Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Pessach: Memorial Perpétuo

+7
Leite de Oliveira
Eunice
Xan Berg
Prisca
Jefté
Diego Yo'ets
haShaliach
11 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 Empty Re: Pessach: Memorial Perpétuo

Mensagem por haShaliach Seg maio 31, 2010 4:20 pm

Caramba!! Aliás, Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708 amados!

Dessa eu não sabia!! EU seria capaz de jurar que ainda comia-se o cordeiro no pessach! Ao menos os seguidores do judaísmo ortodoxo...

Sem querer desviar muito do tema mas alguém pode/sabe dizer porque não se come mais o cordeiro nessa celebração?

haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Inscrição Inscrição : 06/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Xan Berg Seg maio 31, 2010 7:03 pm

Tatiana escreveu:...

Hoje não comemos a carne de carneiro, mas você sabe que simbolicamente deixamos na keará um osso de frango chamuscado representando a carne do cordeiro... Porém quando participamos da matzá estamos lembrando do sacrifíco de Yeshua, realmente o pão azmo simboliza o corpo do Mashiach, mas não se come hoje, repito, a carne do cordeiro, nem pelos messiânicos, nem pelos ortodoxos. Contudo, na época de Yeshua comiam ainda a carne do cordeiro.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708 Tati

Como não se comem a carne do cordeiro?!

Certamente ainda hoje comemos tal carne.

O detalhe do osso do frango foi inventado em pró dos necessitados que não podem comprar tal carne.

Tatiana escreveu:...
Xan, eu entendo que existem questões nas Escrituras que não estão explícitas e por isso há diversas suposições do que seja isto ou aquilo... A questão da "comilança" é uma delas, por exemplo...

Eu particularmente procuro tomar cuidado para não entrar por um caminho legalista com relação a esses assuntos. Não compreendo como você a questão do seder que você afirmou não estar em conformidade com a Torah, pois não vejo desta forma. O seder é, no meu entendimento, realizado respaldado na Torah.

Você também falou das tradições. Bem... que tradições?! Nem toda tradição é anti-Torah! Por exemplo: A Festa de Chanucá, não foi instituída pelo Eterno, mas até Yeshua a observava. Esta é uma festa que tornou-se uma tradição, instituída pelo próprio povo judeu.

Tati, eu jamais disse que toda tradição é anti-torah, porém tem muita "frescurinha" religiosa que tem tomado o mesmo peso de mitsvot, e isso está errado.

O pessach possui inicialmente um memorial que exige a circuncisão dos participantes, porém, a simbologia posterior criada por Yeshua somente baseado no pão e no vinho, por mais que tenha sido criada no dia da comemoração de pessach, tal cerimonia não está vinculada diretamente ao Pessach original, ou seja, este é um outro memorial a parte relacionado a lembrança da morte de Yeshua, enquanto que no Pessach comemoramos a saída do Egito, porém, o que existe é que espiritualizaram tudo e criaram um monte de paralelos que acabam confundindo as pessoas.

Na festa de chanuká realmente Yeshua estava no templo, mas isso não significa que tal festa tenha que ser comemorada conforme as outras três festas biblicas, como estatuto perpétuo, isto é, a festa das luzes é apenas uma festa memorial.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por haShaliach Seg maio 31, 2010 7:42 pm

ah bom.....
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Mensagem por Tatiana Ter Jun 01, 2010 7:56 am

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708,Xan!

Você disse:

"Como não se comem a carne do cordeiro?! "

"Certamente ainda hoje comemos tal carne."

Xan, sinceramente, eu nunca soube de tal afirmação após a destruição do Templo. Eu nunca comi carne de cordeiro em Pessach, nem nunca soube de algum judeu messiânico ou ortodoxo que tenha comido na modernidade ou pós modernidade.

Como sacrificar o animal sem o Templo?!

Fique à vontade para refutar meu post.

Xan, disse: "O pessach possui inicialmente um memorial que exige a circuncisão dos participantes, porém, a simbologia posterior criada por Yeshua somente baseado no pão e no vinho, por mais que tenha sido criada no dia da comemoração de pessach, tal cerimonia não está vinculada diretamente ao Pessach original, ou seja, este é um outro memorial a parte relacionado a lembrança da morte de Yeshua, enquanto que no Pessach comemoramos a saída do Egito, porém, o que existe é que espiritualizaram tudo e criaram um monte de paralelos que acabam confundindo as pessoas."

Respeito seu entendimento sobre este assunto, mas continuo a discordar de você neste tópico. Quando leio sobre Yeshua participando do Pessach, entendo claramente que ele disse aos emissários que todas as vezes que participassem do Pessach, lembrassem dele, do sacrifício que faria por nós.

