico... aramaico... hermenêutica … contexto e etc, então, não entendo porque não fazermos uso desse conhecimento para servimos melhor a Elohim, visto que a orientação bíblica é:
Dt. 6.5 “ Amarás, pois, o Yahweh teu Elohim de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
Yeshua repete essas palavras:
Mt. 22.37 “Amarás o Yahweh teu Elohim de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”
Então, amado irmão, por que nos acomodarmos se podemos fazer o melhor para Elohim? Servindo-o não da forma que achamos ser a ideal, beseada em experiências pessoais, mas buscarmos a forma que agrada a ele, conforme preceituado dentro da Bíblia.
Como eu adoro a Elohim? Semelhante a você prezado irmão. Talvez a única diferença seja que não o considero três, mas unicamente UM (com pleonasmo e tudo :)), de acordo os textos que você, suponho, já conhece:
Dt. 6.4 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Elohim,Yahweh é UM”.
II Sm. 7.22 “Portanto, grandioso és, ó Yahweh Elohim,porque não há semelhante a ti, e não há outro Elohim senão TU SÓ...”
Zc. 14.9 “E Yahweh será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será Yahweh, e UM será o seu nome.”
Mt. 23: 9 “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque UM SÓ é o vosso Pai, o qual está nos céus.”
Mc. 12:32 “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há UM SÓ Elohim,e que não há outro além dele;”
Jo. 17.3 Orando ao Pai, Yeshua disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Elohim verdadeiro, e a Yeshua haMashiach, aquele que tu enviaste.”
Rm. 3.30 “Visto que Elohim é UM SÓ, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”
Rm. 16.27 “ao ÚNICO Elohim sábio seja dada glória por Yeshua haMashiach para todo o sempre. Amém.”
I Co. 8. 4 “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Elohim,senão UM SÓ.”
I Co. 8.6 “Todavia para nós há UM SÓ Elohim,o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua haMashiach, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”
Gl 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Elohim é UM.”
Ef. 4.6 “UM SÓ Elohim e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”
I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Elohim,seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”
I Tm 2.5 “Porque há UM SÓ Elohim,e um só Mediador entre Elohim e os homens, Yeshua haMashiach homem.”
Tg. 2.19 “Tu crês que há UM SÓ Elohim; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”
Jd 1.25 “ao ÚNICO Elohim, nosso Salvador, por Yeshua haMashiach nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (grifei-os).
Não vejo como razoavelmente bíblica uma doutrina que eu precise infererir para dizer que ele é numericamente diferente daquilo que é reiteradamente dito nas Escrituras. E ai, irmão, é um dos casos que nem de grego ou hebraico precisamos para constatar!
Sholom
Valdomiro.
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