Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Como deve-se Dizimar?
+23
atessarotto almenara
MEIRE RUTE MOREIRA OLIVEI
talmidim
Paulopaixao
Camilo
Yaakov
alexmaracanau
Eldier Khristos
adalberto santos
Eunice
Tatiana
Lili
REn.lluz
Jefté
messias
haShaliach
Xan Berg
Diego Yo'ets
Leite de Oliveira
Alex_Maciel
Darley Avshalom
vicente
Prisca
27 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 4 de 14
Página 4 de 14 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14
Re: Como deve-se Dizimar?
vicente escreveu:sacrificios de derramamento de sangue não era dizimo ,uma coisa se difere da outra
um abraço vicente
Ai,ai Vicente....
Prisca- Desativado
Inscrição : 12/02/2009
Claro que não deve se tratar da Lei de Moisés, mas esse verso por sí só já deixa bem claro que YHWH e Abraão tiveram um relacionamento que, além do que está escrito explicitamente na Torah, se estendeu naturalmente para uma orientação bem mais ampla e completa, o que é bem lógico e natural. Isso fica evidente considerando o verso apresentado.
Por outro lado, acredito que pensar em dízimo sendo instituído por YHWH antes da Lei dessa forma como sendo uma obrigação perpétua a todo que O servir, sem registro algum além do dízimo dado por Abraão ao rei de Salém, não passa de pura conjectura, ou então (e isso é o que acredito pelos meus parcos conhecimentos do Texto Sagrado) realmente o dízimo não passa de uma orientação de YHWH para uma situação mais localizada e restrita, como é o caso da dízimo instituído na Lei Mosaica: uma orientação restrita a um povo que dividiu uma herança deixando um de seus irmãos sem herança material além da obrigação de ministração do sacerdócio e do que é do templo.
Por outro lado, acredito que pensar em dízimo sendo instituído por YHWH antes da Lei dessa forma como sendo uma obrigação perpétua a todo que O servir, sem registro algum além do dízimo dado por Abraão ao rei de Salém, não passa de pura conjectura, ou então (e isso é o que acredito pelos meus parcos conhecimentos do Texto Sagrado) realmente o dízimo não passa de uma orientação de YHWH para uma situação mais localizada e restrita, como é o caso da dízimo instituído na Lei Mosaica: uma orientação restrita a um povo que dividiu uma herança deixando um de seus irmãos sem herança material além da obrigação de ministração do sacerdócio e do que é do templo.
haShaliach- Membro
País :
Inscrição : 06/01/2010
olá
Creio que o dizimo é uma ação da fé isenta da obrigação da lei, temos realatos de jacó que fez um voto e prometeu dar o dizimo Gênesis 28: 21,22
obs: Naquele tempo não havia lei do dizimo ,mas Jacó fez um voto para dar o dizimo no meu ver é de gratidão a YHWH pela resposta ,assim nós que somos da fé devemos dar movido pela fé.
um abraço vicente
Creio que o dizimo é uma ação da fé isenta da obrigação da lei, temos realatos de jacó que fez um voto e prometeu dar o dizimo Gênesis 28: 21,22
E Jacó fez um voto, dizendo: Se YHWH for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; | ||
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por YHWH; | ||
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de YHWH; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. |
um abraço vicente
vicente- Membro
País :
Inscrição : 11/01/2010
Dízimos
Tenho dúvidas em algumas passagens referentes ao dízimo (Deut. 14:22-29), como o site pode me ajudar a tirar estas duvidas?
messias- Membro
País :
Inscrição : 30/01/2010
Messias!
Infelizmente muitos se utilizam por meros interesses daquilo que desaprovam, ou seja, quando se trata em obedecer a constituinte divina expressada na Torah em seu contexto geral, muitos lideres arrumam pretextos para invalidar este ou aquele mandamento porém, quando se trata de dizimos, aí a Torah, para estes, passam a ter novamente valor.
Pois bem, o dizimo é uma contribuição (décima parte) dos bens adiquiridos pela comunidade judaica que era atribuido aos levitas e sacerdotes que não tem parte na herança dos filhos de Israel.
Este valor deve ser doado para diversas finalidades, desde a manutenção da vida dos sacerdotes e levitas (por igualdade) até a manutenção da casa do Senhor, porém a forma que manipulam as passagens dos dizimos na atualidade em nada tem a ver com a verdadeira forma de dizimar e administrar os dizimos, como nos tempos passados.
Apesar de existirem vários erros quanto a administração dos dizimos e ofertas, estes continuam vigentes, porém, dificilmente será encontrar uma denominação em que a liderança proceda corretamente quanto aos dizimos e ofertas recolhidos, pois o mandamento não se resume unicamente ao contribuinte, mas ao que o administra, que também deve seguir os originais.
É interessante excluirem toda a lei (Torah/Ant Testamento) dizendo que jaz em Yeshua e manter o dizimo que era da ordem sacerdotal dos levitas.
Ja que a excluem, por que não excluem o dízimo tambem; afinal foi trocada a ordem sacerdotal: de levitas para Melquisedeque (Brit Chadashá/Nv Testamento).
Ja que a excluem, por que não excluem o dízimo tambem; afinal foi trocada a ordem sacerdotal: de levitas para Melquisedeque (Brit Chadashá/Nv Testamento).
Alex_Maciel- Moderador
Inscrição : 19/09/2009
A paz do Senhor!!!
Oi pessoal vou dar minha opinião...Li aqui alguns ponto de vista...Mais aprendi que dizimar e um dever de todo o messiânico salvo em C risto ( O Messias) Yeshua... Mas Renato onde vc se baseia nisso...Em Malaquias 3:10-17... Eu entendo que Yeshua não veio pra tirar a lei mais sim para que a msm se cumpri- se nele...Se ele pagou o dizimo quem sou eu para não pagar...Vms em Ml 3.10, que e atravez do dizimo que YHWH repreende o devorador...Yeshua...repreende seu discípulo a orar e jejuar para repreender certas orlas de demônios..Mais o devorador e repreendido somente atraves do dizimo...E também e atraves do dizimo o Senhor nos permite fazer prova dele..ainda ele mesmo diZ: Se eu não abrir uma porta tal, fazer prova de mim".
O dizimo tem que ser tirado de tudo aquilo que vc recebe...Ou seja se vc recebe td dia paga se td dia..Se vc recebe com a grande maioria de mês em Mês, pague o msm assim. Bom me desculpem tem outros versiculos que me baseio em dar o dizimo, mais estou sem minha bíblia aqui no trabalho...Depois eu os post..
Oi pessoal vou dar minha opinião...Li aqui alguns ponto de vista...Mais aprendi que dizimar e um dever de todo o messiânico salvo em C risto ( O Messias) Yeshua... Mas Renato onde vc se baseia nisso...Em Malaquias 3:10-17... Eu entendo que Yeshua não veio pra tirar a lei mais sim para que a msm se cumpri- se nele...Se ele pagou o dizimo quem sou eu para não pagar...Vms em Ml 3.10, que e atravez do dizimo que YHWH repreende o devorador...Yeshua...repreende seu discípulo a orar e jejuar para repreender certas orlas de demônios..Mais o devorador e repreendido somente atraves do dizimo...E também e atraves do dizimo o Senhor nos permite fazer prova dele..ainda ele mesmo diZ: Se eu não abrir uma porta tal, fazer prova de mim".
O dizimo tem que ser tirado de tudo aquilo que vc recebe...Ou seja se vc recebe td dia paga se td dia..Se vc recebe com a grande maioria de mês em Mês, pague o msm assim. Bom me desculpem tem outros versiculos que me baseio em dar o dizimo, mais estou sem minha bíblia aqui no trabalho...Depois eu os post..
REn.lluz- Membro
País :
Inscrição : 02/05/2010
Então você não leu o tópico todo, pois se tivesse lido teria visto que há maiores explicações para essa ordenanda imposta pelas igrejas modernas.
haShaliach- Membro
País :
pessoal
O dizmo não é da lei.
Abraão deu o dizimo a Melquizedeque antes de YHWH entregar a lei a Moisés
O Dizimo também não é uma obrigação para os cristãos
ele foi colocado como obrigação em Israel, devido os levitas como aqui foi bem explicado
Mas o Dizmo é uma questão de fé
e a fé é uma questão dos Cristãos
Sendo assim aconselho que ninguém faça como Ananias e Safira
minta a respeito disso
ou seja
venha com um dinheiro de oferta e declare que é um dizmo
pois não estariamos mentido a homens
mas estariamos mentindo a YHWH
O dizmo não é da lei.
Abraão deu o dizimo a Melquizedeque antes de YHWH entregar a lei a Moisés
O Dizimo também não é uma obrigação para os cristãos
ele foi colocado como obrigação em Israel, devido os levitas como aqui foi bem explicado
Mas o Dizmo é uma questão de fé
e a fé é uma questão dos Cristãos
Sendo assim aconselho que ninguém faça como Ananias e Safira
minta a respeito disso
ou seja
venha com um dinheiro de oferta e declare que é um dizmo
pois não estariamos mentido a homens
mas estariamos mentindo a YHWH
Leite de Oliveira- Membro
País :
Inscrição : 01/09/2009
Eu acho interessante este preconceito contra a Lei de YHWH, isto é, se é da lei, não faço!!!
Agora pergunto, quem é o AUTOR da Torah?
Pessoal, vamos deixar de ser hipócritas.
Acho Xan que muitas pessoas não querem dar o dizmo não é nem porque ele tá na lei
e porque é suvina mesmo
e porque é suvina mesmo
País :
Olá haShaliach!
Eu li q vc é de uma denominação que não paga dízimo, se importa de me dizer qual é, eu pensei que só os irmãos da Congregação Cristã fossem assim???
E tb a todos!
Então, concluímos aqui que:
O Dízimo não é uma ordenaça atual e sim a oferta?!?!
e por exemplo, se eu quiser ao invés de dar na igreja, eu der para uma pessoa que eu sei estar precisando tudo bem?!?!
Eu li q vc é de uma denominação que não paga dízimo, se importa de me dizer qual é, eu pensei que só os irmãos da Congregação Cristã fossem assim???
E tb a todos!
Então, concluímos aqui que:
O Dízimo não é uma ordenaça atual e sim a oferta?!?!
e por exemplo, se eu quiser ao invés de dar na igreja, eu der para uma pessoa que eu sei estar precisando tudo bem?!?!
Lili- Membro
País :
Inscrição : 12/03/2010
Xan escreveu:Eu acho interessante este preconceito contra a Lei de YHWH, isto é, se é da lei, não faço!!!
Eu tb acho!, pq somente partes da Lei... Tipo só o que me interessa
Lili- Membro
País :
Pois é disso que estou falando: tem pastores que pregam o fim da torah, mas não abrem mão do dízimo.
Por que será?
Estes invalidam o Pentateuco, mas quando veem um irmão passando por tribulações não perdem a oportunidade de dizer: "Você esta em dia com seu dízimo?"
Em outras palavras, imagino que devemos contribuir sim, mas YHWH não quer que você deixe de pagar suas dividas ou sua familia fique passando necessidades para dizimar (ofertar). Tenhamos bom senso.
** Entrelinhas: Talvez alguem diga: é um ato de fé. Ok. Mas existem os que de má fé tiram o dinheiro daquele irmãozinho humilde que ia comprar um botijão de gás, ou pagar sua conta de luz... é a isto que me refiro. **
E ao pagar o dízimo, o pastor deve mostrar em que foi empregado cada centavo, tudo deve ser feito a mostra de todos.
Lili !
Eu particularmente vejo desta forma:
O dízimo (oferta) é para manutenção do templo.
Não podemos deixar-lo caindo aos pedaços, sujo, sem energia eletrica, sem agua... devemos zelar por ele.
Por outro lado, ajudar alguem necessitado tambem é do agrado de YHWH:
Mateus 25
35 - Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me,
36 - estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.
37 - Então, os justos vão responder-lhe: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 - Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos?
39 - E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’
40 - E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.
Por que será?
Estes invalidam o Pentateuco, mas quando veem um irmão passando por tribulações não perdem a oportunidade de dizer: "Você esta em dia com seu dízimo?"
Em outras palavras, imagino que devemos contribuir sim, mas YHWH não quer que você deixe de pagar suas dividas ou sua familia fique passando necessidades para dizimar (ofertar). Tenhamos bom senso.
** Entrelinhas: Talvez alguem diga: é um ato de fé. Ok. Mas existem os que de má fé tiram o dinheiro daquele irmãozinho humilde que ia comprar um botijão de gás, ou pagar sua conta de luz... é a isto que me refiro. **
E ao pagar o dízimo, o pastor deve mostrar em que foi empregado cada centavo, tudo deve ser feito a mostra de todos.
Lili !
Eu particularmente vejo desta forma:
O dízimo (oferta) é para manutenção do templo.
Não podemos deixar-lo caindo aos pedaços, sujo, sem energia eletrica, sem agua... devemos zelar por ele.
Por outro lado, ajudar alguem necessitado tambem é do agrado de YHWH:
Mateus 25
35 - Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me,
36 - estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.
37 - Então, os justos vão responder-lhe: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 - Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos?
39 - E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’
40 - E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.
Alex_Maciel- Moderador
REn.lluz escreveu: Mais o devorador e repreendido somente atraves do dizimo...
REn.lluz!
O mal é repreendido única e exclusivamente por YHWH, não pelo dízimo.
Adonai!!!
Alex_Maciel- Moderador
40 - E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.[/quote]
Fiquei extasiada ao ler este versículo... Se o colocássemos mais em prática né...
Fiquei extasiada ao ler este versículo... Se o colocássemos mais em prática né...
Lili- Membro
País :
Lili escreveu:40 - E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.
É verdade Lili...
E digo mais: quando fazemos o bem a alguem por compaixão, fazemos bem a nós mesmos; podemos sentir isso no nosso coração.
Alex_Maciel- Moderador
É verdade Lili...
E digo mais: quando fazemos o bem a alguem por compaixão, fazemos bem a nós mesmos; podemos sentir isso no nosso coração.
Sabe que esse assunto foi muuuuito bom pra mim em particular... uma vez deixei de ajudar uma amiga querida para poder dizimar... agora não vou pensar duas vezes
Última edição por Lili em Sex maio 07, 2010 4:38 am, editado 1 vez(es)
Lili- Membro
País :
Leite de Oliveira escreveu:
... Sendo assim aconselho que ninguém faça como Ananias e Safira
minta a respeito disso, ou seja, venha com um dinheiro de oferta e declare que é um dizmo ...
Oliveira,
O problema de Ananias e Safira foi que mentiram ao dizer que contribuiam com todo o valor da venda de sua propriedade, quando na verdade estavam guardando para si uma parte.
Atos 5
8 - E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.
9 - Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
Alex_Maciel- Moderador
irmã Lili,
Mas eu frequenteo é a Congregação Cristã no Brasil mesmo!! Mas te digo que não é a única não-dizimista. Se não me engano a Maranata também não é e algumas outras.
Claro que temos nossas ofertas e tudo mais, mas como diz Paulo: cada um contribua na medida de sua prosperidade. Quem tem mais pode dar mais, quem tem menos às vezes nem pode contribuir. Fazer o que!? YHWH sabe de todas as coisas, e não é por isso que seremos repreendidos diante de YHWH. Por avareza com certeza, mas por não ter condições de contribuir eu duvido!
Mas eu frequenteo é a Congregação Cristã no Brasil mesmo!! Mas te digo que não é a única não-dizimista. Se não me engano a Maranata também não é e algumas outras.
Claro que temos nossas ofertas e tudo mais, mas como diz Paulo: cada um contribua na medida de sua prosperidade. Quem tem mais pode dar mais, quem tem menos às vezes nem pode contribuir. Fazer o que!? YHWH sabe de todas as coisas, e não é por isso que seremos repreendidos diante de YHWH. Por avareza com certeza, mas por não ter condições de contribuir eu duvido!
haShaliach- Membro
País :
haShaliach escreveu: irmã Lili,
hashaliach...
Sábias Palavras...
Além do que vc nos ensinou ainda podemos nos basear no que Yeshua nos ensinou, onde que o amor sobressai qualquer Lei.
Yeshua ainda nos disse que "ai daquele por qual vier o escândalo", se o dizimo já virou algo escandaloso será que não seria prudente congregações sérias reverem seus conceitos ??
Bem, eu me alegro por minha congregação entender o que significa o dízimo e não ter sua mensagem em torno desse tema, onde nunca foi pedido ou falado sobre dinheiro durante as reuniões.
Uma coisa me surpreende muito na minha Kehilah, mesmo não sendo taxado nem mesmo os 10% a ninguém, as coisas acontecem, somos ricamente abençoados pelos milagres que D'us opera com a pouca quantia de dinheiro que entra nos caixas. Pagamos todas as contas, ajudamos os necessitados que congregam conosco, cuidamos do Beit-HaMikdash e ainda nos sobra dinheiro para abençoarmos os shalichim.
Já expus aqui minha posição de ser zeloso pela Torah, e me propus não mais falar sobre o dizímo, coisa extremante graciosa criada por YHWH, mas é claro e evidente que se quisermos ser dizimistas da maneira como YHWH ordena será coisa impossível, por conta da falta de alguns elementos necessários.
POVO DE D'US APRENDAM COM A BÍBLIA O QUE É O DIZÍMO !!
Olá pessoal!
Gostaria de saber das irmãs Tati e Eunice como funciona o "dízimo" nas sinagoas messiânicas???
Gostaria de saber das irmãs Tati e Eunice como funciona o "dízimo" nas sinagoas messiânicas???
Lili- Membro
País :
"Mas eu frequenteo é a Congregação Cristã no Brasil mesmo!! Mas te digo que não é a única não-dizimista. Se não me engano a Maranata também não é e algumas outras."
Acho que há congregações para todos os gostos e isso de não pedir dismo seria mais um opcional para o fiel
No entanto acho que quando o ser é ciente da nacessidade de investir na obra de YHWH com recursos financeiros, o Dizmo sai barato e ele investe muito mais
Certa mulher chorava em um porto, devido a saida de um navio para o amazonas iam evangelizar, quando um homem disse: "minha senhora voce chora porque? eu mandei uma fortuna nesse navio e não estou chorando", a mulher disse: " É que nesse naviu vai minha unica filha", o homem ficou muito envergonhado
há pessoas que dão mais que dinheiro
o dinheiro não é o fim e sim um meio
se voce ganhar uma alma para Yeshua
ganhou mais que todo o dinheiro do mundo
assim penso
Acho que há congregações para todos os gostos e isso de não pedir dismo seria mais um opcional para o fiel
No entanto acho que quando o ser é ciente da nacessidade de investir na obra de YHWH com recursos financeiros, o Dizmo sai barato e ele investe muito mais
Certa mulher chorava em um porto, devido a saida de um navio para o amazonas iam evangelizar, quando um homem disse: "minha senhora voce chora porque? eu mandei uma fortuna nesse navio e não estou chorando", a mulher disse: " É que nesse naviu vai minha unica filha", o homem ficou muito envergonhado
há pessoas que dão mais que dinheiro
o dinheiro não é o fim e sim um meio
se voce ganhar uma alma para Yeshua
ganhou mais que todo o dinheiro do mundo
assim penso
País :
Lei a Bíblia.....E vê o que esta escrito em Malaquias 3.10Alex_Maciel escreveu:REn.lluz escreveu: Mais o devorador e repreendido somente atraves do dizimo...
REn.lluz!
O mal é repreendido única e exclusivamente por YHWH, não pelo dízimo.
Adonai!!!
REn.lluz- Membro
País :
Boa noite...E A PAz do Senhor!!
Vejo que muito se colocam sobre um jugo que não nos pertence mais...Não se esqueçam o Porque que O SENHOR Yeshua morreu...Muito estão se auto colocando sobre jugo que não nos pertence mais...Porque como ja Dize nos não vivemos mais sobre o jugo da lei assim como vivem os Judeus que ainda nao aceitaram a Yeshua.
Pq o único que cumpriu toda a lei foi Yeshua...E dizimar e um ato de Fé e uma recomendação do Senhor. Nós vivemos através da Graça do Senhor e é tmb através dela que seremos salvos...
Vejo que muito se colocam sobre um jugo que não nos pertence mais...Não se esqueçam o Porque que O SENHOR Yeshua morreu...Muito estão se auto colocando sobre jugo que não nos pertence mais...Porque como ja Dize nos não vivemos mais sobre o jugo da lei assim como vivem os Judeus que ainda nao aceitaram a Yeshua.
Pq o único que cumpriu toda a lei foi Yeshua...E dizimar e um ato de Fé e uma recomendação do Senhor. Nós vivemos através da Graça do Senhor e é tmb através dela que seremos salvos...
REn.lluz- Membro
País :
Página 4 de 14 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14