Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ?

+14
Darley Avshalom
Carlos E
Jefté
haShaliach
Eunice
Admin
Alex_Maciel
vyvieira
Leite de Oliveira
Eldier Khristos
Diego Yo'ets
Xan Berg
vicente
Prisca
18 participantes

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 Empty Re: A Lei nunca foi um caminho para a salvação ?

Mensagem por Xan Berg Sáb Fev 20, 2010 11:25 am

Carlos E escreveu:Que a paz do senhor esteja convosco...

Fiquei intrigado com a discussão
sobre o tema : “A Lei nunca foi um caminho para a salvação?” porem o que mais
me chamou atenção foi a forma acalorada e bem embasada em trechos Bíblicos que
nossos irmãos Xan, Jefté e Diego, defendem suas opiniões, claro que cada um com
sua óptica particular.

De qualquer forma gostaria de
deixar minha opinião onde acredito que a A Lei é sim um caminho para a salvação,
porem ela não é a salvação, nem tão pouco o único caminho para se chegar a
YHWH. Para termos a lei de YHWH como caminho de salvação existem três pontos
que me parecem importantes:

Spoiler:

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 103451 A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 Carlos E

Seja bem-vindo ao fórum.

Seu comentário está perfeito!!!!

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 224635

Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 Empty Re: A Lei nunca foi um caminho para a salvação ?

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Fev 20, 2010 1:40 pm

Jefté escreveu:Olá irmãos

De novo pergunto; e pergunto a fim de levar reflexão a todos:

Se Yeshua veio verdadeiramente nos ajudar a cumprir a lei;
Quais "leis" da Lei que Ele veio nos ajudar a cumprir???

Spoiler:

Jefté antes de dar outro rumo a conversa, lembre-se que existem perguntas feitas a vc que não foram respondidas...

Forte abraço.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://adonayechad.forumeiros.com/

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Fev 20, 2010 3:48 pm

Jefté...

Querido, vc tem toda razão... não discordo em nada com vc...

e para a lei; (muito maior do que a minha morte) pois essa, jamais me perdoaria, me justificaria, ou me restituiria tanto a vida, quanto a destituição da glória de YHWH - e isso para sempre!

Somente uma observação. A Leí é capaz de salvar completamente, pois Yeshua foi salvo por Ela, porém o homem natural, se mostra falho em viver como Yeshua viveu (sem pecar), por isso nunca se justificará somente pela Leí dos mandamentos ( e ainda digo assim por conta do seu pouco conhecimento da Lei, porque se vc parar e pensar, verá que o Sácrificio perfeito é parte da Leí (leí de sácrificio)).

Uma vez o crente liberto do pecado por Ha Mashiach ( O Messias), está livre de toda condenação prevista na Torah.
Mas devemos considerar sempre que Pecado é transgressão da Leí, então como Paulo nos diz em Rm 7;7, o homem interior (espirito) tem prazer em cumprir a Leí de YHWH, porém o homem exterior (carne) sempre vai contra, por isso a Leí serve de Aio (professor) ao homem natural para indicar o que é pecado e/ou não.
Torah significa instrução, e é isso que Ela faz, instrui o homem a ter a fé devida no Messias.

Por favor mais uma vez lhe peço, não fuja do proposto, responda as perguntas passadas.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Xan Berg Sáb Fev 20, 2010 6:56 pm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 pessoal

Diego, seu comentário está excelênte!!!

Interessante ressaltar que a Torah sendo o aio/guia, o Espirito Santo poderá fazer seu trabalho devidamente, pois sua função é convencer o homem do pecado, do juizo e da justiça (João 1:8) fator que está em total conformidade com as Escrituras que nos apontam o pecado, a justiça e o juizo contra os profanos da Torah.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Fev 21, 2010 1:54 pm

Bem Jefté...

Vc é um cara inteligente, mas de comentário não dignos disso. E confesso isso me surpreende.

Bom, no Novo Testamento diz:

Novo testamento?
Raciocine. Testamento é o documento de um morto, que define suas vontades. Para se existir dois testamento (velho e novo) deveria existir dois mortos, um eu conheço e foi Yeshua e o outro quem é? Raciocine não prescisa responder.(Hb 9:16-17)

Porque a lei e os profetas duraram até João.. (Luc. 16:16)
Vc quer alegar que esse texto anula a Leí ?
Se esse texto faz abolição da Leí, faz tbm das profecias, isso é ilegitimo, ilegal e contraditório!
Acho que se vc contextualizar o texto sem isola-lo verá que no vers 17 diz:
" E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei."

"Porque a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Yeshua Ha Mashiach ( O Messias)." (Jo. 1:17)
A plenitude do perdão divino chegou ao apse com o sácrificio de Yeshua, isso é indiscutivel.
Irmão.... Vc bem disseste a graça é um favor que não merecemos, agora pense: Pela Torah sempre existiu sácrificios que perdoavam pecados, porque a Leí dos sácrificios eram sombra do sácrificio de Yeshua (Hb 10), portanto o favor imerecido foi consolidado em Yeshua (verdade). Portanto a verdade que o Texto fala é o cumprimento da totalidade da Leí de sacrificios em Yeshua. Se levarmos em conta seu ponto de vista terimos dizer ainda que a Leí de Moises seria uma mentira, e consequentemente que YHWH mente!?
Graça não é um tempo, é um favor, é a misericordia que YHWH aplica para salvar quem não merece.
A graça sempre existiu. Veja que antes do sácrificio perfeito o homem já era salvo, ou seja, mesmo sem merecer já era salvo. Porventura Moises, Davi, Elias etc não foram salvos sem merecer?
Não seria graça maior da parte de YHWH salvar alguém por sangue de bode ? E era assim que funcionava!
Yeshua pagou toda a dívida que o homem pecador tinha pela Leí, mas só se beneficia desse pagamento quem desenvolve a fé genuina (Tg 2:24), quem assim não procede continua com o escrito da dívida sobre suas vidas, ou seja, ocorre a morte prevista na Leí (Ap 20:14).

A que diz: “olho por olho, dente por dente e pé por pé, mão por mão, vida por vida”??
Irmão percebo que vc desenvolve sobre a Torah o mesmo sentimento que os doutores da Leí tinham, vc quer levar tudo ao pé da letra, sem considerar o objetivo principal a qual o mandamento foi dado, o amor.
Primeiro de tudo, nunca foi vontade de YHWH que o homem pecasse, sendo assim nunca era para homem ter nada contra seu próximo, para que a Leí do olho por olho viesse a vigorar, porém por causa da trangressão o mandamento foi dado para a manutenção da vida, para que a justiça seja feita.
Segundo, em Ysrael sempre houve juizes (Nm 25:5 Ex 18) que Julgavam as causas dos homens, aplicando a Leí de acordo com o mandamento, não poderia ser tomadas medidas por conta própria, sempre se exigia a presença de testemunhas para um correto juizo (Nm 35;30).
Terceiro, Yeshua não aboliu Leí alguma (Mt 5:17) portanto a Leí olho por olho ainda vigora, contudo não da forma literal que vc e os doutores da Leí alegam, mas como Yeshua ensina. Como dito a vontade de YHWH é que os homens vivam em união, esse mandamento é maior que o olho por olho, então se o homem observar o maior mandamento, não será necessário a aplicação das penas previstas para quem transgride tal Leí. Porém nem todos são de paz e preferem mesmo viver na marginalidade da Leí, portanto é justo que trangressores paguem por seus delitos, as penalidades nunca alcansam ao justo e sim o ímpio, aqui surge um ponto: Se por ventura alguém lhe roubar, vc não requirirá da justiça que o ladrão pague pelo seu Delito? Naturalmente todos nós queremos justiça, isso é olho por olho segundo a Leí, agora como homens espirituais devemos perdoar quem nos fere e confiarmos na justiça de YHWH mas podemos tbm usufruir legitimamente da justiça dos homens. Observe ainda que quem receberá o castigo é quem praticou o mal, não andando sobre os preceitos divinos e não os justos. Os castigos só caem sobre quem merece (Dt 30).

Yeshua não estaria ali Diante da mulher adúltera p/ livrá-la da morte e da condenação eterna; para perdoá-la de todo o pecado e para salvá-la! – morrendo assim como transgressora da lei. (também o mesmo c/ o ladrão, também o mesmo com todos os cristãos, também o mesmo com todos nós!)

Vc não pesou suas palavras, suas colocações nos dá a entender que Yeshua transgrediu a Leí, ou não fez ela ser cumprida, mas isso é um grande engano, porque faz de Yeshua um trangressor, e bem sabemos que Yeshua em nada foi contra as vontades de seu Pai.
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." (João 15:10)

Quer saber mesmo porque Yeshua justificou a esses? Porque está na Leí "Terei misericordia de quem eu tiver misericordia" (Ex. 33:19,isso é graça), ou ainda "arrependam-se" ( isso tbm é graça), por isso Yeshua perdoou e continua perdoando, porque a Leí nunca foi para ser violada e tão pouco YHWH tem prazer de fazer justiça por Ela (mas faz). Paulo disse que "a Leí é boa para quem sabe usa-la". Portanto Yeshua se valeu da Leí para justicar quem ele quiz justificar, segundo a Leí demonstra. O desejo de YHWH é que todo homem se salve (Jo 3:16) e isso foi desde sempre, isso é graça.

