Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Qual o significado da palavra "RACA" ?
4 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Curiosidade
Página 1 de 1
Qual o significado da palavra "RACA" ?
Neste tópico iremos refletir sobre os possíveis significados da palavra "Raca" descrita no evangelho de Mateus, acompanhe-me:
Mat 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: "Raca", será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
O termo “raca” aparece no NT grego grafado como ῥακά (rhaká), porém ela é de origem semita, tal palavra foi apenas transliterada do hebraico para o grego sem apresentar seu real significado.
Segundo a explicação de alguns teólogos, entende-se que a palavra "Ráca" tenha o significado de tolo, insensato, cabeça oca e congeneres, porém, estes adjetivos estão relacionados a segunda parte do versiculo, onde lemos que aqueles que chamam o irmão de " louco " serão dignos do fogo do inferno, isto é, o escritor não utilizaria uma mesma palavra para dois tipos distintos de penalidades.
Particularmente acredito que a palavra "raka" não foi transliterada e traduzida corretamente, pois, em hebraico existe uma palavra muito próxima ao termo "ráka" que é utilizado como simbolo de desprezo, ou seja, quando alguém em Israel está descontente com seu próximo, geralmente esta pessoa é chamada de "Rára".
Em muitos casos de transliterações do hebraico, a letra "K" possui som de "R", por exemplo, Tanakh ou Tanach (Biblia hebraica תנ״ך), que no português teríamos Tanarr, com o som do "R" pronunciado com sotáque carióca quando se diz "Porta", "Arma", etc...
A palavra que se encaixa no termo "Raká" poderá ser considerada como "Rára" (חָרָה), que dentre seus significados temos, imprestável, lixo, fezes ..., isto é, o termo "Rára" abrange o significado de outras palavras que indicam algo totalmente desprezível e sem valor.
A palavra "Rára" é usada em outros textos biblicos, por exemplo, depois que o profeta Jonas pregou em Nínive e o povo se arrependeu e alcançou a graça de YHWH, o profeta lamentou por causa disso, como vemos nos primeiros versiculos do capitulo 4 do livro de Jonas e no versiculo 4 o próprio Eterno o questiona dizendo:
? וַיֹּאמֶר יְהוָה, הַהֵיטֵב חָרָה לָךְ
Va'iomêr YHWH, HeHeitêv Rára lerráh?
Va'iomêr YHWH, HeHeitêv Rára lerráh?
E disse YHWH: faze bem que te sintas "Rára"?
Jonas se sentiu humilhado, desprezado, imprestável, um lixo, depois de tudo o que passou, sabendo que YHWH teve misericórdia dos ninivitas, porém o Senhor trouxe uma reflexão a Jonas demosntrando que aquela missão não tinha sido em vão, mesmo que o profeta achasse que estava tudo errado e se sentia humilhado.
São estas minhas conclusões particulares sobre o termo RACA.
Re: Qual o significado da palavra "RACA" ?
Mt 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.
esse e o significado da palavra RACA.
”A palavra no grego usada por Yeshua neste contexto é "more". More não é aqui a palavra grega para “tolo”, a qual o próprio Yeshua usa ao dirigir-se aos fariseus em Mt 23:17, traduzida em português como “insensatos”. More seria, isto sim, uma transliteração da palavra hebraica “moreh”, que significa “aquele que persiste na rebeldia contra Deus”, ou “apóstata”, e que é encontrada em Jeremias 5:3 e em Salmos 78:8. Portanto, “Raca” significaria “tolo inútil” e “more” “miserável” ".
esse e o significado da palavra RACA.
”A palavra no grego usada por Yeshua neste contexto é "more". More não é aqui a palavra grega para “tolo”, a qual o próprio Yeshua usa ao dirigir-se aos fariseus em Mt 23:17, traduzida em português como “insensatos”. More seria, isto sim, uma transliteração da palavra hebraica “moreh”, que significa “aquele que persiste na rebeldia contra Deus”, ou “apóstata”, e que é encontrada em Jeremias 5:3 e em Salmos 78:8. Portanto, “Raca” significaria “tolo inútil” e “more” “miserável” ".
Em nenhum dos textos está se usando as palavras "Raca" e "More". Raca e More tinham um sentido muito mais ofensivo e maldoso do que "anóetos", "afrom" e "Nabal".
Há duas maneiras de se dizer louco:
Se alguém vai pular de um prédio sem pára-quedas e eu digo a este: “Você é louco!”. Eu estou sendo réu do fogo do inferno por isso? É óbvio que não. Porém, se num momento de raiva e descontrole emocional, chamo alguém de tolo, ou de louco apenas para feri-lo com palavras, estou pecando.
Os textos usados pela BDC para dizer que se pode usar a apalavra louco, é apenas no primeiro sentido.
O que o texto de Mt 5 está se referindo é no segundo sentido: Ofensa!
O sentido de Mt 5 é que Yeshua estava comparando o seu ensino com o ensino dos fariseus. Os fariseus achavam que matar implicava apenas em tirar a vida de outra pessoa. Porém, Yeshua estava ensinando que quando você menospreza uma pessoa, você a está "matando" também. Quando você fala mal de alguém e se posiciona como um juiz, você está de alguma forma trazendo juízo sobre a tua vida também. É isto que Yeshua está ensinando.
Há duas maneiras de se dizer louco:
Se alguém vai pular de um prédio sem pára-quedas e eu digo a este: “Você é louco!”. Eu estou sendo réu do fogo do inferno por isso? É óbvio que não. Porém, se num momento de raiva e descontrole emocional, chamo alguém de tolo, ou de louco apenas para feri-lo com palavras, estou pecando.
Os textos usados pela BDC para dizer que se pode usar a apalavra louco, é apenas no primeiro sentido.
O que o texto de Mt 5 está se referindo é no segundo sentido: Ofensa!
O sentido de Mt 5 é que Yeshua estava comparando o seu ensino com o ensino dos fariseus. Os fariseus achavam que matar implicava apenas em tirar a vida de outra pessoa. Porém, Yeshua estava ensinando que quando você menospreza uma pessoa, você a está "matando" também. Quando você fala mal de alguém e se posiciona como um juiz, você está de alguma forma trazendo juízo sobre a tua vida também. É isto que Yeshua está ensinando.
sampaio escreveu: .... More seria, isto sim, uma transliteração da palavra hebraica “moreh”, que significa “aquele que persiste na rebeldia contra Deus”, ou “apóstata”, e que é encontrada em Jeremias 5:3 e em Salmos 78:8. Portanto, “Raca” significaria “tolo inútil” e “more” “miserável” ".
Eita....
Morêh (מורה) em hebraico significa guia / instrutor.
pessoal
Fui verificar o texto de Mateus 5:22 nas versões em hebraico e a palavra "Raca" continuou na forma de transliteração e isenta de tradução, como no grego, vejamos:
וַאֲנִי אֹמֵר לָכֶם כָּל־אֲשֶׁר יִקְצֹף עַל־אָחִיו חִנָּם חַיָּב הוּא לְבֵית דִּין וַאֲשֶׁר יֹאמַר אֶל־אָחִיו רֵקָא חַיָּב הוּא לְסַנְהֶדְרִין וַאֲשֶׁר נָבָל יִקְרָא לוֹ הוּא מְחֻיַּב אֵשׁ גֵּיהִנֹּם׃
Fui verificar o texto de Mateus 5:22 nas versões em hebraico e a palavra "Raca" continuou na forma de transliteração e isenta de tradução, como no grego, vejamos:
וַאֲנִי אֹמֵר לָכֶם כָּל־אֲשֶׁר יִקְצֹף עַל־אָחִיו חִנָּם חַיָּב הוּא לְבֵית דִּין וַאֲשֶׁר יֹאמַר אֶל־אָחִיו רֵקָא חַיָּב הוּא לְסַנְהֶדְרִין וַאֲשֶׁר נָבָל יִקְרָא לוֹ הוּא מְחֻיַּב אֵשׁ גֵּיהִנֹּם׃
Obrigado :)
Ótimo estudo, obrigado mesmo
Bruno Uílian- Membro
País :
Inscrição : 08/02/2015
Religião :- Evangélico