Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

4 participantes

Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Ter Jan 01, 2013 7:45 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Olá pessoal!

Por favor, não é algum tipo de ofensa este tópico, mas um sujeito que se diz evangélico, criou um tópico num fórum também evangélico com o seguinte título:

"Alguém conhece "um" judeu crente pela graça que é graça?"

(http://gospelbrasil.forumotion.com/t7194p100-alguem-conhece-um-judeu-crente-pela-graca-que-e-graca#168373)

Eu já fui participante deste fórum, e este sujeito é anti-semita, mesmo que ele não saiba e muito menos admita isto.
Como eu decidi não mais participar de ambientes assim, decidi postar aqui esta outra pergunta em forma de tópico, mas eu sei que eu deveria postar isto lá.

Sendo assim, que pelo menos aqui isto possa ser uma oportunidade para que os evangélicos abram o entendimento sobre o sistema religioso em que estão inseridos...

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 103451
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por *Thiago* Dom Jan 13, 2013 4:42 pm

Pois bem, dê continuidade ao tema, já que o máximo que podemos dizer é: "eu não conheço" ou "eu conheço".

Aqui vão algumas perguntas, para, talvez, ajudar um pouco a desenvolver o tema.

"Por que todo cristão é ligado a Roma?"

"Por que alguém que crê na divindade de Yeshua está ligado ao catolicismo?"

"Por que alguém que escolhe o domingo para descansar e adorar a Deus com a congregação compactua com o catolicismo?"

"Por que não é correto considerar o domingo o dia descanso, já que para quem trabalha de segunda a sábado, o domingo é o sétimo dia?"

"Por que os judeus messiânicos têm antipatia pelo termo cristão, já que o mesmo foi dado para os discípulos de Yeshua e os mesmos parecem tê-lo aceitado?"

Olha, estas são perguntas bem sinceras de quem busca aprendizado, Ok? Não quis ser tendencioso ou arrogante, é que realmente quero aprender sobre o tema.

Abraço!

*Thiago*
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19

Cidade Cidade : Mogi das Cruzes

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/01/2013

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Dom Jan 13, 2013 4:56 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Thiago escreveu:
Olha, estas são perguntas bem sinceras de quem busca aprendizado, Ok? Não quis ser tendencioso ou arrogante, é que realmente quero aprender sobre o tema.

Abraço!
Olá irmão Thiago!

Muito bem, vamos responder suas perguntas (apesar de que todas elas já foram inúmeras vezes respondidas aqui no fórum, e nenhuma das respostas foram refutadas corretamente), mas antes, nos responda:

O que os cristãos (da religião chamada "cristianismo"), praticam, ensinam e entendem a respeito:

1ª - Do Natal (25 de dezembro, árvore, enfeites, presépio, etc.);
2ª - De "Morar no céu";
3ª - Das Festas Bíblicas;
4ª - Do ensinamento da Torah;
5ª - Da verdadeira condição do gentio crente: enxertado em Israel e aproximado da Comunidade de Israel (Romanos 11 e Efésios 2);
6ª - Da "trindade".

De acordo com suas respostas, continuaremos o tema... Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 780193
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por *Thiago* Dom Jan 13, 2013 6:23 pm

Randfal escreveu:Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Thiago escreveu:
Olha, estas são perguntas bem sinceras de quem busca aprendizado, Ok? Não quis ser tendencioso ou arrogante, é que realmente quero aprender sobre o tema.

Abraço!
Olá irmão Thiago!

Muito bem, vamos responder suas perguntas (apesar de que todas elas já foram inúmeras vezes respondidas aqui no fórum, e nenhuma das respostas foram refutadas corretamente), mas antes, nos responda:

O que os cristãos (da religião chamada "cristianismo"), praticam, ensinam e entendem a respeito:

1ª - Do Natal (25 de dezembro, árvore, enfeites, presépio, etc.);
2ª - De "Morar no céu";
3ª - Das Festas Bíblicas;
4ª - Do ensinamento da Torah;
5ª - Da verdadeira condição do gentio crente: enxertado em Israel e aproximado da Comunidade de Israel (Romanos 11 e Efésios 2);
6ª - Da "trindade".

De acordo com suas respostas, continuaremos o tema... Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 780193

Não, não amigo, acho que você não entendeu. Sou novo no fórum e estou me colocando na condição de aluno aqui. Talvez não tenha tido tempo suficiente para procurar os tópicos, apesar de você ter dito que todas as perguntas já foram respondidas exaustivamente.

