Últimos assuntos
» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Qua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Dom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» 666
Qui Nov 17, 2016 11:44 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Ter Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Ter Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Ter Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

» Decifrando o Apocalipse
Ter Out 11, 2016 11:05 pm por Gessimiel

» SOU NOVA AQUI :D
Seg Set 26, 2016 10:58 pm por jessicatakemori

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4254 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Erick Silva

Os nossos membros postaram um total de 16976 mensagens em 1198 assuntos
 

Morte de Jesus



EM QUE DIA MORREU JESUS?



No dia 14 de Nissan, conforme determina a Lei.




Levitico 23:5 No mês primeiro (Nissan), aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor.


1ª Corintios 5:7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.


DE QUE FORMA?


Salmos 22:1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias? 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.


Marcos 15:22 E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira. 23 Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou. 24 Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um.


SUA MORTE DEVERIA SER ANTES DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO:


Daniel 9:26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Messias e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.

A destruição da cidade e do Templo (Bëit HaMicdäsh) aconteceu no ano 70 da presente era.


EM QUE DIA DA SEMANA OCORREU A CRUCIFICAÇÃO?


Este fato aconteceu numa quarta-feira. Leiamos os textos que nos indicam este fato.


Marcos 15:42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.


Se este sábado relatado por Marcos refere-se ao determinado no 4º mandamento, Yeshua teria ficado no sepulcro durante a sexta-feira de noite (uma noite); durante o sábado (um dia); e durante a noite após o sábado (uma noite). Contando teríamos = duas noites e um dia.


O que Yeshua disse sobre este assunto?  Mateus 12:40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.


Jonas 1:17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.


Como entender o escrito no livro de Marcos como sendo sábado? Houve equívoco?


Devemos entender os textos bíblico em função do que exprimiam quando foram escritos. Não havia a expressão = feriado =. O dia-feriado era conhecido como = sábado =.


Façamos a verificação:


Levitico 23:23 Disse mais o Senhor a Moisés: 24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso (feriado) solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. 25 Nenhuma obra servil fareis. 


Levitico 23:27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação... 32 Sábado de descanso (feriado) solene vos será...


Levitico 23:5 No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor. 6 E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do Senhor; sete dias comereis pães asmos. 7 No primeiro dia (15), tereis santa convocação (feriado); nenhuma obra servil fareis.


Yeshua morreu no dia 14 (Páscoa), sendo que o dia seguinte (15) era feriado (sábado), e não sexta-feira.


A morte de Yeshua foi na Páscoa, no momento em que os cordeiros estavam sendo imolados?


Exodo 12: 2Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano... 5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; 6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, (Nissan) e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.


João 18:28 Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa. O dia 14 é a Páscoa e, após o pör-do-Sol já inicia o dia 15, conforme calendário judaico.


Mateus 27:46 Por volta da hora nona (15:00 horas), clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.


Marcos 15:42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.


44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera.
45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.


46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.


João 19:31 Os judeus, pois, para que no sábado (feriado) não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. 32 Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. 33 Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.


E como saber que este dia era uma quarta-feira?


O dia em que Yeshua foi crucificado era considerado “dia da preparação” para o que ocorreria logo a seguir, depois do anoitecer quando o cordeiro seria repartido pela familia.


Dia 14 – quarta-feira no fim do dia, Jose de Arimatéia (Marcos 15:42-46) sepultou-o.


Dia 15 – quinta-feira (feriado - noite) Yeshua sepultado.


Dia 15 – quinta-feira (feriado - dia) Mateus 27:62 No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, 63 disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. 64 Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro. 65 Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. 66 Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.


Dia 16 – sexta-feira (noite) Yeshua sepultado


Dia 16 – sexta-feira (dia) Marcos 16:1 Passado o sábado (dia 15 – feriado), Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.  Lucas 23:56 Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado (semanal), descansaram, segundo o mandamento.


Dia 17 – sábado (noite) Yeshua sepultado.


Dia 17 – sábado (dia) Yeshua ressurgiu. .

Conforme encontramos nas Sagradas Escrituras, Ele ficou três dias e três noites sepultado.


Mateus 16:21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.


Mateus 20:18 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19 E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.


1ª Corintios 15:3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Yeshua morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.