Outra coisa que vc deve perceber é o seguinte: Se vc quiser literalizar sua oposição contra a Torah terá que faze-la integralmente, se vc achar que é desnecesário guardar o sábado por exemplo, vc estará negando um ponto da Leí, portanto tropeça nesse ponto, porém por outro lado considera que matar é pecado e não o pratica, com isso vc vive sobre algum ponto da Leí, portanto segundo a literalização que vc faz, vc será condenado, porque segundo sua interpretação é maldito quem cumpre um ponto da Leí e tropeça em algum outro ponto.
Mas a real dos fatos é que YHWH não quer que tropeçemos em nada, mas pela fragilidade que temos, Ele providenciou um sácrificio que anula os efeitos desses pecados, contudo não precisaremos nos beneficiar desse sácrificio constantemente (Hb 6:6), para isso basta não andarmos pecando, então assim procuremos não andar. O sangue de Yeshua entra em vigor quando pecamos e nos arrependemos e não diferente disso, seu sácrificio tem efeito em nós quando pecamos involuntariamente e nos arrependemos.

Forte Abraço.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 2:34 pm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 Jefté....

Sobre suas considerações, tenho tanto a dizer, mas vou priorizar algumas:
Você diz:

Ainda bem que não disseste tudo, porque se o que faltou ser dito seguir as mesmas confusões teologicas dessas postadas, é bom mesmo que fique mesmo em off.

Então, raciocinemos:

Faltou vc fazer sua parte.

YHWH é soberano e Todo-poderoso e usou um mudo jumento p/ falar c/ voz humana!E acaso alguém poderia dizê-Lo: por que fizeste isso??
Que uma coisa tem haver com outra?
- Creio que ninguém deveria replicar a YHWH!!
Corretissímo!.
Também o Senhor, diante do pecado do homem (que no caso devia morrer pelo seu próprio pecado), YHWH que a tudo faz e tudo fez, ousou se utilizar do sangue de bodes e touros p/ perdão de pecados (homem)!
E alguém ousaria dizer-Lhe: por que fizeste assim???

Mais uma vez corretissimo. E por esse sangue livrou o homem da morte eterna (Hb 9; 13), contudo esse era um sácrificio continuo, imprefeito e que tinha validade sobre a vida dos ofertantes (Hb 9:9), duravam até o próximo pecado e logo deveria ser feito um novo sácrificio. Então YHWH supriu essa deficiência com um sácrificio perfeito (hb 9:12), que de uma vez por toda limpa o homem de fé genuina (Tg 2:24) de forma automática e definitiva. O sácrificio definitivo é parte da Torah, portanto estamos cumprindo a Leí quando nos beneficiamos do Sácrificio (Hb 10;1).

Bom, e quanto ao Velho Testamento (como é chamado); por acaso haveria de ser diferente???

Não existe um velho Testamento, existe apenas um testamento e um testador. Para existir dois testamentos é necessário dois testadorores. Já vi gente querendo dizer que os outros testadores são os bodes e as pombinhas! Ai já não seria dois testadores, mas milhares.
NUnca podemos esquecer que Yeshua morreu antes dos bodes, sua morte foi definida em algum dia da eternidade, onde mesmo, antes de fundar o mundo já era decidido que ele seria o testador, que morreria para validar o Testamento.
Bem, voltemos ao assunto.

E pergunto: E não era por esse mesmo sangue (ovelhas e cabras) que quanto a purificação da carne, se perdoava os pecados?

Pois é querido, se o sangue de bodes tira pecado, o homem já tinha direito a salvação .

Olha, Diego; essa me deixou perplexo: Onde você viu nas Escrituras que os mortos antes de Ha Mashiach ( O Messias) estavam salvos???
Quem os salvou?? Moisés?? - (homem!?)
A lei?? - (Maldito quem desobedecer!?)
O sangue dos bodes e carneiros - (sem comentários!)

Quem fica perplexo sou eu!!!! Vc acima disse que o sangue de bodes tiravam pecados, se tirava pecados purificavam o homem fazia dele justo.
E no mais vc simplesmente ignorou o que acorreu com Enoque, o que ocorreu com Elias, desconsiderou o que foi dito dos heroes da fé (Hb 11), onde todos aqueles e muitos outros ressuscitaram no ultimo dia (Jo 6;44) porque estão salvos!

Por acaso está esquecido de Quem Yeshua é???

Nunca, Jamais me esquecerei.

"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Heb. 7:12)
Então, irmão, no batismo do Senhor, entra em vigor o Sumo e Eterno Sacerdote (segundo a ordem de Melquisedeque) - e isso pela lei. (Rom. 3:21)
E assim, Ele traz e dita Sua lei!
Ou seríamos nós?? ou a igreja?? ou os judeus?? ou Moisés??
O próprio Senhor diz:
"E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;" (Jo. 5:22)
Diz mais:
"Disse-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo. 14:6)

Corretíssimo. Portanto Vejamos o que aquele que tem o direito de mudar a Lei o fez:

17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. (Mt 5)

" E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei." (Lc 16:17)

Veja como Yeshua se referiu aos que aceitavam a Torah e acrescentava-lhe algo:
6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.8 Negligenciando o mandamento de YHWH, guardais a tradição dos homens.9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de YHWH para guardardes a vossa própria tradição.10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.... 13 invalidando a palavra de YHWH pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.

Bem. Eu não sei vc, mas eu vou confiar em Yeshua, se ele tinha direito de mudar a Leí e não o fez, antes preferiu cumpri-la e ensinar ao homens a assim proceder, vou ficar com suas palavras e viver como ele quer.

Então, quando Ele (desobedecendo a lei de Moisés (o apedrejamento da mulher) trazendo a Sua Lei - estava em plena obediência Lei (não a de Moisés ao pecador) mas a Lei de YHWH ao Filho de YHWH - e cessa as práticas da lei de Moisés (que eram a lei de YHWH) até a chegada do Messias -

Hahaha... um Messias que não é o Messias! Isso é novo evangelho, anatema!
Para Yeshua ser o Messias teria que viver pela Leí e não transgredi-la. Trangressão por trangressão Davi tbm praticou, segundo seu conceito poderia ele ter sido o messias, se é justo trangredir, qualquer cachorro poderia ser.
Isso só nos mostra a fragilidade de seus conhecimentos, e que vc não conhece a quem serve, e faz dele trangressor duas vezes, primeiro libertando a mulher, e depois mentindo, pois foi ele mesmo que disse cumpria toda a vontade do Pai.
Deixa eu te explicar uma coisa da Leí para vc se contextualizar: Mesmo que Yeshua permistisse o apedrejamento daquela mulher, nínguem segundo a Leí poderia faze-lo. Arregalou os olhos? mas é isso mesmo, a Leí ordena que para o apedrejamento estejam presente ambos os trangressores (Lv 20:10), então tudo que ocorreu ali, foi uma armação muito da fajuta.

Então, irmão, com a vinda do Senhor é Novo Concerto:
"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá." (Jer. 31:31)
E diz mais:
"Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito..."
Ora, se não é conforme, não é conforme; é Nova!

Exatamente! Novo concerto e nova aliança, não outras Leís.

Abraço.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 3:19 pm

Ok Jefté...

Eu nunca disse não existir um novo testamento, mas sim um velho testamento. Testamento só existe um!

Agora, se você se sente letrado o bastante para discutir c/ ele - esteja a vontade!
Porém, eu não faço isso, nem posso fazer - eu o creio - porque sei e creio ser a verdade.

O triste de tudo que vc Não discute com "Paulo", mas discute com Yeshua.

Aliás, não discuto c/ a palavra de YHWH - eu a creio!

Será?
Yeshua disse que a Leí não seria abolida, vc diz que foi.
Yeshua disse ter cumprido fielmente a Lei, vc diz que ele descumpriu.
Ai fica dificil.

Cabe a nós meditarmos nas palavras um do outro!

Sem mais...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 6:04 pm

Nobre Jefté...

O que adianta ficar atirando no próprio pé?

Se Yeshua disse que não veio abolir, é porque não veio abolir e ponto final!
Não sei para que esse anseio desesperado, para fazer de Yeshua mentiroso.

Nem deveria mais lhe responder, porque estou vendo que não chegaremos a lugar algum, só em heresias do tipo que faz de Yeshua trangressor.

Irmão,
O Senhor não veio abolir a lei!
Veio cumprir!
E o cumprimento da lei é Ele exercer o seu Sascerdócio.
E não é um sacerdócio qualquer!
nem tampouco é passageiro! é eterno!