Por favor, se algo que eu perguntar "já encheu o saco" de tanto responder, me leve ao respectivo tópico para eu poder ler. Não quero mesmo ser aquele tipo de forista que fica postando as mesmas perguntas e os mesmos versículos centenas de vezes! rsrs É bem irritante isso! Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 128546

E também Randfal, seria muita arrogância de minha parte debater algo que eu sequer conheço direito! Realmente a minha meta aqui é aprender e conhecer os argumentos e não tentar refutar. Têm algo que foi dito em um dos tópicos deste fórum que me pareceu muito correto: Temos que estudar as Escrituras segundo a ótica judaica para extrair o verdadeiro significado do texto. Isto chamou a minha atenção e entrei no fórum.

Quanto as suas perguntas, não posso responder por todas as multifacetadas denominações dos ditos "evangélicos" e muito menos dou valor para o que a apostasia de Roma produziu. Portanto, vou responder o que ouvi em algumas igrejas batistas tradicionais. Já peço desculpas pela simplicidade das respostas, mas é que não sou um erudito, e tem coisas que sequer faço idéia! (rsrs) Mas como disse, meu objetivo é aprender.

1°) O natal não deve ser "comemorado". É uma festa de origem pagã que originalmente era dedicada ao "Sol Invictus". Árvores, enfeites e presépios não devem ser feitos, pois isto compactua com uma visão pagã do cristianismo.

2º) Não iremos morar no céu. Estaremos para sempre com o Messias, na nova terra, habitando na Nova Jerusalém e entre as nações dos salvos.

3°) Sendo sincero, nunca ouvi nada, a não ser sobre o significado e a origem das festas judaicas. Acredito que a resposta seria esta: que aos gentios não é necessário realizá-las (aqui é o que eu acho que seria dito, nunca ouvi nada específico sobre isto).

4°) A Lei não foi abolida por o Messias, mas completada e perfeitamente explicada por ele. Através dele tivemos um entendimento melhor sobre a Lei. Porém, a partir do Messias, a salvação não estava mais baseada em guardar os preceitos da Lei, mas na fé genuína Naquele que justifica o ímpio. O fruto desta fé é justamente uma vida em que estes preceitos se cumprem. (Obviamente que aqui se crê que um gentio salvo não deve se circuncidar ou realizar outros preceitos cerimoniais).

5°) A verdadeira condição do salvo, seja ele judeu ou gentio, é que ele é enxertado na Oliveira, que é o Israel espiritual. A diferença entre o judeu e o gentio, neste ponto, é que o judeu é um ramo natural, já que as promessas, a aliança e a adoção de filhos foram dadas a eles como povo.

6°) A respeito da Trindade, todos parecer crer na natureza triúna de Deus. Acreditam também que o Espírito Santo é uma pessoa. Sendo bem sincero, observei várias diferênças sobre a crença na Trindade, algumas explicações são bem parecidas com as que foram dadas num tópico aqui no fórum, chamado "a Composição de D'us". Já outras foram substancialmente idênticas à de Roma.

Bem, é isso!

Abraço!

*Thiago*
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19

Cidade Cidade : Mogi das Cruzes

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/01/2013

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Seg Jan 14, 2013 1:14 am

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Thiago escreveu:
Não, não amigo, acho que você não entendeu. Sou novo no fórum e estou me colocando na condição de aluno aqui. Talvez não tenha tido tempo suficiente para procurar os tópicos, apesar de você ter dito que todas as perguntas já foram respondidas exaustivamente.
Olá Thiago!

Eu não quis dizer que vc deixou de ler as respostas, ou que as ignorou.
O que eu quis foi só te informar, só isso...eu sei que vc é novo no fórum, e me perdoe por me esquecer de lhe dizer isto: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 582530 Thiago!

Por favor, se algo que eu perguntar "já encheu o saco" de tanto responder, me leve ao respectivo tópico para eu poder ler. Não quero mesmo ser aquele tipo de forista que fica postando as mesmas perguntas e os mesmos versículos centenas de vezes! rsrs É bem irritante isso!
Não, pelo fato de vc ser novo aqui, isto não me aborrece, fique tranquilo!

Bem, vamos analisar as suas respostas:
1°) O natal não deve ser "comemorado". É uma festa de origem pagã que originalmente era dedicada ao "Sol Invictus". Árvores, enfeites e presépios não devem ser feitos, pois isto compactua com uma visão pagã do cristianismo.
Excelente!

2º) Não iremos morar no céu. Estaremos para sempre com o Messias, na nova terra, habitando na Nova Jerusalém e entre as nações dos salvos.
Muito bom!

3°) Sendo sincero, nunca ouvi nada, a não ser sobre o significado e a origem das festas judaicas. Acredito que a resposta seria esta: que aos gentios não é necessário realizá-las (aqui é o que eu acho que seria dito, nunca ouvi nada específico sobre isto).
Ok!
Veja o que diz Sha'ul (Paulo), em 1 Coríntios 5:8: "Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade."
Esta era a Festa dos Matzot (Pães Ázimos), celebrada durante a Pessach (Páscoa).
Eis alguns links para vc ler e meditar:
http://www.torahweb.net/t1198-colossenses-216-diante-do-contexto-profetico

http://adonayechad.forumeiros.com/t117-as-festas-biblicas-e-yeshua?highlight=festas

http://adonayechad.forumeiros.com/t39-as-festas-biblicas-moedim-se-aplicam-hoje?highlight=festas
4°) A Lei não foi abolida por o Messias, mas completada e perfeitamente explicada por ele. Através dele tivemos um entendimento melhor sobre a Lei. Porém, a partir do Messias, a salvação não estava mais baseada em guardar os preceitos da Lei, mas na fé genuína Naquele que justifica o ímpio. O fruto desta fé é justamente uma vida em que estes preceitos se cumprem. (Obviamente que aqui se crê que um gentio salvo não deve se circuncidar ou realizar outros preceitos cerimoniais).
Está basicamente correta esta resposta, mas...a Lei nunca foi estabelecida para a salvação!
Ninguém nunca foi salvo por cumprir a Lei, mas sempre houve salvação pela Graça, pois ela existe desde o Éden.
E os preceitos da Lei não se cumprem pela Fé, mas pela Fé podemos cumprir estes preceitos, não para sermos salvos e sim porque fomos salvos.
5°) A verdadeira condição do salvo, seja ele judeu ou gentio, é que ele é enxertado na Oliveira, que é o Israel espiritual. A diferença entre o judeu e o gentio, neste ponto, é que o judeu é um ramo natural, já que as promessas, a aliança e a adoção de filhos foram dadas a eles como povo.
Novamente, está basicamente certa esta resposta, mas...não existe "Israel espiritual"!
Este é um termo anti-semita, uma das bases da falsa "teologia da substituição".
A Oliveira de Romanos 11 é Israel = os Patriarcas, os dons e a vocação de Israel e as bênçãos e promessas dadas a Israel.
6°) A respeito da Trindade, todos parecer crer na natureza triúna de Deus. Acreditam também que o Espírito Santo é uma pessoa. Sendo bem sincero, observei várias diferênças sobre a crença na Trindade, algumas explicações são bem parecidas com as que foram dadas num tópico aqui no fórum, chamado "a Composição de D'us". Já outras foram substancialmente idênticas à de Roma.
Bom, eu não creio nesta "natureza triúna de Deus", em hipótese alguma!
O Eterno é UM, o Espírito Santo é a emanação do Seu Espírito a nós, e Yeshua é Seu Filho Unigênito, Seu representante a nós.

Bem, vamos agora às suas perguntas:
"Por que todo cristão é ligado a Roma?"
Porque o "cristianismo" nasceu em Roma. Yeshua não criou nenhuma religião, muito menos uma chamada "cristianismo".
E o protestantismo se considera um seguimento cristão, entre os mais de 5 mil existentes.
Qualquer doutrina oriunda de Roma que ainda perdura nos meios cristãos, os considera ainda ligados a ela.
"Por que alguém que crê na divindade de Yeshua está ligado ao catolicismo?"
A Divindade de Yeshua não é uma doutrina de Roma...mas a trindade sim!
Yeshua é Deus, no sentido de ser Divino, mas Ele não é uma pessoa da trindade, Ele não é ADONAI!
"Por que alguém que escolhe o domingo para descansar e adorar a Deus com a congregação compactua com o catolicismo?"
Não há problema nenhum em descansar no domingo e adorar a D'us nele.
O problema está em substituir o Sábado, como o Dia de ADONAI, pelo domingo, o que é um dogma papal de Roma.
Quem guarda, crê e ensina que o domingo é o Dia de ADONAI está compactuando com Roma...
"Por que não é correto considerar o domingo o dia descanso, já que para quem trabalha de segunda a sábado, o domingo é o sétimo dia?"
O Sétimo Dia é o Shabat, e nenhum outro dia mais pode ser, é estatuto perpétuo de D'us, não importa como a pessoa vive ou trabalha.
"Por que os judeus messiânicos têm antipatia pelo termo cristão, já que o mesmo foi dado para os discípulos de Yeshua e os mesmos parecem tê-lo aceitado?"
Não são todos os judeus messiânicos que agem assim.
Mas o termo foi dado por pagãos da cidade de Antioquia (Atos 11:26):
"Muitos desses gentios vieram a acreditar no "Christós" (esta palavra grega é tradução de Mashiach, do hebraico; ambas as palavras significam "ungido", sendo uma levada para o português como "C risto" e a outra como "Messias"). Ao que parece, os outros gentios de Antioquia ouviram seus amigos falarem sempre deste "Christós", reconhecendo-o como seu líder, de modo que cunharam o vocábulo christianói ("cristãos)Assim o termo "cristão" foi inventado pelos gentios para descrever gentios numa abrangência gentílica.
O Novo Testamento declara explicitamente que "os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia".
(Manifesto Judeu-Messiânico, pág. 28-30 - Dr. David Stern).

E, na história do cristianismo, milhares de judeus foram forçados a se tornarem "cristãos", sob fortes torturas.
Acesse: http://www.museudainquisicao.org.br/

Qualquer dúvida, pode questionar!
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 650378


Última edição por Randfal em Seg Jan 14, 2013 2:04 am, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por *Thiago* Seg Jan 14, 2013 1:28 am

Muito obrigado por todas as respostas Randfal! Estou lendo e meditando para ter uma melhor compreensão.
Espero que possa aprender bastante aqui neste espaço!

Quanto a história do catolicismo, é verdade irmão Randfal. Perseguidora cruel e implacável foi a greja católica, tanto de judeus como de gentios. E, infelizmente, os filhos da Reforma puxaram à sua mãe neste sentido.

Fique na paz do Senhor.

*Thiago*
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19

Cidade Cidade : Mogi das Cruzes

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/01/2013

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Marcos Grano Seg Jan 14, 2013 2:42 am

Devarim:
Porquanto te ordeno hoje que ames ao YHUH teu Elohim, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o YHUH teu Elohim te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Devarim/Deuteronômio 30:16

e

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Deuteronômio 30:19

Se acaso Elohim estivesse falando apenas desta vida, então aqueles que escolheram a vida escolheram errado pois estão mortos. Mas se acreditamos que Elohim estava falando da vida eterna, então concluímos que aqueles que escolheram a vida, apesar de estarem mortos, haverão de reviver. Logo, podemos concluir também que a Torah (Lei) é para dar vida sim, pois os transgressores da Torah serão mortos sem misericórdia porque escolheram a morte da Torah ao escolher não cumprir tudo que nela está escrito para cumprir para que se tenha a vida. Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!
Marcos Grano
Marcos Grano
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 482

Idade Idade : 66

Cidade Cidade : Goiânia

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 19/08/2010

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por alisson carvalho Qui Jan 17, 2013 1:56 pm

O que temos que reconhecer é o seguinte :

A igreja evangélica segue dogmas do protestantismo que por sua vez os importou do cristianismo romano e que nada tem a ver com a Torah ,os profetas e os ensinos de Yeshua e apostólicos !
alisson carvalho
alisson carvalho
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 20

Idade Idade : 44

Cidade Cidade : Muriaé -MG

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/11/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Xan Berg Sex Jan 18, 2013 9:18 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 pessoal!

Eu já combati muito as doutrinas cristãs por conhecê-las profundamente, porém não acho que seja correto descer a lenha generalizadamente nos cristãos, pois muitos deles são pessoas honestas e integras, apenas estão sendo desvidos da realidade biblica contextual.

Eu sou contra o sistema cristão, assim como também do proprio sistema judaico que vivem uma fabula separatista e exclusivista. Infelizmente muitos cristãos e judeus que se achegam ao judaismo messianico herdaram essa mania de "donos da verdade" e agora querem adapta-las a visão da busca pela restauração original do conhecimento das Escrituras.

O termos "cristão" ou "judeu" não influenciam em nada na questão salvivica de um individuo, mas sim sua conduta e compromisso em estar em conformidade com a palavra do Eterno.

Infelizmente muitos proselitos acabam por se tornar duas vezes mais filhos do inferno do que seus proprios instrutores. Não estou incriminando ninguem aqui do fórum, apenas quero deixar este texto como uma ferramenta para reflexão.

Grande abraço a todos


Última edição por Xan em Sex Jan 18, 2013 9:24 pm, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Sex Jan 18, 2013 9:21 pm

Shabat Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Xan escreveu:
Eu já combati muito as doutrinas cristãs por conhecê-las profundamente, porém não acho que seja correto descer a lenha generalizadamente nos cristãos, pois muitos deles são pessoas honestas e integras, apenas estão sendo desvidos da realidade biblica contextual.

Eu sou contra o sistema cristão, assim como também do proprio sistema judaico que vivem uma fabula separatista e exclusivista. Infelizmente muitos cristãos e judeus que se achegam ao judaismo messianico herdaram essa mania e agora querem adapta-las a visão da busca pela restauração original do conhecimento das Escrituras.

O termo "cristão" ou "judeu" não influencia em nada na questão salvivica de um individuo, mas sim sua conduta e compromisso em conformidade com a palavra do Eterno.

Grande abraço
Olá irmão Xan!

É, mas as pessoas precisam saber a verdade sobre o cristianismo...isto é fundamental para que haja um retorno às raízes da Fé, em Israel.

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 458965
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Xan Berg Sex Jan 18, 2013 9:33 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 Randfal!

Corretissimo, preciamos dizer a verdade POREM com cuidado para não ofender ninguem, afinal de contas a religião está atrelada ao EGO do individuo.

Podemos sair chamando TODOS os judeus de fariseus e hipocritas? Não!!! Porque sabemos que as coisas não são bem assim, da mesma forma não está correto utilizarmos de palavras pesadas que ofendam o individuo cristão.

Podemos criticar o sistema judaico, cristão, islamico, sem se dirigir diretamente ao judeu, cristão ou muçulmano.

Existe uma grande diferença entre dizer que o sistema cristão está equivocado por causa da influencia pagã do que chamar os cristãos de pagãos.

O fato de demonstrarmos as falhas da teologia cristã ao cristão fará com que ele se interesse pela originalidade, agora, se chego atacando direto o individuo, ao inves do sistema, fará com que a pessoa crie uma barreira e não aceite o que você está propondo.

Espero ter me explicado

Abração
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Sex Jan 18, 2013 9:42 pm

Shabat Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Xan escreveu:
Existe uma grande diferença entre dizer que o sistema cristão está equivocado por causa da influencia pagã do que chamar os cristãos de pagãos.

Esperto ter me explicado

Abração
Olá Xan!

Mas, me diga, alguém aqui chamou os cristãos de pagãos?
Eu ainda não vi, mas talvez vc viu, e se alguém aqui fez isto está mais do que equivocado!
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 650378

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Xan Berg Sex Jan 18, 2013 10:53 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 Randfal!

Não me lembro se aqui no fórum alguém tenha chamado os cristãos de pagãos, o que tenho percebido é que no geral muitos grupos que se entitulam judaicos messianicos estão caindo no erro de menosprezar os cristão de forma generalizada. Abração!
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Sáb Jan 19, 2013 2:12 am

Shabat Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Xan escreveu:
Não me lembro se aqui no fórum alguém tenha chamado os cristãos de pagãos, o que tenho percebido é que no geral muitos grupos que se entitulam judaicos messianicos estão caindo no erro de menosprezar os cristão de forma generalizada. Abração!
Olá Xan!

Com certeza, e graças a D'us que você, o Diego e tantos outros, juntamente com os irmãos do Ensinando de Sião, não caíram neste erro!

Que D'us continue abençoando a todos!
Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 458965
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Dom Jan 20, 2013 9:16 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 Randfal!



A Divindade de Yeshua não é uma doutrina de Roma...mas a trindade sim!
Yeshua é Deus, no sentido de ser Divino, mas Ele não é uma pessoa da trindade, Ele não é ADONAI!

Sinceramente eu não entendi esta!

Um ser divino não é Deus?
Yeshua é Deus mas na verdade não é Deus?

Yeshua = Adonai+YHWH+shua, ou não?

Adonai = Senhor. Yeshua não é Senhor?

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Dom Jan 20, 2013 11:31 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

azzi escreveu:
Sinceramente eu não entendi esta!

Um ser divino não é Deus?
Yeshua é Deus mas na verdade não é Deus?

Yeshua = Adonai+YHWH+shua, ou não?

Adonai = Senhor. Yeshua não é Senhor?
Olá azzi!

Ninguém que continue a seguir o conceito romano sobre a Divindade de Yeshua, não vai entender mesmo...vc não é o único, fique tranquilo...

Yeshua não é ADONAI, quem afirma isto segue o conceito de Roma.
Yeshua REPRESENTA A ADONAI, isto é o que os que seguem o conceito romano precisam entender.
E se Ele é o Filho UNIGÊNITO de ADONAI, então Ele é DIVINO = ELOHIM = DEUS, por isso Ele é o único que pode nos revelar ADONAI de forma plena, mas Ele NÃO É ADONAI, pois ADONAI É UM, não existe outro que seja ADONAI.

Yeshua é Senhor porque Ele recebeu de ADONAI esta autoridade, e este nome ADONAI não significa "Senhor", mas SENHOR EXALTADO ACIMA DE TUDO, e isto só ADONAI é, sendo Ele mesmo D'us do Seu próprio Filho:

João 20:17: "Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu D'us e vosso D'us."

Apocalipse 3:12: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu D'us, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu D'us e o nome da cidade do meu D'us, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu D'us, e também o meu novo nome."

Viu azzi? Yeshua tem um D'us, o Seu próprio Pai, ADONAI.

E de onde vc tirou isto: Yeshua = Adonai+YHWH+shua???
Que misturada é essa???

A formação do nome não significa que a pessoa é ADONAI!
Por exemplo: Dani'el = ADONAI é meu juiz, e tantos outros nomes possuem parte do nome de D'us!
Y'hoshua = Josué = D'us é salvação, e por acaso Daniel e Josué eram ADONAI???

No livro de Esdras, cap. 2 no verso 2, havia um que se chamava YESHUA = ADONAI é salvação, ou ADONAI salva!
Mas na tradução da sua Bíblia, aparece JESUA, por que será eim?????
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por *Thiago* Seg Jan 21, 2013 2:41 am

No livro de Esdras, cap. 2 no verso 2, havia um que se chamava YESHUA = ADONAI é salvação, ou ADONAI salva!
Mas na tradução da sua Bíblia, aparece JESUA, por que será eim?????

Por quê? Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 256378

*Thiago*
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 19

Cidade Cidade : Mogi das Cruzes

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/01/2013

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Seg Jan 21, 2013 5:08 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 Randfal!


Ninguém que continue a seguir o conceito romano sobre a Divindade de Yeshua, não vai entender mesmo...vc não é o único, fique tranquilo...
Eu não vou entender ou vc não esta sabendo explicar?


Yeshua não é ADONAI, quem afirma isto segue o conceito de Roma.
O que significa Adonai? Não significa Senhores (plural)?Porque?
Que eu saiba Adonai (=Senhores) não é o nome de D’us mas é um atributo de D’us.
O nome de D’us é YHWH (=Aquele que trouxe a existência tudo que existe)

Yeshua REPRESENTA A ADONAI, isto é o que os que seguem o conceito romano precisam entender.
Pra que D’us precisa de um representante se Ele é onipresente? Percebeu a incoerência?
De onde vc tirou esta idéia? Onde esta escrito que Yeshua é representante de Adonai?
Roma diz que o papa é representante de D’us, Yeshua foi papa de Roma?

E se Ele é o Filho UNIGÊNITO de ADONAI, então Ele é DIVINO = ELOHIM = D’US, por isso Ele é o único que pode nos revelar ADONAI de forma plena, mas Ele NÃO É ADONAI, pois ADONAI É UM, não existe outro que seja ADONAI.
Se Adonai é o único verdadeiro D’us como pode Yeshua ser um outro D’us? Yeshua é um falso Deus? Vc crê em dois D’uses

Qual é a diferença de aplicação entre as palavras hebraicas: ECHAD (lê-se errad) e YACHID (lê-se iarrid).

O que é verdade e o que mentira nisto abaixo?:

SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU YHWH YACHID.
Traduzindo: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é UM” (unidade simples).

SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU YHWH ECHAD.
Traduzindo: (Deuteronômio 6:4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é UM” (unidade composta).

Segundo informações:
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (yachid) filho Isaque, a quem amas...


Yeshua é Senhor porque Ele recebeu de ADONAI esta autoridade, e este nome ADONAI não significa "Senhor", mas SENHOR EXALTADO ACIMA DE TUDO, e isto só ADONAI é, sendo Ele mesmo D'us do Seu próprio Filho:
Que eu saiba:
ADONAI (=Senhores) que é o plural de ADON (=Senhor).
ELOHIM (=D’uses) que é o plural de ELOAH (=D’us)


João 20:17: "Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu D'us e vosso D'us."

Apocalipse 3:12: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu D'us, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu D'us e o nome da cidade do meu D'us, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu D'us, e também o meu novo nome."

Viu azzi? Yeshua tem um D'us, o Seu próprio Pai, ADONAI.
Esta resposta merece um tópico novo, aguarde, em breve postarei..

E de onde vc tirou isto: Yeshua = Adonai+YHWH+shua???
Que misturada é essa???

A formação do nome não significa que a pessoa é ADONAI!
Por exemplo: Dani'el = ADONAI é meu juiz, e tantos outros nomes possuem parte do nome de D'us!
Y'hoshua = Josué = D'us é salvação, e por acaso Daniel e Josué eram ADONAI???
No livro de Esdras, cap. 2 no verso 2, havia um que se chamava YESHUA = ADONAI é salvação, ou ADONAI salva!
Mas na tradução da sua Bíblia, aparece JESUA, por que será eim?????
O nome de D’us não é Adonai (=Senhores) e nem Hashem (o Nome) mas é YHWH e quando D’us age como sendo salvador Ele recebe o nome de YHWHshua ou de uma forma abreviada Y’shua ou Y’Hoshua ou YeHoWaHshua ou Yaohushua. Agora se vc não quer pronunciar o nome de D’us diga simplesmente Adonai ou Hashem.

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Qua Jan 23, 2013 2:50 am

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

azzi escreveu:
O que significa Adonai? Não significa Senhores (plural)?Porque?
Que eu saiba Adonai (=Senhores) não é o nome de D’us mas é um atributo de D’us.
O nome de D’us é YHWH (=Aquele que trouxe a existência tudo que existe)
Pra vc, ADONAI pode ser "senhores", mas para quem não segue a Roma, ADONAI significa o que já postei anteriormente...
ADONAI não é um atributo de D'us, vc está falando do que não sabe...
ADONAI é uma forma alternativa para se dirigir a D'us, pois o Seu Nome Sagrado é IMPRONUNCIÁVEL = YHWH.
E este nome jamais significa o que vc supõe por total falta de conhecimento = "Aquele que trouxe a existência tudo que existe", afinal, quem te disse que o Tetragrama significa isto????
É coisa da sua imaginação???


Pra que D’us precisa de um representante se Ele é onipresente? Percebeu a incoerência?
De onde vc tirou esta idéia? Onde esta escrito que Yeshua é representante de Adonai?
Roma diz que o papa é representante de D’us, Yeshua foi papa de Roma?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
É hilário demais!!!!

Viu como lhe falta o conhecimento???
Quem foi Moisés???
"E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por D'us." (Êxodo 4:16).
D'us SEMPRE escolheu quem pudesse representá-Lo diante dos homens, isso é bíblico!!!
Yeshua afirmou em João 5:43: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis."
João 7:28: "Clamava, pois, Yeshua no templo, ensinando e dizendo: Vós me conheceis e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis."

Se Yeshua veio EM NOME DO PAI DELE, então Ele é Seu representante diante dos homens, ACORDA RAPAZ!!!

Se Adonai é o único verdadeiro D’us como pode Yeshua ser um outro D’us? Yeshua é um falso Deus? Vc crê em dois D’uses

Qual é a diferença de aplicação entre as palavras hebraicas: ECHAD (lê-se errad) e YACHID (lê-se iarrid).

O que é verdade e o que mentira nisto abaixo?:

SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU YHWH YACHID.
Traduzindo: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é UM” (unidade simples).

SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHEINU YHWH ECHAD.
Traduzindo: (Deuteronômio 6:4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é UM” (unidade composta).

Segundo informações:
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (yachid) filho Isaque, a quem amas...
Justamente pelo fato de Yeshua ser o representante máximo de ADONAI, é que ADONAI subsiste em uma Unidade Composta = duas pessoas distintas, o Pai e o Filho.
Yeshua disse: "Eu e o Pai somos UM" = UNIDADE COMPOSTA
Yeshua também disse: "O Pai é maior do que Eu" = HIERARQUIA
Yeshua também disse em João 17:21,22: "...para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um." = UNIDADE COMPOSTA

Leia: http://www.torahweb.net/Unidade-Composta-h19.htm

Que eu saiba:
ADONAI (=Senhores) que é o plural de ADON (=Senhor).
ELOHIM (=D’uses) que é o plural de ELOAH (=D’us)
Soube errado...
ADONAI é superlativo, e não plural, o mesmo acontece com Elohim.

O nome de D’us não é Adonai (=Senhores) e nem Hashem (o Nome) mas é YHWH e quando D’us age como sendo salvador Ele recebe o nome de YHWHshua ou de uma forma abreviada Y’shua ou Y’Hoshua ou YeHoWaHshua ou Yaohushua. Agora se vc não quer pronunciar o nome de D’us diga simplesmente Adonai ou Hashem.
Que misturada é essa???
Aliás, vc consegue pronunciar o Nome de D'us???
Pra vc me dizer: "se vc não quer pronunciar o nome de D'us", é porque vc deve saber, não é???

Cada um que aparece... Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 780537
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Qua Jan 23, 2013 10:31 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

Pessoal, eu e o tal do "azzi" já tivemos a oportunidade de debatermos sobre esta questão referente à trindade.
E não é coerente continuar com este assunto neste tópico...

Por isso, acessem: http://www.torahweb.net/t472p100-yeshua-e-um-d-us-ou-d-us#19409 e vejam algumas das refutações que fiz ao conceito trinitariano dele.

Bons estudos para todos! Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 227936
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Ter Jan 29, 2013 4:46 pm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!

Randfal escreveu:
ADONAI é uma forma alternativa para se dirigir a D'us, pois o Seu Nome Sagrado é IMPRONUNCIÁVEL = YHWH.
E este nome jamais significa o que vc supõe por total falta de conhecimento = "Aquele que trouxe a existência tudo que existe", afinal, quem te disse que o Tetragrama significa isto????
É coisa da sua imaginação???
A explicação do nome é dada em Ex 3:14, Ehehey-Asher-Ehehey, Eu sou o que sou, dado como uma etimologia popular, como na explicação de nomes bíblicos, até certo ponto uma explicação científica. Como outros nomes hebraicos na Bíblia, o nome Yahweh é sem dúvida uma forma abreviada do que foi originalmente um nome maior. Isto tem sido sugerido que o original em sua forma completa era algo como Yahweh-Asher-Yahweh, "Ele trouxe à existência tudo o que existe".

Baruch Há Shem!
Bendito seja o Nome!
Fonte:
http://www1.uol.com.br/biblia/revista/edicao10/aleluia.htm

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!

Randfal escreveu:
D'us SEMPRE escolheu quem pudesse representá-Lo diante dos homens, isso é bíblico!!!

Se Yeshua veio EM NOME DO PAI DELE, então Ele é Seu representante diante dos homens, ACORDA RAPAZ!!!
Não meu caro chaver, D’us não precisa de representantes diante dos homens porque Ele é ONIPRESENTE, o TODO Poderoso.

Porque D’us foi pessoalmente encarnado para Sodoma e Gomorra ao invés de enviar Abraão como representante dEle?

Por ex: Eu só envio um representante quando eu estou IMPOSSIBILITADO de comparecer! Caso ao contrario qual a necessidade de um representante?

Há uma diferença infinita entre Yeshua, juízes e Moises!
Yeshua é D’us (Elohim).
Moises foi feito D’us (Elohim) por se incluir em Yeshua que é Elohim.
Os juízes foram feitos D’us (Elohim) por se incluir em Yeshua que é Elohim.

Ser D’us e ser feito D’us, são dois contextos diferentes!

Randfal escreveu:
Justamente pelo fato de Yeshua ser o representante máximo de ADONAI, é que ADONAI subsiste em uma Unidade Composta = duas pessoas distintas, o Pai e o Filho.
Se ADONAI subsiste em uma Unidade Composta = duas pessoas distintas, o Pai e o Filho, então tanto o Pai como o Filho são ADONAI! Então é evidente que Yeshua não é representante de Adonai mas o próprio Adonai!

Por ex: Eu só envio um representante quando eu estou IMPOSSIBILITADO de comparecer! Caso ao contrario qual a necessidade de um representante?

Então com quem a Noiva (=igreja) vai se casar, com Yeshua conforme o NT ou com Adonai conforme AT? Ou com os dois? Adonai adota a bigamia?
Yeshua é uma criatura feita D’us ou é D’us?

Randfal escreveu:
ADONAI é superlativo, e não plural, o mesmo acontece com Elohim.
O fato de a Palavra de D’us (=Yeshua) ser D’us e Senhor, O fato de o Espirito de D’us ser D’us e Senhor e o O fato de o Pai ser D’us e Senhor, e os 3 serem UM (echad), cria-se o superlativo de intensidade divina Elohim (=D’uses) e senhorio Adonai (=Senhores).

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708!


Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Convidad Qua Jan 30, 2013 12:32 am

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? 3708 para todos!

azzi, se liga, não vamos continuar com este assunto aqui...

http://www.torahweb.net/t472p100-yeshua-e-um-d-us-ou-d-us#19428
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Existe algum evangélico que não siga a "Roma"? Empty Re: Existe algum evangélico que não siga a "Roma"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos