Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

+2
Leite de Oliveira
Diego Yo'ets
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Nov 23, 2009 3:16 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Aleikem..

Conversando com Yehudim ortodoxos, sobre Chatat (sácrificio de pecados), Há-asham (sacrifício de delito), neder (sacrificio de voto). zeba há shelamim (sácrificio de Paz), kipurim (expiação)... enfim, sobre todos os tipos de sácrificios que YHWH exigia dos Yehudim (Judeus) e seus benefícios, tentei ilucidar e mostrar as profecias da Tanakh (Pentateuco, profetas e escritos) que apontavam o fim desse sistema com a vinda do Messias, tentei mostrar também na Tanakh as profecias messiânicas e o cumprimento delas em Yeshua. Tentei mostrar que o sacríficio de Yeshua substitui todos os outros sácrificios. Então um dos principais me perguntou:
"levando em conta que você esteja correto sobre esse assunto (Yeshua sendo o Messias), posso então dizer que se continuo cumprindo as ordenanças (Torah) de Hashem a respeito dos sácrificios expiatórios estou em pecado?"

Amados irmãos o que eu deveria ter respondido aos Judeus ortodoxos????
Vocês com base nas Escrituras acham que Através da expiação animal ainda possa se haver purificação de pecados?

Lembre-se que um ponto intriga toda essa questão, é que foi o próprio Hashem que ordenou tais práticas expiatorias.


Última edição por Prisca em Ter maio 18, 2010 4:57 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do título (ortografia/gramática))
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Nov 23, 2009 3:50 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Diego
Yeshua
veio cumprir toda a lei
e na lei ele foi o cordeiro do sacrificio
"Abraão viu o meu dia e se alegrou"
YHWH
"para si cordeiro proverá"
portanto concluo que não precisa mais nenhum
animal morrer
e os animais agradecem
certa vez contemplando a natureza numa noite
apos chuver, desligava o radio depois de uma
pregação sobre o crer,
e na varanda de minha granja, pude
contemplar a voz dos animais que nem sabem lêr
O sapo perguntava:
Foi? foi? foi?
o grilo afirmava:
crii -crii - crii
e o pernilongo concluia
ameeeeeeiiiiiiii
matar os bixinhos pra que
Yeshua
foi bom até para eles
fique na paz
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Nov 23, 2009 4:06 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Leite....

Para os crentes em Yeshua é colirio para os olhos ouvir suas palavras, mas o que dizer daqueles que tem sobre todas as coisas os primeiros ensinos de YHWH? o que dizer daqueles que estimam toda a Torah sem retirar um yud (til) dela.
Os ortodoxos estão extremamente certos que os sácrificios estão em total sintonia com as vontades de YHWH. Se apoiam na Tanakh para se defenderem e provarem que estão cumprindo o mitsvá (mandamento) de YHWH. Me diga estão esses homens errados? Estão em pecados?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Nov 23, 2009 7:33 pm

Creio que sim
já que acho que ninguém nunca conseguiu
cumprir toda a lei
e que o sangue de animais não perdoa
só emcobre os pecados
se teve alguém que cumpriu toda a lei
este foi
Yeshua
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Seg Nov 23, 2009 7:41 pm

Diego escreveu:

Tentei mostrar que o sacríficio de Yeshua substitui todos os outros sácrificios. Então um dos principais me perguntou:

"levando em conta que você esteja correto sobre esse assunto (Yeshua sendo o Messias), posso então dizer que se continuo cumprindo as ordenanças (Torah) de Hashem a respeito dos sácrificios expiatórios estou em pecado?"

Amados irmãos o que eu deveria ter respondido aos Judeus ortodoxos????
Vocês com base nas Escrituras acham que Através da expiação animal ainda possa se haver purificação de pecados?

Lembre-se que um ponto intriga toda essa questão, é que foi o próprio Hashem que ordenou tais práticas expiatorias.



O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Diego


Ele não estará em pecado, porém desatualizado, pois estes sacrifícios referentes a oblação pelo pecado eram simbólicos, veja um exemplo:

Quando YHWH pediu a Avraham seu unico filho como sacrificio, isto apontava para o messias, porém no último instante, quando Avraham foi sacrificar Itzrak, YHWH não permitiu e proveu um cordeiro, aquilo foi um teste e a confirmação do único TESTAMENTO existente (Galas 3:17).

Depois que o povo recebeu as dez palavras (asseret haDibrot = dez mandamentos), YHVH não determinou, logo em seguida, que Moshê oferecesse sacrifícios (Jeremias 7: 21-23), aquele foi um ato espontâneo de Moshê, porém acabou gerando a lei dos sacrificios e ofertas pelos pecados por determinação do Altíssimo.

A lei dos sacrificios e holocaustos contida na Torah não foi abolida, isto é, antes ela não estava plena por causa do TIPO de sacrificio, que baseado no pedido de YHWH a Avraham, temos que o sacrifício deveria ser de um homem, e não animais.

E para finalizar, o principal de tudo não é o sacrifício, mas a OBEDIÊNCIA aos mandamentos basicos de YHWH ( Isaias 1:11-18).
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Nov 23, 2009 8:31 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Xam...

Perfeitamente....

Mas como explicaria isso a um judeu ortodoxo?

Vc falou acertadamente que os que praticam as antigas oferendas, não estão em pecado, são mesmo desinformados, seguindo que não pecam podemos dizer que YHWH ainda aceita? Será que o homem pode viver na sombra e ser aceito por YHWH?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Seg Nov 23, 2009 9:37 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Diego


Apesar de não ser pecado em sí, YHWH não aceita tais sacrifícios justamente por não trazerem o resultado esperado, somente o sacrifício de Yeshua, "confirmado" por Avraham e Itzrak e inicialmente por YHWH é que tem o real valor.


Isaias 53 e Salmos 22 narram detalhes de tal sacrificio, sendo que na profecia de Isaias, tais judeus interpretam como sendo o proprio povo de Israel sofrendo as perseguições, porém os três últimos versículos deixam claro que não era um povo, mas um homem.

Estas interpretações também não estão corretas porque contradizem o versículo 8 (de Isaias 53).
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Seg Nov 23, 2009 9:51 pm

Diego escreveu:Será que o homem pode viver na sombra e ser aceito por YHWH?


Este termo está sendo empregado incorretamente, pois a Torah não foi ainda cumprida 100% por Yeshua, pois o mesmo não executou os juízos nela descrita.

Ele cumpriu 100% os fatores que o simbolizaram até aquele presente momento e a fiel obediência à Torah.

Todos nós vivemos na sombra da Torah até que alcancemos a plenitude, assim como Yeshua, por exemplo, hoje somos "sacerdotes" simbólicos, futuramente seremos verdadeiro, segundo a hierarquia do reino eterno messiânico.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Nov 23, 2009 10:42 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Xam
Não me refiro a Torah ser uma sombra, mas os sácrificios de animais.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Well Qua maio 12, 2010 5:55 pm

Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Qua maio 12, 2010 6:34 pm

Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?


O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Well

O sacrificio de Yeshua foi simbolizado através do pedido de Adonai a Avraham, quando o Eterno pediu que Itzchak fosse sacrificado, porém, posteriormente Adonai providenciou um cordeiro que substituiria Itzchak até que chegasse o tempo que se cumpriria o capitulo 53 de Isaias, que aponta para o sacrifício de um homem que levaria sobre sí a culpa da humanidade.

No judaísmo ensina-se que este capitulo se refere ao povo de Israel e seu sofrimento, porém a realidade contextual é outra, que demonstra claramente que se tratava de um homem, e não um povo.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua maio 12, 2010 7:14 pm

Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?

O que o Xan nos trouxe resume bem a tradição judaica, mas quero acrescentar mais alguns pontos de interpretação pessoal.

Pergunte a ele quando foi que Adonay se alegrou de algum sacrifício ???

Como o próprio nome já diz sacrifício é algo dificil de se realizar.

Pergunte a ele apartir de quando YHWH começou a requer sacrifícios ??

Olhando para a história do pecado vemos que o primeiro sacrifício de um inocente por um injusto foi feito no Édem e pela própria mão de Adonay (Gn 3:21). Será que YHWH gostou de sacrificar um animal (que era bom) para cobrir a nudez humana ? Ou será que seria melhor que o homem nunca pecasse, para não precisar sacrificar?

O sacrifício a bem da verdade é algo desonroso para o homem, visto que por trás de um sacrifício existe um pecado.

Nas Escrituras está escrito: "É melhor obedecer do que sacrificar" e ainda "obediência quero e não sacrifício", portanto o pecado nos afasta de YHWH e os sacrifícios nos aproxima novamente. Os sacrifícios só são bem vistos por YHWH porque enfim é a forma que Ele escolheu para nos perdoar, mas de fato a Sua vontade é que o pecado nunca nos alcance afim de que não necessitemos sacrificar. Sempre que pecamos deliberadamente é como se expuséssemos a Yeshua novamente a cruz (Hb 6:6).

Paulo nos fala bem quando confronta o sacrifício animal com o sacrifício de Yeshua, fica latente que YHWH só poderia aceitar temporariamente os sacrifícios animais por pouco tempo, visto que não foi um animal que pecou, mas sim um homem, portanto a paga dos erros deveria ser por um ser semelhante ( I Cor 15:21 e Hb 9)

Alguns anos atrás eu trocando uma idéias com Adonay eu perguntei por que Yeshua teve que descer do céu para se tornar um sacrifício vivo? então logo fui respondido e confrontado, com a pergunta: vc estaria apto ? Obviamente que um NÃO foi a minha resposta! Então uma nova pergunta: E quem estaria ?? Abri a Bíblia folhei, folhei e não achei ninguém, ai a resposta foi: Está vendo!! Não há um justo sequer, dai então compreendi o porque da morte de um justo por um injusto, mas uma nova dúvida passou a me acompanhar e essa eu ainda não tive a resposta, quem amou mais, Yeshua que se entregou ou Adonay que permitiu ??

A conclusão disso tudo é que Adonay permitiu e Yeshua acatou por ambos terem certeza da vida eterna, e o sacrifício humano em prol da vida eterna continua até hj, pois para entrarmos na eternidade é necessário morrer.

YHWH aceitou o sácrificio de Yeshua com muita alegria não porque a morte de um homem Lhe agrada, mas porque a vida eterna é imensurávelmente maior que sacrifícios e todos os justos se beneficiaram nele.

Espero ter ajudado...

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Adonay.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por haShaliach Qua maio 12, 2010 7:17 pm

Só uma curiosidade pertinente ao tema em questão: Mesmo sem templo (e imagino que também não haja tabernáculo) há ainda sacrifício de animais?

Quanto a questão levantada penso o seguinte: C risto ( O Messias), o Cordeiro de YHWH, teve que ser sacrificado justamente (dentre outras coisas) porque o sangue dos animais não podia purificarnos de nossos pecados! Então não creio que sacrificar animais seja um pecado em si, mas é um ato atualmente sem valia alguma.

Quanto a Jeremias 7: 21-23, fica a dúvida: se YHWH não ordenou o sacrifício então essa ordenança partiu inicialmente de Moisés? com base em que? Em sua vida entre os midianitas?
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua maio 12, 2010 9:06 pm

Quanto a Jeremias 7: 21-23, fica a dúvida: se YHWH não ordenou o sacrifício então essa ordenança partiu inicialmente de Moisés? com base em que? Em sua vida entre os midianitas?

Hj vc está curioso heim....

Veja Adonay ordenou sim a Moshe sobre os sacrifícios e holocaustos, mas como eu já disse isso não trazia alegria a Hashem como um rito religioso. a alegria fica meramente por conta do perdão concedido.

Nos tempos de Jeremias as ofertas continuaram a ser feitas, contudo não como YHWH ordenara, pois o sácrificio serve apenas para o homem e não para YHWH, de nada estava adiantando a Ysrael sacrificar animais se o verdadeiro comprometimento do arrependimento não estava evidenciado, portanto aquele tipo de oferta não havia sido aquela ordenado por Hashem em Lv.

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Adonay.


Última edição por Diego em Qua maio 12, 2010 9:29 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por haShaliach Qua maio 12, 2010 9:26 pm

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Diego

hehehe... é que estão fazendo comentários nas respostas que em mim tem sucitado ainda mais perguntas relacionadas!

Mas veja só, como o Xan mesmo disse acima (...YHVH não determinou, logo em seguida, que Moshê oferecesse sacrifícios (Jeremias 7: 21-23)), o profeta Jeremias afirma que "Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do
Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou
sacrifícios." (Jer 7:22)

A frase de Jeremias ficou, a meu ver, um pouco controversa pois como vemos em nossa divisão da Torah em capítulos e versículos que sempre inicia-se com frases do tipo "E falou mais o Senhor a Moisés dizendo:..." ou "E disse mais o Senhor a Moisés:...", enfim, fato curioso esse!
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Leite de Oliveira Qua maio 12, 2010 11:42 pm

Genesis 4
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

acho que tudo começou aqui
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui maio 13, 2010 12:01 am

Leite de Oliveira escreveu:Genesis 4
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

acho que tudo começou aqui

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Leite.

A respeito de tributar a D'us ofertas especiais começou ai, contudo o sácrificio expiatório começou um pouquinho antes (Gen 4:21).
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui maio 13, 2010 12:30 am

haShaliach escreveu:O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Diego

hehehe... é que estão fazendo comentários nas respostas que em mim tem sucitado ainda mais perguntas relacionadas!

Mas veja só, como o Xan mesmo disse acima (...YHVH não determinou, logo em seguida, que Moshê oferecesse sacrifícios (Jeremias 7: 21-23)), o profeta Jeremias afirma que "Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do
Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou
sacrifícios." (Jer 7:22)

A frase de Jeremias ficou, a meu ver, um pouco controversa pois como vemos em nossa divisão da Torah em capítulos e versículos que sempre inicia-se com frases do tipo "E falou mais o Senhor a Moisés dizendo:..." ou "E disse mais o Senhor a Moisés:...", enfim, fato curioso esse!

Vixe agora que eu vi esse comentário...

Bem não sei o que o Xam quiz dizer, mas eu entendo pelas Escrituras que as Leis dos Holocaustos nunca poderia ter saido da motivação de Moshe, porque esse era um simbolismo que já apontava ao Messias, mesmo antes da entrega da Torah, Primeiro em Gn 3:21, passando por Gn 4:4 e chegando no Sinai (Exodo 19:22 e 24).

O que Jeremias disse é que YHWH nunca ordenou que o povo pecasse para poder sacrificar, antes fosse obediente para que não precisase de tal. Veja que no vers 20 D'us está aborrecido com os pecados do povo e no vers 21 fica claro que as ofertas continuavam sendo feita porém o povo simplesmente estava se reunindo para fazer um bom churrasco, pois D'us não estava aceitando as ofertas e no vers 22 fica claro que não foi essa instrução que YHWH ensinou no pé do Sinai acerca dos holocaustos, onde eles seriam aceitos para expiação e não churrasquinho.

Assim entendo.

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Adonay.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Well Qui maio 13, 2010 4:31 pm

Obrigado pelas respostas!

É que já li algo a respeito dessas práticas de sacrifícios a uma divindade e, isso, não era exclusivo dos hebreus. Parece que todos os povos faziam isso e alguns até sacrificavam pessoas. Particularmente penso como já foi citado aqui, acho que pela Xan, que YHWH se agrada mesmo é da obediência.

Grande abraço a todos.

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Prisca Seg maio 17, 2010 7:25 pm

Mas, então YHWH aceitou sacrificios humanos...
Pensei em Acã e sua familia...
Foi como um sacrificio não foi?
Acã havia pecado, mas todos da familia foram sacrificados...
"A alma que pecar está morrerá", mas porque então a morte de todos da familia de Acã?

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Prisca Seg maio 17, 2010 7:40 pm

Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?

É, Yeshua era humano...
Então o mandamento de não sacrificar humanos, também foi substituido?
Olha, eu com a Lei denovo...rs
Se é que havia um mandamento sobre isso, não lembro...

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Diego Yo'ets Seg maio 17, 2010 7:57 pm

Prisca escreveu:Mas, então YHWH aceitou sacrificios humanos...
Pensei em Acã e sua familia...
Foi como um sacrificio não foi?
Acã havia pecado, mas todos da familia foram sacrificados...
"A alma que pecar está morrerá", mas porque então a morte de todos da familia de Acã?


Não foi nenhum tipo de sácrificio ou oferta pelo pecado, foi o castigo da Torah, já que Acã e provavelmente toda sua familia pecaram deliberadamente contra a Torah conf. Jozué 7:1,21 e compare com Josué 6:18-19.

Acã roubou a YHWH, pois a prata e ouro eram de YHWH e a capa bailônica assim como todos de Jericó deveriam ter sido exterminados (Dt 20:16-18).
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Seg maio 17, 2010 7:59 pm

Comentário do haShaliach, clique aqui:

Comentário do Diego, clique aqui:


O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708


O que eu quiz dizer, e o que está escrito é que quando YHWH deu os "dez mandamentos" Ele não determinou que fosse sacrificado nenhum animal para que seu sangue fosse aspergido no povo, como fez Moshê (Êxodo 24:8).

Não podemos nos esquecer que a base fundamental, o princípio de toda a constituinte divina expressada na Torah está totalmente fundamentada nos dez mandamentos e são somente estes mandamentos que se encontravam dentro da arca da aliança, enquanto que o livro que continha as outras ordenanças ficava do lado de fora (Deut. 31:26) da arca, mas dentro do santo dos santos.

Inicialmente YHWH escreveu com o proprio dedo as dez palavras e as entregou a Moshê (Êxodo 31:18) sendo que os outros preceitos foram dados durante um período de tempo que pode ter levado alguns dias, agora, querer dizer que as 613 mitsvot foram ditadas e escritas na mesma hora é forçar a barra e contradizer outros textos, como o de Jeremias que eu citei.


O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Xan Berg Seg maio 17, 2010 8:08 pm

Prisca escreveu:
Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?

É, Yeshua era humano...
Então o mandamento de não sacrificar humanos, também foi substituido?
Olha, eu com a Lei denovo...rs
Se é que havia um mandamento sobre isso, não lembro...


O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Priscaaaaaaaa


Leia aqui a resposta


http://www.torahweb.net/lei-de-moises-f1/os-sacrificios-de-animais-e-pecado-ou-tira-pecados-t392.htm#7443


Existe mais um fator, os sacrificios humanos eram oferendas e presentes aos "deuses" durante o culto pagãos e nada tinha que ver com o sacrificio de Yeshua que era para a justificação de pecados e ja havia sido simbolizado pelo pedido de YHWH a Avraham.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Prisca Seg maio 17, 2010 8:43 pm

Xan escreveu:
Well escreveu:Uma pergunta que um judeu ortodoxo me fez: Há alguma passagem na Torah que afirme que YHWH se agrada de sacrifícios humanos? Se não há, o que te faz pensar que YHWH se agradou do sacrifício de Yeshua?


O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? 3708 Well

O sacrificio de Yeshua foi simbolizado através do pedido de Adonai a Avraham, quando o Eterno pediu que Itzchak fosse sacrificado, porém, posteriormente Adonai providenciou um cordeiro que substituiria Itzchak até que chegasse o tempo que se cumpriria o capitulo 53 de Isaias, que aponta para o sacrifício de um homem que levaria sobre sí a culpa da humanidade.

No judaísmo ensina-se que este capitulo se refere ao povo de Israel e seu sofrimento, porém a realidade contextual é outra, que demonstra claramente que se tratava de um homem, e não um povo.

YHWH não queria que o povo, usasse o sacrificio humano, como um meio de adoração a Ele como os demais povos faziam com seus deuses, porque esse não era o prazer dele, até porque a principal criação de YHWH, não havia sido criada para servir em morte mas em vida, por causa do pecado a morte veio como consequência(partindo do pensamento do Diego) e para desfazer o poder do pecado e morte trazidos pela desobediencia humana, então isso só poderia ser feito tirando o mal pela raíz, o homem, certo? Mas, YHWH não queria destruir o homem...
O primeiro Adão com a desobediência trouxe a morte, o último sem pecado algum, trouxe a vida e justificou a todos...
Em cima de Yeshua C risto ( O Messias), YHWH descarregou toda sua ira, pela desobediencia humana, realmente, tem lógica, não foi por causa dos animais que o mundo mergulhou no pecado e sim por causa do homem...
É...infelizmente o homem continua pecando e desprezando Yeshua C risto ( O Messias).
Outro coisa agora....

Sobre a filha de Jefté, dizem (pregadores, pastores, ensinadores) que os judeus usam o termo lamentação apenas para morte, daí interpretam que a moça tenha sido sacrificada, esta informação é verdadeira?

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ? Empty Re: O sacrifício de animais é pecado ou tira pecado ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos