Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Sacrifício Humano EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Sacrifício Humano EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Sacrifício Humano EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Sacrifício Humano EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Sacrifício Humano EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Sacrifício Humano EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sacrifício Humano EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Sacrifício Humano EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Sacrifício Humano EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Sacrifício Humano EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Sacrifício Humano

+3
haShaliach
Alex_Maciel
Darley Avshalom
7 participantes

Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Sex Jun 18, 2010 5:01 am

"Quando HaShem, teu Supremo, exterminar de diante de ti as nações para as quais tu estás indo para desterrá-las, e as herdares e habitares na sua terra, guarda-te de não te unires a elas, seguindo-as, depois de serem destruídas de diante de ti, e não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: 'De que modo serviam estas nações a seus deuses, do mesmo modo também farei eu'. Não procederás de modo semelhante para com HaShem, teu Supremo; porque todas as abominações que HaShem odeia elas tem feito a seus deuses; pois elas até queimam seus filhos e suas filhas para seus deuses."
Debarim 12.29-31

Nesta parashá Reê, que trata em seu inicio da posse de Kenaan, em estatutos e juízos para com as nações que lá habitavam e seu estilo religioso-cultural, Moshê fala de como os israelitas deveriam agir frente à grande idolatria que encontrariam, em cultos nacionais muito avançados e que deveriam ser 'varridos' da terra, iniciando com Erets (Israel), e depois em toda a terra (adamá). A qualidade de conhecimento judeu acerca do CRIADOR, o ÚNICO, bendito seja ELE, deveria ser a 'vassoura' dessa limpeza. Moshê, então, depois de uma explanação de variadas manobras de extermínio tanto de ídolos, como de idólatras, nos traz este ensinamento: '...Não indagues acerca dos seus deuses...', mostrando ,então, que além de toda concepção pluralista de adoração pagã os kenanim eram adeptos dos sacrifícios humanos.
Havia em Hebrom uma localidade em que se sacrificavam em holocaustos pessoas a um certo ídolo chamado Molekh (Molérr). Estas pessoas eram queimadas em altares e a sua morte era um tipo de sacrifício a este deuss cananita. As pessoas eram denominadas molekhim, numa possível tradução para o português moleques. Eram geralmente pessoas imaculadas, puras, perante a sociedade kenaanim, e com isso suas vidas eram 'agradável' ao seu deeus. Moshê avisa aos judeus que de forma alguma eles deveriam ficar 'bisbilhotando' estes cultos, e nem mesmo tentar saber como se faziam, pois isto os levaria a querer contemplar mais de perto; e realmente muitos reis de Israel seguiram estes deuses e seus cultos, acabando com isso o Reino do Norte, e desviando muitos israelitas da TORAH. Eles acabaram deixando-se levar pela 'beleza' daqueles cultos, e certamente muitos deram seus filhos e filhas para serem sacrificadas a estes deuses, em especial a Molekh. HaShem odeia este tipo de sacrifício, além de tudo que seja contrário à Sua Vontade, e explícita na TORAH. veja que Moshê nos diz que 'HaShem odeia todas as abominações que elas tem feito aos seus deuses, até mesmo queimando seus filhos e filhas'. Este queimar, é em holocausto, em sacrifício mesmo. Isto é abominável aos olhos de H'SHEM.

Sacrificar almas humanas é um conceito pagão e devotado a vários ídolos. H' nos proibiu fazer esta prática.

Agora pergunto: H'Shem, em Sua grande Sabedoria, mudou de idéia? Passou a requerer pelo menos 1 sacrifício humano?

Há algo de estranho ai......

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Alex_Maciel Sex Jun 18, 2010 5:17 am

Darley, Sacrifício Humano 3708!

Te fiz uma pergunta outro dia mas não sei se ela foi respondida.
Postarei novamente:

Hashem pediu Isaque em sacrificio, porem, no ultimo segundo o substituiu por um carneiro.

Não seria um prelúdio?
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Sex Jun 18, 2010 5:35 am

Alex_Maciel escreveu:Darley, Sacrifício Humano 3708!

Te fiz uma pergunta outro dia mas não sei se ela foi respondida.
Postarei novamente:

Hashem pediu Isaque em sacrificio, porem, no ultimo segundo o substituiu por um carneiro.

Não seria um prelúdio?

Holá, Alex. Não lembro desta pergunta, mas aqui vai.
H' stava a provar Abraham, tanto que não deixou que avinu, nosso pai fizesse aquilo que ELE abomina. A aceitação da liberdade de Abraham em seu ato foi tamanha, que H' lhe concedeu um cordeiro, que foi elevado em sacrifício de pazes, e não de expiação qualquer. Vc pede se seria um prelúdio (Jessus, no seu caso). Não, mas sabemos que o povo de Israel sempre sofreu mortes ao resistir contra os dominadores religiosos e humanos, tal como Nabucodonossor, Antíoco Epífanes, As cruzadas, a Inquisição, Hitler, hamas, etc... Nunca a morte de judeus foi realizada como expiação de pecados de outros, senão de si mesmos. Issac, logicamente representou ali toda a nação judaica, que foi levada a matadouros como cordeiros mudos. Porém, sempre H' providenciou a liberdade deles, seja pela morte, seja pela chessed.
Lehi...

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Alex_Maciel Sex Jun 18, 2010 5:49 am

tal como Nabucodonossor, Antíoco Epífanes, As cruzadas, a Inquisição, Hitler, hamas, etc...

Não. Não me refiro a morte de judeus pelas mãos de outros povos, mas pelas mão dos seus.
Como você bem posicionou: Isaque representava toda a nação judaica ali.

Fazendo uma comparação: Isaque era o filho da promessa, assim como Yeshua. Isaque foi levado em sacrificio (porem não concretizado) assim como Yeshua.

Vejo que você entendeu o que quis dizer: realmente, sempre que vejo essa passagem penso nisso como um prelúdio.

Bom, até o proximo tópico!
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 42

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Sex Jun 18, 2010 6:00 am

Porem, Alex, Itschaq não foi aceito em holocausto, e sim um cordeiro, que foi queimado e sua fumaça se elevou. Yeshua foi morto pelos romanos, numa cruz. Não há este modelo de sacrifício na TORAH.
A palabra Holocausto significa ELEVAÇÃO, aquilo que sobe, em relação à fumaça do sacrifício inteiramente queimado. Jesuss não foi queimado. Como seria sacrifício, se a palavra denota queima? O cordeiro de Bereshit foi imolado, ou seja degolado, num altar. Seu sangue foi derramado na terra, e seu corpinho queimado. Não vejo prelúdio algum. Vamos ser mais coerentes, e não fazer relação com o que realmente não há. Sei que defendes uma fé, porém, não podemos forçar o texto, equiparando-o com outra modalidade textual....

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por haShaliach Sex Jun 18, 2010 1:01 pm

"Yeshua foi morto pelos romanos"

Em se tratando da morte física, Ele foi morto por romanos, mas por ocasião de maus sacerdotes, que instigaram roma a fazê-lo. Sacerdotes que agiram contra a própria Lei supostamente tão defendida pelos mesmos. Julgaram o filho do carpinteiro à noite e apenas com parte do sinédrio. Bom, os erros ocorridos todos sabemos, não vou me alongar nessa questão.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Prisca Sex Jun 18, 2010 6:55 pm

Sacrifício Humano 3708 Darley

Isaías 53
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

Aqui o profeta prediz que haveria um ser humano, a quem YHWH colocaria como sacrificio para os pecados.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Xan Berg Sáb Jun 19, 2010 9:57 am

Sacrifício Humano 3708 Prisca


Os judeus interpretam esta passagem como se ela se dirigisse aos judeus mortos durante as perseguições, holocausto, etc, porém isso não é verdade pois Isaias 53 se refere verdadeiramente a um homem, vejamos:

Isaias 53: 10-12

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Ele verá o trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

Pelo que lhe darei uma porção entre os poderosos, e com os fortes repartirá ele o despojo, porque derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.


Algumas das explicaçõs judaicas se contradizem por sí só, isto é, se YHWH aceitou o sacrificio humano feito do povo hebreu em suas desolações, isso quer dizer que a propria teoria judaica que diz que YHWH não aceita sacrificio humano está em "xeque-mate".


Sacrifício Humano 738423
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Jun 19, 2010 6:40 pm

Amigos!

I'shayahu é um dos maiores profetas de Israel, e o que mais incentivou aos judeus se voltarem a H'SHEM. Ele sentenciou palavras de exortação e deu sinais do ETERNO ao Seu povo. Seu livro se divide em duas partes principais: do início 'Chazon' até o final do vers 39, se trata dos reinados em que serviu a H', com algumas palavras sobre o que acontecerá na Era Messiânica. Deste a haftarot 'Nechamu' (40.1)ao seu fim, ele fala exclusivamente do povo de Israel como um todo.
É neste grande contexto de Nechamu que desenrola o conhecido Isaías 53.

Bem, mas antes de chegarmos lá, vamos analisar este, que ganha espaço frequente em Nechamu, o MEU SERVO.

"Consolai, consolai o Meu povo!, proclama vosso D'us. Falai ao coração de Y'rushalayim e clamai-lhe que findo está o tempo que lhe foi fixado, que resgatada está sua iniquidade; pois em dobro já recebeu da mão do ETERNO, por todos os seus pecados."
I'shayahu 40.1-2
A partir deste capítulo, começam as narrações referentes ao futuro de Israel, tanto daqueles dias, como na era de Mashiach, quando inicia a restauração de Israel, e posteriormente de todo o mundo. O povo é incentivado a se consolidar na TORAH, para que possam vencer seus inimigos(40.3-5). Inicialmente, neste cap, Isaiah está proclamando a volta de alguns judeus do domínio da Assíria, que já havia conquistado o Reino do Norte. Aqui, portanto, está sendo narrada a volta destes poucos que moravam no Norte. O profeta falará das boas notícias a Tsion (40.9-16) e da 'fadiga' que alguns sentiam em não poder vencer o inimigo(40.27-31).

"Mas, tu, Israel, servo Meu; tu Yaacob, aquem escolhi, semente de Abraham, Meu amigo; tu a quem busquei nas extremidades da terra, e trouxe a seus recantos, te afirmei: tu és Meu servo; Eu te escolhi, e não hei de te rejeitar; não temas, porque Eu estou contigo; não te amedrontes, pois Sou teu D'us."
I'shayahu 41.8-10
Aqui, vemos a Israel ser chamado de MEU SERVO: Mas, tu, Israel, servo Meu; tu Yaacob, aquem escolhi. Israel e Jacob, como sabemos são uma referência não a uma pessoa e sim à descendência desta pessoa, o POVO DE ISRAEL.
H' aqui diz que ele (o povo de Israel) é seu SERVO, e ainda, que este mesmo (o povo de Israel) é seu ESCOLHIDO. ELE não rejeitará e ainda fortalecerá a seu Servo (o povo de Israel). Nada precisa ser temido ou mesmo amedronte ao seu ESCOLHIDO, porque todos quanto a ele (Israel) vierem, ficarão envergonhados, perecerão e serão reduzidos a nada (41.11-20).
Deste 41.21 até seu final, H' pede que os povos contrários ao Seu Servo apresentem as defesas do porque dos ataques. Até mesmo seus profetas (das nações)são pedidos, mas não há nada que possam alegar. MAs ninguem nem um homem sequer das nações (41.28) tem uma resposta que agrade o CRIADOR. Todos erram perante Sua Escolha. Novamente H', através de Isaiah fala:

"Eis Meu SERVO, a quem hei de apoiar, Meu eleito em quem delicia Minha alma; nele inculquei Meu espírito para que possa levar justiça as nações"
I'shayahu 42.1
Aqui, amigos, continua a citação anterior. Como as nações não deram resposta a H', ELE novamente cita Israel, que será quem levará Seu Espírito (Inspiração) às demais nações. Como sabemos, Israel foi convocado a ser NAÇÃO DE SACERDOTES. Aqui, sim, vale o serviço a todo judeu, de levar a TORAH aos que não a conhecem (42.4). H' diz que além de ter escolhido a Israel, transformará ele em convênio a todas as nações, Israel será luz aos gentios (com a sua TORAH). Não haverá gloria aos que fazem seus deuses (de cimento ou madeiro)- 42.6-10.
Sempre contando ao profeta que o ESCOLHIDO é Seu povo Israel, e não apenas um homem.

"...Mas, agora, assim diz o ETERNO que te criou, ó Yaacob, e que te formou, ó Israel: Não temas porque te redimi; por teu nome chamei, a ti que és Meu"
I'shayahu 43.1
Vejam, que H' chama aos judeus pelo nome de seu pai Jacó. (Israel/Yaacob). H' redimiu a Israel, todo o povo. Não foi Moshê que fez isso, foi H'SHEM, o CRIADOR, bendito seja ELE. Nada será para acabar com o povo de Israel. Nem água, nem fogo (43.2). H' se dirige a todo Israel como se fosse UM. Vejam em 43.4-8.
Quando chama MEU SERVO, sempre é em direção ao POVO, e não a um único homem. Isaías é o profeta que mais dirige suas palavras aos judeus em geral, chamando-o de SERVO.


Bem, não me alongarei em todos os Cap até chegar no 53, poderei até fazê-lo, mas não agora, apenas citarei algumas outras passagens que Israel é chamado de MEU SERVO, e tratado como sendo apenas UM.

43.22 "não me tens invocado, ó Yaacob..."
44.1,2 "...agora me ouves, ó Yaacob, MEU SERVO..."
44.21 "Lembra-te destas coisas, ó Yaacob, porque tu és MEU SERVO, ó Israel! Eu te formei para ser o MEU SERVO..."
45:4 "Para o bem de Yaacob, MEU SERVO, e Israel MEU ELEITO..."
45.17 "Mas, tu, Israel, que pelo ETERNO será salvo numa salvação perene, não serás envergonhado..."
46.3 "Escuta-me, ó Casa de Yaacob, e vós, os remanescentes da Casa de Israel, acolhidos em Meus Braços desde o nascimento..."
48.1 "Escuta, pois, ó Casa de Yaacob, os que são chamados pelo nome de Israel, e provieram da fonte de Yehudá..."
48:12 "Escuta meu chamado, ó Yaacob; ó Israel, a quem escolhi..."
48:17 "Assim diz o ETERNO, Teu redentor, o Santíssimo de Israel: Eu sou יְהוָה, Teu D'us, que te ensinas para que tenha proveito..."
48.20 "E agora ide, saí de Babel, fugi dos caldeus; declarai com cânticos, proclamai até os confins da terra..."
49:3,5 "...e me disse: Tu és MEU SERVO, Israel, em quem Me glorificarei...me formou para ser SEU SERVO..."


Bem, ainda há mais nos outros versos, porém vou parar aqui, continuando depois a partit do Cap 50, e na mesma linha, mostrando quem é o SERVO do Cap 53, que de antemão o chaver Xan disse não ser Israel (disse isso pela interpretação crristã), mas veremos se o TANAKH, que é a real autoridade fala isso mesmo.

Israel é o vermezinho, é formado deste o ventre (de Rib'ca), é chamado desde os tempos antigos (em Ur), e feito SERVO (quando Yaacob viu a face do anjo lutador).
Um grande engano, que os olhos não querem ver, mas os atentos entenderão.
Lehitr'ot!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Prisca Sáb Jun 19, 2010 7:46 pm

Xan escreveu:Isaias 53: 10-12

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Ele verá o trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

Pelo que lhe darei uma porção entre os poderosos, e com os fortes repartirá ele o despojo, porque
derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois
ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores
intercedeu.

Sacrifício Humano 3708 Darley

Mas o texto acima, citado pelo Xan, demonstra que de uma forma ou de outra houve um sacrificio humano ou sacrificios humanos.

Se já é desconfortável pensar em um sacrificio humano, imagine em vários...

Eu estava lendo o texto, o livro de Isaias é muito belo...No caso de Israel, de fato não chegou a ser um sacrificio, nem mesmo de Yeshua, o que aconteceu com Yeshua foi uma execução que mais tarde usaram em conexão com o sacrificio do A.T.

Talvez, esteja aí o grande problema, quiseram literalizar algo usado para ilustrar a realidade.

Vou dar o exemplo dos apostolos, eles por não negarem a fé em Yeshua acabaram sendo "sacrificados", o primeiro foi Estevan, poderiamos dizer que ali houve um outro sacrificio tbm...

O apostolo Paulo disse:

Rm 8.36
"Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro."

Da citação de Paulo chego a conclusão de que a igreja estava sendo "sacrificada"...
Veja então, YHWH não realizou apenas UM sacrificio humano, mas VARIOS, desde a época de Isaias, passando por Yeshua e depois os apostolos e por fim os demais discipulos e todos de uma certa forma por buscarem a justiça...

Pensando desta forma, não poderia dizer que foi um sacrificio, sacrificio mesmo, foi uma expressão utilizada.

De fato o A.T demonstra que YHWH não se agradava(ou se agrada) de sacrificios humanos, e como as interpretações bíblicas não podem entrar em conflito, principalmente quando se trata de justiça de YHWH, é mais sensato pensar que o termo sacrificio foi usado de forma ilustrativa.


O próprio Yeshua disse que as Escrituras não podem ser anuladas, se eu pensar que YHWH aceitou um sacrificio de forma literal, eu estarei anulando uma parte, e além do mais, estarei falando sim que YHWH mudou de idéia em um determinado momento.

Estou apenas pensando um pouquinho pessoal...
Hummm...

Primeiro ele muda em relação ao sacerdócio que anteriormente era perpétuo, depois muda em relação ao que é conveniente para sacrificio...

YHWH se arrepende?(Mais tarde vou abrir um tópico sobre isso)

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/02/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Jun 19, 2010 9:14 pm

Bem, Pris, vou continuar, já que entendeste que a Haftarah Nechamu, de I'shayahu fala de Israel como SERVO.

Os Caps 50 e 51 de I'saiah irão falar acerca das iniquidades que Israel se corrompeu, e da remissão que irá trazer (50.1-5; 51.5). O próprio profeta é a personagem do vers 4, mas para isso devemos entender.
Em 50.1-3, H' fala aos Israelitas se ELE não poderá salvar, e que pela sua repreensão os mares são secados, e os céus escurecidos. Questiona se está como que 'amarrado' que não pode erguer as mãos.

Quando chega em 50.4 até o 10, quem fala é o profeta I'shayahu.
"O ETERNO D'us deu a mim a língua dos que Dele aprendem, para que eu possa, com minhas palavras, dar apoio aos fatigados. Ele me desperta cada manhã, aguça meu ouvido, para que como discípulo, escutar...Votei-me dos que me queriam ferir e expus minhas faces aos que me queriam arrancar os cabelos da barba; não escondi meu rosto de vitupérios nem dos que sobre mim queriam cuspir.."
H' retoma Suas palavras desde o vers 11 do 50. Ainda tratando a Israel como seu Servo e Povo Eleito, mostra a Abraham e Sara como seus pais, pedindo que o Povo atenta para que, pela TORAH, Israel será luz para as nações. (51.4).
No vers 7, H' adverte que Israel não ceda aos vitupérios dos homens (outras nações), pois estes serão exterminados, porém, a justiça e a salvação será eterna, em todas as gerações, daqueles que atendem ao Seu chamado.
H' pergunta a Israel, quem é ele (Israel) para ter medo de homens (nações) que morrem (se acabam)-51.12.
Assim, ELE continua afalar com Y'rushalayim, a partir do 17.

Quando entra no Cap 52, ainda falando com Y'rushalayim (Tsion), ele pede que esta se vista com roupas de glória (TORAH).
"Desperta, desperta, reveste-te de tua fortaleza, ó Tsion! Veste-te com as roupas da tua glória, ó Y'rushalayim, cidade santa!...por nada fostes vendidos, e sem dinheiro sereis remidos...Portanto farei Meu Povo saber Meu Nome; ele saberá, então, naquele dia, que sou Eu quem fala..Prorrompei em cânticos, cantai com júbilos, exultai juntas, ó ruínas de Y'rushalayim, porque o ETERNO confortou o Seu povo e redimiu Y'rushalayim...Retirai-vos, deixai as terras de outros povos, saí de lá, não toqueis coisa impura, saí do meio dela; purificai-vos, vós que transportai os objetos sagrados do ETERNO, pois não saireis apressadamente nem vos ireis fugindo, porque o ETERNO e´Quem irá adiante de vós, e o D'us de Israel será a vossa retaguarda. Eis que há de prosperar Meu Servo, será exaltado e há de se elevar bem alto. Assim como antes, multidões ficavam estarrecidas ao vê-lo:'Sua aparência está desfigurada, e não parece com os filhos dos homens'.Assim, muitas nações hão de se admirar depois, e reis se calarão perante ele, porque verão o que jamais lhes fora previsto e perceberão o que nunca haviam escutado:' Quem teria acreditado no que nós ouvimos? Porque le brotou como planta tenra e como raiz em terra seca. Não tinha beleza nem formosura; era visível que não tinha aparência, quem o apreciaria? Foi depreciado por todos, como uma pessoa atormentada e constantemente enferma, como alguém de quem escondemos nossa face, sendo desprezado e desconsiderado"
I'shayahu 52-53.3
O profeta vem sempre falando de Israel, e quando o Cap 52 chega ao seu fim, a profecia continua no 53, ou seja, não há nudança de pessoa. Israel não deixa de ser faldo e se começa a falar de um ser-humano.
3 são os personagens que falam neste contexto de Is 52 e 53. Se inicia com H'SHEM falando (52.1-6), ai se segue uma exortação do próprio profeta (52.7-12), depois H'SHEM toma a narração no vers 13.DO vers 14 até 53.11 são as nações, através da profecia e palavras de H' é que falam, como numa parábola.

As nações é que admiram o SERVO de H' sendo massacrado, desfigurado e por fim sendo elevado ao posto de Mártir. Não há menção, nos escritos originais de expiação de pecados. A admiração realmente vem, quando depois de toda esta humilhação, por causa da idolatria das nações (por nossas transgressões), Israel se levanta, e morrendo para não se ver em idolatria (como os Macabim, Mordechay, bar Kobba,Inquisição, Shoáh, etc.. )acaba vendo sua posteridade (seu retorno). Não houve sacrifícios da parte de H'SHEM, como se o povo judeu se entregasse numa espécie de 'remissão de pecados'. O que houve, sim, foi a mortandade dos judeus sem reclamar se morriam pela TORAH, em vez de fazer sacrifícios profanos, e comer porcos. Logicamente que muitos judeus aceitaram a helenização, pela sua fraqueza em seguir a TORAH, mas os que se entregaram a morte, e forma levados como cordeiros ao matadouro, calados, e com isso seus dias forma prolongados. O domínio romano dispersou os judeus pelo mundo, porém hoje vemos que seu remanescente está de volta a Erets Israel. Por causa dos transgressores, foram mortos, mas a amostra de fé na TORAH fez com que alguns sobrassem, e com isso os que morreram intercederam que os transgressores tivessem geração que retornariam à TORAH.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Romário N. Cardoso Qui Jul 15, 2010 3:47 am

Eu creio que Yeshayahu 53 está falando do mashyach.
Apenas uma curiosidade que descobrí examinando o significado das letras do alfabeto hebraico (letra por letra):

Y= mão
H= furo
V= prego
H= furo.

Disse yeshua a Tomé:

"Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos"[...].(Yochanan 20.27).

Vê o quê? as marcas dos furos ocasionados pelos pregos.

O nome YHVH aponta também, para o sacrifício do Messias que seria crucificado.

Sacrifício Humano 3708 aleikhem.
Romário N. Cardoso
Romário N. Cardoso
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 81

Idade Idade : 49

Cidade Cidade : Minas Gerais

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/07/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Darley Avshalom Qui Jul 15, 2010 3:51 am

KKKKKKKKKKKKKKKK, desculpa cara, mas é cada doidera................

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Romário N. Cardoso Qui Jul 15, 2010 6:45 pm

Darley Avshalom escreveu:KKKKKKKKKKKKKKKK, desculpa cara, mas é cada doidera................

Se é 'doidera' ou não, uma coisa sei... cada uma das letras do Tetragrama, separadamente (letra por letra) indica "mão" com "furos" de "prego"...

Isso é inquestionável.

Claro! Quando as letras são tomadas juntas, formam o nome impronunciável do Eterno.

Fiat lux.
Romário N. Cardoso
Romário N. Cardoso
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 81

Idade Idade : 49

Cidade Cidade : Minas Gerais

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/07/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Tatiana Sex Jul 16, 2010 6:56 am

Já disse o profeta Isaías: "Quem creu em nossa pregação? ... (Is 53.1)

Infelizmente nem todos crêem na mensagem a respeito do Mashiach! É uma pena!! Não foi à toa que ele chorou diante de Yerushalayim por ver a rejeição de muitos de seu povo e o resultado disso! É lamentável!

Sacrifício Humano 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Romário N. Cardoso Sex Jul 30, 2010 3:48 am

O Rabbi J. Immanuel Schochet em seu livro "MASHIACH" que fala sobre "O Princípio de Mashiach e da Era Messianica Segundo a Lei Judaica e sua Tradição", aponta ao "CARÁTER E AS QUALIDADES DE MASHIACH"(Pág. 41), as devidas passagens:

Yeshayahu 11.2-5; 52.13; 53.11.

E Mais, são apontados livros judaicos nas notas de rodapé indicando as fontes.

O autor é rabino e não crê em Yeshua como Mashyach, no entanto, as passagens do livro cujas fontes são judaicas, são aplicadas ao Mashyach.
Romário N. Cardoso
Romário N. Cardoso
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 81

Idade Idade : 49

Cidade Cidade : Minas Gerais

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 15/07/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Tatiana Dom Ago 01, 2010 4:49 am

"Quem creu...?E a quem foi revelado o braço de HaShem?" Is 53. 1

O braço de HaShem que foi revelado: Yeshua, o Mashiach!

"Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer..." :

O homem que foi "rejeitado por muitos...: Yeshua, o Mashiach!

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si..."

Yeshua veio para desfazer as obras do adversário de nossas almas como profetizado em Gn 3.15 Ele realmente veio para dar vida e vida com abundância! Em todos os sentidos, físico e espiritual!

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões...; o castigo que nos traz shalom estava sobre ele , e pelas suas pisaduras fomos sarados."

Yeshua disse que deixou-nos um shalom diferente do que o mundo oferece, operou e continua operando milagres pelo poder dado pelo pai! “O que deixo é shalom – dou-lhes minha shalom. Não a dou como o mundo a dá...” Jo 14.27

Sua pisaduras nos saram! Nos curam da escravidão, da lepra que é o pecado, além de cura física também! Yeshua fez muitos milagres! Curou a muitos e continua curando. Ele é o braço de haShem que foi revelado conforme as profecias já haviam predito!

Um povo não levou nossas dores, nem nossas transgressões, nem nossas enfermidades e muito menos nos dá shalom. Queem fez todas estas coisas por envio do Criador foi o MashiachYeshua. Está escrito: "homem de dores..." ...quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade e prolongará os seus dias..."
Ele deu sua alma (vida)como oferta pelo pecado. Ele pode ver sua posteridade porque ressuscitou. Por acaso um povo pecador poderia expiar os pecados de alguém? Mas assim como um cordeiro (inocente) foi escolhido para os sacrifícios, Yeshua, o único humano que nunca pecou, poderia restaurar a comunhão antes perdida da humanidade, pois ele foi enviado para isto! Gn 3.15

Mas é lamentável que com todas as evidências e ainda há pessoas que o rejeitam. Eu contudo, reafirmo minha fé no Filho de D`us!

”E a vida eterna é esta: que te conheçam. O único D`us verdadeiro, e a quem enviaste, Yeshua, o Messias.” Jo 17.3

“Eu te glorifiquei na terra, terminando a obra que me deste para fazer. Agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a mesma glória que tive contigo antes de o mundo existir.” Jo 17.7

“Porque lhes dei as palavras que me deste, e eles as receberam. Eles reconheceram de fato que vim de ti e confiam que tu me enviaste.” Jo 17.8

“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou...” Jo 17.14

”Vocês continuam a examinar o Tanakh por pensar que nele terão vida eterna. Essas mesmas Escrituras dão testemunho a meu respeito, ...” Jo 5.39



Sacrifício Humano 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 57

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sacrifício Humano Empty Re: Sacrifício Humano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos