Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Shabbat Goi é correto? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Shabbat Goi é correto? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Shabbat Goi é correto? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Shabbat Goi é correto? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Shabbat Goi é correto? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Shabbat Goi é correto? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Shabbat Goi é correto? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Shabbat Goi é correto? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Shabbat Goi é correto? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Shabbat Goi é correto? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Shabbat Goi é correto?

+2
Xan Berg
Alex_Maciel
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Alex_Maciel Qui Nov 12, 2009 4:59 am

Shabbat Goi é correto? 3708 pessoal,

Queria me direcionar aos judeus do forum, não de forma a ataca-los - longe de mim - mas entender este costume. Por isso, por favor, entendam que é apenas uma duvida e que aqui é um bom lugar para sana-la.
Shabbat Goi é correto? 897766

Durante o Shabbat, em alguns casos, existe um não-judeu que prepara janta (liga o fogo do fogão, etc) faz as tarefas que um judeu estaria proibido de fazer.
Levando em conta as Leis, estaria fazendo uma pessoa pecar em seu lugar.
Isto seria correto?
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Qui Nov 12, 2009 8:56 pm

Alex_Maciel escreveu:Shabbat Goi é correto? 3708 pessoal,

Queria me direcionar aos judeus do forum, não de forma a ataca-los - longe de mim - mas entender este costume. Por isso, por favor, entendam que é apenas uma duvida e que aqui é um bom lugar para sana-la.
Shabbat Goi é correto? 897766


Shabbat Goi é correto? 3708 Alex!!!
Calma, não precisa se desculpar tanto Shabbat Goi é correto? 979583 kkkkkkkkkkk.....



Alex_Maciel escreveu:
Durante o Shabbat, em alguns casos, existe um não-judeu que prepara janta (liga o fogo do fogão, etc) faz as tarefas que um judeu estaria proibido de fazer.
Levando em conta as Leis, estaria fazendo uma pessoa pecar em seu lugar.
Isto seria correto?


Absolutamente isto é incorreto, pois a Torah determina que no shabat haja descanso tanto para o funcionário quanto para o patrão, mas isso está sendo desconsiderado até aqui em Israel, pois muitos que se dizem "judeus" acabam se aproveitando dos trabalhadores.

Devemos também considerar que no Shabat há permissões para determinados trabalhos, ou seja, aqueles que envolvem o serviço religioso e também os sentinelas que guardavam os portões de Jerusalém. Ver Neemias 13:19, 22.

Quanto ao fogo, devemos considerar que o grande problema nunca foi o fogo em sí, mas o trabalho que se tinha para iniciar o fogo, veja por exemplo que no próprio tabernáculo o fogo deveria estar aceso coninuamente no candelabro (Exodo 27:20), ou seja, ele somente era apagado quando tinham que transportar o tabernáculo de um lugar a outro.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Alex_Maciel Sáb Nov 14, 2009 1:04 am

O Xan, shalom.

O motivo para tanta desculpa é que, sei la, ultimamente creio que tenho deixado alguns judeus irritados ou escandalizados.
Um exemplo: tem um site JM que acesso muito, para ouvir as parashá.
Pra voce ter ideia, como trabalho durante a madrugada, e fico sozinnho numa sala durante todo meu turno, eu fico escutando uma atras da outra: escutei todas em uns 6 dias.
certa vez, contatei-os por e-mail e disse que gostava muito de ouvir as parashá e dizer que me faziam muito bem.
Eles por sua vez agradeceram e me pediram pra visita-los na sinagoga.
Eu disse que devido trabalhar muito talvez fosse complicado, mas que gostaria muito de comparecer, depois falei que era cristão.
Resultado: nunca mais falaram comigo.

Outra coisa: ja tinha feito esta mesma pergunta para outros; me enrolaram muito e nunca me deram resposta.
Por isso, tomo cuidado com o que escrevo, não to afim de irritar ninguem, entende?
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Sáb Nov 14, 2009 5:41 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Alex Maciel

Se estes "judeus" ficam tão irritados, pode ter certeza que é por não saberem o que responder, uma vez que poderão contradizer suas proprias doutrinas particulares aparentemente baseadas nas Escrituras.

Eu ja fui expulso de um forum que se diz judaico messianico só porque questionei-os quanto a palavra Elohim que eles querem a todo custo aplicar como sendo um dos "nomes" verdadeiros de YHWH, e por causa disso eu apenas pedi para eles me mostrarem quem era o Elohim que se apresentou à necromante de En Door, no caso do rei Shaul, depois disso ficou provado que o zelo que eles tem é apenas fogo de palha, pois não compreendem aquilo que aparentemente dizem se basear.


Também gostaria de ressaltar que muita gente têm vestido uma capa falsa tambem intitulada judaísmo messiânico, ou seja, colocam um kipá na cabeça e um talit e meia duzia de artigos judaicos sao inseridos em suas congregações e depois disso passam de um extremismo ao outro, ou seja, antes de saberem as verdades sobre o shabat, esses individuos pregavam contra tal mandamento e agora querem jogar todo mundo no infermo por causa de termos escritos em hebraico, como se YHWH não aceitasse o coração sincero do individuo que pronuncia J E S U S ou D E U S em suas orações.


Se ficou alguma duvida quanto ao mandamento, fique a vontade em me questionar.


Shabbat Goi é correto? 5520
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Alex_Maciel Dom Nov 15, 2009 4:53 am


esses individuos pregavam contra tal mandamento e agora querem jogar todo mundo no infermo por causa de termos escritos em hebraico, como se YHWH não aceitasse o coração sincero do individuo que pronuncia J E S U S ou D E U S em suas orações

Interessante isso.
Ainda ontem estava lendo este artigo aqui...

https://torahweb.forumbrasil.net/arquivo-f2/quem-disse-que-o-nome-YHWH-e-jeova-t146.htm

...que cabe justamente no que voce citou.
Existem pessoas que acham que são mais do que outras por saber coisas como essa que voce citou.

Acham que YHWH as ama mais do que aquela senhora que mora numa area totalmente isolada e remota porque são mais estudados na palavra, com os melhores professores, e aquela que mal sabe escrever o nome, aprendeu com a mae, da forma como nos brasileiros em sua maioria aprendemos, a forma cristã.

Mas YHWH nos ama a todos por igual, sem distinções.

Sabe Xan, eu cresci num lar batista, de pais e avós batistas.
Desde criança, reparo que em sua maioria, são os evangelicos que vão de casa em casa evangelizando a população.
Ja vi alguns catolicos fazerem isso.
Nunca vi um judeu sequer andando no meu bairro.

Este é o principal motivo pelo qual cresce muito o protestantismo no Brasil.
O problema é o fato de que cada denominação vem com a sua propria verdade libertadora, retirada de determinado trecho da bíblia, para pregar e ganhar almas para YHWH.
Alguns membros ensinam de uma forma, outros de outra.
Cresce um povo com meios ensinamentos.


" Como poderei entender, se alguém não me ensinar? "


Ja vi em foruns, judeus (ou pelo menos se dizem judeus) se engrandecer pelo fato de conhecer o Tanach, Talmud, enfim, desconhecidos para a maioria no meio cristão.
Mas o que eles fazem com essa informação?


Foi um erro o cristianismo ter se desviado tanto da igreja primitiva? Sim.
Somos culpados pela forma como aprendemos hoje em dia?



Nem todos tem acesso a estudos como estes que temos disponivel.
Eu mesmo, gostaria de ter aprendido muito disso em minha infancia e juventude.
Gostaria de ter estudado com os melhores professores, gostaria de ter me aprofundado mais na Palavra de YHWH.
Sempre tive muitas dúvidas sobre a Palavra, coisas que não podiam me ensinar, as vezes ate por não saberem.
Essa ansia por aprender, depois de tanto tempo sem resposta, cessou.
Não busquei mais. Por anos.

Por algum motivo que não sei explicar, me sentia muito ligado a Israel.
Cheguei a comprar um Magen David em pingente e uma corrente.
Nunca soube o motivo que me levou a fazer isso.

Depois de várias reviravoltas, hoje estou aqui.
Mas e a dona Maria e o seu Joao que não tem condições de estar aqui?
E o Luis que esta amarrado aos dogmas de sua religião, e que muitas vezes por má instrução, comete erros como o anti-semitismo (uma substituição de Israel pela igreja por exemplo)? Lembre, ele aprendeu assim, logo assim seria o certo.

So tive contato com o judaismo atraves da Internet.
E so na Internet encontrei judeus com disponibilidade para conversar, mesmo que poucos que realmente queiram tratar com cristãos como voce.

Ate porque muitos aparentam viver reclusos, fechados apenas no mundo judeu, como se não estivessemos aqui (uma impressão minha em muitas vezes)

Penso: se isso viesse a ser um costume (uma realidade) fora do mundo virtual, muitos destes problemas e diferenças entre o judaismo/cristianismo nao poderiam ser sanados?
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Dom Nov 15, 2009 8:30 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Alex


Realmente nós judeus acabamos nos fechando justamente por causa das perseguições que sofremos durantes seculos e milênios, e não é pelo fato de alguns serem desobedientes e rebeldes a YHWH, mas porque depois que o imperio romano absorveu partes de nossa religião e adaptou-a segundo os padrões do paganismo em que vivem, tudo se tornou mais difícil.

Veja por exemplo, aqui mesmo neste fórum, quantas pessoas que vieram e virão com doutrinas totalmente deturpadas para nos criticar e nos chamar de "judaizantes", não sabendo sequer o que isso realmente significa?!

Por quê que a biblia é um livro tão dificil de se entender e precisa constantemente passar por "reinterpretações" etc e tal (no "mundo cristão")?

Simplesmente porque ninguém ainda parou para ver que todas as pregações e paralelismos que criaram, não são exatamente a verdade, mas sim apenas paralelismos, e o fato de estarem espiritualizando todos os textos acabam distanciando as pessoas da propria verdade, por exemplo, não está errado fazer uma comparação da vida de um personagem biblico e trazer para os nossos dias, porém isso é apenas ilustração, e não doutrina, e como o mundo cristão vive apenas de ilustrações e paralelismos, isso acabou prejudicando o entendimento dos fiéis quando se faz necessário compreender um assunto literal, como por exemplo o caso do "Israel espiritual".

Nós judeus não somos protestantes, e muito menos melhores do que alguém, porém a propria Escritura revela que, aos israelitas pertencem-lhes a adoção de filhos, a glória, as alianças, a lei, o culto e as promessas (Romanos 9:4), logo, não precisamos protestar contra aqueles que não querem aceitar o que a nós foi confiado, digo, a nós judeus que cremos em Yeshua, que para muitos, somos judaizantes e assassinos que vivem debaixo de uma lei de maldição e morte, como se YHWH tivesse nos libertado da escravidão egipcia para nos escravizar e almaldiçoar através de Seus mandamentos.




Mas é isso....


Grande abraço
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Prisca Dom Nov 15, 2009 10:56 pm

Xan escreveu:Shabbat Goi é correto? 3708 Alex


Realmente nós judeus acabamos nos fechando justamente por causa das perseguições que sofremos durantes seculos e milênios, e não é pelo fato de alguns serem desobedientes e rebeldes a YHWH, mas porque depois que o imperio romano absorveu partes de nossa religião e adaptou-a segundo os padrões do paganismo em que vivem, tudo se tornou mais difícil.

Veja por exemplo, aqui mesmo neste fórum, quantas pessoas que vieram e virão com doutrinas totalmente deturpadas para nos criticar e nos chamar de "judaizantes", não sabendo sequer o que isso realmente significa?!

Por quê que a biblia é um livro tão dificil de se entender e precisa constantemente passar por "reinterpretações" etc e tal (no "mundo cristão")?

Simplesmente porque ninguém ainda parou para ver que todas as pregações e paralelismos que criaram, não são exatamente a verdade, mas sim apenas paralelismos, e o fato de estarem espiritualizando todos os textos acabam distanciando as pessoas da propria verdade, por exemplo, não está errado fazer uma comparação da vida de um personagem biblico e trazer para os nossos dias, porém isso é apenas ilustração, e não doutrina, e como o mundo cristão vive apenas de ilustrações e paralelismos, isso acabou prejudicando o entendimento dos fiéis quando se faz necessário compreender um assunto literal, como por exemplo o caso do "Israel espiritual".

Nós judeus não somos protestantes, e muito menos melhores do que alguém, porém a propria Escritura revela que, aos israelitas pertencem-lhes a adoção de filhos, a glória, as alianças, a lei, o culto e as promessas (Romanos 9:4), logo, não precisamos protestar contra aqueles que não querem aceitar o que a nós foi confiado, digo, a nós judeus que cremos em Yeshua, que para muitos, somos judaizantes e assassinos que vivem debaixo de uma lei de maldição e morte, como se YHWH tivesse nos libertado da escravidão egipcia para nos escravizar e almaldiçoar através de Seus mandamentos.




Mas é isso....


Grande abraço


A paz Xan!
Você me fez pensar,o que é ser protestante de acordo com seu movimento original?
O protestantismo surgiu como um movimento em que tentava a reforma da igreja católica.
E que reforma era essa?
1) Sola Scriptura (Somente a Escritura)
O catolicismo além das escrituras,usavam a tradição e autoridade do Papa para definir a pratica dos cristãos,e até a salvação do cristão.
2) Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça)
O catolicismo utilizava de meios para vender a salvação,como por exemplo possiveis reliquias,ofertas a igreja e por ai vai
3) Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé)
4) Solus Christus (Somente Ha Mashiach ( O Messias))
Existiam outros intermediadores...
5) Soli Deo Gloria (Glória somente a YHWH)
A gloria também era de 'Vossa Santidade o Papa'

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Alex_Maciel Qua Nov 18, 2009 1:26 am


Realmente nós judeus acabamos nos fechando justamente por causa das perseguições que sofremos durantes seculos e milênios, e não é pelo fato de alguns serem desobedientes e rebeldes a YHWH, mas porque depois que o imperio romano absorveu partes de nossa religião e adaptou-a segundo os padrões do paganismo em que vivem, tudo se tornou mais difícil.

Shabbat Goi é correto? 3708 Xan,

Entendo, sei que é complicado.
Ainda hoje deve ser dificil ser judeu em meio a sociedade.
Mas nem todos os cristãos escarnecem dos judeus.

Não sei se voce pode acompanhar dai, mas no ultimo dia 15 foi feito uma passeata contra a vinda do hitler iraniano ao Brasil; alem dos judeus que estavam presentes, varias denominações evangelicas estavam ali tambem apoiando o movimento.
As pessoas vem se concientizando de muitas coisas hoje em dia.

O que eu entendo Xan é que pelo fato dos judeus se manterem reservados, não seria um motivo pelo povo estar tão desinformado e entregue a heresias sem saber?

Não estou dizendo que voces deveriam sair arrastando todo mundo pelas pernas pra dentro de uma sinagoga, nem que todos deveriam virar judeus. Pode ate parecer utopia, mas talvez um pouco de comunicação fizesse bem pra ambos os lados.

Sei que para alguem que cresceu rezando pra padre Cicero e Maria (apenas citando um exemplo) ouvir o shemá seria um confronto de ideologias.

Mas como diz a parabola do semeador, nem toda semente cai em terra boa, mas sempre tem aqueles que dão bons frutos.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Dom Dez 06, 2009 8:15 pm

Prisca escreveu:

A paz Xan!
Você me fez pensar,o que é ser protestante de acordo com seu movimento original?
O protestantismo surgiu como um movimento em que tentava a reforma da comunidade católica.
E que reforma era essa?
1) Sola Scriptura (Somente a Escritura)
O catolicismo além das escrituras,usavam a tradição e autoridade do Papa para definir a pratica dos cristãos,e até a salvação do messiânico.
2) Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça)
O catolicismo utilizava de meios para vender a salvação,como por exemplo possiveis reliquias,ofertas a comunidade e por ai vai
3) Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé)
4) Solus Christus (Somente Ha Mashiach ( O Messias))
Existiam outros intermediadores...
5) Soli Deo Gloria (Glória somente a YHWH)
A gloria também era de 'Vossa Santidade o Papa'



Shabbat Goi é correto? 3708 Prisca


O movimento protestante esteve correto em rejeitar tais doutrinas católica, o problema é que acabaram indo para o outro extremo com tais justificativas e acabaram caindo novamente no "conto do vigário".
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Dom Dez 06, 2009 8:44 pm

Alex_Maciel escreveu:

Shabbat Goi é correto? 3708 Xan,

Entendo, sei que é complicado.
Ainda hoje deve ser dificil ser judeu em meio a sociedade.
Mas nem todos os cristãos escarnecem dos judeus.


Shabbat Goi é correto? 3708 Alex-Maciel

Correto, eu sei disso.

Alex_Maciel escreveu:Não sei se voce pode acompanhar dai, mas no ultimo dia 15 foi feito uma passeata contra a vinda do hitler iraniano ao Brasil; alem dos judeus que estavam presentes, varias denominações evangelicas estavam ali tambem apoiando o movimento.
As pessoas vem se concientizando de muitas coisas hoje em dia.

Isso foi uma atitude louvável por parte de todos os manifestantes, não só os que se expuseram, mas todos que analizam os fatos conscientemente.

Alex_Maciel escreveu:O que eu entendo Xan é que pelo fato dos judeus se manterem reservados, não seria um motivo pelo povo estar tão desinformado e entregue a heresias sem saber?

Esta desinformação é fruto da má informação que obtiveram e isso gerou (e gera) conceitos preconceituosos, vemos um simples exemplo, ou seja, se um judeu a carater, crente em Yeshua, entrar numa comunidade "cristã", ou se deparar com um grupo "cristão" e falar algo referente ao sábado ou a Torah, automaticamente será taxado de judaizante, que para muitos soa como algo ruim, isso não é um problema dos judeus (aparentemente), mas dos lideres "cristãos" que, apesar de todo estudo teológico, ainda não foram capazes de compreender as Escrituras que dizem se basear.

É logico que vagarosamente alguns destes lideres estão tendo acesso as informações e lentamente estamos vendo pequenas mudanças na postura deles, isso é fator positivo.

Alex_Maciel escreveu:Não estou dizendo que voces deveriam sair arrastando todo mundo pelas pernas pra dentro de uma sinagoga, nem que todos deveriam virar judeus. Pode ate parecer utopia, mas talvez um pouco de comunicação fizesse bem pra ambos os lados.

Se analizarmos friamente as Escrituras, veremos que YHWH não fundou nenhuma religião, apenas deu as normas para aqueles que decidiram optar por Ele, e neste caso foram os israelitas e os povos que os acompanharam quando sairam do Egito.

Sei que para alguem que cresceu rezando pra padre Cicero e Maria (apenas citando um exemplo) ouvir o shemá seria um confronto de ideologias.


E poe confronto nisso! rsrsrs

Alex_Maciel escreveu:
Mas como diz a parabola do semeador, nem toda semente cai em terra boa, mas sempre tem aqueles que dão bons frutos.

O detalhe é que já semearam muitas sementes de abrolhos achando que semeavam a boa semente.


Abração


Xan
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Dez 26, 2009 4:10 am

Alex_Maciel escreveu:Shabbat Goi é correto? 3708 pessoal,

Queria me direcionar aos judeus do forum, não de forma a ataca-los - longe de mim - mas entender este costume. Por isso, por favor, entendam que é apenas uma duvida e que aqui é um bom lugar para sana-la.
Shabbat Goi é correto? 897766

Durante o Shabbat, em alguns casos, existe um não-judeu que prepara janta (liga o fogo do fogão, etc) faz as tarefas que um judeu estaria proibido de fazer.
Levando em conta as Leis, estaria fazendo uma pessoa pecar em seu lugar.
Isto seria correto?


Sh'mot 20:8-10
"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.


Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.


Mas
o sétimo dia é o sábado do ETERNO, teu Poderoso; não farás nenhum trabalho,
nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua
serva, nem o teu animal, nem o forasteiro
das tuas portas para dentro"

Ou seja, se fazem isso, estão transgredindo!
Shabat shalom!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 3:24 am

Olá Prisca,
sou novo por aqui, mas acho que você poderá conhecer melhor a minha posição aos poucos.


O protestantismo surgiu como um movimento em que tentava a reforma da igreja católica.
O protestantismo não tentou uma reforma da igreja, mas se colocou fora dela



E que reforma era essa?
1) Sola Scriptura (Somente a Escritura)
O catolicismo além das escrituras,usavam a tradição e autoridade do Papa para definir a pratica dos cristãos,e até a salvação do messiânico.
Mas a própria bíblia não autoriza o princícipio "somente a bíblia".


2) Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça)
O catolicismo utilizava de meios para vender a salvação,como por exemplo possiveis reliquias,ofertas a igreja e por ai vai

Esse é o meu medo. O por aí vai. A doutrina de somente a graça também era preconizada pela ICAR e o próprio Lutero não era contra as indulgências.
3) Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé)
Não foi à toa que Lutero chamou a carta de Tiago de "Epistola de joio"

4) Solus Christus (Somente Ha Mashiach ( O Messias))
Existiam outros intermediadores...

Qual a parte de intermediadores que você se refere?

5) Soli Deo Gloria (Glória somente a YHWH)
A gloria também era de 'Vossa Santidade o Papa'

Afirmação empírica.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Dez 31, 2009 3:16 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Papista.

O protestantismo não tentou uma reforma da igreja, mas se colocou fora dela

Será mesmo? Pelos autos da história da reforma, seus percursores pregaram dentros das idrejas católicas e ainda anexaram seus ideais nas portas da mesma, sendo assim o que primeiramente se intentou foi "reorganizar" o catolicismo com idéias mais próximas da Verdade, mas como isso não foi possível, a única alternativa foi se afastar dela.

Mas a própria bíblia não autoriza o princícipio "somente a bíblia".

Será mesmo ?

"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, YHWH lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, YHWH tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Ap 22: 18-19)

Isso certamente serve para toda a Escritura revelada por YHWH.

Esse é o meu medo. O por aí vai.

Bem se sua colocação foi em respeito a irmã Prisca, pode ficar tranquilo, ela muita coerente em repassar o que aprende com as Escrituras, agora se sua preocupação for com o que o catolicismo ensina ai sim a motivos com que se preocupar.

A doutrina de somente a graça também era preconizada pela ICAR e o próprio Lutero não era contra as indulgências.

Isso é uma inverdade, vender é diferente de oferecer de graça.
Graça significa favor imerecido, se não merecemos nem comprando alcansamos. O que nos faz ter o pivilégio de sermos salvos é a misericórdia de YHWH, através do seu Filho Yeshua. O catalicismo vendia a preço de ouro!

Não foi à toa que Lutero chamou a carta de Tiago de "Epistola de joio"

Lutero deu um grande passo, ao identificar as grandes falhas do catolicismo e os denunciar, contudo era homem e teve seus erros como todos, e caberá a YHWH examinar o coração de cada um buscando a sinceridade devida.

Prisca disse: Existiam outros intermediadores...

Qual a parte de intermediadores que você se refere?

“Porque há um só YHWH, e um só Mediador entre YHWH e os homens, Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) homem” (I Timóteo 2:5)

Afirmação empírica.

Será mesmo ?

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura." (Isaias 42:8)


Fique com YHWH...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 4:52 pm

Olá Diego,
Será mesmo? Pelos autos da história da reforma, seus percursores pregaram dentros das idrejas católicas e ainda anexaram seus ideais nas portas da mesma, sendo assim o que primeiramente se intentou foi "reorganizar" o catolicismo com idéias mais próximas da Verdade, mas como isso não foi possível, a única alternativa foi se afastar dela.
Se eu quisesse reformar esse fórum, bastaria eu "pregar" ou escrever minhas ideias em um tópico? ou me dirigir para as autoridades deste fórum procurando dar algumas sugestões? O que aconteceu foi uma briga entre Lutero e Tetzel acabou culminando na excomunhão do primeiro. Lutero não queria abrir mão de suas ideias porque tinha o apoio dos príncipes. Mesmo quando aceitou o desafio de Eck, não cumpriu o acordo feito.
Será mesmo ?

"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, YHWH lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, YHWH tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Ap 22: 18-19)

Isso certamente serve para toda a Escritura revelada por YHWH

Olha Diego, você tem que prestar melhor atenção aos textos. Veja:
todo aquele que ouve as palavras da profecia
Observe que o texto foi feito para ser ouvido e não lido. Claro que João tinha a preocupação de quem levasse a sua carta para os fiéis (já que ele não podia pregar, pois estava preso em Patmos) não adulterasse o texto ou qualquer outra pessoa. Então o texto de Apocalipse tinha um contexto específico de sua produção.

Bem se sua colocação foi em respeito a irmã Prisca, pode ficar tranquilo, ela muita coerente em repassar o que aprende com as Escrituras, agora se sua preocupação for com o que o catolicismo ensina ai sim a motivos com que se preocupar.
O medo consiste no "por aí vai...".Me desculpe, mas a sensação é de puro chute. Não tendo como informar precisamente eu informo vagamente.
Isso é uma inverdade, vender é diferente de oferecer de graça.
Graça significa favor imerecido, se não merecemos nem comprando alcansamos. O que nos faz ter o pivilégio de sermos salvos é a misericórdia de YHWH, através do seu Filho Yeshua. O catalicismo vendia a preço de ouro!


Sinto muito amigo, mas a indulgência lucrada e não vendida (Nào bastava apenas contribuir financeiramente) não tem a ver com salvação, mas com a pena temporal oriunda do pecado.
Lutero deu um grande passo, ao identificar as grandes falhas do catolicismo e os denunciar, contudo era homem e teve seus erros como todos, e caberá a YHWH examinar o coração de cada um buscando a sinceridade devida.
Pois é. Tantos erros que seriam incontáveis listá-los aqui. (AHHH! Ele não considerava apocalipse-livro citado por você- como inspirado) E não vejo que falhas ele possa ter apontado do catolicismo.
“Porque há um só YHWH, e um só Mediador entre YHWH e os homens, Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) homem” (I Timóteo 2:5)
Mas em que sentido você entendeu essa mediação? Existe Yeshua homem? Ora, Paulo afirmou isso para mostrar o caráter único do sacrifício de Yeshua. Sendo Yeshua o único que tinha as duas naturezas, humana e divina, Ele era a única pessoa que podia ser intermediador entre nós e YHWH para remissão dos pecados. No restante, sabemos que na mesma epístola Paulo pede para que se façam intercessões e que Jó sabia que existiam mais de mil mediadores.

Será mesmo ?

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura." (Isaias 42:8)


Saímos de uma afirmação empírica para um texto sem contexto. Ora, todos sabemos que na adoração só damos glória a YHWH, mas não significa que outros não tenha glória de respeito

I Reis 3,10. O Senhor agradou-se dessa oração, e disse a Salomão:  
11. Pois que me fizeste esse pedido, e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça,
12. vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti.
13. Dou-te, além disso, o que não me pediste: riquezas e glória, de tal modo que não haverá quem te seja semelhante entre os reis durante toda a tua vida.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Qui Dez 31, 2009 5:50 pm

Diego escreveu:


"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, YHWH lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, YHWH tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Ap 22: 18-19)

Isso certamente serve para toda a Escritura revelada por YHWH

Shabbat Goi é correto? 3708 Diego

Bom, Yohanan foi específico quanto ao livro das revelações Apocalíptica, porém sabemos que todas estas revelações estão fundamentadas e uníssonas aos livros dos profetas.


papista escreveu:Olha Diego, você tem que prestar melhor atenção aos textos. Veja:
todo aquele que ouve as palavras da profecia
Observe que o texto foi feito para ser ouvido e não lido. ...


Ei meu amigo, calma lá!!!!

O sentido correto da frase "... todo aquele que ouve as palavras da profecia ... " está em aceitar as palavras do livro, ou seja, eu dei ouvido às instruções, isso independentemente de eu ler ou escutar, neste caso as duas possibilidades estão corretas.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 6:00 pm

Olá Xan, (acho que já vi esse nome em algum outro fórum)
Não estou descartando a possibilidade de se aceitar o texto escrito. Apenas disse que aquele texto foi feito para ser ouvido (Não descartando que fosse lido). Sendo melhor específico, ele foi feito para ser ouvido e não lido. Nada impede que depois este ensinamento escrito fosse consultado.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Dez 31, 2009 6:12 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Papista

Se eu quisesse reformar esse fórum, bastaria eu "pregar" ou escrever minhas ideias em um tópico? ou me dirigir para as autoridades deste fórum procurando dar algumas sugestões? O que aconteceu foi uma briga entre Lutero e Tetzel acabou culminando na excomunhão do primeiro. Lutero não queria abrir mão de suas ideias porque tinha o apoio dos príncipes. Mesmo quando aceitou o desafio de Eck, não cumpriu o acordo feito.

E antes da expulsão Lutero não usou os pulpitos da "santa madre igreja"?

Claro que sim. Então esse movimento, não foi um movimento externo, e sim interno onde um padre tentou com sua "briga" revolucionar, contudo não sendo aceito foi expulso.

Olha Diego, você tem que prestar melhor atenção aos textos.


Sem dúvidas, toda a atenção ainda é pouca. A mensagem apocaliptica foi entregue a João através da fala e visões, e ao redigir tudo quanto ouvia deveria ser fiel em tudo (esse é um ponto). outro ponto seria que, relatando ainda sim esse texto não poderia ser adulterado, seja acrescentando , seja retirando algo dele, contudo essa restrição não é dada apenas a João, logo que se João não poderia adultera-la alguém poderia? obvio que não! Assim é com toda Palavra inspirada po YHWH!.
"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, YHWH lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, YHWH tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Ap 22: 18-19)
Só mais uma informação o caso é também era costume das igrejas primitivas, lerem em voz alta as cartas enviadas pelos seus pais apostolicos, portanto eles também foram ouvintes assim como João o foi.


Sinto muito amigo, mas a indulgência lucrada e não vendida (Nào bastava apenas contribuir financeiramente) não tem a ver com salvação, mas com a pena temporal oriunda do pecado.


Isso sim causa medo, vc indo contra a história, onde ela afirma que a Igreja até pedaços do céu vendia.

(AHHH! Ele não considerava apocalipse-livro citado por você- como inspirado)


Querido , não é minha intenção defender Lutero e nem a reforma, até porque os protestantes ainda prescisam se reformar, acho que vc está confundindo os fóruns, aqui não adotamos doutrinas cristãs sejam dogmas católicos ou reformas protestantes, aqui nós usamos as Escrituras.

Ora, Paulo afirmou isso para mostrar o caráter único do sacrifício de Yeshua. Sendo Yeshua o único que tinha as duas naturezas, humana e divina, Ele era a única pessoa que podia ser intermediador entre nós e YHWH para remissão dos pecados.


No restante, sabemos que na mesma epístola Paulo pede para que se façam intercessões e que Jó sabia que existiam mais de mil mediadores.

Todos somos capazes de sermos interssesores no sentido da súplica, temos um livre acesso ao Pai, através de Yeshua que é o único MEDIADOR.

Ora, todos sabemos que na adoração só damos glória a YHWH, mas não significa que outros não tenha glória de respeito


Bem, ai não sei, todos quem ? Eu e vc pode ser , mas a massa de católico não sabe disso, quando honram a estrura humana na forma de gesso, fazendo deles seus próprios deuses.

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura." (Isaias 42:8)

Existe sim homens honrosos, como Maria, Abraão, Isaque, Jacó. Mas ainda sim nenhum desses tem a Glória de YHWH. Devemos apenas te-los como uma referência e nunca como Mediadores, pois só Yeshua foi capaz de exercer esse cargo.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Qui Dez 31, 2009 7:02 pm

E antes da expulsão Lutero não usou os pulpitos da "santa madre igreja"?

Claro que sim. Então esse movimento, não foi um movimento externo, e sim interno onde um padre tentou com sua "briga" revolucionar, contudo não sendo aceito foi expulso.
E nos púlpitos ele pregava as mesmas coisas? Creio que não. Pois só sabemos de suas teses quando da controvérsia com Tetzel. E mesmo que pregasse dentro ainda assim seria uma opinião individual que ele não compartilhou com seus colegas e superiores de sacerdócio.
Sem dúvidas, toda a atenção ainda é pouca. A mensagem apocaliptica foi entregue a João através da fala e visões, e ao redigir tudo quanto ouvia deveria ser fiel em tudo (esse é um ponto). outro ponto seria que, relatando ainda sim esse texto não poderia ser adulterado, seja acrescentando , seja retirando algo dele, contudo essa restrição não é dada apenas a João, logo que se João não poderia adultera-la alguém poderia? obvio que não! Assim é com toda Palavra inspirada po YHWH!.
"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, YHWH lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, YHWH tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Ap 22: 18-19)Pois é. Engraçado é que você diz que não se aplica somente a este livro, embora João apenas diga sobre as profecias daquele livro e não outros.Mas a condenação de adulterar o texto de João ainda que você quisesse aplicar ao restante da escritura, aplica-se somente quando alguém altera o texto e não indica de qualquer maneira um somente as escrituras. 


Só mais uma informação o caso é também era costume das igrejas primitivas, lerem em voz alta as cartas enviadas pelos seus pais apostolicos, portanto eles também foram ouvintes assim como João o foi.Eles quem? os pais apostólicos? Parece-me que você está querendo dizer que os autores bíblicos ouviam YHWH ditando-lhes o que escrever. Ainda assim, note que as igrejas primitivas não tinham acesso a todos os textos do NT no princípio. Como seguir as mesmas doutrinas? E nem todos tinham acesso ao texto para ser lido. Logicamente que só encontramos explicação que a tradição oral é que prevalecia antes da expansão do texto impresso.
Isso sim causa medo, vc indo contra a história, onde ela afirma que a Igreja até pedaços do céu vendia.Então cite algum livro de história dizendo isso.

Querido , não é minha intenção defender Lutero e nem a reforma, até porque os protestantes ainda prescisam se reformar, acho que vc está confundindo os fóruns, aqui não adotamos doutrinas cristãs sejam dogmas católicos ou reformas protestantes, aqui nós usamos as Escrituras.ok. Pulemos



Todos somos capazes de sermos interssesores no sentido da súplica, temos um livre acesso ao Pai, através de Yeshua que é o único MEDIADOR.
ok.


Bem, ai não sei, todos quem ? Eu e vc pode ser , mas a massa de católico não sabe disso, quando honram a estrura humana na forma de gesso, fazendo deles seus próprios deuses.

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura." (Isaias 42:8)

Existe sim homens honrosos, como Maria, Abraão, Isaque, Jacó. Mas ainda sim nenhum desses tem a Glória de YHWH. Devemos apenas te-los como uma referência e nunca como Mediadores, pois só Yeshua foi capaz de exercer esse cargo.[/quote]

ok.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 01, 2010 12:11 am

Shabbat Goi é correto? 3708 sr. papista.

Um exemplo hipotético:

Um dos ministros de nosso pais, resolve confabular nas costas do presidente, e num golpe militar ele assume a direção do pais e reforma toda nossa cultura.
Isso indicaria uma reforma completa, contudo não foi assim com a "reforma religiosa", onde só foram reformados aqueles que resolveram seguir os reformadores. Essa reforma foi confabulada nos "bastidores" e nos pulpitos, até que fossem descobertos. Então amado, tudo ocorreu por membros da Icar e dentro de suas posses, então foi uma revolução INTERNA, e não de efeito externo, como se pessoas de fora exigissem mudanças internas, foram seus ex-membros os próprios percusores .
Pois é. Engraçado é que você diz que não se aplica somente a este livro, embora João apenas diga sobre as profecias daquele livro e não outros.Mas a condenação de adulterar o texto de João ainda que você quisesse aplicar ao restante da escritura, aplica-se somente quando alguém altera o texto e não indica de qualquer maneira um somente as escrituras.


Paulo disse que toda a Escritura é de inspiração divina. Pode alguém distorcer o que YHWH definiu como Verdade, sem uma punição?
Obviamente não. E o que se tem por Escrituras? A Icar definiu isso em seu concilio e está devidamente catalogada de acordo com as suas vontades, sendo assim o alerta de apocalipse se reserva ao texto imediato e para um bom discípulo a toda Escritura revelada por YHWH.
Eles quem? os pais apostólicos?
O sujeito da oração (gramática) Quem ouvia era a Igreja local, quando recebia acarta de seus pais apostólicos.

Parece-me que você está querendo dizer que os autores bíblicos ouviam YHWH ditando-lhes o que escrever.
Ao certo não se háa como dizer como YHWH escolheu para revelar suas vontades aos seus escritores, mas há indicios que a alguns era justamente assim que ocorria, YHWH revelava oralmente. Como explicar como o escritor do Genesis saberia do ato da criação? obviamente alguem lhe contou. Como YHWH se dirigia aos profetas? Falando diretamente com eles ou enviando anjos mensageiros. E o apocalipse? Revelações visiveis e audiveis. Então irmão grande parte das escrituras foi nesse modo editado.
Ainda assim, note que as igrejas primitivas não tinham acesso a todos os textos do NT no princípio. Como seguir as mesmas doutrinas? E nem todos tinham acesso ao texto para ser lido. Logicamente que só encontramos explicação que a tradição oral é que prevalecia antes da expansão do texto impresso.

Não tinha mesmo acesso a todos os livros da nova aliança, mas tinha a Torah onde Yeshua está apoiado, a iniciação a nova aliança foi gradativa e progressiva de acordo com que se chegava as informações, vinda na forma escrita através de cartas e por meio das visitas dos pais apostólicos ou de seus enviados.

A igreja primitiva nunca teve acesso a nenhum texto do NT, porque NT é uma criação, entenda aqui http://www.torahweb.net/Marciao-de-Sinope-h29.htm )

YHWH te abençoes em 2010!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Sex Jan 01, 2010 10:24 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 sr. papista.

Um exemplo hipotético:

Um dos ministros de nosso pais, resolve confabular nas costas do presidente, e num golpe militar ele assume a direção do pais e reforma toda nossa cultura.
Isso indicaria uma reforma completa, contudo não foi assim com a "reforma religiosa", onde só foram reformados aqueles que resolveram seguir os reformadores. Essa reforma foi confabulada nos "bastidores" e nos pulpitos, até que fossem descobertos. Então amado, tudo ocorreu por membros da Icar e dentro de suas posses, então foi uma revolução INTERNA, e não de efeito externo, como se pessoas de fora exigissem mudanças internas, foram seus ex-membros os próprios percusores .
Que foram ex-membros da ICAR que iniciaram o movimento eu não tenho dúvida Diego. O que se discute é seria mesmo uma reforma? Até pelo exemplo citado por você se conclui muito mais por uma traição ou motim do que reforma. Mas o que você não entendeu é que não foi iniciativa de uma reforma com diálogo etc.. Mas uma oposição a Tetzel (alguns chamaram querela de frades). De modo que a igreja não reformada por dentro e sim ex-membros da igreja formaram seu próprio corpo de doutrina (Diga-se de passagem não homogêneo).

Paulo disse que toda a Escritura é de inspiração divina. Pode alguém distorcer o que YHWH definiu como Verdade, sem uma punição?Diego você está perfeito. Paulo disse que toda a escritura é inspirada e eu concordo. Mas Paulo não disse que SOMENTE as escrituras eram de inspiração divina.
Obviamente não. E o que se tem por Escrituras? A Icar definiu isso em seu concilio e está devidamente catalogada de acordo com as suas vontades, sendo assim o alerta de apocalipse se reserva ao texto imediato e para um bom discípulo a toda Escritura revelada por YHWH.
Veja como é interessante Diego. Você percebeu que a ICAR (que não é a escritura definiu o catálogo?)O sujeito da oração (gramática) Quem ouvia era a Igreja local, quando recebia acarta de seus pais apostólicos.
Seu texto: Só mais uma informação o caso é também era costume das igrejas primitivas, lerem em voz alta as cartas enviadas pelos seus pais apostolicos, portanto eles também foram ouvintes assim como João o foi.Se o sujeito da oração a quem você se refere são AS igrejas primitivas então seria "elas". Ainda assim considerei o recurso da elipse sendo que há ambiguidade. De qualquer maneira, veja as igrejas não tinham a bíblia completa e ficaria muito difícil para eles se basear apenas nas escrituras. 
Ao certo não se háa como dizer como YHWH escolheu para revelar suas vontades aos seus escritores, mas há indicios que a alguns era justamente assim que ocorria, YHWH revelava oralmente. Como explicar como o escritor do Genesis saberia do ato da criação? obviamente alguem lhe contou. Como YHWH se dirigia aos profetas? Falando diretamente com eles ou enviando anjos mensageiros. E o apocalipse? Revelações visiveis e audiveis. Então irmão grande parte das escrituras foi nesse modo editado.
Amigo, não quero entrar no mérito do assunto inspiração, mas há uma visão completamente diferente entre eu e você. 
Não tinha mesmo acesso a todos os livros da nova aliança, mas tinha a Torah onde Yeshua está apoiado, a iniciação a nova aliança foi gradativa e progressiva de acordo com que se chegava as informações, vinda na forma escrita através de cartas e por meio das visitas dos pais apostólicos ou de seus enviados.  
Muito bem. Concordo. E como se aplicava o ensino da Tanak para a nova aliança?
A igreja primitiva nunca teve acesso a nenhum texto do NT, porque NT é uma criação, entenda aqui http://www.torahweb.net/Marciao-de-Sinope-h29.htm )
Vou ler
YHWH te abençoes em 2010!
O mesmo para você meu amigo

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 01, 2010 10:58 pm

Que foram ex-membros da ICAR que iniciaram o movimento eu não tenho dúvida Diego. O que se discute é seria mesmo uma reforma?
Sim foi uma reforma.

Até pelo exemplo citado por você se conclui muito mais por uma traição ou motim do que reforma. Mas o que você não entendeu é que não foi iniciativa de uma reforma com diálogo etc..
Sim eu entendo.

Mas uma oposição a Tetzel (alguns chamaram querela de frades).
Chame do que bem quiser.

De modo que a igreja não reformada por dentro e sim ex-membros da igreja formaram seu próprio corpo de doutrina (Diga-se de passagem não homogêneo).
Certamente.

Viram os erros, denunciaram e expulsos formaram seu corpo doutrinário.

O nome do movimento foi dado pela história como reforma RELIGIOSA, e não reforma católica. O sr querendo ou não o nome é reforma e ponto.
Em minha posição pessoal, mesmo achando que a reforma não abordou todos os pontos a serem reformados (a luz das Escrituras), seria um grande passo se a madre igreja tivesse aceito pelo menos os pontos levantados.

De qualquer maneira, veja as igrejas não tinham a bíblia completa e ficaria muito difícil para eles se basear apenas nas escrituras
.

De fato eles não tinham um livro catalogado, com os acertos da nova aliança, mas tinham o Tanak, e esse era as Escrituras (Mt 21:42 22: 29 At 17:2), as informações referente ao cumprimento messiânico, se deu atravês das cartas apostólicas (que em seguida foram incorporadas as Escrituras), e tbm pela tradição oral.

Maninho teremos que continuar sobre esse assunto em um outro lugar, se não eu mesmo terei que excluir as mensagens. Vc pode abrir um tópico se desejar prosseguir o assunto.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por papista Sex Jan 01, 2010 11:37 pm

Sim foi uma reforma.Falta você mostrar então o que foi reformado dentro da Igreja, já que eles começaram internamente.


Viram os erros, denunciaram e expulsos formaram seu corpo doutrinário.

O nome do movimento foi dado pela história como reforma RELIGIOSA, e não reforma católica. O sr querendo ou não o nome é reforma e ponto.
Em minha posição pessoal, mesmo achando que a reforma não abordou todos os pontos a serem reformados (a luz das Escrituras), seria um grande passo se a madre igreja tivesse aceito pelo menos os pontos levantados.

Sendo que o nome da Reforma historicamente é Reforma Protestante e não católica. E a história é contada e contada meu amigo. E a igreja discutiu sim esses pontos. O problema foi a introdução de novidades.

De fato eles não tinham um livro catalogado, com os acertos da nova aliança, mas tinham o Tanak, e esse era as Escrituras (Mt 21:42 22: 29 At 17:2), as informações referente ao cumprimento messiânico, se deu atravês das cartas apostólicas (que em seguida foram incorporadas as Escrituras), e tbm pela tradição oral.

Maninho teremos que continuar sobre esse assunto em um outro lugar, se não eu mesmo terei que excluir as mensagens. Vc pode abrir um tópico se desejar prosseguir o assunto.
Ok. Como não fui eu que levantei essa bola (as escrituras na igreja primitiva) , fico satisfeito em parar.

papista
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : br

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 31/12/2009

Religião Religião :
  • Católico


Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jan 01, 2010 11:42 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Papista.

Me refiro a todo o assunto, não só sobre a igreja primitiva.

Aqui está o tópico.

( http://www.torahweb.net/assunto-geral-f7/catolicismo-a-luz-das-escrituras-t448.htm#3548 )

Voltemos ao assunto principal.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Jan 02, 2010 1:02 pm

Shabbat Goi é correto? 3708....

Xan escreveu: Estranhesa ainda maior é ler isso aqui:


Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra fora revolvida da entrada. (Joao 20:1)


Muito cedo, no primeiro dia da semana, logo depois do nascer do sol, foram ao sepulcro. (Marcos 16:2)


Quer dizer que o sol nasceu e mesmo assim continou escuro?


Está claro que "alguém" andou manipulando tal texto para usar como base numa certa doutrina que tenta mudar o dia de descanso do Shabat para o domingo, pode ter certeza que nao foram os judeus que alteram o texto de Marcos.

Sabe Xan estranhesa maior me causa é ver o quão negligente os "religiosos" se tornaram.

Nunca, jamais encontrei referência nas ESCRITURAS sobre o descanso em dia que não fosse o Shabat semanal ou o festivo. Mas ainda sim o homem ainda intenta discordar de YHWH, mundando para sua própria condenação a ordem natural das vontades divinas.

Para a alegria da Torah nem mesmo adulterações grosseiras como essas, puderam anular o conhecimento da verdade daqueles a quem YHWH prepara para recebe-la.

O shabat é o dia do nosso descanso e isso é irrevogável, além do cumprimento literal, existe ainda o cumprimento prófetico do shabat onde descansamos no Messias Judeu, pois Ele é o Senhor do Shabat. Aguardamos anciosamente pelo total cumprimento das profecias (que nem adiantam e nem atrasam) que se dará no dia do Shabat (Hb 4:9) com o toque de shofar (I Tes 4:16).
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Xan Berg Sáb Jan 02, 2010 1:19 pm

Shabbat Goi é correto? 3708 Diego


Vale ressaltar que quando se trata das Escrituras biblica, deve-se ater as originalidades, pois foi o proprio YHWH quem criou os tempos do calendário judaico e firmou suas promessas baseados nele, veja por exemplo que YHWH determinou a Lei do Sacrifício e o momento em que o cordeiro pascal deveria ser imolado e isso direcionava para o sacrificio de Yeshua, pois os simbolizavam, logo, Yeshua deveria ser imolado conforme o determinado na Torah, caso contrario devemos descartar a messiandade de Yeshua, fator que culminará na invalidação do cristianismo em geral, porém, quando abandonamos estas idéias baseadas no calendário gregoriano, vemos quão grande é Adonai (Bendito Seja Eternamente) que vela por Sua palavra.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Shabbat Goi é correto? Empty Re: Shabbat Goi é correto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos