Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?
+2
Leite de Oliveira
Diego Yo'ets
6 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?
Xan escreveu:Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?
Well
O sacrificio de Yeshua foi simbolizado através do pedido de Adonai a Avraham, quando o Eterno pediu que Itzchak fosse sacrificado, porém, posteriormente Adonai providenciou um cordeiro que substituiria Itzchak até que chegasse o tempo que se cumpriria o capitulo 53 de Isaias, que aponta para o sacrifício de um homem que levaria sobre sí a culpa da humanidade.
No judaísmo ensina-se que este capitulo se refere ao povo de Israel e seu sofrimento, porém a realidade contextual é outra, que demonstra claramente que se tratava de um homem, e não um povo.
YHWH não queria que o povo, usasse o sacrificio humano, como um meio de adoração a Ele como os demais povos faziam com seus deuses, porque esse não era o prazer dele, até porque a principal criação de YHWH, não havia sido criada para servir em morte mas em vida, por causa do pecado a morte veio como consequência(partindo do pensamento do Diego) e para desfazer o poder do pecado e morte trazidos pela desobediencia humana, então isso só poderia ser feito tirando o mal pela raíz, o homem, certo? Mas, YHWH não queria destruir o homem...
O primeiro Adão com a desobediência trouxe a morte, o último sem pecado algum, trouxe a vida e justificou a todos...
Em cima de Yeshua C risto ( O Messias), YHWH descarregou toda sua ira, pela desobediencia humana, realmente, tem lógica, não foi por causa dos animais que o mundo mergulhou no pecado e sim por causa do homem...
É...infelizmente o homem continua pecando e desprezando Yeshua C risto ( O Messias).
Outro coisa agora....
Sobre a filha de Jefté, dizem (pregadores, pastores, ensinadores) que os judeus usam o termo lamentação apenas para morte, daí interpretam que a moça tenha sido sacrificada, esta informação é verdadeira?
Prisca- Desativado
Inscrição : 12/02/2009
- Comentário do haShaliach, clique aqui:
Diego
hehehe... é que estão fazendo comentários nas respostas que em mim tem sucitado ainda mais perguntas relacionadas!
Mas veja só, como o Xan mesmo disse acima (...YHVH não determinou, logo em seguida, que Moshê oferecesse sacrifícios (Jeremias 7: 21-23)), o profeta Jeremias afirma que "Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do
Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou
sacrifícios." (Jer 7:22)
A frase de Jeremias ficou, a meu ver, um pouco controversa pois como vemos em nossa divisão da Torah em capítulos e versículos que sempre inicia-se com frases do tipo "E falou mais o Senhor a Moisés dizendo:..." ou "E disse mais o Senhor a Moisés:...", enfim, fato curioso esse!
- Comentário do Diego, clique aqui:
Vixe agora que eu vi esse comentário...
Bem não sei o que o Xam quiz dizer, mas eu entendo pelas Escrituras que as Leis dos Holocaustos nunca poderia ter saido da motivação de Moshe, porque esse era um simbolismo que já apontava ao Messias, mesmo antes da entrega da Torah, Primeiro em Gn 3:21, passando por Gn 4:4 e chegando no Sinai (Exodo 19:22 e 24).
O que Jeremias disse é que YHWH nunca ordenou que o povo pecasse para poder sacrificar, antes fosse obediente para que não precisase de tal. Veja que no vers 20 D'us está aborrecido com os pecados do povo e no vers 21 fica claro que as ofertas continuavam sendo feita porém o povo simplesmente estava se reunindo para fazer um bom churrasco, pois D'us não estava aceitando as ofertas e no vers 22 fica claro que não foi essa instrução que YHWH ensinou no pé do Sinai acerca dos holocaustos, onde eles seriam aceitos para expiação e não churrasquinho.
Assim entendo.
Adonay.
- Comentário do Xan, clique aqui:
O que eu quiz dizer, e o que está escrito é que quando YHWH deu os "dez mandamentos" Ele não determinou que fosse sacrificado nenhum animal para que seu sangue fosse aspergido no povo, como fez Moshê (Êxodo 24:8).
Não podemos nos esquecer que a base fundamental, o princípio de toda a constituinte divina expressada na Torah está totalmente fundamentada nos dez mandamentos e são somente estes mandamentos que se encontravam dentro da arca da aliança, enquanto que o livro que continha as outras ordenanças ficava do lado de fora (Deut. 31:26) da arca, mas dentro do santo dos santos.
Inicialmente YHWH escreveu com o proprio dedo as dez palavras e as entregou a Moshê (Êxodo 31:18) sendo que os outros preceitos foram dados durante um período de tempo que pode ter levado alguns dias, agora, querer dizer que as 613 mitsvot foram ditadas e escritas na mesma hora é forçar a barra e contradizer outros textos, como o de Jeremias que eu citei.
...
Concordo que a entrega da Torah foi feita de forma progressiva, mas a questão sacrificial não saiu da mente de Moshe, mas sim da Boca de D'us, assim como está escrito em Ex 20:24.
Diego escreveu:
...
Concordo que a entrega da Torah foi feita de forma progressiva, mas a questão sacrificial não saiu da mente de Moshe, mas sim da Boca de D'us, assim como está escrito em Ex 20:24.
Pois é, ninguém aqui está afirmando que não foi YHWH quem determinou a lei do sacrifício, mas o que está comprovado biblicamente é que tal lei não foi dada em conjunto inicial com os 10 mandamentos, ou seja, Moshê recebeu as tabuas da Torah, depois quebrou e teve que reescrever e desceu do Sinai para instruir tais mandamentos ao povo e imediatamente apos ter lido ele matou um animal e asperigu o sangue sobre a tábua e sobre o povo, só que até ali não consta nenhuma evidência de YHWH ter mandado Moshê realizar aquele sacrificio, ele apenas serviu como um pacto entre o povo e YHWH.
Vejamos a concordância biblica:
Jeremias 7:21-23
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o YHWH de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Pois eu nada disse a vossos pais, no dia em que vos tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso YHWH, e vós sereis o meu povo. Andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. (ver - Deut. 4:40)
Somente no capitulo 5 de Deut. é que Moshê inicia a leitura dos 10 mandamentos, concluimos então que até o tempo em que Moshê leu os 10 madamentos e sacrificou o primeiro animal para o pacto, não havia determinação divina quanto ao sacrifício de animais, logo, tal sacrificio foi somente um pacto, que fique bem claro isso.
Xan....
Bem agora as coisas estão se encaixando melhor.
No momento da saÍda do Egito, nenhuma orientação foi dada a cerca dos Holocaustos segundo os padrões da Torah, contudo os sacrifícios já eram conhecidos, Vemos D'us sacrificando animais, para tirar suas peles, vemos Abel ofertando, vemos Avraham quase sacrifícando Yitzchak, e sacrifícando o cordeiro etc..
Mas ainda não posso concordar que Moshe acertou sem querer, pois a Bíblia não deixa assim paracer, antes ela revela que a ordem sacrificial saiu da boca de YHWH ainda no pé do Sinai tão quando ainda se estava ali, antes de Moshe sacrificar.
Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. Ex: 20: 24.
Bem agora as coisas estão se encaixando melhor.
No momento da saÍda do Egito, nenhuma orientação foi dada a cerca dos Holocaustos segundo os padrões da Torah, contudo os sacrifícios já eram conhecidos, Vemos D'us sacrificando animais, para tirar suas peles, vemos Abel ofertando, vemos Avraham quase sacrifícando Yitzchak, e sacrifícando o cordeiro etc..
Mas ainda não posso concordar que Moshe acertou sem querer, pois a Bíblia não deixa assim paracer, antes ela revela que a ordem sacrificial saiu da boca de YHWH ainda no pé do Sinai tão quando ainda se estava ali, antes de Moshe sacrificar.
Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. Ex: 20: 24.
Diego
Exatamente!
A lei do sacrifício foi promulgada posteriormente, isto é, tal lei foi publicada com todos os requisitos necessários para torna-la executória quando o YHWH foi ditando as demais leis da constituinte (conjunto de leis) expressadas na Torah.
Aquele sacrificio inicial de Moisés serviu de pacto e consagração do povo, conforme lemos em Hebreus 9:18-20 que diz:
É por isso que nem a primeira aliança foi consagrada sem sangue. Havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que YHWH ordenou para vós.
Exatamente!
A lei do sacrifício foi promulgada posteriormente, isto é, tal lei foi publicada com todos os requisitos necessários para torna-la executória quando o YHWH foi ditando as demais leis da constituinte (conjunto de leis) expressadas na Torah.
Aquele sacrificio inicial de Moisés serviu de pacto e consagração do povo, conforme lemos em Hebreus 9:18-20 que diz:
É por isso que nem a primeira aliança foi consagrada sem sangue. Havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que YHWH ordenou para vós.
Xan escreveu: Depois que o povo recebeu as dez palavras (asseret haDibrot = dez mandamentos), YHVH não determinou, logo em seguida, que Moshê oferecesse sacrifícios (Jeremias 7: 21-23), aquele foi um ato espontâneo de Moshê, porém acabou gerando a lei dos sacrificios e ofertas pelos pecados por determinação do Altíssimo.
Xan...
É com o que está em vermelho qque eu não posso concordar.
Realmente na saída do Egito não foi dada Lei alguma, contudo o sacrifício realizado por Moshe não foi espontâneo foi uma ordenança divina.
O texto abaixo foi dito por D'us antes do sacrifício, três meses e três dias depois da saida do Egito no mesmo dia que entregou uma parte da Torah oral (não é Talmud) que está incluso os asseret haDibrot :
Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. Ex: 20: 24.(conf desde o cap 19)
Depois de algum tempo foi entregue outra parte da Torah oral e em seguida as pedras com as Aseret Devarim (Ex 24:12, e 31:18).
Portanto todo sacríficio foi ordenado por YHWH, inclusive o da aliança.
* Toral oral = compilação e explicação de todas as Leis, dada por YHWH e relatada nas Escrituras.
...
Diego
Existe um segredinho que não podemos deixar passarm em branco, ou seja, em Exodo 20:1-17 nós encontramos Moshê transmitindo os 10 mandamentos ao povo, ok?
Agora preste atenção no versículo 21 e veja que depois que Moisés leu os 10 madamentos ele voltou ao monte, ou seja, "... O povo permaneceu em pé de longe, enquanto Moisés se chegou às densas trevas, onde YHWH estava. ..."
Se Moshê retornou ao local onde YHWH estava, fica claro que o versículo 24 foi dito depois que Moisés retornou novamente ao Monte, isto é, a ordenação especificada da contrução dos tipos de altar (terra ou pedra) somente foi dada a partir do segundo ou terceiro contato que teve Moshê com YHWH, e não inicialmente quando recebeu os 10 mandamentos.
Agora, se vc analisar a profecia de Jeremias, verás que ela está direcionada a este primeiro período que se deu até a leitura dos 10 mandamentos e o retorno de Moisés pela segunda (**ou terceira) vez ao monte, ou seja, até alí não havia lei especifica de sacrifícios, que somente foi dita a partir da segunda (** ou terceira) ida de Moshe a presença do Altíssimo.
Creio que me expressei mal na explicação, pois o sacrificio feito por Moisés foi uma determinação posterior de YHWH, isto é, depois que o livro da Torah ja havia sido outorgado (Exodo 24:7) é que Moisés mandou sacrificar os animais para a consagração do livro e do povo.
** Quando digo terceira vez, devo ao fato de estar considerando a primeira vez que Moshê recebeu as tabuas da aliança escrita pelo dedo de YHWH, que foi quebrada por Moisés, logo, creio que literalmente foi a partir da terceira vez que Moshê se apresentou diante de YHWH foi que as demais leis foram determinadas.
Existe um segredinho que não podemos deixar passarm em branco, ou seja, em Exodo 20:1-17 nós encontramos Moshê transmitindo os 10 mandamentos ao povo, ok?
Agora preste atenção no versículo 21 e veja que depois que Moisés leu os 10 madamentos ele voltou ao monte, ou seja, "... O povo permaneceu em pé de longe, enquanto Moisés se chegou às densas trevas, onde YHWH estava. ..."
Se Moshê retornou ao local onde YHWH estava, fica claro que o versículo 24 foi dito depois que Moisés retornou novamente ao Monte, isto é, a ordenação especificada da contrução dos tipos de altar (terra ou pedra) somente foi dada a partir do segundo ou terceiro contato que teve Moshê com YHWH, e não inicialmente quando recebeu os 10 mandamentos.
Agora, se vc analisar a profecia de Jeremias, verás que ela está direcionada a este primeiro período que se deu até a leitura dos 10 mandamentos e o retorno de Moisés pela segunda (**ou terceira) vez ao monte, ou seja, até alí não havia lei especifica de sacrifícios, que somente foi dita a partir da segunda (** ou terceira) ida de Moshe a presença do Altíssimo.
Creio que me expressei mal na explicação, pois o sacrificio feito por Moisés foi uma determinação posterior de YHWH, isto é, depois que o livro da Torah ja havia sido outorgado (Exodo 24:7) é que Moisés mandou sacrificar os animais para a consagração do livro e do povo.
** Quando digo terceira vez, devo ao fato de estar considerando a primeira vez que Moshê recebeu as tabuas da aliança escrita pelo dedo de YHWH, que foi quebrada por Moisés, logo, creio que literalmente foi a partir da terceira vez que Moshê se apresentou diante de YHWH foi que as demais leis foram determinadas.
êta olho de águia!!
haShaliach- Membro
País :
Inscrição : 06/01/2010
Xandão.....,
Exatamente, foi uma má expressão que deixou a entender que Moshe sacrificou animais por motivação própria e posteriormente YHWH se agradando da oferta estipulou que assim havia de haver.
Já que foi apenas uma má expressão, cremos igual pois é fato que a Torah foi entregue em parcelas, contudo o sácrificio foi somente após ordenação.
Adonay.
Exatamente, foi uma má expressão que deixou a entender que Moshe sacrificou animais por motivação própria e posteriormente YHWH se agradando da oferta estipulou que assim havia de haver.
Já que foi apenas uma má expressão, cremos igual pois é fato que a Torah foi entregue em parcelas, contudo o sácrificio foi somente após ordenação.
Adonay.
Página 2 de 2 • 1, 2