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Yeshua ou Paulo?
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01092009
Yeshua ou Paulo?
,
É muito comum em debates teológicos a respeito do cumprimento da Torah, os oponentes dessa visão buscarem contrariar até mesmo textos do Messias usando textos de Paulo, como se o Messias deles fosse o próprio Paulo. É muito conveniente esse tipo de atitude, afinal Paulo seria mais "bonzinho" que Yeshua, mas vamos ver o que o próprio Paulo diz de atitudes como essa:
"Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de HaMashiach. Acaso, HaMashiach está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Dou graças a YHWH porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro."
I Coríntios 1.11-16
Segundo o próprio Paulo, esse tipo de atitude é totalmente condenável e errada, porque Paulo não é o Messias, mas sim Yeshua !!! Então o que devemos fazer com os escritos de Paulo ? Ignorá-los quando dão a impressão de contradizer a mensagem do Messias que disse que veio completar a Torah e não revogá-la ? Óbvio que não, mesmo porque Paulo nunca contradisse Yeshua, como as traduções cristãs mais comuns dão a entender.
O que devemos fazer então ? Devemos buscar harmonizar as palavras de Paulo com as palavras do Messias que estão perfeitamente harmonizadas com as palavras da Torah, a base de tudo. Yeshua disse no início do Sermão da Montanha:
"Não pensem que vim abolir a Torah ou os Profetas. Não vim abolir, mas completar. Sim, é verdade! Digo a vocês: Até que céus e terra passem, nem mesmo um yud ou um traço passará da Torah -- Não até que todas as coisas que precisam acontecer tenham acontecido. Portanto, todo o que desobedecer à menor dessas mitzvot (mandamentos) e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma será chamado 'menor' no Reino do Céu. Mas quem obedecer a elas e ensinar dessa forma sera chamado 'maior' no Reino do Céu!"
Mt 5.17-19
Estas são as palavras do Messias, agora vamos ver o que Paulo diz que supostamente contraria isso:
"Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça."
Bem contraditório, não ? Se o texto realmente quisesse dizer isso, deveria ser imediatamente rejeitado porque contradiz tudo o que o Messias disse, pois o Messias incentivou o cumprimento da Torah e exortou os que ensinam o contrário. Neste caso deveríamos escolher entre Yeshua ou Paulo, sendo um a completa antítese do outro.
Se o que Paulo falou é o correto, então Yeshua não é o Messias porque ensinou o oposto. Se o que Yeshua ensinou é o certo (parece que para alguns ainda restam dúvidas), então Paulo deve ser rejeitado pelo mesmo motivo. Mas será que Paulo ensinou mesmo o contrário de Yeshua no tocante à Torah ? Vejamos uma tradução baseada no contexto original judaico:
"Porque o pecado não terá autoridade sobre vocês; pois vocês não jazem sob o legalismo, mas estão debaixo da graça."
Romanos 6.14 (grifo meu)
Então na verdade não significa que não estamos mais sujeitos à Torah, mas sim ao legalismo que pode ser resultado de uma observância sem fé e sem amor, dos mandamentos da Torah. Vou citar um exemplo típico de legalismo:
Imagine um homem que é casado, mas passa a desejar outra mulher. Ele a vê na rua, no trabalho, alimenta fantasias com ela, etc. De noite, ele mantém relações sexuais com a esposa imaginando e fantasiando estar com a outra mulher.
Tecnicamente isso não é adultério, pois o adultério consiste em chegar às vias de fato, à relação física com outra pessoa que não o seu cônjuge. Mas esse é o cumprimento da Torah que o Eterno espera ? Veja o que é ensinado pelo Messias, o que ele quis dizer quando disse que veio "completar" a Torah:
"Vocês ouviram o que foi dito aos nossos pais: 'Não adultere'. Mas eu lhes digo: O homem que até mesmo olhar para uma mulher desejando-a ardentemente já cometeu adultério com ela em seu coração."
Mt 5.27-28
A Torah manda não adulterar, o que consiste, como já foi dito acima, em relação extra-conjugal. Só que na verdade esse entendimento das escrituras é muito tosco, é muito precário e primário. Yeshua então veio ensinar o verdadeiro significado do mandamento, que é o de nem mesmo desejar outra mulher, contente-se com a sua (ou nos tempos antigos, com as suas).
O exemplo acima é um exemplo típico de legalismo, ou o que o tradutor chama de "perversão legalista da Torah". Ou seja, a pessoa busca burlar a Torah sem de fato transgredí-la, mas sem saber porém que, ao fazer isso, já transgrediu a Torah. Isso é legalismo,e é isso o que significa "debaixo da lei" e "obras da lei", porque a Torah sem o espirito santo, pode levar a esse tipo de interpretação da lei, porque "a letra mata , mas o espirito vivifica" (II Coríntios 3.6), o que significa que, o que se torna algo morto pelo legalismo, ganha vida novamente através do espirito santo.
Este foi só um pequeno exemplo de como harmonizar possíveis contradições entre Yeshua e Paulo, ou entre "lei e graça". Como esse exemplo, existem muitos outros que podem ser vistos no decorrer nas escrituras, ao buscar-se o contexto original judaico das mesmas.
שלום
É muito comum em debates teológicos a respeito do cumprimento da Torah, os oponentes dessa visão buscarem contrariar até mesmo textos do Messias usando textos de Paulo, como se o Messias deles fosse o próprio Paulo. É muito conveniente esse tipo de atitude, afinal Paulo seria mais "bonzinho" que Yeshua, mas vamos ver o que o próprio Paulo diz de atitudes como essa:
"Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de HaMashiach. Acaso, HaMashiach está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Dou graças a YHWH porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro."
I Coríntios 1.11-16
Segundo o próprio Paulo, esse tipo de atitude é totalmente condenável e errada, porque Paulo não é o Messias, mas sim Yeshua !!! Então o que devemos fazer com os escritos de Paulo ? Ignorá-los quando dão a impressão de contradizer a mensagem do Messias que disse que veio completar a Torah e não revogá-la ? Óbvio que não, mesmo porque Paulo nunca contradisse Yeshua, como as traduções cristãs mais comuns dão a entender.
O que devemos fazer então ? Devemos buscar harmonizar as palavras de Paulo com as palavras do Messias que estão perfeitamente harmonizadas com as palavras da Torah, a base de tudo. Yeshua disse no início do Sermão da Montanha:
"Não pensem que vim abolir a Torah ou os Profetas. Não vim abolir, mas completar. Sim, é verdade! Digo a vocês: Até que céus e terra passem, nem mesmo um yud ou um traço passará da Torah -- Não até que todas as coisas que precisam acontecer tenham acontecido. Portanto, todo o que desobedecer à menor dessas mitzvot (mandamentos) e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma será chamado 'menor' no Reino do Céu. Mas quem obedecer a elas e ensinar dessa forma sera chamado 'maior' no Reino do Céu!"
Mt 5.17-19
Estas são as palavras do Messias, agora vamos ver o que Paulo diz que supostamente contraria isso:
"Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça."
Bem contraditório, não ? Se o texto realmente quisesse dizer isso, deveria ser imediatamente rejeitado porque contradiz tudo o que o Messias disse, pois o Messias incentivou o cumprimento da Torah e exortou os que ensinam o contrário. Neste caso deveríamos escolher entre Yeshua ou Paulo, sendo um a completa antítese do outro.
Se o que Paulo falou é o correto, então Yeshua não é o Messias porque ensinou o oposto. Se o que Yeshua ensinou é o certo (parece que para alguns ainda restam dúvidas), então Paulo deve ser rejeitado pelo mesmo motivo. Mas será que Paulo ensinou mesmo o contrário de Yeshua no tocante à Torah ? Vejamos uma tradução baseada no contexto original judaico:
"Porque o pecado não terá autoridade sobre vocês; pois vocês não jazem sob o legalismo, mas estão debaixo da graça."
Romanos 6.14 (grifo meu)
Então na verdade não significa que não estamos mais sujeitos à Torah, mas sim ao legalismo que pode ser resultado de uma observância sem fé e sem amor, dos mandamentos da Torah. Vou citar um exemplo típico de legalismo:
Imagine um homem que é casado, mas passa a desejar outra mulher. Ele a vê na rua, no trabalho, alimenta fantasias com ela, etc. De noite, ele mantém relações sexuais com a esposa imaginando e fantasiando estar com a outra mulher.
Tecnicamente isso não é adultério, pois o adultério consiste em chegar às vias de fato, à relação física com outra pessoa que não o seu cônjuge. Mas esse é o cumprimento da Torah que o Eterno espera ? Veja o que é ensinado pelo Messias, o que ele quis dizer quando disse que veio "completar" a Torah:
"Vocês ouviram o que foi dito aos nossos pais: 'Não adultere'. Mas eu lhes digo: O homem que até mesmo olhar para uma mulher desejando-a ardentemente já cometeu adultério com ela em seu coração."
Mt 5.27-28
A Torah manda não adulterar, o que consiste, como já foi dito acima, em relação extra-conjugal. Só que na verdade esse entendimento das escrituras é muito tosco, é muito precário e primário. Yeshua então veio ensinar o verdadeiro significado do mandamento, que é o de nem mesmo desejar outra mulher, contente-se com a sua (ou nos tempos antigos, com as suas).
O exemplo acima é um exemplo típico de legalismo, ou o que o tradutor chama de "perversão legalista da Torah". Ou seja, a pessoa busca burlar a Torah sem de fato transgredí-la, mas sem saber porém que, ao fazer isso, já transgrediu a Torah. Isso é legalismo,e é isso o que significa "debaixo da lei" e "obras da lei", porque a Torah sem o espirito santo, pode levar a esse tipo de interpretação da lei, porque "a letra mata , mas o espirito vivifica" (II Coríntios 3.6), o que significa que, o que se torna algo morto pelo legalismo, ganha vida novamente através do espirito santo.
Este foi só um pequeno exemplo de como harmonizar possíveis contradições entre Yeshua e Paulo, ou entre "lei e graça". Como esse exemplo, existem muitos outros que podem ser vistos no decorrer nas escrituras, ao buscar-se o contexto original judaico das mesmas.
שלום
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
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