Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
A Divindade de Yeshua
+2
Diego Yo'ets
Prisca
6 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 1 de 1
A Divindade de Yeshua
amigos!!!
Achei interessante discutirmos este assunto aqui no forum depois de uma conversa com o Xan sobre o assunto.
O cristianismo acredita na divindade de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias),baseado também sob a doutrina de trindade.
Vou deixar alguns textos em que nos apoiamos para sustentar esta doutrina.
João Capitulo 1
v. 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com YHWH, e o Verbo era YHWH.
v. 2 Ele estava no princípio com YHWH.
v. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
v. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
v. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Romanos 9. 5
"Dos quais são os pais,e dos quais é Ha Mashiach ( O Messias),segundo a carne,o qual é sobre todos,YHWH Bendito eternamente.Amém"
Hebreus Capitulo 1
v. 1 Havendo YHWH antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
v. 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
v. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
v. 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
v. 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
v. 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de YHWH o adorem.
Acreditamos que Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua é 100% homem e 100% YHWH.
O texto abaixo é tirado da CPAD- Casa Publicadora das Assembleias de YHWH
Achei interessante discutirmos este assunto aqui no forum depois de uma conversa com o Xan sobre o assunto.
O cristianismo acredita na divindade de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias),baseado também sob a doutrina de trindade.
Vou deixar alguns textos em que nos apoiamos para sustentar esta doutrina.
João Capitulo 1
v. 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com YHWH, e o Verbo era YHWH.
v. 2 Ele estava no princípio com YHWH.
v. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
v. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
v. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Romanos 9. 5
"Dos quais são os pais,e dos quais é Ha Mashiach ( O Messias),segundo a carne,o qual é sobre todos,YHWH Bendito eternamente.Amém"
Hebreus Capitulo 1
v. 1 Havendo YHWH antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
v. 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
v. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
v. 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
v. 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
v. 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de YHWH o adorem.
Acreditamos que Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua é 100% homem e 100% YHWH.
O texto abaixo é tirado da CPAD- Casa Publicadora das Assembleias de YHWH
I. A NATUREZA HUMANA DE Yeshua
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne Rm 1. 3; Nisto conheceis o Espírito de YHWH: todo espírito que confessa que Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) veio em carne é de YHWH 1Jo 4. 2.
Acerca da natureza de Ha Mashiach ( O Messias) há muita clareza nas Escrituras Sagradas. Mas mesmo assim existiu muitos ensinos anti-bíblicos; como o ensino dos gnósticos por exemplo, que diziam que Yeshua não poderia ter um corpo de carne igual ao nosso porque a matéria é totalmente má. E que o corpo de Yeshua era somente de aparência física, mas ele era totalmente espírito. No tempo em que João escreveu a sua primeira carta 85-95 aC. O gnosticismo já existia; e é por isso que o apstolo João adverte muitas vezes aos leitores dos seus escritos sobre a verdade da encarnação do verbo de YHWH.
Yeshua possuía a natureza humana completa.
Vejamos a seguir uma relação dos pontos principais da Bíblia sobre a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias).
1. Possuía corpo físico Mt 26. 12.
2. Possuía alma racional Mt 26. 28.
3. Possuía espírito humano Lc 23. 46.
4. Nascido de mulher segundo a descendência de Davi Mt 1. 1, 18; At 2. 30; Rm 1. 3;Gl 4. 4.
5. Desenvolveu-se como um ser humano Lc 2. 46, 47, 52.
6. Tinha mãe e irmãos Mt 12. 47; 13. 55.
7. Trabalhou até os trinta anos como carpinteiro Mc 6. 3; Mt 13. 55.
8. Conheceu a tentação Hb 2. 18.
9. Sentiu angustia na oração Hb 5. 7.
10. Aprendeu a ser obediente Hb 5. 8.
11. Fadigou-se Mt 8. 24; Jo 4. 6.
12. Sentiu fome e sede Mt 4. 2; 21. 18; Jo 19. 28.
13. Sentiu sono Mt 8. 24.
14. Sentiu dores agonizantes Lc 22. 44.
15. Teve sentimentos fortes como: _choro Jo 11. 35; Lc 19. 41; _tristeza Mt 26. 38; _indignação Mc 3. 5; 10. 14; _zelo Mt 10. 34; Jo 2. 15.
16. Crescia em conhecimento Lc 2. 52.
17. Tinha conhecimento limitado Mc 13. 32.
18. Dependia das orações Mc 1. 35.
19. Dependia do Espírito Santo At 10. 38; Mt 12. 28.
20. Recebeu nomes humanos, como: _Nazareno At 2. 22; _Jesus Mt 1. 21; _Profeta Mt 21. 11; _Carpinteiro Mc 6. 3; _Filho do Homem Lc 19. 10; _Cristo Yeshua, homem Jo 19. 5; 1Tm 2. 5.
Ao ler estas referências bíblicas citadas acima, se torna inquestionável o ensino sobre a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias).
II. A NATUREZA DIVINA DE Yeshua
Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser… Hb 1. 3
Yeshua já era antes da criação Jo 1. 1-3; 17. 5; Cl 1. 17. Isto fala da preexistência de Ha Mashiach ( O Messias), isto é, da existência de Ha Mashiach ( O Messias) antes de todas as coisas que foram criadas por Ele, e para Ele Cl 1. 16,17. Quando falamos da natureza divina de Ha Mashiach ( O Messias), falamos da sua divindade, isto é, qualidade divina, deidade, ser que não teve começo, e não terá fim; isto é, YHWH.
Yeshua é o pai da eternidade Is 9. 7. Em Jo 17. 5; Yeshua fala da gloria que tinha com o Pai antes da fundação do mundo. Yeshua foi bastante claro quando falou aos Judeus da sua preexistência Jo 8. 38, 58. E eles entenderam o que quis dizer. Yeshua não foi só antes do mundo, mas também antes do tempo Jo 1. 1. Isto fala da eternidade de Ha Mashiach ( O Messias).
Nomes divinos atribuídos a Ha Mashiach ( O Messias).
Antes de listar os nomes divinos atribuídos a Ha Mashiach ( O Messias) é bom lembrar que nomes entre os Hebreus não é simplesmente um título, mas eles sempre falam do que a pessoa realmente é. Assim também os nomes que foram dados a Ha Mashiach ( O Messias) falam do que Ele é.
Os Judeus tinham o nome Yahweh, (que era o nome que se fazia somente se referindo a YHWH) como o mais sagrado, e que tomá-lo indevidamente ou em vão, era pecado de morte. Quem empregar este e outros nomes divinos a si mesmo devia ser apedrejado. No caso de o Novo Testamento empregar este nome a Ha Mashiach ( O Messias), comprova que Ele é YHWH.
Há muitas passagens na Bíblia em que YHWH usa o termo EU SOU em referência a si mesmo; porem a principal delas está em Ex 3. 14. Aonde YHWH se revela a Moisés como o EU SOU. Com isto YHWH estava dizendo que Ele é não que veio a existir. Que sempre foi, e sempre será. Que determina e toma posições por si mesmo, e não precisa dar satisfação a ninguém. Na tradução do Antigo Testamento Hebraico para o Grego (Septuaginta), EU SOU foi traduzido para o grego Ego Eimi, (??? ????) e os Judeus conheciam muito bem esta expressão e o que ela significava.
No Novo Testamento Yeshua reivindicou para si o nome mais sagrado entre os Judeus “Ego Eimi”.
_Antes que Abraão existisse “Eu Sou” Jo 8.58-59.
_Se não credes que “Eu Sou”, morrereis em vossos pecados Jo 8.24.
_ “Eu Sou” Jo 18.4-6.
Encontramos nas páginas do Novo Testamento o título Teos (????), que é tradução do hebraico Elohim, isto é, YHWH. Confira as seguintes referencias Jo 1.1; 20.28; Hb 1.8; 2Pd 1.1.
Kirios (??????. Este termo se encontra no Novo Testamento, e o seu significado é Senhor. É tradução do hebraico Adonai; traduzido na Septuaginta para Kirios. Este termo tinha dois significados no Novo Testamento:
_Comum: que era usado numa sudação amável significava “Senhor ou mestre”.
_Divindade: neste caso referindo-se a divindade de Ha Mashiach ( O Messias) Mc 1.2-4; Jo 20.28; Rm 10.13; 1Co 12.3.
O próprio Yeshua ser igual ao Pai, e igualdade nas atividades Jo 5.17,18; 10.30-33. Aceitou adoração Mt 8.2; Jo 9.35-38; 20. 27-29.
Yeshua possui atributos divinos como: _Onipresença Mt 18. 20; 28.20. _Onipotência Mt 9.6; 28.18-20; Lc 8.25; Jo 1.3,10; 3.35; Ef 1.20-22; Fl 3.21; Cl 1.16,17; 1Pd 3.22. _Onisciência Mt 11.27; Jo 2.24,25; 7.9; 11.11; 13.1,11; 18.4; 21.17; Cl 2.3. _Imutável Hb 13.18; Tg 1.17. _Eterno Ex 3.14; Is 6.6; Jo 8.58; Rm 1.20; 16.26; Hb3. 6;
III. PRINCIPAIS HERESIAS SOBRE AS NATUREZAS DE Yeshua
Alem das heresias mencionadas pelo Pr. Ezequias Soares no comentário da lição neste tópico, ainda encontramos outras, as quais são:
Docetismo:
Esta palavra é de origem grega, provem do termo “dokeo”, significa “parecer”. O ensino do docetismo dizia que a humanidade de Ha Mashiach ( O Messias) era apenas ilusória, aparente e não real, e que o espírito de Ha Mashiach ( O Messias) se apossou de um homem chamado Yeshua no dia de seu batismo, e que o abandonou na cruz.
Arianismo:
Este nome é derivado de Ário, presbítero de Alexandria. Ensinavam que Ha Mashiach ( O Messias) não era eterno, mas o primeiro e o maior dentre todas as criaturas de YHWH.
Nestorianismo:
Derivado de Nestorio, patriarca de Constantinopla. Ensinaram que em Ha Mashiach ( O Messias) haviam duas naturezas, e essas implicavam em duas personalidades.
IV. A UNIÃO DAS DUAS NATUREZAS DE Yeshua
Esta união é chamada na teologia de Theantrópica, isto é, YHWH-Homem. Mas como foi possível esta união acontecer? Sabemos que não é muito simples para se entender essa união da natureza divina que é: incriada, eterna, infinita; e a humana que é: criada, mutável, limitada. Porem, analisando bem, não é tão difícil assim de entender. É que as duas naturezas, embora distintas, são semelhantes. O homem foi criado à imagem e semelhança de YHWH Gn 1.26,27. O homem se tornou participante da natureza divina 2Pd 1.4, isto possibilitou a referida união, visto que o homem possui certas qualidades dadas pelo próprio YHWH que nenhum outro ser possui. O Logos jamais se uniria a um ser irracional, como a um animal por exemplo.
É importante frisar aqui que a união destas duas naturezas, não afetou em nada nenhuma delas. Yeshua era 100% YHWH, e 100% homem, como já vimos nos tópicos acima. É falso o ensino que diz que Yeshua deixou de ser YHWH para ser homem. Certas pessoas afirmam isto se baseando em Fl 2.7, que diz que Ele esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de homem. Paulo aqui esta falando da glória que Yeshua tinha com o Pai Jo 17.24.
CONCLUSÃO
Cremos na pessoa de Yeshua como verdadeiro homem, verdadeiro YHWH. Ele tomou a forma humana para ter um corpo humano, para que assim pudesse sofrer por nos, e pela sua carne condenar o pecado na carne Rm 8.3. Certo é que Yeshua foi tentado como homem, sofreu como homem e morreu como homem. Mas nem por isto deixou de ser YHWH. Ele foi, é e sempre será YHWH todo poderoso, esta assentado em seu trono com o Pai, e se manifestara em glória para buscar o seu povo. Amem!
Pr. Edevir Peron
Prisca- Desativado
País :
Inscrição : 12/02/2009
Re: A Divindade de Yeshua
shalom...
Acho esse assunto improdutivo....
Jamais nossa mente finita, poderá comprender a infinitude da essência de YHWH. Tudo que dissermos aqui, muito embora possa ser um caminho a se conhecer a magnetude de YHWH, ainda não passará de um caminho e não a verdade incondicional, que só estaremos preparados a entender quando YHWH nos quizer revelar, através da Vinda do Messias. Tudo aqui não passará de especulações daquilo até onde podemos entender.
Acho esse assunto improdutivo....
Jamais nossa mente finita, poderá comprender a infinitude da essência de YHWH. Tudo que dissermos aqui, muito embora possa ser um caminho a se conhecer a magnetude de YHWH, ainda não passará de um caminho e não a verdade incondicional, que só estaremos preparados a entender quando YHWH nos quizer revelar, através da Vinda do Messias. Tudo aqui não passará de especulações daquilo até onde podemos entender.
Acho tudo isso um pouco confuso
Yeshua
nunca disse abertamente que era
YHWH
quando o chamaram de bom, Ele disse que bom era
YHWH
fazendo distinção, sempre falou que trabalhava para o pai
e a biblia revela que se alguém diz que ele não veio em carne
esse é o espirito do anticristo, contudo uma vez Ele alegou
Eu e o pai somos um só
Quem vê o filho, vê o pai
Crede em YHWH crede também em mim
por isso fico confuso
Yeshua
nunca disse abertamente que era
YHWH
quando o chamaram de bom, Ele disse que bom era
YHWH
fazendo distinção, sempre falou que trabalhava para o pai
e a biblia revela que se alguém diz que ele não veio em carne
esse é o espirito do anticristo, contudo uma vez Ele alegou
Eu e o pai somos um só
Quem vê o filho, vê o pai
Crede em YHWH crede também em mim
por isso fico confuso
Leite de Oliveira- Membro
País :
Inscrição : 01/09/2009
Prisca
Veja, a Eunice tem uma boa explicação que irá nos ajudar.
Dê uma olhada neste link:
https://torahweb.forumbrasil.net/lei-de-moises-f1/a-composicao-de-d-us-t377.htm
Veja, a Eunice tem uma boa explicação que irá nos ajudar.
Dê uma olhada neste link:
https://torahweb.forumbrasil.net/lei-de-moises-f1/a-composicao-de-d-us-t377.htm
Eu Acho o conceito de Yeshua ser 100% Elohim e 100% Homem um equívoco que beira ao absurdo das filosofias Greco-Romanas perante as escrituras:
"Que, sendo em forma de YHWH, não teve por usurpação ser igual a YHWH,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte no Madeiro.
Filipenses 2:6-8
Yeshua tem divindade em si, pois ele é gerado de Elohim, mas ele mesmo não é Hashem. Yeshua nunca mencionou ser o próprio Hashem "Assim também O MAshiach não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Heb. 5:5 - Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Salmos 2:7
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Elohim verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.
João 17:3
Yeshua mostra que ele não é Elohim, mas veio da parte Dele e, para falar Dele.
O Rabino Shaul disse:
Todavia para nós há um só Elohim, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Adon, Yeshua HaMashiach, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
O Rabino Shaul diz que só há um Elohim que é HaShem.
Nisto se manifesta o amor deElohim para conosco: que Elohim enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9
Na eternidade Yeshua o Salvador foi gerado por Hashem para vir à humanidade salvá-la.
Veja O Porquê Yeshua não pode ser Hashem:
YHWH não pode morrer ELE é Eterno!
Yeshua morreu
Yeshua tem Um Elohim e pai dele.
Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Elohim e vosso Elohim.
Yeshua tem um Elohim e este elohim é o pai celestial e, não ele mesmo.
Yeshua é limitado em sua Onisciencia, ele só sabe o que o pai ensina a ele.
Disse-lhes, pois, Yeshua: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou. João 8:28
Revelação de Yeshua HaMAshiach, a qual YHWH lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:1
Yeshua recebeu a revelação de Apocalipse do Pai, ELE não saberia se o pai não houvesse revelado ao Filho.
Como pode ser Yeshua YHWH se O proprio YHWH o abandonou (temporariamente) na ocasião de sua execução no madeiro?
E perto da hora nona exclamou Yeshua em alta voz, dizendo: Eli, Eli, l'má shbactâni; isto é, ELi, ELi meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:46
Seria o messias escrizofênico para orar por ele mesmo? O que mais Yeshua fez foi orar ao pai! Então ele falava consigo mesmo acerca das coisas?
A pessoa Afirmar que Yeshua é o próprio Hashem está demasiadamente equivocado num conceito altmente pagão, vindo da filosofia Greco-Romana.
"Que, sendo em forma de YHWH, não teve por usurpação ser igual a YHWH,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte no Madeiro.
Filipenses 2:6-8
Yeshua tem divindade em si, pois ele é gerado de Elohim, mas ele mesmo não é Hashem. Yeshua nunca mencionou ser o próprio Hashem "Assim também O MAshiach não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Heb. 5:5 - Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Salmos 2:7
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Elohim verdadeiro, e a Yeshua HaMashiach, a quem enviaste.
João 17:3
Yeshua mostra que ele não é Elohim, mas veio da parte Dele e, para falar Dele.
O Rabino Shaul disse:
Todavia para nós há um só Elohim, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Adon, Yeshua HaMashiach, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
O Rabino Shaul diz que só há um Elohim que é HaShem.
Nisto se manifesta o amor deElohim para conosco: que Elohim enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9
Na eternidade Yeshua o Salvador foi gerado por Hashem para vir à humanidade salvá-la.
Veja O Porquê Yeshua não pode ser Hashem:
YHWH não pode morrer ELE é Eterno!
Yeshua morreu
Yeshua tem Um Elohim e pai dele.
Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Elohim e vosso Elohim.
Yeshua tem um Elohim e este elohim é o pai celestial e, não ele mesmo.
Yeshua é limitado em sua Onisciencia, ele só sabe o que o pai ensina a ele.
Disse-lhes, pois, Yeshua: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou. João 8:28
Revelação de Yeshua HaMAshiach, a qual YHWH lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:1
Yeshua recebeu a revelação de Apocalipse do Pai, ELE não saberia se o pai não houvesse revelado ao Filho.
Como pode ser Yeshua YHWH se O proprio YHWH o abandonou (temporariamente) na ocasião de sua execução no madeiro?
E perto da hora nona exclamou Yeshua em alta voz, dizendo: Eli, Eli, l'má shbactâni; isto é, ELi, ELi meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:46
Seria o messias escrizofênico para orar por ele mesmo? O que mais Yeshua fez foi orar ao pai! Então ele falava consigo mesmo acerca das coisas?
A pessoa Afirmar que Yeshua é o próprio Hashem está demasiadamente equivocado num conceito altmente pagão, vindo da filosofia Greco-Romana.
HeltonJSGouveia- Membro
País :
Inscrição : 03/03/2011
Elton
Geralmente o pessoal se apega unicamente ao ev. de João, em meia duzia de versiculos isolados para defender esta teoria de Yeshua ser 100% homem e 100% D-us, ou seja, os textos isolados correspondentes a essa doutria equivocada é João 1:1-3; 14, João 10:29, João 14:9, resumindo, tal doutrina está fundamentada literalmente em 6 versiculos, agora, como resolver esta meia duzia de versiculos dentro do contexto biblico geral?
Yeshua deu um belo exemplo desta unidade entre ele e o Pai no próprio ev. de João, mas o pessoal não aceita os outros textos, logicamente.
Eu preparei um estudinho simples que refuta de "cabo a rabo" as teorias da trindade e do unicismo, acesse o link abaixo e comprove
http://www.torahweb.net/Unidade-Composta-h19.htm
Geralmente o pessoal se apega unicamente ao ev. de João, em meia duzia de versiculos isolados para defender esta teoria de Yeshua ser 100% homem e 100% D-us, ou seja, os textos isolados correspondentes a essa doutria equivocada é João 1:1-3; 14, João 10:29, João 14:9, resumindo, tal doutrina está fundamentada literalmente em 6 versiculos, agora, como resolver esta meia duzia de versiculos dentro do contexto biblico geral?
Yeshua deu um belo exemplo desta unidade entre ele e o Pai no próprio ev. de João, mas o pessoal não aceita os outros textos, logicamente.
Eu preparei um estudinho simples que refuta de "cabo a rabo" as teorias da trindade e do unicismo, acesse o link abaixo e comprove
http://www.torahweb.net/Unidade-Composta-h19.htm