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Genealogia e sua real finalidade
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29042011
Genealogia e sua real finalidade
Genealogia
O vocábulo genealogia é composto pelas raízes gregas gen (geração) e logos (estudo), que, por si só, indicam o significado da palavra, ou seja, o estudo das gerações das famílias.
Os escritores das genealogias não tinham a intenção de usá-las como contagem cronológica, inclusive na genealogia de Adão (Genesis 5) inicia-se a contagem por Shet, excluindo Caim da listagem.
É curioso notar que a genealogia de Caim é grandemente resumida e abreviada; a genealogia de Sete, no entanto, registra a duração da vida de cada um, seguindo a fórmula "X “viveu ”N” anos e gerou a Y.
Viveu X, depois que gerou a Y, N anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de X foram N anos; e morreu".
Outra percepção importante é que os nomes apresentados são geralmente os mais importantes. A existência da declaração “teve filhos e filhas” demonstra que muitos personagens históricos não foram apresentados na genealogia. Portanto, deve se considerar que Moisés, diante das informações que possuía, não apresentou todas, mas optou por apresentar somente as que eram relevantes para sua obra.
O livro das genealogia conta os anos daqueles que viveram justamente, mas aos injustos cabe o esquecimento. Na linhagem de Caim não é mencionado a quantidade de anos de seus familiares; já na linhagem de Sete, todos viveram N anos, geraram e morreram.
A expressão “A gerou B” nem sempre implica em parentesco direto. E temos exemplos disso em outras genealogias contidas na Bíblia. Por exemplo, Mateus 1:8 afirma que “Jorão gerou Uzias”, mas, no Tanach (II Re. 8:25; 11:2; 14:1,21) aprendemos que Jorão foi o pai de Acazias, que foi pai de Joás, pai de Amazias, pai de Uzias. Assim, “gerou” pode significar “gerou uma linhagem que culminou em”, sendo assim, termos como "filho" e "pai" podem significar não só "filho (neto)" e "pai (avô)", mas também "descendente" ou "ancestral", respectivamente.
A disposição das genealogias, num padrão claro e organizado, também pode sugerir algumas outras coisas, menos um indicador cronológico. A genealogia de haMashiach em Mateus, por exemplo (Mt. 1:1-17), está disposta em três séries de 14 gerações cada. E esta genealogia é conhecida como seletiva.
Geralmente os números nas genealogias no Antigo Oriente Médio eram de importância secundária. O propósito primário era estabelecer a identidade familiar de alguém, suas raízes. É pra isso que a genealogia está na Bíblia.
Para compreender esse fato é importante recorrer à distância da linguagem moderna e àquela usada nos livros das genealogias, por exemplo, em nosso idioma nós temos os termos relacionados ao avô, pai, tio, primo entre diversos outros para descrever relações familiares. Contudo, o termo hebraico para “filho” (hb. Ben) poderia ser entendido como filho, neto, bisneto ou até mesmo descendente. Do mesmo modo, o termo hebraico para “pai” poderia significar pai, avô e até mesmo progenitor.
Tome por exemplo Gn28.13: “Eu sou o SENHOR, YHWH de Abraão, teu pai, e YHWH de Isaque”.
Note que Abraão não era pai Jacó, mas avô.
Do mesmo modo, o termo “gerou” (hb. Yalad), não implica necessariamente na produção de um novo ser, mas na relação familiar existente entre eles., sendo assim, não se deve tomar como determinante a relação entre os substantivos ligados por tal verbo.
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