Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
As Bodas do Cordeiro. EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
As Bodas do Cordeiro. EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
As Bodas do Cordeiro. EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
As Bodas do Cordeiro. EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
As Bodas do Cordeiro. EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
As Bodas do Cordeiro. EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
As Bodas do Cordeiro. EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
As Bodas do Cordeiro. EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
As Bodas do Cordeiro. EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
As Bodas do Cordeiro. EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

As Bodas do Cordeiro.

+2
Leite de Oliveira
Diego Yo'ets
6 participantes

Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Jul 24, 2010 2:52 pm

AS BODAS DO CORDEIRO
Jesus, após a última páscoa e pouco antes da sua morte e ressurreição, prometeu que aquele momento se repetiria um dia no reino dos céus: “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai” (Mateus 26:29).
No livro do Apocalipse, vemos que o anúncio das bodas do Cordeiro ocorrerá após a destruição do sistema religioso mundial (Babilônia), ou seja, no final da grande tribulação, momentos antes da destruição do anticristo e seus exércitos no Armagedom (Apocalipse 19:6-9), opondo-se à idéia pré-tribulacionista que sustenta a realização dessas bodas logo após o arrebatamento pré-tribulacional. Na visão pré-tribulacionista, as bodas durarão nos céus o mesmo tempo que a tribulação estiver ocorrendo na Terra, ou seja, durante sete anos. Essa postura não condiz com Apocalipse 19:6-9. Nesse texto, fica claro que o anuncio das bodas ocorrerá no final da tribulação, sem contudo fixar um momento ou lugar determinado, não descrevendo as bodas em si e sim anunciando as mesmas como um acontecimento próximo.
Yeshua profetizou que a sua vinda seria visível a nível mundial (Mateus 24:30) e que, por ocasião dessa vinda em glória, os escolhidos seriam arrebatados para encontrá-lo nos céus (Mateus 24:31). Nesse arrebatamento, os mortos serão ressuscitados e os vivos serão transformados, em ambos casos recebendo corpos glorificados (I Tessaloniceses 4:13-18). Neste ponto, o pré-tribulacionismo poderia perguntar: Como seria possível o arrebatamento da Igreja no final da tribulação, a realização das bodas e a posterior descida de haMashiach com a Igreja como Rei ao Monte das Oliveiras, de onde derrotará o anticristo e seus exércitos? Como poderiam esses acontecimentos dar-se num curto espaço de tempo?
Para começar, em nenhum texto bíblico fica determinado explicitamente que as bodas do Cordeiro acontecerão entre o arrebatamento e a derrota do anticristo, podendo até mesmo ser celebrada no começo do reino milenar de haMashiach na Terra. Yeshua anunciou que voltaria a celebrar a ceia com os seus discípulos no reino do Pai, podendo estar referindo-se aos céus ou até mesmo ao Milênio, que será a implantação do reino de YHWH na Terra, tendo Yeshua como Rei e Senhor.
Mesmo considerando a hipótese que as bodas sejam celebradas nos céus, entre o arrebatamento e a descida de Yeshua com a sua Igreja para derrotar o anticristo, colocando teoricamente os três eventos numa sequencia vertiginosa, não podemos cair no erro básico de condicionar a atuação divina às regras e medidas de tempo humanas. YHWH é o criador do universo e de todas as leis que o sustentam. Porém, Ele não está restrito a essas leis físicas, o mesmo acontecendo com os seres celestiais. Não podemos pretender “cronometrar” a manifestação divina, sobretudo nos eventos do final da tribulação (aparecimento do sinal, arrebatamento, glorificação da Igreja, bodas e derrota do anticristo e sistema). Esses eventos, em seu conjunto, podem acontecer em segundos, minutos, horas ou até mesmo dias, pois YHWH não está restrito às dimensões de espaço e tempo concebidas pela mente humana. A Igreja também não estará sujeita a essas leis, pois seus membros possuirão corpos glorificados, como veremos mais adiante. Para chegar a conclusões mais apropriadas à respeito da sequencia desses acontecimentos, devemos considerar os fatos concretos que a Bíblia nos revela:
1. O arrebatamento da Igreja será repentino, como um ladrão, num momento impensado e inesperado pelo mundo e num abrir e fechar de olhos, ou seja, em uma fração de segundos (I Coríntios 15:52). Esse arrebatamento, de acordo com Yeshua, ocorrerá logo após a tribulação (Mateus 24:29-31)
2. Por uma questão de lógica, as bodas acontecerão após o arrebatamento que, como vimos no item anterior, ocorrerão após a grande tribulação. Em Apocalipse 19: 6-9, o anuncio e preparativos para as bodas se dão após a queda da grande Babilônia, nos momentos finais da grande tribulação, indo contra a concepção pré-tribulacionista, como já vimos anteriormente.
3. As bodas do Cordeiro, de acordo com Mateus 26:29 acontecerão no reino do Pai, lugar que pode estar relacionado aos céus ou ao reino milenar de haMashiach na Terra.
4. Yeshua, em sua vinda, retornará como Rei e Senhor, com os seus santos arrebatados (I Tessalonicenses 3:13), para vencer os exércitos do anticristo. Ele pousará seus pés no Monte das Oliveiras (Zacarias 14:1-8), de onde vencerá ao anticristo e os seus exércitos reunidos no Armagedom.
Na hipótese das bodas serem celebradas nos céus, entre o arrebatamento no final da tribulação e a descida de haMashiach para vencer o anticristo, e não no começo do reino milenar na Terra, alguém poderia questionar: Como seria possível celebrar as bodas do Cordeiro numa fração de segundos, para tornar possível a sequencia vertiginosa descrita anteriormente? A resposta torna-se simples, quando deixamos de lado nossos conceitos físicos de tempo e espaço e passamos a visualizar essas medidas de uma perspectiva espiritual. A partir do momento do arrebatamento, nossa interação com YHWH será a nível espiritual, já que teremos corpos celestiais. O salmista escreveu que um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. Davi escreveu essa grande revelação 3.000 anos antes de Albert Einstein, no início do século XX, descobrir e comprovar a relatividade do tempo e do espaço. De acordo com a teoria de Eintein, o tempo torna-se uma medida relativa em relação à velocidade assumida por um corpo no espaço. Para duas pessoas, movendo-se em velocidades altamente diferentes, a contagem do tempo mostra grandes diferenças. Se, teoricamente, isso se tornaria possível hoje para qualquer pessoa que tivesse um meio de transporte que alcançasse velocidades próximas à da luz, imaginemos as capacidades inerentes aos seres espirituais, possuidores de corpos celestiais e glorificados...
As possibilidades dessa realidade fogem à nossa imaginação e não podemos determinar o que aconteceria numa fração de segundos dentro do mundo espiritual, baseados em nossas concepções de tempo e espaço físicos.
UM IMPORTANTE DETALHE
Porém, o evangelista Lucas nos fornece um detalhe importantíssimo a respeito da futura celebração da ceia entre Yeshua e a Igreja. Em Lucas 22:18, Yeshua declara: "Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de YHWH". Nessa passagem, Yeshua coloca um evento específico como marco para a celebração da ceia futura com a Igreja glorificada, retirando toda hipótese de iminência atual desse acontecimento e colocando-o mais uma vez após a tribulação. De acordo com o próprio Mestre em Lucas 21:31, os seus servos saberiam que o reino de YHWH estaria chegando após o cumprimento de todos os sinais descritos no sermão profético. Portanto, ao determinar que não mais beberia do fruto da vide até que viesse o reino de YHWH, Yeshua coloca a realização das bodas como um glorioso evento pós-tribulacional e não anterior à chegada plena do reino de YHWH, que só chegará após o cumprimento de todos os sinais apocalípticos! (Lucas 21:31).
Muito mais importante do que o local ou o momento no qual se dará esse evento maravilhoso, é o sentimento que devemos ter no mais profundo dos nossos corações: Desejar a cada segundo de nossa existência estar frente a frente com o nosso amado Mestre e cear com Ele. Essa esperança deve ultrapassar todo desejo terreno e toda possível tribulação que venhamos enfrentar enquanto povo de YHWH.
AS BODAS NOS COSTUMES JUDAICOS
Quando as Escrituras se referem à relação existente entre haMashiach e a Sua Igreja, por vezes usa os termos bodas, noiva, noivo, esposa e esposo. Isso fica mais evidente nas passagens escatológicas, já que esses termos, entre outros, são utilizados para descrever o maravilhoso encontro entre Yeshua (noivo) e a Igreja (noiva). Por essa razão, é apropriado estudar e determinar de forma mais detalhada em que consistiam realmente os costumes judaicos referentes às bodas, pois esse conhecimento nos trará ainda mais esclarecimentos a respeito dos tempos do fim.
Nas últimas décadas temos visto muitos autores, principalmente no segmento da escatologia, querendo adaptar certas idéias preconcebidas a respeito do significado das festividades judaicas ligadas ao casamento, procurando de todas as formas que seus comentários se “encaixem” dentro da visão interpretativa defendida pelo autor. Por isso, se faz necessário, quando se fala em costumes judaicos, a existência de uma sustentação documental e histórica, pois fica muito fácil afirmar que essa ou aquela prática foi, há milhares de anos, um costume social judaico.
Como veremos a seguir, os costumes judaicos referentes à festa de casamento (bodas), não condizem em absoluto com o esquema pré-tribulacional. Combinando essas informações históricas e documentais com as revelações bíblicas, já comentadas no começo, você poderá chegar a uma conclusão mais aproximada da real aplicabilidade dos costumes relacionados à celebração das bodas dentro do quadro profético.
NOÇÕES HISTÓRICAS E DOCUMENTAIS
1. Não existe nenhuma informação histórica, a respeito dos costumes sociais judaicos, que afirme a necessidade do noivo levar a noiva à casa de seu pai, casar com ela lá e logo após retornar à casa da noiva, dentro do processo de cerimônia matrimonial (Dr. Robert Gundry-First the Antichrist, páginas 94 e 95). O modelo pré-tribulacionista implicitamente afirma isso.
2. A cerimônia judaica de casamento não ocorria de forma iminente ou “a qualquer momento”. Pelo contrário, a noiva se preparava durante 12 meses, cheia de expectativa. Consequentemente, ela sabia em que época, até mesmo em que semana, o noivo chegaria com sua comitiva e de forma alguma o tempo da chegada do noivo a surpreenderia. A chegada do noivo à casa da noiva só se tornava iminente após o grito dado por um dos integrantes da comitiva do noivo, minutos antes (Universal Jewish Encyclopedia, páginas VII-372 e 373 – Leia também Mateus 25:6)
3. A chegada do noivo era precedida por mensageiros. O noivo e sua comitiva costumavam chegar meia hora antes da meia noite (Joachim Jeremias-Paraboles of Yeshua, página 173)
4. As damas acompanhantes da noiva deveriam acender suas lâmpadas ao soar o grito, anunciando a proximidade do noivo e comitiva. Essas damas, por serem amigas da noiva, também conheciam o tempo em que o noivo chegaria. Na parábola das dez virgens (damas), vemos que as mesmas cochilam e dormem porque o noivo não chegou na hora que elas esperavam, que, segundo a tradição, era às 23:30 hrs. aproximadamente (Mateus 25:5). No caso da parábola, o noivo chegou às 00:00 hrs. Essa é mais uma razão para descartar toda idéia de iminência na chegada do noivo. (Joachim Jeremias-Paraboles of Yeshua, página 172)
5. De acordo com dados históricos dos tempos de Yeshua, o casamento judaico era celebrado numa quarta-feira (4º dia da semana), deixando os primeiros tres dias da semana para a preparação das festividades e os últimos preparativos da noiva. Mais uma vez, toda idéia de aparição repentina e não avisada do noivo fica fora de cogitação (Alfred Edersheim-Sketches of Jewish Social Life, capítulo IX)
6. Um dos elementos da festa judaica de casamento era “a taça da aceitação”. Era um processo formal no qual a moça aceitava a proposta de casamento bebendo um pouco de vinho numa taça, selando assim a cerimônia. Yeshua, após celebrar Sua última páscoa antes da crucificação com os apóstolos, declarou que não voltaria a beber do fruto da vide até aquele dia no reino do Pai. Isso nos remete ao reino milenal, pois estamos falando de ingestão de elementos materiais produzidos na Terra (vides e vinho).
BASES BÍBLICAS
Nas Escrituras há poucos relatos sobre bodas que abordem todos os detalhes cerimoniais em si. Nesse aspecto, o mais detalhado é o relato da parábola das dez virgens, pronunciada por Yeshua na parte final de seu sermão profético (Mateus 25:1-10). Porém, podemos chegar a conclusões importantes baseados nas narrativas bíblicas.
1. Nas passagens de Isaias 24:23 e 25:1,2,6-8, vemos a realização futura de uma grande festa, na qual será tirado o véu das nações no Monte Sião em Jerusalem. A retirada do véu está intimamente relacionada à parte da cerimônia das bodas, onde o noivo retirava o véu de sua noiva. Essa profecia combina perfeitamente com o relato de Apocalipse 19:1-11, onde fica claro que a expectativa e o anúncio das bodas se dá nos momentos finais da tribulação, pouco antes da vinda de Yeshua em glória.
2. Ao contrário do que é corriqueiramente ensinado nos escritos pré-tribulacionistas, muitas vezes sem suficiente base histórica e documental, a festa de casamento judia não ocorria após 7 dias no “huppah”. Pelo contrário, a festa começava logo após a cerimônia (bodas) e se prolongava por 7 dias (Gênesis 29:21-27 e Juízes 14:10-18). No relato de Juízes, fica evidente que Sansão já tinha contato com sua esposa nos dias da festa. Se a festa viesse antes das bodas, então essa possibilidade não existiria. Nesse contexto, o modelo pré-tribulacionista mostra-se mais uma vez incongruente, pois não condiz com a passagem de Apocalipse 19:1-11, que coloca o aviso e a preparação da noiva para as bodas já no final dos eventos tribulacionais, num momento imediatamente anterior à volta gloriosa do Senhor, logo após a grande tribulação (Mateus 24:29).
CONCLUSÃO
Se fôssemos seguir o modelo pré-tribulacionista, que sustenta o encontro de Yeshua e a Igreja no começo da tribulação, logo após um rapto pré-tribulacional iminente, e a conseqüente celebração das bodas nos céus durante 7 anos, enquanto na Terra ocorre a tribulação, estaríamos sustentando uma grande incongruência: colocar o noivo e a noiva em plena comunhão matrimonial antes da celebração das bodas!
Como ficou mostrado, não há nenhuma base de sustentação para o modelo pré-tribulacional quando estudamos os costumes judaicos referentes à celebração das bodas. Em primeiro lugar, toda idéia de iminência na chegada do noivo é negada pela documentação histórica e pelo relato bíblico da parábola das dez virgens, colocando a iminência somente a partir do grito proveniente da comitiva do noivo. Podemos fazer paralelo às palavras do Mestre em Mateus 24:33, onde Yeshua ensina que, após os discípulos virem a concretização de todos os sinais apocalípticos, inclusive a grande tribulação, Ele estaria próximo, “às portas”. Em segundo lugar, há uma notável direção bíblica que aponta para a celebração das bodas no começo do reino milenal de haMashiach sobre a Terra a partir de Jerusalém, afastando toda idéia de celebração dessas bodas durante o período tribulacional. Por último, fica a clara constatação de que a festa das bodas, que durava 7 dias, seguiam a cerimônia de casamento em si e não antecediam a mesma. Neste contexto, a revelação de Apocalipse 19:1-11 nos remete mais uma vez à celebração das bodas e à conseqüente festa, como eventos milenais, já que na passagem apocalíptica o anúncio e a expectativa das bodas se dá já nos momentos finais da tribulação, momentos esses que antecedem a volta gloriosa de Yeshua, logo após a tribulação, para encontrar-se com sua noiva, destruir o anticristo e instaurar seu reino.
Maranata!
Jesiel Rodrigues


Última edição por Diego em Sáb Out 02, 2010 7:28 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Leite de Oliveira Sáb Jul 24, 2010 6:58 pm

Pessoal!
Nas bodas vamos manter a classe, comer com educação
As Bodas do Cordeiro. 479692
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Tatiana Dom Jul 25, 2010 7:59 pm

As Bodas do Cordeiro. 3708, Diego!

Sua postagem é muito esclarecedora!

Continuemos a postar e postar...,pois há muito trabalho pela frente na restauração das raízes judaicas que tentaram ofuscar, mas... O Eterno está movimentando Seu povo para a restauração total! Afinal, como diz o rabino Marcelo Guimarães: Par um noivo judeu, cabe uma noiva nos moldes judaicos!

Não tem jeito. A salvação vem dos judeus, através do rabino Yeshua pelo seu sacrifício expiatório e de Tzion sairá a Torah bem como a palavra do Eterno vem de Yerushalayim!!!

(Fora Roma e seu paganismo!!!)

Baruch HaShem!!! As Bodas do Cordeiro. 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro

Mensagem por Piangers Dom Ago 01, 2010 3:11 am

Diego: Após a leitura de sua detalhada explanação, fica difícil sustentar as Bodas durante o período tribulacionista. Melhor seguir a advertencia que Yeshua nos deixou em Marcos 13:37: "O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!". A idéia do arrebatamento pre-tribulacionista é sedutora pois pouparia os crentes das varias advertencias sobre perseguições mas não tem base nas Escrituras.

Piangers
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 5

Cidade Cidade : Novo Hamburgo, RS, Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 21/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Tatiana Dom Ago 01, 2010 4:58 am

As Bodas do Cordeiro. 3708, Piangers!

Seja bem-vindo ao fórum! As Bodas do Cordeiro. 650378

As Bodas do Cordeiro. 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Ago 02, 2010 3:32 pm

Piangers escreveu:Diego: Após a leitura de sua detalhada explanação, fica difícil sustentar as Bodas durante o período tribulacionista. Melhor seguir a advertencia que Yeshua nos deixou em Marcos 13:37: "O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!". A idéia do arrebatamento pre-tribulacionista é sedutora pois pouparia os crentes das varias advertencias sobre perseguições mas não tem base nas Escrituras.

As Bodas do Cordeiro. 3708 Piangers...

Seja muito bem vindo, aqui somos uma fámilia.

De fato eu GOSTARIA que o sistema pré-tribulo fosse uma corrente teoloógica fixada nas Escrituras, pois como o irmão mesmo disse é "sedutora" a proposta, tudo ficaria fácil. Não espero pelo que é dificil, mas pelo o que está relatado e confio em D'us quando Ele nos garante uma proteção sobre-humana no auge do tribulo (Ap 3:10), creio que essa proteção será suficiente para que nenhum daqueles que hão de se salvar se percam.

Irmão vc está em casa...

As Bodas do Cordeiro. 3708 Adonay...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 02, 2010 7:27 pm

As Bodas do Cordeiro. 3708 Convidado

Dê uma conferidinha nesse longo mas esclarecedor estudo acima, tenho certeza que será edificante para sua vida.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Anselmo Goldman Sáb Out 02, 2010 7:52 pm

Grato irmão. Farei realmente isso.
Depois comentarei se possível.
Grato
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

As Bodas do Cordeiro. Empty Re: As Bodas do Cordeiro.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos