Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

4 participantes

Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Convidad Seg Mar 07, 2011 1:48 pm

Todos os anos milhares de igrejas evangélicas no Brasil promovem no período das festas do carnaval o chamado “Retiro de carnaval”.
Não há necessidade que expliquemos o enredo desta proposta, pois sabemos que muitos irmãos e irmãs no Messias já conhecem tal planejamento.
Mas apesar de conhecermos o que acontece nesses retiros, uma pergunta nos incomoda: que espécie de retiro seria este? Claro que não podemos jamais generalizar, porém na maioria das denominações evangélicas as pessoas se “refugiam” nestes retiros tendo as mais variadas intenções e propósitos sem que nenhum deles estivesse voltado para o Reino de D’us.
Basta entendermos um pouco destas programações:
ESPORTES VARIADOS
PISCINA
MOVIMENTOS ESTRANHOS
São coisas que acontecem o ano todo, coisas que eles têm os outros 361 dias para realizar, para se programar e ainda sim insistem em trazer as tais para um período de 4 dias quando a igreja tem a oportunidade de se retirar e mergulhar em pelo menos 6 coisas fundamentais para o Reino:
ORAÇÃO
MEDITAÇÃO NAS ESCRITURAS
ESTUDO DAS ESCRITURAS
PALESTRAS
CULTOS
ENTRETENIMENTO: GINCANAS BÍBLICAS

Estas coisas QUASE NÃO ACONTECEM nestes retiros. A maior parte do tempo as pessoas dedicam em atividades que já estão cansadas de praticar, sejam nas escolas, nas faculdades, nos bairros, nos clubes, nas férias, nos passeios organizados pela própria denominação, etc.
Este período de 4 dias é uma grande oportunidade dos irmãos e irmãs se reunirem para realizarem coisas juntos que talvez durante o restante do ano não tivessem chance, é um período de reflexão em comunidade, de se fortalecerem espiritualmente em unidade de propósito, de se conhecerem melhor no amor do Messias Yeshua.
E que a confraternização não seja apenas na hora das refeições, mas em todo o tempo.
É um momento de acerto das diferenças, dos planejamentos para o restante do ano em favor do Reino de D’us.
Todos juntos buscando, da maneira correta, um mover do Espírito de D’us para que os propósitos do Eterno em Yeshua sejam verdadeiramente revelados.
A verdade, que muitos sabem, mas poucos revelam é que se forem anunciadas apenas estas 6 atividades ou mais, TODAS VOLTADAS PARA O REINO DE D’US, com certeza quase ninguém destas igrejas irá participar.
Isto porque hoje é ensinada a valorização da denominação e não do Reino;
É ensinada a valorização do indivíduo e não da comunidade;
É ensinado propósitos voltados para a denominação e não para o Reino;
É ensinado propósitos voltados para o indivíduo e não para a comunidade.

Um sentimento egoísta e individualista está tomando conta das igrejas no país.
As pessoas aprendem a colocar seus gostos, preferências e opiniões em evidência, deixando de lado as palavras de YESHUA em Mateus 6:33: “Mas buscai primeiro o Reino de D’us, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 para todos!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Clara Seg Mar 07, 2011 7:43 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Randfal

Essas igrejas estão se mordenizando para não perder público! é um chamariz pra atrair jovens, isso não passa de uma estratégia .

Se eu não me engano a palavra carnaval significa " festa da carne", e isso não se relaciona com as coisas espirituais , eu fico pasma , pois eu tenho certeza que esses lideres religiosos sabem muito bem disso!

Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Xan Berg Seg Mar 07, 2011 9:24 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Randfal


Bem, geralmente as coisas começam bem e terminam mal.

Hoje mesmo estava meditando em alguns fatos relacionados as 7 igrejas da Ásia e percebi que a própria denominação religiosa ja se corrompeu e provavelmente estamos vivendo no tempo relacionado a última igreja, a de Laodicéia, onde o apego as riquezas e distanciamento de YHWH tem se tornado comum.

Como você bem disse, não podemos generalizar, mas a igreja esta corrompida por causa do "mundanismo" que atingiu os próprios membros, ou seja, vemos os pais e lideres religiosos aceitando os filhos de qualquer modo dentro da igreja, fazendo o que bem querem achando que está correto, com a desculpa esfarrapada de que é melhor que fiquem alí do que se afundem no "mundo"; isso me lembra dos filhos do sacerdote Eli.

Fazer um retiro não é um problema, mas o problema é a descapacitação da liderança religiosa que deixou de ser religiosa e está se tornando psicológica maquiada de religiosidade e por isso estão sujeitos a implantarem o que aprenderam em cursos universitários.

Como diz o rabino Marcelo Guimarães (Ensinando de Sião), o maior pecado é a ignorância, pois se estudássemos corretamente as Escrituras com disposição de obedecê-la, automaticamente não existiriam este problemas.

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Clara Seg Mar 07, 2011 9:57 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Xan

Sabe qual o grande problema que eu vejo? as pessoas não entendem que o Reino do Senhor é conquistado com esforço e exige mudanças , algumas até radicais .

Não pode ter tudo nessa vida ! é impossivel !, ou vc opta em viver os madamentos do Eterno , ou vc vive o que o mundo te oferece ! são coisas diferentes, por isso que Yeshua disse que devemos nascer denovo!

Isso precisa ser passado para os jovens, não existe varios caminhos pra se chegar a salvação ! os mandamentos não podem ser praticados do nosso jeito, o Eterno estabeleceu os mandamentos ou vc pratica ou vc não pratica, ou vc vive isso ou não vive !

Quando vc aceita e compreende melhor as Escrituras existe uma mudança , existe uma transformação, e isso é real, isso não é impossível , Yeshua não iria falar sobre o nascer denovo, se fosse impossível pro homem alcançar, o que é impossível é vc querer viver "tudo" a vida do mundo e a vida espiritual , alguma coisa vai ter que morrer dentro de vc , pra outra nascer .

Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Xan Berg Ter Mar 08, 2011 8:31 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 pessoal


Falando em carnaval.... o que acharam disso?

Confira o link abaixo

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,carnaval-2011-perola-fecha-1-dia-de-desfiles-em-sp,688125,0.htm
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Leite de Oliveira Ter Mar 08, 2011 10:19 pm

não entendo muito a proposta do topico
parece que o ideal em si é condenar os retiros
alias existe muitas restrinções
como alguns não podem pagar a taxa, não pertencem a igreja,etc...

mas o retiro em si é otimo, os jovens gostam

podemos falar depois o que seriam esses
"movimentos estranhos" citado por Rand
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Clara Ter Mar 08, 2011 11:55 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Leite de Oliveira

Eu compreendi a intenção do Randfal nesse tópico , eles abordou o estado das igrejas evangélicas , eles explicou o afastamento da igreja do seu propósito .

Nos dias de hoje vemos as instituições relgiosas afastadas do caminho principal que é o Reino de D-s, e alertar o homem sobre o pecado e as praticas mundanas.

Eu particularmente nunca fui em Retiro evangélico, pois nunca frequentei uma igreja evangélica , porém conheço algumas pessoas desse meio, tem pastores que não aceitam algumas práticas mundanas no seu meio , porém sempre tem aqueles que pra não perder fiéis acabam deixando a banalização interferir no meio dos jovens.

O foco principal das instituições religiosas precisa ser a palavras de D-s , porém muitas coisas mudaram , muitos infatizam mais a carreira artistica do movimento gospel, seguindo o modelo norte-americano, produzem mais festivais e menos adoração sincera.

O Randfal abordou também um assunto que eu achei muito interessante , ele informou que esse retiro deveria ter mais Estudo, mais palestras , estimular mais o conhecimento pelas Escrituras Sagradas .

O jovens de hoje serão os futuros lideres religiosos, todos precisam ter ciência disso! que conhecimento eles terão pra passar se hoje vemos uma banalização geral ? é claro que isso serve pra todas as instituições em modo geral.
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Leite de Oliveira Qua Mar 09, 2011 1:37 pm

Não sei Clara se é bem assim
pois jovens, são pessoas alegres e gostam de se divertir
gosto muito de ver as diverções judaicas, as danças são legais
o ultimo retiro que participei houve uma noite judaica
com trajes tipicos e danças
apareceu que criticasse, dizendo que isso não era bom
que o mundanismo estava entrando na Igreja
isso me irritou
não podemos pegar um jovem e querer que ele fique estatico
eles estão cheios de energia
querem bater palmas, cantar dançando, e pular
não vejo pecado na jovialidade
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Mar 09, 2011 7:03 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Leite.. feliz em ver que os bons filhos a casa tornam...

Tive um desentendimento besta ai com o Xan, mas tudo resolvido tbm, esses relacionamentos virtuais as vezes se desgastam kkkkkkkkk..

mas o retiro em si é otimo, os jovens gostam

Pois é, concordo contigo.. daqui a pouco retiros vão ser um tipo de pecado moderno.



Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Leite de Oliveira Qua Mar 09, 2011 8:08 pm

Tava sentindo sua falta
imaginei algo assim
mas que bom
gostei muito de voce ter ligado para mim
isso fez com que eu amadurecesse
e visse que somos amigos
muito embora aqui possamos divergir

somos amigos
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Mar 09, 2011 10:07 pm

Agora no carnaval quando fui para o meu "retiro", pensei muitas vezes em passar em Natal, pra lhe dar um abraço, contudo aumentaria em 100 km a minha rota e ainda tinha o risco de vc estar no retiro com sua igreja.

Sai de Fortaleza e fui até Campina Grande 700 km. Mas tenho fé que um dia eu raspo esse seu bigode kkkk....
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Leite de Oliveira Qua Mar 09, 2011 10:34 pm

Quando fui fazer o seriado Sansão e Dalila
tirei o bigode, fiquei muito esquisito
por isso esqueça essa ideia

quanto a vir a Natal
será um prazer te hospedar
e montei casa também no Rio
indo lá pode ligar

mas voltando a questão
esse carnaval fui para a propiedade
precisei de um lugar para reflexão e choro
mandei minhas filhas para um retiro e adotei outras jovens para que elas pudessem ir também
por isso escrevi que esses retiros excluem os jovens que não tem dinheiro
isso é triste.
mas sei que existe um certo comercio
aqui em Natal investem até em propagandas
markting pesado
quando solteiro sempre gostei dos retiros
no inicio ia pensando em namorada
mas depois dava a reviravolta
e ficava me alegrando com os estudos e hinos
nunca arrumei uma namorada em retiro Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 34971

e acho que o retiro em si é bom
quando ficava em casa
ficava assistindo TV
e nessa epoca, voces sabem o que passa né?
acaba com a gente (jovem)
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Mar 09, 2011 10:53 pm

kkkkkkkkkkkk.................

Pois é... infelismente maus pessoas acabam fazendo o que é bom se tornar algo maléfico.

Veja o dizimo por exemplo, muita gente enricando as custas de uma coisa que é boa e legitima, quando na verdade o dizimo é para viúvas e doentes, enfim nós humanos com nossa carnalidade acabamos transformando as coisas boas em ruins.

mas sei que existe um certo comercio

Eu fui bastante tempo de uma congregação que só ia quem pagasse e era um corre corre porque tinha que pagar primeiro pois se não as vagas "acabavam". Bem, agora já em outra congregação eu vi mãos solidarias por parte da liderança, pois semana passada é que os mais carentes terminaram de pagar o retiro de 2010. Esse não teve, então não terá ninguém endividado.

nunca arrumei uma namorada em retiro

kkkkkkkkk.. eu era mais esperto, se desse mole eu passava a conversa.
kkkkkkkk

e acho que o retiro em si é bom

Sabe, irmão Leite eu chego hoje numa fase mais madura da minha vida entendendo que tudo é puro, para os puros de coração.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Leite de Oliveira Qui Mar 10, 2011 1:31 pm

Um dos melhores retiros que fui, foi o Maranata,lá em Campina Grande
nãotinha banho de piscina, nem futebol
mas nunca esqueci aquele retiro
pulava muito de alegria e senti o poder de YHWH
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Convidad Sáb Mar 12, 2011 4:34 pm

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 para todos!

O que eu quis dizer em relação aos "movimentos estranhos" que acontecem em muitos retiros, são aqueles que certas pessoas afirmam ser de D'us, oriundos do movimento pentescostal, quando muitos na verdade se envolvem em histerias emocionais, tendo um comportamento nestes momentos completamente anormal, algo que eu, particularmente, não creio que seja realizado pelo Espírito de D'us.
Agora o mais interessante é:
quando questionamos sobre estas anormalidades no meio evangélico (movimento pentescostal), a maioria diz que "estas coisas são pelo Espírito de D'us, não as julgue!"
Mas, se o Espírito de D'us faz com que estas pessoas (muitas vezes no meio dos cultos nas igrejas), pulem, caiam no chão, batam os pés com força, batam palmas desesperadamente, gritem, falem línguas, entreguem profecias, rodopiem, dancem como se fossem "robôs", balancem a cabeça, subam nos bancos, etc., POR QUE ESTE MESMO ESPÍRITO NÃO AS LEVAM A ESTUDAR E VALORIZAR A TORAH?

Claro que o Espírito de D'us pode levar os servos a manifestarem uma alegria jamais sentida, porém as coisas essenciais a eles em favor do Reino são manifestas a todos que têm o Espírito de D'us:
João 14:17 - "...o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós."
João 16:13 - "Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir."


Infelizmente, de uma forma geral, a valorização do estudo correto das Escrituras está muito reduzida. Muitos ainda não "nasceram de novo", ainda não são uma habitação para o Espírito, e ainda tem aqueles que são insensíveis à voz Dele.
As preferências pessoais e coletivas estão dominando muitas denominações, tudo por causa de um sistema que visa mais a organização do que o "organismo".
O Reino de D'us não é prioridade já faz tempo, o paganismo de Roma (natal, árvore de natal, presépios, enfeites, páscoa do coelho e do chocolate) ainda não foi banido.
A igreja não conhece a sua própria história, não conhece sobre a sua própria raíz, sua própria herança.
É por isso que o Movimento de Restauração, segundo a vontade do Eterno, visa trazer de volta tudo o que foi eliminado e substituído no meio da igreja.

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Clara Dom Mar 13, 2011 12:09 am

Randfal escreveu:
Mas, se o Espírito de D'us faz com que estas pessoas (muitas vezes no meio dos cultos nas igrejas), pulem, caiam no chão, batam os pés com força, batam palmas desesperadamente, gritem, falem línguas, entreguem profecias, rodopiem, dancem como se fossem "robôs", balancem a cabeça, subam nos bancos, etc., POR QUE ESTE MESMO ESPÍRITO NÃO AS LEVAM A ESTUDAR E VALORIZAR A TORAH?

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 3708 Randfal

No ponto e vista, as pessoas tendem a fazer as coisas que são mais faceis pra elas, pular e gritar é mais fácil do que aprofundar-se nas Escrituras e descobrir o que realmente o Senhor requer de nós.

Tem um tópico que já foi aberto anteriormente sobre esse assunto, muito interessante:

http://www.torahweb.net/t790-manifestacoes-pessoais?highlight=manisfesta%C3%A7%C3%B5es+pessoais

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? 854396
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo? Empty Re: Retiro de carnaval: seria um retiro mesmo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos