Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Iniciando/Expandindo EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Iniciando/Expandindo EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Iniciando/Expandindo EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Iniciando/Expandindo EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Iniciando/Expandindo EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Iniciando/Expandindo EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Iniciando/Expandindo EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Iniciando/Expandindo EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Iniciando/Expandindo EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Iniciando/Expandindo EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Iniciando/Expandindo

4 participantes

Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Iniciando/Expandindo

Mensagem por jtjota Seg Abr 04, 2011 8:14 pm

Olá a todos.

Sou presbiteriano. Conheço as doutrinas da reforma, e sempre busco retornar ao que foi proposto na reforma.. nunca concordei com os rumos da igreja nos dias atuais, e de como se esqueceram de Yeshua, ou Yeshua..

Recentemente tenho lido bastante a respeito do Judaísmo Messianico, e ao contrário do que pode parecer aos olhos dos demais membros do corpo chamado de "evangélicos", creio que o que tenho aprendido com vcs e com o judaismo messianico em si, eh que o Judaismo messianico é mais próximo do que é verdadeiro, em relação ao verdadeiro cristianismo, do que a prática atual...

O conceito de graça, é o que inundou minha vida desde o princípio, e é meu norte no relacionamento com YHWH e Yeshua. Percebo que há também o conceito de graça no judaismo messianico, mas gostaria que alguém explicasse melhor como funciona esse conceito, através das leis da torá, etc..

Como fazer a transição? Como guardar o sábado?

jtjota
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 17

Cidade Cidade : Belo Horizonte

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 04/04/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Abr 04, 2011 8:57 pm

olá Jtjota..

Fico feliz de te ver aqui buscando a verdade da palavra de YHWH. Fico alegre por saber que de alguma forma temos ajudado pessoas a se encontrem verdadeiramente com o Yeshua profetizado nas Escrituras e não um J'esus vestido de romano apresentado na maior parte das igrejas reformadas.

A reforma religiosa na verdade não aconteceu, ainda está por vir a verdadeira restauração e os Messiânicos tem tentado antecipar isso. Os reformados melhoraram em alguns pontos, mas na verdade a essência continua sendo católica.

Sobre o conceito graça, temos muitos tópicos abertos para debater sobre esse assunto, mas gostaria de te adiantar que a graça/hessed sempre esteve presente na humanidade. YHWH sempre foi misricordioso em perdoar aqueles que pecam contra suas Leis. O Presente da salvação sempre esteve a dispôr daqueles que erram, mas se arrependem.

Nós messiânicos de um modo quase que geral concordamos que graça é a benevolência de YHWH em perdoar aqueles que não merecem. Somos quase uni sono em entender que por mais que não mereçamos não temos o direito de ir contra a palavra anunciada na Torah. Não cremos que a Torah seja para a salvação, mas cremos que ela orienta o homem o que pode e o que não se pode fazer, para que assim o beneficio da graça possa ser completado em nós.


Espero ter ajudado, e peço perdão aos reforamados que são incapazes de avaliar o meio que vivem, pois se fossem jamais se sentiriam ofendidos.

Iniciando/Expandindo 3708..
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por jtjota Seg Abr 04, 2011 10:23 pm

Recentemente, venho compreendendo que a torá não foi de forma alguma revogada, como o próprio Yeshua afirmou. Compreendo também, que a graça está vigente desde o princípio do mundo. Já havia estudado alguns trechos em um estudo sobre o velho testamento, no qual vemos a graça atuando... e mesmo Yeshua, disse que antes da fundação do mundo, ele já existia..

Da forma como eu compreendo, o braço divino que executou a graça a nós no mundo foi haMashiach.. correto? Claro que ele já atuava, mas a revelação e a conclusão no mundo físico, foi a vinda do filho do homem e sua morte/ressurreição.. correto?

Entendo hoje, após ler e pesquisar a respeito, que a algumas leis da torá, não são um peso, um martírio por assim dizer, como alguns meios reformados ensinam. Não são mandamentos como vc disse, para salvação.. mas são mandamentos, recomendações para o nosso bem, parâmetros divinos que revelam o caráter de YHWH, e da forma como devemos viver... sendo assim.. viver somente da torá seria seguir os mandamentos dados por YHWH.. mas o advento da graça em yeshua, seria a complementação, a salvação dada por YHWH..

A didaquê possui trechos a respeito das leis da torá? Ela faz alusão a continuidade da vigência dessas leis, juntamente com a salvação em yeshua?

jtjota
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 17

Cidade Cidade : Belo Horizonte

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 04/04/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Abr 04, 2011 10:53 pm

Algumas leis não são pesadas
isso é verdade
mas...
se alguém procura a salvação pela lei
não pode só cumprir o maneiro
deve ser toda a lei

mas voce pode sim
cumprir a lei
digamos assim maneira
mas ciente que a salvação tá em Yeshua
Ele cumpriu toda a lei por mim e por voce

pois não conseguiriamos
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Abr 04, 2011 10:59 pm

Recentemente, venho compreendendo que a torá não foi de forma alguma revogada

Que bom, essa é a verdade. O problema dos anomistas é não entenderem que Paulo combatia o legalismo e não as Leis, daí surge essas 'interpretâncias" escabrosas dos reformados.

velho testamento
A maioria de nós messiânicos, não usamos esse termo, velho testamento, pois se vc analisar perceberá facilmente que um testamento só existe se o testador morrer, sabemos que Yeshua morreu uma vez por todas, portanto só existe um testamento e esse é a Bíblia judaica completa de Gen a Ap. Essa divisão marginal das Escrituras causam diversas outras heresias, e uma delas é a abolição da Torah e outra é separar os remanescentes da fé de Ysrael.

Da forma como eu compreendo, o braço divino que executou a graça a nós no mundo foi haMashiach.. correto? Claro que ele já atuava, mas a revelação e a conclusão no mundo físico, foi a vinda do filho do homem e sua morte/ressurreição.. correto?

Correto. Yeshua é a manifestação plena do amor divino ao Homem. A salvação de todo e qualquer homem está condicionada ao sacrifício perfeito do Messias de Ysrael. Os que morreram antes da morte e ressurreição do Messias aguardam as suas promessas no Messias (Hb 11:40), sendo assim todos se beneficiam no Cordeiro pascal.

Entendo hoje, após ler e pesquisar a respeito, que a algumas leis da torá, não são um peso, um martírio por assim dizer, como alguns meios reformados ensinam.

Pois é!! Desde quando YHWH daria algo penoso para alguém cumprir ?? YHWH é um D'us amoroso que quer que todos se salvem, ele jamais colocaria pedras no caminho de suas tão amadas criaturas. A cabeça reformada pensa mais ou menos assim: "YHWH deu uma lei pesada para os judeus cabeçudos, para depois vir com seu filho e dar uma mais levinha pra nós os gentios, e agora podemos glorificar seu nome e os judeus tem de pagar o pato até hj guardando a lei". Rapaz que doideira não é mesmo ?? Pensar que YHWH fez milhares de milhares de pessoas tropeçarem em uma Lei que ninguém podia cumprir. A Lei sempre foi cumprível (Dt 30: 11-20), Yeshua o guardião da Lei disse que a lei é um julgo leve, sim ele disse, pois o jugo de Yeshua é a Torah, ele não só guardou como tbm deu exemplos de como faze-la.

mas são mandamentos, recomendações para o nosso bem, parâmetros divinos que revelam o caráter de YHWH, e da forma como devemos viver... sendo assim.. viver somente da torá seria seguir os mandamentos dados por YHWH.. mas o advento da graça em yeshua, seria a complementação, a salvação dada por YHWH..

Perfeitamente. Yeshua é cumprimento da Torah e não sua invalidação. Veja que interessante a teoria reformada: Os caras dizem que são salvos pelo sacrifício de Yeshua (até aqui tudo bem), mas em contrapartida diz que a lei foi abolida, ai vem a pergunta chave, se a Lei foi abolida o que vai dar amparo ao sacrifício do Cordeiro para retirar o pecado do homem ? Bem, se a Torah foi abolida o sacrifício de Yeshua se apoia no NADA, e assim vai pro beleléu a salvação que eles tanto se gabam.

A didaquê possui trechos a respeito das leis da torá? Ela faz alusão a continuidade da vigência dessas leis, juntamente com a salvação em yeshua?

Sei da literatura, mas nunca a li. Só sei que os Escritos da Nova Aliança são pensamentos judaicos montados sobre a Torah.

Ahh outra coisa, nem todos aqui do fórum são Judeus Messiânicos, temos alguns anomistas, que de certa forma fazem o fórum existir dando um ar de controvérsia que fazem os debates acontecerem.. mas todos nos amamos...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Abr 04, 2011 11:14 pm

Quando a pessoa aceita a Yeshua
torna-se pela fé
filho de Abraão
o que não é muito dificil para YHWH
"Até dessas pedras, YHWH pode suscitar filhos"
no meu caso
sou descendente de Judeu
assim como Paulo de Tarso
tenho toda a minha genealogia em livro publicado
amo a lei de YHWH
mas sei que quem salva é Yeshua
por isso me chamo
judeu messianico
mas nem precisaria
me contento com
crente
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por jtjota Seg Abr 04, 2011 11:27 pm

Pois bem.. compreendo quando vc diz a respeito do sacrifício de yeshua. Monta-se toda uma base, todo um protocolo para um evento x, e no instante que o evento x se conclui, desfaz-se dos protocolos anteriormente requeridos? hehe.. realmente parece estranho.

No caso, os reformistas mesmo cultivando estes paradoxos, precisariam voltar aos textos e as fontes antigas, da época da reforma, e reformar mais ainda as bases da fé.. mas mesmo assim, pelo fato de crerem e yeshua, são participantes do reino.. correto? Quem põe sua fé em Yeshua, não será desamparado...

Fato é que a cultura de quem não foi criado para seguir os preceitos da torá que foram abandonados pelos reformistas, como presbiterianos, batistas, metodistas.. (salvo adventistas, correto? hehe) já é diferente.. alguém aqui já passou por esta mudança? Como se deve guardar o sábado, e mudar a alimentação...?

Isso é difícil, porque já sou casado, e minha esposa é também criada no evangelho, de uma família presbiteriana como a minha. Romper com os costumes é algo difícil, e ainda mais adotar costumes que aos olhos dos outros, não nos pertence.. não enxergam estes mandamentos como o são, mas como algo cultural e étnico, pertencente somente ao povo judeu...

Acabou de chegar minha bíblia hebraica que comprei do ministério Ensinando de Sião. Vocês são de belo horizonte? alguém conhece este ministério?

jtjota
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 17

Cidade Cidade : Belo Horizonte

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 04/04/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Abr 04, 2011 11:32 pm

5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
6 ¶ Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo YHWH me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
8 E YHWH, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
10 Agora, pois, por que tentais a YHWH, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Yeshua haMashiach, como eles também.
12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios YHWH havia feito por meio deles entre os gentios.

se é Biblia que queres vamos a Ela
e deixemos de parafrasear
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Abr 05, 2011 2:47 pm

Iniciando/Expandindo 3708 jtjota

hehe.. realmente parece estranho.

Parece ?? É totalmente estranho!!

No caso, os reformistas mesmo cultivando estes paradoxos, precisariam voltar aos textos e as fontes antigas, da época da reforma, e reformar mais ainda as bases da fé

Eiehh meu amigo.. Isso é dificil, sabe porque ?? Já lestes Apocalipse na parte que fala da grande prostituta que corrompe as nações e da qual ela é MÃE de várias outras prostitutas menores ?? Pois é, agora façamos de conta que a Grande Prostituta seja a ICAR agora se responda quem são as pequenas prostitutas que saem dela (suas filhas) ???

mas mesmo assim, pelo fato de crerem e yeshua, são participantes do reino.. correto?

Difícil saber, mas de fato o trigo cresce junto com o joio. Só digo uma coisa, aos anomistas não haverá chances. O fato de se estar entre os reformados nem sempre quer dizer que se é um anomista. Aqueles que negam a Lei de YHWH, como diz o Salmista, não tem prazer na Palavra de D'us, esse será arrancado da Terra, cortado tronco e raiz. Quem prega anomia, prega em conjunto a anarquia, pois uma vez a Torah anulada poderemos matar, roubar, adulterar, transgredir o verdadeiro dia do Eterno, comer sangue, sacrificados e animais imundos. Junto com a anomia vem o declínio moral das criaturas divinas, onde essas não foram criadas para viverem sem regras mas sim em santidade.

Quem põe sua fé em Yeshua, não será desamparado...

Sim de fato, mas vale dizer que fé não é crendice, as Escrituras revelam que o Satan crê que estremece. Tiago reforça dizendo "fé sem obras é morta... mostra tua fé que eu mostro minhas obras.. o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé" (Tg 2) Enfim a genuína fé é seguida de boas obras, não tem como separar uma coisa da outra. Fé e obras andam de mão dadas, então para se alcançar a graça deve-se estar inserido no padrão exigido para isso.

já sou casado, e minha esposa é também criada no evangelho, de uma família presbiteriana como a minha. Romper com os costumes é algo difícil, e ainda mais adotar costumes que aos olhos dos outros, não nos pertence.. não enxergam estes mandamentos como o são, mas como algo cultural e étnico, pertencente somente ao povo judeu...

