Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Noé, na Torah e no Talmud.

+6
Prisca
haShaliach
Leite de Oliveira
Tatiana
Diego Yo'ets
Lili
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Alex_Maciel Qui maio 13, 2010 3:37 am

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Eunice,

Eu tenho o Talmud de Jmmanuel em inglês, não sei se é compatível com uma destas que você citou ...
Dei uma lida nele outro dia.
* Lembra daquela MP que te mandei outro dia?* Era por isso que estava lendo...
Se você tiver um formato .pdf eu irei querer sim.

Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Inscrição Inscrição : 19/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Qui maio 13, 2010 3:59 pm

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 queridos....

Esqueçam os Talmud....

Alex esse que vc possue chega a ser cômico... Alega que as Palavras de Yeshua foram distorcidas e que ele é filho de um extra-terrestre com a judia Maria, e sabe de quem são os escritos originais ???? Judas Iscariotes...
A bem da verdade, esse Talmud nem reflete o que esse expurgo significa, na realidade esse é um "novo evangelho alemão", onde Judas Iscariotes (Um bom rapaz mal interpretado) escreve os diálogos de JMManuel ("Yeshua" filho de Gabriel se não me engano) de uma maneira bem diferente dos outros evangelhos colocando em dúvida os restante das Escrituras.

kkkkk....


Cara não perca seu tempo lendo isso não...

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Adonay
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Qui maio 13, 2010 7:09 pm

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 pessoal


Bom, o rabino messiânico Yosef Shulam já provou para rabinos ortodoxos que muitos dos ensinamentos de Yeshua constam no Talmud.



Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Joe_Kotel1
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Eunice Sex maio 14, 2010 2:36 am

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Xan,

Tenho uma grande apreciação pelo Rab. Shulam, e pela maneira especial como ele trabalha com nosso povo aí em Israel, mas não sei como é que ele conseguiu esse milagre, porque olha.... O Talmude tem coisas....... que dá bem para pensar em deixar pra lá.....
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Sex maio 14, 2010 8:54 am

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Eunice


O detalhe é muito simples, ou seja, existe muita coisa boa no Talmud como também muita abobrinha, agora, cabe a nós utilizar o proprio Tanach para filtrar e eliminar a contraditoriedade.

Tém muitas explicações que nos ajudam a compreender alguns dos fatos biblico, porém não podemos equiparar o Talmud a ponto de crer que ele tenha o mesmo valor dos escritos originais do Tanach, pois o Talmud é um livro de explicações aparentemente baseado nas Escrituras, mas que contém explicações particulares que em devido momento acabam conflitando com o contexto geral biblico.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Lili Sex maio 14, 2010 2:06 pm

Portanto aprenda com a Torah como deve ser sua vida e não com as Leis de Noach.

Diego não quero basear minha vida nas leis de Noé não rrs rs!
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 146

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/03/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Sex maio 14, 2010 2:11 pm

Continua a minha advertência, aos que acabam de ingressar no Judaismo.


Deixem o "Tal Mud " de lado, Se apeguem na Torah que ela é suficiente para quem a utiliza de maneira correta.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Lili Sex maio 14, 2010 2:15 pm

Gente eu só queria aprender, como sou advogada costumo ouvir "as partes" para fazer uma conclusão minha a respeito dos fatos...

Queria saber a respeito dos animais pois vejo que o cuidado com eles, aliás com a maneira de serem abatidos (sem sofrimento), já era uma preocupação do Eterno desde os tempos de Noé.

Esse assunto me interessa, pois gosto muito de animais... E estou praticando a mitsvá da alimentação, Era só isso! e vcs TODOS começaram a falar sobre TALMUD!!!!!!
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 146

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/03/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Sex maio 14, 2010 2:30 pm

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Lili...

Vc nos indagou sobre as 7 leis de Noach.

A formulação dessas Leis partiu da mente humana em interpretar a Torah e isso foi transmitida de forma oral por milênios até ser compilada no Talmud.

Essa afirmação acima é de particular interpretação minha, devido as bizarrices talmudicas. Já os "sábios" do Talmud dizem que a Torah oral que está compilada no Talmud é a mesma que foi dada a Moshê no sinai, junto com Aseret Devarim (Dez Palavras), coisa que eu dúvidoooooo muiiiiiiiiito.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Sex maio 14, 2010 2:47 pm

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 pessoal


Vou dizer uma coisinha, este negocio de lei noética par "gentio" e Torah para judeu é pura invencionice em que muitos judeus messianicos ainda creem.

Se vc se considera um gentio, saiba que gentio ou goym significa pagão, logo, o paganismo em nada tem a ver com os propositos do Altissimo, mesmo que ele seja camuflado com os principios judaico, como no caso da ICAR e cia Ltda.

Quando YHWH ditou as regras no Sinai, haviam israelitas e uma mistura de povos que os acompanharam desde a saida do Egito e participaram dos mesmos feitos milagrosos do Altissimo, não tentem separar o que o Eterno ajuntou.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Eunice Sex maio 14, 2010 10:57 pm

Schalom Xan,

Permita-me discordar,

vc está a comentar este link à cerca do Rab Shulman?

http://www.temaseiros.com/349059343-yeshua-sendo-citado-no-talmud-por-rab-y-shulam


queria-lhe recordar que Yeshu é o nome de um demónio, o mesmo que os Judeus Ortodoxos chamam a Yeshua quando querem tirar a Divindade e debochar do nosso querido Yeshua HaMashiach
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Sáb maio 15, 2010 8:45 am

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Eunice


Por acaso vc leu a matéria completa do link que forneceu?


Veja que o Shulam está demonstrando pelos contos do Talmud que Yeshua realmente existiu, foi morto e fez milagres, inclusive o Shulam utilizou-se de uma fabula referente a Yeshua ter entrado no santo do santo e escutado o nome de YHWH e posteriormente realizado milagres em nome do Altissimo, esta fabula foi utilizada para refutar a acusação de feitiçaria que fizeram contra Yeshua, ou seja, se Yeshua escutou o nome de YHWH e fez milagres mediante a este nome, como poderiam acusá-lo de feiticeiro?


Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 738423
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Eunice Sáb maio 15, 2010 6:12 pm

Repare Xan,

Eu li, mas não enterpretei como vc enterpretou.

Muito embora eu nem tenha colocado em dúvida o Ministério do Rab. Shulman pq o conheço e tb o trabalho maravilhoso que ele tem realizado em Jerusalém com o próprio povo , inclusivé a distribuição diário de refeições a cerca de 300 pessoas.

Mas o nome Yeshu dentro do contexto, deixou-me perplexa.... Conheço bem o Judaismo Ortodoxo e sei bem q. este é o nome preferido deles para falarem de Yeshua HaMashich.

Bom, o problema estará mesmo na minha interpretação do texto!!!!!
Eunice
Eunice
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 672

Cidade Cidade : Portugal

País País : Portugal

Inscrição Inscrição : 11/04/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Sáb maio 15, 2010 6:35 pm

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Eunice


O rav Shulam está apenas utilizando-se do linguajar do proprio talmud, pois vc sabe (acredito) que os judeus ortodoxos pronunciam Yeshu quando se referem a Yeshua.

E baseado neste fato é que o proprio Shulam ao mesmo tempo que demonstra a evidencia de Yeshua no Talmud, ele também refuta pelo talmud as proprias "doutrinas" rabinica.


Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Darley Avshalom Sáb maio 15, 2010 10:41 pm

Diego, quanto medo dos cristaos de que conheçam o Talmud...
As leis noéticas, são sim uma formulação, que particularmente não concordo, desde que o indivíduo queira realmente conhecer o CRIADOR, e DOADOR de vida. Se ele assim decidir, poderá ser como 'um natural da terra', ou seja, tornar-se-a um israelita, por adoção.
Quanto a que o Xan diz sobre a palabra gentio: do hebraico Goy, Goyim, não é bem o que vc explicou. Goyim, quer dizer nações. NAda a ver com pagãos como vc mensiionou. Logicamente, quando me refiro a gentio que serve ao ETERNO, estou apenas falando que ele é um NÃO-JUDEU.
Goyim não quer dizer PAGÃO, e sim NAÇÕES.

Quanto às leis de Noach. Quando H" fez aliança com Noach, ele indicou algumas práticas que fariam com que o justo entre os homens deveria observar: frutificar, e formar famílias, tudo que se move, ou seja animais, doravante serviria de alimento, assim como o verde que já o era. Porém, aqui não está incluso os 'porquinhos', ou seja, animais impróprios para consumo.
Mas, 'como Avshalom?' poderia me perguntar a LILI. Quando o ETERNO, bendito seja ELE, ordenou a Noach (Consolo) entrasse na Arca com os animais, ELE lhe disse:
"De todo quadrúpede puro, tomarás para ti 7 de cada, macho e fêmea, e de todo animal que não for puro 2- macho e fêmea.Também das aves dos céus 7 de cada, macho e fêmea, para deixar viver semente sobre a terra."Ber 7:2.3
Veja que Noach já sabia que existiam animais Tohu (puro) e não puro (loTohu). Ele levará 7 puros (veja que a TORAH NÃO OS CHAMA DE 'IMPUROS, OU IMUNDOS'), pois ao fim dos dias do dilúvio ele sacrificaria dos puros
"E Noach construiu um altar ao ETERNO, e sacrificou de todo animal puro e de toda ave pura, e ofereceu ofertas de elevação no altar."
(Ber 8:20)

Ao dar este animais puros como alimento, ELE observa que não se deve comer com sua alma, ou seja, seu sangue:
"Porém, a carne com sua alma estando com vida, e seu sangue não comereis." Ber 9:4ss
O sangue, sinal de vida é sagrado, e de todo homem e animal será requerido.
Aqui entra mais uma das leis, a de não matar:
""Aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem terá seu sangue derramado...(6)
Aqui notada mente lembramos a LEI do 'vingador de sangue' que vemos em Bam'dbar 35:26.27
"E se o homicida sair fora do limite de sua cidade de refúgio, para onde ele fugiu e o vingador do sangue matar ao homicida, não será culpado de sangue."
O homicida, transgressor da LEI da vida, podia ser livre se fosse para uma das cidades de refúgio. MAs, um familiar do assassinado poderia se vingar, sem levar a culpa, desde que fosse fora desta cidade de refúgio. Vemos que Noach tinha este conhecimento.

Portanto, as leis para Noach anteviam um sacerdócio que seria dado na TORAH exclusivamente aos israelitas. Muitos seguiram a Noach, principalmente os filhos de Shem, de onde se originaram os semitas e hebreus. Um dia, foi necessário que H" chamasse apenas um homem e deste homem apenas um de seus filhos o seguiria, como Noach: ABRAHAM.

Todá Rabá!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Dom maio 16, 2010 3:32 am

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Darley...

Eu não posso temer por outros, e tão pouco crer por eles.

Cada um sabe o que é melhor para si, mas com um pouquinho de vivência sobre o assunto chego a conclusão que o bom é confiar em YHWH e não em explicações que muitas vezes são confusas.

Já vi alguns amigos crentes no Emanu'el se voltarem para um lado obscuro e confuso da incredulidade quando mergulhados em explicações rabínicas

No caso das Leis de Noach ditas pelo Talmud é algo proveitoso mas não satisfatório.

laila tov
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Darley Avshalom Dom maio 16, 2010 3:52 am

Diego escreveu:Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Darley...

Eu não posso temer por outros, e tão pouco crer por eles.

Cada um sabe o que é melhor para si, mas com um pouquinho de vivência sobre o assunto chego a conclusão que o bom é confiar em YHWH e não em explicações que muitas vezes são confusas.

Já vi alguns amigos crentes no Emanu'el se voltarem para um lado obscuro e confuso da incredulidade quando mergulhados em explicações rabínicas

No caso das Leis de Noach ditas pelo Talmud é algo proveitoso mas não satisfatório.

laila tov

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Diego.
O Emanu'el de Isaias não fez discípulos, não que alguem saiba...As explicações nos ajudam a entender temas que um dia foram tabu. Trouxe de forma simples o entendimento de Bereshit 9, mas mesmo assim, não dá para entender? Veja, que as leis de Noach, apesar de eu não concordar que o gentio deve ficar só ali, e sim tornar-se um prosélito, são explicadas na TORAH.
Mas, o temer é de cada um...


Última edição por Darley Avshalom em Dom maio 16, 2010 3:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : conclusão)

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Xan Berg Dom maio 16, 2010 8:10 am

Darley Avshalom escreveu:
Quanto a que o Xan diz sobre a palabra gentio: do hebraico Goy, Goyim, não é bem o que vc explicou. Goyim, quer dizer nações. NAda a ver com pagãos como vc mensiionou. Logicamente, quando me refiro a gentio que serve ao ETERNO, estou apenas falando que ele é um NÃO-JUDEU.
Goyim não quer dizer PAGÃO, e sim NAÇÕES.



Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Darley


Se vc tiver um dicionário português-hebraico verás que Goy (גוי) significa gentio, e não nações, pois Nação em hebraico dizemos leom (לאום).

Gentio é todo e qualquer indivíduo que não professa a crença e obediência ao D'us de Israel, logo, ou o indivíduo é considerado judeu ou pagão mediante sua crença e conduta, não há como dizer que sou judeu se não ando em conformidade com a vontade do único e verdadeiro D'us, o YHWH de Ysrael.


I Coríntios 12:2 lemos

Vós bem sabeis que quando éreis gentios, deixáveis levar-vos aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.


Segundo o dicionário da lingua português (Priberam) temos que:


gentio

s. m.

1.
Aquele que segue a religião pagã.= idólatra

2.
Pop. Grande quantidade de gente.= multidão

3.
Que segue o paganismo.

4.
Que nãoé civilizado.= selvagem


http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=gentio


Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Dom maio 16, 2010 5:50 pm

Posso aplicar a Palavra Goy, Goym a um judeu natural que não pratica Tzedakah da Torah e não devota sua kavanah no Mashiach ??? (Ap 14:12)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por haShaliach Seg maio 17, 2010 1:37 pm

Já que levantaram o assunto Goim lá vou eu:

em Gen 14:1 diz: "E aconteceu, nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar,
Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, {que significa nações}" Almeida Revista e Corrigida

Isso quer dizer que trata-se de um rei que era senhor desses outros reis? Ou trata-se de um lugar antigo que chamava-se Goim (com i)?
Mas só pra registrar digo que o Xan não é primeiro judeu que me diz que a tradução dessa palavra é utilizada para pagão. Vai ver nações é uma tradução (ou um entendimento) secundária.


Última edição por haShaliach em Seg maio 17, 2010 1:55 pm, editado 1 vez(es)
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por haShaliach Seg maio 17, 2010 1:54 pm

A propósito, já que entrou talmud no meio da conversa eu pergunto, e a cabala? Também tem o mesmo peso que o talmud?
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Seg maio 17, 2010 2:13 pm

Hashaliach...

Goy siginifica nação, e como nação simboliza paganismo dá no mesmo, portanto as duas interpretações são válidas levado em conta o pensamento judaico.

A cabala original, é um instrumento dado por YHWH, para que o homem através das letras hebraicas (que tbm são números) pudessem ter um melhor entendimento da Torah, um exemplo clássico disso é o Texto de Ap 13:18. Porém a cabala atual caminhou desastrozamente para o misticismo.


Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Seg maio 17, 2010 4:29 pm

Darley Avshalom escreveu:
Diego escreveu:Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Darley...

Eu não posso temer por outros, e tão pouco crer por eles.

Cada um sabe o que é melhor para si, mas com um pouquinho de vivência sobre o assunto chego a conclusão que o bom é confiar em YHWH e não em explicações que muitas vezes são confusas.

Já vi alguns amigos crentes no Emanu'el se voltarem para um lado obscuro e confuso da incredulidade quando mergulhados em explicações rabínicas

No caso das Leis de Noach ditas pelo Talmud é algo proveitoso mas não satisfatório.

laila tov

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Diego.
O Emanu'el de Isaias não fez discípulos, não que alguem saiba...As explicações nos ajudam a entender temas que um dia foram tabu. Trouxe de forma simples o entendimento de Bereshit 9, mas mesmo assim, não dá para entender? Veja, que as leis de Noach, apesar de eu não concordar que o gentio deve ficar só ali, e sim tornar-se um prosélito, são explicadas na TORAH.
Mas, o temer é de cada um...

Mas o Emanu'el de Mattiyahu 1: 23 fez milhões de milhares, segundo o que foi dito a Avrahan ( B'reshit 15:5,6 , 22:17, 33:12-13).
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por haShaliach Seg maio 17, 2010 5:04 pm

Diego escreveu:Hashaliach...

Goy siginifica nação, e como nação simboliza paganismo dá no mesmo, portanto as duas interpretações são válidas levado em conta o pensamento judaico.

A cabala original, é um instrumento dado por YHWH, para que o homem através das letras hebraicas (que tbm são números) pudessem ter um melhor entendimento da Torah, um exemplo clássico disso é o Texto de Ap 13:18. Porém a cabala atual caminhou desastrozamente para o misticismo.

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708.

É exatamente isso que me vem à mente quando mencionam Cabala, misticismo.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Lili Seg maio 17, 2010 6:12 pm

Sod - É o nível mais profundo de compreensão da Torah, e consiste de buscar os segredos mais profundos por trás dos textos bíblicos. É a kabalah propriamente dita, ou seja, a revelação mística da Bíblia, verdades que mudam vidas de forma sobrenatural. Também pode ser usado na guematria, que consiste de utilizar os valores numéricos das letras hebraicas (pois antigamente as letras hebraicas serviam de números também). Por exemplo:

"...deve calcular o número da besta, porque é o número de uma pessoa, e seu número é 666."

Chazon Yochanan - Revelação 13.18b

Como os leitores podem ver, esse é um caso típico de uso da kabalah. Todo o livro da Revelação contém passagens cabalísticas como as 7 taças, os 7 ais, os 7 selos, os serem viventes e os anjos. Sha'ul haShaliach (Paulo) também fez uso da kabalah quando falou sobre "o terceiro céu", a "multiforme graça de D-us", entre outros.

Agora um exemplo prático do uso do Pardes:

O livro de Matityahu (2.23) diz que havia sido profetizado que o Mashiach seria chamado de "nazareno". Acontece que não existe essa profecia no Tanach, e nenhum profeta disse isso, e até mesmo os não-crentes (incluindo judeus) desafiam os crentes a encontrar essa profecia. Será mesmo que não existe essa profecia ? Primeiro vamos ver a palavra "nazareno" em hebraico:
נצרי - Notzri. Se analizarmos mais atentamente os profetas, encontraremos uma ligação no seguinte texto:

"Do tronco de Jessé sairá um
rebento, e das suas raízes, um renovo.
"

Yeshayahu - Isaías 11.1

A palavra hebraico para "rebento" é
נצר - Netzer, que é quase idêntica à palavra "nazareno" em hebraico. Isso é o suficiente para aplicarmos o nível remez a esse texto fazendo referência ao fato de Yeshua ter sido conhecido como "nazareno". Além de termos aplicado também o nível drash para buscarmos explicações nas escrituras para um texto da própria Bíblia.

Todas essas coisas são bem diferentes do que vemos hoje sendo chamado de kabalah, porém, nenhuma delas fará sentido ou terá utilidade, se não tiver um único objetivo: Entender as escrituras e a vontade de haShem para as nossas vidas. Esse é o desejo de D-us e do Mashiach Yeshua !!! Existem muitas obras cabalísticas que deveriam ajudar a pessoa a entender melhor tudo isso (Sefer Zohar, Sefer Yetzirá, Tanya, etc), porém, a maior e única 100% confiável são as próprias escrituras.


Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 146

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/03/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Diego Yo'ets Seg maio 17, 2010 6:53 pm

Isso mesmo Lili....

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708 Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 3708...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Noé, na Torah e no Talmud. - Página 2 Empty Re: Noé, na Torah e no Talmud.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos