Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
A circucisão segundo o conceito de Paulo EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

A circucisão segundo o conceito de Paulo

Ir para baixo

23092010

Mensagem 

A circucisão segundo o conceito de Paulo Empty A circucisão segundo o conceito de Paulo




Estudo elaborado por Xan - Adm. Torah Web - 23/set/2010.

A circucisão segundo o conceito de Paulo 3708 Convidado

No vídeo aula disponibilizado abaixo apresentaremos a você a questão da circuncisão segundo o conceito de Paulo e logo abaixo um pequeno estudo complementar.

A circucisão é uma das alianças perpétuas instituida por YHWH antes da Torah ser entregue no Sinai, istó é, YHWH fez diversas alianças perpétuas que permanecerão vigentes durante todas as gerações avrahamica, e a circuncisão é uma delas.

Gênesis 17

7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu YHWH e da tua descendência. 8 Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu YHWH. 9 Disse mais YHWH a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. 11 Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. 12 O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. 13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e aliança perpétua. 14 O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.

Em Gênesis 17:24-26 vemos a circuncisão de Avraham e Shmael, que era descendênte de Avraham, porém não era o filho da promessa segundo o propósto de YHWH, mas também a ele se estendia a ordenança.

Avraham foi justificado pela fé que teve em YHWH e consequentemente pela obediencia às diversas ordenanças, sendo uma delas aliança perpétua, instituida por YHWH, isto é, de nada adianta dizer que temos fé se não houver as obras, que são os frutos da obediencia à vontade do Eterno comprovando que cremos nEle, conforme lemos em Tiago 2:14-26.

Romanos 4:9-12 e o respectivo contexto nos informa sobre a justificação de Avraham mediante a fé que tinha em YHWH antes de circuncidar-se e pela consequencia da fé em observar o mandamento de YHWH ao circuncidar-se posteriormente segundo a ordenança e aliança perpétua.

Neste mesmo contexto biblico entendemos o porquê do apostolo Paulo ter circuncidado a Timóteo, filho de mãe judia e pai grego (Atos 16:1-3), jovem de bom procedimento. Timóteo não foi circuncidado pelo simples fato da presença judaica nos arredores donde vivia, se este fosse o caso o apóstolo Paulo incorreria à contradição de suas próprias palavras escritas em I Corintios 7:18-20 e Gálatas 5:2-11, pois estaria se colocando no mesmo nível daqueles que pregavam a circuncisão para sua própria glória (Gálatas 6:12-13), a causa de todo o problema, porém entendemos que o ato de Paulo circuncidar a Timóteo estava fundamentado na genunína fé e obediência a YHWH, assim como foram os procedimentos do patriarca Avraham.

Este ato comprova que Paulo defendia a circuncisão e a observância da Torah (Atos 21:21-24 - lei nazireado e observancia da circuncisão), fator que o levou a se justificar em Galatas 5:11, onde ele afirma ser perseguido mesmo pregando a circuncisão, porém não por imposição conforme lemos em (Gálatas 2:13) e nem como fonte única para salvação (Atos 15:1) conforme alguns judeus ensinavam.

Em relação ao '... Logo o escândalo da cruz está desfeito...' (Gálatas 5:11) entendemos que Paulo se justifica dizendo que, se ele estivesse pregando o ato da circuncisão conforme o entendido por alguns dos judeus, automaticamente ele não seria preseguido e estaria recaindo no mesmo erro de observar o mandamento para gloriar-se e justificar-se perante os homens e consequentemente estaría desconsiderando a fé e obediência a YHWH principalmente a justificação por intermédio de Yeshua, o Messias.

Conclusão

Devemos observar os mandamentos e alianças de YHWH como consequencia da fé que temos nEle, e não por simples determinação religiosa.

Note que Tito não foi constrangido a circuncidar-se, porém os gentios (povos) estavam

Gálatas 2:3, 9 -Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; ... E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão.


Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos