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Yeshua é um d'us ou D'us ??
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Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Valdomiro
Isso eu já percebi faz tempo, agora, não sei se o problema ocorre por analfabetismo funcional ou por teimosia mesmo, caso seja teimosia concluimos que temos em nosso meio pessoas que se enquadram no texto escrito em II Timóteo 3:8-10, que diz:
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, ....
Existem pessoas que simplismente utilizam este espaço como um passa-tempo e utilizam as Escrituras de forma torcida só para "dar conversa" e se esquecem que um dia terão que prestar contas ao Altíssimo pela confusão que fazem.
O pensamento original dos judeus crentes em Yeshua nunca confundiu o Pai com o Filho, inclusive o principio da fé judaica messiânica em Israel na época de Yeshua era que a salvação vem por meio da confiança que temos nele como Messias distinguindo-o do Pai, vejamos:
1Jo 2:22 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yeshua é o Messias? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
João 11: 27 - Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
Mateus 16:16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo
Atos 9:20 - E logo nas sinagogas pregava o Messias, que este é o Filho de Deus.
Os próprios espiritos malignos afirmavam que Yeshua é o Filho de YHWH.
Mar 3:11 - E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus.
Luc 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Messias, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o o Messias.
1Ti 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Yeshua o Messias homem.
1Co 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua o Messias, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Yeshua entregará ao Pai o poder que recebeu
I Corintios 15: 24-25; 28 - Depois virá o fim, quando (Yeshua) tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que (Yeshua) reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. ...
E, quando todas as coisas lhe (a Yeshua) estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho (Yeshua) se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que o Pai seja tudo em todos.
Isso eu já percebi faz tempo, agora, não sei se o problema ocorre por analfabetismo funcional ou por teimosia mesmo, caso seja teimosia concluimos que temos em nosso meio pessoas que se enquadram no texto escrito em II Timóteo 3:8-10, que diz:
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, ....
Existem pessoas que simplismente utilizam este espaço como um passa-tempo e utilizam as Escrituras de forma torcida só para "dar conversa" e se esquecem que um dia terão que prestar contas ao Altíssimo pela confusão que fazem.
O pensamento original dos judeus crentes em Yeshua nunca confundiu o Pai com o Filho, inclusive o principio da fé judaica messiânica em Israel na época de Yeshua era que a salvação vem por meio da confiança que temos nele como Messias distinguindo-o do Pai, vejamos:
1Jo 2:22 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yeshua é o Messias? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
João 11: 27 - Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
Mateus 16:16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo
Atos 9:20 - E logo nas sinagogas pregava o Messias, que este é o Filho de Deus.
Os próprios espiritos malignos afirmavam que Yeshua é o Filho de YHWH.
Mar 3:11 - E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus.
Luc 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Messias, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o o Messias.
1Ti 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Yeshua o Messias homem.
1Co 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua o Messias, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Yeshua entregará ao Pai o poder que recebeu
I Corintios 15: 24-25; 28 - Depois virá o fim, quando (Yeshua) tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que (Yeshua) reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. ...
E, quando todas as coisas lhe (a Yeshua) estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho (Yeshua) se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que o Pai seja tudo em todos.
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Isso eu já percebi faz tempo, agora, não sei se o problema ocorre por analfabetismo funcional ou por teimosia mesmo, caso seja teimosia concluimos que temos em nosso meio pessoas que se enquadram no texto escrito em II Timóteo 3:8-10, que diz:
Não concordo Xan
Timoteo 3:8-10 pode ser enquadrado a qualquer um
até um testemunha de jeova pode citar esse verso para mimou ti
sendo assim
forum é para isso mesmo
se concordasse com tudo
nem estaria aqui
um abraço
Não concordo Xan
Timoteo 3:8-10 pode ser enquadrado a qualquer um
até um testemunha de jeova pode citar esse verso para mimou ti
sendo assim
forum é para isso mesmo
se concordasse com tudo
nem estaria aqui
um abraço
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Por muito tempo a INCAR chamou os cristãos de hereges e os queimou vivo
isso foi também para os Judeus
a intolerancia religiosa é grande
a doutrinaria serámaior?
isso foi também para os Judeus
a intolerancia religiosa é grande
a doutrinaria serámaior?
Leite de Oliveira- Membro
- Mensagens : 1457
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Realmente é perca de tempo discutir com quem não atenta para o contexto.
Se a grande maioria dos teólogos cristãos estudassem mais as Escrituras de forma contextualizada e com menos "interpretâncias espiritualizadas", com certeza não teriam feito o que fizeram e fazem até hoje e nem existiria tanta bagunça doutrinária.
Se a grande maioria dos teólogos cristãos estudassem mais as Escrituras de forma contextualizada e com menos "interpretâncias espiritualizadas", com certeza não teriam feito o que fizeram e fazem até hoje e nem existiria tanta bagunça doutrinária.
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
para todos!
Para entendermos esta questão sobre a condenação e morte de Yeshua, jamais devemos deixar o mais importante de lado: o propósito do Eterno.
Yeshua não poderia transgredir a Torah, senão Ele seria imperfeito para o Sacrifício;
Yeshua não poderia transgredir a lei dos romanos, porque além de desobedecer uma autoridade constituída (Romanos 13:2), Ele seria entregue à juízo por gentios (fora do princípio do Sacrifício da Torah);
Yeshua não poderia se oferecer voluntariamente para ser sacrificado, pois quebraria o princípio do Sacrifício da Torah.
A traição, juntamente com as falsas acusações dos fariseus, foi a maneira,
pela vontade do Pai, para que o Messias pudesse ser levado para o "matadouro".
A Bíblia diz que satanás "entrou" em Judas (Lucas 22:3), mas isto não significa que ele era íntegro (João 12:4-6).
Devemos entender que, não é porque estava nos desígnios de YHWH, o Messias ser entregue à morte pelos seus próprios compatriotas, que podemos acusá-los ou incriminá-los.
A morte sacrificial de Yeshua foi predita pela Lei e os Profetas, ela aconteceria de qualquer jeito!
Mas aprouve ao Eterno que Seu Unigênito fosse entregue para ser morto da forma que aconteceu, pelo povo eleito, mesmo na ignorância, mesmo na desobediência, mesmo na incredulidade, foi Soberania de YHWH.
O rabino Sha'ul escreveu: “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: YHWH lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas.
Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para incitá-los à emulação.” (Rm. 11:7-11).
E vejam no texto de Atos 4:27,28: "Porque, verdadeiramente, contra o Teu Santo Filho Yeshua, que Tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel,
para fazerem tudo o que a Tua mão e o Teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer."
Entendemos que a queda de Israel foi um propósito do Eterno para que a salvação chegasse a nós gentios, por isso, nunca devemos acusar os judeus pela sua queda, mas antes glorificarmos ao Eterno por causa de Sua Graça que nos alcançou.
Os sacerdotes judeus podem ser acusados de levarem o Messias Yeshua para ser condenado e morto inocentemente.
Mas jamais podemos acusá-los de matarem o Filho de Elohim.
Isto porque a Sua morte já estava determinada como sendo o Cordeiro do Eterno oferecido como expiação pelos nossos pecados, e quem deveria levá-Lo para o sacrifício? Não seriam os sacerdotes? Ou preferem os acusadores dos judeus que os romanos fizessem tudo? Mesmo estes sacerdotes estando na ignorância, eles não poderiam ser substituídos por ninguém, porque o princípio do Sacrifício de Yeshua estava firmado na Antiga Aliança.
Outra coisa importante é a interpretação real dos textos bíblicos.
Todos têm a liberdade de interpretar e entender os textos das Escrituras como bem entenderem, seguindo padrões estabelecidos por muitos dos chamados "pais da igreja", ou não.
O que não se pode negar são os fatos históricos que contribuíram muito para que houvesse uma "liberdade" de se interpretar os textos Sagrados, baseando-se em filosofias antigas que se adentraram no meio da Igreja.
Um dos fatos seria o estabelecimento do termo "heresia" aplicado para toda a forma de judaísmo que existia na Igreja (as Festas de Israel, por exemplo, eram celebradas por judeus e gentios crentes até o 4° século).
Os judeus crentes foram excluídos da Igreja, quando se iniciaram os famosos concílios do cristianismo romano, dando oportunidade para que idéias, pensamentos e interpretações humanas e pagãs fossem inseridas no contexto teológico desta religião.
Nos tempos do Messias, não era tão diferente em relação aos muitos dos fariseus.
Eles estabeleceram um "sistema religioso" em Israel chamado por Yeshua de "fermento" (doutrina dos fariseus - Mateus 16), e foi muito combatido por Ele naquela época.
Esta doutrina, que é chamada também de lei, é até hoje confundida com a Torah, afinal, o termo Torah significa "Lei, doutrina, ensino".
A descaracterização do próprio Yeshua, incluindo quase tudo o que envolve a Sua pessoa e missão, juntamente com a substituição do contexto judaico original, foi o grande ápice para a implantação do cristianismo como religião oficial de Roma.
Para entendermos esta questão sobre a condenação e morte de Yeshua, jamais devemos deixar o mais importante de lado: o propósito do Eterno.
Yeshua não poderia transgredir a Torah, senão Ele seria imperfeito para o Sacrifício;
Yeshua não poderia transgredir a lei dos romanos, porque além de desobedecer uma autoridade constituída (Romanos 13:2), Ele seria entregue à juízo por gentios (fora do princípio do Sacrifício da Torah);
Yeshua não poderia se oferecer voluntariamente para ser sacrificado, pois quebraria o princípio do Sacrifício da Torah.
A traição, juntamente com as falsas acusações dos fariseus, foi a maneira,
pela vontade do Pai, para que o Messias pudesse ser levado para o "matadouro".
A Bíblia diz que satanás "entrou" em Judas (Lucas 22:3), mas isto não significa que ele era íntegro (João 12:4-6).
Devemos entender que, não é porque estava nos desígnios de YHWH, o Messias ser entregue à morte pelos seus próprios compatriotas, que podemos acusá-los ou incriminá-los.
A morte sacrificial de Yeshua foi predita pela Lei e os Profetas, ela aconteceria de qualquer jeito!
Mas aprouve ao Eterno que Seu Unigênito fosse entregue para ser morto da forma que aconteceu, pelo povo eleito, mesmo na ignorância, mesmo na desobediência, mesmo na incredulidade, foi Soberania de YHWH.
O rabino Sha'ul escreveu: “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: YHWH lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas.
Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para incitá-los à emulação.” (Rm. 11:7-11).
E vejam no texto de Atos 4:27,28: "Porque, verdadeiramente, contra o Teu Santo Filho Yeshua, que Tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel,
para fazerem tudo o que a Tua mão e o Teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer."
Entendemos que a queda de Israel foi um propósito do Eterno para que a salvação chegasse a nós gentios, por isso, nunca devemos acusar os judeus pela sua queda, mas antes glorificarmos ao Eterno por causa de Sua Graça que nos alcançou.
Os sacerdotes judeus podem ser acusados de levarem o Messias Yeshua para ser condenado e morto inocentemente.
Mas jamais podemos acusá-los de matarem o Filho de Elohim.
Isto porque a Sua morte já estava determinada como sendo o Cordeiro do Eterno oferecido como expiação pelos nossos pecados, e quem deveria levá-Lo para o sacrifício? Não seriam os sacerdotes? Ou preferem os acusadores dos judeus que os romanos fizessem tudo? Mesmo estes sacerdotes estando na ignorância, eles não poderiam ser substituídos por ninguém, porque o princípio do Sacrifício de Yeshua estava firmado na Antiga Aliança.
Outra coisa importante é a interpretação real dos textos bíblicos.
Todos têm a liberdade de interpretar e entender os textos das Escrituras como bem entenderem, seguindo padrões estabelecidos por muitos dos chamados "pais da igreja", ou não.
O que não se pode negar são os fatos históricos que contribuíram muito para que houvesse uma "liberdade" de se interpretar os textos Sagrados, baseando-se em filosofias antigas que se adentraram no meio da Igreja.
Um dos fatos seria o estabelecimento do termo "heresia" aplicado para toda a forma de judaísmo que existia na Igreja (as Festas de Israel, por exemplo, eram celebradas por judeus e gentios crentes até o 4° século).
Os judeus crentes foram excluídos da Igreja, quando se iniciaram os famosos concílios do cristianismo romano, dando oportunidade para que idéias, pensamentos e interpretações humanas e pagãs fossem inseridas no contexto teológico desta religião.
Nos tempos do Messias, não era tão diferente em relação aos muitos dos fariseus.
Eles estabeleceram um "sistema religioso" em Israel chamado por Yeshua de "fermento" (doutrina dos fariseus - Mateus 16), e foi muito combatido por Ele naquela época.
Esta doutrina, que é chamada também de lei, é até hoje confundida com a Torah, afinal, o termo Torah significa "Lei, doutrina, ensino".
A descaracterização do próprio Yeshua, incluindo quase tudo o que envolve a Sua pessoa e missão, juntamente com a substituição do contexto judaico original, foi o grande ápice para a implantação do cristianismo como religião oficial de Roma.
Convidad- Convidado
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
O que não entendo Rand é isso muitas pessoas falam o que quer depois deicham uma chave
quem discordar de mim é - EDITADO - funcional, farizeu, anti-semita e outras coisas
isso é função de ditadores espirituais
para não dizer outro despolimento
mas Yeshua entregou a sua vida por nós
e nunca disse aqui que Ele é D'us, sempre defendi a postura que Ele é seu filho
e seu filho amado
posso discordar de qualquer um
aqui não vejo ninguém melhor de que eu
já que a reputação é forjada por quem dirige o forum
um abraço a todos
quem discordar de mim é - EDITADO - funcional, farizeu, anti-semita e outras coisas
isso é função de ditadores espirituais
para não dizer outro despolimento
mas Yeshua entregou a sua vida por nós
e nunca disse aqui que Ele é D'us, sempre defendi a postura que Ele é seu filho
e seu filho amado
posso discordar de qualquer um
aqui não vejo ninguém melhor de que eu
já que a reputação é forjada por quem dirige o forum
um abraço a todos
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
para todos!
Em Gálatas 5:13, o rabino Sha'ul escreveu: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade."
Aí está um grande perigo.
O que move um determinado comentário ou interpretação sobre as coisas de YHWH?
Qual seria a intenção por trás de algumas maneiras de enxergar os textos?
Para onde alguém deseja levar o assunto em debate por meio de suas interpretações e comentários?
O que a pessoa deseja alcançar para si mesma, em seus comentários?
Contra quem ou contra o que, ela sempre se levanta com suas palavras?
Há uma ordenança do rabino Sha'ul para Timóteo, que também é para todos nós:
"Procura apresentar-te a YHWH aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15).
Também ele ordenou aos Colossenses: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um."
Muitas vezes, erramos em nossa maneira de expressar alguma indignação, mediante a alguns comentários, mas o importante é o que nos move, a intenção e a motivação do nosso coração, se elas estão ou não de acordo com a Palavra de YHWH.
A nossa maior preocupação tem que ser com a Verdade de YHWH, mesmo que eu tenha alguma opinião ou entendimento diferente de qualquer um, o meu alvo tem que ser a proclamação da Verdade, segundo ela é, independente do que venha ao meu entendimento, se entendi a coisa fora da Verdade, então eu rejeito o entendimento que tive, por mais intelectual e inteligente que ele seja.
O rabino Sha'ul advertiu-nos, dizendo: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há no Messias." (2 Coríntios 11:3).
A simplicidade mostra as coisas como elas são, sem rodeios, sem maquilagens, sem disfarces, sem achismos e vãs sutilezas.
Em Gálatas 5:13, o rabino Sha'ul escreveu: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade."
Aí está um grande perigo.
O que move um determinado comentário ou interpretação sobre as coisas de YHWH?
Qual seria a intenção por trás de algumas maneiras de enxergar os textos?
Para onde alguém deseja levar o assunto em debate por meio de suas interpretações e comentários?
O que a pessoa deseja alcançar para si mesma, em seus comentários?
Contra quem ou contra o que, ela sempre se levanta com suas palavras?
Há uma ordenança do rabino Sha'ul para Timóteo, que também é para todos nós:
"Procura apresentar-te a YHWH aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15).
Também ele ordenou aos Colossenses: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um."
Muitas vezes, erramos em nossa maneira de expressar alguma indignação, mediante a alguns comentários, mas o importante é o que nos move, a intenção e a motivação do nosso coração, se elas estão ou não de acordo com a Palavra de YHWH.
A nossa maior preocupação tem que ser com a Verdade de YHWH, mesmo que eu tenha alguma opinião ou entendimento diferente de qualquer um, o meu alvo tem que ser a proclamação da Verdade, segundo ela é, independente do que venha ao meu entendimento, se entendi a coisa fora da Verdade, então eu rejeito o entendimento que tive, por mais intelectual e inteligente que ele seja.
O rabino Sha'ul advertiu-nos, dizendo: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há no Messias." (2 Coríntios 11:3).
A simplicidade mostra as coisas como elas são, sem rodeios, sem maquilagens, sem disfarces, sem achismos e vãs sutilezas.
Convidad- Convidado
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Jefte muitas vezes lemos D'us dizer
Esse é meu filho amado
esse é meu filho a Ele ouvi
não tenho problemas quanto a isso
sempre fui um bom filho e um bom pai também
sei bem essa relação
Esse é meu filho amado
esse é meu filho a Ele ouvi
não tenho problemas quanto a isso
sempre fui um bom filho e um bom pai também
sei bem essa relação
Leite de Oliveira- Membro
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Inscrição : 01/09/2009
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
para todos!
Aqui está um pequeno estudo que pode ajudar:
"Certa vez Yeshua foi questionado por um escriba, sobre qual era o principal dos mandamentos. Ele, sem hesitar, lhe respondeu: “Ouve Israel, ADONAI é nosso YHWH, ADONAI é UM” (Mc. 12:29 - Dt 6:4).
Yeshua citou o mandamento central da fé do povo judeu (Shema), o fundamento do monoteísmo, a crença em Um Único YHWH. Este é um princípio básico das Escrituras, o fato de que não há espaço para deuses, mas para Um Único YHWH, ADONAI.
Porém tradicionalmente, o cristianismo vem compreendendo Yeshua dentro do conceito de trindade e comumente ouve-se cristãos afirmando que Yeshua é D’us ou o próprio ADONAI (O PAI) em carne.
Tais afirmações podem ser problemáticas se forem má formuladas, pois colocam em risco a fé monoteísta, produzindo assim uma doutrina que pode soar idólatra ou no mínimo triteísta. Pois afinal, se YHWH é um e Seu nome é Adonai, como pode haver outro D’us chamado Yeshua? Esta é uma pergunta lógica, que automaticamente produzirá uma outra: “Yeshua é D’us?”
Antes de responder esta pergunta, deve-se primeiro refletir sobre o que significa a palavra “D'us”.
Ignorando o fato de que em português ela tenha origem pagã, todos têm de alguma forma um conceito do quê esta palavra significa, ou a quem ela se refere.
Mas, sabe-se que há diferentes “deuses”, tanto quanto existem diferentes religiões. Porém, ao se tratar do D'us da Bíblia, a que D'us ela está se referindo? Conforme o texto citado, o D'us Único da Bíblia é ADONAI - YHWH.
Para ser mais exato, Seu nome é formado por quatro consoantes hebraicas – Yud, Hei, Vav e Hei, que formaria o correspondente em português YHWH. Como se pode observar, o nome de D'us não tem vogais, o que o torna conseqüentemente impronunciável. Muitos na tentativa de transliterar este nome criaram expressões como Jeová, Javé, Yavé, Yahweh ou Yahú; todas criações de um nome completamente desconhecido, conforme a lingüística hebraica vem comprovando.
Como vimos, o nome do D'us de Israel é impronunciável, sendo assim, foi criada uma forma alternativa de chamá-lo, neste caso, a expressão ADONAI, que quer dizer simplesmente “SENHOR”. Conclui-se então, que D'US é UM e seu nome é YHWH (ADONAI).
Partindo desta tese, retoma-se a pergunta inicial: “YESHUA É D'US?”.
Se esta pergunta é formulada com o sentido de “YESHUA É ADONAI?”, a resposta é: NÃO! Por quê?
Por um motivo simples, o próprio Yeshua deixou claro em várias citações sua distinção do PAI (ADONAI); veja este exemplo: "Em verdade, em verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o Pai; porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo" (João 5.19-22).
Este texto é muito interessante, pois demonstra claramente que Yeshua e o Pai possuem funções distintas e que o poder dEle depende completamente de Adonai, como diz o trecho: “[...] o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma [...]”. Além disso, também fica claro que existe uma poderosa unidade entre ambos - unidade não no sentido de serem a mesma 'entidade', mas de parceria, união - "[...] porque tudo o que o Pai faz o filho faz igualmente [...]".
Por isto em outro trecho, Yeshua dirá “Eu e o Pai somos UM”.
O que se percebe é que Yeshua tem uma autoridade Divina – o que não o transforma no PAI. Porém, esta depende profundamente de ADONAI, Ele não tem autoridade ou poder Divino por si só, ele depende da unidade com Seu Pai.
Outro detalhe importante é perceber a submissão de Yeshua, pois como Ele mesmo disse: “[...] vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois O PAI É MAIOR DO QUE EU” (João 14:28).
Isto deve ficar claro, pois o problema é que a doutrina da trindade, vem ignorando o fato importante de que Yeshua está submetido à autoridade do Pai (ADONAI), e que o PAI, conseqüentemente é maior do que o Filho. Existe um caráter hierárquico aqui.
Agora, voltando à pergunta, “Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é Divino”? ou “Yeshua possui atributos Divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade Divina?”.
Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (Divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade Divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder – como foi visto em texto anteriormente citado.
Vale fazer outra citação antes de prosseguir: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com D'us, e o Verbo era D'us” (João 1:1).
Este texto significa que lá em Gênesis (Bereshit em hebraico) a PALAVRA (gr. LOGOS ou hb. DAVAR) estava com D’us, sabe-se que ela é YESHUA, porém o texto ainda diz que Ele O VERBO (A PALAVRA) era D'us.
Não seria esta uma refutação a teoria apresentada neste texto? De forma alguma! Basta observar a estrutura deste versículo em grego.
Toda vez que se usa um termo grego para se referir a um substantivo, usa-se um artigo definido antes dele, a ausência deste artigo indefine automaticamente o substantivo. Por exemplo, quando o substantivo masculino ocorre (em grego) e se quer fazer uso de um artigo definido, usa-se a expressão “rô”.
O estranho é que neste texto de João, o final da sentença está: “kai (e) théos (D'us) en (era) ró (o) logos (verbo)”.
Observe a ausência do artigo “ró” antes de D'us (théos), já antes da palavra “logos” ele ocorre. Como no grego a ausência de artigo definido, indica automaticamente indefinição, daí que alguns grupos concluíram a tradução do texto como “um D'us” – os Testemunhas de Jeová por exemplo – traduzindo o texto com um artigo indefinido antes de "Theós".
Porém, esta tradução também é errada, uma solução simplista e que fere a idéia de um único D'us. Pois, ao por D'us no indefinido “um”, supõe-se a existência de outros deuses, e aí cai-se novamente no 'politeísmo'. Finalmente, qual seria a solução para este texto? Qual seria a melhor tradução?
Devemos lembrar que o Evangelho de João possui um grego muito pobre, provavelmente escrito por alguém que tinha pouco domínio da língua, conforme esclarece o Dr. Russel Champlim: “O grego ali usado é próprio de um autor que falava o aramaico (sic) [hebraico], e que adquiriu o grego como segundo idioma. Há muitos erros gramaticais no original...” (CHAMPLIM, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Ed. Candeia, São Paulo: 1995, Pg. 544).
O que parece é que João queria usar o substantivo "Theos" (D'us) como um adjetivo, não no sentido do 'verbo ser D'us', mas, que o 'verbo é DIVINO'. O que esclarece definitivamente o texto.
Fato é, João não estava dizendo através deste texto que Yeshua é ou era ADONAI. Mas, que Ele é Divino, o que muda completamente o sentido do versículo.
Para entender definitivamente a função de Yeshua, deve-se usar o princípio da representatividade. Yeshua REPRESENTA o Pai.
Por ser Seu representante legal é também possuidor da autoridade dAquele a quem representa, é Divino, não no sentido de ser o PAI, mas no sentido de vir do D'US ADONAI.
Por isto a Bíblia o chama de “D'US FORTE” (Isaías 9:5) e “D'US CONOSCO – EMANUEL” (Isaías 7:14). Pois, YESHUA 'REPRESENTA' ADONAI ENTRE NÓS, sendo assim, quem honra o Filho, honra o Pai (João 5:23).
Existem vários textos que demonstram este caráter representativo de Yeshua, vejamos: “... o qual (Messias) é a imagem do D’us invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl. 1:15).
Aqui o Messias é a “imagem do D’us invisível”, ninguém pode ver ao Eterno (YHWH), mas todos podemos vê-lo em Seu Filho o Messias Yeshua.
Outro texto interessante é o que está em Hebreus 1:3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão do Seu Ser”.
Vale observar a má tradução feita pelas versões Almeidas (ARC e ARA) que colocam o versículo como: “... a expressão ‘exata’ do Seu ser...” esta palavra – exata – simplesmente não existe no original, a palavra grega aqui é ‘character’ que foi melhor traduzida pela versão americana King James como sendo: “a imagem expressa do Seu ser”.
Yeshua é a uma expressão cognoscível, em que é possível conhecer YHWH.
D’us o Pai, o ETERNO (YHWH) é intenso, é icongnoscível, é extenso, transcendente, enorme, é Eterno ou como dizem os cabalistas o EIN-SOF (Sem Fim), nem um homem em seu estado de mortalidade pode conhecê-lo, por isto enviou Ele um mediador (um representante), no qual é possível perceber todos os Seus atributos de uma forma compreensível a mente e as condições espirituais do homem.
O D’us icongnoscível se torna congnoscível através de Seu Ungido o Messias YESHUA.
Por isto João diz: “Ninguém jamais viu a D’us; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18) [Observação sobre as versões que põe este verso como: ‘... o D-us o unigênito o revelou...’ estão no final do artigo].
Ninguém jamais viu a D’us, por isto agora podemos vê-lo em Seu filho, é como o próprio Yeshua disse em Mateus 11:27 “... ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Aí reside o que chamo de “Divindade Representativa” – ninguém pode conhecer o Pai, ninguém pode percebê-lo, Ele é incompreensível se o vermos em nossas limitações intelectuais e espirituais, por isto Ele enviou seu FILHO em quem habita corporalmente (em forma de corpo) sua plenitude, a fim de torna-se compreensível aos olhos humanos.
Assim, o D’us único revela seu poder e atributos através de seu Ungido.
Chocante para os que formulam D’us dentro do conceito trinitariano é pensar na possibilidade que Yeshua tem um D’us, sim, Sha'ul (Paulo) faz menção a isto quando diz: “Bendito seja o D’US, e PAI de nosso Senhor Yeshua Hamashiach, o Pai das misericórdias...” (II Co 1:3 e Ef 1:3).
Como pode Ele ser o D’us de si mesmo?
Encerra-se dizendo: “Depois virá o fim, quando houver entregado [YESHUA] o Reino a D'us, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império e toda a potestade e força. Porque convém que [YESHUA] reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas (o Messias) sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua Aquele [O PAI] que sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas [A YESHUA], então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele [AO PAI – ADONAI] que todas as coisas lhe sujeitou, para que D-us seja tudo em todos” (I Co.15:24).
Este texto significa que D’us (O PAI) deu autoridade máxima a Yeshua nestes tempos, para destruir principados, aniquilar impérios, para subjugar o inimigo e conquistar o Reino, finalmente, quando o Messias cumprir sua missão, Ele devolverá o Reino pronto para PAI, para que ELE (D’US – ADONAI) seja tudo em todos."
"As versões Almeida em Português adotaram a tradução “D'us Unigênito”, tradução esta rejeitada por várias versões clássicas e modernas, como a King James, a NVI e outras. Pois em alguns manuscritos antigos ocorre como “Filho Unigênito” e João raramente usa a expressão em grego para unigênito (monoguêne gr.) ligado a “D'us”, o sempre faz ligado a “Filho”. Como os manuscritos antigos do N.T. abreviavam nomes sagrados como “D'us”, “Filho”, “Israel”, (isto é chamado entre os estudiosos de nomina sacra), a similaridade das duas letras minúsculas Teta e Sigma que juntas eram uma abreviação para a palavra “D'us” e as letras Ypsilon e Sigma, que juntas eram uma abreviação para a palavra “FILHO”, poderiam ser facilmente confundidas por um tradutor. Daí a ocorrência em alguns manuscritos traduzirem o versículo como “Filho” e outras como “D'us”. Como João nunca usa a expressão “Unigênito” associada a D’us, mas várias vezes associada a Filho, as boas traduções não usam mais esta versão: “O D'us unigênito o revelou” e sim “O Filho unigênito o revelou...”.
Aqui está um pequeno estudo que pode ajudar:
"Certa vez Yeshua foi questionado por um escriba, sobre qual era o principal dos mandamentos. Ele, sem hesitar, lhe respondeu: “Ouve Israel, ADONAI é nosso YHWH, ADONAI é UM” (Mc. 12:29 - Dt 6:4).
Yeshua citou o mandamento central da fé do povo judeu (Shema), o fundamento do monoteísmo, a crença em Um Único YHWH. Este é um princípio básico das Escrituras, o fato de que não há espaço para deuses, mas para Um Único YHWH, ADONAI.
Porém tradicionalmente, o cristianismo vem compreendendo Yeshua dentro do conceito de trindade e comumente ouve-se cristãos afirmando que Yeshua é D’us ou o próprio ADONAI (O PAI) em carne.
Tais afirmações podem ser problemáticas se forem má formuladas, pois colocam em risco a fé monoteísta, produzindo assim uma doutrina que pode soar idólatra ou no mínimo triteísta. Pois afinal, se YHWH é um e Seu nome é Adonai, como pode haver outro D’us chamado Yeshua? Esta é uma pergunta lógica, que automaticamente produzirá uma outra: “Yeshua é D’us?”
Antes de responder esta pergunta, deve-se primeiro refletir sobre o que significa a palavra “D'us”.
Ignorando o fato de que em português ela tenha origem pagã, todos têm de alguma forma um conceito do quê esta palavra significa, ou a quem ela se refere.
Mas, sabe-se que há diferentes “deuses”, tanto quanto existem diferentes religiões. Porém, ao se tratar do D'us da Bíblia, a que D'us ela está se referindo? Conforme o texto citado, o D'us Único da Bíblia é ADONAI - YHWH.
Para ser mais exato, Seu nome é formado por quatro consoantes hebraicas – Yud, Hei, Vav e Hei, que formaria o correspondente em português YHWH. Como se pode observar, o nome de D'us não tem vogais, o que o torna conseqüentemente impronunciável. Muitos na tentativa de transliterar este nome criaram expressões como Jeová, Javé, Yavé, Yahweh ou Yahú; todas criações de um nome completamente desconhecido, conforme a lingüística hebraica vem comprovando.
Como vimos, o nome do D'us de Israel é impronunciável, sendo assim, foi criada uma forma alternativa de chamá-lo, neste caso, a expressão ADONAI, que quer dizer simplesmente “SENHOR”. Conclui-se então, que D'US é UM e seu nome é YHWH (ADONAI).
Partindo desta tese, retoma-se a pergunta inicial: “YESHUA É D'US?”.
Se esta pergunta é formulada com o sentido de “YESHUA É ADONAI?”, a resposta é: NÃO! Por quê?
Por um motivo simples, o próprio Yeshua deixou claro em várias citações sua distinção do PAI (ADONAI); veja este exemplo: "Em verdade, em verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o Pai; porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo" (João 5.19-22).
Este texto é muito interessante, pois demonstra claramente que Yeshua e o Pai possuem funções distintas e que o poder dEle depende completamente de Adonai, como diz o trecho: “[...] o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma [...]”. Além disso, também fica claro que existe uma poderosa unidade entre ambos - unidade não no sentido de serem a mesma 'entidade', mas de parceria, união - "[...] porque tudo o que o Pai faz o filho faz igualmente [...]".
Por isto em outro trecho, Yeshua dirá “Eu e o Pai somos UM”.
O que se percebe é que Yeshua tem uma autoridade Divina – o que não o transforma no PAI. Porém, esta depende profundamente de ADONAI, Ele não tem autoridade ou poder Divino por si só, ele depende da unidade com Seu Pai.
Outro detalhe importante é perceber a submissão de Yeshua, pois como Ele mesmo disse: “[...] vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois O PAI É MAIOR DO QUE EU” (João 14:28).
Isto deve ficar claro, pois o problema é que a doutrina da trindade, vem ignorando o fato importante de que Yeshua está submetido à autoridade do Pai (ADONAI), e que o PAI, conseqüentemente é maior do que o Filho. Existe um caráter hierárquico aqui.
Agora, voltando à pergunta, “Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é Divino”? ou “Yeshua possui atributos Divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade Divina?”.
Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (Divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade Divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder – como foi visto em texto anteriormente citado.
Vale fazer outra citação antes de prosseguir: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com D'us, e o Verbo era D'us” (João 1:1).
Este texto significa que lá em Gênesis (Bereshit em hebraico) a PALAVRA (gr. LOGOS ou hb. DAVAR) estava com D’us, sabe-se que ela é YESHUA, porém o texto ainda diz que Ele O VERBO (A PALAVRA) era D'us.
Não seria esta uma refutação a teoria apresentada neste texto? De forma alguma! Basta observar a estrutura deste versículo em grego.
Toda vez que se usa um termo grego para se referir a um substantivo, usa-se um artigo definido antes dele, a ausência deste artigo indefine automaticamente o substantivo. Por exemplo, quando o substantivo masculino ocorre (em grego) e se quer fazer uso de um artigo definido, usa-se a expressão “rô”.
O estranho é que neste texto de João, o final da sentença está: “kai (e) théos (D'us) en (era) ró (o) logos (verbo)”.
Observe a ausência do artigo “ró” antes de D'us (théos), já antes da palavra “logos” ele ocorre. Como no grego a ausência de artigo definido, indica automaticamente indefinição, daí que alguns grupos concluíram a tradução do texto como “um D'us” – os Testemunhas de Jeová por exemplo – traduzindo o texto com um artigo indefinido antes de "Theós".
Porém, esta tradução também é errada, uma solução simplista e que fere a idéia de um único D'us. Pois, ao por D'us no indefinido “um”, supõe-se a existência de outros deuses, e aí cai-se novamente no 'politeísmo'. Finalmente, qual seria a solução para este texto? Qual seria a melhor tradução?
Devemos lembrar que o Evangelho de João possui um grego muito pobre, provavelmente escrito por alguém que tinha pouco domínio da língua, conforme esclarece o Dr. Russel Champlim: “O grego ali usado é próprio de um autor que falava o aramaico (sic) [hebraico], e que adquiriu o grego como segundo idioma. Há muitos erros gramaticais no original...” (CHAMPLIM, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Ed. Candeia, São Paulo: 1995, Pg. 544).
O que parece é que João queria usar o substantivo "Theos" (D'us) como um adjetivo, não no sentido do 'verbo ser D'us', mas, que o 'verbo é DIVINO'. O que esclarece definitivamente o texto.
Fato é, João não estava dizendo através deste texto que Yeshua é ou era ADONAI. Mas, que Ele é Divino, o que muda completamente o sentido do versículo.
Para entender definitivamente a função de Yeshua, deve-se usar o princípio da representatividade. Yeshua REPRESENTA o Pai.
Por ser Seu representante legal é também possuidor da autoridade dAquele a quem representa, é Divino, não no sentido de ser o PAI, mas no sentido de vir do D'US ADONAI.
Por isto a Bíblia o chama de “D'US FORTE” (Isaías 9:5) e “D'US CONOSCO – EMANUEL” (Isaías 7:14). Pois, YESHUA 'REPRESENTA' ADONAI ENTRE NÓS, sendo assim, quem honra o Filho, honra o Pai (João 5:23).
Existem vários textos que demonstram este caráter representativo de Yeshua, vejamos: “... o qual (Messias) é a imagem do D’us invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl. 1:15).
Aqui o Messias é a “imagem do D’us invisível”, ninguém pode ver ao Eterno (YHWH), mas todos podemos vê-lo em Seu Filho o Messias Yeshua.
Outro texto interessante é o que está em Hebreus 1:3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão do Seu Ser”.
Vale observar a má tradução feita pelas versões Almeidas (ARC e ARA) que colocam o versículo como: “... a expressão ‘exata’ do Seu ser...” esta palavra – exata – simplesmente não existe no original, a palavra grega aqui é ‘character’ que foi melhor traduzida pela versão americana King James como sendo: “a imagem expressa do Seu ser”.
Yeshua é a uma expressão cognoscível, em que é possível conhecer YHWH.
D’us o Pai, o ETERNO (YHWH) é intenso, é icongnoscível, é extenso, transcendente, enorme, é Eterno ou como dizem os cabalistas o EIN-SOF (Sem Fim), nem um homem em seu estado de mortalidade pode conhecê-lo, por isto enviou Ele um mediador (um representante), no qual é possível perceber todos os Seus atributos de uma forma compreensível a mente e as condições espirituais do homem.
O D’us icongnoscível se torna congnoscível através de Seu Ungido o Messias YESHUA.
Por isto João diz: “Ninguém jamais viu a D’us; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18) [Observação sobre as versões que põe este verso como: ‘... o D-us o unigênito o revelou...’ estão no final do artigo].
Ninguém jamais viu a D’us, por isto agora podemos vê-lo em Seu filho, é como o próprio Yeshua disse em Mateus 11:27 “... ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Aí reside o que chamo de “Divindade Representativa” – ninguém pode conhecer o Pai, ninguém pode percebê-lo, Ele é incompreensível se o vermos em nossas limitações intelectuais e espirituais, por isto Ele enviou seu FILHO em quem habita corporalmente (em forma de corpo) sua plenitude, a fim de torna-se compreensível aos olhos humanos.
Assim, o D’us único revela seu poder e atributos através de seu Ungido.
Chocante para os que formulam D’us dentro do conceito trinitariano é pensar na possibilidade que Yeshua tem um D’us, sim, Sha'ul (Paulo) faz menção a isto quando diz: “Bendito seja o D’US, e PAI de nosso Senhor Yeshua Hamashiach, o Pai das misericórdias...” (II Co 1:3 e Ef 1:3).
Como pode Ele ser o D’us de si mesmo?
Encerra-se dizendo: “Depois virá o fim, quando houver entregado [YESHUA] o Reino a D'us, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império e toda a potestade e força. Porque convém que [YESHUA] reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas (o Messias) sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua Aquele [O PAI] que sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas [A YESHUA], então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele [AO PAI – ADONAI] que todas as coisas lhe sujeitou, para que D-us seja tudo em todos” (I Co.15:24).
Este texto significa que D’us (O PAI) deu autoridade máxima a Yeshua nestes tempos, para destruir principados, aniquilar impérios, para subjugar o inimigo e conquistar o Reino, finalmente, quando o Messias cumprir sua missão, Ele devolverá o Reino pronto para PAI, para que ELE (D’US – ADONAI) seja tudo em todos."
"As versões Almeida em Português adotaram a tradução “D'us Unigênito”, tradução esta rejeitada por várias versões clássicas e modernas, como a King James, a NVI e outras. Pois em alguns manuscritos antigos ocorre como “Filho Unigênito” e João raramente usa a expressão em grego para unigênito (monoguêne gr.) ligado a “D'us”, o sempre faz ligado a “Filho”. Como os manuscritos antigos do N.T. abreviavam nomes sagrados como “D'us”, “Filho”, “Israel”, (isto é chamado entre os estudiosos de nomina sacra), a similaridade das duas letras minúsculas Teta e Sigma que juntas eram uma abreviação para a palavra “D'us” e as letras Ypsilon e Sigma, que juntas eram uma abreviação para a palavra “FILHO”, poderiam ser facilmente confundidas por um tradutor. Daí a ocorrência em alguns manuscritos traduzirem o versículo como “Filho” e outras como “D'us”. Como João nunca usa a expressão “Unigênito” associada a D’us, mas várias vezes associada a Filho, as boas traduções não usam mais esta versão: “O D'us unigênito o revelou” e sim “O Filho unigênito o revelou...”.
Convidad- Convidado
Yeshua diz: O Pai é maior do que eu.....
Se Yeshua é Deus, porque então está escrito na Bíblia que ele não usurpou o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou se tornando em forma de servo?
E mais porque Yeshua afirma: O Pai é maior do que eu?
Se Yeshua é Deus, porque ele trava vários diálogos com o Pai, assim como no jardim Getsemani? Com quem Yeshua estava falando quando ele conversa com o Pai? Com ele mesmo?
Rosangela:)
E mais porque Yeshua afirma: O Pai é maior do que eu?
Se Yeshua é Deus, porque ele trava vários diálogos com o Pai, assim como no jardim Getsemani? Com quem Yeshua estava falando quando ele conversa com o Pai? Com ele mesmo?
Rosangela:)
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
roseangels escreveu:Se Yeshua é Deus, porque então está escrito na Bíblia que ele não usurpou o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou se tornando em forma de servo?
E mais porque Yeshua afirma: O Pai é maior do que eu?
Se Yeshua é Deus, porque ele trava vários diálogos com o Pai, assim como no jardim Getsemani? Com quem Yeshua estava falando quando ele conversa com o Pai? Com ele mesmo?
Rosangela:)
Boas perguntas...
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
roseangels escreveu:Se Yeshua é Deus, porque então está escrito na Bíblia que ele não usurpou o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou se tornando em forma de servo?
E mais porque Yeshua afirma: O Pai é maior do que eu?
Se Yeshua é Deus, porque ele trava vários diálogos com o Pai, assim como no jardim Getsemani? Com quem Yeshua estava falando quando ele conversa com o Pai? Com ele mesmo?
Rosangela:)
Rosangêla
Seja bem-vinda ao fórum!
Todas suas perguntas são facilmente respondidas quando consideramos o contexto biblico geral que trata deste tema. Quando Yeshua foi questionado se era um "deus" veja o que ele disse:
João 10:33-36
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes deus a ti mesmo.
Respondeu-lhes Yeshua: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? (Salmos 82:6)
Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
Sal 82:6 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Olá Jefté..
Acontece, que quando lemos o texto avidamente percebemos que Yeshua não usurpou ser o Eterno antes de se humanizar, ou seja, era ele a grande criação de Hashem, mas não usurpou ser Ele e assim se esvaziou da glória que lhe foi dada.
Desde o dia que a ICAR inventou a trindade.
Respondeu não. Ela não perguntou porque Yeshua agonizava. Ela perguntou porque e como Yeshua sendo o próprio D'us, ainda conversa com o D'us que estava no céu, ou seja, D'us é dois ou um??
Ora, irmã:
Por que está escrito na Bíblia que Yeshua não usurpou ser igual a Deus???
R. Por causa disso (....)
Acontece, que quando lemos o texto avidamente percebemos que Yeshua não usurpou ser o Eterno antes de se humanizar, ou seja, era ele a grande criação de Hashem, mas não usurpou ser Ele e assim se esvaziou da glória que lhe foi dada.
Desde quando o Pai não é maior do que seu filho ???
Desde o dia que a ICAR inventou a trindade.
R. Porque o Senhor estava em carne e na carne. E sentia opressões, fraquezas, fome e sêde, dores, angústias, contrariedade, e temores....
pois quem é que tendo a carne mortal e dolorida (como a nossa) que não sentirá por uma pancada no seu dedo ???
ou uma facada no abdômen ?
ou os cravos cravados nas suas mãos ???
ou o açoite nos lombos ???
ou uma corôa c/ espinhos fincada no crânio ????
Será que isso nos responde ????
Respondeu não. Ela não perguntou porque Yeshua agonizava. Ela perguntou porque e como Yeshua sendo o próprio D'us, ainda conversa com o D'us que estava no céu, ou seja, D'us é dois ou um??
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Xan escreveu: Azzi
Basicamente a resposta para seus questionamentos estão neste texto.
I Corintios 15: 24-25; 28
Depois virá o fim, quando (Yeshua) tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que (Yeshua) reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. ...
E, quando todas as coisas lhe (a Yeshua) estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho (Yeshua) se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que o Pai seja tudo em todos.
Xan,
Tal como esta escrito, Yeshua foi sacrificado na condição de “O CORDEIRO DE D’US QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO” [isto foi João Batista é quem disse e não eu].
Yeshua não veio para ser sacrificado como sendo o Sumo Sacerdote Yeshua que apresenta o sangue do cordeiro Yeshua.
Yeshua não veio para ser sacrificado como sendo o Ultimo Adão [filho do homem], o qual descendemos agora e herdamos a sua genética.
Estes 3 ministerios, Cordeiro, Sumo Sarcedote e ultimo Adão, fazem a ponte desde a morte até a VIDA que é D’us.
Quem morreu?
O Cordeiro Yeshua morreu? Sim!
O Sumo Sarcedote Yeshua morreu? Não, caso ao contrario, quem apresentaria o sangue do cordeiro morto a D’us?!
O [ultimo] Adão [= Yeshua] morreu? Não! Porque? Porque originalmente o ultimo Adão [=Yeshua] tem a Vida eterna porque nunca pecou.
Como vc vê meu caro Xan, as minhas explicações estão dentro do contexto harmônico e bíblico sim. Basta ficar atento para enxergar em qual ministério Yeshua esta atuando quando lemos uma passagem bíblica, caso ao contrario vc encontrara muitas contradições bíblicas.
Por exemplo:
Na carta aos Corintios (I Coríntios 15: 20 a 28) o apostolo Paulo escreve que Yeshua é inferior ao Pai enquanto que na carta aos Filipenses (Fp 2: 6) ele se contradiz escrevendo que Yeshua é igual a D’us. Por outro lado Yeshua diz que o Pai é maior do que ele. Enquanto que o apostolo João escreve que Yeshua é D’us (Jo 1:1, 1Jo 5:20). Que confusão que se cria quando se isola versos! Observe:
(I Coríntios 15: 20) - Mas, de fato, o Messias ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em o Messias. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: o Messias, as primícias; depois, os que são de o Messias, na sua vinda. 24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao D’us e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. 28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que D’us seja tudo em todos.
(João 14:28) - ... Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
(Filipenses 2: 6) ...pois, ele [Yeshua], subsistindo em forma de D’us, não julgou como usurpação o SER IGUAL A D’US...
(I João 5 : 20) E sabemos que já o Filho de D’us é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias. Este é o verdadeiro D’us e a vida eterna.
Mas, se você analisar bem o contexto, você notará que este versículo, 1Co15: 20, trata-se explicitamente de Yeshua exercendo o papel [ministério] de personagem Cordeiro, o qual foi morto para liquidar e justificar as nossas dividas geradas pelos nossos pecados, pois, só ressuscita quem morreu não é mesmo!!!.
Enquanto que nestes versículos, 1Co 15 21a23, assim como, no primeiro Adão saiu a geração humana [humanidade], porem, todos morrem por causa da herança do pecado dele, assim também todos serão vivificados em o Messias que exerce o papel [ministério] de ultimo Adão (1Co 15: 45) o qual nós descendemos agora, porem, todos vivem por causa da herança da vida eterna. Cada um, porém, por sua própria ordem: o Messias na qualidade de ultimo Adão é o primogênito, depois, os que são nascidos de novo em o Messias, os quais são filhos ADOTIVOS de D’us..
É bom lembrar que o ministério [personagem] chamado “Cordeiro” teve principio desde a fundação do mundo, quando o Cordeiro foi morto para nossa remissão (Ap 13: 8), e terá fim quando a morte e o inferno forem lançados no lago de fogo (Ap 20: 11 a 15). Agora, a Palavra de D’us [=Yeshua], que é D’us (Jo 1:1), é o próprio principio e o próprio fim (conf. Ap 1: 8), portanto, cuidado com as interpretações isoladas!.
Portanto quem morreu e ressuscitou não foi o Verbo de D’us na sua integridade em si porque a Palavra de D’us não morre pois Ela não tem a vida eternar mas é a própria Vida Eterna (Jo 14: 6), portanto, foi o personagem Cordeiro Yeshua, o qual foi ressuscitado pelo Verbo Yeshua, pois, tudo, absolutamente tudo, foi feito pelo Verbo de D’us inclusive a ressurreição do próprio personagem Cordeiro Yeshua (conf. João 2: 19 a 22). Sendo Ele, o personagem Cordeiro Yeshua ressuscitado, as primícias dos que dormem (1Co 15:20), pois, Ele se fez o nosso novo e ultimo Adão o qual descendemos agora.
Yeshua é a Palavra inseparável que esta contida dentro do seio do próprio Pai celestial (conf. Jo 1:18) que se manifesta em ministérios específicos conforme a necessidade na ocasião.
Na verdade estes versículos da primeira carta aos Corintios (1ºCo 15: 20 a 28), está dizendo assim:
Quando tudo estiver sujeito ao personagem Cordeiro Yeshua, ou seja, estiver consumado o sacrifício pelos pecados, a justificação dos que creram no plano redentor, a ressurreição de todos que dormem (justos e injustos) para serem julgados diante do grande trono branco e executados todos os veredictos de todas as criaturas (conf. Apocalipse 20: 11 a 15).
Quando todas as profecias se cumprirem e consequentemente os dons espirituais cessarem, então vira o fim, pois, não terá mais sentido o “Ministério de Cordeiro” que tira o pecado do mundo, uma vez que foi tudo absolutamente consumado, ou seja, missão cumprida tudo foi restaurado, a morte e o inferno foram vencidos e lançados no lago de fogo por toda a eternidade.
Então, o personagem Cordeiro Yeshua fica sem função no reino de D’us e recolher-se-a, espontaneamente, para sua origem que é a Palavra [Yeshua] que sempre está no seio de D’us e Pai da Salvação e Criação, o Elohim YHWH [Pai, Palavra e Espirito].
Os ministérios [personagens] que atuam como sendo o de Cordeiro e o de Novo e ultimo Adão [filho do homem] tem uma origem de procedência, D’us e Pai, o Elohim YHWH, o qual é constituído pelo Pai, Palavra e Espirito.
Agora, com relação ao versículo: I Coríntios 15: 28. Respondo:
ESTAR SUJEITO NÃO INPLICA ESTAR NUMA POSIÇÃO INFERIOR DE NATUREZA EXISTENCIAL!!! POR UM ACASO A MINHA ESPOSA, QUE ESTA SUJEITA A MIM, DEIXOU DE SER UM SER HUMANO COMO EU SOU? CLARO QUE NÃO!
Com relação ao que Yeshua disse:
(João 14:28) - ... Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Pergunto:
Quem é maior, o ser humano XAN, ou o personagem de marido XAN exercido pelo ser humano XAN em certas ocasiões?
Quem é maior, o ser humano XAN, ou o personagem de evangelista XAN exercido pelo ser humano XAN em certas ocasiões?
Quem é maior, o ser humano XAN, ou o personagem de genro XAN exercido pelo ser humano XAN em certas ocasiões?
E assim sucessivamente...
Se estes personagens saem de vc na forma de ministerios, então vc é a origem desses personagens, ou seja, o Pai.
Da mesma forma pergunto:
Quem é maior, o ser Divino YHWH, ou o personagem de cordeiro YHWH exercido pelo ser Divino YHWH em certas ocasiões?
Quem é maior, o ser Divino YHWH, ou o personagem de sumo sacerdote YHWH exercido pelo ser Divino YHWH em certas ocasiões?
Quem é maior, o ser Divino YHWH, ou o personagem de Salvador YHWH exercido pelo ser Divino YHWH em certas ocasiões?
E assim sucessivamente...
Se estes personagens saem de YHWH na forma de ministerios, então YHWH é a origem desses personagens, ou seja, o Pai. Tanto é que Yeshua, na condição de Palavra de D’us que é D’us, também é chamado de Pai [conf. Is9], além disso, indiretamente Yeshua se declara ser nosso Pai quando promete que não nos deixara orfão quando partir.
!
Última edição por azzi em Seg Out 31, 2011 4:30 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Tatiana escreveu:Olá, Azzi!
O próprio Yeshua diz que no reino de D'us não se casam nem se dão em casamento no àmbito literal, pois esta é uma linguagem figurada, como bem já disse o amigo Leite. A questão é que a Comunidade dos servos de D'us se ''casam'', isto é azem uma aliança com Ele, através da obediência aos seus mandamentos e tendo a é em Yeshua se completa esta aliança.
!
Realmemte é uma linguagem figura!, mas, D'us usaria uma linguagem figurada que Ele mesmo abomina, ou seja, a bigamia? Afinal a noiva tem como esposos o Pai e o Filho? o Criador e a criatura?
Agora se vc crer que Yeshua é D'us e Criador porque é a propria Palavra de D'us, tal como dizem as escrituras, ai fica tudo certo.
Percebeu Tatiana?
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Diego escreveu:Pois Jefté...
Pode alguém bater o escanteio e correr para cabecear??
.
Se este alguem for onipresente, pode!
Yeshua é onipresente como sendo Cordeiro, Sumo Sarcedote, Salvador, Juiz, Rei, etc...
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Leite de Oliveira escreveu:Eu pergunto: Jefte fez a pergunta)
Yeshua quando esteve entre nós, quando é que o Pai não esteve plenamente Nele e com Ele ???
Amigo quando Yeshua estava na cruz disse: Pai porque me desamparaste?
parece que nessa Ele estava só
O Pai não esteve EM COMUNHÃO com Yeshua, quando Yeshua na condição de cordeiro se fez pecado por nós [impuro], mas, Yeshua e o Pai eram tambem na ocasião, UM.
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
roseangels escreveu:Se Yeshua é Deus, porque então está escrito na Bíblia que ele não usurpou o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou se tornando em forma de servo?
E mais porque Yeshua afirma: O Pai é maior do que eu?
Se Yeshua é Deus, porque ele trava vários diálogos com o Pai, assim como no jardim Getsemani? Com quem Yeshua estava falando quando ele conversa com o Pai? Com ele mesmo?
Rosangela:)
Rosangela,
Em Fp 2:6 - diz que Yeshua é igual a D'us, mas Ele mesmo [não alguem] se esvaziou de sua igualdade como D'us e assumiu o papel de ultimo Adão [=filho do homem]
Quem é maior? o Ser Divino Yeshua na integra ou o personagem de Adão exercido por Yeshua?
O Ser Divino Yeshua [=Palavra] gerou o personagem Adão, cordeiro, sumo sarcedote,...etc, logo, o ser divino Yeshua é o pai destes personagens! Ou não?
Outra coisa:
Rosangela, o Teu pai é maior que vc porque te gerou, porem, tanto vc como o teu pai são IIGUALMENTE seres humanos.
Outra coisa:
Percebeu que vc é a mãe dos teus personagens que vc exerce ao longo da tua vida e que vc, alem de ser mãe, tem uma mãe [ser humano] que geneticamente te gerou?
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Azzy por favor nos explique a amplitude do seguinte texto:
26 Ao vencedor, ao que observar a minha conduta até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações;
27 o vencedor governará com cetro de ferro, podendo quebrar as nações como vasos de barro.
28 Pois também eu recebi do Pai esse poder. Vou dar ao vencedor também a Estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Ap 2)
26 Ao vencedor, ao que observar a minha conduta até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações;
27 o vencedor governará com cetro de ferro, podendo quebrar as nações como vasos de barro.
28 Pois também eu recebi do Pai esse poder. Vou dar ao vencedor também a Estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Ap 2)
Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad - "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um."
A palavra hebraica aqui empregada para Um - "echad" significa uma unidade composta e, portanto, não excluía o conceito cristão de uma Trindade de Pessoas dentro daquela unicidade. A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é "yachid".
exemplos de Echad mostrando mais de um
O primeiro é Bamidbar 13:23, que diz: "Então eles foram ao Vale de Eshcol, e cortaram um galho com um (echad) cacho de uvas; carregaram-no entre dois deles, numa vara. Levaram também alguns dos figos e das romãs."
O segundo é Bereshit 1:5, que diz: "... e houve a noite e houve a manhã, um (echad) dia."
Yeshua disse " Eu e o pai somos Echad"
A palavra hebraica aqui empregada para Um - "echad" significa uma unidade composta e, portanto, não excluía o conceito cristão de uma Trindade de Pessoas dentro daquela unicidade. A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é "yachid".
exemplos de Echad mostrando mais de um
O primeiro é Bamidbar 13:23, que diz: "Então eles foram ao Vale de Eshcol, e cortaram um galho com um (echad) cacho de uvas; carregaram-no entre dois deles, numa vara. Levaram também alguns dos figos e das romãs."
O segundo é Bereshit 1:5, que diz: "... e houve a noite e houve a manhã, um (echad) dia."
Yeshua disse " Eu e o pai somos Echad"
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Yeshua é um d'us ou D'us ??
para todos!
O "Shema" constitui a profissão de fé central das Escrituras, descrita em Devarim/Deuteronômio 6:4-9: "Ouve, Israel! O Eterno é nosso YHWH! O Eterno é Um!"
Esse texto da Torah, reafirma claramente uma posição monoteísta e demonstrando a unicidade da Pessoa do Eterno.
Ao proferir o Shema estamos dizendo que não somente YHWH é único (yachid), mas que também não há outra coisa além do Um.
Esses fatos demonstram claramente que a trindade não é ensinada em nenhuma parte das Escrituras.
Trata-se de um dogma que foi estabelecido no século terceiro, no Concílio de Constantinopla (ano 381) e que encontrou um terreno fértil e foi largamente aceito e absorvido pela cristandade, notadamente pela Igreja Católica. Na realidade, muito antes de Yeshua estar na terra, já adoravam-se deuses em tríades, em lugares tais como o Egito e Babilônia.
Assim, apenas apresentando versículos das Escrituras como Bereshit 1:5 e Bamidbar 23:13, isso cria para o novato a ilusão de que a palavra "echad" é de alguma forma sinônimo de uma unidade composta. Nada, é claro, poderia estar mais longe da verdade.
Por exemplo, pode-se ler em Devarim 17:6: "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de uma (echad) testemunha, ele não deve ser posto à morte."
Ou Cohêlet 4:8: "Há apenas um (echad), sem uma companhia; sim, ele nem tem filho..."
Nos dois versículos acima a mesma palavra hebraica é usada, e a palavra "echad" está claramente referindo-se a apenas um, não a uma unidade composta.
A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo?
A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, pelo contexto. "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso YHWH, A-do-nai é Um" é puro monoteísmo.
A questão do Shema não é nova, ela já foi feita por nossos Sábios no sagrado livro do Zôhar.
Será que devemos chamar a YHWH de "echad", palavra que pode ser erroneamente interpretado como uma unidade composta? Não seria um risco usá-la, afinal, o segundo mandamento é claro ao proibir qualquer forma de idolatria?
Claro que YHWH não pode ser chamado por "echad" (que pode significar uma unidade composta), e somente poderia ser chamado por "yachid" (que significa único absoluto). Porém neste caso do versículo "Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad" a palavra "echad" é proposital: Ao proferir o Shema estamos dizendo que não somente YHWH é único (yachid), mas que também não há outra coisa além do Um, pois todas as criaturas do universo não estão separadas d'Ele, mas estão anuladas perante Ele.
Esta idéias está explícita na palavra "echad", que em hebraico é formada por três letras: alef, chet, dalet.
A primeira letra, alef, com valor numérico 1, diz respeito ao YHWH Único; a segunda, chet, com valor numérico 8, significa que Ele tem soberania absoluta sobre os Sete Céus e a Terra, Eternidade;
A terceira, dalet, com valor numérico 4, lembra que Ele também domina os quatro pontos cardeais.
Sendo assim, devemos dar ênfase especial na última palavra do Shema, refletir sobre seu significado, e perceber como toda a criação está anulada perante este Um Único.
Para fins de argumentação de “unidade composta” ou pluralidade em YHWH, a base de Echad e Yachid é nula.
Devemos atentar para o que o texto quer dizer em seu contexto, e no caso de Devarim 6:4, se considerarmos a nação rodeada por nações politeístas, YHWH não daria a Israel, uma informação que causasse mais confusão que esclarecimento.
YHWH não diria para eles não crerem na quantidade dos deuses das nações para se revelar Ele mesmo como sendo mais de um.
Não há lógica nisso. É nítido a ideia do contraste entre a quantidade de entes “divinos” das nações pagãs e o Um e Único YHWH de Israel.
Então, não há razão plausível para se crer que a afirmação de que YHWH seja “UM” quantitativamente literal, não tenha sido a intenção do inspirador da frase.
Outro exemplo muito claro da unidade absoluta usando אֶחָד (echad) é Eclesiastes 4:8: “Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão;”
Apesar do termo "Elohim" significar "deuses, poderes", em Bereshit 1:1, ele está acompanhado do verbo "criou" no singular, isto é, "Elohim" em Bereshit 1:1 significa que "mais de um" criou os Céus e a Terra = quem estava no princípio com YHWH?
Yeshua, Seu Filho, gerado antes de todas as coisas.
"Elohim" não reforça a existência de uma trindade, pois apenas YHWH e Yeshua estiveram na obra da criação:
"O qual é (Yeshua) imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação; porque Nele foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem todas as coisas." (Colossenses 1:15-17).
O "Shema" constitui a profissão de fé central das Escrituras, descrita em Devarim/Deuteronômio 6:4-9: "Ouve, Israel! O Eterno é nosso YHWH! O Eterno é Um!"
Esse texto da Torah, reafirma claramente uma posição monoteísta e demonstrando a unicidade da Pessoa do Eterno.
Ao proferir o Shema estamos dizendo que não somente YHWH é único (yachid), mas que também não há outra coisa além do Um.
Esses fatos demonstram claramente que a trindade não é ensinada em nenhuma parte das Escrituras.
Trata-se de um dogma que foi estabelecido no século terceiro, no Concílio de Constantinopla (ano 381) e que encontrou um terreno fértil e foi largamente aceito e absorvido pela cristandade, notadamente pela Igreja Católica. Na realidade, muito antes de Yeshua estar na terra, já adoravam-se deuses em tríades, em lugares tais como o Egito e Babilônia.
Assim, apenas apresentando versículos das Escrituras como Bereshit 1:5 e Bamidbar 23:13, isso cria para o novato a ilusão de que a palavra "echad" é de alguma forma sinônimo de uma unidade composta. Nada, é claro, poderia estar mais longe da verdade.
Por exemplo, pode-se ler em Devarim 17:6: "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de uma (echad) testemunha, ele não deve ser posto à morte."
Ou Cohêlet 4:8: "Há apenas um (echad), sem uma companhia; sim, ele nem tem filho..."
Nos dois versículos acima a mesma palavra hebraica é usada, e a palavra "echad" está claramente referindo-se a apenas um, não a uma unidade composta.
A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo?
A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, pelo contexto. "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso YHWH, A-do-nai é Um" é puro monoteísmo.
A questão do Shema não é nova, ela já foi feita por nossos Sábios no sagrado livro do Zôhar.
Será que devemos chamar a YHWH de "echad", palavra que pode ser erroneamente interpretado como uma unidade composta? Não seria um risco usá-la, afinal, o segundo mandamento é claro ao proibir qualquer forma de idolatria?
Claro que YHWH não pode ser chamado por "echad" (que pode significar uma unidade composta), e somente poderia ser chamado por "yachid" (que significa único absoluto). Porém neste caso do versículo "Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad" a palavra "echad" é proposital: Ao proferir o Shema estamos dizendo que não somente YHWH é único (yachid), mas que também não há outra coisa além do Um, pois todas as criaturas do universo não estão separadas d'Ele, mas estão anuladas perante Ele.
Esta idéias está explícita na palavra "echad", que em hebraico é formada por três letras: alef, chet, dalet.
A primeira letra, alef, com valor numérico 1, diz respeito ao YHWH Único; a segunda, chet, com valor numérico 8, significa que Ele tem soberania absoluta sobre os Sete Céus e a Terra, Eternidade;
A terceira, dalet, com valor numérico 4, lembra que Ele também domina os quatro pontos cardeais.
Sendo assim, devemos dar ênfase especial na última palavra do Shema, refletir sobre seu significado, e perceber como toda a criação está anulada perante este Um Único.
Para fins de argumentação de “unidade composta” ou pluralidade em YHWH, a base de Echad e Yachid é nula.
Devemos atentar para o que o texto quer dizer em seu contexto, e no caso de Devarim 6:4, se considerarmos a nação rodeada por nações politeístas, YHWH não daria a Israel, uma informação que causasse mais confusão que esclarecimento.
YHWH não diria para eles não crerem na quantidade dos deuses das nações para se revelar Ele mesmo como sendo mais de um.
Não há lógica nisso. É nítido a ideia do contraste entre a quantidade de entes “divinos” das nações pagãs e o Um e Único YHWH de Israel.
Então, não há razão plausível para se crer que a afirmação de que YHWH seja “UM” quantitativamente literal, não tenha sido a intenção do inspirador da frase.
Outro exemplo muito claro da unidade absoluta usando אֶחָד (echad) é Eclesiastes 4:8: “Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão;”
Apesar do termo "Elohim" significar "deuses, poderes", em Bereshit 1:1, ele está acompanhado do verbo "criou" no singular, isto é, "Elohim" em Bereshit 1:1 significa que "mais de um" criou os Céus e a Terra = quem estava no princípio com YHWH?
Yeshua, Seu Filho, gerado antes de todas as coisas.
"Elohim" não reforça a existência de uma trindade, pois apenas YHWH e Yeshua estiveram na obra da criação:
"O qual é (Yeshua) imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação; porque Nele foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem todas as coisas." (Colossenses 1:15-17).
Última edição por Randfal em Qui Nov 15, 2012 2:01 pm, editado 1 vez(es)
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