“...Este cálice é a Nova Aliança ..., façam isto todas as vezes que o beberem como memorial a mim. Porque todas as vezes que vocês comerem este pão e beberem do cálice, anunciam a morte do Senhor até ele vir.” ! Cor 11.25

Isto não significa que instituiu uma ceia à parte do Pessach! Onde está escrito isto? Comemoramos a libertação física e espiritual.

Você falou de paralelos. Claro, Xan! O próprio Paulo espiritualizou quando falou a respeito dos sacrifícios:

“ ...com sangue de bodes..., restauravam-lhes a pureza exterior, quanto mais o sangue do Messias, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a D`us como sacrifício imaculado, purificará nossa consciência das obras que ...” Jm (Hb) 9.13-14

Paralelos são usados em diversas passagens das Escrituras para esclarecer certos fatos, não para confundir.

Xan, disse: "Tati, eu jamais disse que toda tradição é anti-torah, porém tem muita "frescurinha" religiosa que tem tomado o mesmo peso de mitsvot, e isso está errado."

O assunto sobre a tradição começou por conta do jantar após o seder e sua afirmação: "Ou observamos a Torah ou as tradições."

Xan, disse: "Na festa de chanuká realmente Yeshua estava no templo, mas isso não significa que tal festa tenha que ser comemorada conforme as outras três festas biblicas, como estatuto perpétuo, isto é, a festa das luzes é apenas uma festa memorial."

Quando falei de Chanucá, não disse ser estatuto perpétuo, mas apenas estava me respaldando para lhe refutar sobre o jantar após o seder, lembra? Estou querendo dizer com isso que não há nada de mais em tradições louváveis e que exaltam o Eterno! Que tem isso demais?! Que tem demais em usar o quipá, ou o jantar após o seder?! 'Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 606715'
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Mensagem por haShaliach Ter Jun 01, 2010 3:11 pm

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708 irmã Tatiana,

...mas há de se considerar que o primeiro cordeiro (e se não me engano o segundo também) foi sacrificado quando ainda não havia Templo e nem Tabernáculo!

Quanto às tradições realmente há de se tomar muito cuidado, pois foi assim, com esse sentido de religiosidade, que o jugo foi crescendo sobre os ombros do povo, tornando-se insuportável.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Cidade Cidade : Esparta

Mensagem por Tatiana Qua Jun 02, 2010 1:45 am

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708, haShaliach!

O primeiro Pessach foi comemorado em terra estranha e ainda não havia Tabernáculo, nem o Templo, porém o Eterno é soberano e orientou o povo desta maneira, depois então ele diz para que seja construído o Tabernáculo. Tudo que HaShem orienta Seu povo a fazer tem um significado.

haShaliach, gosto muito do comentário da Torah sobre o Tabernáculo, ei-lo abaixo:

"O Tabernáculo (Mishcán) destinava-se a manter constantemente a presença Divina no seio do povo. Portanto, o principal motivo não era que D`us morasse nele, pois disse: 'E morarei entre eles' (cap. 25.8), no meio dos homens e não nele, no Tabernáculo. Esta morada de D`us foi erigida com a contribuição de todo o povo; no entanto, as ofertas não eram obrigatórias. 'De todo o homem cujo ocoração o impelir a isso, tomareis a oferta para Mim..' (cap.25.2). O Tabernáculo foi construído materialmente, porém D`us deu a entender que não era uma construção de pedras que Ele desejava, mas um santuário no interior das almas, Veshachanti Betocham, o que quer dizer 'e morarei dentro deles'. A Divina Presença acompanha o homem onde quer que ele se encontre, e essa união está simbolizada pelo Mishcán.

O verdadeiro significado do Mishcán (tabernáculo) só é compreensível se levarmos em conta seu sentido e sua posição. A Dividindade se havia revelado ao povo de Israel por meio da Shechiná (Divina Presença), que simboliza a revelação de D`us ao homem. Shechiná é o espírito Divino descendo sobre o homem. O Mishcán está etimologicamente unido com Shechiná, pois ambos provêm da raiz Shachacón (morar) que, em forma de alegoria, utiliza a Torá com relação à Divindade. O povo de Israel havia se elevado no monte Sinai às alturas espirituais. O abandono do Sinai podia significar o abandono da presença constante da Divindade entre o povo. Este é o sentido do mandamento Divino ao ordenar a construção do Mishcán.

É necessário ressaltar a absoluta negação do antropomorfismo, no sentido de morada de D`us. O principal objetivo do Mishcán é: 'E morarei entre eles'; não 'nele' (betochô), e sim entre entre eles (betocham), com o que se chega à absoluta negação do antropomorfismo. O templo não é morada de D`us, mas dos homens, e seu principal objetivo é o de perfeiçoar a condição Divina do ser humano. O Mishcán e todo o seu conteúdo estavam destinados a simbolizar e indicar ao povo a presença da Divindade, motivo pelo qual poderíamos definir o Mishcán como um templo para o homem, mais do que um templo para D`us. Assim, podemos interpretar também as palavras do rei Salomão ao construir o Templo de Jerusalém: 'Mas na verdade habitará o Eterno sobre a terra? Eis aqui que os céus e os céus dos céus não podem alcançar, quanto menos esta casa que eu acabo de edificar... Que os teus olhos estejam abertos dia e noite sobre esta casa, este lugar do qual disseste: Meu nome estará ali. E que ouças a oração que o teu servo fará nesse lugar.' (I reis 8.27-29) Os céus não podem alcançar o Eterno, nem o Mishcán, nem o Templo fazem com que desça a Divindade; não a prenderam nem a enclausuraram, mas engrandecem o homem e o elevam para que ele e o seu coração cheguem a D`us. O veradeiro templo é o que se constrói nos corações."

(Torah, p. 236 a 240)

Quero ressaltar aqui que deve-se ter cuidado para não generalizar ao se usar a palavra "tradições", pois há "tradições" e "tradições".

'Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 606715'
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Xan Berg Qua Jun 02, 2010 8:16 pm

Tatiana escreveu:Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708,Xan!
xan escreveu:

"Como não se comem a carne do cordeiro?! "

"Certamente ainda hoje comemos tal carne."

Xan, sinceramente, eu nunca soube de tal afirmação após a destruição do Templo. Eu nunca comi carne de cordeiro em Pessach, nem nunca soube de algum judeu messiânico ou ortodoxo que tenha comido na modernidade ou pós modernidade.

Como sacrificar o animal sem o Templo?!

Fique à vontade para refutar meu post.

No pessach a carne que mais se vende em Israel é a de frango e ovelha usadas na keará, porém os judeus Ashkenazim utilizam o osso do pescoço da galinha, já os judeus sefaradim um pedaço assado do braço de cordeiro, com um pouco de carne, em lembrança ao Cordeiro Pascal que era sacrificado no templo, na véspera de Pessach.

Comer carne comprada no açougue da esquina não é, de modo algum, um cumprimento dos mandamentos relacionados ao abate e a refeição da carne do sacrifício na refeição de Pessach, portanto, não existe proibição fundamentada na Torah quanto a abstenção ou alimentação da carne de ovelha ou do bezerro nestas condições, pois o mandamento, rigorosamente falando, seria "na véspera da Páscoa, comerás carne do bezerro ou ovelha que ofereceste em sacrifício no Templo"

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 144306
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qui Jun 03, 2010 12:11 am

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708, Xan!

Interessante..., para mim, essa informação sobre a carne de ovelha é uma novidade, nunca soube disso.

Xan, você sabe me dizer se é só aí em Israel que a carne de ovelha é comida no Passach? pois, por aqui, pelo que sei não é não.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Xan Berg Qui Jun 03, 2010 8:47 pm

Eu não sei te informar com precisão este questionamento.

Só sei que aqui em Israel o preço da carne de ovelha em Pessach é "salgado", porém a procura é grande do mesmo jeito.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Ter Dez 07, 2010 11:56 pm

A PÁSCOA E A CEIA DO SENHOR

A Ceia de Yeshua não é a Páscoa Judaica, notemos que a Páscoa Judaica era um festividade que marcava a saida do povo hebreu da escravidão egipcia já a ceia ou o pártir do pão é para se lembrar a morte de Yeshua até que ele venha, são eventos com finalidades distintas.

(João 6:58) - Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

(Atos 2:46) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

(João 13:1) - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Yeshua que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Observemos que a Ceia de Yeshua foi realizada antes da páscoa .

(João 13:2) - E, acabada a ceia, tendo o Satan posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

(Atos 20:6) - E, depois dos dias dos pães ázimos (Páscoa Judaica), navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.

Aqui vemos Paulo partir o Pão depois da Páscoa Judaica

(Atos 20:7) - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para (Ceia do Senhor) partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.

(Atos 20:11) - E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.

(I Corintios 10:16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de haMashiach? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach?

(I Corintios 10:17) - Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

(I Corintios 11:23) - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Yeshua, na noite em que foi traído, tomou o pão;

(I Corintios 11:26) - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

(I Corintios 11:27) - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

(I Corintios 11:28) - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

Notemos que na tradição judaica ou a Toráh ordena a celebração da Páscoa a seu tempo de ano em ano, mas no que se refere a Ceia do Senhor ou o Partir do Pão não vemos ordenança de tempo, mês, dia ou ano pois o mesmo Paulo em aos Gálatas diz :

(Gálatas 4:9) - Mas agora, conhecendo a YHWH, ou, antes, sendo conhecidos por YHWH, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

(Gálatas 4:10) - Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

E aos colossenses:

(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

A páscoa judaica era um dia de festa celebrada a partir da 1ª lua nova

(Colossenses 2:17) - Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de haMashiach.

