Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

5 participantes

Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Out 21, 2010 10:20 am

Gostaria que comentassem a transgressão do 7º mandamento "Não Adulterarás" em vista da vida e mesmo bençãos recebidas por diversos personagens bìblicos como Salomão, Davi, Abraão, Jacó.
Devemos lembrar ainda que, as doze tribos descendem de quatro mães diferentes.
Estou ainda formando minha opinião... gostariam de me auxiliar?

Mais uma coisa:
Esaú possuiu apenas três mulheres, porém estas aparecem com nomes diferentes depois. Ou Esaú possuiu 6 mulheres ou as três que possuiu mudaram de nome. o que me dizem? Comparem:
(Gên 36:2, 3) "Esaú tomou dentre as filhas de Canaã suas mulheres: Ada, filha de Elom o heteu, e Aolíbama, filha de Ana, filha de Zibeão o heveu, e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote." (Ada - Aolíbama - Basemate)
(Gên 26:34; 28:9) "Ora, quando Esaú tinha quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, o heteu e a Basemate, filha de Elom, o heteu. Foi-se Esaú a Ismael e, além das mulheres que já tinha, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote." (Judite - Basemate - Maalate).
Percebam que uma das Basemate é filha de Elom o heteu; enquanto a outra é filha de Ismael.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Xan Berg Qui Out 21, 2010 3:51 pm

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Anselmo


A questão do adultério está relacionado ao homem cobiçar a mulher de seu próximo, como o caso relatado entre o Rei David e a mulher de Urias, a Bat Sheva (II Samuel capitulos 11 e 12).

O fato do homem possuir outras esposas não o torna adúltero, isso vai depender da questão legal e cultural de cada região, porém biblicamente falando é necessário que o lider religioso seja marido de uma só mulher, ou que sigamos o exemplo adâmico conforme a instituição divina original.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Out 21, 2010 4:19 pm

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Xan. Grato por suas considerações.
Estou preparando um estudo a ser apresentado aos meus alunos na Igreja e parti desta linha de pensamento justamente, o efeito cultural e temporal.
Ao afirmar isso para minha mãe ela quase me excomungou! rsrsrsrsrs.
Ela me perguntou sobre adultério e sobre Davi. Eu disse justamente isso a ela, que adultério era o homem possuir a mulher de seu próximo. Caso ele se casasse com outra mulher sendo esta descompromissada, isto, de acordo com o costume local, não era considerado adultério...
Bem estou tentando buscar exemplos nas Escrituras.
Acabei percebendo que realmente o plano original de YHWH é a monogamia. Mesmo entre aqueles que desobedeceram a YHWH no início, a poligamia só foi praticada cinco gerações depois de Caim com Lameque.

Observei ainda que, por exemplo, Noé e seus filhos se salvaram do Dilúvio, saindo da Arca apenas oito pessoas ou seja, Noé e sua esposa; seus três filhos e suas respectivas três esposas.
Continuo meu estudo daqui mas esta é a linha que estou justamente seguindo.
Grato chaver.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Alex_Maciel Qui Out 21, 2010 10:31 pm

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Anselmo,

Lembrando que: mesmo que a Torah não condenasse a poligamia, a primeira esposa poderia solicitar o divórcio assim que seu marido contraisse outro matrimônio.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Clara Sex Out 22, 2010 12:02 am

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Anselmo,

Segundo as informações que eu tive, o homem ter várias esposas tb significava status, como significa ainda em alguns países.
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Out 22, 2010 3:39 am

chaver Alex Maciel e chaverá Clara, grato por seus acréscimos.
Eu desconhecia tais aspectos como a solcitação do divórcio da 1ª esposa e a questão do status.
Para que eu tenha mais ênfase em meu estudo gostaria de passagens bíblicas que exemplifiquem isso. Há alguma?
Caso não haja pesquisarei em demais fontes.
grato.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Alex_Maciel Sex Out 22, 2010 5:04 am

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 chaver Anselmo,

Trata-se de um comentário talmudico - Yebamot 64.
Na verdade, lembrei-me tambem de outro comentário que irei transcrever abaixo:

Quando o Eterno criou o primeiro homem, Ele o chamou Adam, mas depois de dar-lhe a sua companheira, Ele o chamou Ish (esposo) e a ela Isha (esposa). O Altissímo colocou nele Seu Nome Iá (letra Iod י em Ish, שיא e a letra Hê ה em Ishá, השא, dizendo: “Se eles andarem nos Meus caminhos e observarem os Meus mandamentos, Meu Nome estará com eles; Eu os preservarei dos males e das aflições. Caso contrário, Eu lhes retirarei Meu Nome e serão um para o outro Êsh שא, um fogo devorador.”

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Adonai
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 23, 2010 2:36 pm

Selmão ..

Essas palavras que vc colocou em hebraico ficaram invertidas, provavelmente por causa do editor de texto que vc está usando, elas estão escritas em letras hebraicas só que na forma ocidental de escrita, de frente para trás.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 23, 2010 3:20 pm

Vamos ao Assunto Convidado..

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Shabat Lekulam.

Vemos que a questão da poligamina não é pecado segundo os principios da Torah e da Tanakh.

Dt 21:15-17 A Lei ensina como um homem com duas esposas deve tratar o direito de primogenitura.

Gn 16:3 Sara entrega Hagar em seu lugar à Abraão

Gn 26:34 Esaú escolhe duas esposas.

Gn 29:28-29 Yaacov casa-se com Raquel e Lia

II Sm 12:7-8 O profeta Natã profetiza a David que havia sido YHVH quem havia dado suas esposas e posses ( anteriormente de Shaul), e se não fora o suficiente Ele o daria mais.

Jz 8:30 Jerubaal, filho de Joás, teve 70 filhos com suas esposas

I Sm 1:2 Elcana, servo fiel do Eterno, tinha duas esposas, Ana e Penina.

II Sm 3:2-5 Declara os filhos que David teve com suas esposas por onde passava.

I Rs 11:3 Declara que Salomão teve 700 princesas e 300 concubinas, por esposas.

Etc..

Irmãos devemos nos lembrar que acontecimentos biblicos são narrados DENTRO DE CONTEXTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E SOCIAIS.
Essa linha de pensamento deve ser aplicada tanto ao Tanach como à Nova Aliança, e ajudaria a entender muitas coisas, inclusive este tópico espécifico.

Na questão cultural devemos trazer ao conhecimento que determinadas ilhas da Polinesia, devido à falta de homens, uma mulher deve ter varios maridos , isso é regra social, e aquela que não aceitar será desprezada pela comunidade. Também é regra social entre os esquimós oferecer a esposa para o seu visitante, para passar a noite com ele, é regra social dos beduinos terem muitas sogras. ( Que azar heim ?? rsrsrs)

A questão israelita da poligamia é algo abolido "recentemente" e foi uma questão rabinica na pessoa do Rav. Gershom (960- 1040 E.C), um dos primeiros e mais importantes sábios ashkenazitas, ele percebeu que a poligamia para aquela época não estava dando muito certo, e concordo com ele,apesar de ele não ter a revelação do Messias Yeshua, ele foi um grande sábio Judeu.

Concordo, que muito embora não seja pecado a poligamia muitas coisas devem ser levadas em consideração:

Quantas mulheres aceitam dividir o seu homem com outras? Quais? Quanto $$$$ vai ser necessário você ter para sustentar bem todas elas e todos os seus filhos também? Não vai ser melhor comprar uma casa para cada uma delas? Um carro pra cada uma delas? E que mulher vai aceitar que o seu marido não esteja com ela todos os dias da semana? Quem aguenta mais de uma sogra ? rsrs

Agora antes que a irmãs ocidentais que não estão preparadas para esse tipo de matrimônio me apedrejem eu concordo com o seguinte:

Cantares 6:3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.

Cantares 6:9 mas eu amo somente uma, aquela que é perfeita como uma pomba.

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Shabat.


Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Clara Sáb Out 23, 2010 7:20 pm


Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 ,
Vamos sim Diego ao assunto....

Sabemos que poligamia antigamente referia-se tb a status social, pois o homem deveria ter condições financeiras, pra ter mais de uma esposa , e ter vigor fisíco .

Diego os trechos que vc citou de Cantares de Salomãos , trata-se especificamente do Mashiach e da Igreja , pois Salomão não estava apto pra falar da monogamia, tendo em vista que nas Escrituras ele foi o que teve mais mulheres, e algumas de péssimas referências .

Em Efésio 5 -22 , em diante ,sim refere-se ao leito matrimonial que deve ser como o da Igreja, sem macula, nem rugas nem nada semelhente"
No Versiculo 33 " Pelo que vos diz respeito , ame tb cada um de vos sua esposa , como a si mesmo, e sua esposa , respeite seu marido.

Em I Cor 6:16 " Porque como se diz, serãos os dois uma só carne ", sabemos que Yeshua disse isso em Mateus 19:4-6,9.
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 23, 2010 7:59 pm

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Clara...

Sua postagem está ótima e concordo com ela, contudo vc fez uma observação sobre cantares, como se ela se referisse ao Mashiach, sobre isso pode até ser, porque afinal tudo aponta para ele, contudo se trata no campo literal de uma magnifica poesia declarada por Shelomo à única mulher que realmente ele amou embora tivesse outras tantas.

Concordo que a poligamia não seja pecado, contudo sei plenamente que o modelo bem aceito por YHWH é UM homem e UMA mulher, e só não comentei isso porque já havia sido dito por alguém e eu tentei só acrescentar conhecimento em tudo que já havia sido falado.

É notório que quanto mais pessoas envolvidas em projetos, nesse caso o casamento, maior risco se há de confusões, desentendimentos e fracassos, e por isso mesmo a Biblia demonstra inúmeras tragédias relacionadas exclusivamente a poligamia dos santos do Eterno durante a história.

O modelo foi dado no Édem, um para um, contudo o contrário não é pecado, só não é o recomendado..

Lehi.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Clara Sáb Out 23, 2010 8:28 pm

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708 Diego

Sim o modelo perfeito é uma só carne ! .Talvez se Sarah tivesse pensando assim , o rumo da história teria sido outro, mais é um bom exemplo. Eu não sabia que Shlomo tinha amado UMA , em especial, talvez se Ele tivesse ficado apenas com essa , a história teria sido outra mais Ele foi um dos reis mais cobiçados da epoca , cai é do homem !
Clara
Clara
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 278

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 23/10/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 23, 2010 8:43 pm

Sim Clara amou só a uma mas teve várias por causa do pecado e da politica. o livro de cantares é uma poesia a essa mulher chamada Sulamita, pelo que ele diz uma bela morena ( CT 6:13, 1:6)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Anselmo Goldman Dom Out 24, 2010 3:58 am

Muito boas as oponiões de todos.
Acredito porém que a questão não pode ser tratada com tanta amenidade. O chaver Diego, ao meu ver, está corretíssimo ao falar da questão cultural predominante.
Mas acredito que não considerar pecado... bem preciso ir com calma nisso.
Antes da postagem do Diego eu diria sem titubear: Poligamia é pecado!!!!
Mas quendo ele escreveu: "Vemos que a questão da poligamina não é pecado segundo os principios da Torah e da Tanakh." E depois imendou com o texto de Deut 21:15-17; preferi ir com calma.
Não estou de conversa fiada não, mas ouçam... quando conversava com a minha mãe sobre o assunto e citei a questão cultural ela me disse: "Pecado é pecado, seja em Israel, seja em Babilônia. A Lei de YHWH que condena o adultério, o faz mesmo se você for para a Lua".
Acreditem... depois que resolvi tocar no assunto em casa e aqui, todas as coisas que li e ouvi soaram novas em meus ouvidos.
Estou aprendendo...
Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras 3708.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Diego Yo'ets Dom Out 24, 2010 12:23 pm

Selmão...

Sabe porque dizemos quase sem titubear que é pecado ??

Porque foi assim que primeiramente aprendemos, e é assim que continuamos ouvindo. Uma mentira muitas vezes contada fica parecendo "verdade".

O Eterno de fato recomentou UM para UMA, contudo NUNCA vedou que essa recomendação fosse burlada e já antevendo a isso criou até leis para que quando esse "burlar" acontecesse a ordem de outras Leis não fossem quebradas (primogênitura) Dt 21:15-17.

É bom ler tbm irmão II Sm 12:7-8, Onde YHWH diz a Davi que todas as mulheres e todo o Reino, Ele mesmo dara a Davi e se não fora o suficiente Ele o daria mais.

Confesso Anselmo que já sei disso a um bom tempo, mas ainda me é estranho não achar pecado, a mente ocidental não está condicionada e adaptada a essa verdade.

Lehi.

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Out 25, 2010 12:37 pm

Pois é isso mesmo... crescemos aprendendo assim, e por isso somos prontos a chamar de pecado.
Contudo irmão, me falta (mesmo me desprendendo da bagagem) confrontar isso com o seguinte:
O sétimo mandamento (Não adulterarás).
Esta "verdade" não se referia à mulher não é mesmo? Ou se referia?
Quanto ao divórcio com o que foi dito antes da cruz e depois Yeshua recomendando que não era assim não se aplicaria à poligamia?
...,... Meu YHWH, quantas questões devem ser aprendidas por mim neste ponto.!
O que me dizem irmãos e irmãs quanto a estes aspectos?
Três pontos: O Sétimo mandamento, a posição da mulher e os dizeres de Yeshua.
Aguardo...
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras Empty Re: Casamentos, uniões e adultérios nas Escrituras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos