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Apostolo Paulo
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Re: Apostolo Paulo
olá Diego
Efésios 2;8,9 O apóstolo Paulo foi o maior pregador da salvação pela fé no Messias ,e nunca através das obras.
um abraço:vicente
Efésios 2;8,9 O apóstolo Paulo foi o maior pregador da salvação pela fé no Messias ,e nunca através das obras.
um abraço:vicente
vicente- Membro
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Re: Apostolo Paulo
amigos
Se somente a fé justifica o homem, logo, todos os idolatras que confessam Yeshua serão salvos.
Se a salvação é mediante a fé semas obras, conforme ensina a doutrina "cristã", então perguntamos?
Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo? (Tiago 2:14)
Vide contexto geral do capitulo e contextualise com o conteudo geral biblico sem contradize-lo, por gentileza.
Se somente a fé justifica o homem, logo, todos os idolatras que confessam Yeshua serão salvos.
Se a salvação é mediante a fé semas obras, conforme ensina a doutrina "cristã", então perguntamos?
Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo? (Tiago 2:14)
Vide contexto geral do capitulo e contextualise com o conteudo geral biblico sem contradize-lo, por gentileza.
Re: Apostolo Paulo
Nobre Leite...
Saiba que vc é uma das pessoas, dos muitos fóruns que participo, que muito estimo.
Veja:
A Questão da Graça é uma das coisas muito mal explicada pela teologia.
Veja que Graça do grego significa favor imerecido.
A Palavra Graça está intimamente ligada a salvação no contexto geral biblico, nessa ligação temos que Graça é a salvação imerecida.
O que seria uma salvação imerecida?
É a quela que recebemos sem sermos merecedores, ou seja, por mais que nos esforçemos ainda não teriamos direito, é por isso que Paulo se considera um miserável. TUDO; TUDO que possamos fazer de bom ainda sim seria insuficiente para obtermos o perdão de YHWH. Temos também posto nas Escrituras que não são obras que salvam o homem, temos também que a Torah tem apenas a função de nos orientar do que é bom e do que é mal, sendo que fica imposibilitada de salvar o homem natural já que esse herda o pecado. O único que pôde ser salvo pela Torah foi o Messias, já que seu nascimento foi de forma atipíca. O sácrificio vicário foi aceito por YHWH porque não houve quebra dos mandamentos, por isso a justiça do Messias foi na Torah , enquanto a nossa é no Sangue derramado.
Compreendendo que a Salvação é única exclusivamente realizavel pelo sácrificio de Yeshua percebemos que não há mérito em nós, e sim em YHWH, pois foi Ele que por sua miséricordia criou uma maneira legal para a salvação da humanidade (Jo 3:16)e no mais, foi Seu Filho que se sacrificou.
Sendo uma maneira legal de nos conceder a Salvação, existe regras para tal, e essas regras ainda sim é Graça, YHWH nos dá dispositivos (dons) para nos beneficiarmos da Salvação. YHWH nos dá a fé, veja que a fé age em dois sentido tanto nos salvando quanto nos condenamos. Que isso Diego? Isso mesmo, para nos salvarmos prescisamos aplicar a fé crendo e praticando atos de justiças para validar tal fé, contudo ainda podemos ter a fé de não crer na salvação ai optamos em não fazer parte do Reino. Lembro ao Irmão que fé é a certeza das coisas, então o ímpio que não cree em Yeshua tem a fé , certeza que Yeshua não pode salvar.
A fé que temos vem de YHWH, não parte de nós, por isso que a salvação é MEDIANTE a fé NO SÁCRIFICIO, a Fé não é o sácrificio , mas uma das regras do favor imerecido (Graça), é através do dom da fé que recebemos mesmo sem merecer (outra vez a Graça) é que temos a oprtunidade de nos ligarmos a YHWH por conta da Sua miséricordia (mais uma vez Graça).
Então amado Leite somos salvos não porque somos justos ou poque cumprimos a Torah ou ainda porque temos fé, mas sim porque YHWH na Sua miséricordia quer salvar isso é a Graça biblica. A Salvação vem de YHWH e não existe um justo sequer (fora o Messias).
Falamos de salvação em meio a Graça, mas então qual os beneficios da salvação?
O Fato de não irmos morar no Céu naõ desqualifica a Salvação, pelo contrário enaltece. O Céu deve ser um lugar muito bonito, contudo quando YHWH criou a Terra Ele viu que era igualmente bom e belo e fez o homem despojar de todos os prazeres terreno. A salvação é justamente a revitalização daquela primeira Terra, é justamente a purificação de todas as coisas apartir da moralidade humana. A purificação do homem é a grande salvação e ainda de quebra todas as bençãos do Édem nos serão agraciadas. Então em nada me frusto em não morar no céu que é o Trono de YHWH, pois é assim que YHWH quer.
A benção da graça salvadora será dada a todos no último dia, aos que estiverem vivos sendo transformados e aos que estiverem mortos a ressurreição em corpos revitalizados.
Todas as bençãos em nada depende de nós, tudo vem de YHWH, por isso é um favor imerecido.
A graça biblica jamais poderia ir contra a Torah, porque a pópria Torah é Graça, é um favor que YHWH nos deu para que nós pudessemos nos achegar a Ele através do regulamento que Ele mesmo criou, muito embora não merecessemos.
Portanto findo dizendo que não é fé que salva, não é as obras, não é a Torah, mas YHWH através de Seu Filho através do favor imerecido (Graça), mediante a Fé e não a fé em si.
Forte Abraço
Diego
Saiba que vc é uma das pessoas, dos muitos fóruns que participo, que muito estimo.
Veja:
A Questão da Graça é uma das coisas muito mal explicada pela teologia.
Veja que Graça do grego significa favor imerecido.
A Palavra Graça está intimamente ligada a salvação no contexto geral biblico, nessa ligação temos que Graça é a salvação imerecida.
O que seria uma salvação imerecida?
É a quela que recebemos sem sermos merecedores, ou seja, por mais que nos esforçemos ainda não teriamos direito, é por isso que Paulo se considera um miserável. TUDO; TUDO que possamos fazer de bom ainda sim seria insuficiente para obtermos o perdão de YHWH. Temos também posto nas Escrituras que não são obras que salvam o homem, temos também que a Torah tem apenas a função de nos orientar do que é bom e do que é mal, sendo que fica imposibilitada de salvar o homem natural já que esse herda o pecado. O único que pôde ser salvo pela Torah foi o Messias, já que seu nascimento foi de forma atipíca. O sácrificio vicário foi aceito por YHWH porque não houve quebra dos mandamentos, por isso a justiça do Messias foi na Torah , enquanto a nossa é no Sangue derramado.
Compreendendo que a Salvação é única exclusivamente realizavel pelo sácrificio de Yeshua percebemos que não há mérito em nós, e sim em YHWH, pois foi Ele que por sua miséricordia criou uma maneira legal para a salvação da humanidade (Jo 3:16)e no mais, foi Seu Filho que se sacrificou.
Sendo uma maneira legal de nos conceder a Salvação, existe regras para tal, e essas regras ainda sim é Graça, YHWH nos dá dispositivos (dons) para nos beneficiarmos da Salvação. YHWH nos dá a fé, veja que a fé age em dois sentido tanto nos salvando quanto nos condenamos. Que isso Diego? Isso mesmo, para nos salvarmos prescisamos aplicar a fé crendo e praticando atos de justiças para validar tal fé, contudo ainda podemos ter a fé de não crer na salvação ai optamos em não fazer parte do Reino. Lembro ao Irmão que fé é a certeza das coisas, então o ímpio que não cree em Yeshua tem a fé , certeza que Yeshua não pode salvar.
A fé que temos vem de YHWH, não parte de nós, por isso que a salvação é MEDIANTE a fé NO SÁCRIFICIO, a Fé não é o sácrificio , mas uma das regras do favor imerecido (Graça), é através do dom da fé que recebemos mesmo sem merecer (outra vez a Graça) é que temos a oprtunidade de nos ligarmos a YHWH por conta da Sua miséricordia (mais uma vez Graça).
Então amado Leite somos salvos não porque somos justos ou poque cumprimos a Torah ou ainda porque temos fé, mas sim porque YHWH na Sua miséricordia quer salvar isso é a Graça biblica. A Salvação vem de YHWH e não existe um justo sequer (fora o Messias).
Falamos de salvação em meio a Graça, mas então qual os beneficios da salvação?
O Fato de não irmos morar no Céu naõ desqualifica a Salvação, pelo contrário enaltece. O Céu deve ser um lugar muito bonito, contudo quando YHWH criou a Terra Ele viu que era igualmente bom e belo e fez o homem despojar de todos os prazeres terreno. A salvação é justamente a revitalização daquela primeira Terra, é justamente a purificação de todas as coisas apartir da moralidade humana. A purificação do homem é a grande salvação e ainda de quebra todas as bençãos do Édem nos serão agraciadas. Então em nada me frusto em não morar no céu que é o Trono de YHWH, pois é assim que YHWH quer.
A benção da graça salvadora será dada a todos no último dia, aos que estiverem vivos sendo transformados e aos que estiverem mortos a ressurreição em corpos revitalizados.
Todas as bençãos em nada depende de nós, tudo vem de YHWH, por isso é um favor imerecido.
A graça biblica jamais poderia ir contra a Torah, porque a pópria Torah é Graça, é um favor que YHWH nos deu para que nós pudessemos nos achegar a Ele através do regulamento que Ele mesmo criou, muito embora não merecessemos.
Portanto findo dizendo que não é fé que salva, não é as obras, não é a Torah, mas YHWH através de Seu Filho através do favor imerecido (Graça), mediante a Fé e não a fé em si.
Forte Abraço
Diego
Última edição por Diego em Qua Jan 13, 2010 12:34 am, editado 1 vez(es)
Re: Apostolo Paulo
A vida eterna começa aqui na terra
vida abundante em Ha Mashiach ( O Messias)
vida abundante em Ha Mashiach ( O Messias)
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Diego disse:
A graça biblica jamais poderia ir contra a Torah, porque a pópria Torah é Graça, é um favor que YHWH nos deu para que nós pudessemos nos achegar a Ele através do regulamento que Ele mesmo criou, muito embora não merecessemos.
Portanto findo dizendo que não é fé que salva, não é as obras, não é a Torah, mas YHWH através de Seu Filho através do favor imerecido (Graça), mediante a Fé e não a fé em si.
Boa explicação Diego! Glória seja dada a HaShem!!
Um abraço,
Tatiana Calado
A graça biblica jamais poderia ir contra a Torah, porque a pópria Torah é Graça, é um favor que YHWH nos deu para que nós pudessemos nos achegar a Ele através do regulamento que Ele mesmo criou, muito embora não merecessemos.
Portanto findo dizendo que não é fé que salva, não é as obras, não é a Torah, mas YHWH através de Seu Filho através do favor imerecido (Graça), mediante a Fé e não a fé em si.
Boa explicação Diego! Glória seja dada a HaShem!!
Um abraço,
Tatiana Calado
Re: Apostolo Paulo
Como você pode sem fé alcançar a graça?
sem fé é impossivel agradar a YHWH
não existe só graça pela graça
não
se não houver arrependimento também não há graça
sem fé é impossivel agradar a YHWH
não existe só graça pela graça
não
se não houver arrependimento também não há graça
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Leite....
Se é YHWH que nos dá a fé, então não temos mérito. A fé é como um presente, ninguém recebendo um presente pagará por ele, assim são as coisas que YHWH nos dá nunca poderemos pagar por elas.
A fé é Graça (favor imerecido), recebemos sem merecer (Ef 2:4,5), só temos fé porque YHWH teve misericordia e nós dá pelo seu querer (v.4 e 8b).
Então Leite recebemos a graça da salvação mediante a graça da fé, embora te pareça estranho, mas é assim mesmo.
Se soltarmos essa frase da maneira que ela se encontra vamos contra as Escrituras. Entenda:
O arrependimeto é um sentimento humano, assim como a fé, se colocarmos esses sentimentos como a salvação fatalmente estaremos dizendo que somos salvos por alguma coisa que podemos fazer (obras) e isso não é verdade, somos salvos porque YHWH quiz nos salvar, é mérito Dele, nínguém pode se gloriar.
Assim como a fé, o arrependimento também não parte de nós, é algo motivado por YHWH em nossos corações através de Seu Espírito Consolador (jo 14:17, 16:8,13).
É por isso que Paulo fala : "não vem de obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:9)
Somos salvos porque YHWH quer nos salvar e ponto final.
Forte abraço.
Diego.
Quem nos dá a Fé ? Ef 2:8bComo você pode sem fé alcançar a graça?
Se é YHWH que nos dá a fé, então não temos mérito. A fé é como um presente, ninguém recebendo um presente pagará por ele, assim são as coisas que YHWH nos dá nunca poderemos pagar por elas.
A fé é Graça (favor imerecido), recebemos sem merecer (Ef 2:4,5), só temos fé porque YHWH teve misericordia e nós dá pelo seu querer (v.4 e 8b).
Então Leite recebemos a graça da salvação mediante a graça da fé, embora te pareça estranho, mas é assim mesmo.
se não houver arrependimento também não há graça
Se soltarmos essa frase da maneira que ela se encontra vamos contra as Escrituras. Entenda:
O arrependimeto é um sentimento humano, assim como a fé, se colocarmos esses sentimentos como a salvação fatalmente estaremos dizendo que somos salvos por alguma coisa que podemos fazer (obras) e isso não é verdade, somos salvos porque YHWH quiz nos salvar, é mérito Dele, nínguém pode se gloriar.
Assim como a fé, o arrependimento também não parte de nós, é algo motivado por YHWH em nossos corações através de Seu Espírito Consolador (jo 14:17, 16:8,13).
É por isso que Paulo fala : "não vem de obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:9)
Somos salvos porque YHWH quer nos salvar e ponto final.
Forte abraço.
Diego.
Última edição por Diego em Qui Jan 14, 2010 3:07 pm, editado 1 vez(es)
Re: Apostolo Paulo
arrependimento não são obras
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
e fé não cai do céu em cima de ninguém
tem que pedir fé e tem que ter pra pedir
tem que pedir fé e tem que ter pra pedir
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
olá a todos
Romanos 10:4Porque o fim(o término) da lei (as observanças) é Ha Mashiach ( O Messias) para todo aquele(tanto os judeus como os gentios) que crê.
um abraço: vicente
Romanos 10:4Porque o fim(o término) da lei (as observanças) é Ha Mashiach ( O Messias) para todo aquele(tanto os judeus como os gentios) que crê.
um abraço: vicente
vicente- Membro
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Re: Apostolo Paulo
olá a todos
Romanos 7;7 deve ser entendido ao contexto v10 -13 tornou em morte ou condenação o v 7 Paulo como judeu conheceu o pecado pela lei dos dez 11 enganou e matou ele , v6 Mas agora estamos livres da lei pois morremos para aquilo em que estavámos retidos para sirvamos em novidade de espirito ,e não na velhice da letra (os dez) se duvidar confirir II Corintios 3:6 V7 diz do ministério da morte (os dez mandamentos) gravados com letras em pedras.
um abraço: vicente
Romanos 7;7 deve ser entendido ao contexto v10 -13 tornou em morte ou condenação o v 7 Paulo como judeu conheceu o pecado pela lei dos dez 11 enganou e matou ele , v6 Mas agora estamos livres da lei pois morremos para aquilo em que estavámos retidos para sirvamos em novidade de espirito ,e não na velhice da letra (os dez) se duvidar confirir II Corintios 3:6 V7 diz do ministério da morte (os dez mandamentos) gravados com letras em pedras.
um abraço: vicente
vicente- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Vicente
Pergunto:
Onde está a lógica de YHWH retirar o povo de Israel do Egito e amaldiçoa-lo no Sinai com os 10 Mandamentos?
Se os Dez mandamentos são considerados a Lei do pecado, então concluimos que devemos fazer o contrario do que está escrito, certo?
YHWH determinou que pecássemos.
Bom, segundo a teologia apresentada pelo Vicente entendemos que YHWH determinou a Lei do Pecado, poi a Torah é pecado, então, o correto é fazermos justamente o contrário do que YHWH determinou para podermos estar de acordo com a vontade do Senhor, logo, a teologia "cristã" nos explica a verdadeira forma de observar os 10 mandamentos, vejamos:
1) Terás outros deuses além de mim.
2) Farás para ti ídolos.
3) Tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu YHWH.
4) Não lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
5) Não honrar pai e mãe.
6) Assassinarás
7) Adulterarás
8) Furtarás / roubarás / sonegarás.
9) Darás falso testemunho contra o teu próximo.
10) Cobiçarás os pertences de teu próximo.
Segundo as palavras do apostolo Paulo, devemos estar livres é da lei do pecado (Romanos 7:25 / ver tbem. I João 3:4), que é contraria a Torah, pois a Torah nunca foi a lei do pecado, mas sim conhecemos o pecado mediante ela.
... tendo em vista que a Lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e rebeldes, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, ... I Timoteo 1:9
Pergunto:
Onde está a lógica de YHWH retirar o povo de Israel do Egito e amaldiçoa-lo no Sinai com os 10 Mandamentos?
Se os Dez mandamentos são considerados a Lei do pecado, então concluimos que devemos fazer o contrario do que está escrito, certo?
YHWH determinou que pecássemos.
Bom, segundo a teologia apresentada pelo Vicente entendemos que YHWH determinou a Lei do Pecado, poi a Torah é pecado, então, o correto é fazermos justamente o contrário do que YHWH determinou para podermos estar de acordo com a vontade do Senhor, logo, a teologia "cristã" nos explica a verdadeira forma de observar os 10 mandamentos, vejamos:
1) Terás outros deuses além de mim.
2) Farás para ti ídolos.
3) Tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu YHWH.
4) Não lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
5) Não honrar pai e mãe.
6) Assassinarás
7) Adulterarás
8) Furtarás / roubarás / sonegarás.
9) Darás falso testemunho contra o teu próximo.
10) Cobiçarás os pertences de teu próximo.
Segundo as palavras do apostolo Paulo, devemos estar livres é da lei do pecado (Romanos 7:25 / ver tbem. I João 3:4), que é contraria a Torah, pois a Torah nunca foi a lei do pecado, mas sim conhecemos o pecado mediante ela.
... tendo em vista que a Lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e rebeldes, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, ... I Timoteo 1:9
Última edição por Xan em Qui Jan 14, 2010 6:11 pm, editado 2 vez(es)
Re: Apostolo Paulo
vicente escreveu:olá a todos
Romanos 10:4Porque o fim(o término) da lei (as observanças) é Ha Mashiach ( O Messias) para todo aquele(tanto os judeus como os gentios) que crê.
um abraço: vicente
Romanos 10:4 refere-se a lei do pecado e não a Torah.
Re: Apostolo Paulo
Eita Xan....
As Dez Palvras ao contrário , foi o cúmulo do cúmulo, mas a ideia de quem Diz que a Torah é a leí do pecado é mesmo essa...
Forte abraço.
As Dez Palvras ao contrário , foi o cúmulo do cúmulo, mas a ideia de quem Diz que a Torah é a leí do pecado é mesmo essa...
Forte abraço.
Re: Apostolo Paulo
aqui tá 8 ou 80
Acho que não foi bem isso que Vicente falou
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Paulo certa vez disse:
Falo por mim, não é YHWH, mas opinião pessoal, sobre determinado assunto
depois disse não vivo eu mas Ha Mashiach ( O Messias) vive em mim
Ora se ele já não vivia, porque ficou dando opinião pessoal?
pois os seus escritos as vezes deixam jovens confusos quanto
ao casamento, sua opinião pessoal para mim atrapalhou
shalom
Falo por mim, não é YHWH, mas opinião pessoal, sobre determinado assunto
depois disse não vivo eu mas Ha Mashiach ( O Messias) vive em mim
Ora se ele já não vivia, porque ficou dando opinião pessoal?
pois os seus escritos as vezes deixam jovens confusos quanto
ao casamento, sua opinião pessoal para mim atrapalhou
shalom
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Xan escreveu:
Segundo as palavras do apostolo Paulo, devemos estar livres é da lei do pecado (Romanos 7:25 / ver tbem. I João 3:4), que é contraria a Torah, pois a Torah nunca foi a lei do pecado, mas sim conhecemos o pecado mediante ela.
... tendo em vista que a Lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e rebeldes, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, ... I Timoteo 1:9
Seu comentário está perfeito Xan. A Torah realmente não pode ser a lei do pecado, aliás, não creio que haja uma 'lei do pecado', acredito que o que o apóstolo quis expressar é como se fosse 'viver sem lei', acabar vez ou outra caindo em transgressão. E só pra complementar, reiterando o que você já disse:
Rom 7:7
Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o
pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a
lei não dissesse: Não cobiçarás.
haShaliach- Membro
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Re: Apostolo Paulo
Jefté....
A quem falas e porque generalisas?
Uma coisa é certa, Paulo não é o meu Messias. Paulo é submisso ao mesmo Senhor que eu, portanto não pode o contradizer. Paulo tbm não pode e tbm não tem o direito de contradizer a si mesmo. Devemos harmonizar os escritos de Paulo primeiramente com as orientações de Yeshua e depois com seus próprio escritos.
Afora a interpretação de vocês que é a terceira abaixo, o que vocês pensam das outras???
A quem falas e porque generalisas?
Uma coisa é certa, Paulo não é o meu Messias. Paulo é submisso ao mesmo Senhor que eu, portanto não pode o contradizer. Paulo tbm não pode e tbm não tem o direito de contradizer a si mesmo. Devemos harmonizar os escritos de Paulo primeiramente com as orientações de Yeshua e depois com seus próprio escritos.
Re: Apostolo Paulo
pessoal
Pedro dá uma recomendação muito importante, vejamos:
... Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Pedro dá uma recomendação muito importante, vejamos:
... Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
II Pedro 3:16
Re: Apostolo Paulo
Nem sei mais do que estamos falando
parece que misturou os assuntos
mas tá tudo dentro do topico
pois falamos sobre Paulo
shalom
parece que misturou os assuntos
mas tá tudo dentro do topico
pois falamos sobre Paulo
shalom
Leite de Oliveira- Membro
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