Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Divindade de Yeshua é um dogma pagão
5 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 1 de 1
Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Olá caros estundantes das escrituras, gostaria de compartilhar convosco algumas informações a respeito deste tema que tem sido discutido ao logo dos anos que é "A Divindade de Yeshua"
Primeiramente quero afirmar categoricamente que tal divindade não é possível, por favor leiam os comentários a seguir e depois tirem suas próprias conclusões.
Eu estou dispinível para argumentar às possiveis interrogações que porventura possam surgir.
Quero deixar claro que só responderei aos que estiverem dispostos a manterem um diálogo cordial e civilizado mediante argumentos válidos, nada de fanatismos ou mesmo agressividade, gostaria de realizar essa discurssão de forma a possibilitar um crescimento intelectual e espiritual.
Vou começar mostrando que a decisão de tornar Yeshua em um deus partiu de concílio e não há nada nas escrituras que sustente tal dogma vejam:
Eu sei que este não é um assunto que possa ser explicado com poucas palavras, pois há uma série de eventos envolvidos neste tema que durante muitos séculos tem se desenvolvido na mentalidade cristã, e não é fácil do dia pra noite retirar todo este véu que está posto sobre o entendimento das pessoas.
Veja de onde vem o dogma da divindade de Yeshua:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra,
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Yeshua o Messias,
Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos Céus.
E encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria.
e se fez homem...
(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_Niceno-Constantinopolitano)
Leia mais sobre o assunto.
Agora vou comentar alguns dos textos que equivocadamente são usados na tentativa de embasar a doutrina da divindade de Yeshua.
Leia os estudo completo em anexo
“NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.
(Jo. 1:2-3).
Para entendermos este texto basta observarmos com atenção, veja : No grego, o termo usado para traduzir a palavra “verbo” é “Logos” que também pode significar “palavra” seu correspondente em hebraico é “davar” Neste verso o escritor usa um jogo de palavras em que tenta sintetizar a palavra criadora de Hashem à própria figura de Mashia, se trata de uma expressão, ao dizer “No principio era o verbo...” significa que tanto a criação quanto a vinda de Mashia eram apenas parte da palavra de D’us, ou seja, antes de tudo existir é necessário que haja primeiro o pronunciamento do verbo (palavra de D’us) Quando Hashem criou todas as coisas ele já sabia a palavra exata para cada coisa que criaria, mas essas só passaram a existir a partir do momento que Ele as pronunciou, assim como no princípio quando D’us disse “haja...” e houve em seguida a realização ou concretização de sua palavra (logos Theos). Então podemos dizer que todas as coisas eram/foram/são, o verbo de D’us, e esse verbo que originou todas as coisas não tinha necessariamente personalidade ou forma antes de ser manifestado. Da mesma forma, Yeshua é a realização do desejo do criador em salvar o mundo, Yeshua é a manifestação ou cumprimento da palavra uma vez pronunciada pelo o Criador. “E o verbo estava com D’us...” Quando fala que o verbo estava com D’us, não se refere apenas ao verbo que deu origem a Yeshua, mas também ao verbo empregado na formação de todas as coisas criadas e que provêem do mesmo verbo.
“e o verbo era D’us...” Aqui o escritor quer deixar claro que a palavra ou verbo, que gerou todas as coisas não é algo separado de D’us, mas sim o mesmo D’us, entenda que verbo não se aplica diretamente a Yeshua, mas que Yeshua assim como também nós e todas as coisas criadas não estamos separados do Criador, pois somos feitos a partir do mesmo verbo. Isso implica dizer que antes da criação, todas as coisas estavam em D’us, pois não existiam em parte alguma fora de D’us, é por isso que se diz “e o verbo era D’us”. “Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez.” O termo “ele” nesta frase, novamente está se referindo ao verbo de D’us que criou todas as coisas, ou seja, até mesmo Yeshua foi criado por meio do verbo de D’us. E é exatamente por esse motivo que Yeshua também pode ser chamado de “o Verbo de D’us. E até podemos dizer que Yeshua é o mais qualificado para a aplicação deste termo. A seguir o escritor diz “o verbo se fez carne e habitou entre nós...” Esta é a citação que mais confunde as pessoas, já que o verbo neste ponto se refere claramente à pessoa do Mashia Yeshua. Mas não há contradição aqui, Yeshua é realmente o verbo de D’us que se tornou carne, mas isso não faz de Yeshua um deus, visto que Yeshua é a verdadeira realização ou concretização do verbo de D’us, por outro lado também podemos dizer que os seres vivos em geral são um verbo (logos) de D’us que se tornou carne, pois o verbo de D’us também se tornou luz, água, terra, plantas, carne e depois vida no nosso planeta, resumindo, se tornou toda a criação. O objetivo do livro de João não é provar a divindade de Yeshua, mas sim mostrar que Ele representa a salvação de D’us aos homens, e que fora profetizado desde o princípio pelo o próprio Criador através dos profetas.
2. Ao pronunciar as palavras “Eu Sou” Yeshua estaria afirmando ser o próprio D’us, já que no passado D’us usara a mesma expressão?
“Disse-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo. 8:58).
A resposta é não, pois dizer: Eu Sou , não é a mesma coisa que dizer eu sou Deus. Em segundo lugar, estas palavras não foram as mesmas ouvidas por Moisés ao ser enviado por D’us, no texto de Êxodo é usada a expressão “ehieh”, (futuro do verbo ser) e como em hebraico o verbo “ser” quando é conjugado no presente não aparece por escrito, o verso é traduzido por “ eu serei” e não por “eu sou” no caso de Moisés, ao perguntar o nome pelo qual D’us se apresentaria a Israel, o Eterno lhe responde que suas obras por si só, revelariam de que forma ele agiria, visto que cada nome de D’us está relacionado com o seu proceder em cada fase em que se apresentou ao povo de Israel. Então a expressão: “Eu serei o que serei” significa: As minhas obras demonstrarão de que maneira me manifestarei a Israel, se como libertador, misericordioso, juiz etc. Então o que Yeshua estava querendo dizer quando disse “Eu Sou? Na verdade existem duas possibilidades de tradução, Nº 1: Se Yeshua usou as mesmas palavras da Torah quando Hashem enviou Moisés, então ele usou a expressão “ehieh” que como dito acima, significa “serei” porém esta citação não faria sentido quando combinada com o resto da frase que seria: “Antes que Abraão existisse eu serei”. E Nº 2: Examinando essas palavras de Yeshua na versão hebraica do Novo Testamento, lançada pela Sociedade para Distribuição das Escrituras em Hebraico, a conjugação do verbo hebraico correspondente as palavras “Eu Sou” é “haiti” o curioso é que em hebraico, o verbo “Haiti” não significa “Eu Sou” mas sim “Eu Fui”, Então segundo esta versão em hebraico, Yeshua não usou a mesma expressão contida em Êxodo.3:14, a frase traduzida literalmente para o português então deveria ser: “antes que Abraão existisse Eu Fui (era) ” mas não devemos entender essa expressão no sentido de que Yeshua existia antes de Abraão, pois se fosse assim Ele teria dito : “antes que Abraão existisse Eu Existo, ou existi” Yeshua é antes de Abraão no sentido de importância, já que o evento de salvação ministrado por Mashia supera a todos que o precederam, e é neste mesmo sentido que Yohanan afirma:
“Este é aquele do qual eu disse: “Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi PRIMEIRO DO QUE EU.” (Jo. 1:30).
E todos sabem que Yohanan tinha a virtude de Elias e veio primeiro, pois a profecia atesta que Elias viria primeiro. E desta forma deduzimos que o advento do Mashia é conhecido e predito por D’us antes da fundação do mundo como comprova kefa Hashaliah:
“Mas com o precioso sangue de o Messias, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (II Ped.1:19,20)
Neste mesmo sentido Yeshua disse que Abraão viu o seu “dia” e se alegrou, pois D’us conhecedor de todas as coisas, revelou a Abraão, a sua descendência mostrando inclusive o advento do ungido de D’us, Yeshua HaMashia:
“Abraão, vosso pai, exultou por ver o MEU DIA, e viu-o, e alegrou-se”.
(Jo. 8:56).
4. Se Yeshua é “Um” com o pai então ele também é D’us?
“Eu e o Pai somos um”. (Jo. 10:30).
É lamentável que muitos religiosos que se dizem conhecedores das escrituras, se deixam confundir com versículos como este. Antes é bom deixar claro que existem duas crenças distintas na deidade de Yeshua, uns acreditam que D’us e Yeshua são a mesma pessoa, e outros acreditam que Yeshua é uma pessoa distinta do Pai, porém afirmam que Yeshua também é digno de adoração e o colocam em igualdade com o Pai. O estranho é que ambos os grupos de pessoas usam este mesmo verso para defenderem as suas doutrinas errôneas, mas não vêem que estão em contradição, pois os que defendem que Yeshua é uma pessoa distinta do pai, não poderiam usar este versículo para afirmar a deidade de Yeshua, já que aparentemente essas palavras se identificam mais com a visão unicista, o que também é insustentável perante as escrituras. Então o que Yeshua pretendia explicar com essa afirmação de que Ele e o Pai são um? É claro que o mestre estava usando uma linguagem figurada, observe que suas palavras foram: “Eu e o pai somos um”, e não disse: “somos a mesma pessoa”. Ainda poderia ter dito: “Eu sou o Pai”. Ao dizer que era um com o pai, Yeshua estava afirmando que sua obra estava em conformidade com a obra do Pai em todos os sentidos, se olharmos um pouco abaixo na leitura veremos que este é justamente o tema discutido por Yeshua no diálogo com os judeus, veja:
“Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele”. (Jo.10:36,38)
É bom destacar que quem entendeu que Yeshua estava se comparando a D’us foram aqueles judeus para os quais ele falava naquela ocasião:
“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”. (Jo. 10:33)
Mas esta não foi a intenção das palavras de Yeshua, como ele mesmo deixou claro, dizendo ser apenas o filho de D’us.
Será que existem outras passagens bíblicas no mesmo sentido das palavras de Yeshua? Claro que sim veja: Quando um homem e uma mulher se casam, são considerados uma só carne, e isto em decorrência do acordo mútuo entre as partes:
“... Assim não são mais dois, mas UMA SÓ carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mat.19:6).
Veja um amplo exemplo de unificação:
“Para que todos SEJAM UM, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles SEJAM UM em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo.17:21).
Nesta passagem Yeshua afirma que devemos ser Um com Ele, assim como Ele e o Pai são Um, podemos dizer que somos Um com Yeshua, mas nem por isso eu posso afirmar que eu sou o próprio Yeshua, não é mesmo?
5. Se Yeshua não é D’us, então por que Tomé o chamou assim?
“E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS MEU!” (Jo. 20:28).
Este é um episódio que a meu ver, não deveria embaraçar ninguém que ler as escrituras com devoção e lúcida coerência, primeiro é importante perguntar: Tudo o que Tomé exclamasse naquele momento teria que ser necessariamente uma verdade absoluta? Estou querendo dizer com isso que, o fato de Tomé ter exclamado estas palavras, isso não faz de Yeshua um Deus, pois em um momento de surpresa podemos exclamar muitas coisas, por exemplo: Às vezes quando as pessoas são tomadas de surpresa exclamam coisas do tipo: “Céus!”, “Nossa!”, “Meu senhor!” ou ainda “Mãe!” Estas são algumas interjeições que exclamamos quando somos pegos de surpresa, imagine se Tomé tivesse dito qualquer outra destas exclamações, isso não significaria que Yeshua forçosamente teria que ser aquilo que Tomé dissesse. Deduzimos destes exemplos que as palavras de Tomé são apenas uma exclamação de surpresa, e não uma afirmação direta de que estava vendo o próprio Eterno, pois pela lógica, notamos que Tomé não acreditava nem mesmo que Yeshua pudesse ressuscitar dos mortos, isso é uma prova clara de que Tomé não imaginava Yeshua como sendo D’us.
7. O que dizer das palavras: Yeshua sendo na forma de Deus... Esvaziou-se a si mesmo?
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em o Messias Yeshua,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; “(Fil.2:5-7).
Este é um dos textos mais usados por aqueles que acreditam que Yeshua era (é) igual à D’us, e que existia em forma de Deus antes de ser manifestado ao mundo. Mas será isso mesmo que Rabi Shaul está explicando? Bem, para inicio de conversa devemos ler todo o contexto para entendemos sobre qual tema é tratado aqui, se você já leu então deve ter percebido que o assunto é “humildade” Shaul estava exortando contra a competição entre os membros da congregação, Shaul pedia que cada pessoa não se sentisse maior ou melhor que seu próximo, foi então neste sentido que citou o exemplo de Yeshua. E estas palavras são explicadas assim: “sendo na forma de Deus” algumas traduções da bíblia tais como a bíblia de Jerusalém, traduzem “forma de Deus” por “condição divina” o que já muda o sentido da frase já que ter condição divina não é o mesmo que ser Deus, pois segundo o Dicionário de língua portuguesa, Ruth Rocha, Divino = 1. Que diz respeito a Deus, 2.Sublime, 3.Perfeito. Mas isso não é tudo, o que realmente me deixou surpreso foi ler este mesmo texto na versão do Novo Testamento em Hebraico, edição da Sociedade para Distribuição das Escrituras em Hebraico, o texto de Filipenses está escrito assim:
“... Vihi Chen libchem kilvav Yeshua hamashia hu asher bemotsaotaiv nimtsa bidemut Elohim uvechol lo hashav heoto shaveh lelohim keshalal lo...”
O Texto então ficaria assim:
“... Tende em vós o mesmo sentimento de Yeshua HaMashia: Ele que originalmente encontrando-se (achando-se) na imagem (Semelhança) de D’us, não considerou possuir igualdade com D’us como algo que se possa pilhar (se possa pegar ciosamente) pois esvaziou-se (desculpou-se) de sua própria honra...” (Fil.2:5-7).
Observando as palavras em hebraico fica mais fácil compreender o que Shaul estava ensinando, até porque a expressão “na forma de Deus” não é usada na cultura judaica, visto que nas escrituras não existe descrição da forma de D’us, então se Paulo se expressasse nesses termos isso não faria sentido para os leitores de suas cartas, e sabemos que D’us não é matéria, logo, nada existente pode ser na forma de D’us, na verdade Shaul usou a palavra composta “bidemut” sabendo que bi = na + demut = imagem, esta é a mesma palavra usada em Gênesis 1:26, quando D’us criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, devemos entender que semelhança não se refere a características físicas, mas sim a atributos da personalidade. O primeiro homem em sua origem era perfeito e refletia em sua face e em seu comportamento a semelhança do Criador, mas quando pecou perdeu esse privilégio e o homem no estado atual não consegue refletir a imagem de D’us como era antes, porém Yeshua foi constituído com os mesmos atributos do homem original que em hebraico é (Adam Kadimon) Daí é que Shaul fez essa analogia. Mas esta não é a primeira vez que Shaul indica um paralelo entre Adam e Yeshua veja:
“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em o Messias”. (ICor.15:22).
“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”. (ICor.15:45).
“No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura (demut) daquele que havia de vir”. (Rom.5:14)
O fato é que, sendo Yeshua feito semelhante à D’us (tal qual Adão) não se orgulhou nisso e nem almejou alcançar algo que estivesse além de seu propósito, no entanto o primeiro homem, Adão, não foi humilde como Yeshua, e quis se apossar de algo que de acordo com as palavras da serpente, o tornaria igual à D’us (o conhecimento do bem e do mal), este é o sentido da palavra “usurpação”.
Concluímos destes argumentos que Yeshua sendo feito na imagem e semelhança do Criador (assim como Adão) não significa dizer que houve um tempo em que Yeshua era igual à D’us em poder, os escritos da Brit Chadasha nos informam que a glorificação de Yeshua se deu após a sua ressurreição e não antes.
8. A primeira carta de João afirma que Yeshua é o Deus verdadeiro e a vida eterna?
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (I Jo.5:20)
Este versículo também é muito usado por aqueles que negam que “O Eterno é nosso D’us, o Eterno é Um”.
Novamente repito, se examinarmos com atenção veremos que não há contradição alguma nestas palavras, somente a construção dessas frases, em algumas versões em português é que torna um pouco difícil extrair seu verdadeiro sentido, coisa que não acontece com este texto na versão em grego ou hebraico, mas neste caso, pretendo com a ajuda de D’us, explicar usando apenas o português.
Bem, de inicio é bom lembrar que a autoria desta epístola é atribuída a mesma pessoa (João) que escreveu o IV Evangelho, guarde esta informação, pois ela será útil mais adiante, também aconselho uma leitura do inicio do capítulo cinco. Agora vamos analisar o texto:
“E sabemos que o filho de Deus é vindo...” Nestas palavras já encontramos duas pessoas distintas o “filho” e “Deus o Pai” e isso já exclui a possibilidade de uma interpretação distorcida.
“... e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro...” Observe o objetivo da vinda do filho, que é nos dar entendimento do “Verdadeiro” (entenda verdadeiro com sendo D’us o Pai).
“... e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias...” Repare que aqui o autor indica de que forma estamos no verdadeiro, “em seu filho Yeshua o Messias, quando o escritor menciona as palavras “em seu filho” (filho do verdadeiro) prova o tempo todo que está se referindo a duas pessoas distintas (o Filho e o Pai) Isto é, nós estamos no verdadeiro através do seu filho.
“... Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” Ou seja, este é o verdadeiro Deus em que estamos devido ao fato de também estarmos no seu filho, que nos deu o conhecimento do Verdadeiro.
Você lembra que eu pedi para guardar a informação sobre o autor desta epístola? Bem, pois agora veja que estas mesmas palavras já haviam sido ditas antes pelo próprio João, apenas a ordem de construção da frase é que está invertida, mas o sentido é o mesmo e esclarece completamente a interpretação deste verso. Veja:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste.” (Jo. 17:3)
Você reparou que não há dúvida de que se trata do mesmo assunto, com exatamente as mesmas palavras?
Se compararmos as frases juntas fica mais fácil de entender, vamos colocar o primeiro texto na cor azul e o seu correspondente do segundo texto da cor vermelha, veja como fica:
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo...”
“... a quem enviaste...”
“e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro...”
que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro
“e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias.”
“e a Yeshua o Messias...”
Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna
“E a vida eterna é esta...”
Considerações finais:
Cito aqui algumas razões pelas quais Yeshua (Yeshua) não pode ser D’us:
D’us é o criador de tudo e não tem princípio nem fim.
Yeshua é um ser criado e tem princípio.
Os céus e até mesmo os céu dos céus não podem conter D’us, isso significa que o Santo, Bendito seja Ele, não pode incorporar-se, assumindo forma de homem ou qualquer outra forma.
Somente a D’us pertence o atributo da imutabilidade, ou seja , não muda nem se transforma, permanece como é para sempre.
D’us não pode se tornar homem, e um homem não pode se tornar D’us.
D’us não pode morrer, é dono da imortalidade.
Yeshua morreu completamente.
D’us é único, é uma unidade indivisível, Maimônides em seu comentário da Mishné Torah, explica a unicidade de D’us da seguinte forma: D’us é único porque não existe outro, é indivisível porque não tem partes, é incomparável porque não podemos compará-lo a nenhum outro ser, é inimaginável porque não podemos nem sequer imaginá-lo, pois a imaginação funciona utilizando coisas que já conhecemos.
Conclusão: Saber que D’us é Um, é saber que não existe outro.
Yeshua é o Mashia enviado de D’us.
Dizer que Yeshua também é D’us, é cometer idolatria.
Primeiramente quero afirmar categoricamente que tal divindade não é possível, por favor leiam os comentários a seguir e depois tirem suas próprias conclusões.
Eu estou dispinível para argumentar às possiveis interrogações que porventura possam surgir.
Quero deixar claro que só responderei aos que estiverem dispostos a manterem um diálogo cordial e civilizado mediante argumentos válidos, nada de fanatismos ou mesmo agressividade, gostaria de realizar essa discurssão de forma a possibilitar um crescimento intelectual e espiritual.
Vou começar mostrando que a decisão de tornar Yeshua em um deus partiu de concílio e não há nada nas escrituras que sustente tal dogma vejam:
Eu sei que este não é um assunto que possa ser explicado com poucas palavras, pois há uma série de eventos envolvidos neste tema que durante muitos séculos tem se desenvolvido na mentalidade cristã, e não é fácil do dia pra noite retirar todo este véu que está posto sobre o entendimento das pessoas.
Veja de onde vem o dogma da divindade de Yeshua:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra,
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Yeshua o Messias,
Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos Céus.
E encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria.
e se fez homem...
(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_Niceno-Constantinopolitano)
Leia mais sobre o assunto.
Agora vou comentar alguns dos textos que equivocadamente são usados na tentativa de embasar a doutrina da divindade de Yeshua.
Leia os estudo completo em anexo
“NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.
(Jo. 1:2-3).
Para entendermos este texto basta observarmos com atenção, veja : No grego, o termo usado para traduzir a palavra “verbo” é “Logos” que também pode significar “palavra” seu correspondente em hebraico é “davar” Neste verso o escritor usa um jogo de palavras em que tenta sintetizar a palavra criadora de Hashem à própria figura de Mashia, se trata de uma expressão, ao dizer “No principio era o verbo...” significa que tanto a criação quanto a vinda de Mashia eram apenas parte da palavra de D’us, ou seja, antes de tudo existir é necessário que haja primeiro o pronunciamento do verbo (palavra de D’us) Quando Hashem criou todas as coisas ele já sabia a palavra exata para cada coisa que criaria, mas essas só passaram a existir a partir do momento que Ele as pronunciou, assim como no princípio quando D’us disse “haja...” e houve em seguida a realização ou concretização de sua palavra (logos Theos). Então podemos dizer que todas as coisas eram/foram/são, o verbo de D’us, e esse verbo que originou todas as coisas não tinha necessariamente personalidade ou forma antes de ser manifestado. Da mesma forma, Yeshua é a realização do desejo do criador em salvar o mundo, Yeshua é a manifestação ou cumprimento da palavra uma vez pronunciada pelo o Criador. “E o verbo estava com D’us...” Quando fala que o verbo estava com D’us, não se refere apenas ao verbo que deu origem a Yeshua, mas também ao verbo empregado na formação de todas as coisas criadas e que provêem do mesmo verbo.
“e o verbo era D’us...” Aqui o escritor quer deixar claro que a palavra ou verbo, que gerou todas as coisas não é algo separado de D’us, mas sim o mesmo D’us, entenda que verbo não se aplica diretamente a Yeshua, mas que Yeshua assim como também nós e todas as coisas criadas não estamos separados do Criador, pois somos feitos a partir do mesmo verbo. Isso implica dizer que antes da criação, todas as coisas estavam em D’us, pois não existiam em parte alguma fora de D’us, é por isso que se diz “e o verbo era D’us”. “Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez.” O termo “ele” nesta frase, novamente está se referindo ao verbo de D’us que criou todas as coisas, ou seja, até mesmo Yeshua foi criado por meio do verbo de D’us. E é exatamente por esse motivo que Yeshua também pode ser chamado de “o Verbo de D’us. E até podemos dizer que Yeshua é o mais qualificado para a aplicação deste termo. A seguir o escritor diz “o verbo se fez carne e habitou entre nós...” Esta é a citação que mais confunde as pessoas, já que o verbo neste ponto se refere claramente à pessoa do Mashia Yeshua. Mas não há contradição aqui, Yeshua é realmente o verbo de D’us que se tornou carne, mas isso não faz de Yeshua um deus, visto que Yeshua é a verdadeira realização ou concretização do verbo de D’us, por outro lado também podemos dizer que os seres vivos em geral são um verbo (logos) de D’us que se tornou carne, pois o verbo de D’us também se tornou luz, água, terra, plantas, carne e depois vida no nosso planeta, resumindo, se tornou toda a criação. O objetivo do livro de João não é provar a divindade de Yeshua, mas sim mostrar que Ele representa a salvação de D’us aos homens, e que fora profetizado desde o princípio pelo o próprio Criador através dos profetas.
2. Ao pronunciar as palavras “Eu Sou” Yeshua estaria afirmando ser o próprio D’us, já que no passado D’us usara a mesma expressão?
“Disse-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo. 8:58).
A resposta é não, pois dizer: Eu Sou , não é a mesma coisa que dizer eu sou Deus. Em segundo lugar, estas palavras não foram as mesmas ouvidas por Moisés ao ser enviado por D’us, no texto de Êxodo é usada a expressão “ehieh”, (futuro do verbo ser) e como em hebraico o verbo “ser” quando é conjugado no presente não aparece por escrito, o verso é traduzido por “ eu serei” e não por “eu sou” no caso de Moisés, ao perguntar o nome pelo qual D’us se apresentaria a Israel, o Eterno lhe responde que suas obras por si só, revelariam de que forma ele agiria, visto que cada nome de D’us está relacionado com o seu proceder em cada fase em que se apresentou ao povo de Israel. Então a expressão: “Eu serei o que serei” significa: As minhas obras demonstrarão de que maneira me manifestarei a Israel, se como libertador, misericordioso, juiz etc. Então o que Yeshua estava querendo dizer quando disse “Eu Sou? Na verdade existem duas possibilidades de tradução, Nº 1: Se Yeshua usou as mesmas palavras da Torah quando Hashem enviou Moisés, então ele usou a expressão “ehieh” que como dito acima, significa “serei” porém esta citação não faria sentido quando combinada com o resto da frase que seria: “Antes que Abraão existisse eu serei”. E Nº 2: Examinando essas palavras de Yeshua na versão hebraica do Novo Testamento, lançada pela Sociedade para Distribuição das Escrituras em Hebraico, a conjugação do verbo hebraico correspondente as palavras “Eu Sou” é “haiti” o curioso é que em hebraico, o verbo “Haiti” não significa “Eu Sou” mas sim “Eu Fui”, Então segundo esta versão em hebraico, Yeshua não usou a mesma expressão contida em Êxodo.3:14, a frase traduzida literalmente para o português então deveria ser: “antes que Abraão existisse Eu Fui (era) ” mas não devemos entender essa expressão no sentido de que Yeshua existia antes de Abraão, pois se fosse assim Ele teria dito : “antes que Abraão existisse Eu Existo, ou existi” Yeshua é antes de Abraão no sentido de importância, já que o evento de salvação ministrado por Mashia supera a todos que o precederam, e é neste mesmo sentido que Yohanan afirma:
“Este é aquele do qual eu disse: “Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi PRIMEIRO DO QUE EU.” (Jo. 1:30).
E todos sabem que Yohanan tinha a virtude de Elias e veio primeiro, pois a profecia atesta que Elias viria primeiro. E desta forma deduzimos que o advento do Mashia é conhecido e predito por D’us antes da fundação do mundo como comprova kefa Hashaliah:
“Mas com o precioso sangue de o Messias, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (II Ped.1:19,20)
Neste mesmo sentido Yeshua disse que Abraão viu o seu “dia” e se alegrou, pois D’us conhecedor de todas as coisas, revelou a Abraão, a sua descendência mostrando inclusive o advento do ungido de D’us, Yeshua HaMashia:
“Abraão, vosso pai, exultou por ver o MEU DIA, e viu-o, e alegrou-se”.
(Jo. 8:56).
4. Se Yeshua é “Um” com o pai então ele também é D’us?
“Eu e o Pai somos um”. (Jo. 10:30).
É lamentável que muitos religiosos que se dizem conhecedores das escrituras, se deixam confundir com versículos como este. Antes é bom deixar claro que existem duas crenças distintas na deidade de Yeshua, uns acreditam que D’us e Yeshua são a mesma pessoa, e outros acreditam que Yeshua é uma pessoa distinta do Pai, porém afirmam que Yeshua também é digno de adoração e o colocam em igualdade com o Pai. O estranho é que ambos os grupos de pessoas usam este mesmo verso para defenderem as suas doutrinas errôneas, mas não vêem que estão em contradição, pois os que defendem que Yeshua é uma pessoa distinta do pai, não poderiam usar este versículo para afirmar a deidade de Yeshua, já que aparentemente essas palavras se identificam mais com a visão unicista, o que também é insustentável perante as escrituras. Então o que Yeshua pretendia explicar com essa afirmação de que Ele e o Pai são um? É claro que o mestre estava usando uma linguagem figurada, observe que suas palavras foram: “Eu e o pai somos um”, e não disse: “somos a mesma pessoa”. Ainda poderia ter dito: “Eu sou o Pai”. Ao dizer que era um com o pai, Yeshua estava afirmando que sua obra estava em conformidade com a obra do Pai em todos os sentidos, se olharmos um pouco abaixo na leitura veremos que este é justamente o tema discutido por Yeshua no diálogo com os judeus, veja:
“Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele”. (Jo.10:36,38)
É bom destacar que quem entendeu que Yeshua estava se comparando a D’us foram aqueles judeus para os quais ele falava naquela ocasião:
“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”. (Jo. 10:33)
Mas esta não foi a intenção das palavras de Yeshua, como ele mesmo deixou claro, dizendo ser apenas o filho de D’us.
Será que existem outras passagens bíblicas no mesmo sentido das palavras de Yeshua? Claro que sim veja: Quando um homem e uma mulher se casam, são considerados uma só carne, e isto em decorrência do acordo mútuo entre as partes:
“... Assim não são mais dois, mas UMA SÓ carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mat.19:6).
Veja um amplo exemplo de unificação:
“Para que todos SEJAM UM, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles SEJAM UM em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo.17:21).
Nesta passagem Yeshua afirma que devemos ser Um com Ele, assim como Ele e o Pai são Um, podemos dizer que somos Um com Yeshua, mas nem por isso eu posso afirmar que eu sou o próprio Yeshua, não é mesmo?
5. Se Yeshua não é D’us, então por que Tomé o chamou assim?
“E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS MEU!” (Jo. 20:28).
Este é um episódio que a meu ver, não deveria embaraçar ninguém que ler as escrituras com devoção e lúcida coerência, primeiro é importante perguntar: Tudo o que Tomé exclamasse naquele momento teria que ser necessariamente uma verdade absoluta? Estou querendo dizer com isso que, o fato de Tomé ter exclamado estas palavras, isso não faz de Yeshua um Deus, pois em um momento de surpresa podemos exclamar muitas coisas, por exemplo: Às vezes quando as pessoas são tomadas de surpresa exclamam coisas do tipo: “Céus!”, “Nossa!”, “Meu senhor!” ou ainda “Mãe!” Estas são algumas interjeições que exclamamos quando somos pegos de surpresa, imagine se Tomé tivesse dito qualquer outra destas exclamações, isso não significaria que Yeshua forçosamente teria que ser aquilo que Tomé dissesse. Deduzimos destes exemplos que as palavras de Tomé são apenas uma exclamação de surpresa, e não uma afirmação direta de que estava vendo o próprio Eterno, pois pela lógica, notamos que Tomé não acreditava nem mesmo que Yeshua pudesse ressuscitar dos mortos, isso é uma prova clara de que Tomé não imaginava Yeshua como sendo D’us.
7. O que dizer das palavras: Yeshua sendo na forma de Deus... Esvaziou-se a si mesmo?
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em o Messias Yeshua,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; “(Fil.2:5-7).
Este é um dos textos mais usados por aqueles que acreditam que Yeshua era (é) igual à D’us, e que existia em forma de Deus antes de ser manifestado ao mundo. Mas será isso mesmo que Rabi Shaul está explicando? Bem, para inicio de conversa devemos ler todo o contexto para entendemos sobre qual tema é tratado aqui, se você já leu então deve ter percebido que o assunto é “humildade” Shaul estava exortando contra a competição entre os membros da congregação, Shaul pedia que cada pessoa não se sentisse maior ou melhor que seu próximo, foi então neste sentido que citou o exemplo de Yeshua. E estas palavras são explicadas assim: “sendo na forma de Deus” algumas traduções da bíblia tais como a bíblia de Jerusalém, traduzem “forma de Deus” por “condição divina” o que já muda o sentido da frase já que ter condição divina não é o mesmo que ser Deus, pois segundo o Dicionário de língua portuguesa, Ruth Rocha, Divino = 1. Que diz respeito a Deus, 2.Sublime, 3.Perfeito. Mas isso não é tudo, o que realmente me deixou surpreso foi ler este mesmo texto na versão do Novo Testamento em Hebraico, edição da Sociedade para Distribuição das Escrituras em Hebraico, o texto de Filipenses está escrito assim:
“... Vihi Chen libchem kilvav Yeshua hamashia hu asher bemotsaotaiv nimtsa bidemut Elohim uvechol lo hashav heoto shaveh lelohim keshalal lo...”
O Texto então ficaria assim:
“... Tende em vós o mesmo sentimento de Yeshua HaMashia: Ele que originalmente encontrando-se (achando-se) na imagem (Semelhança) de D’us, não considerou possuir igualdade com D’us como algo que se possa pilhar (se possa pegar ciosamente) pois esvaziou-se (desculpou-se) de sua própria honra...” (Fil.2:5-7).
Observando as palavras em hebraico fica mais fácil compreender o que Shaul estava ensinando, até porque a expressão “na forma de Deus” não é usada na cultura judaica, visto que nas escrituras não existe descrição da forma de D’us, então se Paulo se expressasse nesses termos isso não faria sentido para os leitores de suas cartas, e sabemos que D’us não é matéria, logo, nada existente pode ser na forma de D’us, na verdade Shaul usou a palavra composta “bidemut” sabendo que bi = na + demut = imagem, esta é a mesma palavra usada em Gênesis 1:26, quando D’us criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, devemos entender que semelhança não se refere a características físicas, mas sim a atributos da personalidade. O primeiro homem em sua origem era perfeito e refletia em sua face e em seu comportamento a semelhança do Criador, mas quando pecou perdeu esse privilégio e o homem no estado atual não consegue refletir a imagem de D’us como era antes, porém Yeshua foi constituído com os mesmos atributos do homem original que em hebraico é (Adam Kadimon) Daí é que Shaul fez essa analogia. Mas esta não é a primeira vez que Shaul indica um paralelo entre Adam e Yeshua veja:
“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em o Messias”. (ICor.15:22).
“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”. (ICor.15:45).
“No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura (demut) daquele que havia de vir”. (Rom.5:14)
O fato é que, sendo Yeshua feito semelhante à D’us (tal qual Adão) não se orgulhou nisso e nem almejou alcançar algo que estivesse além de seu propósito, no entanto o primeiro homem, Adão, não foi humilde como Yeshua, e quis se apossar de algo que de acordo com as palavras da serpente, o tornaria igual à D’us (o conhecimento do bem e do mal), este é o sentido da palavra “usurpação”.
Concluímos destes argumentos que Yeshua sendo feito na imagem e semelhança do Criador (assim como Adão) não significa dizer que houve um tempo em que Yeshua era igual à D’us em poder, os escritos da Brit Chadasha nos informam que a glorificação de Yeshua se deu após a sua ressurreição e não antes.
8. A primeira carta de João afirma que Yeshua é o Deus verdadeiro e a vida eterna?
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (I Jo.5:20)
Este versículo também é muito usado por aqueles que negam que “O Eterno é nosso D’us, o Eterno é Um”.
Novamente repito, se examinarmos com atenção veremos que não há contradição alguma nestas palavras, somente a construção dessas frases, em algumas versões em português é que torna um pouco difícil extrair seu verdadeiro sentido, coisa que não acontece com este texto na versão em grego ou hebraico, mas neste caso, pretendo com a ajuda de D’us, explicar usando apenas o português.
Bem, de inicio é bom lembrar que a autoria desta epístola é atribuída a mesma pessoa (João) que escreveu o IV Evangelho, guarde esta informação, pois ela será útil mais adiante, também aconselho uma leitura do inicio do capítulo cinco. Agora vamos analisar o texto:
“E sabemos que o filho de Deus é vindo...” Nestas palavras já encontramos duas pessoas distintas o “filho” e “Deus o Pai” e isso já exclui a possibilidade de uma interpretação distorcida.
“... e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro...” Observe o objetivo da vinda do filho, que é nos dar entendimento do “Verdadeiro” (entenda verdadeiro com sendo D’us o Pai).
“... e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias...” Repare que aqui o autor indica de que forma estamos no verdadeiro, “em seu filho Yeshua o Messias, quando o escritor menciona as palavras “em seu filho” (filho do verdadeiro) prova o tempo todo que está se referindo a duas pessoas distintas (o Filho e o Pai) Isto é, nós estamos no verdadeiro através do seu filho.
“... Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” Ou seja, este é o verdadeiro Deus em que estamos devido ao fato de também estarmos no seu filho, que nos deu o conhecimento do Verdadeiro.
Você lembra que eu pedi para guardar a informação sobre o autor desta epístola? Bem, pois agora veja que estas mesmas palavras já haviam sido ditas antes pelo próprio João, apenas a ordem de construção da frase é que está invertida, mas o sentido é o mesmo e esclarece completamente a interpretação deste verso. Veja:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste.” (Jo. 17:3)
Você reparou que não há dúvida de que se trata do mesmo assunto, com exatamente as mesmas palavras?
Se compararmos as frases juntas fica mais fácil de entender, vamos colocar o primeiro texto na cor azul e o seu correspondente do segundo texto da cor vermelha, veja como fica:
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo...”
“... a quem enviaste...”
“e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro...”
que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro
“e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias.”
“e a Yeshua o Messias...”
Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna
“E a vida eterna é esta...”
Considerações finais:
Cito aqui algumas razões pelas quais Yeshua (Yeshua) não pode ser D’us:
D’us é o criador de tudo e não tem princípio nem fim.
Yeshua é um ser criado e tem princípio.
Os céus e até mesmo os céu dos céus não podem conter D’us, isso significa que o Santo, Bendito seja Ele, não pode incorporar-se, assumindo forma de homem ou qualquer outra forma.
Somente a D’us pertence o atributo da imutabilidade, ou seja , não muda nem se transforma, permanece como é para sempre.
D’us não pode se tornar homem, e um homem não pode se tornar D’us.
D’us não pode morrer, é dono da imortalidade.
Yeshua morreu completamente.
D’us é único, é uma unidade indivisível, Maimônides em seu comentário da Mishné Torah, explica a unicidade de D’us da seguinte forma: D’us é único porque não existe outro, é indivisível porque não tem partes, é incomparável porque não podemos compará-lo a nenhum outro ser, é inimaginável porque não podemos nem sequer imaginá-lo, pois a imaginação funciona utilizando coisas que já conhecemos.
Conclusão: Saber que D’us é Um, é saber que não existe outro.
Yeshua é o Mashia enviado de D’us.
Dizer que Yeshua também é D’us, é cometer idolatria.
Última edição por Hilel em Dom Dez 02, 2012 2:27 am, editado 1 vez(es)
Hilel- Membro
- Mensagens : 28
Cidade : Ipueiras-ce
País :
Inscrição : 19/08/2010
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Shabat para todos!
Bom, eu creio na Divindade do Messias, não na visão idólatra e pagã de Roma, mas dentro do contexto bíblico geral.
Vemos pelas Escrituras que Yeshua é chamado de Deus, porque Ele é DIVINO.
Se Ele fosse um mesmo Deus como é o Pai Dele, então David, Sha'ul e Kefa eram politeístas, seguiam a dois deuses: ADONAI E YESHUA.
Ele recebeu de Seu Pai atributos e autoridade, Ele é o Único que pode ter estes atributos e esta autoridade vinda de D'us, pois Ele é o Filho de D'us, Ele veio de D'us.
Este é um dos motivos pelos quais as Escrituras declaram que Ele é ELOHIM = Divino, que recebeu a autoridade do D'us de Israel.
Porém, Ele não é o Eterno, Ele não é uma personalidade de D'us como diz a doutrina da trindade, Ele não é o Todo-Poderoso.
Só D'us pode perdoar pecados e só D'us pode dar a Vida Eterna, mas Yeshua recebeu de D'us esta autoridade.
D'us também deu a Moshe (Moisés) autoridade para ser ELOHIM = DEUS = DIVINO, diante de Faraó.
D'us dá autoridade a quem Ele quiser, de acordo com os Seus desígnios e propósitos.
Claro que não podemos comparar Moisés com Yeshua, mas o princípio da representatividade é o mesmo.
Já postamos aqui (http://www.torahweb.net/t377p140-a-composicao-de-d-us), as declarações de Yeshua provando que Ele não é uma personalidade de D'us, que Ele não é o Eterno.
Estes textos que demonstram que o Filho de D'us não compartilha da autoridade de Seu Pai, mas que Ele recebeu autoridade Dele, e que age segundo esta autoridade recebida de Seu Pai, sendo submisso a Ele.
O Pai e o Filho recebem "ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre", assim como os que se prostram diante Deles.
Mas só ADONAI recebe ADORAÇÃO!
Yeshua não repreendeu quem se prostrou diante Dele, porque Ele não estava sendo adorado, mas reverenciado como o Mashiach, o Filho de D'us.
Se Ele tivesse recebido adoração, os fariseus e saduceus da época entenderiam como um ato de idolatria, e o transgressor seria punido.
Na versão ARC (Almeida Revista e Corrigida), lemos um texto no livro de Daniel, que está assim:
Daniel 2:46: "Então, o rei Nabucodonosor caiu sobre o seu rosto, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e perfumes suaves."
O mesmo texto, na versão ARA (Almeida Revista e Atualizada), está assim:
Daniel 2:46: "Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes."
Qual delas seria a correta?
A versão que está de acordo com o texto original, que diz assim:
Dani'el 2:46: "Então o rei N'vukhadnetzar prostrou-se com o rosto em terra e prestou honra a Dani'el; ordenou que uma oferta de grãos e incenso fosse apresentada a ele."
Detalhe, nós não vemos o profeta Daniel rejeitando estas coisas, pois elas não faziam parte de algum tipo de adoração, mas eram manifestações de honra e homenagens a ele.
Bom, eu creio na Divindade do Messias, não na visão idólatra e pagã de Roma, mas dentro do contexto bíblico geral.
Vemos pelas Escrituras que Yeshua é chamado de Deus, porque Ele é DIVINO.
Se Ele fosse um mesmo Deus como é o Pai Dele, então David, Sha'ul e Kefa eram politeístas, seguiam a dois deuses: ADONAI E YESHUA.
Ele recebeu de Seu Pai atributos e autoridade, Ele é o Único que pode ter estes atributos e esta autoridade vinda de D'us, pois Ele é o Filho de D'us, Ele veio de D'us.
Este é um dos motivos pelos quais as Escrituras declaram que Ele é ELOHIM = Divino, que recebeu a autoridade do D'us de Israel.
Porém, Ele não é o Eterno, Ele não é uma personalidade de D'us como diz a doutrina da trindade, Ele não é o Todo-Poderoso.
Só D'us pode perdoar pecados e só D'us pode dar a Vida Eterna, mas Yeshua recebeu de D'us esta autoridade.
D'us também deu a Moshe (Moisés) autoridade para ser ELOHIM = DEUS = DIVINO, diante de Faraó.
D'us dá autoridade a quem Ele quiser, de acordo com os Seus desígnios e propósitos.
Claro que não podemos comparar Moisés com Yeshua, mas o princípio da representatividade é o mesmo.
Já postamos aqui (http://www.torahweb.net/t377p140-a-composicao-de-d-us), as declarações de Yeshua provando que Ele não é uma personalidade de D'us, que Ele não é o Eterno.
Estes textos que demonstram que o Filho de D'us não compartilha da autoridade de Seu Pai, mas que Ele recebeu autoridade Dele, e que age segundo esta autoridade recebida de Seu Pai, sendo submisso a Ele.
O Pai e o Filho recebem "ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre", assim como os que se prostram diante Deles.
Mas só ADONAI recebe ADORAÇÃO!
Yeshua não repreendeu quem se prostrou diante Dele, porque Ele não estava sendo adorado, mas reverenciado como o Mashiach, o Filho de D'us.
Se Ele tivesse recebido adoração, os fariseus e saduceus da época entenderiam como um ato de idolatria, e o transgressor seria punido.
Na versão ARC (Almeida Revista e Corrigida), lemos um texto no livro de Daniel, que está assim:
Daniel 2:46: "Então, o rei Nabucodonosor caiu sobre o seu rosto, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e perfumes suaves."
O mesmo texto, na versão ARA (Almeida Revista e Atualizada), está assim:
Daniel 2:46: "Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes."
Qual delas seria a correta?
A versão que está de acordo com o texto original, que diz assim:
Dani'el 2:46: "Então o rei N'vukhadnetzar prostrou-se com o rosto em terra e prestou honra a Dani'el; ordenou que uma oferta de grãos e incenso fosse apresentada a ele."
Detalhe, nós não vemos o profeta Daniel rejeitando estas coisas, pois elas não faziam parte de algum tipo de adoração, mas eram manifestações de honra e homenagens a ele.
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Olá caro Randfal!
O ponto é, as escrituras não declaram que o Messias é um deus ou que deva ser adorado.
Quanto a questão dos atributos, este é um assunto muito usado por aqueles que vêem nisto a prova de que Yeshua é um deus por demonstrar ter qualidades (atributos) pertencentes ao Criador, mas isso por si só não é prova de que o Messia seja considerado digno de adoração por isso.
Yeshua como representante do Eterno logicamente deveria ter em sua personalidade traços que indicassem que ele tinha uma plena comunhão com Aquele que o enviou...
Quanto a perdoar pecado, quem disse que o homem também não pode perdoar pecado?
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Yeshua lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
(Mat.18:21-22)
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
(Mat. 6:15)
Amigos o ensinamento de que só D'us poderia perdoar pecados era dos fariseus veja
E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
(Luc.5:21)
Na realidade os sábios dizem que certos pecados apenas ao homem compete perdoar, por exemplo, se você pecar contra seu proximo, não adianta nada perdir perdão a D'us, primeiro deve fazer as pazes com o seu proximo...
Desafio alguem mostrar um versiculo que comprove diretamente que Yeshua é divino...
O ponto é, as escrituras não declaram que o Messias é um deus ou que deva ser adorado.
Quanto a questão dos atributos, este é um assunto muito usado por aqueles que vêem nisto a prova de que Yeshua é um deus por demonstrar ter qualidades (atributos) pertencentes ao Criador, mas isso por si só não é prova de que o Messia seja considerado digno de adoração por isso.
Yeshua como representante do Eterno logicamente deveria ter em sua personalidade traços que indicassem que ele tinha uma plena comunhão com Aquele que o enviou...
Quanto a perdoar pecado, quem disse que o homem também não pode perdoar pecado?
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Yeshua lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
(Mat.18:21-22)
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
(Mat. 6:15)
Amigos o ensinamento de que só D'us poderia perdoar pecados era dos fariseus veja
E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
(Luc.5:21)
Na realidade os sábios dizem que certos pecados apenas ao homem compete perdoar, por exemplo, se você pecar contra seu proximo, não adianta nada perdir perdão a D'us, primeiro deve fazer as pazes com o seu proximo...
Desafio alguem mostrar um versiculo que comprove diretamente que Yeshua é divino...
Hilel- Membro
- Mensagens : 28
Cidade : Ipueiras-ce
País :
Inscrição : 19/08/2010
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Shabat para todos!
Os pecados que Yeshua declarou estarem perdoados NÃO foram contra Ele, mas contra o Eterno. E o texto diz que Yeshua tem na terra autoridade para perdoar pecados, logo, isto é um atributo Divino.
Colossenses 2:9: "...porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Isto não seria Divino?
E qual seria o problema de Yeshua ser Divino? Ele não é o Filho UNIGÊNITO do Eterno?
Yeshua declarou em João 10:28: "...e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos."
Isto também não seria Divino?
João 6:48: "Eu sou o pão da vida."
João 6:51: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."
João 8:12: "Falou-lhes, pois, Yeshua outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:23: "E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo."
João 10:9: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
João 10:11: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."
João 11:25: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 12:46: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."
João 14:6: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
João 15:1: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."
João 15:5: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer."
Revelação 1:17: "E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno."
Estas atribuições também não seriam Divinas?
Se Yeshua declarou estas coisas E NÃO MENTIU, Ele só poderia ser Divino, por isso Ele é o Filho de D'us.
Olá irmão Hilel:Hilel escreveu:
Desafio alguem mostrar um versiculo que comprove diretamente que Yeshua é divino...
Os pecados que Yeshua declarou estarem perdoados NÃO foram contra Ele, mas contra o Eterno. E o texto diz que Yeshua tem na terra autoridade para perdoar pecados, logo, isto é um atributo Divino.
Colossenses 2:9: "...porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Isto não seria Divino?
E qual seria o problema de Yeshua ser Divino? Ele não é o Filho UNIGÊNITO do Eterno?
Yeshua declarou em João 10:28: "...e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos."
Isto também não seria Divino?
João 6:48: "Eu sou o pão da vida."
João 6:51: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."
João 8:12: "Falou-lhes, pois, Yeshua outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:23: "E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo."
João 10:9: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
João 10:11: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."
João 11:25: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 12:46: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."
João 14:6: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
João 15:1: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."
João 15:5: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer."
Revelação 1:17: "E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno."
Estas atribuições também não seriam Divinas?
Se Yeshua declarou estas coisas E NÃO MENTIU, Ele só poderia ser Divino, por isso Ele é o Filho de D'us.
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Amigo Randal, acho que você não entendeu, eu nunca disse que Yeshua não tem autoridade de perdoar pecados, ao contrário, até outros homens podem perdoar certos pecados, porém os pecados que Yeshua perdoou, os escritos não dizem que eram apenas pecados contra D'us como você afirmou, e segundo ele realmente poderia e pode perdoar todo tipo de pecado por que O próprio Criador dos céus e da terra lhe concedeu tal autoridade, mas isso não é porque ele é divino, e sim porque Yeshua tinha como pagar a dívida do pecado, estou falando do seu sacrificio, é por isso que foi escrito que ele levou todas as iniquidades, mas na verdade e na verdade quem realmente perdoou a todos foi o Pai celestial, quanto a vida eterna, Yeshua disse que dá vida eterna e é verdade, mas entenda que Ele estava se referinda à palavra que ele tinha recebido do Pai, é nela que está vida eterna, e como Yeshua ensinava sobre esta palavra, seus ensinamentos levam à vida eternar, veja você mesmo:
" E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."( IJo.5:11) "E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.) (Jo.12:50)
"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da VIDA ETERNA" (Jo.6:68) A vida é dádiva de D'us que recebemos através de sua palavra, dessa forma Yeshua nos dar vida eterna, nos ensinando a viver conforme a palavra do Eterno, o proprio Yeshua necessitou receber vida eterna do Pai, dele mesmo nada pode fazer...
Veja bem, Yeshua é o pão da vida, é o Caminho,bom pastor, a porta, é a videira, enfim, ele é muitas outras coisas, porém mesmo assim Ele não é D'us nem divino...
Sabe porquê? Porque só existe Um D'us.
Olha colega não pode haver um deus menor e outro maior pode?
Não pode Yeshua ser 100% homem e ao mesmo tempo ser deus.
Não entendo o motivo de você tentar defender uma doutrina que pertence a Roma.
Uma curiosidade!
Você crê em dois deuses?
Se sua resposta for não, então para você Yeshua é o mesmo D'us. Pois afirmou que Ele também é divino.
Se sua resposta for sim, então você não é adorador do Único D'us, visto que não pode haver dois...
Me explique como resolves esta questão.
Ah! O desafio do versiculo continua aberto, até agora não vi citação clara de que Yeshua é D'us...
" E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."( IJo.5:11) "E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.) (Jo.12:50)
"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da VIDA ETERNA" (Jo.6:68) A vida é dádiva de D'us que recebemos através de sua palavra, dessa forma Yeshua nos dar vida eterna, nos ensinando a viver conforme a palavra do Eterno, o proprio Yeshua necessitou receber vida eterna do Pai, dele mesmo nada pode fazer...
Veja bem, Yeshua é o pão da vida, é o Caminho,bom pastor, a porta, é a videira, enfim, ele é muitas outras coisas, porém mesmo assim Ele não é D'us nem divino...
Sabe porquê? Porque só existe Um D'us.
Olha colega não pode haver um deus menor e outro maior pode?
Não pode Yeshua ser 100% homem e ao mesmo tempo ser deus.
Não entendo o motivo de você tentar defender uma doutrina que pertence a Roma.
Uma curiosidade!
Você crê em dois deuses?
Se sua resposta for não, então para você Yeshua é o mesmo D'us. Pois afirmou que Ele também é divino.
Se sua resposta for sim, então você não é adorador do Único D'us, visto que não pode haver dois...
Me explique como resolves esta questão.
Ah! O desafio do versiculo continua aberto, até agora não vi citação clara de que Yeshua é D'us...
Randfal escreveu:Shabat para todos!Olá irmão Hilel:Hilel escreveu:
Desafio alguem mostrar um versiculo que comprove diretamente que Yeshua é divino...
Os pecados que Yeshua declarou estarem perdoados NÃO foram contra Ele, mas contra o Eterno. E o texto diz que Yeshua tem na terra autoridade para perdoar pecados, logo, isto é um atributo Divino.
Colossenses 2:9: "...porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Isto não seria Divino?
E qual seria o problema de Yeshua ser Divino? Ele não é o Filho UNIGÊNITO do Eterno?
Yeshua declarou em João 10:28: "...e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos."
Isto também não seria Divino?
João 6:48: "Eu sou o pão da vida."
João 6:51: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."
João 8:12: "Falou-lhes, pois, Yeshua outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:23: "E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo."
João 10:9: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
João 10:11: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."
João 11:25: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 12:46: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."
João 14:6: "Disse-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
João 15:1: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."
João 15:5: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer."
Revelação 1:17: "E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno."
Estas atribuições também não seriam Divinas?
Se Yeshua declarou estas coisas E NÃO MENTIU, Ele só poderia ser Divino, por isso Ele é o Filho de D'us.
Hilel- Membro
- Mensagens : 28
Cidade : Ipueiras-ce
País :
Inscrição : 19/08/2010
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Shabat para todos!
A doutrina sobre a Divindade de Yeshua nunca pertenceu a Roma, isto só você quem diz, e é o 1º e talvez o único que vejo afirmar tal coisa.
Roma criou a doutrina da trindade, baseada na verdade sobre a Divindade de Yeshua, e isto eu nunca defendi aqui no fórum.
Não estou no fórum para resolver questões, apenas mostrar o que eu creio como sendo certo ou equivocado.
Ser Divino não significa ser D'us, o Eterno, esta é uma associação sua, que você crê.
O próprio Yeshua ratificou a declaração do Sh'ma - a base da Fé Monoteísta, e eu creio em Um Só D'us, ADONAI.
O fato de Yeshua ser Divino não o faz igual ao Pai, mas se Ele recebeu atributos exclusivos de HaShem, então isto já é o suficiente para considerá-lo Divino.
Sobre o perdão dos pecados, antes mesmo que Yeshua pudesse ser sacrificado pelos pecados de muitos, Ele já havia recebido autoridade para perdoar pecados, e se Ele tinha como pagar a dívida do pecado, isto também já é suficiente para considerá-lo Divino.
Você disse:
E Yeshua é Deus (Elohim), no sentido de ser Divino, se não fosse assim, as Escrituras não declarariam isto: Hebreus 1:8: "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."
Hebreus 1:9: "Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu D'us, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros."
Olá irmão Hilel!Hilel escreveu:
Veja bem, Yeshua é o pão da vida, é o Caminho,bom pastor, a porta, é a videira, enfim, ele é muitas outras coisas, porém mesmo assim Ele não é D'us nem divino...
Sabe porquê? Porque só existe Um D'us.
Olha colega não pode haver um deus menor e outro maior pode?
Não pode Yeshua ser 100% homem e ao mesmo tempo ser deus.
Não entendo o motivo de você tentar defender uma doutrina que pertence a Roma.
Uma curiosidade!
Você crê em dois deuses?
Se sua resposta for não, então para você Yeshua é o mesmo D'us. Pois afirmou que Ele também é divino.
Se sua resposta for sim, então você não é adorador do Único D'us, visto que não pode haver dois...
Me explique como resolves esta questão.
A doutrina sobre a Divindade de Yeshua nunca pertenceu a Roma, isto só você quem diz, e é o 1º e talvez o único que vejo afirmar tal coisa.
Roma criou a doutrina da trindade, baseada na verdade sobre a Divindade de Yeshua, e isto eu nunca defendi aqui no fórum.
Não estou no fórum para resolver questões, apenas mostrar o que eu creio como sendo certo ou equivocado.
Ser Divino não significa ser D'us, o Eterno, esta é uma associação sua, que você crê.
O próprio Yeshua ratificou a declaração do Sh'ma - a base da Fé Monoteísta, e eu creio em Um Só D'us, ADONAI.
O fato de Yeshua ser Divino não o faz igual ao Pai, mas se Ele recebeu atributos exclusivos de HaShem, então isto já é o suficiente para considerá-lo Divino.
Sobre o perdão dos pecados, antes mesmo que Yeshua pudesse ser sacrificado pelos pecados de muitos, Ele já havia recebido autoridade para perdoar pecados, e se Ele tinha como pagar a dívida do pecado, isto também já é suficiente para considerá-lo Divino.
Você disse:
Apenas contra D'us não, mas contra o próximo também, porém o paralítico não pediu perdão e recebeu o perdão em relação a D'us e ao próximo, e quem peca contra o próximo peca contra D'us, pois as Escrituras dizem que pecado é a transgressão da Torah."os escritos não dizem que eram apenas pecados contra D'us como você afirmou"
E Yeshua é Deus (Elohim), no sentido de ser Divino, se não fosse assim, as Escrituras não declarariam isto: Hebreus 1:8: "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."
Hebreus 1:9: "Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu D'us, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros."
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Amigo Randfal, lamento seu desconhecimento histórico, por favor procure ler sobre o Credo Niceno você verá que tenho razão em afirmar que a divindade de Yeshua é um dogma romano,
Eu não estou questionando se Yeshua tem ou não algum atributo divino, o fato é que possuir alguns atributos não o tornam uma divindade, ou que deva ser adorado entende?
E na verdade acho que você não está sendo bastante claro no uso do termo "divino"
afinal o que você quer dizer com divino?
Por favor seja claro, pra você Yeshua é ou não um deus?
Eu vou ser claro, segundo as escrituras só existe um único D'us.
E segundo as mesmas escrituras Yeshua é o Messia enviado, mas apenas homem, feito de carne e sangue, a diferença reside apenas no fato de que o Espirito de D'us estava sobre ele desde o ventre.
Ele foi o escolhido, compriu sua missão e foi exaltado e gloficado, será o rei de toda a terra, contudo não é divino e nem deve ser adorado...
Quanto a questão de atributos, se você inciste, vamos examinar profundamente esta questão e com certeza você verá que absolutamente ninguém além do Eterno tem todos os atributos divinos...
Você quer ir adiante? Ah, mas primeiro não esqueça de ler sobre o Credo Niceno ok!
Quanto ao versiculo de Hebreus, você sabe que texto o autor estava citando?
Tente descobrir de onde o escritor de Hebreus tirou tal citação e depois vamos examiná-lo.
Um abraço!
Eu não estou questionando se Yeshua tem ou não algum atributo divino, o fato é que possuir alguns atributos não o tornam uma divindade, ou que deva ser adorado entende?
E na verdade acho que você não está sendo bastante claro no uso do termo "divino"
afinal o que você quer dizer com divino?
Por favor seja claro, pra você Yeshua é ou não um deus?
Eu vou ser claro, segundo as escrituras só existe um único D'us.
E segundo as mesmas escrituras Yeshua é o Messia enviado, mas apenas homem, feito de carne e sangue, a diferença reside apenas no fato de que o Espirito de D'us estava sobre ele desde o ventre.
Ele foi o escolhido, compriu sua missão e foi exaltado e gloficado, será o rei de toda a terra, contudo não é divino e nem deve ser adorado...
Quanto a questão de atributos, se você inciste, vamos examinar profundamente esta questão e com certeza você verá que absolutamente ninguém além do Eterno tem todos os atributos divinos...
Você quer ir adiante? Ah, mas primeiro não esqueça de ler sobre o Credo Niceno ok!
Quanto ao versiculo de Hebreus, você sabe que texto o autor estava citando?
Tente descobrir de onde o escritor de Hebreus tirou tal citação e depois vamos examiná-lo.
Um abraço!
Randfal escreveu:Shabat para todos!Olá irmão Hilel!Hilel escreveu:
Veja bem, Yeshua é o pão da vida, é o Caminho,bom pastor, a porta, é a videira, enfim, ele é muitas outras coisas, porém mesmo assim Ele não é D'us nem divino...
Sabe porquê? Porque só existe Um D'us.
Olha colega não pode haver um deus menor e outro maior pode?
Não pode Yeshua ser 100% homem e ao mesmo tempo ser deus.
Não entendo o motivo de você tentar defender uma doutrina que pertence a Roma.
Uma curiosidade!
Você crê em dois deuses?
Se sua resposta for não, então para você Yeshua é o mesmo D'us. Pois afirmou que Ele também é divino.
Se sua resposta for sim, então você não é adorador do Único D'us, visto que não pode haver dois...
Me explique como resolves esta questão.
A doutrina sobre a Divindade de Yeshua nunca pertenceu a Roma, isto só você quem diz, e é o 1º e talvez o único que vejo afirmar tal coisa.
Roma criou a doutrina da trindade, baseada na verdade sobre a Divindade de Yeshua, e isto eu nunca defendi aqui no fórum.
Não estou no fórum para resolver questões, apenas mostrar o que eu creio como sendo certo ou equivocado.
Ser Divino não significa ser D'us, o Eterno, esta é uma associação sua, que você crê.
O próprio Yeshua ratificou a declaração do Sh'ma - a base da Fé Monoteísta, e eu creio em Um Só D'us, ADONAI.
O fato de Yeshua ser Divino não o faz igual ao Pai, mas se Ele recebeu atributos exclusivos de HaShem, então isto já é o suficiente para considerá-lo Divino.
Sobre o perdão dos pecados, antes mesmo que Yeshua pudesse ser sacrificado pelos pecados de muitos, Ele já havia recebido autoridade para perdoar pecados, e se Ele tinha como pagar a dívida do pecado, isto também já é suficiente para considerá-lo Divino.
Você disse:Apenas contra D'us não, mas contra o próximo também, porém o paralítico não pediu perdão e recebeu o perdão em relação a D'us e ao próximo, e quem peca contra o próximo peca contra D'us, pois as Escrituras dizem que pecado é a transgressão da Torah."os escritos não dizem que eram apenas pecados contra D'us como você afirmou"
E Yeshua é Deus (Elohim), no sentido de ser Divino, se não fosse assim, as Escrituras não declarariam isto: Hebreus 1:8: "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."
Hebreus 1:9: "Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu D'us, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros."
Hilel- Membro
- Mensagens : 28
Cidade : Ipueiras-ce
País :
Inscrição : 19/08/2010
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
para todos!
Eu conheço sobre o Concílio de Nicéia, e lá as decisões foram em favor de que Yeshua era Deus no mesmo nível de ADONAI, daí surgiu o dogma da trindade.
Então explique, por favor: Colossenses 2:9: "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Moshe foi Deus (ELOHIM) diante de faraó, assim como os juízes em Israel, e nem por isso eles podiam ser adorados, e veja que eles não eram Divinos.
Também não disse que Yeshua é uma Divindade, mas que Ele tem a Divindade Nele, por isso Ele é Divino.
Todos os atributos Divinos de Yeshua e todos os seus títulos, anunciados pelas Escrituras apontam para uma realidade = Ele é Divino, pois se não fosse, não teria estes atributos e nem os títulos.
Os textos de Hebreus fazem referência ao Salmo 45, quer que eu coloque também quais os versos?
São os versos 6 e 7 deste mesmo Salmo...dê suas explicações, estaremos esperando.
Olá irmão Hilel:Hilel escreveu:
Amigo Randfal, lamento seu desconhecimento histórico, por favor procure ler sobre o Credo Niceno você verá que tenho razão em afirmar que a divindade de Yeshua é um dogma romano,
Eu conheço sobre o Concílio de Nicéia, e lá as decisões foram em favor de que Yeshua era Deus no mesmo nível de ADONAI, daí surgiu o dogma da trindade.
Mas o ter atributos Divinos o faz um ser Divino, ou não???Eu não estou questionando se Yeshua tem ou não algum atributo divino, o fato é que possuir alguns atributos não o tornam uma divindade, ou que deva ser adorado entende?
Então explique, por favor: Colossenses 2:9: "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Você está confundindo as coisas, eu não disse que Yeshua deve ser adorado, nem que Ele é UM Deus, mas que Ele é Deus = ELOHIM, porque Ele é Divino, porque Ele representa ADONAI a nós, só Ele pode nos revelar ADONAI, só Ele nos leva a ADONAI.Por favor seja claro, pra você Yeshua é ou não um deus?
Moshe foi Deus (ELOHIM) diante de faraó, assim como os juízes em Israel, e nem por isso eles podiam ser adorados, e veja que eles não eram Divinos.
Também não disse que Yeshua é uma Divindade, mas que Ele tem a Divindade Nele, por isso Ele é Divino.
Todos os atributos Divinos de Yeshua e todos os seus títulos, anunciados pelas Escrituras apontam para uma realidade = Ele é Divino, pois se não fosse, não teria estes atributos e nem os títulos.
Que presunção, eim?!"Você quer ir adiante? Ah, mas primeiro não esqueça de ler sobre o Credo Niceno ok!"
Os textos de Hebreus fazem referência ao Salmo 45, quer que eu coloque também quais os versos?
São os versos 6 e 7 deste mesmo Salmo...dê suas explicações, estaremos esperando.
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Olá , eu compartilho da opinião da divindade de Yeshua ser um dogma humano das pessôas que definiram o que a religião oficial do imperio romano considerava conveniente para sua unidade . Não serei pedante em ficar citando inumeras passagens das escrituras em que Yeshua deixa claro que ele foi enviado pelo Pai , e obviamente não é o proprio Pai e que retornando aos ceus ficaria à dextra do Pai , e que o Pai e enviou revestido (ungido) de Seu poder .
Dakis- Membro
- Mensagens : 4
Cidade : São paulo
País :
Inscrição : 02/12/2012
Religião :- Outros
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
para todos!
A Divindade de Yeshua nunca foi um dogma humano, e sim uma revelação das Escrituras.
O fato de Yeshua ser Divino não O faz igual a HaShem, mas se em Yeshua habita corporalmente a plenitude da Divindade (Colossenses 2:9), como Ele não seria Divino?
Se Yeshua tem a Divindade Nele, então a Sua Divindade jamais pode ser um dogma humano, ou romano, ou católico.
Olá Dakis!Dakis escreveu:
Olá , eu compartilho da opinião da divindade de Yeshua ser um dogma humano das pessôas que definiram o que a religião oficial do imperio romano considerava conveniente para sua unidade . Não serei pedante em ficar citando inumeras passagens das escrituras em que Yeshua deixa claro que ele foi enviado pelo Pai , e obviamente não é o proprio Pai e que retornando aos ceus ficaria à dextra do Pai , e que o Pai e enviou revestido (ungido) de Seu poder .
A Divindade de Yeshua nunca foi um dogma humano, e sim uma revelação das Escrituras.
O fato de Yeshua ser Divino não O faz igual a HaShem, mas se em Yeshua habita corporalmente a plenitude da Divindade (Colossenses 2:9), como Ele não seria Divino?
Se Yeshua tem a Divindade Nele, então a Sua Divindade jamais pode ser um dogma humano, ou romano, ou católico.
Convidad- Convidado
Divindade de YESHUA é bíblica e verdadeira, não dogma!
Prezados irmãos, não há qualquer fundamento irretorquível para denegar a divindade plena de YESHUA (plenamente Deus e plenamente Homem, sim! mas em razão precisa da sua missão redentora universal). De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia Sagrada testemunha a plenitude da divindade do Senhor YESHUA, bem como a sua perfeita comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Ao testemunho das Escrituras!
egidiofc- Membro
- Mensagens : 3
Idade : 69
Cidade : Porto Velho
País :
Inscrição : 28/04/2012
Religião :- Evangélico
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
O rosh Marcos Andrade Abrão, disse q Yeshua foi criado e nao gerado em um video, em outro ele disse q foi criado e gerado ao mesmo tempo, em um video ele usou uma parte do NT q diz, q Yeshua é o principio da criacao, vou deixar o link para os queridos amigos darem uma olhada nessa parte q ele fala: watch?v=lVESTXgqqUA ... expliquem o q voces estenderam na parte a partir de 8 minutos.
criado e gerado nao tem diferenca?
criado e gerado nao tem diferenca?
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
pessoal!
O que me intriga é que muita gente quando estava no cristianismo não prestava atenção nos textos biblicos e acabava caindo nos dogmas do paganismo que descontextualizou Yeshua, porém, agora estas pessoas entram na onda do judaismo e hoje estão negando os atributos e até mesmo a fé em Yeshua, e sabe o por quê?
Porquê nunca tiveram uma fé sólida, tudo não passava e não passa de uma fantasia religiosa. Precisam aprendere com os judeus de Beréia, que foram considerados excelentes e nobres por conferirem nas Escrituras se o que ensinavam realmente condizia com o contexto.
O que me intriga é que muita gente quando estava no cristianismo não prestava atenção nos textos biblicos e acabava caindo nos dogmas do paganismo que descontextualizou Yeshua, porém, agora estas pessoas entram na onda do judaismo e hoje estão negando os atributos e até mesmo a fé em Yeshua, e sabe o por quê?
Porquê nunca tiveram uma fé sólida, tudo não passava e não passa de uma fantasia religiosa. Precisam aprendere com os judeus de Beréia, que foram considerados excelentes e nobres por conferirem nas Escrituras se o que ensinavam realmente condizia com o contexto.
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
entao xan, vc pode me perguntar se eu acreditava em trindade, eu direi q nao, pois nao esta na biblia e eu mesmo sendo cristao protestante nao via o PAI, Yeshua e o espirito santo como 3 deuses ou 1 deus em 3, pois eu sempre vi e entendi q sao pessoas diferentes qr dizer 2 pois o espirito santo ja pode ser considerado parte de Deus aquele q uni Deus com as criaturas como Yeshua eh com Deus pelo poder do espirito santo, mas qndo eu adoro no meu templo adoro a Deus, clamo por Deus e eu agradeco em nome de Yeshua(Yeshua), mas como perguntei, gerar e criar nao sao coisas diferentes?
eu sou criatura de Deus logo preciso de algo pra ter algo de Deus, espirito santo, Yeshua foi gerado ja vem nele a divindade de Deus .. nao eh isso, nao existe diferenca entre os termos?
eu sou criatura de Deus logo preciso de algo pra ter algo de Deus, espirito santo, Yeshua foi gerado ja vem nele a divindade de Deus .. nao eh isso, nao existe diferenca entre os termos?
Convidad- Convidado
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Amigo, a divindade de Yeshua não é pagã sabe porque? Yeshua é comentado pela propia biblia como "mestre de obras" ele dava a ideia e YHWH com seu poder ilimitado executava e via que tudo isso era bom.
O SENHOR(YHWH) me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
Provérbios 8:22-30
Olhe para você ver Yeshua a 1 criação do Pai, agora falando sobre trindade é bem simples se você olhar:
Espirito Santo é = Força ativa de Deus, seu poder divino que através dele realiza suas coisas.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Atos 2:4
Yeshua o Messias o própio disse:
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:28
Agora YHWH:
[Salmo de Davi] Disse o SENHOR(YHWH) ao meu Senhor(Yeshua): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Salmos 110:1
Portanto, se já ressuscitastes com o Messias, buscai as coisas que são de cima, onde o Messias está assentado à destra de Deus.
Colossenses 3:1
espero que análise com carinho, a resposta. Yeshua é primogenito de tudo e Deus (YHWH) é o Deus supremo:
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:6-8.
E por ultimo:
Mas quero que saibais que o Messias é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de o Messias.
1 Coríntios 11:3
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em o Messias Yeshua,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte em uma estaca.
Filipenses 2:5-8
Yeshua existia em forma de Deus? sim Yeshua é espírito assim como o Pai e os anjos, ele deixou de ser espirito para viver como homem, ai você ja conhece a história.
O legal é, as pessoas falam que Yeshua não é santo, más Maria a sua mãe é santa, São Pedro, São Paulo e por ai vai os Santos.
O SENHOR(YHWH) me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
Provérbios 8:22-30
Olhe para você ver Yeshua a 1 criação do Pai, agora falando sobre trindade é bem simples se você olhar:
Espirito Santo é = Força ativa de Deus, seu poder divino que através dele realiza suas coisas.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Atos 2:4
Yeshua o Messias o própio disse:
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:28
Agora YHWH:
[Salmo de Davi] Disse o SENHOR(YHWH) ao meu Senhor(Yeshua): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Salmos 110:1
Portanto, se já ressuscitastes com o Messias, buscai as coisas que são de cima, onde o Messias está assentado à destra de Deus.
Colossenses 3:1
espero que análise com carinho, a resposta. Yeshua é primogenito de tudo e Deus (YHWH) é o Deus supremo:
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:6-8.
E por ultimo:
Mas quero que saibais que o Messias é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de o Messias.
1 Coríntios 11:3
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em o Messias Yeshua,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte em uma estaca.
Filipenses 2:5-8
Yeshua existia em forma de Deus? sim Yeshua é espírito assim como o Pai e os anjos, ele deixou de ser espirito para viver como homem, ai você ja conhece a história.
O legal é, as pessoas falam que Yeshua não é santo, más Maria a sua mãe é santa, São Pedro, São Paulo e por ai vai os Santos.
Brunonoway- Membro
- Mensagens : 22
Cidade : Belo Horizonte
País :
Inscrição : 20/02/2013
Religião :- Outros
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
Xan escreveu: pessoal!
O que me intriga é que muita gente quando estava no cristianismo não prestava atenção nos textos biblicos e acabava caindo nos dogmas do paganismo que descontextualizou Yeshua, porém, agora estas pessoas entram na onda do judaismo e hoje estão negando os atributos e até mesmo a fé em Yeshua, e sabe o por quê?
Porquê nunca tiveram uma fé sólida, tudo não passava e não passa de uma fantasia religiosa. Precisam aprendere com os judeus de Beréia, que foram considerados excelentes e nobres por conferirem nas Escrituras se o que ensinavam realmente condizia com o contexto.
Concordo !
Brunonoway- Membro
- Mensagens : 22
Cidade : Belo Horizonte
País :
Inscrição : 20/02/2013
Religião :- Outros
Re: Divindade de Yeshua é um dogma pagão
nao Xan, eu sempre tive a fé solida, so nao creio em trindade como muitos pregam, eu sei separar as coisas, eu creio em Yeshua existente antes da fundação do mundo, nao como muitos judeus messiânicos dizem q ele so existia na mente de Deus, q ele so veio a existir depois q o anjo do senhor revelou isso a Miriyam q ela iria gerar o filho de Deus, assim como no meio dos cristão a essa dificuldade no meio dos judeus messiânicos existe essa divisão, Yeshua já existia antes da fundação do mundo em um corpo divino ou so veio existir no seu nascimento, pois muito dizem q ele eh o principio da criação e tudo veio a existir por ele e para ele, se crer q era so no pensamento de Deus tudo q existe já esta predestinado na terra e q livre arbítrio nao existe, seria Deus mentiroso em dizer algo e nao for assim, nao creio q pessoas já nascem condenadas ou salvas, creio q Deus permite nascer para q todos possam ter a oportunidade de salvação, pois o homem se distanciou de Deus desde o começo e precisaria de alguém para resgata=los de novo, mas qm seria, Deus olhou do ceu e nao viu um justo, pois a desculpa da humanidade ate hoje(seguir as leis de Deus eh difícil), então ele enviou seu filho amado, o Unigenito o principio de tudo q existe para terra mostrar q um homem poderia cumprir os mandamentos do seu pai, por isso creio q ele teve q aprender a obediência pelo qual precisou padecer para resgatar a humanidade de volta para o eterno Deus Yahweh, pois como diz ele deixou aquela gloria q tinha com o pai dele onde os anjos e ele adorava a Deus, onde o pai olhava pra ele e dizia tu es meu filho e hoje eu te gerei la em salmos, q ele esvaziou a se mesmo tomando a forma de servo e nao de filho unigênito, pois mesmo ele estando em forma de Deus nos céus nao usurpou ser Deus isso q ninguém entende, pois se ele fosse Deus por q negaria ele mesmo, deveria dizer (mesmo sendo em forma de Deus nao usurpou ser ele mesmo) veja fica sem sentido dizer q ele eh o próprio Deus, isso q nao concordo dizer q o PAI o eterno Deus Yahweh eh Yeshua, e nem q eh o espirito santo, falei pra duas amigas o q sempre pensei e elas disseram q eu estou errado q elas irão orar por mim, pois eu estou sendo q nem os TJ negando a divindade de Yeshua mas nunca negei, so apenas nao concordo com a visão delas de 1 deus q se divide em 3 e qndo quer volta a ser 3 em 1, parece aquelas propagandas de venda, compre 1 deus e ganhe mais 2 rsrss, Yeshua em nenhum canto da bíblia diz q era Deus, mas sempre disse q seu pai tinha o enviado, q o pai dele era maior q ele, q ele e o pai eh um, assim como nós somos um em Yeshua, ele creem assim por q diz q os versículos de mateus foram acrescentado PAI, filho e espirito santo, mas nao vejo trindade ai, pois se as pessoas entendecem q nao se trada de três deuses e sim de seres seria mais fácil de entender, pois se eu creio q Deus é UM, Yeshua eh seu filho e o espirito santo eh o próprio Deus, mas são os dogmas romanos q ainda existem nas igrejas, outro versículo q as pessoas qrem dizer q existe trindade eh esse: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.1 João 5:7-8
site: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/5 ....... mas no mesmo site na versão católica diz: São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho. 1 João 5:7-8
http://www.bibliaonline.com.br/vc/1jo/5 ..... por q essa distorção para introduzir no meio da igreja de Yeshua a trindade em si 3 em 1, pois em uma tradução nao diz o q a outra diz...
site: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/5 ....... mas no mesmo site na versão católica diz: São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho. 1 João 5:7-8
http://www.bibliaonline.com.br/vc/1jo/5 ..... por q essa distorção para introduzir no meio da igreja de Yeshua a trindade em si 3 em 1, pois em uma tradução nao diz o q a outra diz...
Convidad- Convidado
Tópicos semelhantes
» A Divindade de Yeshua
» 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.
» Genealogia de Yeshua(Yeshua)
» Sétimo Dia - a promessa.
» Yeshua é um d'us ou D'us ??
» 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.
» Genealogia de Yeshua(Yeshua)
» Sétimo Dia - a promessa.
» Yeshua é um d'us ou D'us ??
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira
» 666
Seg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira
» Pena de morte para bandidos
Seg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon
» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi
» Apresente-se aqui
Qua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino
» Viver em Israel - Imigração
Dom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues
» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe
» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Ter Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza
» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Ter Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza
» Bnei Noach
Ter Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza