Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?
+57
Willian07
Brunonoway
MichelSá
manooell
Lorscheid
Anapineiro
José Chaves
CarlosB
Edson Gomes
JoséEdson
Biogenesepasteur
marcelo fm
HeltonJSGouveia
yurih
malaquia1
Roniserra
mordechai haim
Cephey1
Shalom
Nanda20
Sharing
fabiana27
IvoRibeiro
tonycareca
ednawinter
peter cafe
sampaio
atessarotto almenara
Marcos Grano
Ronaldo
Deborah bat Eliyahu
Anselmo Goldman
rralpha
Darley Avshalom
RayKonnie
Yaakov
Romário N. Cardoso
Jefté
Camilo
Eldier Khristos
Lili
didasko
haShaliach
Alex_Maciel
Tatiana
irmão
vicente
Ton
Leite de Oliveira
Waldir
Diego Yo'ets
haTalmid
Admin
Eunice
Xan Berg
Prisca
Profeta
61 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 14 de 37
Página 14 de 37 • 1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 25 ... 37
Re: Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?
Jefté escreveu:Irmãos
O que acham desse verso:
"Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado." (Ex. 35:3)
Isso era a guarda do sábado dada no Sinai.
E por quê não era para acender fogo no sábado?
É tão simples né?! Bastava pegar um palito de fósforo e comprar um litro de alcool va vendinha do "Jefté", e pronto, estava tudo resolvido, ou seja, o fogo foi aceso sem nenhum trabalho.
Jefté escreveu:Quanto a colher espigas, era totalmente proibido.
Deuteôronomio 23:25 atesta seu desconhecimento biblico.
Jefté escreveu:Tanto que no sábado o maná não caia; aliás qual a diferença de apanhar o maná pelo apanhar de uma espiga??
Muita diferença, isto é, a espiga era permitida sem a utilização de ferramentas enquanto que o maná não se podia colher por não haver, mediante determinação de YHWH.
Jefté escreveu:E aos entendidos, eu pergunto:
Por que causa o maná não caia no dia de sábado??
Será que não era para que ninguém fosse apanhá-lo no sábado...?
Não caia por determinação de YHWH e o que passar disso é especulação que não se pode ser tomada como doutrina ou que venha contradizer outros textos biblico.
Jefté escreveu:Mas os apóstolos apanharam espigas... certamente é porque não era o maná, pois se fosse, não o encontrariam no sábado.
Porém, como são as espigas que os homens plantam, vão encontrá-las todos os dias.
hehehe... Os apóstolos colhiam espigas porquê era permitido, conforme Deut. 23:25, agora, quanto ao maná, você ja sabia a resposta e fez uma perguntinha insensata para tentar defender sua tese e contrariá-la ao mesmo tempo.
Jefté escreveu:Yeshua é o Senhor do sábado, por isso mesmo, Ele o cancelou, aliás, Ele nos fez sacerdotes todos, e estamos Naquele que é maior do que o Templo, por isso mesmo não precisamos mais guardar o sábado, mas devemos adorar a YHWH em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
E devemos fazer tudo p/ a glória de YHWH!
kkkkk Yeshua é Senhor de algo inválido.....nem vou comentar pois o bom senso foi extinto.
Jefté
Antes de mais nada, eu não vou entrar no mérito da questão referente a circuncisão pois este topico não está tratando deste assunto, e sim do sábado, caso deseje alguma explicação sobre a circuncisão você poderá criar um topico especifico, ok?
Em relação ao sabado pergunto: Yeshua era cumpridor ou trangressor da lei de YHWH?
Antes de mais nada, eu não vou entrar no mérito da questão referente a circuncisão pois este topico não está tratando deste assunto, e sim do sábado, caso deseje alguma explicação sobre a circuncisão você poderá criar um topico especifico, ok?
Em relação ao sabado pergunto: Yeshua era cumpridor ou trangressor da lei de YHWH?
não sou a favor do sábado, mas isso, por si só já diz que Yeshua guardou o sábado, pois se o mesmo viveu sobre a Lei, a guarda do sábado era ordenança básica.
haShaliach- Membro
País :
Inscrição : 06/01/2010
Entendo seu ponto de vista e vou pensar a respeito, no entanto o caso da adúltera você realmente está bem equivocado. É só ler na Lei como proceder e verá que estava tudo errado da forma como os principais dos sacerdotes fizeram. Nem mesmo um rabino comum teria condições de condenar a mulher daquela forma naquele momento, sem sinédrio e etc.
Claro, a lição de Yeshua foi bem mais profunda que apenas isso, trata-se ali de perdão, de apagar o passado após iniciar a caminhada com Yeshua, mas de qq forma, naquela situação, se a mesma fosse apedrejada, o 'mandante' seria um transgressor da Lei.
Claro, a lição de Yeshua foi bem mais profunda que apenas isso, trata-se ali de perdão, de apagar o passado após iniciar a caminhada com Yeshua, mas de qq forma, naquela situação, se a mesma fosse apedrejada, o 'mandante' seria um transgressor da Lei.
haShaliach- Membro
País :
Shaliach escreveu: não sou a favor do sábado
Isso não invalida o mandamento.
Shaliach escrevreu: Yeshua guardou o sábado, pois se o mesmo viveu sobre a Lei, a guarda do sábado era ordenança básica.
E não devemos ser imitadores de Yeshua ???? Será que o lema era: "não façam o que eu faço" ??
Sim, mas eu creio que não devo guardar toda a Lei na atualidade, ao menos não sendo um gentio, diferente do que você acredita. Esse é o cerne da diferença do que pensamos. Como ninguém vai ceder (não vou te fazer comer porco e não vou deixar de comer porco) não vou nem entrar nessa discução. A irmã Prisca já discutiu isso bastante nos tópicos mais antigos.
Paulo realmente é muito ambíguo nessa questão.
haShaliach- Membro
País :
Essa é a questão:
Os sacerdotes violavam o sábado...
e Yeshua também, pois Ele era Sacerdote eterno...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk......... nusssaaa Messias transgressor só o que faltava!
E não só violou o sábado, como o tirou (pois é Senhor do sábado).
kkkkkkkkk... Senhor de uma coisa que não existe, essa é boa!
Mas é como já dissemos: não precisamos seguir a lei para nos salvar(!) já que a mesma é impotente para tal.
Qualquer coisa serei um dos menores no reino dos céus... eu eu definitivamente não me importo mesmo com isso, desde que lá eu habite.
Qualquer coisa serei um dos menores no reino dos céus... eu eu definitivamente não me importo mesmo com isso, desde que lá eu habite.
haShaliach- Membro
País :
Se haMashiach se fizesse um transgressor da Lei o 'estrela da manhã' jogaria isso na cara do meso já lá na tentação. Não teria sentido seguir em frente já que Ele estaria manchado pela transgressão da Lei.
A dúvida que paira vem em função de Paulo, que ora parece repudiar o cumprimento integral da Lei ora parece ser a favor.... vai saber...
A dúvida que paira vem em função de Paulo, que ora parece repudiar o cumprimento integral da Lei ora parece ser a favor.... vai saber...
haShaliach- Membro
País :
Shaliach...
Vc não respondeu as perguntas! Mas espero que te façam ao menos refletir.
Não acho, vejo muita clareza quando ele nos diz que a Lei é santa, boa, espiritual que é para vida etc e etc , vejo tbm que ele mesmo era zeloso dela e ainda só consigo perceber ele combatendo a forma legalista que alguns quiseram a impôr, Não percebo ele contra a Decisão Eterna do D'us da Torah, quando e seu eu um dia perceber isso, faço como a irmã supracitada.
Vc não respondeu as perguntas! Mas espero que te façam ao menos refletir.
Não acho, vejo muita clareza quando ele nos diz que a Lei é santa, boa, espiritual que é para vida etc e etc , vejo tbm que ele mesmo era zeloso dela e ainda só consigo perceber ele combatendo a forma legalista que alguns quiseram a impôr, Não percebo ele contra a Decisão Eterna do D'us da Torah, quando e seu eu um dia perceber isso, faço como a irmã supracitada.
Pois é... por isso pensamos diferente. E mais uma vez: E viva a liberdade de pensamento filosófico!
haShaliach- Membro
País :
Pergunto:
Das 10 mitzvot, existe certa dificuldade com o cumprimento de apenas 1. O shabat. Por que será? Talvez pelo fato de ter sido trocado pelo domingo? Talvez por este motivo dizem que foram invalidadas as leis (por não ser possivel cumprir este mandamento)?
Das 10 mitzvot, existe certa dificuldade com o cumprimento de apenas 1. O shabat. Por que será? Talvez pelo fato de ter sido trocado pelo domingo? Talvez por este motivo dizem que foram invalidadas as leis (por não ser possivel cumprir este mandamento)?
Alex_Maciel- Moderador
Inscrição : 19/09/2009
Jefté,
Se amamos a Yeshua, seguimos seus preceitos.
E quais eram?
Estes preceitos por sua vez contem os 10 mandamentos, como responde Yeshua à pergunta que o escriba fez no Vers. 28.
Outra coisa que você esqueceu Jefté, Yeshua PEDE que guardemos os mandamentos. Por que ele faria isso?
Como pode ver neste texto, Yeshua diz que é bom guardarmos os mandamentos: não os proíbiu, muito menos os aboliu.
Se amamos a Yeshua, seguimos seus preceitos.
E quais eram?
Marcos 12:29-31
E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso YHWH é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu YHWH de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Estes preceitos por sua vez contem os 10 mandamentos, como responde Yeshua à pergunta que o escriba fez no Vers. 28.
Outra coisa que você esqueceu Jefté, Yeshua PEDE que guardemos os mandamentos. Por que ele faria isso?
Mateus 19:16-21
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é YHWH. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Yeshua disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Yeshua: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Como pode ver neste texto, Yeshua diz que é bom guardarmos os mandamentos: não os proíbiu, muito menos os aboliu.
Alex_Maciel- Moderador
Jefté escreveu:Olá Xan
Eu também pergunto:
Quem cumpriu Isaías 53 ??
Quem cumpriu: e foi contado com os transgressores??
Quem foi constituido sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque??
E quem foi uma pedra de esquina p/ muitos e um pedra de tropeço p/ outros?
E se você perguntar se Yeshua é transgressor da lei; eu pergunto:
Aquele que nunca conheceu pecado pode ser transgressor da lei??
Acaso, Aquele que nunca conheceu pecado transgride a lei em que??
Será que isso responde???
E apesar dos sacerdotes no templo violarem o sábado e ficarem sem culpa; eles eram pecadores como qualquer homem - e ficavam sem culpa por trabalhar no sábado dentro do templo.
E o mesmo Yeshua que verdadeiramente foi constituído ao seu batismo, sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque; e sendo Ele muito MAIOR do que o Templo (Mat. 12:5), sendo também o próprio Cordeiro de YHWH a ser sacrificado, e não tendo pecado - qual seria a transgressão da lei??
Acaso a transgressão da lei não é o pecado??
Pois Yeshua não cometeu pecado...
Isso satisfaz sua pergunta?
Muito bem, apesar de algumas contraditoriedades no meio do texto, no geral você deixa transparecer que Yeshua era um cumpridor da Torah, logo, se Yeshua é verdadeiramente o Messias isso se dá ao fato dele ter atingido os objetivos determinados por YHWH sendo que um deles era, sem duvida, não trangredir a Torah e nem invalidá-la, como ele mesmo disse em Mateus capitulo 5:17 a seguir.
Se Yeshua e os sacerdotes transgrediam o sábado, isso se dava apenas segundo a óptica interpretativa de seus acusadores e baseado nisso Yeshua os condenou, pois não encontramos na Torah proibição para tais serviços realizados pelos sacerdotes, muito pelo contrário, o próprio YHWH é quem os determinou, como por exemplo, a guarda das portas da cidade de Jerusalém pelos sacerdotes e levitas, serviços do Templo, etc.
Com um pouquinho de esforço e bom senso você um dia poderá compreender as Escrituras corretamente, mas deverá escolher pelo desapego denominacional que possui, filtrando através do contexto biblico geral o que está certo ou errado nas doutrinas religiosas.
Jefté, apenas para concluir meu raciocínio, digo as alianças se completam, e não se contradizem, e incluo nisto as mitzvot:
Isso só acontece no apocalipse:
Adonai!
1 João
5 Porque este é o amor de YHWH: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Deuteronomio 30
10 Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu YHWH, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu YHWH com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
E o céu e a terra ainda não passaram...
Mateus 5
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Isso só acontece no apocalipse:
Apocalipse 6:14
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
Apocalipse 21:1
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Adonai!
Alex_Maciel- Moderador
Alex...
Tava sumidão heim, mas voltou em grande estilo sempre edificante!!!
Some mais não!!
Tava sumidão heim, mas voltou em grande estilo sempre edificante!!!
Some mais não!!
mas calma lá, você é sempre oito ou oitenta.
Fazer o bem no sábado, como salvar o jumento, sempre foi um entendimento da maioria das vertentes do judaísmo de que não se faz mal em salvá-lo, de que YHWH preza mais a vida (meso de um animal) do que o cumprimento dessa ordenança. Lembre-se, haMashiach mesmo disse que "o sábado foi criado para o homem e não o homem para o sábado".
Poxa, você me faz escrever como alguém que defende o sábado! Nada contra, mas é que fica até parecendo que 'jogo nos dois times', rsrsrs, mas é que ponderação e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém, a não ser à galinha.
Fazer o bem no sábado, como salvar o jumento, sempre foi um entendimento da maioria das vertentes do judaísmo de que não se faz mal em salvá-lo, de que YHWH preza mais a vida (meso de um animal) do que o cumprimento dessa ordenança. Lembre-se, haMashiach mesmo disse que "o sábado foi criado para o homem e não o homem para o sábado".
Poxa, você me faz escrever como alguém que defende o sábado! Nada contra, mas é que fica até parecendo que 'jogo nos dois times', rsrsrs, mas é que ponderação e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém, a não ser à galinha.
haShaliach- Membro
País :
Página 14 de 37 • 1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 25 ... 37