Corretissimo! Vale te ensinar que o Messias deveria cumprir a risca toda Leí a ele direcionada, porque dentro de outros requisitos serviria para os fieís facilmente o reconhecer como o Filho de D-us.
Vale te Lembrar que na Leí ordena-se que honre pai e mãe e não que se desfaça suas vontades. Um Messias trangressor fica dificil de reconhecer, porque derrepente Hitler poderia requerer o cargo.

E nem é sujeito ao levítico!
Nem tampouco igual!
Ora, não veio abolir a lei, porque veio cumpri-la!

Vc mesmo se contradisse! Se não é sujeito porque cumpriu-a? Pode um filho ser desobediente?

Agora me responda:
Se antes você todos tinham o o direito, o dever, o mandamento, a ordem de:
apedrejar até a morte a quem fosse flagrado no pecado; e hoje nem se tiver sem pecado não faça isso jamais!
Não foi abolida a lei???

Nada foi abolido! já falei sobre isso em outra postagem! Mas falarei de novo. Como vc mesmo sabe, a Leí deve ser cumprida da forma como foi dirigida, e como já dito pela Leí deve existir juizes que julguem,ai surge a primeira impossibilidade e pergunto a vc cadê os juizes? Acho que não saberá responder, nunca deve ter meditado sobre isso,então na falta de juizes estamos impossibilitados de agir conforme a Lei escrita, mas isso não significa que foi abolida, mas que não se há meios disponiveis para se cumprir nos dias atuais. o segundo obstaculo que encontramos é o que foi previsto em Dn 7:25 que a Leí de YHWH seria mudada pelos homens, ou seja o homem alterou a Lei de YHWH para sua condenação. ´Muito embora não seja possivel o juizo por pedras ao adulterio, não significa que os adulteros não morrerão, eles pagarão até o ultimo centavo de seus pecados (Ap 21;8) como cumprimento da Leí.

Me responda - o que foi que aconteceu c/ a lei??
Estamos desobedecendo-a ou cumprindo-a!

Eu procuro não desobedecer em nada. Se existisse juizes para esse fim eu levaria os pecadores até eles, como ordena a Leí. Como eu não sou um juiz mas sim cidadão comum e a Leí dirigida a um cidadão cumum é levar o pecador até um juiz onde o juiz decide a pena a ser aplicada. Porém vc se esquece ou não sabe que esse juiz, é o justo Yeshua. Em semelhança com as Leís sacerdotais e sácrificiais Yeshua herdou e cumpriu e adiquiriu a função de Juiz, com isso cabe a Ele julgar segundo a Torah (instrução) do seu Pai. Portanto eu como cidadão comum deixo a quem é de direito julgar, pois ele pagou o preço por isso.

Olha, que se Moisés estivesse vivo - ou melhor, se nós estivéssemos vivos no tempo de Moisés - estaríamos sujeitos ao apedrejamento!

Estariamos uma ôva! Vc pode até ser, mas não me inclua nessa! É vc quem blasfema contra Lei, eu a Amo e a sigo como meu Rabi, obedecendo-a.

Só mais uma observação:
Não vale dizer que Yeshua veio ensinar melhor a Torá; porque a Torá foi estabelecida por Moisés que falava c/ o Senhor cara a cara!

Respeitei teu pedido até aqui! Porém, vc demonstra que sabe que Yeshua veio com esse fim, então nem prescisei te lembrar, agora se não aceita ai o problema é vosso, pois a instrução de Yeshua só e unicamente se baseia na Torah!

" Respondeu-lhe Yeshua: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mt 19;17)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Seg Fev 22, 2010 6:34 pm

Só uma pergunta irmão Diego, sem provocação alguma, mas você come carne de porco?

Pergunto porque a Lei proíbe e Yeshua diz que não faz mal, pois o que faz mal não é o que entra pela boca (sem contar que os próprios gentios comiam carne de porco na época de Yeshua, e na Assembléia de Jerusalém isso não foi imposto aos novos crentes).
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

Inscrição Inscrição : 06/01/2010

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 7:36 pm

haShaliach escreveu:Só uma pergunta irmão Diego, sem provocação alguma, mas você come carne de porco?

Pergunto porque a Lei proíbe e Yeshua diz que não faz mal, pois o que faz mal não é o que entra pela boca (sem contar que os próprios gentios comiam carne de porco na época de Yeshua, e na Assembléia de Jerusalém isso não foi imposto aos novos crentes).

Bem amado raciocinemos: A ciência comprova que os animais citados em Lv realmente fazem mal a saúde humana, YHWH quando estipulou essa Leí preservava a vida humana, mantendo uma saúde integra, contudo se o mandamento fosse dado hoje muito mais coisas teriam que sair de nosso cardápio.

Veja ainda Irmão... muita coisa não foi imposta na Assembleia, mas um recado foi dado.

mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangu. Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.

O que ficou definido ali, foi em outras palavras, que primeiramente se anunciasse o básico aos recém covertidos, mas como tinham pessoas que pregassem sobre a Torah todos os sábados naturalmente esses aprendereiam sobre as plenas vontades de YHWH.

Temos um tópico só sobre isso.

http://www.torahweb.net/lei-de-moises-f1/animais-impuros-para-alimentacao-t45.htm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Seg Fev 22, 2010 8:15 pm

Você disse que procura cumprir a Lei, por isso perguntei aqui nesse tópico a resposta a essa pergunta simples. Minha intenção não foi misturar assuntos, e só utilizei a Lei dietética por sua praticidade.

Então só pra eu finalizar meu pensamento: quer dizer que você não come porco?

Ora, se é assim então eu penso que se começarmos a olhar a Lei como a mesma está escrita, em sua literalidade, sem interpretação alguma, então quer dizer que temos também que cumprir determinações como as de Deut. 22:11-12:

11
Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente.
12
Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.
O que para mim não faz sentido.

E se formos analisar com cuidado, notar-se-á que há muita ordenança que não é mais para nós ou para os tempos atuais. Há coisas que foram para o povo que estava no deserto. Exemplo: ninguém hoje, quando vai acampar sai carregando uma pazinha para enterrar excremento!
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 9:10 pm

E se formos analisar com cuidado, notar-se-á que há muita ordenança que não é mais para nós ou para os tempos atuais. Há coisas que foram para o povo que estava no deserto. Exemplo: ninguém hoje, quando vai acampar sai carregando uma pazinha para enterrar excremento!

Obviamente!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Seg Fev 22, 2010 9:38 pm

Pois é, aí é que está a questão: como decidir de forma TOTALMENTE objetiva o que se deve considerar da Lei e o que deve ser desprezado atualmente?

Todo o segredo dessa discução está nessa questão!

Tem muita coisa que pode ser naturalmente desprezada como o exemplo citado acima, mas há coisas que são ambíguas que não dá pra saber com certeza se pode deixar pra lá ou se não pode.

Não se pode mais colocar leprosos para viver fora da cidade. Não há sentido nisso. E há hoje doenças que não existiam naquela época. Como procecer com as mesmas?

Foi dito que não há mais juízes para julgar o adultério (com a pena capital como estipulado na Lei), mas porque não há? Não vão existir mais juízes da Lei, messiânicos, a não ser no Milênio, no governo do Messias. Antes dessa época ninguém vai apedrejar ninguém em terras ocidentais por uma 'pulada de cerca'. Não vou viver para ver isso.

Essa impossibilidade de se cumprir a Lei em sua integridade (não há quem apedreje nem quem mande apedrejar) já mostra que a Lei em si não é mais cumprida em nossa atualidade, nem mesmo pelos Judeus. Por isso fica a afirmativa tanto usada de que a Lei ainda é válida, mas em sua versão resumida, como dada por Yeshua em seus dois mandamentos. Não estou dizendo que como não vai haver pena não precisamos cumprir a Lei, mas ora, se amamos a YHWH e ao próximo não adulteramos, não roubamos, não cobiçamos, não nos prostramos diante de ídolos,.... Isso por si só já é cumprir a Lei. Não comer porco ou não usar lã e linho no mesmo vestido não quer dizer nada. Não creio que não cumpri a Lei se eu comer o que foi tido como impuro (em uma época onde a higiene era uma questão complicada) alguns milênios atrás.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Fev 22, 2010 9:55 pm

Essa é uma questão delicada
toda a lei é valida, a palavra de
YHWH
não passa
a graça serve de anteparo, para todos os que não conseguem
seguir a lei, então são todos, "será"
mas devemos nos lembrar de onde caimos
e retornar a tentar de novo
não falo de lei cerimonial
mas de lei moral
shalom
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 59

Cidade Cidade : Natal RN

Inscrição Inscrição : 01/09/2009

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Fev 22, 2010 10:44 pm

Tem muita coisa que pode ser naturalmente desprezada como o exemplo citado acima, mas há coisas que são ambíguas que não dá pra saber com certeza se pode deixar pra lá ou se não pode.

DESPREZADA?

Como disse o Leite, nada caíu.

Contudo algumas coisas por conta da naturalidade que se vive sem elas, elas não são citadas ou lembradas. De forma natural já a obedecemos, por isso estamos acima da Leí, e não sobre o julgo dela.

A questão higiênica cumprimos sem observar os conceitos rústicos daquela época, contudo vemos ali o cuidado de YHWH para com Israel zelando pela sua saúde. Não podemos desprezar nada, porque se por Exemplo vc for acampar, vc deverá sim levar uma pazinha e enterrar suas defecações, para evitar doenças caso em um descuido entre em contato.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Prisca Ter Fev 23, 2010 5:24 am

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 a todos!

Diante destes comentários,sobre a lei dietética e higiênica só tenho a ficar muito feliz,por que o Senhor a quem servirmos é todo organizado,e que sabedoria que ele deu a Moisés,por que se observarmos a história veremos que há tempos não muito distantes havia uma falta de higiene terrivel,mas mesmo sem conhecer os germes,as bactérias,a cólera,o Senhor deu muita sabedoria a Moisés que conseguiu liderar o povo de uma forma tão organizada.

Ministério da Justiça (Exodo 18,Levitico 19)
Ministério da Saúde(Dt 23.13) Saneamento Básico!!!!
Ministério do Trabalho Defesa do Trabalhador(Leviticos 25)
Justiça Social (Leviticos 19)

Ah, não tem como anular estas perfeições,ainda que em diferanças de épocas,algumas já não se encaixem com a nossa,posso ver que antes das nossas lei,das indenizações por acidentes,das obrigação de não prejudicar o outro cidadão a Biblia já dizia,e diz até hoje.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Mensagem por haShaliach Ter Fev 23, 2010 12:42 pm

Não é questão de anular ou não. É simplesmente porque não tem mais aplicação em nosso dia a dia.

Me dizer que não posso comer bacon porque a Lei proibia? Besteira!! Aquilo foi em uma época remota onde os porcos provavelmente eram um ninho de doenças, inclusive a famosa tênia.

Mas isso não quer dizer que aquilo tudo ali é válido para meu dia a dia, pois como bem disse o irmão, estamos ACIMA da Lei e não sob o jugo dela. Por isso não vou matar minha esposa se ela adulterar ou serei morto se eu cair nesse pecado.

Como bem disse a irmã Prisca há muita coisa que o direito ocidental incorporou a um tempo relativamente curto e que Moisés já havia transmitido ao povo. Mas isso não faz de jeito nenhum que essas regras todas sejam incorporadas em nosso cotidiano.

Bom, eu fico com meu bacon (porco e gordura animal), uso lã com linho e deixo minha pazinha em casa, pois sei que isso foi válido um tempo antes no nascimento do Messias, mas hoje isso, dentre outras coisas que há na Lei, não mais me é imputado como transgressão. Não preciso mais expulsar os leprosos de minha cidade. Hoje posso trata-los e o que os mesmos tocaram não é mais considerado como impuro.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Prisca Ter Fev 23, 2010 1:52 pm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 haShaliach!

O que fica é o principio que estas leis estvam passando,
Qual o objetivo delas? Por que foram instituídas?
As Leis cerimoniais,dietéticas,higienicas,todas elas são utéis e válidas para os nossos dias sim!
Não devo olhar com preconceito a estas leis,mas enxergar nelas um sentido mais profundo!Algumas delas com certeza não cabe a nós,porém,vejo que em cada uma delas,serviu como guia ao povo,em toda rotina da vida é presente a responsabilidade com o Senhor.

Em leviticos em vários momentos vamos ver a seguinte expressão "...por que isto é abominação ao Senhor".

Se alguém adulterar ou cometer qualquer prática sexual ílicita a setença de morte não é mais aplicável,mas isto não anula o seu principio.
Se alguém cometesse um pecado digno de morte,ele deveria ser extirpado do meio da congregação;hoje,se alguém comete os mesmos pecados ele não é mais setenciado a morte,porém,estará espiritualmente fora da congregação,ou seja,ele rompeu com a comunhão da congregação onde o Senhor nosso YHWH habita.

São os principios,os motivos, a razão destas leis que deve permanecer.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Fev 23, 2010 2:13 pm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 Jefté....

Mais uma vez, creio eu, você se equivocou!

Que bom que ficou na sua crença! Porque pela sua crença até Yeshua se equivocou!

Então você diz que não se pode cumprir a lei (tal qual fora dada) devido a falta de juízes!

Sim, esse é um dos impecilhos do não cumprimento do mandamento na forma como foi dado, mas não o único, outro impecilho seria ainda o juiz resolver não condenar, o que é perfeitamente aceitavel.
Porém o principal motivo é o que eu retatei e vc fez ouvido de mercador:

Se existisse juizes para esse fim eu levaria os pecadores até eles, como ordena a Leí. Como eu não sou um juiz mas sim cidadão comum e a Leí dirigida a um cidadão cumum é levar o pecador até um juiz onde o juiz decide a pena a ser aplicada. Porém vc se esquece ou não sabe que esse juiz, é o justo Yeshua. Em semelhança com as Leís sacerdotais e sácrificiais Yeshua herdou, cumpriu e adiquiriu a função de Juiz, com isso cabe a Ele julgar segundo a Torah (instrução) do seu Pai. Portanto eu como cidadão comum deixo a quem é de direito julgar, pois ele pagou o preço por isso.

Então pergunto: Acaso Yeshua também não apedrejou a mulher por falta de juízes???

Nem por falta de Juizes, pois ele mesmo era o juiz, nem por falta de pedras, mas por causa da misericordia da Leí!
Eu já lhe falei, que vc tem o mesmo entendimento da Leí que os "religiosos" da época tinham, ou seja, ao pé da letra sem considerar o contexto geral, que Diz; "Terei miséricordia de quem eu tiver miséricordia", e no mais se Yeshua condenasse aquela mulher, seria errado, pois a Léi deixa claro que ambos acusados devam estar presentes (lv 20;20).

A quem você está seguindo??
a Moisés ou a Yeshua??
Acaso você está sendo regido pelo amor??
Acaso é esse o amor ao próximo que você viu em Yeshua??
Olha, Diego - estou mais perplexo ainda!

Eu sigo ao YHWH de Moises que por sua vez apontou para Yeshua, e esse no interim mandou que seguissemos a Moises tendo fé Nele (Yeshua). (Ap 14:12)

Não se impressione, Ha Mashiach ( O Messias) é quem salva! Mas só salva quem observa os mandamentos demonstrando a fé genuina (Tg 2; 18)

Querido Jefté, nosso tempo esgotou, ainda não lhe disse tudo, porém existem pessoas no forúm que poderam lhe ajudar.
Poderia até continuar com vc, porém sua postura é de confrontar e não renovar o entendimento (Rm 12:2), ando meio ocupado no meu trabalho, investiria tempo em vc (caso demonstrasse interesse), mas perde-lo não dá. Meus escritos estão ai vc poderá conferi-los quantas vezes quiser, e ainda tem sua Biblia dizendo:

" Respondeu-lhe Yeshua: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mt 19;17)Paz...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Ter Fev 23, 2010 2:20 pm

A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 irmã Prisca!

Prisca escreveu:A Lei nunca foi um caminho para a salvação ? - Página 6 3708 haShaliach!

O que fica é o principio que estas leis estvam passando,
Qual o objetivo delas? Por que foram instituídas?
As Leis cerimoniais,dietéticas,higienicas,todas elas são utéis e válidas para os nossos dias sim!
Não devo olhar com preconceito a estas leis,mas enxergar nelas um sentido mais profundo!Algumas delas com certeza não cabe a nós,porém,vejo que em cada uma delas,serviu como guia ao povo,em toda rotina da vida é presente a responsabilidade com o Senhor.

Concordo com a irmã, mas como você mesma disse elas já serviram, já tiveram sua utilidade. Claro que não toda a Lei, é evidente, mas a maior parte dela.

Prisca escreveu:
Em leviticos em vários momentos vamos ver a seguinte expressão "...por que isto é abominação ao Senhor".

Se alguém adulterar ou cometer qualquer prática sexual ílicita a setença de morte não é mais aplicável,mas isto não anula o seu principio.
Se alguém cometesse um pecado digno de morte,ele deveria ser extirpado do meio da congregação;hoje,se alguém comete os mesmos pecados ele não é mais setenciado a morte,porém,estará espiritualmente fora da congregação,ou seja,ele rompeu com a comunhão da congregação onde o Senhor nosso YHWH habita.

São os principios,os motivos, a razão destas leis que deve permanecer.

Certamente, mas se são só os princípios concorda comigo que então esses termos da Lei não são mais válidos? Pois no caso do adultério não mais matamos, mas a pessoa fica, ao menos temporariamente, morta espiritualmente podendo mais tarde, frente ao arrependimento sincero, 'voltar à vida' espiritualmente falando.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

Ir para o topo