Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Como se deve Jejuar? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Como se deve Jejuar? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Como se deve Jejuar? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Como se deve Jejuar? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Como se deve Jejuar? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Como se deve Jejuar? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Como se deve Jejuar? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Como se deve Jejuar? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Como se deve Jejuar? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Como se deve Jejuar? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Como se deve Jejuar?

5 participantes

Ir para baixo

Como se deve Jejuar? Empty Como se deve Jejuar?

Mensagem por ulisseshen Seg Fev 18, 2013 2:35 am

Paz do Senhor, por gentileza irmãos, gostaria de saber, com base biblica, como se deve jejuar?
é só de alimento? oque devo fazer enquanto jejuo? posso jejuar no meu serviço (trabalhando)?
Deus vos abençoe em o nome de Yeshua o Messias.
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico

Ir para o topo Ir para baixo

Como se deve Jejuar? Empty Jejuar

Mensagem por Brunonoway Qua Fev 20, 2013 5:56 pm

Dialoguei com um amigo, abrimos a biblia e procuramos também este assunto, com humildade vou te passar nosso raciocinio e espero ter te ajudado.

Quando Yeshua estava na terra, deu a seguinte instrução aos seus discípulos:
E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente
.
Mateus 6:16-18

Abster-se alguém de alimento meramente de modo formal é descrito por Paulo como sujeitar-se a decretos:
Se, pois, estais mortos com o Messias quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Colossenses 2:20-23

Algumas seitas religiosas da cristandade têm imposto jejuns aos seus membros, mas a própria Bíblia não ordena aos cristãos jejuar. Quando Yeshua falou aos seus discípulos sobre o jejum, como acima mencionado:

E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente

Mateus 6:16-18
Ele e seus discípulos ainda estavam sob a Lei mosaica, e observavam o Dia da Expiação e seu jejum. Uma coisa séria a pensar é o jejum, é algo sério, tão sério que o própio satanás após vêr Yeshua com fome o pôs a prova:

Então foi conduzido Yeshua pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Satan.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Mateus 4:1-3

Olhe o conselho do Apostolo Paulo sobre o assunto:
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
1 Coríntios 7:5

O Jejum é encarado como um voto, de que você está se humilhando a Deus e se submetendo a ele, vendo satanas isto ele o tentara, e poderia você resistir a tal coisa? se você não resistir pode acabar quebrando teu voto de Jejuar tantos dias e fazendo tua consciência pesar.
Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
Números 30:2

Os primitivos cristãos deveras jejuavam em ocasiões especiais. Quando Barnabé e Paulo foram enviados numa designação especial para a Ásia Menor, houve tanto jejuns como orações. Também, faziam-se orações “com jejuns” quando anciãos eram designados numa nova congregação:
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram
.
Atos 13:2-3

E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Atos 14:23
Assim, os cristãos não estão sob uma ordem para jejuar, nem estão proibidos de fazê-lo:
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

Romanos 14:5-6

Brunonoway
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 22

Cidade Cidade : Belo Horizonte

Inscrição Inscrição : 20/02/2013

Religião Religião :
  • Outros

Como se deve Jejuar? Empty Re: Como se deve Jejuar?

Mensagem por Xan Berg Qua Fev 20, 2013 6:04 pm

Como se deve Jejuar? 3708 pessoal!

O Brunão, não me leve a mal mas seus comentários são cheios de contradições.
Você está interpretando mal as Escrituras.

Por acaso o apostolo Paulo é maior do que Yeshua a ponto de invalidar ou contradizer o Ungido do Senhor, ou o próprio Altissimo conforme seus ensinamentos ou determinações?

Cuidado para vc não cair neste contexto narrado pelo ap. Pedro, veja:

2Pe 3:16 - (Ap. Paulo) Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Na boa meu irmão, vai com calma pois o seu coreto está bagunçado.
Ficar citando "Apostolo Paulo" prá cá e prá lá é muito perigoso, ainda mais para quem não tem o entendimento de base que ele tinha.

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Brunonoway Qua Fev 20, 2013 6:19 pm

Xan escreveu:Como se deve Jejuar? 3708 pessoal!

O Brunão, não me leve a mal mas seus comentários são cheios de contradições.
Você está interpretando mal as Escrituras.

Por acaso o apostolo Paulo é maior do que Yeshua a ponto de invalidar ou contradizer o Ungido do Senhor, ou o próprio Altissimo conforme seus ensinamentos ou determinações?

Cuidado para vc não cair neste contexto narrado pelo ap. Pedro, veja:

2Pe 3:16 - (Ap. Paulo) Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Na boa meu irmão, vai com calma pois o seu coreto está bagunçado.
Ficar citando "Apostolo Paulo" prá cá e prá lá é muito perigoso, ainda mais para quem não tem o entendimento de base que ele tinha.

Amigo, ele pergunto como se deve Jejuar, se é só de alimento, e onde, ele não perguntou se Yeshua é maior que Paulo, e outra coisa mostrei a ele que se Jejua em ocasiões especiais, agora me diz aonde eu distorci algo?? ao invés de você vir ao tópico responder a pergunta da pessoa, você veio somente ferir minha visão, e fazer toda minha ideia parecer fútil e mentirosa, então responde a ele você mesmo com base na biblía pois foi oque ele pediu.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16

Brunonoway
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Outros

Mensagem por Xan Berg Qua Fev 20, 2013 6:40 pm

Isaias 58:6-8 - vide contexto.

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza?

Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

o Ap. Tiago entendeu bem o assunto e resumiu:

Tia 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Brunonoway Qua Fev 20, 2013 8:06 pm

Xan escreveu:Isaias 58:6-8 - vide contexto.

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza?

Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

o Ap. Tiago entendeu bem o assunto e resumiu:

Tia 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Então o resumo seu do Ap Tiago quer dizer que, o Rei Davi, Moises Yeshua, Paulo, entre outros que Jejuaram é em vão? e que Deus não viu sua humilhação e devoção e reconhecimento que YHWH é soberano?, e eles não pertencem a religião pura e imaculada? , pois o que deu a entender é isto Como se deve Jejuar? 144306

O Jejum é algo serio pois faz o homem refletir sobre suas ações, passadas presentes, e futuras. E faz o homem raciocinar e pensar sobre a palavra de Deus.

A verdade foi dita pelo messias ao própio Satan:
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:4

o Jejum que você citou é o que todos fazemos todos os dias com nosso próximo, em Isaias, só o do Ap Pedro que eu n entendi se der para explicar novamente eu ficaria grato em aprender também.

Brunonoway
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Outros

Mensagem por ulisseshen Qui Fev 21, 2013 7:07 am

Shalon Adonay, irmãos só tenho uma duvida, queria que a resposta fosse mais ou menos isso:
no Versiculo tal e capitulo tal e livro tal, diz tal coisa.
enfim se deve fazer isso e isso antes de começar jejuar.
isso e aquilo enquanto jejua.
e aquilooutro quando termina.

Shalon Bruno:
aqui você falou da Torah no sentindo dela ter sido abolida "leia Mateus 5;17
em um tradução semita(de preferencia Biblia completa judaica)."
Ele e seus discípulos ainda estavam sob a Lei mosaica, e observavam o Dia da Expiação e seu jejum. Uma coisa séria a pensar é o jejum, é algo sério, tão sério que o própio satanás após vêr Yeshua com fome o pôs a prova:
e depois você usa a própria "Lei Mosaica" para me dar exemplos:
Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
Números 30:2

Shalon irmão Xan, não tive capacidade de intender sua resposta..

e gosto muito e tambem observo essa passagem em Tiago.. sobre a Religião sem macula..

Enfim as duvidas continuam..
ulisseshen
ulisseshen
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 26

Inscrição Inscrição : 15/02/2013

Religião Religião :
  • Evangélico

Mensagem por Brunonoway Qui Fev 21, 2013 5:19 pm

Editado pela moderação

Este tópico se refere ao tema relacionado a jejum.

Brunonoway
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Outros

Mensagem por Xan Berg Qui Fev 21, 2013 5:51 pm

ulisseshen escreveu:
Shalon irmão Xan, não tive capacidade de intender sua resposta..

e gosto muito e tambem observo essa passagem em Tiago.. sobre a Religião sem macula..

Enfim as duvidas continuam..

Como se deve Jejuar? 3708 ulisseshen!

A maioria dos textos biblicos que encontramos com referencia ao jejum estão relacionados a que?

Estão relacionados ao arrependimento de pecado, humilhação, etc, correto?!

O Eterno prefere que façamos o bem, guardando seus mandamentos que nos revela o que é pecado (Romanos 7:7) e assim vamos nos esquivando dos erros, vivendo uma vida de constante santificação.

O Eterno não quer que vivamos uma vida pecaminosa para depois vivermos se sacrificando com jejuns, Ele quer que sejamos filhos da luz.

Devemos "jejuar" de pecados, ou seja, não cometê-los, e se você faz isso automaticamente estará andando em conformidade com a palavra do Eterno dita ao profeta Isaias (Ishayahu) conforme demontrei anteriormente.

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por JoséEdson Sex Fev 22, 2013 1:33 am

Como se deve Jejuar? 3708 Xan!

Tudo que o irmão disse está certíssimo, entretanto, também há relatos na Tanach e na Brit Hadasha de jejuns realizados com a finalidade de alcançar vitórias, Exemplo: quando a Rainha Ester mandou o povo judeu jejuar por três dias para que ela se apresentasse perante o Rei Assuero (Ester 4:16), ou mesmo, quando o Mashiach orienta aos discípulos que há castas que só se expulsa com oração e jejum.

Abração
Como se deve Jejuar? 3708

JoséEdson
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 24

Cidade Cidade : Barueri

Inscrição Inscrição : 13/06/2012

Mensagem por Shalom Sex Fev 22, 2013 3:51 am

Sobre a torção que comentaram Bruno, você citou inclusive um versiculo sobre casamento falando sobre jejeum:

"Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."
1 Coríntios 7:5

Entendo que quis falar sobre jejum, mas tu cita tanto os techos que fica dificil entender do que se trata, acabando misturando assuntos. É nisso que o amigo falou sobre os indoutos torcerem as escrituras.

Concordo com o que falaram sobre isaias e outros trechos, sobre a verdadeira religião. Porém vou citar algumas experiências que já tive com jejuns para quem está querendo jejuar.

EU pensei em jejuar e orar por uma pessoa, acabei só orando por ela por um bom tempo, durante a noite, era um morador de rua. No dia seguinte quando fui visita-lo, acordei ele, e ele falou que eu quase "zuei" ele ontem a noite, mas eu não havia visitado ele. Depois percebi que foi um espirito imundo que havia se apossado dele naquela hora e estava falando que quase zoei ele por causa do jejum que eu não fiz mas ia fazer.

Outra vez fiquei 3 dias orando em linguas sem comer e beber água e no mesmo dia no meu trabalho manifestou nas mulheres um espirito de lascivia muito forte, elas começavam a se esfregar em mim, e coisas assim, que eu tive que ser rispido. Acabei pedindo as contas no trabalho e no mesmo dia coloquei as mãos no ouvido de um surdo e falei "abra" e ele começou a ouvir zunidos.

Ouve outras experiências, mas citei duas principais que me lembro agora.
Shalom
Shalom
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 36

Inscrição Inscrição : 10/03/2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo