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Inferno de fogo ou Morte eterna?
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Darley Avshalom
Leite de Oliveira
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Diego Yo'ets
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Torah Web :: Escrituras :: Escatologia
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Darley Avshalom
Bela explanação... na realidade não sei nem o que o leite de oliveira estava falando , nunca fiz nenhuma referência a essa midrash de luke 12.. acho que ele viajou na maionese, as muitas letras fizeram ele delirar... concordo fielmente com vossa interpretação .. e assim como a interpretação de luke 12 foi uma parabola para nos ilustrar a vida correta , assim tbm a do rico e do mendigo o foi!
Se começarmor a viajar na parabola poderiamos dizer que rico não vai se salvar, que todos os mendigos tem salvação garantida , enfim entramos no campo herético... mas quero desafiar quem cree em condenaçao com castigo, sofrimento, tormento:
Apontem pelo menos dois versiculos que indiquem essa "realidade"?(tormento)
Onde se encontra profecias a esse respeito?(tormento)
Onde que a leí mosaica apontou para isso?(tormento)
Porque castigar e depois matar?(tormento)
Porque Deus que ama as criaturas, quer ve-las sofrer?
Onde as Escrituras apontam Deus trazendo sofrimento as pessoas?(quer mortas, quer vivas)
Porque as Escrituras falam em ressurreição e não retratam uma vida pós morte antes a essa?
Porque as Escrituras considera a morte como um sono em mais de 50 passagens?
espero respostas...
Bela explanação... na realidade não sei nem o que o leite de oliveira estava falando , nunca fiz nenhuma referência a essa midrash de luke 12.. acho que ele viajou na maionese, as muitas letras fizeram ele delirar... concordo fielmente com vossa interpretação .. e assim como a interpretação de luke 12 foi uma parabola para nos ilustrar a vida correta , assim tbm a do rico e do mendigo o foi!
Se começarmor a viajar na parabola poderiamos dizer que rico não vai se salvar, que todos os mendigos tem salvação garantida , enfim entramos no campo herético... mas quero desafiar quem cree em condenaçao com castigo, sofrimento, tormento:
Apontem pelo menos dois versiculos que indiquem essa "realidade"?(tormento)
Onde se encontra profecias a esse respeito?(tormento)
Onde que a leí mosaica apontou para isso?(tormento)
Porque castigar e depois matar?(tormento)
Porque Deus que ama as criaturas, quer ve-las sofrer?
Onde as Escrituras apontam Deus trazendo sofrimento as pessoas?(quer mortas, quer vivas)
Porque as Escrituras falam em ressurreição e não retratam uma vida pós morte antes a essa?
Porque as Escrituras considera a morte como um sono em mais de 50 passagens?
espero respostas...
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
As Escrituras não mencionam tormento ETERNO para os pecadores, mas para Satanás e seus anjos que possuem vida eterna, isso eu ja lhe expliquei detalhadamente no segundo post da pagina 1.
SE o inferno é somente a simples sepultura, que nexo teria de ser destruida???
Todos sabem que ela não passa de uma pequena escavação na terra que contem restos mortais, e ainda é biblico que o corpo volte para o pó.
Bom, quanto aos impios creio que não preciso mostrar versiculos que demonstram o porque de serem castigados, mas ficarei com os textos que mostram o que acontecerá com os crentes em Yeshua que acham que estão salvos só porque apenas o confessaram, e ponto final, mas o pecado continuou sendo observado pelos tais.
Todo aquele que quebrava a lei de Moisés, morria sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça?
Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Hebreus 10:28-31.
Porque as criaturas se rebelaram contra YHWH, assim como o diabo e seus anjos, e terão praticamente a mesmas penalidades.
YHWH não quer vê-las sofrer e nem tem prazer nisso, porém a chance foi dada, e cada um que colherá o que semeou.
I Samuel 16: 14; 15.
Ah!!! Também temos a historia de Israel e as 10 pragas que atingiram somente os egipcios.
No Apocalipse vemos que virão pragas que trarão sofrimentos aos homens.
Nooooosssa, tem muuuuuuiiiiiiiitos exemplos.
NOTA: devemos estar conscientes que todos estes males recairam sobre as criaturas que preferiram não se submeter a vontade do Criador.
As Escrituras não mencionam tormento ETERNO para os pecadores, mas para Satanás e seus anjos que possuem vida eterna, isso eu ja lhe expliquei detalhadamente no segundo post da pagina 1.
SE o inferno é somente a simples sepultura, que nexo teria de ser destruida???
Todos sabem que ela não passa de uma pequena escavação na terra que contem restos mortais, e ainda é biblico que o corpo volte para o pó.
Porque castigar e depois matar?
Bom, quanto aos impios creio que não preciso mostrar versiculos que demonstram o porque de serem castigados, mas ficarei com os textos que mostram o que acontecerá com os crentes em Yeshua que acham que estão salvos só porque apenas o confessaram, e ponto final, mas o pecado continuou sendo observado pelos tais.
Todo aquele que quebrava a lei de Moisés, morria sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça?
Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Hebreus 10:28-31.
Porque Deus que ama as criaturas, quer ve-las sofrer?
Porque as criaturas se rebelaram contra YHWH, assim como o diabo e seus anjos, e terão praticamente a mesmas penalidades.
YHWH não quer vê-las sofrer e nem tem prazer nisso, porém a chance foi dada, e cada um que colherá o que semeou.
Onde as Escrituras apontam Deus trazendo sofrimento as pessoas
I Samuel 16: 14; 15.
Ah!!! Também temos a historia de Israel e as 10 pragas que atingiram somente os egipcios.
No Apocalipse vemos que virão pragas que trarão sofrimentos aos homens.
Nooooosssa, tem muuuuuuiiiiiiiitos exemplos.
NOTA: devemos estar conscientes que todos estes males recairam sobre as criaturas que preferiram não se submeter a vontade do Criador.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
amigos
Postarei alguns versículos biblico para reflexão de todos, principalmente aos amigos que acham que a obrigação de YHWH é ser somente amoroso, não tendo o direito de aplicar seus juizos da forma que quiser contra quem quiser, vejamos:
Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!
Pois ele diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, ele se compadece de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Pois quem resiste à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Postarei alguns versículos biblico para reflexão de todos, principalmente aos amigos que acham que a obrigação de YHWH é ser somente amoroso, não tendo o direito de aplicar seus juizos da forma que quiser contra quem quiser, vejamos:
Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!
Pois ele diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, ele se compadece de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Pois quem resiste à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Romanos capítulo 9
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite de Oliveira escreveu: Xan
Gostei muito da sua explicação
pois vi coisas que não tinha visto
Oliveira
Estamos aí para aprender uns com os outros
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xam escreveu:
SE o inferno é somente a simples sepultura, que nexo teria de ser destruida???
Todos sabem que ela não passa de uma pequena escavação na terra que contem restos mortais, e ainda é biblico que o corpo volte para o pó.
As escrituras nos oferece que tanto satanás quanto os Impios quanto a morte quanto a sepultura(inferno) serão lançados em um mesmo lugar ou seja no lago de fogo (Ap 20:10 . Ap 20:14-15 Ap 21:8) Todos esses deixaram de existir os textos são claros quando afirma que será a segunda morte! Mano o inferno(sepultura) faz referencia a morte e amorte lembra o pecado, Deus irá destruir a morte ela não mais será vista em toda a Terra, os ultimos a morrerem seram os impios, satanás e o inferno que é a propria morte.
Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Heb 10:31
Mano atente-se no que vc recita, o texto é claro. DEus julgará ainda não julgou.. como posso dizer que tem gente já sofrendo sem antes ter sido julagado?
O Juizo de Deus é exterminação.. moreu babal.. rsrsrs
Quando foi que Deus pediu a Moises para atormentar as pessoas, pelos seus pecados?
REsponda as outras perguntas ..
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Darley
Tenho a mesma opinião que voce
foi um equivoco da ICAR criar a doutrina
do purgatório, pois após a morte segue-se
o juizo e a condenação é esta
que amararm mais as trevas do que a luz.
shalom Diego
Não viajei em coisa nenhuma, pois o assunto
aqui retratado se trata do inferno, e do que
vai acontecer lá, somente citei uma terceira alternativa
citada pela ICAR, pois eles se baseiam num versiculo
fora do contexto, e dizem mais, isso que afirmamos
é verdade pois o que ligarmos na terra será ligado
nos ceus, será que também será ligado no inferno?
inferno é coisa séria, acho que já tenho alguns parentes lá
e se tiver
Jesus enxugará nossas lagrimas
pois ele pode se preparar, pois vou chorar muito
vou chorar sem parar.
esse estudo é serio e não deve se ater
a meras palavras
Tenho a mesma opinião que voce
foi um equivoco da ICAR criar a doutrina
do purgatório, pois após a morte segue-se
o juizo e a condenação é esta
que amararm mais as trevas do que a luz.
shalom Diego
Não viajei em coisa nenhuma, pois o assunto
aqui retratado se trata do inferno, e do que
vai acontecer lá, somente citei uma terceira alternativa
citada pela ICAR, pois eles se baseiam num versiculo
fora do contexto, e dizem mais, isso que afirmamos
é verdade pois o que ligarmos na terra será ligado
nos ceus, será que também será ligado no inferno?
inferno é coisa séria, acho que já tenho alguns parentes lá
e se tiver
Jesus enxugará nossas lagrimas
pois ele pode se preparar, pois vou chorar muito
vou chorar sem parar.
esse estudo é serio e não deve se ater
a meras palavras
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
"Leite de oliveira escreveu:
shalom Diego
Não viajei em coisa nenhuma, pois o assunto
aqui retratado se trata do inferno, e do que
vai acontecer lá, somente citei uma terceira alternativa
citada pela ICAR, pois eles se baseiam num versiculo
fora do contexto, e dizem mais, isso que afirmamos
é verdade pois o que ligarmos na terra será ligado
nos ceus, será que também será ligado no inferno?
inferno é coisa séria, acho que já tenho alguns parentes lá
e se tiver
Jesus enxugará nossas lagrimas
pois ele pode se preparar, pois vou chorar muito
vou chorar sem parar.
esse estudo é serio e não deve se ater
a meras palavras
Veja Leite quando vc fez a citação de Luke 9 , vc se referiu ao meu nome, então deu a entender que vc estava sugerindo que eu que teria citado luke 9, quando na realidade não foi.. que pedir perdão pelo mal entendido , pelo vista que viajou na maionese, na batatinha foi eu rsrsrsrsrs. Se vc voltar lá tras irá perceber o porque do mal entendido... Mudando de assunto .. eu particularmente nem acho o assunto importante.. Deus saberá como proceder de forma justa com todos, quer exterminando quer castigando. A questão é que temos que nos mover para livrar quanto mais gente possível de Lá atraves do Meshiash... Sahalom..
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:Xam escreveu:
SE o inferno é somente a simples sepultura, que nexo teria de ser destruida???
Todos sabem que ela não passa de uma pequena escavação na terra que contem restos mortais, e ainda é biblico que o corpo volte para o pó.
As escrituras nos oferece que tanto satanás quanto os Impios quanto a morte quanto a sepultura(inferno) serão lançados em um mesmo lugar ou seja no lago de fogo (Ap 20:10 . Ap 20:14-15 Ap 21:8) Todos esses deixaram de existir os textos são claros quando afirma que será a segunda morte! Mano o inferno(sepultura) faz referencia a morte e amorte lembra o pecado, Deus irá destruir a morte ela não mais será vista em toda a Terra, os ultimos a morrerem seram os impios, satanás e o inferno que é a propria morte.
As Escrituras dizem que satanás será atormentado para todo o sempre (Apocalipse 20:10).
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
desculpe a forma de escrever
é que hoje perdi mais um familiar sem
comfessar Jesus e estou sensivel
desculpe a forma de escrever
é que hoje perdi mais um familiar sem
comfessar Jesus e estou sensivel
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Quanto ao estado da morte
quero dizer que para nós que estamos vivos
quem estar num caixão esta dormindo
Mas Jesus disse para aquele ladrão
hoje mesmo estarás comigo no paraiso
lembro também o monte da trasnfiguração
citado por Xam, onde apareceu Moisés acordado
já que não podemos citar Elias pois o mesmo
não viu a morte
posso ainda relembrar mais uma vez a obs
de Xam quando cita que
Deus
não é
Deus
de mortos mas de vivos
quero dizer que para nós que estamos vivos
quem estar num caixão esta dormindo
Mas Jesus disse para aquele ladrão
hoje mesmo estarás comigo no paraiso
lembro também o monte da trasnfiguração
citado por Xam, onde apareceu Moisés acordado
já que não podemos citar Elias pois o mesmo
não viu a morte
posso ainda relembrar mais uma vez a obs
de Xam quando cita que
Deus
não é
Deus
de mortos mas de vivos
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:Existem duas correntes de pensamento aos que creem que Deus irá punir os ímpios: Uma que esses passaram a eternidade em um inferno sofrendo a outra corrente de pensamento acredita que Deus simplesmente porá fim a vida dos ímpios.. em qual delas vc se enquadra? ...
Prezado Irmão Diego
Tudo que diz respeito à morte diz respeito à perda de vida do corpo durante nosso tempo na Terra. Tudo que diz respeito à eternidade diz respeito tanto à vida eterna no Céu, ou na Terra, ou aonde Deus decidir, junto com Jesus Cristo e a Sua Igreja de Deus, quanto à permanência eterna no inferno, que não posso chamar de vida, mas sim de morte eterna, ou segunda morte, para onde foram destinados todos os anjos malignos e rebeldes, bem como todos os ímpios e seguidores da mentira.
Contudo os ímpios terão até o fim da vida na Terra para se converterem, ou então para que Deus os salve (João 6:44), por sua graça e misericórdia, e assim possam ser perdoados condicionalmente de seus pecados, pela graça de Deus, por meio da obra e do sangue vicário de Jesus Cristo, e por fim batizados com o selo da promessa, sem o qual não poderão participar das Bodas do Cordeiro e nem entrar na Presença de Deus ou do Seu Cristo.
Portanto os ímpios serão extintos da Terra por Deus, pois Ele é o único quem tem poder para decidir quem vive ou morre, sendo que esta eliminação poderá ocorrer imediatamente após a obra cometida pelo ímpio, ou então tarde, podendo durar até a morte pela velhice, dependendo exatamente do gral de impiedade dos frutos que suas obras malignas produziram aqui na Terra durante esta peregrinação. Pois não podemos esquecer que a caridade encobre os pecados dos ímpios, como está escrito em 1 Pedro 4:8 Mas, sobretudo, tende ardente caridade {ou amor} uns para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados, contudo apenas por algum tempo, semelhante como acontecia no Antigo Testamento, o antigo pacto com sangue, onde o sacrifício mensal cobria os pecados até o final daquele ano judaico, quando então os sacerdotes tinham que fazer o sacrifício final por si mesmo, e por todo o povo, consumando com isso o perdão daqueles pecados passados, partindo novamente da marca zero em pecados e em perfeita santidade.
Mas veja, a caridade cobre, não perdoa, portanto os ímpios jamais poderão se livrar da sua própria eliminação da Terra, ou da eternidade no inferno, sem ser por meio da graça de Deus e do sangue sacrifical, vicário, e definitivo de Jesus derramado uma só vez para todo aquele que foi salvo por Deus. Mas ai daquele que volta a pecar, pois começará a acumular novos pecados, cujo sangue de Jesus não mais terá valor, nem a sua morte vicária (Hebreus 10:19-31).
Fique na Paz do Senhor Jesus. .
PR. Ev. Roberto Knudsen
Convidad- Convidado
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
O inferno não foi feito para o homem
O inferno foi feito para O diabo e seus anjos
1/3 dos anjos que se rebelaram
infelimente tem homens que para lá vão
enganados sem direito de reclamar no PROCOM
sem poder voltar para pegar o homem que
lhe fez errar
mas quem ensina errado cuidado, pois quando lá
chegar vai ter que acertar as contas com as
pessoas que foram enganadas.
reflexão para os que inventam doutrinas
desde já afirmo: Nada relacionado a nenhum
usuario deste forum
mas aos satanicos que inventam doutrinas como
reencarnação, sacrificio outra vez,
purificação penitencial, purgatório e outras
mentiras que negam o sacrificio de
Cristo
na cruz do calvario
O inferno foi feito para O diabo e seus anjos
1/3 dos anjos que se rebelaram
infelimente tem homens que para lá vão
enganados sem direito de reclamar no PROCOM
sem poder voltar para pegar o homem que
lhe fez errar
mas quem ensina errado cuidado, pois quando lá
chegar vai ter que acertar as contas com as
pessoas que foram enganadas.
reflexão para os que inventam doutrinas
desde já afirmo: Nada relacionado a nenhum
usuario deste forum
mas aos satanicos que inventam doutrinas como
reencarnação, sacrificio outra vez,
purificação penitencial, purgatório e outras
mentiras que negam o sacrificio de
Cristo
na cruz do calvario
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Se será assim , satanás atormentado por toda a eternidade, todos os ìmpios tabm seriam , pois o local final para ambos será o mesmo(Ap 20:10 . Ap 20:14-15 Ap 21:8),Xan escreveu:Diego escreveu:Xam escreveu:
SE o inferno é somente a simples sepultura, que nexo teria de ser destruida???
Todos sabem que ela não passa de uma pequena escavação na terra que contem restos mortais, e ainda é biblico que o corpo volte para o pó.
As escrituras nos oferece que tanto satanás quanto os Impios quanto a morte quanto a sepultura(inferno) serão lançados em um mesmo lugar ou seja no lago de fogo (Ap 20:10 . Ap 20:14-15 Ap 21:8) Todos esses deixaram de existir os textos são claros quando afirma que será a segunda morte! Mano o inferno(sepultura) faz referencia a morte e amorte lembra o pecado, Deus irá destruir a morte ela não mais será vista em toda a Terra, os ultimos a morrerem seram os impios, satanás e o inferno que é a propria morte.
As Escrituras dizem que satanás será atormentado para todo o sempre (Apocalipse 20:10).
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Mas as Escituras são claras ... Lago de fago = segunda morte... shalom! | ||
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite de Oliveira escreveu:Quanto ao estado da morte
quero dizer que para nós que estamos vivos
quem estar num caixão esta dormindo
Mas Jesus disse para aquele ladrão
hoje mesmo estarás comigo no paraiso
lembro também o monte da trasnfiguração
citado por Xam, onde apareceu Moisés acordado
já que não podemos citar Elias pois o mesmo
não viu a morte
posso ainda relembrar mais uma vez a obs
de Xam quando cita que
Deus
não é
Deus
de mortos mas de vivos
Paz querido ...
minhas condolencias pelo seu ente querido..
MAno raciocine... Jesus foi as primicias dos que dormem, o primogenito dentre os mortos.. como Moshe poderia ter ressuscitado antes do Meshiach? Será que Yeshua disse isso mesmo para o ladrão?... Veja.. Se Yeshua para ressuscitar passou três dias no Hades (inferno), como o ladrão estaria no mesmo dia com Yeshua no paraiso? O Xam está certo em dizer que Deus é Adonai de vivos , para Elohim todos estão vivos , basta uma palavra de seu comando e todos retornam a vida! Raciocine e volte a postar... !
O impio não será mais (Sl 37:10), O fim deles é a destruição (Fl 3:19)
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
shalom Diego
Olhe amigo
certa vez Jesus disse
que ninguém subiria ao céu
senão primeiro aquele que de lá desceu.
para mim e deixo voce a vantade para
tomar suas conclusões que o que
se fala nas primicias é o acesso ao
céu
um fato relevante do encontro no monte da transfiguração é que ali se
encontravam representantes da
lei - os profetas - e a graça
um resumo da obra salvadora
quanto ao que Jesus falou na cruz
do calvario ao ladrão que hoje mesmo
estarás comigo no paraiso
é escrito e não estou apto para questionar ou desmentir
pois há na nossa mente uma
vantade sempre de questionar
Olhe amigo
certa vez Jesus disse
que ninguém subiria ao céu
senão primeiro aquele que de lá desceu.
para mim e deixo voce a vantade para
tomar suas conclusões que o que
se fala nas primicias é o acesso ao
céu
um fato relevante do encontro no monte da transfiguração é que ali se
encontravam representantes da
lei - os profetas - e a graça
um resumo da obra salvadora
quanto ao que Jesus falou na cruz
do calvario ao ladrão que hoje mesmo
estarás comigo no paraiso
é escrito e não estou apto para questionar ou desmentir
pois há na nossa mente uma
vantade sempre de questionar
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Quando falamos em tempo na biblia
sempre estamos fadados a errar
pois desde a criação quando se fala de 7 dias, que se vem indagando
o que realmente é o tempo para o
Pai
da eternidade
sempre estamos fadados a errar
pois desde a criação quando se fala de 7 dias, que se vem indagando
o que realmente é o tempo para o
Pai
da eternidade
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
"Leite de Oliveira escreveu: shalom Diego
Olhe amigo
certa vez Jesus disse
que ninguém subiria ao céu
senão primeiro aquele que de lá desceu.
para mim e deixo voce a vantade para
tomar suas conclusões que o que
se fala nas primicias é o acesso ao
céu
um fato relevante do encontro no monte da transfiguração é que ali se
encontravam representantes da
lei - os profetas - e a graça
um resumo da obra salvadora
quanto ao que Jesus falou na cruz
do calvario ao ladrão que hoje mesmo
estarás comigo no paraiso
é escrito e não estou apto para questionar ou desmentir
pois há na nossa mente uma
vantade sempre de questionar
querido Leite..
Aos poucos vamos chegar em uma opinião única, como descrito em I Cor 1:10 e o que nos falta é entendimento das verdades. Veja querido:
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. (I Cor 15:20)
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Col 1:18)
Querido a questão não é estar a vontade para crer no que se quiser, temos que crer no que as Escrituras diz ser a verdade, as passagens acima não falam de ascensão, as linhas são claras , Yeshua foi o primeiro a ressuscitar por isso é o primogênito dentre os mortos.
Vc tem razão mano, no ato da transfiguração Yhvh usou da simbologia dos personagens Elias e Moises, para demonstrar a obra completa de Suas Mãos, porem querido alegarmos que os personagens estavam ali vivos é contrariar mais de 50 passagens que atestam que os mortos estão inconscientes, dormindo, inativos apenas aguardando o retorno de Yeshua. Vc sabe como ocorreu a conversão de Saulo? Se vc der uma lidinha lá facilmente vai perceber que Yeshua apareceu a Saulo como um abortivo (uma visão)(I Cor 15:8).. Vc tbm já deve ter lido Apocalipse (revelação), João teria condição de avançar no tempo e ver o futuro se tudo aquilo não fosse uma visão? Obviamente que não, então querido todos esses eventos foram pura demonstração de poder da parte de Elohim, uma visão. Como João veria o anticristo a besta as testemunhas, se elas ainda nem tinham nascidos?.. Assim foi no monte, Yeshua se utilizou do Poder de Seu Espírito para demonstrar aos homens a face do Cristo ressurrecto. Deus é Adonai de vivos, Deus traz a vida quando ele quiser. Atente-se nas seguintes Palavras:
“ Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”( I Tess 4:13-18)
A Igreja de Tessalônica estava temerosa com o “destino” das pessoas que morreram, sem saber o que aconteceria com eles, então Paulo explica que os mortos estão dormindo e que ressuscitaram mediante o retorno de Yeshua. Se fosse comprovada a existência de um local de tormento ou até mesmo um local de regozijo Paulo teria feito questão em dizer que os mortos em Cristo estariam em tal lugar, seria um refrigério bem maior! Perceba também que Paulo orienta quais são as palavras que devemos usar para nos consolarmos!
Mano em relação as Palavras do Meshiach não podemos mesmo pó-la a prova, o que Yeshua quis dizer foi exatamente o que Ele disse! Mas o fato questionável é a tradução mal feita... Veja a diferença do sentido do texto quando pontuado corretamente:
“Porem hoje te digo: Estará comigo no paraíso.”
Com o texto corretamente pontuado temos a certeza que Jesus estava prometendo naquele dia e não que o ladrão estaria naquele dia no paraíso, pois sabemos que Jesus só chegou aos céus após 40 dias e sua ressurreição após três dias e enquanto isso esteve no inferno (hades). Vc pode começar a se aprofundar nesse assunto aqui https://torahweb.forumbrasil.net/assunto-geral-f7/te-digo-hj-estara-comigo-no-paraiso-t206.htm ...A verdadeira posição dos mortos é aguardando o retorno de Jesus, os que são de Cristo ressuscitaram para vida eterna e os que são do diabo para destruição , pois o salário do pecado é a MORTE. (Romanos 6:23) Espero ter sido claro...
brachoto!
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Quem crer em
Cristo
nunca morrerá mas
passou da morte para a vida
Tá dificil amigo
pois creio na parabola
do rico e de Lazaro
ao pé da letra
no entanto este ponto
doutrinario não ira afetar a nossa fé
né mesmo?
mas fiquei pensando
alma tem sede?
pois o rico queria molhar a
boca com a ponta do lenço
não sei vou pensar sobre o assunto
Quem crer em
Cristo
nunca morrerá mas
passou da morte para a vida
Tá dificil amigo
pois creio na parabola
do rico e de Lazaro
ao pé da letra
no entanto este ponto
doutrinario não ira afetar a nossa fé
né mesmo?
mas fiquei pensando
alma tem sede?
pois o rico queria molhar a
boca com a ponta do lenço
não sei vou pensar sobre o assunto
Leite de Oliveira- Membro
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Inscrição : 01/09/2009
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Sei que o fogo do inferno
não consome pois não haverá
materia no corpo
só a alma no fogo
não consome pois não haverá
materia no corpo
só a alma no fogo
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite de Oliveira escreveu: Diego
Quem crer em
Cristo
nunca morrerá mas
passou da morte para a vida
Tá dificil amigo
pois creio na parabola
do rico e de Lazaro
ao pé da letra
no entanto este ponto
doutrinario não ira afetar a nossa fé
né mesmo?
mas fiquei pensando
alma tem sede?
pois o rico queria molhar a
boca com a ponta do lenço
não sei vou pensar sobre o assunto
Veja querido eu já tinho sido alertado por Deus que vc faria tal questionamento .. estou terminando aqui a explicação plausivel sobre a parabola... estou desde as 6:30 trabalhando nesse material para edificar sua vida.. daqui alguns minutos , após uma revisão de cada palavra eu posto aqui para vc poder se esbaldar das verdades de Yeshua... shalom
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite e os que querem firmar que parabolas são doutrinas!
É preciso ficar sacramentado, sem nenhuma sombra de dúvidas, que a narração é uma parábola: A parábola do Rico e Lázaro.
Por conseguinte, a doutrina do céu e inferno e do galardão após a morte, extraída, como fazem, dessa parábola, é acima de tudo inconveniente, pois sabido é, e aceito pelos mais eminentes exegetas, que não se pode firmar doutrina sobre parábolas, pois ela é uma ficção, uma alegoria, uma metáfora.
A parábola, pois, tem o objetivo de transmitir uma verdade; mas ela mesma não é esta verdade. Ouça o testemunho de Yeshua e do evangelista Mateus:
“Por isso lhes falo por parábolas; porque eles vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis mas não compreendereis. E vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido. E ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam os seus ouvidos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure.” – Mateus 13: 13-15. Yeshua com a parábola do rico e do lazaro não tinha como objetivo criar doutrinas, queria apenas explicar coisas práticas sobre como se proceder em vida. Quero propor a vc que se por algum motivo quiseres literalizar alguma parábola terá que fazer por completo, não podendo ter partes literais e partes espirituais, vejamos os pontos que ferem as Escrituras diante da literalização dessa parábola tornando ela uma doutrina:
Pois bem, façamos de conta que estes teólogos, pesquisadores e escritores estejam errados, e chegamos à incongruência de considerar essa parábola literalmente, como a aceitam muitos sinceros cristãos. Então vamos considerá-la assim, toda literalmente, certo? Coloquemos, portanto, em pauta, o Rico da parábola.
• Nem a Bíblia nem Yeshua disseram que o rico era mau. Dizem apenas que era rico. E ser Rico não é característica do desagrado de YHWH; pelo contrário, a riqueza do messiânico é sinal de bênçãos do Céu.
• Abraão foi chamado “amigo de Deus” e os cristãos sabem do cuidado do Senhor sobre ele e sua família, e, no entanto, lemos em Gênesis 13:2: “Era Abraão muito rico em gado, em prata e em ouro.”
• Jó, o habitante da terra de Uz, homem sincero, reto e temente a YHWH, foi tam-bém amado por Ele e lemos em seu livro, capítulo 1 versículos de 1 a 3: “...e era o seu gado 7.000 ovelhas, 3.000 camelos e 500 juntas de bois e 500 jumentas, era também muitíssima a gente a seu serviço, de maneira que este homem era maior que todos os do Oriente”. Aí está o homem mais rico do Oriente e também um grande amigo de YHWH, e por Ele lembrado e amado.
• Salomão, José de Arimatéia, Nicodemos, este, afirmam, era tão rico, que sua fortuna daria para sustentar a nação judaica por 10 anos, e no entanto não foi repelido por Yeshua; pelo contrário, o Mestre amou-o profundamente.
Então, caro irmão, depreendemos daí que não é nenhum pecado ser rico. E a Bíblia informa simplesmente, nesta parábola: “Havia um homem rico... e ele morreu...” (Luc. 16:22). E isso não é, nunca foi, jamais será pecado tão grave que o possa lançar ao inferno. Vê, se formos tratar esta parábola literalmente, pergunto: O que é errado? O que fez o Rico para se perder e ser lançado no inferno?
Não esqueça, Yeshua apresentou simplesmente um homem Rico. Não disse que ele era transgressor da Lei de YHWH, nem mau, nem avarento. Nem que tenha adquirido sua riqueza com fraude, injustiça ou roubo. Apenas um homem rico. Coloquemos em pauta, agora, o mendigo Lázaro.
• Nem a Bíblia, nem Yeshua, mencionam que ele tenha sido um crente bom e fiel, e muito menos cumpridor da Lei de YHWH. Diz, simplesmente: Era um mendigo.
• Ouça irmão, e não se escandalize: Mendicância é prova do desfavor de YHWH (perdão Senhor!). Não precisa desencostar-se da cadeira, nem engolir seco, estamos considerando literalmente a parábola, e é isso o que diz a Bíblia, e aqui está Davi para provar; diz ele: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão.” Sal. 37:25.
(Por conseguinte, literalmente falando, o nosso bom mendigo parabólico, coitado, não era justo, muito menos descendente de algum justo. Ademais, a Bíblia silencia quanto ao fato de que pelo menos ele tenha feito algo de bom, para merecer o Céu).
Por isso, irmão, aceitar essa parábola literalmente, como se quer admitir, forçoso será crer que o mendigo foi salvo pelos “méritos da pobreza”, o que contraria frontalmente o plano de salvação, pois é notório que o homem só será salvo mediante sua fé na aceitação de Yeshua C risto ( O Messias) como seu Salvador.
A Bíblia não ensina, em nenhum lugar, que por ser pobre ou ter sofrido muitas agruras, padecido muitas dores, alguém ganhe por isso o Céu por recompensa. Tal não é bíblico! O que as Escrituras mencionam a respeito é que os pobres sempre teremos conosco (Mat. 26:11), e que temos o dever de ampará-los, mas também eles deverão fazer sua decisão ao lado de C risto ( O Messias), se é que desejam habitar com YHWH um dia.
Literalmente falando, a benemerência deste Rico parabólico assumiu proporções maiores, porque Lázaro não era um mendigo somente, era um farrapo de gente, com o corpo todo carcomido por uma doença terrível, possivelmente a lepra.
Sabe você como era que um leproso deveria andar quando não estava enclausurado? Sua obrigação, por Lei, era passar ao largo e gritar: “Sou leproso”, “estou imundo”, “afastem-se”. (Lev. 13:44-46). Isto quando não eram apedrejados. Coitados! Pobres criaturas!
Agora meu irmão, imagine o seguinte:
– Você acorda de manhã, e junto com seus filhos se prepara para sair, quando, ao abrir o portão, depara com esse pobre “trapo” de gente, caindo aos pedaços, e os seus cães lambendo aquelas feridas em carne viva, devorada pela lepra. Diga sinceramente, qual seria sua reação? Daria a ele comida, mesmo sendo migalhas (migalhas de rico é fartura) de sua mesa ou chamaria a Polícia ou a Saúde Pública?
– Sim, qual seria sua atitude ao encontrar, na porta de sua casa um leproso, em avançado grau de enfermidade?
Sua reação, meu amado, é uma incógnita, mas a do Rico da parábola, não. Permitiu-lhe comer migalhas e não o expulsou de sua porta; e, do relato, imaginamos haver durado dias essa beneficência. Portanto, esse Rico parabólico não é um homem mau, mas bom, de coração inclinado a apiedar-se dos desvalidos da sorte, não acha?
Agora lhe pergunto sinceramente: Considerando as virtudes de ambos, (certamente baseando-se no literal, que é o que estamos fazendo com toda a parábola), quem merece a salvação? Sim, argumentando literalmente, se Lázaro por ser mendigo foi para o Céu, o Rico não pode deixar de ir também, porque não é pecado ser rico, e, esse da parábola, demonstrou genuína humanidade, não expulsou o mendigo de sua porta, não chamou a Polícia nem a Saúde Pública, e ainda permitiu-lhe alimentar-se do pão de sua mesa.
Isto bastaria para derrubar a tese de que essa parábola tem que ser aceita literalmente para fundamentar a doutrina de céu e inferno e do galardão imediato após a morte; mas, não paremos aqui.
Continuemos considerando-a literalmente, e segure-se firme, para que a terra não fuja de debaixo dos seus pés, porque diz o relato fictício que Lázaro morreu, e foi para o “seio de Abraão”. Lucas 16:23.
Então, ensina esta parábola, se tomada ao pé da letra (literalmente), que o homem, sendo pobre, mendigo, desvalido, ao morrer, tem como prêmio, ou recompensa, o Céu (seio de Abraão). Então, façamos as seguintes perguntas:
• Você não acha que o seio de Abraão seja muito pequeno, porque no máximo este patriarca devia ter de altura, 2,30 m?
• E os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão, para que seio foram?
• Caberá no seio de Abraão todos os pobres do mundo quando morrerem, pois é sabido que a maior parte da população mundial, que já se aproxima dos 5 bilhões, são pobres?
• Bem, se apenas por ser mendigo alguém tem direito ao Céu, o crente então jamais poderá ficar fora dele, e que seio é esse para caber tanta gente? Abel, que viveu antes de Abraão, para que seio foi?
• Agora, pasme irmão. Para onde fugir, diante desta pergunta: E Abraão, chamado o amigo de YHWH, homem justo e bom, o pai da fé, morreu, e para onde foi? Para o seu próprio seio?
Percebeu?
Como se pode notar, uma parábola jamais poderá ser interpretada literalmente, porque, se assim for, teremos de admitir que Abraão tem um seio descomunal para acolher tanta gente. Os que aceitam essa parábola literalmente, terão de crer nesse absurdo, ou então aceitá-la no que lhes satisfaz, o que é uma grande desonestidade para com a Palavra de YHWH.
Pois bem, continuemos considerando a parábola literalmente, e como tal, em seguida, temos na narrativa de Yeshua que admitir seja a fronteira entre o Céu e o inferno tão próxima uma da outra que permite conversação, diálogo entre as pessoas que gozam as delícias do paraíso com as do suplício eterno.
Se a parábola ensina assim (como querem os imortalistas), que os eleitos de YHWH personificados pelo mendigo conversam com os ímpios no inferno, personificados pelo Rico; imaginemos por exemplo, que você, irmão, esteja no Céu, gozando a bem-aventurança, contemplando a face gloriosa do Salvador, usufruindo da calmaria celestial, passeando por entre aquele belo jardim, sentindo o frescor e perfume das flores, quando, de repente, você ouve gemidos, e estes aumentam gradativamente. Então, você contempla seu parente no inferno, o fogo inclemente devorando-o; dores, gritos horripilantes, tormento indizível. Medite: Como você se sentiria no Céu, vendo do lado de lá, ali bem pertinho, um seu querido neste estado? Afinal, o Céu e o inferno estão separados por uma “parede-de-meia”? Ora irmão, é inadimissível; é insuportável crer numa coisa dessa! Mas é o que se terá de admitir ao aceitar que esta parábola foi um conto real, uma doutrina de Yeshua.
Não terminemos aqui! Ainda deve nos impressionar o fato de que, ao se basear nessa parábola para afirmar que a alma é imortal, e se, de crente, vai para o Céu após a morte, volto a perguntar: Que almas eram essas? Sabe por quê?
• Tinham dedos (Luc. 16:24).
• Tinham línguas (Luc. 16:24).
• Tinham olhos (Luc. 16:23).
• Tinham sede (Luc. 16:24).
• Falavam e ouviam (Luc. 16:27-31).
Ora, se essas almas tinham dedos, é lógico que deveriam ter braços. Se tinham línguas, forçoso é crer que tinham boca, se possuíam olhos, era preciso terem rostos.
– Meu irmão, um rosto precisa de um pescoço, o pescoço precisa de um tronco, um tronco precisa de membros, braços, pernas, pés, etc. E, se falavam e ouviam, certamente tinham sentimento, e esse era traduzido pela sede, e tudo isso porque o cérebro funcionava.
Então, por favor, que “almas” eram essas que têm um corpo completo, com cabeça, tronco e membros? Ou não eram almas? E agora amado, para onde ir? Ressuscitaram antes da segunda vinda de Yeshua?
Bem, ainda assim, os que preconceituosamente crêem na imortalidade inerente da alma, e do galardão imediato após a morte, asseveram que essa parábola é uma doutrina porque as “almas” estavam conscientes através do diálogo que mantiveram. Mas, desculpe-me, isto é um equívoco, porque o diálogo havido não foi entre as “almas” que se imaginam, pois segundo a narrativa os personagens eram pessoas reais com corpo e tudo.
Quer ver algo mais estranho e inquietante? Releia a parábola e considere também que nela não aparecem o Senhor Yeshua, nem YHWH, nem anjos. Ora, que Céu é esse que não se encontra o Criador? Nem o Seu trono? Despido de toda a beleza de que é provido!!
Finalizando, para os que aceitam essa parábola literalmente e sobre ela fundamentam a doutrina mencionada, não poderão, então, fugir da aceitação de outras parábolas similares relatadas pela mesma Bíblia, no campo literal. Logo postarei sobre o verdaeiro sentido da parábola... .
http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag29.htm com edição.
É preciso ficar sacramentado, sem nenhuma sombra de dúvidas, que a narração é uma parábola: A parábola do Rico e Lázaro.
Por conseguinte, a doutrina do céu e inferno e do galardão após a morte, extraída, como fazem, dessa parábola, é acima de tudo inconveniente, pois sabido é, e aceito pelos mais eminentes exegetas, que não se pode firmar doutrina sobre parábolas, pois ela é uma ficção, uma alegoria, uma metáfora.
A parábola, pois, tem o objetivo de transmitir uma verdade; mas ela mesma não é esta verdade. Ouça o testemunho de Yeshua e do evangelista Mateus:
“Por isso lhes falo por parábolas; porque eles vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis mas não compreendereis. E vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido. E ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam os seus ouvidos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure.” – Mateus 13: 13-15. Yeshua com a parábola do rico e do lazaro não tinha como objetivo criar doutrinas, queria apenas explicar coisas práticas sobre como se proceder em vida. Quero propor a vc que se por algum motivo quiseres literalizar alguma parábola terá que fazer por completo, não podendo ter partes literais e partes espirituais, vejamos os pontos que ferem as Escrituras diante da literalização dessa parábola tornando ela uma doutrina:
Pois bem, façamos de conta que estes teólogos, pesquisadores e escritores estejam errados, e chegamos à incongruência de considerar essa parábola literalmente, como a aceitam muitos sinceros cristãos. Então vamos considerá-la assim, toda literalmente, certo? Coloquemos, portanto, em pauta, o Rico da parábola.
• Nem a Bíblia nem Yeshua disseram que o rico era mau. Dizem apenas que era rico. E ser Rico não é característica do desagrado de YHWH; pelo contrário, a riqueza do messiânico é sinal de bênçãos do Céu.
• Abraão foi chamado “amigo de Deus” e os cristãos sabem do cuidado do Senhor sobre ele e sua família, e, no entanto, lemos em Gênesis 13:2: “Era Abraão muito rico em gado, em prata e em ouro.”
• Jó, o habitante da terra de Uz, homem sincero, reto e temente a YHWH, foi tam-bém amado por Ele e lemos em seu livro, capítulo 1 versículos de 1 a 3: “...e era o seu gado 7.000 ovelhas, 3.000 camelos e 500 juntas de bois e 500 jumentas, era também muitíssima a gente a seu serviço, de maneira que este homem era maior que todos os do Oriente”. Aí está o homem mais rico do Oriente e também um grande amigo de YHWH, e por Ele lembrado e amado.
• Salomão, José de Arimatéia, Nicodemos, este, afirmam, era tão rico, que sua fortuna daria para sustentar a nação judaica por 10 anos, e no entanto não foi repelido por Yeshua; pelo contrário, o Mestre amou-o profundamente.
Então, caro irmão, depreendemos daí que não é nenhum pecado ser rico. E a Bíblia informa simplesmente, nesta parábola: “Havia um homem rico... e ele morreu...” (Luc. 16:22). E isso não é, nunca foi, jamais será pecado tão grave que o possa lançar ao inferno. Vê, se formos tratar esta parábola literalmente, pergunto: O que é errado? O que fez o Rico para se perder e ser lançado no inferno?
Não esqueça, Yeshua apresentou simplesmente um homem Rico. Não disse que ele era transgressor da Lei de YHWH, nem mau, nem avarento. Nem que tenha adquirido sua riqueza com fraude, injustiça ou roubo. Apenas um homem rico. Coloquemos em pauta, agora, o mendigo Lázaro.
• Nem a Bíblia, nem Yeshua, mencionam que ele tenha sido um crente bom e fiel, e muito menos cumpridor da Lei de YHWH. Diz, simplesmente: Era um mendigo.
• Ouça irmão, e não se escandalize: Mendicância é prova do desfavor de YHWH (perdão Senhor!). Não precisa desencostar-se da cadeira, nem engolir seco, estamos considerando literalmente a parábola, e é isso o que diz a Bíblia, e aqui está Davi para provar; diz ele: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão.” Sal. 37:25.
(Por conseguinte, literalmente falando, o nosso bom mendigo parabólico, coitado, não era justo, muito menos descendente de algum justo. Ademais, a Bíblia silencia quanto ao fato de que pelo menos ele tenha feito algo de bom, para merecer o Céu).
Por isso, irmão, aceitar essa parábola literalmente, como se quer admitir, forçoso será crer que o mendigo foi salvo pelos “méritos da pobreza”, o que contraria frontalmente o plano de salvação, pois é notório que o homem só será salvo mediante sua fé na aceitação de Yeshua C risto ( O Messias) como seu Salvador.
A Bíblia não ensina, em nenhum lugar, que por ser pobre ou ter sofrido muitas agruras, padecido muitas dores, alguém ganhe por isso o Céu por recompensa. Tal não é bíblico! O que as Escrituras mencionam a respeito é que os pobres sempre teremos conosco (Mat. 26:11), e que temos o dever de ampará-los, mas também eles deverão fazer sua decisão ao lado de C risto ( O Messias), se é que desejam habitar com YHWH um dia.
Literalmente falando, a benemerência deste Rico parabólico assumiu proporções maiores, porque Lázaro não era um mendigo somente, era um farrapo de gente, com o corpo todo carcomido por uma doença terrível, possivelmente a lepra.
Sabe você como era que um leproso deveria andar quando não estava enclausurado? Sua obrigação, por Lei, era passar ao largo e gritar: “Sou leproso”, “estou imundo”, “afastem-se”. (Lev. 13:44-46). Isto quando não eram apedrejados. Coitados! Pobres criaturas!
Agora meu irmão, imagine o seguinte:
– Você acorda de manhã, e junto com seus filhos se prepara para sair, quando, ao abrir o portão, depara com esse pobre “trapo” de gente, caindo aos pedaços, e os seus cães lambendo aquelas feridas em carne viva, devorada pela lepra. Diga sinceramente, qual seria sua reação? Daria a ele comida, mesmo sendo migalhas (migalhas de rico é fartura) de sua mesa ou chamaria a Polícia ou a Saúde Pública?
– Sim, qual seria sua atitude ao encontrar, na porta de sua casa um leproso, em avançado grau de enfermidade?
Sua reação, meu amado, é uma incógnita, mas a do Rico da parábola, não. Permitiu-lhe comer migalhas e não o expulsou de sua porta; e, do relato, imaginamos haver durado dias essa beneficência. Portanto, esse Rico parabólico não é um homem mau, mas bom, de coração inclinado a apiedar-se dos desvalidos da sorte, não acha?
Agora lhe pergunto sinceramente: Considerando as virtudes de ambos, (certamente baseando-se no literal, que é o que estamos fazendo com toda a parábola), quem merece a salvação? Sim, argumentando literalmente, se Lázaro por ser mendigo foi para o Céu, o Rico não pode deixar de ir também, porque não é pecado ser rico, e, esse da parábola, demonstrou genuína humanidade, não expulsou o mendigo de sua porta, não chamou a Polícia nem a Saúde Pública, e ainda permitiu-lhe alimentar-se do pão de sua mesa.
Isto bastaria para derrubar a tese de que essa parábola tem que ser aceita literalmente para fundamentar a doutrina de céu e inferno e do galardão imediato após a morte; mas, não paremos aqui.
Continuemos considerando-a literalmente, e segure-se firme, para que a terra não fuja de debaixo dos seus pés, porque diz o relato fictício que Lázaro morreu, e foi para o “seio de Abraão”. Lucas 16:23.
Então, ensina esta parábola, se tomada ao pé da letra (literalmente), que o homem, sendo pobre, mendigo, desvalido, ao morrer, tem como prêmio, ou recompensa, o Céu (seio de Abraão). Então, façamos as seguintes perguntas:
• Você não acha que o seio de Abraão seja muito pequeno, porque no máximo este patriarca devia ter de altura, 2,30 m?
• E os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão, para que seio foram?
• Caberá no seio de Abraão todos os pobres do mundo quando morrerem, pois é sabido que a maior parte da população mundial, que já se aproxima dos 5 bilhões, são pobres?
• Bem, se apenas por ser mendigo alguém tem direito ao Céu, o crente então jamais poderá ficar fora dele, e que seio é esse para caber tanta gente? Abel, que viveu antes de Abraão, para que seio foi?
• Agora, pasme irmão. Para onde fugir, diante desta pergunta: E Abraão, chamado o amigo de YHWH, homem justo e bom, o pai da fé, morreu, e para onde foi? Para o seu próprio seio?
Percebeu?
Como se pode notar, uma parábola jamais poderá ser interpretada literalmente, porque, se assim for, teremos de admitir que Abraão tem um seio descomunal para acolher tanta gente. Os que aceitam essa parábola literalmente, terão de crer nesse absurdo, ou então aceitá-la no que lhes satisfaz, o que é uma grande desonestidade para com a Palavra de YHWH.
Pois bem, continuemos considerando a parábola literalmente, e como tal, em seguida, temos na narrativa de Yeshua que admitir seja a fronteira entre o Céu e o inferno tão próxima uma da outra que permite conversação, diálogo entre as pessoas que gozam as delícias do paraíso com as do suplício eterno.
Se a parábola ensina assim (como querem os imortalistas), que os eleitos de YHWH personificados pelo mendigo conversam com os ímpios no inferno, personificados pelo Rico; imaginemos por exemplo, que você, irmão, esteja no Céu, gozando a bem-aventurança, contemplando a face gloriosa do Salvador, usufruindo da calmaria celestial, passeando por entre aquele belo jardim, sentindo o frescor e perfume das flores, quando, de repente, você ouve gemidos, e estes aumentam gradativamente. Então, você contempla seu parente no inferno, o fogo inclemente devorando-o; dores, gritos horripilantes, tormento indizível. Medite: Como você se sentiria no Céu, vendo do lado de lá, ali bem pertinho, um seu querido neste estado? Afinal, o Céu e o inferno estão separados por uma “parede-de-meia”? Ora irmão, é inadimissível; é insuportável crer numa coisa dessa! Mas é o que se terá de admitir ao aceitar que esta parábola foi um conto real, uma doutrina de Yeshua.
Não terminemos aqui! Ainda deve nos impressionar o fato de que, ao se basear nessa parábola para afirmar que a alma é imortal, e se, de crente, vai para o Céu após a morte, volto a perguntar: Que almas eram essas? Sabe por quê?
• Tinham dedos (Luc. 16:24).
• Tinham línguas (Luc. 16:24).
• Tinham olhos (Luc. 16:23).
• Tinham sede (Luc. 16:24).
• Falavam e ouviam (Luc. 16:27-31).
Ora, se essas almas tinham dedos, é lógico que deveriam ter braços. Se tinham línguas, forçoso é crer que tinham boca, se possuíam olhos, era preciso terem rostos.
– Meu irmão, um rosto precisa de um pescoço, o pescoço precisa de um tronco, um tronco precisa de membros, braços, pernas, pés, etc. E, se falavam e ouviam, certamente tinham sentimento, e esse era traduzido pela sede, e tudo isso porque o cérebro funcionava.
Então, por favor, que “almas” eram essas que têm um corpo completo, com cabeça, tronco e membros? Ou não eram almas? E agora amado, para onde ir? Ressuscitaram antes da segunda vinda de Yeshua?
Bem, ainda assim, os que preconceituosamente crêem na imortalidade inerente da alma, e do galardão imediato após a morte, asseveram que essa parábola é uma doutrina porque as “almas” estavam conscientes através do diálogo que mantiveram. Mas, desculpe-me, isto é um equívoco, porque o diálogo havido não foi entre as “almas” que se imaginam, pois segundo a narrativa os personagens eram pessoas reais com corpo e tudo.
Quer ver algo mais estranho e inquietante? Releia a parábola e considere também que nela não aparecem o Senhor Yeshua, nem YHWH, nem anjos. Ora, que Céu é esse que não se encontra o Criador? Nem o Seu trono? Despido de toda a beleza de que é provido!!
Finalizando, para os que aceitam essa parábola literalmente e sobre ela fundamentam a doutrina mencionada, não poderão, então, fugir da aceitação de outras parábolas similares relatadas pela mesma Bíblia, no campo literal. Logo postarei sobre o verdaeiro sentido da parábola... .
http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag29.htm com edição.
Última edição por Diego em Qua Mar 24, 2010 9:39 pm, editado 3 vez(es)
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite conforme combinado segue o real sentido da parábola, bem sei que alguns aqui não concordaram, mas não posso fazer nada. Se os maiores interessados (judeus), não creram quanto mais os que se fazem judeus.
Veja que nenhuma das quarenta e quatro parábolas proferidas por Jesus podem ser aceitas literalmente, porque parábola é uma ilustração para clarear o ensino.
Chegamos então à conclusão de que é um equívoco considerar parábolas pelo lado literal e aplicá-las para sedimentar doutrina bíblica. Fica, por conseguinte, claro, que Jesus não ensinou o que se prega hoje em dia, baseando-se nesta parábola.
Finalmente, afirmo, essa parábola não foi mencionada por Jesus como uma doutrina. Digo-lhe no Senhor. A única coisa de escatológica e doutrinária, em toda a narração, só é o verso 31, que é o final da estória e que trata da ressurreição, nada mais.
O que, afinal, desejava ensinar o Senhor? É o assunto que estudaremos a seguir, com toda a sinceridade de uma meiga criança.
Fizemos o estudo literal dessa parábola, apenas para demonstrar a que absurdos chegaríamos caso a aceitássemos como uma doutrina e não uma estória, ficção, como realmente é, uma vez que ela tem sido usada literalmente para abonar a doutrina da imortalidade da alma e do céu e inferno.
O Rico da parábola era uma “símile” dos judeus, a quem Deus fez os depositários dos oráculos divinos. Deveriam por isso ser a luz das nações. Os reis da terra deveriam caminhar vendo a glória de Deus sobre eles. Isaías 60:3.
O mendigo parabólico também era uma “símile” (analogia – semelhança) dos gentios, que eram, coitados, considerados como cães, imundos e indignos do favor do Céu, pelos judeus.
Destacamos ainda, as palavras do livro Parábolas de Jesus, págs. 267/268, este outro pensamento:
“O Senhor fizera dos judeus depositários da verdade sagrada. Nomeou-os mordomos de Sua graça. Deu-lhes todas as vantagens temporais e espirituais, encarregou-os de partilhar estas bênçãos. Uma instrução especial fora-lhes dada concernente ao tratamento de irmãos empobrecidos, dos estrangeiros dentro de suas portas e dos pobres entre estes. Não deveriam procurar ganhar tudo para o proveito próprio, antes deveriam lembrar-se dos necessitados e repartir com eles. E Deus prometeu abençoá-los de acordo com as obras de amor e misericórdia. Como o rico, porém, não estendiam a mão auxiliadora para aliviar as necessidades temporais e espirituais da humanidade sofredora. (Permitia-lhe comer das migalhas. Mas ele poderia fazer muito por ele e não o fez). Cheios de orgulho, consideravam-se o povo escolhido e favorecido de Deus; contudo não serviam nem adoravam a Deus. Depositavam confiança na circunstância de serem filhos de Abraão. ‘Somos descendência de Abraão’ (João 8:33), diziam, com altivez. Ao chegar a crise, foi revelado que se tinham divorciado de Deus, e confiado em Abraão como se fosse Deus.” –Assim que, foram os judeus comparados ao homem Rico da parábola, porque tinham as riquezas do evangelho; no entanto, não cumpriram a vontade de Deus a seu respeito, que era de ser a luz dos gentios. Os judeus apenas pegavam carona na fé de Abraão, onde deveriam eles mesmos devotarem sua fé. No campo religioso, os pobres gentios pegavam mesmo, apenas as migalhas.
No pátio do Templo de Jerusalém havia uma linha demarcatória que, se os gentios dali passassem, eram mortos no ato, isso porque eram considerados indignos de cultuar a Jeová neste santuário. .
Entretanto, encontramos nas Escrituras belos exemplos de verdadeira fé entre os gentios, como é o caso do centurião romano de Cafarnaum pedindo a Jesus que curasse seu criado, conforme se lê em Mateus 8:5-13. Nesta experiência o centurião expressou exatamente o que os judeus pensavam dos gentios:
“No sou digno de que entreis em minha casa...” (verso 8).
No entanto, o centurião demonstrou grande fé quando disse: “Diga somente uma palavra e meu criado sarará...” (verso 8). Jesus curou o servo daquele gentio e publicamente elogiou sua fé com estas palavras: “...Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé...” (verso 10), assegurando que muitos gentios assentar-se-ão à mesa com Abraão (Veja Gálatas 3:27-29; Romanos 10:12). Anote agora, este outro belo exemplo de sublime e sincera fé:
“E, partindo Jesus dali, foi para as bandas de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada. Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos, chegando ao pé dEle, rogaram-lhe dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E Ele respondendo disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-O dizendo: Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé: Seja isto feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” – Mateus 15: 21-28.
Jesus não possuía o preconceito dos judeus com relação aos gentios. Ele apenas procedeu assim para que fosse revelada, publicamente, a fé daquela mulher gentílica, naquEle que veio para o Seu próprio povo, e este não O aceitou.
Aqui estão, amados, dois exemplos de grande fé, revelada por aqueles que eram literalmente considerados como “cães”, indignos dos favores e bênçãos divinos, por serem gentios. No entanto, mereceu do Mestre elogios tais, por uma fé que não havia encontrado em Seu próprio povo.
Por favor, observe a preferência de Jesus pelos FILHOS. Quem são eles?
Mateus 10:5-6
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Eram, portanto, os filhos, a casa de Israel, nação judaica, aquele povo tão amado por Deus, nação diferenciada entre todas com bênçãos inefáveis; e agora, para sedimentar, provar o cuidado, amor, preferência de Deus por ela, o próprio Jesus vem, e envia discípulos a lhes pregar as boas-novas do Reino.
Por conseguinte, queria Jesus ensinar, na parábola do Rico e Lázaro, que os judeus (Rico) banqueteavam-se na mesa da verdade, enquanto os gentios (Lázaro), coitados, eram os cachorrinhos que procuravam a todo custo apanhar migalhas do evangelho. E parabéns para eles, passaram das migalhas para as gemas puras e cristalinas do santo evangelho do Senhor.
Os ricos vestiam-se de linho branco. O branco significa paz, pureza, e era isso que Deus lhes desejava, caso ouvissem, e fossem fiéis ao legado divino. Os gentios eram o Lázaro tão repelente quanto o leproso. Eram os leprosos espirituais. Não tinham direito, como pensavam os judeus, às bênçãos e favores de Deus. Mas, irmão, a mesa da verdade, da qual se orgulhavam os judeus, tornou-se em laço para eles.
Romanos 11:9
“E Davi diz: Torne-se-lhes sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição.”
E, na verdade, esse foi o quinhão de um povo recalcitrante, endurecido por tanta desobediência e rebelião. Embora representassem a preferência nacional de Deus, os judeus rejeitaram e mataram o Senhor do evangelho, por isso foram “quebrados” e outros “galhos” foram “enxertados” na Oliveira – nós, os gentios – representados na parábola, por Lázaro, o mendigo. Romanos 11:17-21.
A maior prova de que o Rico (nação judaica) recebeu “seus bens em sua vida”, como informa a parábola, foi o fato de ter sido chamada para ser o sacerdócio real de Deus na Terra, nação santa, peculiar. Sobre ela dispensou o Senhor, por séculos, bênçãos sem medidas, deu-lhes uma terra onde mana leite e mel e por fim deu-lhes o próprio Messias. E qual foi a reação do Rico (judeus)?: “...Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam...” João 1:11.
Os judeus, portanto, rejeitaram o Messias (o Rico morre). Esta rejeição consolidou-se com o apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir (Atos 7:54-60), quando então os filhinhos ou o Rico da parábola, perderam definitivamente a preferência divina, bem como o direito à salvação como um povo, embora individualmente tenham direito a ela.
Após o apedrejamento de Estêvão, ocorreu uma grande perseguição aos cristãos (Atos 8:1). Esta perseguição, conquanto não pareça, constituiu-se em uma milagrosa operação celestial, pois o evangelho foi anunciado poderosamente aos gentios (Lázaro), para que eles também participassem do banquete da salvação. Agora, não comeriam mais migalhas da mesa de seu Senhor, mas fariam parte inconteste da mesa da verdade. Veja que maravilhoso:
“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas visto como a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te puz para luz dos gentios, para que sejas de salvação até os confins da Terra. E os gentios ouvindo isso, alegraram-se, e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.” Atos 13: 46-49.
“Ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a Palavra de Deus.” Atos 11:1.
Perceba o quadro atual:
O RICO EM TORMENTO
(judeus)
Perderam a hegemonia nacional, conforme a Parábola. Perderam o privilégio de ser o povo escolhido de Deus (Deut. 7:6). Perderam o majetoso templo, a nação, e dispersos foram por todo o mundo. Muito embora Deus os ame a todos, e, individualmente tenham direito à salvação, desde que aceitem a Jesus Cristo como Salvador pessoal.
LÁZARO CONSOLADO
no seio de Abraão
(gentios)
Possuem a verdade, exercem fé, crêem, vivem e pregam o evangelho, esperam a volta de Jesus e transformaram-se na geração eleita de Deus, ouça: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquEle que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; vós que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia, mas agora alcan-çastes misericórdia.” I. Pedro 2:9-10.
ABRAÃO
Entrou nessa parábola, porque é considerado o pai da fé, segundo a Bíblia. E todos os que se salvarem, o serão pela fé em Cristo, e nunca por obras ou méritos próprios; e serão chamados filhos de Abraão pela fé. Gálatas 3: 9.
O SEIO DE ABRAÃO
Quer dizer, simplesmente: Privilégios e favores. Ó gentios! Como Deus nos ama!
Para finalizar, tenhamos em mente este pensamento:
“Na parábola do Rico e Lázaro, Cristo mostra que nesta vida os homens decidem seu destino eterno. Durante o tempo da Graça de Deus, esta é oferecida a toda alma. Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades na satisfação própria, segregam-se da vida eterna. Não lhes será concedida nova oportunidade. Por sua própria escolha cavaram entre eles e Deus um abismo intransponível.” – Paráb. de Jesus, pág. 260.
Meus queridos irmãos, está claro que, nesta parábola, Jesus continua apresentando a lição iniciada com a parábola do mordomo infiel de Lucas 16:1-12, e a tônica de Seu ensino é que o “destino eterno” de uma pessoa é determinado pelo uso que ela faz das oportunidades que se apresentam HOJE.
Assim, pois, sem sombras de dúvidas, a parábola do Rico e Lázaro foi apresentada por Jesus para esclarecer definitivamente que o destino do homem – rico ou pobre é decidido aqui nesta vida, “pelo uso feito dos privilégios e oportunidades” conferidos por Deus.
Leia, como complemento: Mateus 16:27; 25:31-41. I Coríntios 15:51-55. I Tessalonicenses 4:16-17. Apocalipse 22:12, etc.
Tenho ânsias de explodir em brados de aleluias ao Senhor, pois que Ele é bom, e nos dá sabedoria para andarmos
http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag29.htm com ediçãoVeja que nenhuma das quarenta e quatro parábolas proferidas por Jesus podem ser aceitas literalmente, porque parábola é uma ilustração para clarear o ensino.
Chegamos então à conclusão de que é um equívoco considerar parábolas pelo lado literal e aplicá-las para sedimentar doutrina bíblica. Fica, por conseguinte, claro, que Jesus não ensinou o que se prega hoje em dia, baseando-se nesta parábola.
Finalmente, afirmo, essa parábola não foi mencionada por Jesus como uma doutrina. Digo-lhe no Senhor. A única coisa de escatológica e doutrinária, em toda a narração, só é o verso 31, que é o final da estória e que trata da ressurreição, nada mais.
O que, afinal, desejava ensinar o Senhor? É o assunto que estudaremos a seguir, com toda a sinceridade de uma meiga criança.
Fizemos o estudo literal dessa parábola, apenas para demonstrar a que absurdos chegaríamos caso a aceitássemos como uma doutrina e não uma estória, ficção, como realmente é, uma vez que ela tem sido usada literalmente para abonar a doutrina da imortalidade da alma e do céu e inferno.
O Rico da parábola era uma “símile” dos judeus, a quem Deus fez os depositários dos oráculos divinos. Deveriam por isso ser a luz das nações. Os reis da terra deveriam caminhar vendo a glória de Deus sobre eles. Isaías 60:3.
O mendigo parabólico também era uma “símile” (analogia – semelhança) dos gentios, que eram, coitados, considerados como cães, imundos e indignos do favor do Céu, pelos judeus.
Destacamos ainda, as palavras do livro Parábolas de Jesus, págs. 267/268, este outro pensamento:
“O Senhor fizera dos judeus depositários da verdade sagrada. Nomeou-os mordomos de Sua graça. Deu-lhes todas as vantagens temporais e espirituais, encarregou-os de partilhar estas bênçãos. Uma instrução especial fora-lhes dada concernente ao tratamento de irmãos empobrecidos, dos estrangeiros dentro de suas portas e dos pobres entre estes. Não deveriam procurar ganhar tudo para o proveito próprio, antes deveriam lembrar-se dos necessitados e repartir com eles. E Deus prometeu abençoá-los de acordo com as obras de amor e misericórdia. Como o rico, porém, não estendiam a mão auxiliadora para aliviar as necessidades temporais e espirituais da humanidade sofredora. (Permitia-lhe comer das migalhas. Mas ele poderia fazer muito por ele e não o fez). Cheios de orgulho, consideravam-se o povo escolhido e favorecido de Deus; contudo não serviam nem adoravam a Deus. Depositavam confiança na circunstância de serem filhos de Abraão. ‘Somos descendência de Abraão’ (João 8:33), diziam, com altivez. Ao chegar a crise, foi revelado que se tinham divorciado de Deus, e confiado em Abraão como se fosse Deus.” –Assim que, foram os judeus comparados ao homem Rico da parábola, porque tinham as riquezas do evangelho; no entanto, não cumpriram a vontade de Deus a seu respeito, que era de ser a luz dos gentios. Os judeus apenas pegavam carona na fé de Abraão, onde deveriam eles mesmos devotarem sua fé. No campo religioso, os pobres gentios pegavam mesmo, apenas as migalhas.
No pátio do Templo de Jerusalém havia uma linha demarcatória que, se os gentios dali passassem, eram mortos no ato, isso porque eram considerados indignos de cultuar a Jeová neste santuário. .
Entretanto, encontramos nas Escrituras belos exemplos de verdadeira fé entre os gentios, como é o caso do centurião romano de Cafarnaum pedindo a Jesus que curasse seu criado, conforme se lê em Mateus 8:5-13. Nesta experiência o centurião expressou exatamente o que os judeus pensavam dos gentios:
“No sou digno de que entreis em minha casa...” (verso 8).
No entanto, o centurião demonstrou grande fé quando disse: “Diga somente uma palavra e meu criado sarará...” (verso 8). Jesus curou o servo daquele gentio e publicamente elogiou sua fé com estas palavras: “...Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé...” (verso 10), assegurando que muitos gentios assentar-se-ão à mesa com Abraão (Veja Gálatas 3:27-29; Romanos 10:12). Anote agora, este outro belo exemplo de sublime e sincera fé:
“E, partindo Jesus dali, foi para as bandas de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada. Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos, chegando ao pé dEle, rogaram-lhe dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E Ele respondendo disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-O dizendo: Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé: Seja isto feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” – Mateus 15: 21-28.
Jesus não possuía o preconceito dos judeus com relação aos gentios. Ele apenas procedeu assim para que fosse revelada, publicamente, a fé daquela mulher gentílica, naquEle que veio para o Seu próprio povo, e este não O aceitou.
Aqui estão, amados, dois exemplos de grande fé, revelada por aqueles que eram literalmente considerados como “cães”, indignos dos favores e bênçãos divinos, por serem gentios. No entanto, mereceu do Mestre elogios tais, por uma fé que não havia encontrado em Seu próprio povo.
Por favor, observe a preferência de Jesus pelos FILHOS. Quem são eles?
Mateus 10:5-6
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Eram, portanto, os filhos, a casa de Israel, nação judaica, aquele povo tão amado por Deus, nação diferenciada entre todas com bênçãos inefáveis; e agora, para sedimentar, provar o cuidado, amor, preferência de Deus por ela, o próprio Jesus vem, e envia discípulos a lhes pregar as boas-novas do Reino.
Por conseguinte, queria Jesus ensinar, na parábola do Rico e Lázaro, que os judeus (Rico) banqueteavam-se na mesa da verdade, enquanto os gentios (Lázaro), coitados, eram os cachorrinhos que procuravam a todo custo apanhar migalhas do evangelho. E parabéns para eles, passaram das migalhas para as gemas puras e cristalinas do santo evangelho do Senhor.
Os ricos vestiam-se de linho branco. O branco significa paz, pureza, e era isso que Deus lhes desejava, caso ouvissem, e fossem fiéis ao legado divino. Os gentios eram o Lázaro tão repelente quanto o leproso. Eram os leprosos espirituais. Não tinham direito, como pensavam os judeus, às bênçãos e favores de Deus. Mas, irmão, a mesa da verdade, da qual se orgulhavam os judeus, tornou-se em laço para eles.
Romanos 11:9
“E Davi diz: Torne-se-lhes sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição.”
E, na verdade, esse foi o quinhão de um povo recalcitrante, endurecido por tanta desobediência e rebelião. Embora representassem a preferência nacional de Deus, os judeus rejeitaram e mataram o Senhor do evangelho, por isso foram “quebrados” e outros “galhos” foram “enxertados” na Oliveira – nós, os gentios – representados na parábola, por Lázaro, o mendigo. Romanos 11:17-21.
A maior prova de que o Rico (nação judaica) recebeu “seus bens em sua vida”, como informa a parábola, foi o fato de ter sido chamada para ser o sacerdócio real de Deus na Terra, nação santa, peculiar. Sobre ela dispensou o Senhor, por séculos, bênçãos sem medidas, deu-lhes uma terra onde mana leite e mel e por fim deu-lhes o próprio Messias. E qual foi a reação do Rico (judeus)?: “...Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam...” João 1:11.
Os judeus, portanto, rejeitaram o Messias (o Rico morre). Esta rejeição consolidou-se com o apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir (Atos 7:54-60), quando então os filhinhos ou o Rico da parábola, perderam definitivamente a preferência divina, bem como o direito à salvação como um povo, embora individualmente tenham direito a ela.
Após o apedrejamento de Estêvão, ocorreu uma grande perseguição aos cristãos (Atos 8:1). Esta perseguição, conquanto não pareça, constituiu-se em uma milagrosa operação celestial, pois o evangelho foi anunciado poderosamente aos gentios (Lázaro), para que eles também participassem do banquete da salvação. Agora, não comeriam mais migalhas da mesa de seu Senhor, mas fariam parte inconteste da mesa da verdade. Veja que maravilhoso:
“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas visto como a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te puz para luz dos gentios, para que sejas de salvação até os confins da Terra. E os gentios ouvindo isso, alegraram-se, e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.” Atos 13: 46-49.
“Ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a Palavra de Deus.” Atos 11:1.
Perceba o quadro atual:
O RICO EM TORMENTO
(judeus)
Perderam a hegemonia nacional, conforme a Parábola. Perderam o privilégio de ser o povo escolhido de Deus (Deut. 7:6). Perderam o majetoso templo, a nação, e dispersos foram por todo o mundo. Muito embora Deus os ame a todos, e, individualmente tenham direito à salvação, desde que aceitem a Jesus Cristo como Salvador pessoal.
LÁZARO CONSOLADO
no seio de Abraão
(gentios)
Possuem a verdade, exercem fé, crêem, vivem e pregam o evangelho, esperam a volta de Jesus e transformaram-se na geração eleita de Deus, ouça: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquEle que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; vós que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia, mas agora alcan-çastes misericórdia.” I. Pedro 2:9-10.
ABRAÃO
Entrou nessa parábola, porque é considerado o pai da fé, segundo a Bíblia. E todos os que se salvarem, o serão pela fé em Cristo, e nunca por obras ou méritos próprios; e serão chamados filhos de Abraão pela fé. Gálatas 3: 9.
O SEIO DE ABRAÃO
Quer dizer, simplesmente: Privilégios e favores. Ó gentios! Como Deus nos ama!
Para finalizar, tenhamos em mente este pensamento:
“Na parábola do Rico e Lázaro, Cristo mostra que nesta vida os homens decidem seu destino eterno. Durante o tempo da Graça de Deus, esta é oferecida a toda alma. Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades na satisfação própria, segregam-se da vida eterna. Não lhes será concedida nova oportunidade. Por sua própria escolha cavaram entre eles e Deus um abismo intransponível.” – Paráb. de Jesus, pág. 260.
Meus queridos irmãos, está claro que, nesta parábola, Jesus continua apresentando a lição iniciada com a parábola do mordomo infiel de Lucas 16:1-12, e a tônica de Seu ensino é que o “destino eterno” de uma pessoa é determinado pelo uso que ela faz das oportunidades que se apresentam HOJE.
Assim, pois, sem sombras de dúvidas, a parábola do Rico e Lázaro foi apresentada por Jesus para esclarecer definitivamente que o destino do homem – rico ou pobre é decidido aqui nesta vida, “pelo uso feito dos privilégios e oportunidades” conferidos por Deus.
Leia, como complemento: Mateus 16:27; 25:31-41. I Coríntios 15:51-55. I Tessalonicenses 4:16-17. Apocalipse 22:12, etc.
Tenho ânsias de explodir em brados de aleluias ao Senhor, pois que Ele é bom, e nos dá sabedoria para andarmos
Última edição por Diego em Sex Set 25, 2009 6:22 pm, editado 1 vez(es)
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Não tinha visto por esse lado
vou tomar mais cuidado
nas minhas interpretações
foi muito boa esta explicação
pois aprendamos e prosigamos emaprender
Não tinha visto por esse lado
vou tomar mais cuidado
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foi muito boa esta explicação
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Leite de Oliveira- Membro
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite de Oliveira escreveu: Diego
Não tinha visto por esse lado
vou tomar mais cuidado
nas minhas interpretações
foi muito boa esta explicação
pois aprendamos e prosigamos emaprender
Fico feliz em ajudar, foi pra isso que Elohim me ungiu (Is 61:1) ... YHVH te abenções.. se prescisar de qualquer outra coisa é só me adicionar no MSN ou postar aqui terei um imenso prazer em responder se o Ruach Elohim já tiver me ensinado .. jdautopecas@hotmail.com. Contra a Palavra de Yeshua não há argumento, a parábola nunca poderia contrariar 54 passagens que atestam que os mortos estão inativos..(Jó 14:10-12; Sl 6:4-5; Ec 9:5, 10; Jo 5:28 e 29; 11:1-44; I Co 15:16-18; I Ts 4:13-15 entre outras...
Quem é o homem?
Prezados amigos, shalom!
Existem alguns detalhes que precisam ser melhores esclarecidos, a saber:
Quando dormimos estamos de fato inconsciente?
Enquanto dormimos estamos livres de sentimentos?
Quando dormimos estamos de fato mortos?
Quem proporciona os sentimentos ao corpo?
Onde está escrito que o corpo é a alma?
Onde está escrito que a vida depende do corpo físico?
Onde está escrito que o espirito e a alma nessecitam do corpo físico para poderem existir?
Onde está escrito que o espirito (fôlego da vida) e a alma (sentimento) voltam ao pó juntamente com o corpo físico?
Noé pregou para toda humanidade durante a construção da Arca? Qual era a pregação de Noé?
Para saber se os estudos do irmão Diego estão verdadeiramente em concordância com as Escrituras, ele deverá incluir estes questionamentos em suas palavras sem contradizê-las.
Creio que este tópico não atingirá um objetivo satisfatório caso não saibamos quem realmente somos nós.
Existem alguns detalhes que precisam ser melhores esclarecidos, a saber:
Quando dormimos estamos de fato inconsciente?
Enquanto dormimos estamos livres de sentimentos?
Quando dormimos estamos de fato mortos?
Quem proporciona os sentimentos ao corpo?
Onde está escrito que o corpo é a alma?
Onde está escrito que a vida depende do corpo físico?
Onde está escrito que o espirito e a alma nessecitam do corpo físico para poderem existir?
Onde está escrito que o espirito (fôlego da vida) e a alma (sentimento) voltam ao pó juntamente com o corpo físico?
Noé pregou para toda humanidade durante a construção da Arca? Qual era a pregação de Noé?
Para saber se os estudos do irmão Diego estão verdadeiramente em concordância com as Escrituras, ele deverá incluir estes questionamentos em suas palavras sem contradizê-las.
Creio que este tópico não atingirá um objetivo satisfatório caso não saibamos quem realmente somos nós.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:Xan escreveu:
As Escrituras dizem que satanás será atormentado para todo o sempre (Apocalipse 20:10).
Se será assim , satanás atormentado por toda a eternidade, todos os ìmpios tabm seriam , pois o local final para ambos será o mesmo(Ap 20:10 . Ap 20:14-15 Ap 21:8),
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Mas as Escituras são claras ... Lago de fago = segunda morte... shalom!
Segunda morte para os "mortos" que irão ressuscitar / reaparecer e comparecer no tribunal de YHWH, porém Satanás não morreu e nem ressuscitará, a não ser que você me mostre isso nas Escrituras, pois eu desconheço tal texto.
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