Deve-se notar que a Páscoa Judaica não é igual a Cristã a qual tem o mandamento do lavar-pés e o vinho o qual não foi ordenado por Moisés, na antiga tinha as ervas amargas e o cordeiro animal coisa que na de haMashiach não continha e também Paulo disse aos Coríntios:

Quando vos ajuntaisquer dizer a qualquer tempo.

(I Corintios 11:17) - Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.

(I Corintios 11:20) - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

(I Corintios 11:33) - Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

(I Corintios 14:26) - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Todas as vezes também não determina um tempo especificamente definido.

“Todas as vezes que comerdes deste Pão e beberdes deste cálice estareis anunciando a morte do Senhor até que ele venha.”

Isto quer dizer que podemos anunciar a morte do Senhor quando quisermos e não somente anunciar a morte anualmente, em Atos20:6 vemos Paulo celebrar o Partir do pão logo após os dias dos ázimos ou da páscoa nos mostrando que Paulo não estava preso em dias ou tempos ou anos. ? O pão que partimos (Ceia do Senhor) não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

(Atos 20:6) E, depois dos dias dos pães ázimos (Páscoa Judaica),navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão (I Corintios 10:16) - O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach?
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 411

Cidade Cidade : Lorena sp

Inscrição Inscrição : 06/06/2010

Mensagem por Tatiana Qua Dez 08, 2010 8:32 pm

Camilo,

Realmente para debatermos um assunto das Sagradas Escrituras é fundamental saber a fonte. Repito aqui o que já disse em outro tópico: É necessaério ler a melhor tradução das Escrituras.

Agora vou ter que sair, depois postarei sobre este assunto.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708!
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qui Dez 23, 2010 2:37 am

Oi, Camilo!

Desculpe a demora na resposta ao tópico, mas estou com o PC em manutenção.

Veja bem. A respeito de sua última postagem neste tópico eu gostaria de te responder com minha postagem que está em um outro tópico: " O Conhecimento da Cultura Judaica ajuda-nos a compreender melhor as Escrituras Sagradas" (Assuntos Gerais).

Clique lá e veja como entendo as referências que você citou a respeito, por exemplo, sobre a reunião da Comunidade Messiânica no partir do pão, etc.

Depois que você ler com bastante atenção, responda-me, por favor.

Vou aguardar.

Um abraço,

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708! Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Dez 29, 2010 1:25 am

Oi, Camilo!

Aqui está o post do qual lhe falei. Copiei do tópico: A cultura judaica ajuda-nos a compreender melhor as Escrituras"

Ei-lo:

"É de costume, do povo judeu que serve ao Eterno, dizer uma b`rachah (bênção) antes das refeições. Antes de se comer pão há uma b`rachah específica, antes de se beber vinho também, e assim por diante.Yeshua como judeu e rabino seguia este ritual, bem como a comunidade messiânica.

Podemos conferir através das seguintes referências:

"(...) Depois de instruir a multidão para se sentar na grama, ele pegou os cinco pães e os dois peixes e, olhando para cima, em direção ao céu, disse uma b`rachah. A seguir partiu os pães e os deu aos talmidim,..."Mattityahu (Mt) 14.42

"(...) Depois de dizer a multidão que se assentasse no chão, ele pegou os sete pães e os peixes, disse uma b`rachah, partiu os pães e os entregou aos talmidim,..."

Em outra ocasião, Yeshua no Pessach:

"Aproximava-se a festa da matsah, conhecida por Pessach,...Então chegou o dia da matsah, em que o cordeiro pascal tinha de ser morto. Yeshua enviou Kefa e Yochanan, instruindo-os: 'Vão e preparem nosso seder, para que comamos'. (...) Quando chegou a hora, Yeshua e os emissários se reclinaram à mesa, e ele lhes disse: 'Desejei muito celebrar este seder com vocês antes de minha morte! (...) Então, pegando um cálice de vinho, disse uma b`rachah e falou: 'Peguem isto e partilhem entre si. (...)Também, pegando um pedaço de matsah, disse a b`rachah, partiu-a e, dando-a eles, disse: 'Isto é o meu corpo, dado por vocês; façam isto em memória de mim'".

Sha`ul escreveu sobre o Pessach tendo como base o seder citado anteriormente que Yeshua participou com os talmidim:

"Porque recebi do Senhor Yeshua, na noite em que foi traído, pegou o pão; e depois de dizer uma b`rachah o partiu e disse: 'este é o meu corpo, que é para vocês. Façam isto como um memorial para mim'; da mesma forma, pegou o cálice, após a refeição..." 1 Coríntios 11.23-25

Além disso há também uma ocasião em que nos reunimos semanalmente na qual se pronuncia a b`rachah sobre o pão e sobre o vinho: o Kidush do shabat.

Agora vamos para uma passagem que relata algumas reuniões que a comunidade messiânica fazia constantemente:

"Eles se mantiveram fiéis ao ensino dos emissários, à comunhão, ao partir do pão e às orações.(...) De modo contínuo e fiel, e com singeleza de propósito, eles se reuniam no pátio do templo todos os dias e partiam o pão em várias casas, compartilhando seu alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a D`us ..."Atos 2.42, 46-47

Não está expresso que tipo de refeição era esta, mas podemos conjecturar:

Aqui nesta passagem poderíamos dizer que este “partir do pão” seria o início de uma refeição comum entre os membros da comunidade, ou seria o kidush de shabat? E com relação ao seder de Pessach, conforme citado, pode-se dizer que corresponde a chamada “santa ceia” praticada pela igreja descendente da Reforma?"

Camilo, fique à vontade se não quiser postar, vou respeitar seu silêncio, mas será uma pena, pois este post é em resposta ao seu último post neste tópico!

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708! Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 606715

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708!!
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Qua Dez 29, 2010 2:42 am

Tatiana shalom.
O partir do pão dos apostolos realmente era a Ceia do Senhor.

(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações

(I Corintios 10:16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de haMashiach? O pão que partimos partir do pão não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach?

Também a Ceia do Senhor foi celebrada e estabelecida antes da Páscoa dos Judeus e também Yeshua morreu e foi sepultado antes da Páscoa dos Judeus no dia 13 de abib na parte clara do dia.

(João 13:1) - ORA, antes da festa da páscoa...(Instituição da Ceia do Senhor antes da Páscoa)

(João 18:28) - Depois levaram Yeshua da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.

(João 19:14) - E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.

(João 19:31) - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação da Páscoa(pois era grande o dia de sábado PÁSCOA), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
(João 19:42) - Ali, pois (por causa da preparação Páscoa dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Yeshua

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708.

Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qua Dez 29, 2010 11:55 pm

Oi, Camilo!

Você disse:

Tatiana shalom.
O partir do pão dos apostolos realmente era a Ceia do Senhor.

(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações

(I Corintios 10:16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de haMashiach? O pão que partimos partir do pão não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach?

Também a Ceia do Senhor foi celebrada e estabelecida antes da Páscoa dos Judeus e também Yeshua morreu e foi sepultado antes da Páscoa dos Judeus no dia 13 de abib na parte clara do dia.

(João 13:1) - ORA, antes da festa da páscoa...(Instituição da Ceia do Senhor antes da Páscoa)

(João 18:28) - Depois levaram Yeshua da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.

(João 19:14) - E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.

(João 19:31) - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação da Páscoa(pois era grande o dia de sábado PÁSCOA), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
(João 19:42) - Ali, pois (por causa da preparação Páscoa dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Yeshua

Isto foi o que você postou anteriormente. Eu peço que você comente meu post, minha reflexão junto com as referências correspondentes, principalmente a parte que escrevi sobre o partir do pão e o Pessach. Você leu com atenção?! O que você me diz?

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Sex Dez 31, 2010 2:13 am

Irmã Tatiana shalom.
Não sou conhecedor dos costumes Judaicos.
A única coisa que sei é que o partir do pão e o cálice de Yeshua se refere ao seu pacto de sangue ou sua aliança com os homens, mesmo uma lembrança do seu calvário e sacrificio em prol da humanidade e sendo assim isto ao meu ver não pode ser cosiderado como uma simples refeição, vejamos:

(Mateus 26:26) - E, quando comiam, Yeshua tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
(Mateus 26:27) - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
(Mateus 26:28) - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

É um Testamento de sangue e todo que neste Testamento for achado será herdeiro do Reino.
Queria ainda dizer a preciosa irmã que a Páscoa Judaica não era somente um dia mais sim oito dias a chamada "Festa dos Ázimos" no dia 14 de Abib se sacrificava o cordeiro comendo-o assado com ázimos e ervas amargas ese prosseguia pelos outros sete dias consecutivos se comendo ázimos e ervas amargas se totalizando estes dias de festas em oito dias de Shabat pascais.
A pascoa de Yeshua foi realizada antes da Judaica e o Mashiah morreu e foi sepultado no dia da preparação da páscoa judaica e João disse que o seu testemunho era verdadeiro, nesta Páscoa de Yeshua deve-se observar que não houve o cordeiro assado em fogo e também as ervas amargosas não fizeram parte da instituição desta nova aliança nos mostrando que a Pascoa de Yeshua foi totalmente diferente da Judaica estabelecida através de Moisés.
Me desculpe não poder comentar sobre questões dos Judeus eu conheço somente no tocante as escrituras provinda de traduções de antigos pergaminhos gregos os quais chegaram ao nosso conhecimento, agora a minha interpretação é fiel e verdadeira pois a pascoa do Messias não é a pascoa judaica.

O pão partido pelos seus discipulos era a ceia de seu testamento.
(I Corintios 10:16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de haMashiach? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de haMashiach?

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Seg Jan 03, 2011 11:15 pm

Olá, Camilo!

Às vezes conversar pela internet dá um pouco de trabalho, já que muitas vezes escrevemos algo que é compreendido de maeira diferente do que realmente dissemos ao escrever. Acho que isto acabou de acontecer com nossa conversa sobre este tópico. Mas vou tentar explicar o que postei.

Eu disse a respeito do Pessach:

Em outra ocasião, Yeshua no Pessach:

"Aproximava-se a festa da matsah, conhecida por Pessach,...Então chegou o dia da matsah, em que o cordeiro pascal tinha de ser morto. Yeshua enviou Kefa e Yochanan, instruindo-os: 'Vão e preparem nosso seder, para que comamos'. (...) Quando chegou a hora, Yeshua e os emissários se reclinaram à mesa, e ele lhes disse: 'Desejei muito celebrar este seder com vocês antes de minha morte! (...) Então, pegando um cálice de vinho, disse uma b`rachah e falou: 'Peguem isto e partilhem entre si. (...)Também, pegando um pedaço de matsah, disse a b`rachah, partiu-a e, dando-a eles, disse: 'Isto é o meu corpo, dado por vocês; façam isto em memória de mim'".

Sha`ul escreveu sobre o Pessach tendo como base o seder citado anteriormente que Yeshua participou com os talmidim:

"Porque recebi do Senhor Yeshua, na noite em que foi traído, pegou o pão; e depois de dizer uma b`rachah o partiu e disse: 'este é o meu corpo, que é para vocês. Façam isto como um memorial para mim'; da mesma forma, pegou o cálice, após a refeição..." 1 Coríntios 11.23-25

Nestas duas referências eu estou dizendo que o Pessach (Páscoa) que Yeshua participou está sendo mencionado por Sha'ul (Paulo). Estou com isso afirmando que a refeição que Sha'ul participou em 1 Co 11.23-25 é o Pessach. Isto é um ponto.

Agora veja o que eu disse sobre o partir do pão:

Além disso há também uma ocasião em que nos reunimos semanalmente na qual se pronuncia a b`rachah sobre o pão e sobre o vinho: o Kidush do shabat.

Agora vamos para uma passagem que relata algumas reuniões que a comunidade messiânica fazia constantemente:

"Eles se mantiveram fiéis ao ensino dos emissários, à comunhão, ao partir do pão e às orações.(...) De modo contínuo e fiel, e com singeleza de propósito, eles se reuniam no pátio do templo todos os dias e partiam o pão em várias casas, compartilhando seu alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a D`us ..."Atos 2.42, 46-47

Não está expresso que tipo de refeição era esta, mas podemos conjecturar:

Veja, Camilo que eu não disse que refeição era era (o partir do pão). Eu não disse que era o Pessach, nem disse que era um kidush de shabat. Eu disse que as Escrituras não dizem que refeição era esta e por isso falei que poderia conjecturar, neste sentido. Então eu disse:

Aqui nesta passagem poderíamos dizer que este “partir do pão” seria o início de uma refeição comum entre os membros da comunidade, ou seria o kidush de shabat?

Eu disse isto porque o partir do pão como está relatado na Escrituras não especificam do que se trata já que para muitas refeições o judeu parte o pão, como por exemplo faz no kidush de shabat. Por isto conjecturei, mas não afirmei que este "partir do pão" poderia ser um kidush de shabat, o qual se faz semanalmente. Ao contrário do Pessach que é anual.

Veja Camilo que não dá para desprezar os costumes judaicos para se compreender muitas passagens das Escrituras e também não podemos desprezar a história romana que mudou um monte de coisas...!

(...)

Depois eu fiz uma pergunta sobre o Pessach, sem relacioná-lo a refeição do partir do pão, mas o relacionei a chamada "santa ceia":

E com relação ao seder de Pessach, conforme citado, pode-se dizer que corresponde a chamada “santa ceia” praticada pela igreja descendente da Reforma?"

Outra coisa:

O Pessach e a Festa dos Pães asmos (Chag Hamatsot) são consideradas uma única festa. No primeiro dia, em Israel ocorre o seder de Pessach, que é a refeição mais longa (as ervas amargas, a matsah, o vinho, etc, estão ali na mesa), onde se conta a história da libertação do povo, e nos outros dias come-se pães asmos e uma refeição preparada com alimentos que não fermentam, pois está proibido comer qualquer coisa fermentada por sete dias em Israel, (oito nos demais lugares do mundo), porém estas refeições não têm a mesma culminância que a primeira, não há o cerimonial que há na primeira. Camilo, Pessach dura 7 dias em Israel e oito nos demais lugares do mundo.

Eu fiz esta pergunta no final do post a respeito da "santa ceia", porque quis trazer uma reflexão. Veja: Reflexão!!! Se a "santa ceia" é o Pessach, por que ela não é comemorada como está nas Escrituras (pães asmos, etc.) e outra coisa: se ela é o Pessach, por que se comemora inúmeras vezes durante o ano?

Outra coisa: Não há base nas Escrituras para se dizer que Yeshua instituiu uma refeição à parte de Pessach. Quando ele disse:

" 'Façam isto como um memorial para mim' " Ele estava dizendo para seus talmidim que todas as vezes que participassem daquela refeição ( O Pessach - A Páscoa) deveriam lembrar-se dele, de seu sacrifício! Ele não disse para fazerem aquela refeição quantas vezes quisessem durante o ano. Ele estava no Seder de Pessach e falou a respeito daquela refeição. Mas infelizmente, a Igreja romana, no seu Concílio de Antioquia proibiu a comemoração de Pessach. É natural compreender porque as igrejas que descendem da Igreja romana não comemoram Pessach até hoje como está nas Escrituras, e deram um nome de "santa ceia" para aquela que seria a refeição do seder de Pessach.

Última edição por Tatiana em Ter Jan 04, 2011 12:03 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Concertos de digitação e ortografia)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Ter Jan 04, 2011 12:07 am

Amém irmã eu entendi.
Agora també espero que em compreendas!
O que tenho feito questão de afirmar é que esta ceia de Yeshua foi realizada antes da Páscoa Judaica e assim também o mesmo Yeshua morreu e foi sepultado antes da páscoa, no dia 13 de abib na preparação do sábado ou do Repouso Pascal pois se esta preparação fosse a do dia 7º então Yeshua teria morrido no sexto dia o qual dia sexto é o dia da preparação do repouso do 7º dia.

(Mateus 27:62) - E no dia seguinte, que é o dia depois da Preparação (preparação da Páscoa), reuniram-se os príncipes dos sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos,

(Marcos 15:42) - E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado (Páscoa),
(Marcos 15:43) - Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de YHWH, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Yeshua.

(Lucas 23:50) - E eis que um homem por nome José, senador, homem de bem e justo,
(Lucas 23:51) - Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de YHWH;
(Lucas 23:52) - Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Yeshua.
(Lucas 23:53) - E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.
(Lucas 23:54) - E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado (Páscoa).
(Lucas 23:55) - E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.
(Lucas 23:56) - E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado (Pascal) repousaram, conforme o mandamento.

(João 13:1) - ORA, antes da festa da páscoa...

(João 19:31) - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação Páscoa (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
(João 19:38) - Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Yeshua, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Yeshua. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Yeshua.
(João 19:39) - E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Yeshua), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
(João 19:40) - Tomaram, pois, o corpo de Yeshua e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.
(João 19:41) - E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.
(João 19:42) - Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Yeshua.

Não podemos confundir a preparação do sábado pascal com a preparaçaõ do Sábado do Sétimo Dia.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Ter Jan 04, 2011 12:37 am

Camilo,

Entendendo que Yeshua participou do Seder de Pessach conforme relatado nas Escrituras, a preparação de Pessach no Shabat e em todos os sete dias se diz que estamos comemorando o Pessach ( a Páscoa) ou Festa dos Asmos, já que a Festa dos Pães Asmos e o Pessach são tidas como uma só. O povo estava na semana festiva, portanto qualquert um dos sete, ou oito dias serão preparação de Pessach. Afinal todos os 7 dias há refeição memorial (Festa dos Asmos).

Outra coisa: Eu entendo que era shabat semanal. Veja por esta citação:

"Era o dia da preparação, e os moradores de Y' hudah não desejavam que os corpos permanecessem na estaca durante o shabat, pois se tratava de um shabat especialmente importante, (...)" Yochanan (Jo) 19.31

Era um shabat especialmente importante! A isso chamamos de Grande Shabat! Quando coincide do shabat cair numa data festiva.

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Ter Jan 04, 2011 3:18 am

Era um sábado importante por ser o dia da páscoa e não 7ºdia e mais Yeshua morreu no 4º dia da semana.
Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Ter Jan 04, 2011 1:55 pm

Era um shabat importante porque era um grande shabat, isto é, além de ser shabat estava na semana de Pessach! Caso contrário não seria shabat, como os demais dias de Pessach.

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Ter Jan 04, 2011 1:57 pm

cont.

Até hoje é assim. Quando o shabat coincide de cair num dia Festivo, chamamos de Grande Shabat!

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Camilo Qua Jan 05, 2011 1:07 am

Tatiana shalom.

Neste Forum existe um trabalho do Xã o qual é importantissimo pois relata com veracidade a morte de Yeshua no quarto dia da semana, o mesmo foi sepultado no fim do 4º dia e ressuscitado dos mortos no fim do 7º dia perfazendo em 3 dias e 3 noites no ventre do sepulcro se tornanado assim literalmente o Sinal de Jonas.
Agora se esta preparação tiver sido de um Sábado ou Descanso do dia Sétimo então Yeshua não morreu no quarto dia e sim no sexto dia e cai por terra onosso entendimento da morte de Yeshua no Quarto dia.
Outrassim se o sábado da Páscoa coincidiu com o Sábado do Sétimo dia então Yeshua morreu mesmo na sexta-feira da Igreja de Roma.
Mas na vedade esta preparação aconteceu antes da festa da Páscoa Judaica numa 4ª feira ou 4º dia.

(Lucas 22:1) - ESTAVA, pois, perto a festa dos ázimos, chamada a páscoa.

Esta festa começava no dia 14 e findava no dia 21 de Abib, sendo que nos dias 14 e 21 havia a Santa Convocação eram dias especiais dentro da Páscoa e a preparação que aqui se fala se refere ao dia anterior ao 14 de Abib que caiu no 4º dia e Yeshua foi sepultado no dia da preparação da Páscoa pois no 4º dia que era o Dia da Páscoa eles não podiam fazer obra nenhuma, notemos que José de Arimatéia e Nicodemos os quais eram membros do Sinédrio foram os que sepultaram a Yeshua e isto era uma obra que não podia ser realizada no Sábado Páscal (Grande Dia de Festa) por isto sepultaram na Preparação páscal.

(Êxodo 12:15) - Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.
(Êxodo 12:16) - E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles (sábado ou Descanaso) , senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.

(João 19:41) - E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.
(João 19:42) - Ali, pois (por causa da preparação PÁSCOA dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Yeshua.

(Lucas 23:54) - E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado (Páscoa).
(Lucas 23:55) - E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.

Eu encerro por aqui minha preciosa irmã e peço que analize melhor sobre a morte de Yeshua no quarto dia.

Camilo
Camilo
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qua Jan 05, 2011 2:16 am

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708, Camilo!

Não posso desprezar o que está no B' rit Hadashah, veja:

Mt 27.62; 28.1

"No dia seguinte, após a preparação, os principais kohanim e os p' rushim dirigiram-se a Pilatos... (...)"

No dia seguinte após a preparação é o shabat!

"Depois do shabat, ao raiar do domingo, Miryam de Magdalah e a outra Miryam foram ver o sepulcro."

Depois do shabat vem o domingo, que é o primeiro dia da semana!

Mc 15.43; 16.1-2

"Pelo fato de ser o dia da preparação (isto é, o dia anterior ao shabat), e o pôr do sol se aproximava, Yosef de Ramatayim, um membro proeminente do Shanhedrin, ..."

"Quando terminou o shabat, Miryam de Magdalah, Miryam, mãe de Ya' acov, e shlomit compraram especiarias para ungir Yeshua. ,.No domingo bem cedo, depois que o sol nasceu, elas foram ao túmulo.."

Veja Camilo, eu realmente não posso desprezar o que está escrito. Está claro como águas cristalinas. Agora se você quer acreditar diferente, você é livre para isto. Eu fico com o que está explícito no B' rit Hadashah.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 650378

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Jan 05, 2011 3:58 am

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708, Camilo!

Acabei de entender o que você e o Xan dizem! Eu pesquisei no estudo do Xan sobre a ressurreição e ali está melhor explicado, pelo menos para mim. Fazendo contas e desenhos..., ufa!!! eu acabei entendendo. Sabe como é, né? Nem todo mundo tem um QI tão elevado como o seu e por isso algumas pessoas, como eu, demoram um pouco até a compreensão se firmar! rssrsrs

Descupe-me, mas eu sou teimosa e só sossego quando pelas próprias Escrituras compreendo. Realmente consegui entender a separação entre o shabat semanal e o feriado de Pessach nas Escrituras. O estudo do Xan sobre a ressurreição, facilitou a compreensão.

Caso encerrado. Obrigada pela paciência!
Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 224635

Um abraço,

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708!
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Jan 05, 2011 6:42 pm

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 3708 Camilo e demais foristas,

Que ninguém se irrite comigo, mas depois de ler, reler, fazer contas, desenhar, etc, etc, etc. Pensei que havia chegado a uma conclusão sobre a questão do dia da morte e ressurreição de Yeshua em Pessach, bem com relação ao shabat. Se foi na quarta, se foi na sexta, enfim, continuo estudando sobre o assunto e resolvi que não sei se foi na quarta, ou na sexta.

Este é um assunto muito complexo, preciso estudar com muuuuita calma, analisando bem contextos, etc. Por isso, vou estar um pouco ausente deste Tópico. Quando eu rarealmente tiver uma posição sobre o assunto com base nas Escrituras, então voltarei a postar aqui.

Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 721675 Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 15191 scratch Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 854396 Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 427469 Pessach: Memorial Perpétuo - Página 3 419222

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico