Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Judaismo Messiânico, Judaismo Nazareno e CINA
+9
Darley Avshalom
Leite de Oliveira
Xan Berg
Tatiana
Lili
Brito
haShaliach
Diego Yo'ets
Prisca
13 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Judaismo Messiânico, Judaismo Nazareno e CINA
, Brito!
Seja muito bem-vindo.
Não é por nada não, mas este Fórum é de qualidade, pode conferir!
Seja muito bem-vindo.
Não é por nada não, mas este Fórum é de qualidade, pode conferir!
haShaliach escreveu:Na cina deve-se avisar com antecedência que pretende-se visitar a sinagoga... achei estranho isso, pois imaginava que as portas eram abertas a todos indiscriminadamente..... cada agremiação com suas peculiaridades....
Irmãos ...
Isso se dá por motivos simples. Eles não são evangélicos e a liturgia tanto na sinagoga quanto na congregação é muiiiiiiiito diferente do que os cristãos estão acostumados. Causa bastante espanto em quem nunca pesquisou sobre o assunto e chega de "surpresa". Tem tbm um lado de desconfiança devido ao Anti-semitismo, essa postura serve de precaução.
Mas ainda assim não é só avisar com antecedência não, antes da primeira visita é feito uma entrevista e só depois dessa entrevista se vc for aprovado é que vc terá que ligar e avisar da visita e ainda sim terá que cumprir algumas formalidades.
Eu fui aprovado kkkkkkkkkkk, Já tenho livre acesso em uma das congregações aqui da minha cidade, o Rosh (lider) vai me apresentar nas outras congregações para ter acesso a todas.
Não vejo a Hora de chegar "amanhã" (Shabat).
rsrs
caramba! Realmente o anti-semitismo é um problema muuito grave e nesse caso a precaução é mais que justificada, mas será que tanta restrição não acaba dificultando o acesso causando desânimo em alguns?
Bom, claro que não precisa ser como um templo da IURD, com gente lá fora chamando o povo para entrar....
mas é como eu falei: cada agremiação com suas peculiaridades. Se estão crescendo assim, louvado seja YHWH, no entanto creio que dessa forma só atingirão mesmo, de forma significativa, evangélicos de outras denominações que estudam a Bíblia com mais seriedade.
caramba! Realmente o anti-semitismo é um problema muuito grave e nesse caso a precaução é mais que justificada, mas será que tanta restrição não acaba dificultando o acesso causando desânimo em alguns?
Bom, claro que não precisa ser como um templo da IURD, com gente lá fora chamando o povo para entrar....
mas é como eu falei: cada agremiação com suas peculiaridades. Se estão crescendo assim, louvado seja YHWH, no entanto creio que dessa forma só atingirão mesmo, de forma significativa, evangélicos de outras denominações que estudam a Bíblia com mais seriedade.
haShaliach- Membro
País :
Inscrição : 06/01/2010
haShaliach escreveu:rsrs
Essa é uma outra preocupação que eu não quis comentar rsrsrs. Na entrevista (pelo menos a minha) ficou bem esclarecido a grande diferença na questão litúrgica, mesmo eu dizendo que já tinha uma noção eles ainda frisaram muito a esse respeito, inclusive de como deveria ser as vestimentas masculinas/femininas.
Eu tbm acho que essas restrições acabam mesmo inibindo de certa forma o público comum. Mas pelo que percebo é que eles não estão preocupados com isso. A bem da verdade acho um pouco extremizada a questão litúrgica e as vestimentas (judaicas), Biblicamente somos judeus enxertados temos compromisso de manter a fé mosaica (dada por YHWH) e não as tradições judaicas (cerquinhas).
Como eu disse por email a Prisca e a Lili, os estudos da CINA pra mim são perfeitos (no que eu já vi), contudo toda essa litúrgia relmente inibe.
Bom, por enquanto vou me contentar com os programas de TV, rs
Mas um dia visito lá, Diego, então quer dizer que vc será um judeu...
Bom, o apostolo Paulo não era C risto ( O Messias) mesmo, não tem tanta gravidade ir contra as preferências dele...
!
Mas um dia visito lá, Diego, então quer dizer que vc será um judeu...
Bom, o apostolo Paulo não era C risto ( O Messias) mesmo, não tem tanta gravidade ir contra as preferências dele...
!
Prisca- Desativado
País :
Inscrição : 12/02/2009
Eu já sou Pris....
Judeu não é o da carne mas sim o do coração 9Rm 2:28/29... Mas pretendo fazer parte das duas alianças.
Judeu não é o da carne mas sim o do coração 9Rm 2:28/29... Mas pretendo fazer parte das duas alianças.
Prisca escreveu: amigos!!!
Gostaria de saber a principal diferença destas entidades...
Visitando o site de algumas, apesar de acreditarem em Yeshua C risto ( O Messias), há a preocupação de algumas em frisar não fazemos parte do judaismo messiânico, somos distinto do judaismo nazareno...
E, então... Alguém poderia esclarecer isto?
Prisca
Infelizmente o tradicional costume protestante continua implantado neste movimentos que um dia eram evangélicos, não quero aqui ofender ninguém, que fique claro.
O grande problema denominacional é não reconhecer os erros e se achar num grau de santidade elevado por causa de uma ou outra coisinha que conseguiu entender nas Escrituras.
Tanto o judaismo messiânico, quanto o Nazareno possui erros doutrinários por causa de um certo zêlo tradicional que os levam para os extremos do "judaísmo" ou do "cristianismo".
Não é de nosso interesse aqui defender ou atacar as comunidades, mas estamos abertos para discutir os temas apresentados pelos judeus messiânicos ou nazarenos.
Eu não possuo vinculos consolidado com nenhum destes grupos, sou neutro, e creio que poderei discutir abertamente os temas sem puxar a sardinha para lado algum, caso hajam duvidas quanto as doutrinas destes grupos, fiquem a vontade para postarem aqui para análise.
Abração
Xan
Olá, Pessoal!
Estava lendo os posts e queria deixar uma observação: Não se esqueçam de que os costumes da CINA não é regra geral. Cada sinagoga tem sua recepção. Nem todas têm estas exigências!
É uma pena que não tenhamos fartura de sinagogas espalhadas no Brasil.
!
Estava lendo os posts e queria deixar uma observação: Não se esqueçam de que os costumes da CINA não é regra geral. Cada sinagoga tem sua recepção. Nem todas têm estas exigências!
É uma pena que não tenhamos fartura de sinagogas espalhadas no Brasil.
!
verdade.... são bem poucas.
No rio é que tem bastante né irmã Tatiana? Véspera de Ano Novo Judaico o que se vê de judeu em copacabana não está escrito...rsrs..
Morei lá e confesso que a primeira vez que vi um judeu ortodoxo foi aqui no rio.
No rio é que tem bastante né irmã Tatiana? Véspera de Ano Novo Judaico o que se vê de judeu em copacabana não está escrito...rsrs..
Morei lá e confesso que a primeira vez que vi um judeu ortodoxo foi aqui no rio.
haShaliach- Membro
País :
Eu não possuo vinculos consolidado com nenhum destes grupos, sou neutro, e creio que poderei discutir abertamente os temas sem puxar a sardinha para lado algum, caso hajam duvidas quanto as doutrinas destes grupos, fiquem a vontade para postarem aqui para análise.
Xan eu achei q vc fosse judeu messianico da comunidade ensinando de sião....
Xan eu achei q vc fosse judeu messianico da comunidade ensinando de sião....
Lili- Membro
País :
Inscrição : 12/03/2010
Irmão Diego, quanto aos costumes, só pelas fotos do sitio da cina percebe-se que são muito tradicionais e que aqui no ocidente acaba sendo meio difícil a adaptação, sobretudo para as mulheres, pois convenhamos, tudo quanto é denominação acaba dando a costumes um peso muito maior que deveria ter né? De forma que se não segue acaba sendo 'reparado', sobretudo quando diz respeito ao ao vestuário feminino!
haShaliach- Membro
País :
Shaliach....
Já que o Xan deu abertura, posso falar algo a mais...
É exatamente como vc está dizendo....
Eles são extremistas nesse aspecto e até mesmo na liturgia.
Parece que estamos em uma sinagoga ortodoxa e ainda por cima em Ysrael, porque até a exploração do Hebraico é grande. Se não fosse o Sidur (livro de oração tradicional) ter a tradução em português os mais leigos (como eu) não saberia nem o que estaria sendo dito.
Eu acho tudo isso muito exagero e acaba não passando de um bonito ritual.
Nesse aspecto a igreja evangélica é mais eficaz,quando se trata de ex-gentios. Mas a CINA para quem vem do ortodoxismo é o melhor ambiente.
Seus estudos são um primor, por isso o meu interesse em continuar visitando-os.
No caso das mulheres ainda piora bastante (rsrsrs).
Já que o Xan deu abertura, posso falar algo a mais...
É exatamente como vc está dizendo....
Eles são extremistas nesse aspecto e até mesmo na liturgia.
Parece que estamos em uma sinagoga ortodoxa e ainda por cima em Ysrael, porque até a exploração do Hebraico é grande. Se não fosse o Sidur (livro de oração tradicional) ter a tradução em português os mais leigos (como eu) não saberia nem o que estaria sendo dito.
Eu acho tudo isso muito exagero e acaba não passando de um bonito ritual.
Nesse aspecto a igreja evangélica é mais eficaz,quando se trata de ex-gentios. Mas a CINA para quem vem do ortodoxismo é o melhor ambiente.
Seus estudos são um primor, por isso o meu interesse em continuar visitando-os.
No caso das mulheres ainda piora bastante (rsrsrs).
Prisca- Desativado
País :
,Prisca escreveu:Piora como?
Bem minha mulher só gosta de sentar coladinha em eu (coisa boa), e lá fica cada um de um lado. Usa-se véu e as roupas são bem típicas de judeus etc....
Entre no site e assista os videos.
Site da CINA aqui da terrinha.
http://www.beitfortaleza.com.br/videos_da_beitfortaleza/#
Acho que qualquer cerimonial deve ser em portugues
nada de latim ou hebraico
pois pelo menos eu não vou entender
já tou voando aqui pois nem sei o que é CINA
dessa forma vou acabar escrevendo fora do topico
mas desculpem a ignorancia
nada de latim ou hebraico
pois pelo menos eu não vou entender
já tou voando aqui pois nem sei o que é CINA
dessa forma vou acabar escrevendo fora do topico
mas desculpem a ignorancia
Leite de Oliveira- Membro
País :
Inscrição : 01/09/2009
Volto a repetir, principalmente para quem nunca entrou numa sinagoga judaico messiânica, que a CINA não é o modelo para ser regra geral, pois em cada sinagoga há suas peculiaridades e nem todas tem o rigor de vestimentas da CINA.
Para quem quem conhecer a liturgia numa sinagoga judaico messiânica é bom pesquisar outras congregações e verão que há diversas diferenças neste sentido.
Shabat !
Para quem quem conhecer a liturgia numa sinagoga judaico messiânica é bom pesquisar outras congregações e verão que há diversas diferenças neste sentido.
Shabat !
Em minha igreja sentamos separados...usamos saia... só falta o lenço!!!
Lili- Membro
País :
Inscrição : 12/03/2010
Eu não ia dar pitacos nesta questão, porém...........
As mulheres são realmente as mais atingidas com a 'ortodoxia' CINISTRA.
Lá, uma visitante não entra de calça comprida. Terá um saiote para ela colocar. Nunca vi isso numa sinagoga de verdade......
Não pode entrar com assessórios, tipo brincos, pulseiras, e coisas assim.
Não podem suas membras usar blusinhas de manga curta, mas somente de mangas que ultrapassam os cotovelos, e as saias que sejam bemmmmmmmmmmmm abaixo dos joelhos, a ainda, NÃO PODEM USAR SALTOS ALTOS. Não podem usar batom, nem bases nas suas unhas, nem pintar cabelos, ou coisas do tipo. Que me lembre a TORAH e traduções judaicas não proíbem tais coisas. O véu é de uso costumeiro entre as judias, ou até mesmo perucas.
Bem, lá existe um ditador de modas, rsrs...
Coitadas das mulheres mais simples (financeiramente). Mesmo de idade nova, são como velhas, e tudo pelo bom andamento da igreja............
E me chamam de 'rabugento', kkkkkkkkkkkkk
Gut Sabbes!
Lá, uma visitante não entra de calça comprida. Terá um saiote para ela colocar. Nunca vi isso numa sinagoga de verdade......
Não podem suas membras usar blusinhas de manga curta, mas somente de mangas que ultrapassam os cotovelos, e as saias que sejam bemmmmmmmmmmmm abaixo dos joelhos, a ainda, NÃO PODEM USAR SALTOS ALTOS. Não podem usar batom, nem bases nas suas unhas, nem pintar cabelos, ou coisas do tipo. Que me lembre a TORAH e traduções judaicas não proíbem tais coisas. O véu é de uso costumeiro entre as judias, ou até mesmo perucas.
Coitadas das mulheres mais simples (financeiramente). Mesmo de idade nova, são como velhas, e tudo pelo bom andamento da igreja............
Gut Sabbes!
Darley Avshalom- Desativado
País :
Inscrição : 13/09/2009
Darley Avshalom escreveu:Eu não ia dar pitacos nesta questão, porém...........
Gut Sabbes!
E como é em uma sinagoga ortodoxa?
Pensei que fosse mais severa que todos os seguimentos... Não é não?
Prisca- Desativado
País :
Prisca
No judaísmo também existe os extremistas e lógicamente os moderados.
Os extremistas no judaismo (mulheres) também nao usam sapatos de salto.
Usam uma saia beeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm comprida
Usam toucas ou xale (véu)
Ja as que estão no outro extremo são semelhantes as "evangélicas extremistas" da atualidade.
No judaísmo também existe os extremistas e lógicamente os moderados.
Os extremistas no judaismo (mulheres) também nao usam sapatos de salto.
Usam uma saia beeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm comprida
Usam toucas ou xale (véu)
Ja as que estão no outro extremo são semelhantes as "evangélicas extremistas" da atualidade.
novamente
Devemos ser moderados em todos os sentidos, e quanto as vestimentas NÃO utilizá-las quando forem lascivas.
Devemos ser moderados em todos os sentidos, e quanto as vestimentas NÃO utilizá-las quando forem lascivas.
CAramba!!
Do jeito que o Darley disse creio que nem a YHWH é Amor chega a esse ponto.... aliás, deve chegar sim...
Mas é verdade. Toda vertente tem seus 'ortodoxos'...
Do jeito que o Darley disse creio que nem a YHWH é Amor chega a esse ponto.... aliás, deve chegar sim...
haShaliach- Membro
País :
haShaliach escreveu:CAramba!!
E toda vertente tem seus ultra-liberais... Quando não se está num extremo se está no outro, mas nós aqui sejamos crentes apenas, devotando a fé e as obras naquilo que foi revelado.
Lili escreveu:Em minha igreja sentamos separados...usamos saia... só falta o lenço!!!
Em minha igreja sentava-mos separados, era regra o uso de saia, não cortar cabelo, não passar base nas unhas, não usar nenhum tipo de maquiagem, não ter unhas compridas, não tingir cabelos, não e não e não e não...
Agora as coisas estão bem mudadas, no templo exige-se o uso de saias...
O que ficou ainda, são a restrição de uso de enfeites, mas como não é mais regra(estatuto da igreja), existem algumas mulheres que usam fora dos templos...
Mas a CINA, eu estive lendo...É bemmmmmm severa. As mulheres que queiram fazer parte desta congregação devem estar bem cientes que a vaidade vaidosa deve estar bem longe delas...rs
Prisca- Desativado
País :
irmã prisca, qual é o ministério de sua denominação?
Lá em GO, onde nasci, o de madureira ´r o mais comum.
haShaliach- Membro
País :
A paz haShaliach!haShaliach escreveu:irmã prisca, qual é o ministério de sua denominação?
É o ministério Ferreira
http://www.adferreira.com.br/
Prisca- Desativado
País :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3