Irmão vamos com mais calma ??? Uma coisa por vez.. A mudança não é uma coisa imediata, o conhecimento vem passo a passo e com ele a vontade de fazer o que é certo. Nunca lestes atos 15? lá o que percebemos é que a pregação dos apóstolos consistia PRIMEIRAMENTE anunciar coisas básicas que afetavam diretamente a vida do recém convertido e só depois as coisas mais profundas seriam ensinadas. Observe que a orientação primaria fazia referencia ao que era mais comum aquele povo, ou seja, comer comidas sacrificadas e ensopados de sangue, essas práticas iam de encontro a Torah e eram as práticas mais comuns e precisavam ser cuidada imediatamente, contudo o restante da Torah tbm seria ensinada gradativamente tanto que o apóstolo diz:

19 Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a YHWH,
20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas.

A Torah como um todo era ensinada nas Sinagogas e os apóstolos não tinham com que se preocupar a esse respeito, uma vez que o recém convertido aprendendo as coisas de primeira instância estariam aptos a aprender as coisas de igual importância, mas que só com o tempo seriam entendidas.

Te dou um conselho, nem vc mesmo se aprece em querer entender e viver toda a Torah, como num piscar de olho, e tbm não exija que isso ocorra para com outros. O conhecimento vem paulatinamente, na medida que se busca e principalmente na medida que YHWH permite.

Acabou de chegar minha bíblia hebraica


Ela é uma boa ferramenta, pois faz leitor perceber que a tradição bíblica é judaica e não ocidental.

Vocês são de belo horizonte?

Somos do mundo todo, não somos uma congregação. Cada um de nós congregamos em locais diferentes, nos reunimos aqui para aprendermos uns com os outros. Mas vale frisar nem todos são Judeus Messiânicos.

alguém conhece este ministério?

Conhecemos, inclusive temos alguns vídeos e estudos do Rav Marcelo e do Mateus postado aqui.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Xan Berg Ter Abr 05, 2011 6:32 pm

jtjota escreveu:Olá a todos.

Sou presbiteriano. Conheço as doutrinas da reforma, e sempre busco retornar ao que foi proposto na reforma.. nunca concordei com os rumos da igreja nos dias atuais, e de como se esqueceram de J e s u s, ou Yeshua..

Recentemente tenho lido bastante a respeito do Judaísmo Messianico, e ao contrário do que pode parecer aos olhos dos demais membros do corpo chamado de "evangélicos", creio que o que tenho aprendido com vcs e com o judaismo messianico em si, eh que o Judaismo messianico é mais próximo do que é verdadeiro, em relação ao verdadeiro cristianismo, do que a prática atual...

Iniciando/Expandindo 3708 jtjota

O "judaismo messiânico" é um seguimento religioso também passivo de falhas doutrinárias porém ele está mais próximo da realidade biblica justamente por procurar entender as Escrituras considerando o contexto biblico geral acompanhado da história e cultura judaica vivida pelos personagens biblico.

Entendemos a importancia da comunidade de Israel, dos hebreus e das promessas biblica diante do quadro profético, não vivemos de paralelismo e simbolismos achando que a igreja ocupou a posição de Israel, isso é uma mentira grotesca inventada pelo catolicismo romano em que as igrejas evangelicas compactuam e por isso não compreendem o verdadeiro sentido da Escritura.

jtjota escreveu:
O conceito de graça, é o que inundou minha vida desde o princípio, e é meu norte no relacionamento com YHWH e Yeshua. Percebo que há também o conceito de graça no judaismo messianico, mas gostaria que alguém explicasse melhor como funciona esse conceito, através das leis da torá, etc..

O conceito da graça está presente nas Escrituras desde o Gênesis, pois não haveria graça se não houvesse lei, e vice-versa. YHWH poupou Adam e Haváh de serem fulminados quando o desobedeceram, da mesma forma aconteceu com TODOS os servos do Altíssimo que em algum momento trangrediram os preceitos do Eterno, que através de sua infinita misericórdia enviava os profetas para os alertarem que se arrependessem de seus pecados e voltassem para os seus caminhos.

A condenação de um indivíduo a morte não está relacionado a inexistência da Graça, mas demonstra a justiça do Eterno que será feita por suas mãos quanto aos trangressores, impios, pecadores.


jtjota escreveu:Como fazer a transição? Como guardar o sábado?

O sábado é um dia em que está firmado a promessa de entrarmos no descanso do Eterno (Hebreus 4) e este é o principal fundamento para entender sua importância. O segundo fator é que Yeshua é o senhor do Sabado, logo, ele não é senhor de um dia revogado.

O sábado é um dia alegre de repouso (dia confortável) que devemos estar em comunhão familiar e congregacional.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Leite de Oliveira Qua Abr 06, 2011 2:28 pm

parece que Jota só quis iniciar
deixou de expandir Iniciando/Expandindo 479692
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando/Expandindo Empty Re: Iniciando/Expandindo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos