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Inferno de fogo ou Morte eterna?
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Darley Avshalom
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Torah Web :: Escrituras :: Escatologia
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Seol, hades e tártaro...
Referindo-se ao lugar aonde vão os humanos quando morrem, a Bíblia usa a palavra “Seol” nas Escrituras Hebraicas e “Hades” nas Escrituras Gregas. Que estas palavras significam a mesma coisa pode ser visto pelo exame do Salmo 16:10 e de Atos 2:31,. Note que Atos 2:31 usa Hades ao citar o Salmo 16:10, onde ocorre Seol. Alguns afirmam que o Hades é um lugar de tormento eterno. Mas deverá notar que Jesus Cristo esteve no Hades.
Tártaro, esta palavra ocorre uma só vez nas Escrituras inspiradas, em 2 Pedro 2:4. O apóstolo escreve: “Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento.” A expressão “lançando-os no Tártaro” é uma tradução do verbo grego tar•ta•ró•o, que inclui em si mesmo a palavra “Tártaro”.
Há um texto paralelo em Judas 6: “E os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.” Mostrando quando foi que tais anjos “abandonaram a sua própria moradia correta”, Pedro menciona os “espíritos em prisão, os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca”. (1Pe 3:19, 20) Isto liga diretamente o assunto ao relato em Gênesis 6:1-4 a respeito dos “filhos do verdadeiro Deus” que abandonaram a sua morada celestial para coabitar com mulheres em tempos pré-diluvianos e produziram filhos por meio delas, sendo tais descendentes chamados de nefilins.
À base destes textos, é evidente que Tártaro é uma condição em vez de um lugar específico, uma vez que Pedro, por um lado, fala desses espíritos desobedientes como estando em “covas de profunda escuridão”, ao passo que Paulo os menciona como estando nos “lugares celestiais”, a partir de onde eles exercem um domínio de escuridão, como forças espirituais iníquas. (2Pe 2:4; Ef 6:10-12) A densa escuridão, similarmente, não é uma falta literal de luz, mas resulta de serem cortados da iluminação proveniente de Deus, como renegados e expulsos de Sua família, tendo apenas uma perspectiva tenebrosa quanto ao seu destino eterno.
O Tártaro não é, pois, a mesma coisa que o termo hebraico Seol, ou o grego Hades, os quais se referem à sepultura terrestre comum de toda a humanidade. Isto se torna evidente do fato de que, ao passo que o apóstolo Pedro mostra que Jesus Cristo pregou a estes “espíritos em prisão”, ele também indica que Jesus o fez, não durante os três dias em que se achava sepultado no Hades (Seol), mas depois de ser ressuscitado do Hades. — 1Pe 3:18-20.
“Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.” — The Encyclopedia Americana (New York; 1942), Vol. 14, p. 81.
“HADES . . . Corresponde a ‘Seol’ no A. T. [Antigo Testamento]. Na V. A. [Versão Autorizada (Rei Jaime), em inglês] do A. T. [Antigo Testamento] e no N. T. [Novo Testamento] foi vertido de modo infeliz por ‘Inferno’.” — An Expositora Dictionary of New Testament Words (London; 1962), W. E. Vine, Vol. II, p. 187.
Atos 2;27,31 ap 20:14 sl 16:8-11
Hades (sepultura) é a morada dos mortos, mas estes estão lá ‘inconscientes’. Jamais a Bíblia apóia a idéia de que os mortos estão conscientes (cf. Salmo 6:5; 13:3; 115:17; Eclesiastes 3:19-20; 9:5-6 e 10; Isaías 38:18-19; I Tessalonicenses 4:13-13, etc).
Tártaro, esta palavra ocorre uma só vez nas Escrituras inspiradas, em 2 Pedro 2:4. O apóstolo escreve: “Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento.” A expressão “lançando-os no Tártaro” é uma tradução do verbo grego tar•ta•ró•o, que inclui em si mesmo a palavra “Tártaro”.
Há um texto paralelo em Judas 6: “E os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.” Mostrando quando foi que tais anjos “abandonaram a sua própria moradia correta”, Pedro menciona os “espíritos em prisão, os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca”. (1Pe 3:19, 20) Isto liga diretamente o assunto ao relato em Gênesis 6:1-4 a respeito dos “filhos do verdadeiro Deus” que abandonaram a sua morada celestial para coabitar com mulheres em tempos pré-diluvianos e produziram filhos por meio delas, sendo tais descendentes chamados de nefilins.
À base destes textos, é evidente que Tártaro é uma condição em vez de um lugar específico, uma vez que Pedro, por um lado, fala desses espíritos desobedientes como estando em “covas de profunda escuridão”, ao passo que Paulo os menciona como estando nos “lugares celestiais”, a partir de onde eles exercem um domínio de escuridão, como forças espirituais iníquas. (2Pe 2:4; Ef 6:10-12) A densa escuridão, similarmente, não é uma falta literal de luz, mas resulta de serem cortados da iluminação proveniente de Deus, como renegados e expulsos de Sua família, tendo apenas uma perspectiva tenebrosa quanto ao seu destino eterno.
O Tártaro não é, pois, a mesma coisa que o termo hebraico Seol, ou o grego Hades, os quais se referem à sepultura terrestre comum de toda a humanidade. Isto se torna evidente do fato de que, ao passo que o apóstolo Pedro mostra que Jesus Cristo pregou a estes “espíritos em prisão”, ele também indica que Jesus o fez, não durante os três dias em que se achava sepultado no Hades (Seol), mas depois de ser ressuscitado do Hades. — 1Pe 3:18-20.
“Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.” — The Encyclopedia Americana (New York; 1942), Vol. 14, p. 81.
“HADES . . . Corresponde a ‘Seol’ no A. T. [Antigo Testamento]. Na V. A. [Versão Autorizada (Rei Jaime), em inglês] do A. T. [Antigo Testamento] e no N. T. [Novo Testamento] foi vertido de modo infeliz por ‘Inferno’.” — An Expositora Dictionary of New Testament Words (London; 1962), W. E. Vine, Vol. II, p. 187.
Atos 2;27,31 ap 20:14 sl 16:8-11
Hades (sepultura) é a morada dos mortos, mas estes estão lá ‘inconscientes’. Jamais a Bíblia apóia a idéia de que os mortos estão conscientes (cf. Salmo 6:5; 13:3; 115:17; Eclesiastes 3:19-20; 9:5-6 e 10; Isaías 38:18-19; I Tessalonicenses 4:13-13, etc).
Prisca- Desativado
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Inferno de fogo ou Morte eterna?
Existem duas correntes de pensamento aos que creem que Deus irá punir os ímpios: Uma que esses passaram a eternidade em um inferno sofrendo a outra corrente de pensamento acredita que Deus simplesmente porá fim a vida dos ímpios.. em qual delas vc se enquadra? ...
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Eu não me enquadro em nenhuma delas porquê...
Assim como existe o paraíso, local onde encontram-se os salvos crentes fiéis, que estão CONSCIÊNTES, também existe o inferno que é outro local para onde vão os "crentes" infiéis e os ímpios, e que também encontram-se consciêntes.
Quanto ao inferno, lemos em Apocalipse que ele e a morte serão destruídos quando lançados no lago de fogo, que será a segunda morte para os réus do juízo final. com exeção do diabo e seus anjos. (ver Apocalipse capítulos 19 e 20)
Conclusão
O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis, porém este local será destruído juntamente com a morte que serão lançados no lago do fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, que são seres incorruptiveis e que soferão eternamente neste lago de fogo eterno, e não no inferno, enquanto que os infiéis e impios sofrerão a destruição, que é a segunda morte, pois não receberam a incorruptibilidade corpórea que os salvos receberão no encontro com Yeshua quando ele vier nas nuvens.
Eu não me enquadro em nenhuma delas porquê...
Assim como existe o paraíso, local onde encontram-se os salvos crentes fiéis, que estão CONSCIÊNTES, também existe o inferno que é outro local para onde vão os "crentes" infiéis e os ímpios, e que também encontram-se consciêntes.
Quanto ao inferno, lemos em Apocalipse que ele e a morte serão destruídos quando lançados no lago de fogo, que será a segunda morte para os réus do juízo final. com exeção do diabo e seus anjos. (ver Apocalipse capítulos 19 e 20)
Conclusão
O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis, porém este local será destruído juntamente com a morte que serão lançados no lago do fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, que são seres incorruptiveis e que soferão eternamente neste lago de fogo eterno, e não no inferno, enquanto que os infiéis e impios sofrerão a destruição, que é a segunda morte, pois não receberam a incorruptibilidade corpórea que os salvos receberão no encontro com Yeshua quando ele vier nas nuvens.
Obs.: De ante mão advirto que toda a teoria adventista relacionada a inconsciência do indivíduo após a morte está equivocada, pois todos os versiculos que utilizam descrevem a morte física do homem, porém diante do contexto bíblico geral vemos que o espírito dos homens continuam conscientes, mas sem permissão para contactar com os vivos, fator que descarta a doutrina espírita.
Até +
Até +
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Paz querido xan..
Por hora não quero ainda expôr o meu entendimento sobre esse assunto , primeiro quero captar todas as informações possiveis, portanto ficou algumas duvidas que precisam ser ilucidadas.
Na realidade Xan vc misturou as duas rsrsrs.
Bem surge várias dúvidas nesse ponto , vou colocalas assim que possivel responda...
Os mortos estão consciêntes? A Biblia apoia isso?
O contexto Geral da Biblia apoia isso? qual sentido desse sofrimento? Onde é esse local?
Por hora não quero ainda expôr o meu entendimento sobre esse assunto , primeiro quero captar todas as informações possiveis, portanto ficou algumas duvidas que precisam ser ilucidadas.
Eu não me enquadro em nenhuma delas porquê...
Na realidade Xan vc misturou as duas rsrsrs.
Xan disse: Assim como existe o paraíso, local onde encontram-se os salvos crentes fiéis, que estão CONSCIÊNTES, também existe o inferno que é outro local para onde vão os "crentes" infiéis e os ímpios, e que também encontram-se consciêntes.
Bem surge várias dúvidas nesse ponto , vou colocalas assim que possivel responda...
Os mortos estão consciêntes? A Biblia apoia isso?
Xan disse: "O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis",
O contexto Geral da Biblia apoia isso? qual sentido desse sofrimento? Onde é esse local?
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Na realidade eu não misturei nada, apenas soube explicar os dois fatores sem contradizer as Escrituras no seu contexto bíblico geral.
Na realidade eu não misturei nada, apenas soube explicar os dois fatores sem contradizer as Escrituras no seu contexto bíblico geral.
Diego escreveu:Bem surge várias dúvidas nesse ponto , vou colocalas assim que possivel responda...
Os mortos estão consciêntes? A Biblia apoia isso?
Vejamo o que a Bíblia diz:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. (Mateus 22:32)
Ora, ele não é Deus de mortos, e, sim, de vivos. Errais muito. (Marcos 12:27)
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem. (Lucas 20:38)
Então lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. ... Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui. Se queres, façamos aqui três abrigos - um para ti, um para Moisés e um para Elias. (Mateus 17: 3, 4)
Obs.: Não teria nexo os discipulos fazerem três cabanas, sendo que duas eram para dois individuos fantasmagórico.
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. (Mateus 22:32)
Ora, ele não é Deus de mortos, e, sim, de vivos. Errais muito. (Marcos 12:27)
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem. (Lucas 20:38)
Então lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. ... Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui. Se queres, façamos aqui três abrigos - um para ti, um para Moisés e um para Elias. (Mateus 17: 3, 4)
Obs.: Não teria nexo os discipulos fazerem três cabanas, sendo que duas eram para dois individuos fantasmagórico.
Diego escreveu:Xan disse: "O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis",
O contexto Geral da Biblia apoia isso? qual sentido desse sofrimento? Onde é esse local?
Podemos considerar a parábola do Rico e do Lázaro, sabendo que tanto o pobre quanto o rico podiam ser (ou não) simples personagens ilustrativos, porém Avraham não era uma figura ilustrativa e Yeshua estava se baseando em pontos reais para aplicar aquela parábola, lembrando-se que parábola é uma narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante.
alegoria = Modo indireto de representar uma coisa ou uma ideia sob a aparência de outra.
Explicando melhor:
Eu posso propor uma parábola utilizando o Rio de Janeiro e São Paulo e incluir o presidente Lula e os companheiros Luizinho e Zézinho, ou seja, sabemos que as cidades realmente existem e tambem sabemos quem é o presidente Lula enquanto o Zézinho e Luizinho podem ser personagens ilustrativos, apesar de sabermos que existem muitas pessoas com nome de José e/ou Luiz.
O foco da parábola proposta por Yeshua estava nas questões referêntes ao amor às riquezas e o menosprezo aos necessitados e as consequencias futura que recairão sobre os fiéis e infiéis, independentemente da posição econômica de cada indivíduo.
A Biblia não explica com exatidão onde encontra-se o inferno, mas isso não serve como base para querer invalidar a existência dele, uma vez que muitos textos biblicos fazem menção a este local e sua destruição num tempo futuro.
Segundo o contexto encontrado em II Pedro capítulo 2, vemos que o inferno é um local especifico onde encontram-se os anjos (nem todos) caído que aguardam o juizo final e segundo o contexto biblico, dalí alguns destes anjos serão libertos par assolarem a terra (textos encontrados no Apocalipse) e o provável local onde satatás será preso durante o período milenar.
alegoria = Modo indireto de representar uma coisa ou uma ideia sob a aparência de outra.
Explicando melhor:
Eu posso propor uma parábola utilizando o Rio de Janeiro e São Paulo e incluir o presidente Lula e os companheiros Luizinho e Zézinho, ou seja, sabemos que as cidades realmente existem e tambem sabemos quem é o presidente Lula enquanto o Zézinho e Luizinho podem ser personagens ilustrativos, apesar de sabermos que existem muitas pessoas com nome de José e/ou Luiz.
O foco da parábola proposta por Yeshua estava nas questões referêntes ao amor às riquezas e o menosprezo aos necessitados e as consequencias futura que recairão sobre os fiéis e infiéis, independentemente da posição econômica de cada indivíduo.
A Biblia não explica com exatidão onde encontra-se o inferno, mas isso não serve como base para querer invalidar a existência dele, uma vez que muitos textos biblicos fazem menção a este local e sua destruição num tempo futuro.
Segundo o contexto encontrado em II Pedro capítulo 2, vemos que o inferno é um local especifico onde encontram-se os anjos (nem todos) caído que aguardam o juizo final e segundo o contexto biblico, dalí alguns destes anjos serão libertos par assolarem a terra (textos encontrados no Apocalipse) e o provável local onde satatás será preso durante o período milenar.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xan disse: "Vejamo o que a Bíblia diz:Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. (Mateus 22:32)Ora, ele não é Deus de mortos, e, sim, de vivos. Errais muito. (Marcos 12:27)Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem. (Lucas 20:38)"
Querido esses textos estão no mesmo contexto de
II Reis 5:7A
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar,
Para Deus não existe morte, todos estão na sua memoria , Deus tem poder para traze-los a vida sempre que quiser. Esses textos não mostram a vida fora do corpo, pois a vida só é completa enquanto o espirito está no corpo (Gen 2:7).
Recitou Xan "Então lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. ... Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui. Se queres, façamos aqui três abrigos - um para ti, um para Moisés e um para Elias. (Mateus 17: 3, 4) Obs.: Não teria nexo os discipulos fazerem três cabanas, sendo que duas eram para dois individuos fantasmagórico."
Evidente que não teria nexo, Xan temos que analisar o contexto das Escrituras.. Veja vc, que em Apocalipse João teve uma visão do futuro , e viu anjos, teria sentido ele criar cabanas para os anjos? R. teria se no caso não fosse uma visão.. A transfiguração de Jesus foi um abortivo para demonstrar o poder de Deus e a face do Cristo antes e pos humanização , a visão que Jesus mostrava aos dicipulos não tinha proposito de mostrar que os Profetas estavam em algum lugar com vida, mas simplesmente mostrar que Deus tem total poder sobre vivos e mortos (vers 9) , podendo Ele fazer o que bem entende com tais.Em Lucas 9:33 fica claro o temor dos dicipulos , e a Biblia deixa claro que eles naõ sabiam nem o que estavam dizendo de tão perplexo que estavam.
Xan disse a respeito do inferno: "Podemos considerar a parábola do Rico e do Lázaro, sabendo que tanto o pobre quanto o rico podiam ser (ou não) simples personagens ilustrativos, porém Avraham não era uma figura ilustrativa e Yeshua estava se baseando em pontos reais para aplicar aquela parábola, lembrando-se que parábola é uma narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante."
Como vc mesmo disse, parabolas são alegorias portanto não podemos nos basear dela para afirmar nada sobre o inferno, até porque essa suposta relação que se faz com o inferno e paraíso é um texto isolado dentro do contexto geral, pois a realidade do texto é demonstrar preceitos morais. O fato de Jesus usar personagem de Abraão era pelo simples fato de os Judeus terem intimo amor pela vida que Abraão desfrutou em Deus, Jesus usou de forma prática para explicar uma coisa tbm prática , mas como vc mesmo disse lazaro e o rico eram simples personagens assim como o paraíso e o inferno.
Xan disse: "A Biblia não explica com exatidão onde encontra-se o inferno, mas isso não serve como base para querer invalidar a existência dele, uma vez que muitos textos biblicos fazem menção a este local e sua destruição num tempo futuro."
Se formos analisar sobre o inferno no que tange a interpretações simplista que os tradutores fizeram , realmente nos perderemos , porém se corrermos atrás e nos aprofundarmos certamente acharemos essas respostas.
“Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.” — The Encyclopedia Americana (New York; 1942), Vol. 14, p. 81.
Vc pode conferir o que estou dizendo aqui https://torahweb.forumbrasil.net/escatologia-f16/seol-hades-e-tartaro-t205.htm
Se vc ler o texto referido pelo endereço acima vc irá pecerber que esse “inferno” de II Pedro é a condição dos anjos caidos e não um lugar, a palavra original é tartaro e não seol ou hades.Xan disse: “Segundo o contexto encontrado em II Pedro capítulo 2, vemos que o inferno é um local especifico onde encontram-se os anjos (nem todos) caído que aguardam o juizo final e segundo o contexto biblico, dalí alguns destes anjos serão libertos par assolarem a terra (textos encontrados no Apocalipse) e o provável local onde satatás será preso durante o período milenar.”
Mas vc tocou em sofrimento por parte dos impios, fora da parabola onde mais encontramos esse entendimento? Porque um Deus que detesta a morte do impio, um Deus de amor requer sofrimento das pessoas que Ele mesmo criou? Qual o sentido desse sofrimento? Vc disse tbm que os Justos estão num paraiso, revele isso através das Escrituras... Logo postarei o que julgo ser a verdade implicita da Bíblia.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:
Querido esses textos estão no mesmo contexto de
II Reis 5:7A
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar,
Para Deus não existe morte, todos estão na sua memoria , Deus tem poder para traze-los a vida sempre que quiser. Esses textos não mostram a vida fora do corpo, pois a vida só é completa enquanto o espirito está no corpo (Gen 2:7).
!
Você me apresenta metade de um versiculo faltando a pontuação e quer dizer que os textos apresentados nos evangelhos estão no contexto do "meio versiculo"?!?!?! Que versão é essa que você está usando?
O texto original não está escrito desta forma apresentada por você, vejamos como está escrito:
Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus?
Posso matar e vivificar?
Se voce fizer questão eu postarei os textos em hebraico de II Reis 5:7.
Os textos escritos em Mateus não dizem que os mortos estão na memória de YHWH, inclusive temos o fato de Moisés e Elias se apresentarem vivinhos da silva, porem não mais dependendo de um corpo imortal.
Diego escreveu:
Evidente que não teria nexo, Xan temos que analisar o contexto das Escrituras.. Veja vc, que em Apocalipse João teve uma visão do futuro , e viu anjos, teria sentido ele criar cabanas para os anjos? R. teria se no caso não fosse uma visão.. A transfiguração de Jesus foi um abortivo para demonstrar o poder de Deus e a face do Cristo antes e pos humanização , a visão que Jesus mostrava aos dicipulos não tinha proposito de mostrar que os Profetas estavam em algum lugar com vida, mas simplesmente mostrar que Deus tem total poder sobre vivos e mortos (vers 9) , podendo Ele fazer o que bem entende com tais.Em Lucas 9:33 fica claro o temor dos dicipulos , e a Biblia deixa claro que eles naõ sabiam nem o que estavam dizendo de tão perplexo que estavam.
O que tem a ver uma coisa com a outra? Não confunda os textos biblicos!
A visão apocaliptica de João não tem nada a ver com aquele momento exclusivo da transfiguração, que estava relacionado a outras questões.
Lucas 9:33 não diz que eles estavam perplexos, mas que não sabiam que diziam, apenas, e entende-se que isso se dá ao fato de que não teria nexo contruir três cabanas sendo que Moisés e Elias não são mais dependentes da vida material.
Diego escreveu:
Como vc mesmo disse, parabolas são alegorias portanto não podemos nos basear dela para afirmar nada sobre o inferno, até porque essa suposta relação que se faz com o inferno e paraíso é um texto isolado dentro do contexto geral, pois a realidade do texto é demonstrar preceitos morais. O fato de Jesus usar personagem de Abraão era pelo simples fato de os Judeus terem intimo amor pela vida que Abraão desfrutou em Deus, Jesus usou de forma prática para explicar uma coisa tbm prática , mas como vc mesmo disse lazaro e o rico eram simples personagens assim como o paraíso e o inferno.
Então concluimos que o inferno não existe e automaticamente Yeshua e todos os textos relacionados a destruição deste local estão equivocados.
Teologos 1 X 0 Yeshua e biblia.
Se formos analisar sobre o inferno no que tange a interpretações simplista que os tradutores fizeram , realmente nos perderemos , porém se corrermos atrás e nos aprofundarmos certamente acharemos essas respostas.
“Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.” — The Encyclopedia Americana (New York; 1942), Vol. 14, p. 81.
Se recorrer as interpretaçoes teologicas resolvem alguma coisa, entao recorrerei as interpretacóes judaicas baseadas no cabala que estão muuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiito mais adiantadas do que qualquer interpretaçao cristã.
Diego escreveu:
Se vc ler o texto referido pelo endereço acima vc irá pecerber que esse “inferno” de II Pedro é a condição dos anjos caidos e não um lugar, a palavra original é tartaro e não seol ou hades.
Eu não me fundamento em teologia cristã até porque não tem como se basear em doutrinas que dependem de outras que já foi comprovado estarem erradas.
Diego escreveu:Mas vc tocou em sofrimento por parte dos impios, fora da parabola onde mais encontramos esse entendimento?
Mateus 8:12 - Não é parábola.
Mateus 13: 41-43 - Antes de querer invalidar esta parabola, esteje ciente de que se os fatores relacionados ao inferno sao alegóricos, tambem serão os referentes ao reino de YHWH.
Diego escreveu:Porque um Deus que detesta a morte do impio, um Deus de amor requer sofrimento das pessoas que Ele mesmo criou? Qual o sentido desse sofrimento? Vc disse tbm que os Justos estão num paraiso, revele isso através das Escrituras... Logo postarei o que julgo ser a verdade implicita da Bíblia.
Se essa é a logica, entao me explique o holocausto e as perseguiçoes relacionadas aos fieis da igreja primitiva.
A cerca do paraiso temos a parabola ensinada por Yeshua, mas voce ja demonstrou, segundo a sabedoria dos teologos cristãos, que ela não faz o menor sentido e que Yeshua estava falando abobrinhas, então.....
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xan disse:Conclusão
O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis, porém este local será destruído juntamente com a morte que serão lançados no lago do fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, que são seres incorruptiveis e que soferão eternamente neste lago de fogo eterno, e não no inferno, enquanto que os infiéis e impios sofrerão a destruição, que é a segunda morte, pois não receberam a incorruptibilidade corpórea que os salvos receberão no encontro com Yeshua quando ele vier nas nuvens.
Ainda não consegui entender o porque desse sofrimento, Xam... me explique um pouco melhor.
Não consigo ver um Deus que cria todas as coisas para Seu louvor, castigando, açoitando trazendo sofrimentos para as pessoas.. isso seria uma ideía de um deus sádico e não o YHVH ... Veja Xam mesmo em carater humanos esse tipo de punição seria arbitrária.. vc deve conhecer um pouco de lei... Se um criminoso pratica um crime ele deve receber a punição devida ou seja cumprir a pena prevista na leí e logo que cumprida estará livre e exime de qualquer culpa. Dentro desse contexto se Deus punir uma pessoa com sofrimento , esse sofrimento deveria ter algum sentido, no minimo uma absovição ao final... mas cara Deus trazer sofrimento as pessoas não condiz com a verdade biblica. As Escrituras são claras : O salário do pecado é a MORTE, e não castigo... Como Já dito por mim, Jesus na parabola tratava de ensinar de como se viver a vida de modo digno e não da situação dos mortos... pois a Bíblia é clara os mortos só ressuscitaram no ultimo dia!! shalom
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:Xan disse:Conclusão
O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis, porém este local será destruído juntamente com a morte que serão lançados no lago do fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, que são seres incorruptiveis e que soferão eternamente neste lago de fogo eterno, e não no inferno, enquanto que os infiéis e impios sofrerão a destruição, que é a segunda morte, pois não receberam a incorruptibilidade corpórea que os salvos receberão no encontro com Yeshua quando ele vier nas nuvens.
Ainda não consegui entender o porque desse sofrimento, Xan... me explique um pouco melhor.
Não consigo ver um Deus que cria todas as coisas para Seu louvor, castigando, açoitando trazendo sofrimentos para as pessoas.. isso seria uma ideía de um deus sádico e não o YHVH ... Veja Xan mesmo em carater humanos esse tipo de punição seria arbitrária.. vc deve conhecer um pouco de lei... Se um criminoso pratica um crime ele deve receber a punição devida ou seja cumprir a pena prevista na leí e logo que cumprida estará livre e exime de qualquer culpa. Dentro desse contexto se Deus punir uma pessoa com sofrimento , esse sofrimento deveria ter algum sentido, no minimo uma absovição ao final... mas cara Deus trazer sofrimento as pessoas não condiz com a verdade biblica. As Escrituras são claras : O salário do pecado é a MORTE, e não castigo... Como Já dito por mim, Jesus na parabola tratava de ensinar de como se viver a vida de modo digno e não da situação dos mortos... pois a Bíblia é clara os mortos só ressuscitaram no ultimo dia!! shalom
Diegão!
Existem alguns fatos que precisam serem adicionados em seus principios, ou seja:
A palavra ressureição tambem significa ressurgimento, e isso é um fator não explanado na teologia, ou seja, quando lê-se ressureição deve-se entender que os mortos irão ressurgir, reaparecer, e não voltar do pó, afinal de contas os salvos não precisarão ressucitar num corpo fisico corruptivel para logo em seguida (fração de segundos) receber um corpo glorificado e incorruptivel.
Yeshua ressurgiu, reapareceu, ressucitou dentre os mortos já com um corpo incorruptivel, caso oposto o de Lázaro que voltou do pó em seu estado corruptivel e depois voltou a morrer, logo, a ressureição será um fator diferente do imaginado por muitos.
Quanto aos juizos de YHWH, é preciso saber que Ele é amor, MAS TAMBEM FOGO CONSUMIDOR, (Hebreus 12: 29) assunto extinto nas pregações da atualidade.
Por incrivel que pareça eu já lí topicos em outros foruns onde pessoas questionavam o amor de YHWH em relação aos juizos que serão aplicados a satanás e seus comparsas.
Os homens não serão lançados no inferno por culpa de YHWH, mas sim por causa de seus próprios caminhos, porque escolheram seguir para lá com as proprias pernas, isso chama-se lei da ação e reação, ou seja, YHWH não criou o inferno para mandar os homens para lá, porém os homens impios, profanos, transgressores serão destinados a tal lugar por causa das consequencias de seus atos, unicamente.
Tentei explicar de uma forma logica e resumida, se houver mais questionamentos estarei aqui prontamente para analisá-los.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xan disse:Conclusão
O inferno é um local de sofrimento temporário para os infiéis, porém este local será destruído juntamente com a morte que serão lançados no lago do fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, que são seres incorruptiveis e que soferão eternamente neste lago de fogo eterno, e não no inferno, enquanto que os infiéis e impios sofrerão a destruição, que é a segunda morte, pois não receberam a incorruptibilidade corpórea que os salvos receberão no encontro com Yeshua quando ele vier nas nuvens.
Mano tu roda roda e fica no mesmo lugar
Ainda não consegui entender o porque desse sofrimento, Xan... me explique um pouco melhor.
Não consigo ver um Deus que cria todas as coisas para Seu louvor, castigando, açoitando trazendo sofrimentos para as pessoas.. isso seria uma ideía de um deus sádico e não o YHVH ... Veja Xan mesmo em carater humanos esse tipo de punição seria arbitrária.. vc deve conhecer um pouco de lei... Se um criminoso pratica um crime ele deve receber a punição devida ou seja cumprir a pena prevista na leí e logo que cumprida estará livre e exime de qualquer culpa. Dentro desse contexto se Deus punir uma pessoa com sofrimento , esse sofrimento deveria ter algum sentido, no minimo uma absovição ao final... mas cara Deus trazer sofrimento as pessoas não condiz com a verdade biblica. As Escrituras são claras : O salário do pecado é a MORTE, e não castigo... Como Já dito por mim, Jesus na parabola tratava de ensinar de como se viver a vida de modo digno e não da situação dos mortos... pois a Bíblia é clara os mortos só ressuscitaram no ultimo dia!!
POrque DEus criou sofrimento para suas criaturas? qual o sentido disso?Deus irá castigar um pouquinho e depois matar???? shalom
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
achy (irmão) Diego
Satanás e seus anjos também são criaturas feita por D-us e a Biblia revela que todos que não andam segundo a vontade do Altíssmo, são filhos do diabo porque fazem a vontade dele que é contra os principios de HaShem.
Satanás e seus anjos também são criaturas feita por D-us e a Biblia revela que todos que não andam segundo a vontade do Altíssmo, são filhos do diabo porque fazem a vontade dele que é contra os principios de HaShem.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Admin escreveu: achy (irmão) Diego
Satanás e seus anjos também são criaturas feita por D-us e a Biblia revela que todos que não andam segundo a vontade do Altíssmo, são filhos do diabo porque fazem a vontade dele que é contra os principios de HaShem.
Adim
Concordo plenamente com suas palavras, e assim como satanás os impíos receberam de Deus o mesmo julgamento. O que vc falou só me dá mais certeza que o julgamento dos anjos e dos humanos serão os mesmos, porque apesar de serem de espécies diferentes comentem as mesmas infrações e como a Justiça de YHVH é imutavél devem todos receber a mesma punição. E as Escrituras são claras " O SÁLARIO DO PECADO É A MORTE", e diga-se de passagem a segunda morte relatada em AP 20:14
continua a pergunta para os que creem em tormento espiritual após a morte, e diga-se de passagem que é uma criação da ICAR (católica).
POrque DEus criou sofrimento para suas criaturas? qual o sentido disso?Deus irá castigar um pouquinho e depois matar????
Aconselho um estudo sobre a traduções da palavra "inferno" para os originais que são geena, sheol, tartaro e hades... facilmente se perceberá que todas foram traduzidas erroneamente pra "inferno" quando o sentido original delas não se tratava da mesma coisa e nem do mesmo lugar.... https://torahweb.forumbrasil.net/escatologia-f16/seol-hades-e-tartaro-t205.htm
.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Em primeiro lugar devemos ter em mente que Yeshua pregava aos judeus segundo a propria visão judaica, apenas divergia quando tal visão se colocava contra os principios do Eterno demonstrado no Tanach, Escrituras originais utilizada tanto por Yeshua quanto por seus discipulos e apostolos.
Muito bem, quando um judeu lê a palavra "SHEOL" nas escrituras, que Yeshua tambem utilizava, temos o mesmo entendimento expressado pela palavra INFERNO, ou seja, a palavra Inferno tem o mesmo significado que "sheol", isto quer dizer que interpretaçoes segundo o grego ou latim, ou qualquer outro idioma não podem contradizer o significado da palavra 'SHEOL' entendida pelo judaismo e utilizada nos exemplos de YESHUA dentro do mesmo significado, afinal de contas Yeshua era mestre e rabino no judaísmo e isso encontramos descritos e confirmado nas escrituras da "nova aliança".
O significado da palavra Sheol vai muito além de sepultura, pois em hebraico a palavra sepultura se resume apenas em Kêver (קבר).
A palavra latina correspondente a Sheol é inférnus (às vezes ínférus) e a palavra correspondente em grego é Hades.
Esta palavra significa "o que jaz por baixo; a região inferior", e se aplica bem ao domínio da sepultura e muito além.
As escrituras dizem que o sheol é a parte mais baixa do abismo, como podemos ver em : (Isaías 14:15) – E, contudo levado serás ao Sheol, ao mais profundo do abismo.
אַךְ אֶל-שְׁאוֹל תּוּרָד, אֶל-יַרְכְּתֵי-בוֹר
A sabedoria de D-us é também comparada em profundidade com o "sheol".
(Jó11:8) - Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu
fazer? É mais profunda do que o Sheol, que poderás tu saber?
עֲמֻקָּה מִשְּׁאוֹל, מַה-תֵּדָע.
A sabedoria de D-us é comparada a extremos. Jó a compara às alturas dos céus e a grande profundidade do Sheol.
Jonas no ventre do grande peixe, Jonas 2:1-2.
Sendo assim, o Sheol é tratado como sendo um lugar muito profundo e não pode ser entendido simplesmente como uma sepultura.
Uma melhor tradução seria "mundo dos mortos" ou "profundezas", todavia, ainda assim não definiria o que é o ‘sheol’, como eu disse, é um mundo em questão
A Bíblia apresenta também a possibilidade de regressar do Sheol, (em grego Hades e em latim Inférnus) conforme Jó 14:13, Atos 2:31 e Apocalipse 20:13. Mostra também que aqueles que estão no Sheol, (Hades, inférnus) incluem não só os que serviram a D-us, mas também os que não O serviram. (Gênesis 37:35; Salmo 55:15)
Portanto, a Bíblia ensina que haverá "uma ressurreição tanto de justos como de injustos", conforme expresso em Atos 24:15 [Nota nesse caso, a mesma coisa que "seio de Avraham", conforme a parábola de Yeshua HaMashiach nos Bessorim/Evangelhos Sinopticos]
Hades (do grego Αιδη, que significa “invisível”), segundo a mitologia grega, é o deus do mundo dos mortos e das riquezas dos mortos.
Geh Hinnóm - Geena: Geena é a transliteração comum para o português do termo de origem grega “géenna”.
Por sua vez, géenna origina-se do termo hebraico Geh Hinnóm, que significa literalmente “Vale de Hinom”, e que veio a tornar-se um depósito fora de Jerusalém onde o lixo era incinerado, ou seja, Geena não passava de um imenso lixão e não um lugar ardente onde as almas iriam parar; em Mateus 5:22,29 infere que o fogo da geena é o lugar para aqueles que estão impuros.
Também o Vale de Hinom possuía uma elevação denominada Tofete, (תופת) onde supostamente os Amonitas queimavam seus próprios filhos em honra ao deus Moloch. Levítico 20-2 e Crônicas 28:3
Tártaro:
palavra grega; “tártaro”, local profundo ou “mundo inferior” representa a mais inferior das instâncias do reino de Hades. O Tártaro é o abismo mais profundo e inexpugnável. A única menção de Tártaro na Bíblia situa-se no Novo Testamento (em grego) em 2° Pedro 2:4, Pedro fala da suposta rebelião dos anjos e o lugar para onde foram enviados.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego escreveu:Admin escreveu: achy (irmão) Diego
Satanás e seus anjos também são criaturas feita por D-us e a Biblia revela que todos que não andam segundo a vontade do Altíssmo, são filhos do diabo porque fazem a vontade dele que é contra os principios de HaShem.
Adim
Concordo plenamente com suas palavras, e assim como satanás os impíos receberam de Deus o mesmo julgamento. O que vc falou só me dá mais certeza que o julgamento dos anjos e dos humanos serão os mesmos, porque apesar de serem de espécies diferentes comentem as mesmas infrações e como a Justiça de YHVH é imutavél devem todos receber a mesma punição. E as Escrituras são claras " O SÁLARIO DO PECADO É A MORTE", e diga-se de passagem a segunda morte relatada em AP 20:14
Diego
A segunda morte relatada em Apocalipse é outro assunto, inclusive o próprio nome já diz segunda morte, isso quer dizer que a segunda morte ocorrerá depois do juizo final, e não antes dele.
Considerando que você está de acordo com o que relatei, então agora ficará fácil você entender o assunto de forma plena, pois os mesmos juizos destinados a sanatas e seus anjos são os mesmos que recaem sobre os seus seguidores, no caso dos humanos que optaram, por livre e espontânea vontade, estarem de acordo com os princípio satanicos, logo, basta você buscar em sua bíblia qual situação vivem estes demonios e onde foram lançados e de onde saem ou sairão no tempo determinado para cumprirem alguns factores específicos.
A segunda morte relatada em Apocalipse é outro assunto, inclusive o próprio nome já diz segunda morte, isso quer dizer que a segunda morte ocorrerá depois do juizo final, e não antes dele.
Considerando que você está de acordo com o que relatei, então agora ficará fácil você entender o assunto de forma plena, pois os mesmos juizos destinados a sanatas e seus anjos são os mesmos que recaem sobre os seus seguidores, no caso dos humanos que optaram, por livre e espontânea vontade, estarem de acordo com os princípio satanicos, logo, basta você buscar em sua bíblia qual situação vivem estes demonios e onde foram lançados e de onde saem ou sairão no tempo determinado para cumprirem alguns factores específicos.
Diego escreveu:Porque Deus criou sofrimento para suas criaturas? qual o sentido disso?Deus irá castigar um pouquinho e depois matar????
Existem diferenças entre ser uma simples criatura ou um filho de D-us.
Criatura todos somos, filhos de D-us, nem todos.
O castigo é a consequência da desobediência sem o devido arrependimento enquanto houve chance de assim o fazer. D-us arrumou todos os meios para reconciliar o homem a Ele, e aqui entra a graça, porém, se o homem rejeita esta reconciliação não existirá lógica e nem juistiça caso D-us aplique seus juizos apenas contra satanás e não a seus seguidores que o acompanham com o mesmo pecado de rebelião.
Considere Hebreus 10: 26 - 31.
Criatura todos somos, filhos de D-us, nem todos.
O castigo é a consequência da desobediência sem o devido arrependimento enquanto houve chance de assim o fazer. D-us arrumou todos os meios para reconciliar o homem a Ele, e aqui entra a graça, porém, se o homem rejeita esta reconciliação não existirá lógica e nem juistiça caso D-us aplique seus juizos apenas contra satanás e não a seus seguidores que o acompanham com o mesmo pecado de rebelião.
Considere Hebreus 10: 26 - 31.
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
A segunda morte relatada em Apocalipse é outro assunto, inclusive o próprio nome já diz segunda morte, isso quer dizer que a segunda morte ocorrerá depois do juizo final, e não antes dele.
Não é um outro assunto , é o mesmo, pois o tópico aqui é para saber qual será o futuro das pessoas que não dedicam suas vidas a YHVH. Vc tem razão a segunda morte se dará após o juizo final.
Veja que interessante o versiculo que nos explica sobre isso:
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Ap 20:12-15
Veja as Escrituras só retratam duas ressurreições uma para vida eterna e outra para morte eterna, essa que acabamos de ver é a ressurreição dos impios ou seja aquela que culminará com a extinção deles, o texto deixa clara várias coisas mas uma em especial quero que entendas, veja que o texto diz que o MAR, que o INFERNO e que a MORTE vão devolver os ímpios. (Pelo o que entendi do posicionamento do Xam é que ele acredita que todos os ímpios estão em um tipo de inferno sofrendo e pelo visto vc concorda com ele, mas o texto deixa claro que não é bem assim.) Veja João deixou claro que existem mortos no mar então mano chego a conclusão que nem todos os ímpios então no mesmo lugar, então crermos que o inferno é um lugar de tormento é crer também que nem todos os ímpios sofrerão o mesmo castigo. Isso seria uma incoerência da parte de Deus! Vc poderia dizer que o espírito dos ímpios é que estão no inferno, mas tbm seria um outro pensamento errado, pois veja: A ressurreição do homem será em semelhança a de Cristo corpórea, a Bíblia tbm deixa claro que fora do corpo não há vida (Gen 2:7). Tanto na ressurreição para vida como na ressurreição para morte serão corpórea. Veja raciocinando mais um pouco pelo que entendi que seja o vosso entendimento posso te mostrar mais uma incoerência da parte de Deus se for mesmo assim as coisas... Caim se até o final da sua vida não tiver se redimido diante de Deus estaria no inferno sofrendo a aproximadamete 6 mil anos e enquanto um ímpio que morreu hj estaria no inferno a pouquissimo tempo e se porventura Jesus voltasse hj esse ímpio que morreu hj sofreria bem menos que Caim, Seria isso justo?
Entendamos agora o que é primeira morte e segunda morte: Ao criar o homem YHVH fez menção que sua vontade seria que esse (homem) vivesse eternamente sobre a terra, contudo o homem abriu de mão desse privilegio, então os dias do homem sobre a terra foram reduzidos, essa foi a primeira morte, herdamos de Adão essa morte por sermos seus descendentes contudo Deus ama a humanidade e nos dá a condição de sermos redimidos das falhas de adão e das nossas próprias através de Jesus, mas isso não nos livra da herança de Adão, mas nos livra da morte eterna que é a segunda morte, que está guardada para os que menosprezam o sacrifício de Yeshua.Vejamos como as Escrituras nos revelam a condição dos que já passaram pela primeira morte:
Mostra-se que os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”, e que a morte é um estado de completa inatividade:
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem “coisa nenhuma”, nem tampouco terão eles recompensa, pois sua memória está entregue ao esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram: para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”(Ec 9:6)
Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos (Salmos 146:4)
Na morte não há menção de Deus, nem se dá louvor a ele:
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?(Sal 6:5)
Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.[size=12] (Is 38:18)
Fica claro então querido que Yeshua ao proferir a parábola retrava de coisas abstratas para revelar uma verdade real.
Tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Gregas, a morte é comparada ao sono, uma comparação apropriada não só por causa da condição inconsciente dos mortos, mas também por causa da esperança de se acordar por meio da ressurreição. (Sal 13:3; Jo 11:11-14) O ressuscitado Jesus é chamado de “as primícias dos que adormeceram na morte”. — 1Co 15:20, 21
Outro relato contundente que podemos usar para mostrar que Yeshua na parábola do rico e o mendigo, usou de um exemplo figurado, é a passagem que nos fala da morte de Lazáro (João 11). Lazaro era um grande amigo de Jesus, e amigos de Jesus entram para suas bodas. Usando vosso entendimento: ao morrer Lazaro imediatamente passaria para o seio de Abraão. Porém Jesus o ressuscita e nada é falado sobre tal assunto. Veja querido: se fosse eu no lugar de Lazáro teria ficado muito furioso, eu lá no bem e bom do seio de Abrão derrepente tem que voltar a vida medíocre aqui dessa terra, teria ficado muito zangado e com certeza perguntaria a Yeshua se ele não me amava, porque certamente preferiria ficar resguardado por Deus em um local melhor.Mas esse não é o caso, as Escrituras nos mostram fielmente que só haverá vida pós morte seguido da vinda de Yeshua, mostra tbm que os mortos aguardam a ressurreição tanto do corpo quanto do espírito.
“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito á morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu...” (João 11:11-14- grifo nosso)
Depois de ficar doente, Lázaro morreu. E o que Jesus disse a respeito da morte de Lázaro? Disse que ele estava dormindo! Não devemos duvidar do Senhor. Ele sabe melhor que nós qual é o estado do homem na morte. A Bíblia compara a morte a um sono em aproximadamente 53 lugares diferentes.
Deus, que não pode mentir (Tito 1:2;Números 23:19) nos promete que um dia irá ressuscitar todos os seus filhos. Esta é a solução de Deus para a morte. “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como orvalho de vida, e a terra dará á luz os seus mortos” (Isaías 26:19).
Em I Coríntios 15:51,52 e 54, o Espírito Santo continua: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos. Num momento, numa abrir e fechar d’olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós sermos transformados... e quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória...”
A ressurreição ocorrerá no último dia (João 6:40), quando Jesus voltar (l Tessalonicenses 4:13-18).
Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. (1 Tessa 4:13-18 RA)
O senhor Jesus diz : “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Portanto, o único meio, de acordo com o que Deus ensina, de termos vida “após a morte” é sermos ressuscitados. Se a pessoa ao morrer fosse para o céu ou para qualquer outro plano astral, que necessidade haveria de Jesus voltar e nos ressuscitar, se já estivéssemos no céu, paraíso ou qualquer outro lugar?
É clara as escrituras quando entendemos o sentido das palavras Hades, sheol, tartaro e geena e vemos claramente que foi muito mal interpreto para "inferno"
Continuo dizendo: o Salário do pecado é a Morte e não tormento, as escrituras não apoinham esse tormento , o castigo dos impios será a sua iliminação da terra!
Última edição por Diego em Qua Set 23, 2009 1:37 pm, editado 1 vez(es)
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xam escreveu:" Muito bem, quando um judeu lê a palavra "SHEOL" nas escrituras, que Yeshua tambem utilizava, temos o mesmo entendimento expressado pela palavra INFERNO, ou seja, a palavra Inferno tem o mesmo significado que "sheol", isto quer dizer que interpretaçoes segundo o grego ou latim, ou qualquer outro idioma não podem contradizer o significado da palavra 'SHEOL' entendida pelo judaismo e utilizada nos exemplos de YESHUA dentro do mesmo significado, afinal de contas Yeshua era mestre e rabino no judaísmo e isso encontramos descritos e confirmado nas escrituras da "nova aliança".
O significado da palavra Sheol vai muito além de sepultura, pois em hebraico a palavra sepultura se resume apenas em Kêver (קבר).
A palavra latina correspondente a Sheol é inférnus (às vezes ínférus) e a palavra correspondente em grego é Hades.
Esta palavra significa "o que jaz por baixo; a região inferior", e se aplica bem ao domínio da sepultura e muito além.
As escrituras dizem que o sheol é a parte mais baixa do abismo, como podemos ver em : (Isaías 14:15) – E, contudo levado serás ao Sheol, ao mais profundo do abismo.
Só vale lembrar que Jesus esteve no Hades por conta da sua morte, mas logo ressurgiu... Atos 2:31
Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Só para ter um esclarecimento
O que foi que Jesus quis dizer
quando disse
"não saira de lá, até que pague o ultimo ceitil"
pois esse versiculo é base de doutrina
da Igreja Catolica A.R para explicar o purgatório
Só para ter um esclarecimento
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quando disse
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Diego
Sei que o texto não é de facil interpretação
e que possue correntes
mas que vamos chegar junto com os amigos
a um termo satisfatório
Sei que o texto não é de facil interpretação
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Xan
Gostei muito da sua explicação
pois vi coisas que não tinha visto
Gostei muito da sua explicação
pois vi coisas que não tinha visto
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Uma das coisas foi a citação que o inferno seria jogado no
lago de fogo junto com a morte
lago de fogo junto com a morte
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Mas quero deixar a pergunta no ar
Jesus disse
que eles permaneceriam ali até pagar o último ceitil
dando origem a doutrina do purgatório
Jesus disse
que eles permaneceriam ali até pagar o último ceitil
dando origem a doutrina do purgatório
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Leite de Oliveira escreveu: Diego
Só para ter um esclarecimento
O que foi que Jesus quis dizer
quando disse
"não saira de lá, até que pague o ultimo ceitil"
pois esse versiculo é base de doutrina
da Igreja Catolica A.R para explicar o purgatório
Oliveira.
Esta questão, deste versículo de Luke 12 é realmente um ponto em que muitos estão a se levar com o intuito de validar o dogma católico. Mas, vejamos com mais detalhes esta midrash (conto, parábola).
Luke 12:58-59 Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te para te livrares desse adversário no caminho; para que não suceda que ele te arraste ao juiz, o juiz te entregue ao executor e o executor te recolha à prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo.
Bem, a questão aqui relacionada, tem a ver com coisas desta terra e sua justiça (tsedaqá), e não com questões 'celestiais'.A torah tem uma instrução a este respeito, e foi o que levou a Yeshua, ao final este longo discurso, a usar deste Mishpat(juízo). Vejamos na Torah, Sh'mot 22:9-12
Em todo negócio frauduloso, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de roupas, ou de qualquer coisa perdida, de que uma das partes diz: Esta é a coisa, a causa de ambas as partes se levará perante os juízes; aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo. Se alguém der ao seu próximo a guardar jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal qualquer, e este morrer, ou ficar aleijado, ou for afugentado, sem que ninguém o veja, então, haverá juramento de Adon-y entre ambos, de que não meteu a mão nos bens do seu próximo; o dono aceitará o juramento, e o outro não fará restituição. Porém, se, de fato, lhe for furtado, pagá-lo-á ao seu dono.
Todo inicio deste cap, se falará então em coisas de ressarcimento. Yeshua, falando em seu discurso está a relatar a Tsedaqá (Justiça): reconhecimento, perdão, escrúpulo, a Busca do reino de Elohim, e sua Justiça, dar esmolas, sensatez, fidelidade, enfim JUSTIÇA, sejais JUSTOS.
Ao encerrar, ele realmente fala de uma prisão material, terrena, UMA CADEIA, em termos simples, 'cana' mesmo."Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão...não sairás dali enquanto não pagares o último centavo" Teu adversário: seu próximo acordo...a fim de que ele te não arraste ao juiz:Se alguém der ao seu próximo a guardar jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal qualquer, e este morrer, ou ficar aleijado, ou for afugentado, sem que ninguém o veja, então, haverá juramento de Adon-y entre ambos, de que não meteu a mão nos bens do seu próximo; o dono aceitará o juramento, e o outro não fará restituição. ir ao juiz:Esta é a coisa, a causa de ambas as partes se levará perante os juízesa execusão da lei atravéz do executor:aquele a quem os juízes condenarem... Pagar até o último centavo:pagá-lo-á ao seu dono
Não há outra alternativa, se não houver acordo: o juiz decreta a sentença, que pelo executor o acusado deverá restituir, de acordo com seu crime (transgressão), tudo, até o ultimo centavo. Pq Zaqueu, quando recebe Yeshua, e escuta suas sentenças acerca da Torah, decide restituir ao que ele fraudou, e ainda até 4 vezes mais?Lk 19:8Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Ele, sendo Israelita conhecia a Torah, apesar de estar afastado, ele faz teshuvah, e se lembra desta ordenação:Sh'mot (Exodo)22:4 Se aquilo que roubou for achado vivo em seu poder, seja boi, jumento ou ovelha, pagará o dobro." Ele foi alem, como disse Yeshua: " quer que andes mil passos, vais dois mil..."
Então, Oliveira e demais amigos, todo contexto deste cap de Luke, Yeshua está a falar de uma vida justa, perante o Criador, Bendito seja Ele, perante si mesmo, e perante o próximo.
Entrar em acordo com o adversário, é com seu próximo que ele fala, e não do 'diabo', ser entregue ao juiz, é ser levado ao tribunal dos anciãos de Israel (não do Brasil, rsrs), e não ao inferno, ser entregue ao executor, é ter sua sentença na mão daquele que lhe cobrará sua dívida, e não 'ao porteiro do purgatório', ir à prisão é realmente estar 'atrás das grades', pelo fato de ser um devedor ao seu próximo, e não um 'local de purificação' num estado de morte física e pena espiritual. E pagar o último centavo, é quitar sua dívida com teu próximo, e não 'sair para o céu', ou seja lá onde for que imaginam.
Torah, amados. Esta tem de ser nossa meta, quando nos deparamos com textos, no mínimo duvidosos, ou 'dogmatizados'.
Bem, foi uma pausa no assunto do 'céu/inferno'. u'brachot!
Darley Avshalom- Desativado
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Re: Inferno de fogo ou Morte eterna?
Darley Avshalom
Bela explanação... na realidade não sei nem o que o leite de oliveira estava falando , nunca fiz nenhuma referência a essa midrash de luke 12.. acho que ele viajou na maionese, as muitas letras fizeram ele delirar... concordo fielmente com vossa interpretação .. e assim como a interpretação de luke 12 foi uma parabola para nos ilustrar a vida correta , assim tbm a do rico e do mendigo o foi!
Se começarmor a viajar na parabola poderiamos dizer que rico não vai se salvar, que todos os mendigos tem salvação garantida , enfim entramos no campo herético... mas quero desafiar quem cree em condenaçao com castigo, sofrimento, tormento:
Apontem pelo menos dois versiculos que indiquem essa "realidade"?(tormento)
Onde se encontra profecias a esse respeito?(tormento)
Onde que a leí mosaica apontou para isso?(tormento)
Porque castigar e depois matar?(tormento)
Porque Deus que ama as criaturas, quer ve-las sofrer?
Onde as Escrituras apontam Deus trazendo sofrimento as pessoas?(quer mortas, quer vivas)
Porque as Escrituras falam em ressurreição e não retratam uma vida pós morte antes a essa?
Porque as Escrituras considera a morte como um sono em mais de 50 passagens?
espero respostas...
Bela explanação... na realidade não sei nem o que o leite de oliveira estava falando , nunca fiz nenhuma referência a essa midrash de luke 12.. acho que ele viajou na maionese, as muitas letras fizeram ele delirar... concordo fielmente com vossa interpretação .. e assim como a interpretação de luke 12 foi uma parabola para nos ilustrar a vida correta , assim tbm a do rico e do mendigo o foi!
Se começarmor a viajar na parabola poderiamos dizer que rico não vai se salvar, que todos os mendigos tem salvação garantida , enfim entramos no campo herético... mas quero desafiar quem cree em condenaçao com castigo, sofrimento, tormento:
Apontem pelo menos dois versiculos que indiquem essa "realidade"?(tormento)
Onde se encontra profecias a esse respeito?(tormento)
Onde que a leí mosaica apontou para isso?(tormento)
Porque castigar e depois matar?(tormento)
Porque Deus que ama as criaturas, quer ve-las sofrer?
Onde as Escrituras apontam Deus trazendo sofrimento as pessoas?(quer mortas, quer vivas)
Porque as Escrituras falam em ressurreição e não retratam uma vida pós morte antes a essa?
Porque as Escrituras considera a morte como um sono em mais de 50 passagens?
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